Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar

Por Fábio Seixas
25/03/12 08:04

Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.

Pérez e Alonso, no pódio (Lai Seng Sin/AP)

 

Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.

E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.

O domingo malaio foi bem agitado…

Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.

Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.

O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.

E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.

Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.

Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…

Até que ficou inviável.

Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).

Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.

Prova paralisada (Diego Azubel/Efe)

Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.

Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.

Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.

Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.

Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.

Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.

E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego. 

A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.

Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.

O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.

Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.

Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.

Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.

Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.

Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.

Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.

Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.

Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.

Bruno, na chuva de Sepang (Franck Robinchon/

Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.

Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…

Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.

Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.

Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.

Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.

É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.

Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.

Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.

Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.

Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.

Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.

No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.

O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Daniela comentou em 25/03/12 at 9:58

    No momento do erro do Pérez, ficou clara a consternação dos engenheiros e mecânicos da Sauber. Depois, na coletiva dos pilotos, Pérez disse que estava indo com tudo, mas seus pneus estavam se deteriorando muito depressa, isso talvez explique a ordem da equipe para “segurar” o segundo lugar. A alegria dele pelo pódio não era a de alguém que tinha acabado de ceder uma vitória. Por tudo isso, não acho que rolou marmelada, de jeito algum.

  2. Felipe Sbragia comentou em 25/03/12 at 9:57

    Chega a ser ridículo e leviano o Sr. Fábio Seixas, autor deste blog, insinuar “jogo de equipe” entre Ferrari e Sauber na corrida de hoje.

    A equipe pediu para o Pérez segurar, não para ajudar o Alonso, mas porquê sabia que não seria fácil ultrapassá-lo a 5 voltas do fim e não queriam arriscar o 2º lugar na prova (melhor resultado da equipe até hoje).

    O senhor foi muito infeliz na sua colocação.

  3. Robson Leandro da Silva comentou em 25/03/12 at 9:56

    Sérgio Perez, novo piloto da Ferrari. Resta saber se assume ainda durante o campeonato ou se vão esperar até o ano que vem. Mesmo levando em consideração o retrospecto sempre ruim de Massa na Malasya, o cenário final ficou extremamente ruim pra ele: Alonso venceu, o candidato a substituí-lo fez uma prova fenomenal, logo na semana em que ele foi massacrado pela revista Autosprint. O bom senso mandaria que ele fizesse um acordo e assumisse algum outro posto na equipe, já que claramente a Ferrari tem um carinho por ele. O que não pode é ele continuar se expondo dessa forma passando o recibo como piloto incompetente.

  4. Paulo César comentou em 25/03/12 at 9:56

    Felipe Massa já era!
    Se bem que quem entrar na Ferrari vai tomar coro do espanhol também…

  5. magno comentou em 25/03/12 at 9:54

    ooops e do peres esta com Felipe sem ninguém saber!!!

  6. magno comentou em 25/03/12 at 9:54

    cara quem garante que o motor que esta na sauber nao é do felipe, eo do peres esta na sauber????? vai saber…

  7. mauricio comentou em 25/03/12 at 9:50

    Cada dia mais a F1 se afasta do ESPORTE, só me pergunto potque tiraram o “melhor de todos” no que se tornou a F1….

  8. Danilo Antoniasse comentou em 25/03/12 at 9:50

    É verdade, não tinha pensando nisso (Perez não atacar o Alonso) o mexicano já pode estar preparando o terreno para ocupar o posto do Massa, já com o apoio de sua própria equipe.

  9. José Luiz Medeiros Baez comentou em 25/03/12 at 9:49

    Bem, com conspiração ou não, o fato é que, o Alonso é realmente um batalhador (nem sempre simpático e honesto) mas um dos melhores da atualidade. O Massa, assim como o Barichello e brevemente ou possivelmente o Perez com segundo piloto da decadente Ferrari, será pela própria característica moral da escuderia, somente mais um segundo piloto e provavelmente assim como o Massa, não conseguirá sequer dois vices campeonatos como o muito amado RUBINHO!
    Vou para a Bandeirantes ver corrida de carros de verdade e não marmeladas.

  10. Evaldo Soares comentou em 25/03/12 at 9:47

    A ferrari não gosta de brasileiro, o que ela fez com rubinho, agora faz o mesmo com o massa, equipamento é tudo veja o caso do vetel kd ele ( o super carro ), bom é ver a mclaren os dois pilotos tem o mesmo equipamento, a disputa é aberta isso sim é esporte, agora ferrari o carro é igual, vermelho, mas o equipamento entre os dois é muito inferior, o massa vinha fazendo uma boa corrida, até seu equipamento apresentar problema, o carro do alonso não apresenta, é muito estranho, brasileiros caiam fora da ferrari, o rubinho não quer nem ouvir falar dela, rsrsrsrsr

  11. Alvir Luiz comentou em 25/03/12 at 9:46

    Me responde ai Fábio. Onde é que o engenheiro disse para o Perez não passar o Alonso? Em quantas corridas vc acha que a Sauber vai conseguir colocar um piloto na 2a colocação? Para uma equipe pequena, que depende de qualquer pontinho para conseguir uma posição de destaque no Mundial de Construtores e suas consequentes bonificações financeiras, melhor um 2o lugar na mão do que o risco de ficar de fora(não custa lembrar do Maldonado na corrida passada). Vcs gostam de desmerecer as vitórias de Alonso e da Ferrari. Ah! Me esqueci. A Red Bull não faz marmelada, não é?

  12. iranildo comentou em 25/03/12 at 9:45

    Já basta o galvão bueno se preocupar tanto com o Alonso,pois nas transmissões o cara toda hora secando…admitam( fabio seixas e galvão) Alonso será tri campeão neste ano.Pode torcer contra que não vai adiantar.Porque vc nõa admite a possibilidade do Fernando Alonso ter forçado o Peres a errar? isso não seria possível?

  13. Alexandrea comentou em 25/03/12 at 9:45

    Fábio, ainda bem que não foi só que achei muito estranho a saída de pista do Perez.

    O Alonso é o melhor piloto da geração dele e só. Hamilton e Vettel são mais piloto que ele.

  14. Antonio M comentou em 25/03/12 at 9:44

    Ninguém fica na F1 se não dirigir ao menos satisfatoriamente. Bruno Senna deu uma sorte tremenda em corrida totalmente atípica, com Vettel, Buttom azarados e errando, com declínio da Red Bull, Felipe Massa irreconhecível cavndo a própria sepultura, motor do companheiro de equipe estourando e tantas outras. Quero ver se vai durar ….

  15. Sisant comentou em 25/03/12 at 9:43

    Concordo com uma pessoa abaixo que chama o LITO DE AMARGO CAVALCANTI, pois está muito difícil asssistir ele comentando ele realmente passa a corrida toda chamando os pilotos de imcompetentese entre outras coisas , hoje na GP2 chegou a dizer que um portugues Ricardo Teixeira é tudo menos piloto, hora se eles estão na GP2 é por no mínimo merecimento entao deixe eles mostraram o trabalho #litovelhomalamadoe recalcado

  16. jonas comentou em 25/03/12 at 9:42

    xxxiiiiii foi morar no Rio, escreve pouco… já está bem instalado nessa cidade aí e agora começa e pegar as manias da Globo de conspiração. Tá procurando emprego na emissora? Para de escrever merda, acorde pra vida. Você não viu a comemoração da Sauber? Você deve estar saindo muito com o Rafael Lopes. Babaquice pega, fique esperto.

  17. Mauricio comentou em 25/03/12 at 9:41

    É, o mexicano simulou uma escorregada e foi quase na brita só para deixar a Ferrari ganhar…

    Ah! vá…

  18. Jorge Luiz Lepri Candreva comentou em 25/03/12 at 9:40

    Qdo vi o intragável Galvão Bueno tecendo loas ao Massa – e vi o ar arrogante de seu pai no box – percebi o que todos já sabem: Massa é um garoto mimado, mediano, fraco e pior de tudo entregou posição para um espanhol(eca!) encrenqueiro. O Brasil merece coisa melhor.

  19. Taufik Cznykh comentou em 25/03/12 at 9:38

    A 6 voltas do final, Bruno estava a 0.600 de Räikkönen, mas desistiu (ou teria sido ordens da equipe, também?). Fica pra próxima. Afinal, a Williams conseguiu 5 pontos no campeonato de 2011. Na 1ª corrida de 2012, Bruno já conquistou o dobro de pontos (8) que Rubinho conseguiu durante o ano todo (4).

  20. Beto comentou em 25/03/12 at 9:38

    Eu assisti a corrida pela sky sports, aqui na nova zelandia, e o comentarista eh o David Coulthard e ele lembrou q em 96 ele recebeu um radio da equipe dizendo q tinha 20s de vantagem e q ele deveria maneirar o ritmo, ele bateu na volta seguinte. concentracao eh muito importante, e esta eh so a segunda temporada do Peres… mas sei la a ferrari eh capaz de tudo…

  21. Nathalia comentou em 25/03/12 at 9:37

    Fábio, essa mensagem da Sauber não foi depois do erro do Perez?
    Eu fiquei com a impressão de que a imagem da escapada, que entrou logo depois do audio do engenheiro, era recuperada.
    Não mostraram o erro ao vivo.
    Faria mais sentido….

    • Fábio Seixas comentou em 25/03/12 at 14:45

      Foi depois. Primeiro o rádio, depois a escapada.
      Abs

  22. Guilherme Krieger comentou em 25/03/12 at 9:37

    Um comentário mais inteligente do que “cheiro estranho no ar”:

    “Há quem acredite que foi mensagem cifrada. Na linha “Fernando is faster than you”. Besteira. Por quê? Porque a Sauber compra motor da Ferrari? E daí? A Ferrari iria parar de vender? Iria aumentar o preço? Iria cobrar mais pela revisão? Iria reduzir a garantia? A Sauber não tem motivo nenhum para abrir mão de uma vitória contra ninguém. Fosse um embate Red Bull x Toro Rosso, poderia até ser — embora não seja o perfil do nenhuma das duas. Mas a Sauber jamais abriria mão de uma vitória por motivo algum. Bobagem.”

    Fábio Seixas, apresento-lhe Flavio Gomes. Prazer.

  23. Tom comentou em 25/03/12 at 9:36

    A coisa que mais me decepciona em um ser humano é ser leviano e injusto.Nunca ví comentário tão nexo,quer dizer que a Ferrari foi la no boxe da Sauber e falou para eles tirarem o pé? ,e outra porque vossa senhoria “ocultou” o erro de principiante de Perez quando se aproximou de Alonso,a raiva que voces nutrem pelo Alonso estão afetando o bom senso da midia brasileira,engraçado que não ví nada sobre o Massa o desempenho digno de perder o emprego, chegar só na frente das nanicas foi demais ,não consegue ultrapassar ninguém.

  24. Luiz Montanha comentou em 25/03/12 at 9:36

    Ficou claro que esse Segundo Lugar do Perez valeu uma vaguinha na Ferrari…

  25. Jorge Luiz Lepri Candreva comentou em 25/03/12 at 9:35

    Não dá para levar a sério. Por vencer uma corrida no puro oportunismo, um espanhol de passado mais que suspeito vira gênio. E, por favor, será que daria p/parar de dizer que estou enviando comentários “rápido demais”. Há duas semanas não escrevo, será que é censura prévia??

  26. Daniel da Rovare comentou em 25/03/12 at 9:34

    Senhor, já viu aqueles programas na TV onde você já ganhou 50 mil e a fase seguinte é: fica com os 50 ou arrisca 100 e perde tudo?
    Pois é, a maioria para, e esta decisão depende basicamente de quão rico você já é.
    A Sauber é a pobre, e garantir seu segundo lugar era MUITO, mas MUITO mais importante para eles do que arriscar tudo e conseguir o mesmo resultado que sempre conseguiu, ou seja, nada.
    Ou seu post era intencionalmente polêmico só para chamar cliques ou você seria um péssimo chefe de equipe de F1.

  27. Guilherme Krieger comentou em 25/03/12 at 9:32

    Realmente a manchete foi para chamar a atenção…

    Mas claro que jogando lenha na fogueira a turma da conspiração – enorme entre os torcedores brasileiros – aumenta ainda mais!

    Comparando com um site inglês:
    http://www.f1fanatic.co.uk/2012/03/25/saubers-radio-message-perez-team-order-ferrari/

    Parece que lá poucos acreditariam em uma farsa. Mas aqui, o que puder ser inventado/exagerado para desmerecer Alonso, a Ferrari (jogar nela toda a culpa dos erros de Massa), ou quem quer que seja é extremamente bem vinda. E esta aí o Fábio Seixas para ajudar a “pachecada”, como dizem…

  28. Netinho comentou em 25/03/12 at 9:29

    Massa não é Piloto. Ele depende muito da maquina e não de si mesmo

  29. juvencio comentou em 25/03/12 at 9:28

    Bom lembrar que Perez escorregou e saiu da pista quando estava atacando, Alonso antes de receber o aviso. Pode ser que o engenheiro quiz acalmar o mexicano pois conhece o temperamento dele. É melhor um segundo lugar do que a caixa de brita!

  30. Celso SP comentou em 25/03/12 at 9:27

    Pelo amor de deus!
    Uma equipe micro como a Sauber, que está a 20 anos sem fazer nada, vislumbra a chance de obter uma segunda colocação tendo as 2 mclarens, as 2 ferraris e as duas redbulls na pista e vc acha estranho os caras pedirem pro piloto dar uma maneirada?

    Cheiro estranho no ar é a RB pedir para recolherem o carro na última volta e não terminarem a prova.

    Ahhh Esqueci que estes não fazem tramóias

    */*

    Até ia escrever sobre a diferença entre um piloto e um entregador de spaghetti. Mas já perdeu a graça. Ainda mais depois que os fans de Massa – que lotavam o blog para defendê-lo a cerca de 2 anos atrás – parece ter morrido todos.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).