Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
No momento do erro do Pérez, ficou clara a consternação dos engenheiros e mecânicos da Sauber. Depois, na coletiva dos pilotos, Pérez disse que estava indo com tudo, mas seus pneus estavam se deteriorando muito depressa, isso talvez explique a ordem da equipe para “segurar” o segundo lugar. A alegria dele pelo pódio não era a de alguém que tinha acabado de ceder uma vitória. Por tudo isso, não acho que rolou marmelada, de jeito algum.
Chega a ser ridículo e leviano o Sr. Fábio Seixas, autor deste blog, insinuar “jogo de equipe” entre Ferrari e Sauber na corrida de hoje.
A equipe pediu para o Pérez segurar, não para ajudar o Alonso, mas porquê sabia que não seria fácil ultrapassá-lo a 5 voltas do fim e não queriam arriscar o 2º lugar na prova (melhor resultado da equipe até hoje).
O senhor foi muito infeliz na sua colocação.
Sérgio Perez, novo piloto da Ferrari. Resta saber se assume ainda durante o campeonato ou se vão esperar até o ano que vem. Mesmo levando em consideração o retrospecto sempre ruim de Massa na Malasya, o cenário final ficou extremamente ruim pra ele: Alonso venceu, o candidato a substituí-lo fez uma prova fenomenal, logo na semana em que ele foi massacrado pela revista Autosprint. O bom senso mandaria que ele fizesse um acordo e assumisse algum outro posto na equipe, já que claramente a Ferrari tem um carinho por ele. O que não pode é ele continuar se expondo dessa forma passando o recibo como piloto incompetente.
Felipe Massa já era!
Se bem que quem entrar na Ferrari vai tomar coro do espanhol também…
ooops e do peres esta com Felipe sem ninguém saber!!!
cara quem garante que o motor que esta na sauber nao é do felipe, eo do peres esta na sauber????? vai saber…
Cada dia mais a F1 se afasta do ESPORTE, só me pergunto potque tiraram o “melhor de todos” no que se tornou a F1….
É verdade, não tinha pensando nisso (Perez não atacar o Alonso) o mexicano já pode estar preparando o terreno para ocupar o posto do Massa, já com o apoio de sua própria equipe.
Bem, com conspiração ou não, o fato é que, o Alonso é realmente um batalhador (nem sempre simpático e honesto) mas um dos melhores da atualidade. O Massa, assim como o Barichello e brevemente ou possivelmente o Perez com segundo piloto da decadente Ferrari, será pela própria característica moral da escuderia, somente mais um segundo piloto e provavelmente assim como o Massa, não conseguirá sequer dois vices campeonatos como o muito amado RUBINHO!
Vou para a Bandeirantes ver corrida de carros de verdade e não marmeladas.
A ferrari não gosta de brasileiro, o que ela fez com rubinho, agora faz o mesmo com o massa, equipamento é tudo veja o caso do vetel kd ele ( o super carro ), bom é ver a mclaren os dois pilotos tem o mesmo equipamento, a disputa é aberta isso sim é esporte, agora ferrari o carro é igual, vermelho, mas o equipamento entre os dois é muito inferior, o massa vinha fazendo uma boa corrida, até seu equipamento apresentar problema, o carro do alonso não apresenta, é muito estranho, brasileiros caiam fora da ferrari, o rubinho não quer nem ouvir falar dela, rsrsrsrsr
Me responde ai Fábio. Onde é que o engenheiro disse para o Perez não passar o Alonso? Em quantas corridas vc acha que a Sauber vai conseguir colocar um piloto na 2a colocação? Para uma equipe pequena, que depende de qualquer pontinho para conseguir uma posição de destaque no Mundial de Construtores e suas consequentes bonificações financeiras, melhor um 2o lugar na mão do que o risco de ficar de fora(não custa lembrar do Maldonado na corrida passada). Vcs gostam de desmerecer as vitórias de Alonso e da Ferrari. Ah! Me esqueci. A Red Bull não faz marmelada, não é?
Já basta o galvão bueno se preocupar tanto com o Alonso,pois nas transmissões o cara toda hora secando…admitam( fabio seixas e galvão) Alonso será tri campeão neste ano.Pode torcer contra que não vai adiantar.Porque vc nõa admite a possibilidade do Fernando Alonso ter forçado o Peres a errar? isso não seria possível?
Fábio, ainda bem que não foi só que achei muito estranho a saída de pista do Perez.
O Alonso é o melhor piloto da geração dele e só. Hamilton e Vettel são mais piloto que ele.
Ninguém fica na F1 se não dirigir ao menos satisfatoriamente. Bruno Senna deu uma sorte tremenda em corrida totalmente atípica, com Vettel, Buttom azarados e errando, com declínio da Red Bull, Felipe Massa irreconhecível cavndo a própria sepultura, motor do companheiro de equipe estourando e tantas outras. Quero ver se vai durar ….
Concordo com uma pessoa abaixo que chama o LITO DE AMARGO CAVALCANTI, pois está muito difícil asssistir ele comentando ele realmente passa a corrida toda chamando os pilotos de imcompetentese entre outras coisas , hoje na GP2 chegou a dizer que um portugues Ricardo Teixeira é tudo menos piloto, hora se eles estão na GP2 é por no mínimo merecimento entao deixe eles mostraram o trabalho #litovelhomalamadoe recalcado
xxxiiiiii foi morar no Rio, escreve pouco… já está bem instalado nessa cidade aí e agora começa e pegar as manias da Globo de conspiração. Tá procurando emprego na emissora? Para de escrever merda, acorde pra vida. Você não viu a comemoração da Sauber? Você deve estar saindo muito com o Rafael Lopes. Babaquice pega, fique esperto.
É, o mexicano simulou uma escorregada e foi quase na brita só para deixar a Ferrari ganhar…
Ah! vá…
Qdo vi o intragável Galvão Bueno tecendo loas ao Massa – e vi o ar arrogante de seu pai no box – percebi o que todos já sabem: Massa é um garoto mimado, mediano, fraco e pior de tudo entregou posição para um espanhol(eca!) encrenqueiro. O Brasil merece coisa melhor.
A 6 voltas do final, Bruno estava a 0.600 de Räikkönen, mas desistiu (ou teria sido ordens da equipe, também?). Fica pra próxima. Afinal, a Williams conseguiu 5 pontos no campeonato de 2011. Na 1ª corrida de 2012, Bruno já conquistou o dobro de pontos (8) que Rubinho conseguiu durante o ano todo (4).
Eu assisti a corrida pela sky sports, aqui na nova zelandia, e o comentarista eh o David Coulthard e ele lembrou q em 96 ele recebeu um radio da equipe dizendo q tinha 20s de vantagem e q ele deveria maneirar o ritmo, ele bateu na volta seguinte. concentracao eh muito importante, e esta eh so a segunda temporada do Peres… mas sei la a ferrari eh capaz de tudo…
Fábio, essa mensagem da Sauber não foi depois do erro do Perez?
Eu fiquei com a impressão de que a imagem da escapada, que entrou logo depois do audio do engenheiro, era recuperada.
Não mostraram o erro ao vivo.
Faria mais sentido….
Foi depois. Primeiro o rádio, depois a escapada.
Abs
Um comentário mais inteligente do que “cheiro estranho no ar”:
“Há quem acredite que foi mensagem cifrada. Na linha “Fernando is faster than you”. Besteira. Por quê? Porque a Sauber compra motor da Ferrari? E daí? A Ferrari iria parar de vender? Iria aumentar o preço? Iria cobrar mais pela revisão? Iria reduzir a garantia? A Sauber não tem motivo nenhum para abrir mão de uma vitória contra ninguém. Fosse um embate Red Bull x Toro Rosso, poderia até ser — embora não seja o perfil do nenhuma das duas. Mas a Sauber jamais abriria mão de uma vitória por motivo algum. Bobagem.”
Fábio Seixas, apresento-lhe Flavio Gomes. Prazer.
A coisa que mais me decepciona em um ser humano é ser leviano e injusto.Nunca ví comentário tão nexo,quer dizer que a Ferrari foi la no boxe da Sauber e falou para eles tirarem o pé? ,e outra porque vossa senhoria “ocultou” o erro de principiante de Perez quando se aproximou de Alonso,a raiva que voces nutrem pelo Alonso estão afetando o bom senso da midia brasileira,engraçado que não ví nada sobre o Massa o desempenho digno de perder o emprego, chegar só na frente das nanicas foi demais ,não consegue ultrapassar ninguém.
Ficou claro que esse Segundo Lugar do Perez valeu uma vaguinha na Ferrari…
Não dá para levar a sério. Por vencer uma corrida no puro oportunismo, um espanhol de passado mais que suspeito vira gênio. E, por favor, será que daria p/parar de dizer que estou enviando comentários “rápido demais”. Há duas semanas não escrevo, será que é censura prévia??
Senhor, já viu aqueles programas na TV onde você já ganhou 50 mil e a fase seguinte é: fica com os 50 ou arrisca 100 e perde tudo?
Pois é, a maioria para, e esta decisão depende basicamente de quão rico você já é.
A Sauber é a pobre, e garantir seu segundo lugar era MUITO, mas MUITO mais importante para eles do que arriscar tudo e conseguir o mesmo resultado que sempre conseguiu, ou seja, nada.
Ou seu post era intencionalmente polêmico só para chamar cliques ou você seria um péssimo chefe de equipe de F1.
Realmente a manchete foi para chamar a atenção…
Mas claro que jogando lenha na fogueira a turma da conspiração – enorme entre os torcedores brasileiros – aumenta ainda mais!
Comparando com um site inglês:
http://www.f1fanatic.co.uk/2012/03/25/saubers-radio-message-perez-team-order-ferrari/
Parece que lá poucos acreditariam em uma farsa. Mas aqui, o que puder ser inventado/exagerado para desmerecer Alonso, a Ferrari (jogar nela toda a culpa dos erros de Massa), ou quem quer que seja é extremamente bem vinda. E esta aí o Fábio Seixas para ajudar a “pachecada”, como dizem…
Massa não é Piloto. Ele depende muito da maquina e não de si mesmo
Bom lembrar que Perez escorregou e saiu da pista quando estava atacando, Alonso antes de receber o aviso. Pode ser que o engenheiro quiz acalmar o mexicano pois conhece o temperamento dele. É melhor um segundo lugar do que a caixa de brita!
Pelo amor de deus!
Uma equipe micro como a Sauber, que está a 20 anos sem fazer nada, vislumbra a chance de obter uma segunda colocação tendo as 2 mclarens, as 2 ferraris e as duas redbulls na pista e vc acha estranho os caras pedirem pro piloto dar uma maneirada?
Cheiro estranho no ar é a RB pedir para recolherem o carro na última volta e não terminarem a prova.
Ahhh Esqueci que estes não fazem tramóias
*/*
Até ia escrever sobre a diferença entre um piloto e um entregador de spaghetti. Mas já perdeu a graça. Ainda mais depois que os fans de Massa – que lotavam o blog para defendê-lo a cerca de 2 anos atrás – parece ter morrido todos.