Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
Meu Deus! Uma corrida totalmente atípica e os torcedores do sortudo (e bota sortudo nisso!) Dick Vigarista Jr., também conhecido com Cholonso.
Se houvesse problemas com Hamilton apenas, o Butão (cuja sorte hoje foi transferida integralmente ao Cholonso) ganharia com certeza, mas Hamilton e Butão juntos, tiveram problemas não apenas no pit, mas na volta do pit e nas voltas seguintes.
Pra completar, o desempenho do Hamilton com pista seca estava pior que a Ferrari, ele sequer se aproximou da dupla da frente.
E é claro que houve marmelada. Aguardemos. E Cholonso só ganhou por causa da imensa sorte, nada mais. Muito diferente da primeira vitória do Vettel, em Monza, quando, mesmo com um carro inferior, fez a pole e ganhou a corrida de ponta a ponta. A vitória de Alonso foi totalmente diferente: não fosse fatores fortuitos, ele chegaria em 5º, no máximo, que tá de bom tamanho para o desempenho deste carro horrível da Ferrari. Os ferraristas podem se enganar se quiser, mas achar que a vitória de hoje pode ser um novo começo é o mesmo que achar que um milagre dará outra vitória à Ferrari.
Dessa vez a mensagem foi “Fernando … is … slower … than … you …”
Toda vitoria de Alonso é contestada pela imprensa brasileira, parece uma obsessão.
Não é obsessão: é inveja e incompetência mesmo.
Caro Seixas1
sempre fui fâ do seu Blog, mas hoje vc foi demais, achar que a vitória do Alonso foi marmelada foi o fim. por isso falam que a imprensa de hoje é só pra vender jornal. Os outros eu não digo, pois são torcedores apaixonados e não aceitam a verdade, agora vc que se diz profissional.É uma pena que os profissionais de hoje estão nesse nível, mas acredito que pode melhorar.É a esperança do Brasileiro. O talento se nasce não se aprende e isso é fato. Vamos ser mais profissionais e menos passionais. a imprensa tem que ser profissional, profissional e profissional. Pelo Amor de Deus! Por favor!
Cheiro estranho?? Claro que sim, foi marmelada, na próxima corrida, na China, há boatos que a McLaren vai dar passagem pra Mercedes e a RedBull vai dar passagem pra Lotus (uma Renout renomeada) porque agora, não é mais jogo de equipe e sim jogo de marcas… por favor…
Agora pronto! O Alonso ganhou por conta de uma marmelada. Ah dá um tempo, até vc Fábio Seixas?; Esse complexo de vira-lata dos brasileiros já deu no saco. Quando nós ganhamos é porque somos os melhores. Quando os outros ganham é porque teve conchavo, marmelada ou o brasileiro é sempre sacaneado. Alonso é o melhor piloto, isso é fato. Ele mais uma vez, foi inteligente e o garoto foi afobado. O Espanhol deixou pra contornar as curvas “de pé em baixo” e o Péres, em vez de fazer valer a asa quis contornar as curvas mais rápido do que o asturiano e deu no que deu. Como os comentaristas são oportunistas. Li diversas vezez neste blog vc descendo o malho no Péres quando ele se envolvia em diversos enroscos. Quando o Engenheiro pediu pra garantir o resultado deveria saber muito bem o risco que um garoto talentoso, mas também impetuoso poderia jogar toda uma corrida fora.
Concordo em gênero e número.
Marmelada? marmelada e o Massa que ta se mostrando pior q o Rubinho.
O Cara ( Alonso) tem um carro muito ruim e voces ficam inventando coisas p ter o que falar.
queria saber pq o massa anda tão atras do alonso, quando o kimi era seu comanheiro ele andava no mesmo ritimo…..
Gente, mesmo com ordem ou não, como um piloto vai “errar” de propósito? Sair na curva daquele jeito?
Não teve braço pra acompanhar o Cara da F1 de hoje, Alonso!
Não acho que houve marmelada desta vez, acho que até poderia haver, mas o erro do Perez evitou que fosse necessário. Porque achar que o mexicano propositalmente saiu da pista e arriscou a melhor corrida de sua vida por ordem da Ferrari é teoria da conspiração daquelas absurdas….
Faltou a informacao no post de que o Perez rodou quando estava próximo do Alonso. Perez fez bom investimento para ocupar o lugar do Felipe no ao que vem.
Eu acho que estão fritando o Felipe para os brasileiros não fecharem suas contas no banco que patrocina a Ferrari, o Santander. Eu sou correntista, mas se sair o Massa e não entrar outro Brasileiro, já falei para o gerente que fecho minha conta. Olho por olho, dente por dente.
O Alonso é um grande piloto, capaz de “tirar leite de pedra” com mais um desastroso erro de projeto da Ferrari este ano. Ele não precisaria, na teoria, de uma ajudinha da equipe…mas a F1 não é esporte, é negócio, rolam milhões de dólares por lá, quem paga mais ganha a superlicença, vaga nas escuderias e melhores patrocínios! Vocês acham que o pessoal da Sauber não levou isso em conta?!!
Em tempo: vamos lá, Bruno, queremos ver o nome Senna mais uma vez brilhando, porque apesar de toda a negociata, talento também conta!
Não tenho dúvida que a Ferrari e filiadas não seriam sujas a punto de fazer isso, mas sei lá, acho que não foi o que aconteceu hoje sou mais o comentário do analista da Sportv – erro por desconcentração vinda de engenheiro enchendo o saco pelo rádio…
Duas coisas, muita gente criticando a midia pela teoria da conspiração: bom acho exagerado porque o perez se fosse apenas se manter na 2º posicição não sairia o bastante pra quase “pisar” na brita como aconteceu e abandonar a prova, mas também acho suspeito a mensagem da sauber mas é algo que nunca vamos ter certeza, outra coisa é que vi em comentarios que se fosse mesmo uma conspiração mercedes e maclaren fariam assim, mas é muito diferente a relação destas duas equipes do que ferrari/sauber e rbr/str o que abre margem sim para desconfiança. Quanto ao massa eu já teria pego meu chapeu faz tempo mas negocios são negocios.
Nem dou importancia mais para o Felipe, ele já teve as chances e desperdiçou por falta de ousadia, não deveria ter cedido posição porcaria nenhuma, todo brasil queria ve-lo ganhar, se cuida pois vai voltar a entregar marmita em interlagos… aliás que mentira das grossas hem, aquele comercialzinho dele.
Boa Vagner. Isso faz lembrar aquela vez em Interlagos, com o felipinho já com o pé na linha de chegada e na úlitma curva, o carro de alguém, que sabemos quem, simplesmente “quebrou” e o Hamilton virou campeão do mundo naquele ano. Me engana que eu gosto, a propósito, todos nós ouvimos hoje, o Galvão anunciar que tinha gente ultrapassando o Keke Rosberg…Ora, o Keke tá correndo ainda??? Vou te falar viu: tem gente que já devia se preocupar com pescaria do que narrar errado uma corrida de Fórmula 1… Abraço
De fato, pareceu estranha a msg e se nao foi uma marmelada intencional, acredito q pode mesmo ter desconcentrado Perez e influenciado no erro (foi o que eu pensei na hora). Depois ateh lembrei do historico da ferrari, do alonso e do fato de a ferrari fornecer propulsores pra sauber. Mas se foi issom o codigo foi muito bem combinado (melhor que “alonso… is… faster… than… you”); a sauber (q cometeu erros estrategicos basicos hj – como nao mandar perez pro box atras do alonso) teria q ter uma lista de codigos bem long sofisticada, cobrindo ate situacoes improvaveis – ou alguem previa alonso e perez duelando pela vitoria hj? Ou talvez eles tenham improvisado o codigo q usariam caso o mexicano estivesse lutando com massa por um nono lugar…
A “marmelada” só vai acabar na F-1 quando começar a doer no bolso das equipes. Arquibancadas vazias na próxima corrida faria o Sr. Bernie acabar com essas palhaçadas como o erro “sem querer querendo” do Perez para agradar a Ferrari.
Quando foi o Piquet, deu no que deu, mas quando é a Ferrari todo mundo acha bonito! mas no fundo é a mesma coisa, foi simulada uma saída de pista para dar uma vitória ao ALONSO.
onde esta a prova ?????
Má que, que marmelada que nada, o espanhol nunca iria deixar o Perez passar nem que tivessa que jogar tachinha na pista. E o Massa estava super bem, dando tudo o que podia dar naquela pista molhada, um perigo ! Fica frio Massa que seu seguro desemprego está sendo providenciado, viu !
Stefano Domenicali fala sobre a carrera de Massa:
“Felipe tem sofrido muita degradação dos pneus dianteiros, o que levou a fazer uma parada nos boxes a mais que seu companheiro de equipe: é um momento particularmente difícil para ele, porque não pode tirar o máximo de um carro que, objetivamente, é muito difícil de dirigir. Temos a obrigação de estar perto dele, que é o que tem que fazer uma equipe unida como a nossa. ”
O chefão defendendo que sua batata não queime. Ta claro que o carro não presta mesmo, e que o Alonso é fora de serie… ou a Ferrari fez a carroça ao seu estilo. Pronto.
Esta semana a Ferrari declarou que utiliza duas configurações diferentes para os carros de alongo e massa, orais engraçado e que nunca a configuração errada esta no carro do alongo.
Como brasileiro sinto vergonha de um patrocinador espanhol no carro vermelho, e uma pena para nos que ainda acreditamos no esporte.
Me sinto envergonhado
, não pelo Felipe massa, mas por não fazermos nada para que isto mude, shumi e barrichelo.
Fico com a impressão que outro pais não aceitaria esta condição
Vai pentea macaco!
Você tem que sentir vergonha de outras coisas mais importantes da realidade do seu pais não disso.
Meu comentaria vem ao encontro do que disse anteriormente: Bruno Senna é um piloto que tem a perpicacia de um talento imenso. Fez uma corrida neste domingo onde teve a infelicidade de ser abalrroado, e seguramente conteve seu impito e demonstrou uma evolução que o levou ao triunfo pessoal, sexta colocação numa prova onde tem seis campeões mundiais, fato que não o faz melhor do que ninguém! Eu já havia comentado no inicio do campeonato que: Ayrton Senna em vida encinou o menino Bruno como ser
um bom piloto , não ter medo da competição , mostrando como entrar em curva de alta velocidade, e como dominar a corrida e os seus reflexos em dia de chuva , mas isso não tem importancia porque poucos sabem disso . Os comentaristas fazem alusão aos pilotos estrangeiros , nunca houve uma matéria falando do Bruno e da dificuldade que ele enfrenta por ter um sobrenome famoso, não é justo os internautas não verem isso. Hoje a sorte e o talento de Senna , não foi enaltecido , estão mais preocupa-dos com o que o Schumacher , Alonso , Vettel , Hamilton, Kimi , Webber , Button , estão sentindo após uma corrida
em plena chuva? estes são pilotos talentosos , portanto são faceis de opinar
ou tentar encontrar um erro um acerto , a noticia em que : Peres mais veloz, Bruno cabeça com triunfo em Sepang, Ricciardi aprendeu que se não andar a casa cai, este será a noticia até fim do ano , agora
se alguém parar e dar uma noticia diferente só para variar o que já está obvio, estará colocando em pauta o que é totalmente , noticia equilibrada, não só os campeões,os trapalhõess e os destaques afinal é por isso que recebe o nome campeonato mundial de formula 1 , onde estão os melhores pilotos do planeta. Logico não vende jornal e não tem sentido fazer isto . Hoje teve GP2 , onde Luiz rasia venceu sabado . e no domingo triunfo de Felipe Nars, 3º colocado, novos talentos a vista , matéria que deveria receber incentivo pela televisão , não acham? . Helio Castroneves vencedor F.Indy , Kannan e Barrichello ficaram fora , a F.Indy passa na Band , algo que a GP2 deve ser também transmitida ainda mais que faz parte campenota mundial . Abraços, sorte a Bruno, Helio, Kannan, Felipe Nars Luiz razia , Massa . até qualquer vez
Foi bom ver “azucrilhar” o dia do Fabio por conta das Willians, jejejeje. Senna 6° e o Maldonado podería ter sido 10° de não acabar o motor. A Willian VOLTOOOU!!. Por outro lado, muitos achan que o Fabio inventou a Marmelada da Sauber. Por Favor, isso esta sendo questionado por toda a imprensa do mundo. Chega de interiorismos.
A mafia não existe; palavras do escletone.
Corrupção no Brasil também não. ;D
Só tendo paciência p/ler tanta besteira em torno de uma corrida complicada. Atacam de “Teoria da Conspiração” pq o Massa tá com a bunda na mira do pé? Seguindo esse raciocínio pare lógico achar que a McLaren seria obrigada a ficar atrás da Mercedes, ou a McLaren não pratica o ilícito, o anti esportivo?
Melhor ouvir e entender direito o que as esquipes falam aos pilotos ao invés de procurar pêlo em ovo…
Não podemos provar mas acho que teve mutreta nesse final de corrida.Fizeram uma coisa sutil pelo rádio para não despertar suspeitas porque já teve precedentes na ferrari massa e alonso.lembram-se? o mexicano estava chegando muito rápido e depois dessa ordem como ficaria se ele parasse de atacar? ficaria no minimo esquisito.ai ele rodou de proposito para perder alguns segundos.foi oque aconteceu.Eu nunca vi uma equipe de formula 1 prestes a ganhar uma corrida ,perder no final e comemorar como se tivesse ganho ela.foi esquisito.usa motor ferrari,é companheira da ferrari e precisa ajudar a matriz.teoria da conspiração? pensem bem.na formula tudo é possivel.ok?
Fábio: minha opinião é de que a vaga do Massa deve ser disputada por: Kobayashi, Sutil, di Resta e Rosberg. Listo esses nomes sem nenhuma ordem de preferência.
Cheiro estranho no ar, Sr. Fabio Seixas? Caindo no lugar comum dos brasileiros recalcados? Vá ler o blog do Lívio Oricchio, quem sabe vc aprende algo.
Amigo, gostei do seu ponto de vista! Pelo visto entende tudo sobre automobilismo. Então vem cá, já que acredita que existe um mundo azul, sem currupção e que armações só existem dentro da cabeça de torcedores apaixonados pela velocidade que estão desiludidos com os Brasucas? Então, será que o papai noel entra no lugar do Felipe? rs. ou o coelhinho da páscoa? Dê seu papalpite inteligente a nós recalcados? Gênio! rs…
Claro que foi marmelada, cara que não acredita nisso é muito ingenuo, deve acreditar em Papai Noel e Coelho da Páscoa.A ordem foi clara, Perez era o mais rapido da pista, se fosse qualquer outra equipe na ponta ele iria atacar e passar concerteza. O Alonso ao lado do Hamilton pra mim são os melhores pilotos da F1 e não precisa disso, porque ele fez um corrida fantástica também.
bullshit!
Lol Fabio. Faço questao de guardar este post.
Se um dia descobrirem que foi realmente marmelada (como foi a do Nelsinho em 2008 e NINGUEM desconfiou) vou rir da cara de muita gente aqui hahaha.