Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
Eu não achei estranho a comunicação do rádio do perez. As duas defesas de posição do alonso antes da escapada mostrou que ele não ia abrir mão da posição. E mesmo com a menssagem ele continuou acelerando e do jeito que ele vinha a probabilidade de acontecer algo e por tudo a perder era muito grande a prova foi a escapada. P uma equipe como a sauber é melhor garantir uma posição de destaque ao invés de por tudo a perder se bem que a vitória era bem melhor. Agora sobre a Williams não era propaganda enganosa antes de bater o maldonado na Australia estava em 6o. . O Bruno precisa melhorar as largadas e classificações pq largar muito p tras aumenta a probabilidade de acidentes na largada tem que parar de frescura e começar a arriscar na classificação. Eu acho que daqui p o fim do ana a Villota subistitui o Grojean pq esse continua a fazer os mesmos erros que o tirou da f1 na tentativa passada. E agora não tem desculpa pq carro ele tem.
exato!! concordo inteiramente com tudo!
Cada vez mais proximo o fim de Masaa na Ferrari.
Deve estar esperando uma vaga num equipe intermediaria… tipo a KV
ferrari manipulou sim novamente um resultado. VERGONHOSO…. Show de transmissao do Odinei, Fabio e Alessandra tbem foram otimos, mas o Adinei matou a pau no final da transmissão…. “nao vamos ouvir o hino da Italia hoje pque o povo italiano não merecia uma coisa destas”
Nossa quanta pressunção…
Na minha opiniao acho que o Perez atacaria se nao tivesse errado. Acho que o aviso do rádio foi pra ele nao atacar como um desesperado, pois mesmo depois do aviso ele continuou a se aproximar.
Fábio, sou quase um anti-ferrarista em grande parte justamente pelo “jogo de equipe” que eles sempre fazem, mas nesse caso eu não acho que houve nada demais. O Pérez é novo e certamente estava entusiasmado com a possibilidade de vencer uma corrida. A equipe deve ter ficado com medo de que esse entusiasmo pudesse custar caro demais, de que ele arriscasse demais em busca do primeiro lugar e acabasse jogando tudo pelo ar. Concordo que há margem para interpretação de que foi ordem para não passar (acompanhei a transmissão por uma TV canadense e até eles levantaram essa suspeita), e concordo que possa ter sido, mas também acho possível que não seja mais do que um conselho para o garoto não se afobar e jogar toda a corrida fora.
E o Massa hein… tá dificil pra ele… pra quem falava muito mal do Barrichello vale lembrar que a diferença dele para o Schumacher não era tão grande quanto do Massa para o Alonso.
Talvez, Massa esteja precisando de um pouco de apoio psicológico. Entendo que o seu carro não estava em 100% de condições, mas ficar em 15º lugar, depois de um erro infantil… tá meio dificil pra ele.
Fábio, você acha que o Massa tem lugar em alguma equipe no próximo ano?
Depois desta corrida a imprensa italiana irá assar o Massa na churrasqueira. Feliz pela prova que o Bruno Senna fez. estava torcendo por mais uma boa prova do Jenson Button, mas não deu, fica para a próxima.
Fábio, não sei qual o histórico de fornecimento de pilotos da Sauber para a Ferrari, porém Massa foi um que era da Sauber foi para a Ferrari, existe esta “parceria”, visto que o Perez seria um possível substituto do Massa? O vc acha sobre isso?
Ao que parece a moda agora é ter não somente segundo piloto, mas também terceiro, quarto etc. A red Bull também também tem sua escuderia escudo, a Toro Rosso, e sabe-se lá o que mais existe de combinação por aí. Fora isso o que tem mais de cheiro estranho é a bajulação em torno de Alonso Dick Vigarista.
Bom dia narigudo, gostei da pseudo-brasileirada…mas pra variar, Alonso dá uma de Senna e desbanca a clientela, mesmo com uma ” carroça ” conseguiu fazer miséria, e apenas com ” dois ovos ” conseguiu fazer um verdadeiro bolo!!! Se a vitória foi armação? rs… como vc mesmo disse, a Ferrari é capaz de tudo, mas não podemos, nem devemos tirar os méritos de Dom Fernando, o cara teve sorte e braço!!!!!!
Desculpe-me a brasileirada, mas Alonso está para Senna assim como Massa está para Barrichelo… Seninha evoluindo, agora precisa aprender a ser rápido nos treinos tbm!!!!
narigudo, te pergunto…Kd o Sebastian? kd o tal de Vettel ???? Será só o azar? rs abçs pra ti
Meu deus Fabio, o que foi essa corrida do Massa de hoje? Daqui a pouco ele tá disputando posição com a Hispania… senti vergonha alheia…
Eu assisti a corrida na tv suiça (moro por aqui…) e os comentaristas suiços antes do ra’dio ja’ diziam que o Perez devia parar de atacar pra nao correr riscos na pontuaçao…
Com o Buemi comentando ele disse que ele no lugar do perez atacaria mas compreenderia uma cautela da equipe.
Particularmente eu acho que o Perez forçou demais e saiu da pista sem querer e tentou até o fim depois da saida da pista ele continuou acelerando forte, nao se contentou em guardar a posiçao nao, mas talvez eu seja naif.
um abraço e obrigado pelo blog repleto de boas infos e comentarios
Este contato radio não seria mais um incentivo para que ele ultrapassasse o Alonso?
O pneu do Vettel foi danificado numa ultrapassagem, ao tocar a asa dianteira de um carro da Hispania.
Como é mesmo o nome da equipe do Pérez? Sauber FERRARI? Aaahhhhhh bom…
Só uma observação, Fábio: O pneu do Vettel estourou depois do contato com o Karthikeyan. Ele até gesticulou posteriormente com o ocorrido. No mais, foi uma bela corrida e também achei estranho o comentário do pessoal da Sauber. Talvez não tenha “chucho”, mas pode ter realmente desconcentrado Perez naquele instante. Às vezes, o melhor apoio que se pode dar é ficar quieto…
Fábio muito legal esse seu release, más gostaria de fazer duas ressalvas:
*O Alonso entrou primeiro que o Massa no boxes, inclusive quando o Alonso estava saindo da marcação do pit o Massa estava chegando.
*O Pérez entrou na volta seguinte a do Alonso para colocar os pneus slicks e não duas como você mencionou…
Abraços
Não creio em “marmelada”… Apenas uma espécie de conformismo do engenheiro com a 2ª colocação, num carro que jamais chegaria à isso em condições normais de corrida. E o erro, bom, culpo a inexperiência do mexicano.
No mais, temos de dar os méritos ao Alonso também. Ficou esse papo sobre a estranha mensagem do engenheiro da Sauber, mas temos de lembrar que o espanhol tirou leite de pedra com esse carro terrível da Ferrari, literalmente “fez chover” em Sepang. E, querendo ou não, usou sua experiência para levar “o brinquedo pra casa” da melhor forma possível.
Destaco também Bruno Senna, que foi do inferno ao céu em poucas voltas, teve um começo terrível e depois fez uma corrida sensacional, e o Kimi, que levou a Lotus ao quinto lugar. Pena que o Grosjean é tão azarado, se não estariam brigando nas cabeças…
Essa corrida foi legal… algo me diz que o telefone do Rubinho ou do Trulli ira tocar em breve, com uma ligação direto de Maranello.
Favor remover meu comentario anterior…
“Vettel, lembram dele?” No final do campeonato, quando Seb se tornar o mais jovem TRICAMPEÃO da história da F1, tu vai lembrar dele, Fábio Seixas!! Assim como todos os que estão tripudiando agora. Quem ri por último, ri melhor!!!!!
E não dá para esquecer que o nome do Alonso esteve presente em todas as maracutáias recentes. Vide McLaren, Renault, Ferrari… No mínimo o Alonso chorou pra Ferrari pra não ser ultrapassado. E o eclestone deixou vazar o rádio do Perez (que deve ter sido algumas voltas antes da derrapada, pois ele não é real time) para dar discussão.
Nossa, que teoria da conspiração bizarra! Não há mais espaço hoje pra esse tipo de colocação. Faltou experiência ao mexicano (que é promissor). Ele colocou 2 rodas fora do trilho seco e escapou quando se aproximava e passaria AlOnso. A ordem do box foi normal para uma equipe pequena que objetiva fazer pontos para ter visibilidade e patrocínios.
Flavio,
Eu acho que o Massa vai voltar a entregar comida em Interlagos logo logo… do jeito que esta vai ficar a pé até o meio do campeonato. É ridiculo vê-lo na pista, nem dá para ouvir a desculpa sobre o carro, pq se o carro é tão ruim assim, o Alonso é extraterreste para guiá-lo tão bem.
Do jeito que ta a comida vai chegar fria… Kkkkkk
Fato que houve a ordem de preservar a posição mas que o Perez errou feio não pode ser questionado. Erro maior foi a Sauber segurar ele na pista mais uma volta, isso sim deu 7seg a Alonso e tirou a vitoria.
Fato que esse ano a RBR deu 2 passos para trás, a Willians deu 2 para frente e se tivesse piloto de qualidade teria chegado em 5o na Austrália e 4o hoje.
Lotus e Sauber também melhoraram com relação a 2011.
Sobre a Ferrari, essa vitória do Alonso fechou o caixão de Massa.
Perez, para o seu bem não vá para a Ferrari! Não só a equipe, mas o Alonso, por mais fera que seja, tem o passado duvidoso também. Que vá o Trulli, que está em fim de carreira.
Imagino que, após a bandeirada, o Massa quis continuar no carro e acelerando nos seus ridículos 280 Km/h em reta. Seja por azar, fraqueza mental ou marmelada, está difícil de acreditar que ele terá um clima favorável na equipe.
E o seu tema,neste post,tem “cheiro” do que ?
quanta teoria da conspiração… tá bom que na F1 esse tipo de coisa é bem provável, mas acho que dessa vez não foi o caso, eu no lugar da sauber também ficaria receoso da equipe perder o seu melhor resultado como aconteceu com maldonado semana passada, foi uma sequência de fatos… além do mas o Perez talvez não tivesse maturidade suficiente pra disputar uma posição valendo vitória, nunca terá se não tentar diriam os mais afoitos, mas só um membro de uma equipe sabe o quanto tem que se trabalhar pra por um carro na pista e no fim ver tudo perdido pelo afobamento do piloto. Eu sei porque trabalho com automobilismo.
A diferença de desempenho entre Massa e Alonso é cada vez mais acentuada. Talvez aquele acidente do Felipe na Hungria tenha comprometido sua capacidade de pilotagem.
E esse Massa? Uma piada. Um ex-piloto em atividade. Deveria dar uma desculpa e sair. Tá fazendo vergonha aos brasileiros.