Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
Marmelada onde? O cara é novato, a equipe é pequena, um 2º lugar é uma grande vitória. Qual o problema o engenheiro dizer a ele para manter-se na 2º posição? Ele pediu isso porque o da frente era o Alonso, e assim poderia se chocar porque o Alonso não é fácil passar. Ele apenas queria garantir o pódio. Como diz o ditado, mas vale um pássaro na mão que dois voando. Você está querendo ser sensacionalista!
Então usando o seu raciocínio, o Alonso pouco se importaria de bater e perder de ganhar a prova, né?
Os dois tinham a perder. Não só a Sauber.
Pense sobre …
Vamos raciocinar: A Sauber usa motores Ferrari há muito tempo. A Ferrari está uma draga. Perez ia chegar e passar, era questão de tempo, 1 ou 2 voltas no máximo. Eis que vem uma mensagem no radio do Perez.:”Essa posição (2) é importante para nós”. Pra mim foi uma clara ordem pra ele não atacar a Ferrari se arrastando. Como despistar isso? COm um erro bobo e controlavel. A Ferrari ganha, Alonso salva o dia e Perez entra pra história. Pronto, ficou bom pra todo mundo. Será?
“Perez ia chegar e passar, questão de tempo”!! tcs tcs, acha mesmo q o Alonso ia deixar escapar esta vitória? pro Perez passar ia ter q ser ou por cima ou certamente eles iam se tocar e um ou outro ou os 2 sairíam prejudicados. Fabio Seixas pisou na bola neste comentario infeliz.
Fabio, concerteza teve algo por traz daquele radio. Vale lembrar que a Ferrari fornece os motores a equipe Sauber. A vitoria era essencial para Ferrari ter um pouco de tranquilidade em relação a imprensa e os torcedores. Concerteza teve comunicação de bastidores entre as equipes. Uma pena porque Perez iria facilmente ultrapassar o Alonso.
Chega, para com isso, no exato momento do radio para o Perez ja me embrulhou o estomago, eu sabia, dependem do motor ferrari e mais uma vz a sujeira da Ferrari apareceu, estou velho d+ para continuar assistindo F1, quem viu Emerson, Moco, Nick Lauda, Pique, Mansel, e os grandes pegas de Senna e Prost não admite isso.
Eu já imaginava que isso iria acontecer.
Vc tem uma equipe numa P#%@ crise, sofrendo pressões de toda imprensa.
Então ela se vê na chance de vencer uma corrida, se posicionar bem no campeonato e se afastar um pouco da má fase.
É claro que eles iriam pressionar a Sauber para não atacar Alonso.
Perez andou bem, deu show e provou que está ae pra ser piloto de equipe grande.
Se na frente dele estivesse um carro com motor mercedes ou renault, teria ganho a corrida.
Um sentimento de vergonha alheia do massa…
O pneu de Vettel foi furado num toque com a HRT fábio! E eu creio que Peter Sauber sabe que Alonso joga duro, então pediu pra Perez baixar a bola mesmo.. n acredito que tenha sido ordens da ferrari pra sauber nao…
O pneu do Vettel não explodiu… ele acertou o bico do Karthikeyan (retardatário) fazendo a ultrapassagem.
Alonso sortudo!!!!!!!!!! Será? Fabio concordo com vc, cheiro de marmelada feita com “motor ferrari”. O Perez estava quase 1s, em média, mais rápido por volta. E dinheiro, desse jeito perde a graça, acordo as 5h em pleno domingo para no final isso.
Abs.
Mas cheiro estranho do que?Sugere que Perez foi “obrigado” a deixar Alonso em PAZ e não buscar a ponta na corrida?Descabido a meu ver,pois o piloto errou e seguiu na luta e ao cruzar a equipe comemorou muito ,com o Peter Sauber chegando as lagrimas.
Só um imbecil por completo acreditaria que a equipe B da Ferrari.
Eu vejo tudo isso como um jogo de equipes.
Uma equipe espanhola tira Buttone e Vetell da corrida .
Uma fabrica italiana de motores decide qual vai ganhar.
Resultado, o grande vencedor foi o Hamilton que somou pontos para lutar pelo titulo contra seu companheiro de equipe
Fábio, eu acho mesmo é que Massa ficou bem naquela Fiorino propaganda do Santander.
Brincadeiras a parte, Alonso é um piloto que faz valer a pena a gente acordar cedo para ver F1!
Na minha opinião, o mexicano errou a 5 voltas do final da prova. Simples assim. Conspiração? Bobagem. O aviso foi para alertá-lo p não fazer uma maldonici. Aliás, Perez deu sorte, pois fosse no estreito Parque do Alberto, já elvis pódio. De qualquer maneira, excelente resultado. Histórico p os xicanos, sem dúvidas. Abs.
Seixas,
A sua tentativa de sempre colocar em dúvida as atitudes da Ferrari parece a de torcedor de boteco. Sempre usando talvez, achismos. Utilize o conhecimento adquirido na sua faculdade para parar de fazer suposições furadas.
Por fim, a atençã que vc deu ao bico da Mercedes demonstra a sua falta de conhecimento. Qualquer um que saia do lugar comum da cobertura da F-1 feita no Brasil, sabe que aquilo não é nada revolucionário. Favor ler o artigo do link e outros relacionados: http://www.portaldomacho.com.br/bolao-de-f1-do-portal-do-macho/
Aí galera
Eu imagino q o radio q passaram para o Perez no momento em q ele tava se preparando para da o bote no Alonso o desconcentrou e ele escapou Ainda bem q continuou Ha outras coisas em jogo o fato da Sauber ter motor Ferrari e chance muito grande do Perez assumir o segundo posto se bem q acho q se ele tivesse assumido a ponta certamente teria ganho mais pontos Mesmo ficou bem na fita foi o segundo melhor da prova e em terceiro o Bruno Mas q pilotaço é esse tal de Dom Fernando Alonso! o cara é bão mermo! Pra mim a maior vitoria dele levando em conta q a Ferrari é uma porcaria se comparada as da ponta
É isso Até
Não! Teorias conspiratórias de novo NÃO!
Por que você não fala nada do MASSA?
Não sou fã do Massa, mas já tô com dó…esta semana vai ser o crime da mala preta para ele.
Hamilton não tem de ficar revoltado por não ganhar…em 2008 ele foi campeão com menos vitorias que o Massa. Que ele ama ganhar todo mundo sabe, mas tem muita corrida pela frente ainda.
Palmas p/ Alonso e Perez. Corridão dos dois, e tbm. acho que a Sauber arrego p/Ferrari…carros uma porcaria, Domi criticado aos montes, Alonso chateado…vamos ajudar nossa co-irmã porque não?é a cara da Ferrari isso.
Muito bom Bruno..vamos que vamos.
Go Hamilton rumo ao bi.
Pelo bem do Perez, que não vá para a Ferrari! Vai ficar uns 4 anos ajudando a equipe a ganhar o título de construtores e o Alonso a ser campeão – Alonso que, por mais fera que seja, tem o episódio do Piquet Jr., ou seja, tem o sangue ferrarista.
Falando em Ferrari, acho que após a corrida o Massa quis continuar nela e acelerando… (a 280 Km/h, velocidade ridícula, como mostrou a transmissão).
Não acho que foi armação. Seria mais fácil o Pérez diminuir o ritmo de corrida do que sair da pista.
Da F-1 eu não duvido nada, principalmente da Ferrari. Mas acho que neste caso não houve marmelada. O Perez ia querer ganhar a prova de qualquer jeito. E o Sr. Sauber queria pelo menos o segundo lugar e achava que podia haver alguma batida. Só achei estranhíssima aquela comunicação com o Vettel pra ele parar. Isso sim tinha jeito de marmelada.
Vale lembrar que Perez é candidato a vaga do Massa… Será que esse segundo lugar não vale um contrato???
Fábio, a situação de massa na ferrari piora, é óbvio…
Agora, eu não consigo assistir a propaganda do santander, especialmente antes e depois de corridas como essa, em que massa entrega quentinhas…
Me parece uma propaganda desgastante para imagem tanto do piloto quanto da empresa, diante dos últimos resultados deste ano, e da sequencia do ano passado. Achei totalmente inoportuno. Teria sido boa idéia, se massa estivesse em boa fase.
Concordo com vc, na minha opinião ta sendo humilhante pro Massa essa propaganda dele no Santander, todo mundo ta comentando de maneira pejorativa ,afinal o Santander todo mundo sabe q é patrocinador do Alonso
Muito estranho mesmo Fábio dado todo contexto político. De qualquer forma, uma exibição de gala dos dois.
Só um detalhe sobre o Vettel: ele tocou com o pneu traseiro na asa de uma Hispania depois da ultrapassagem, furando o pneu. Erro total do alemão e mensagens estranhas para abandonar a corrida na última volta. Problemas no carro ou seria algum problema com patrocinadores?
Segundo o Gagá Bueno, o Vettel não completando a prova tem direito a motor novo na próxima corrida sem punição e este motor usado por ele na malásia não sera contado como troca. Acho q não faz muito sentido pois senão todos os pilotos q não tivessem entre os 10 primeiros fariam a mesma coisa, Enfim…
É por essas e outras que não perco mais meu tempo vendo formula 1
É triste ter que ler esse tipo de coisa. “Toda vitória do Alonso é armação”, há uma conspiração entre todas as equipes pra que ele e a Ferrari vençam…ah, pára com isso Seixas o Alonso fez uma corrida fantástica, é o piloto mais completo do grid, o Perez é que não tá acostumado a andar lá na frente e se assustou quando precisou mostrar serviço. Depois do Senna o Alonso é o maior piloto que já surgiu. Dá-lhe Alonso.
Sim, Alonso fez uma corrida fantástica e eu deixei isso bem claro. Não desmereci a vitória do Alonso. Não confunda as coisas.
Abs
É Seixas, com vc mesmo disse na Band, antecipando a possibilidade que eu desconhecia. Uma pena, até a ordem, eu tava MUITO feliz em ter tido insonia. Quando veio a ordem… lembrei das suas palavras.
Que VERGONHA. A Ferrari deveria ser BANIDA da formula 1 por ser antiesportista. E isso eu já dizia nas épocas do Glorioso Airton Senna.
Seixas o Alonso estava andando no mesmo ritmo da Mclaren. A mesma balada do Hamilton. Quer dizer que em pista fria o carro da Ferrari anda bem. O Hamilton não baixou e colou no Alonso. Se ele se arrastava faria uma fila atrás dele. Quando a pista secou no pit do español seus intermediários estavam bons, diferente dos deplorados pneus do mexicano e do inglês. Acredito que o Alonso estava poupando equipamento e permitiu o mexicano colar. Lembrando que o Massa também errou. E acredito que a Sauber pensou na Williams e mandou baixar a bola.
Fábio, o quanto isso agrava a situação do Massa na Ferrari ? Depois o Briatore coloca o Alonso à frente do Schummi e todo mundo diz que ele é louco… Paciência.
Uma vitória à lá Ferrari. Daquele “jeito”. Vale comentar que o Pérez escapou em uma curva mas foi após ouvir o rádio. E ficou tempo suficientemente atrás para não ameaçar Alonso. Hamilton fez uma corrida normal, nada demais porém a McLaren fez umas lambanças na estratégia e nos pits. Estava acompanhando tudo pela internet, tempos ao vivo, transmissão e ouvindo pela rádio bandeirantes. O primeiro a colocar pneus para pista seca foi o Vergne. Ele já saiu fazendo as parciais mais rápidas da prova, a McLaren deveria ter chamado o Hamilton na volta seguinte pois o Vergne estava 4s mais rápido. Mesmo se chovesse depois, tipo 4 voltas depois, teria tirado bastante diferença. Demorou acho que 2 voltas a mais que Pérez e o Alonso para trocar o jogo de pneus, fora as demoras no 2 pits, não foi uma corrida boa para a McLaren. Vettel também bem normalzinho e deu azar. Bruno foi bem sólido vamos ver se mantém esta performance, ainda não dá pra afirmar nada. Massa, nossa, sem comentários.
A equipe de Perez Sauber/Ferrari, ou seja, Souber com motor Ferrari, não é estranho é o mesmo que um jogador de um clube quando é emprestado para outro clube o mesmo poe uma clausura dizendo para o jogador emprestado não jogar quando as duas equipes se enfrentarem.