Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
Fábio,
Quando vimos a “cena”, eu e meu pai comentamos que tudo pareceu muito estranho. O fato de o Perez ter escapado justamente depois do rádio, a equipe falar aquilo quando ele chegava para ultrapassar o Alonso (era inevitável), porque não ter falado bem antes de ele chegar, quando ainda estava a 4 ou 5 seg do espanhol. Conhecendo bem a F1 e a Ferrari, infelizmente, tudo leva a crer que tivemos mais um caso de jogo de equipe por parte do time italiano.
Está cada vez mais evidente que o Massa apesar do carro, não tem condições de permanecer em uma equipe de ponta, pois o Alonso com o mesmo carro problemático é infinitamente superior!!
Caramba vc tem tanta certeza assim??? Não poderia ter sido pela inexperiência do Perez, ou por qualquer outro motivo??? Vendo a corrida eu não fiquei com essa impressão, alias ninguém ficou, nem globo nem na radio estadão. Acho estranho, você por uma “suspeita”, mais uma sobre a ferrari, comprometer todo o seu comentário sobre a corrida e resumi-lo nos fim das contas a um simples trambique. Será que se fosse os outros carros de motor ferrari ia ser o mesmo papo. Na verdade um certo sensacionalismo (ainda mais quando o assunto é ferrari e alonso para os brasileiros) acabam fazendo mais sucesso. A corrida foi fantástica e acredito que você poderia ter falado mais nisso, cada dia que passa a F1 está mais chata e quando ocorre algo legal, como esta corrida, o foco é em “supostas” falcatruas. Cada um usa o que pode. Abs e bom final de semana
Excelente leitura da corrida meu amigo, estou com você!
Como assim, “precisamos dessa posição”.
O primeiro lugar não seria bom para o piloto, para a equipe e para os patrocinadores?
Ops, me esqueci da Ferrari e de que a formula 1 não é esporte!
Fábio você esta certíssimo!
Fábio, apesar do histórico da Ferrari e do Alonso, eu nao acredito nisso. É muito aceitável um piloto inexperiente como o Perez, cometer aquele erro.
“Vettel, lembram dele?” No final do campeonato, quando Seb se tornar o mais jovem TRICAMPEÃO da história da F1, tu vai lembrar dele, Fábio Seixas!! Assim como todos os que estão tripudiando agora. Quem ri por último, ri melhor!!!!!
Vettel = FAKE
E o Massa? Qual é a desculpa que ele deu dessa vez? Lembrar apenas que o Perez é o favorito da imprensa italiana para correr pela Ferrari…
Com certeza este banana vai encontrar alguém culpado pelo seu novo fracasso. Este moleque é muito ruim, denigre o nome da Ferrari, o melhor que êle poderia fazer é só correr de kart…
Fábio, considerando que os últimos resultados do Alonso e do Massa, ambos com o mesmo carro, você não concorda que o Massa após sofrer aquele acidente com a mola perdeu seu arrojo e que não possui mais aquele ímpeto de arriscar? O que eu vejo é que depois do acidente ele não é mais o mesmo piloto. E não estou falando só por causa dos resultados em comparação aos outros pilotos que possuem outras máquinas, mas com seu próprio colega de equipe. Mesmo que o Alonso seja diferenciado, uma cara que em 2008 duelou até a última corrida pelo título mundial não pode ter resultados tão pífios como esses frente ao espanhol. Abraços e parabéns pela coluna que é sensacional.
Não sei se o Perez saiu da pista pela perda de concentração ou não por causa do rádio, mas o fato é que ele estava atacando o Alonso e tentando ultrapassar. Então não creio em um suposto jogo entre equipes. Se ele não sai da pista ele iria passar o espanhol.
Bom dia Fábio . Estou revoltado , não tiro o feito do Alonso(ele fez uma bela corrida) , mas toda vez ele tem alguma vantagem que os outros pilotos não tem . A FIA não deveria tomar alguma posição ??? O radio do Perez foi bem claro . É duro a gente acordar de madrugada e ver isso : politica 1 x esporte 0 .
Infelizmente, para nós brasileiros, a situação de Massa piorou bastante. Seu companheiro de equipe faz um milagre, e o que está sendo cogitado para o seu lugar, um honroso segundo lugar.
Bela corrida, muito disputada.
Excelente corrida de Alonso e Perez, Bruno também fez uma boa corrida relargando em ultimo e chegando em sexto.
E essa Mercedes tá pior do que as Force India e Toro Rosso. Só tem carro rápido na classificação nas corridas come todo os pneus e fica uns piores carros.
Fábio, como você imagina o futura do Massa para restante da temporada depois desse resultado pífio? há diferença entre o carro dele e o do Alonso?
Tá cada vez mais complicado.
Abs
Vettel teve o pneu furado devido a um toque numa das corroças da HRT (hispania). O Alonso é mesmo o mais completo piloto da F1 atual. A batata do Massa está assando…
Me desculpe, mas nessa aí você está exagerando, Fábio. Quando você e o Odinei Edson começaram a viajar nessa história até mudei de rádio. Nem o Galvão que é o Galvão sequer aventou tal possibilidade.
Aliás, o Odinei ultimamente culpa a Ferrari até por pum no elevador.
Também acho que rolou um “pedido” da Ferrari para a Sauber. Mas não sabemos se o Perez iria “entender” o recado ou não, afinal logo depois ele errou.
Achei engraçado que na coletiva o Perez falou que o “vento” desequilibrou o carro ….. mas, como todo bom funcionário acho que ele já tem vaga garantida para 2013 !!!!!!
Concordo plenamente cheiro de podre nessa mensagem de rádio, mas tudo bem bom para fernando Alonso se o cara tem a ferari toda pra ele imagine agora, quanto a hamilton o que está acontecendo na mclaren sempre chama o button primeiro não erra com button já com hamilton dois pit para esquecer alem disso o carro não rendeu nada depos dos pits nem na chuva nem no seco. com isso perdeu uma vitória que caiu no colo de alonso, tem mais quando o mexicano tava para fazer a ultrapassagem eu antes do rádio me lembrei da parceria e sabia que não ia acontecer essa vitória para ferrari é muito importante para ela permitir perder para um parceiro que não cogita nada no campeonato a não ser, ser uma boa posição na zona intermediária.
Lucio, concordo com você, realmente a McLaren vem errando de mais até com o Hamilton, e também acredito que Hamilton tá tirando a pole no braço! O Button parece que está com o carro melhor. Mas que mostrou que erro foi preposital , mostrou! Será que o Hamilton não vai renovar com McLaren! Ou se não for isso cade o Ron Denis!! Mas eu achei, hoje ele no podio muito feliz. Bem diferente do primeiro podeio que ele nem olhou para o Button..¨Acho que ele pensou!Tentaram me tirar da mra do Buttom por fim ele se de mau! rsrsrs
Fabio Bom Dia, não foi só isso né.. porque não entrou junto no box, esse time chamado Ferrari é muito sujo. mas é fácil acabar com isso, não tem mais rádio para ninguém, é placa igual antigamente.
Fábio o Massa largou em 12° e terminou em 15° o Bruno largou atrás dele (13) e terminou em 6° o Alonso largou em 8° e ganhou a corrida. O Massa tá muito fraco. Vai ser sumariamente demitido
O Sergio Perez é também piloto da academia Ferrari …
O Radio veio em momento inoportuno, muito provavelmente por isso ele errou e quase se perdeu na corrida.
É bem provavel que a turma de maranello tenha apitado no box da irmã menor, se bem que, como novato o engenheiro poderia estar se preocupando com um efeito “maldonado” em Perez, pra não jogar tudo pelo ralo.
Não saberemos tão cedo rssrs. Mas com essa exibição, ele ja é piloto Ferrari, só falta carimbar (em tempo, ele é um3º piloto da Ferrari em atividade rssrs)
Lembrando que os rádios ouvidos pela transmissão não são em tempo real!
Fábio…estou com você….ou Alonso é o maior sortudo da Terra ou frearam o Perez…e é muita coincidência a Ferrari precisar tanto de uma vitória e conseguí-la nessas circunstâncias, sobre um adversário que é quase um dependente.. A Sauber deve ter conseguido motores de graça pelo resto da vida. Apesar disso valeu pelos dois….o quase duelo entre Alonso e Perez foi coisa de dois craques. Pena o dinheiro estragar de novo.
O que vc acha que esta acontecendo com o massa? Alguém desaprende a pilotar? Sentir qual e a melhor estratégia de corrida? Ou ele e um mero fantoche?
Sim, desaprende. O Massa é a prova disso.
Fábio, não sei se compartilha da mesma opinião de que uma suposta substituição do Massa pelo Perez na Ferrari no meio desta temporada não iria ocorrer, mas supondo que isso acontecesse, qual seria o destino do Felipe? Ou, filosoficamente falando: existiria vida além da Ferrari?
Vai voltar a entregar quentinha em interlagos. Ou nem isso, pois nesse ritmo elas vão chegar friazinhas…
Só pra completar, acredito que a equipe não quis dizer “não tente ultrapassar”, mas sim “só ultrapasse se tiver 110% de certeza de que vai conseguir sem correr absolutamente nenhum risco”.
Foi exatamente isso. Muitos estão comentando aqui sem nem terem ouvido a mensagem do rádio, que disse o seguinte: Cuidado AO ULTRAPASSAR, lembre-se que essa posição (2º) é muito importante para a equipe.
Portanto, é óbvio que eles queriam que ele ultrapassasse, mas estavam com medo que acontecesse o mesmo que aconteceu com o Maldonado na última corrida.
Esse ódio dos brasileiros a Alonso, é cosia de quem não sabe perder e reconhecer a superioridade de um adversário… Se Alonso fosse brasileiro não seria mágico só não, seria um deus!
Fábio, você acha que o fato da Ferrari fornecer motores para a Sauber possa ter pesado?
As williams estão ai, e ai como fica Fábio ?
Bom dia! Você acha que o Massa ainda consegue se recuperar?
Em minha humilde opinião, acredito que não chega ao final da temporada pilotando a Ferrari.