Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
Acho que estamos vendo fantasmas onde não há. Fosse eu o Peter Sauber daria a mesma ordem. Ordem essa que é muito comum. Guardar a posição e não arriscar a perder tudo. Vejamos. Na F1 cada posição de chegada corresponde a uma quantidade de milhões. O segudo lugar garantia à Sauber uma soma milionária em prêmios que, com certeza, não estava prevista para o ano. Que fazer: incentivar um jovem e inexperiente garoto tentar ultrapassar o bicampeao mundial, Fernando Alonso? Têm certeza que fariam isso? Ultrapassar Alonso em uma pista molhada? Um jovem piloto ultrapassar Alonso, que é reconhecidamente talentoso e agressivo para defender posição? Ultrapassar Fernando Alonso seria algo assim tão fácil a ponto de arriscar os milhões já garantidos pela segunda colocação? Ultrapassar Alonso, mesmo com um carro superior, e muito superior, não é tarefa fácil. Que o digam Hamilton, Webber e Vetel. Não é porque isso de fato ocorreu com os bananas do Rubinho e Massa, que qualquer tirada de pé, diante de um Alonso, é marmelada.
Vamos partir do princípio da idéia absurda que a Sauber deu “ordem” para Perez não ganhar acorrida pois “paga” pelos motores Ferrari, ok! kkkkkkk, a ordem do engenheiro “desconcentrou”, kkkk, talvez não seriam as condições da pista, o limite para tentar chegar em primeiro, os pneus mais gastos??? Bem, só acho que a cúpula da Ferrari teve muito trabalho pelos bastidores, pois teve que falar pelo rádio para a Sauber, Mclaren, RBR, Lotus, Mercedes, Willians, enfim, Alonso não venceu apenas a Sauber de Perez, mas todas outras equipes! Onde está a tramóia? Gente, vamos fazer mais fácil, vamos dar um passaporte brasileiro para Alonso, daí fica mais fácil torcer para o melhor!
não creio que tenha havido marmelada,s e bem que com o Alonso, tudo é possível. onde este camarada está, tem enrolada… exatamente por isso, respeito Massa e se fosse Perez, jamais iria para a Ferrari. sua promissora carreira vai ser encerrada (como a de todos os outros “companheiros”, com exceção do hamilton) pelas artimanhas do Alonso… e Fábio, por que o Senna bate tanto? teria alguma explicação?
Ese jornalista tem muita fantasia…quando ganha a Ferrari tem sempre algo nos bastidores. Na realidade hoje Alonso demonstrou de ser o piloto mais forte do mundo..Ouvir aquilo desonesto nacionalista do Galvan Bueno(o cara tem residencia no Principato de Monaco!)dizer que o carro do Massa tava diferente…que pena!
Sim…e sobre a esquisitice que foi aquela ordem de equipe, de onde é que já se viu uma equipe que nunca venceu uma corrida abrir mão da vitória, com um carro que tinha tudo para engolir Alonso com a asa móvel nas próximas voltas, simplesmente para garantir a 2º colocação? No mínimo, extremamente suspeito!
Mais um chassi novo para o Massa por favor!!
Na Ferrari o patrocínio é espanhol, o Alonso é espanhol. Achar que o Massa terá alguma chance? nem pensar… Pula fora Massa, ja provastes que sabes.
MASSA..!!
PEDE PRA SAIR..!! PEDE PRA SAIR..!!
PARE DE NOS ENVERGONHAR…!!
QUAL SERÁ A DESCULPA DESSA VEZ..???
Se isso for realmente verdade, o que não duvido muito em se falando de Ferrari, é vexatório, vergonhoso e da nojo o modo que essa equipe age nos bastidores de uma corrida. Cada vez mais admiro equipes como McLaren e Red Bull, q por enquanto não demonstraram algo tão desagradável como a Ferrari costuma fazer. Acordar 4:50 da madrugada pra ver uma coisa nojenta como aquela é dose pra Leão. O que salvou, como sempre, foi a transmissão da Radio Bandeirantes. Parabéns.
Repense seu respeito à McLaren. Não se esqueça da história sobre o roubo do projeto da Ferrari em 2007…
Nao se compara com as imundicies que a Ferrari sempre faz!!!( nao acredito q tenha feito desta vez, mas…..)
Olha quem fala…
Não acho que houve marmelada, mas em se tratando de Ferrari, nunca se sabe, tem historico né… Alonso mostrou que é fera, Button e Vettel mal, se enroscando com a HRT, Hamilton corrida ok, o mesmo pro Webber. Kimi bem, Grosjean pessimo, Schumi mal tb(prejudicado pelo Grosjean). Perez carimbou a vaga pra Ferrari, corridaça do garoto, assim como do Bruno, muito combativo, saiu de ultimo pra sexto, sem medo de ultrapassar, mas precisa melhorar nas classificações e principalmente aprender a largar(nao é td dia que vai se recuperar). Massa…patetico, vai voltar a entregar quentinha em Interlagos. Na GP2, muito bem pro Nasr e pro Razia, que continuem assim.
Ainda vislumbro duas saidas honrosas para F.M. (nao e´ radio de frequencia modulada) e sim Felipe Massa:-
1) – The first: ficar STAND BY na equipe de Kimi Haikkonen (Lotus/ alguma coisa)(filandes boa gente);
2) – The second:- ficar STAND BY na equipe Mercedes GP do salsichao Shumacher.
Ass:- MAE DINAH DO SECULO INFINITO!!!
Brasileiro é assim mesmo, quando alguém ganha e humilha um piloto tupiniquim desengavetam a velha teoria da conspiração. A ordem que Perez recebeu não teve nada de transcendental ou sobrenatural. Foi a mesma ordem que Bruno Senna recebeu, tudo no intuito de garantir uma posição que era boa para a equipe Sauber. Peter Sauber conhece Alonso, aliás como todos conhecem e como o dono do blog deveria conhecer e sabem que ele iria vender muito caro a ultrapassagem. Ou, até, como realmente aconteceu segundos depois da ordem, o piloto perdeu o controle do carro e, por sorte, estava em uma boa área de escape. Cautela, caultela pura faltando poucas voltas para o final. Melhor um pássaro na mão do que pontos cruciais voando… Bruno Senna também estava a centésimos de Rakinen e, de repente, tirou o pé. Ordens da equipe, trazer a barata para casa sã e salva. Numa corrida maluca, com uma pista instável, melhor para equipes médias não arriscarem e garantirem pontos importantes na divisão do bolo da grana da Fórmula 1.
Estranha foi a McLaren. Acho que foi alguma ordem do boxe para deixar o Alonso abrir na frente. Afinal, ele chegou mais de 10segundos na frente do Hamilton. Deve ter sido alguma ordem de equipe que mandou o Hamilton tirar o pé e o Button bater com um retardatário. Para dar mais ânimo ao campeonato. Da mesma forma, a RBR deve estar mandando o Vettel aliviar, bater e errar de propósito para não tirar a graça logo de início do campeonato.
Tudo é uma grande armação e os grandes prejudicados são nossos pobres pilotos, tão injustiçados por essa FIA e por essa FOM malditas que não gostam dos pilotos brasileiros.
É tudo uma grande marmelada – até um brasileiro ganhar. Aí estará restabelecida a justiça do esporte.
Patético…
Verdade sacrosanta.Disse tudo.
Fábio: leio regularmente seu blog, e gosto da cobertura que vc faz sobre a F1. Sei que vc não é como o pessoal da globo, que ludibria o povo brasileiro. No entanto falo a respeito dos seus comentários de Alonso. Pois desde os tempos da Maclaren, vc regularmente não perde a oportunidade de criticá-lo negativamente, mesmo que vez ou outra vc realmente faça a menção dele ser o melhor da atualidade.
Mas é fato: vc não gosta de Fernando Alonso!
Tudo bem é direito seu. Mas não se esqueça que vc é um formador de opiniões!
Não liga não Tiago. Era assim também com o Schumacher. O Fábio tem um pequeno problema com pilotos brilhantes e geniais que não tenham nascido no Brasil.
Dizem que o gênio aceita o gênio incondicionalmente… faça a matemática e entenda o que eu quero dizer…
Sim, tenho problemas com piloto geniais. Por isso que, no meu perfil no blog ( https://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/perfil/ ) eu digo que Schumacher é o melhor de todos os tempos. Procure se informar antes de escrever esse tipo de comentário.
Com os comentários vexatórios e parciais que você vem fazendo nos ultimos tempos,se você tiver um pingo de vergonha na cara não vá mais passar qualquer tipo de ferias na Italia, pois se o fizer somente vai reforçar o que esta demonstrado:que você é um sem caráter e sem qualquer critério como profissional.
Não posso mais ir pra Itália? Poxa.
Alguns grandes campeões tem alguma mancha no seu caminho:
Senna – Boicote ao Warrrick na Lotus em 1986
Prost – Boicote ao Senna na Willians em 1993
Schumacher – Varias (da pra escrever livro)
Alonso – Contar com a politicagem barata que faz dentro das equipes em que corre
Nenhum deles precisaria disso, tinham talento suficiente para conquistar glorias sendo eticos em 100% das suas carreiras.
Em parte concordo com seu comentário. Embora o Fábio tome essa atitude por conta das questões que sempre envolveram Alonso (ou seja, com fundamentos), ainda acho que cabe aqui reconhecer o mérito do espanhol acima das dúvidas. O que ele faz hoje com essa tranqueira beira o milagre.
Pois não é isso que costumo ver nos posicionamentos do blogueiro. Muito pelo contrário: desde o GP passado, com um 5º lugar que para mim foi excelente, Alonso já demonstrou porque é o melhor piloto da atualidade, e associei imediatamente à linha de pensamento desse espaço.
E hoje Alonso fez uma corrida memorável, daquelas para não ser esquecida mesmo, sobretudo porque dificilmente ele vencerá outra prova com esse carro tão cedo.
Fabio,
Gosto muito do seu trabalho e acompanho sempre seu blog, porem não vi da mesma forma a corrida, vi o Perez muito rápido e teria sim chances de conquistar a posição do Alonso, porem mesmo rápido ele cometeu um erro normal para uma pista umida e com pneus desgastados.
Com relação a mensagem todos nós sabemos que ele só é transmitida na TV bem depois de ser enviada para o piloto e o Perez continuou enconstando no Alonso normal já que ele estava colado nele na curva de alta podendo perder aderência e consequentemente passado reto como fez.
Precisammos ser honesto e reconhecer o belo trabahlo dos dois e não criar teorias da conspiração para beneficiar o Alonso, não vi nenhum comentario sobre o abandono do Vettel para utilizar o regulamento. A RBR tambem deveria ser investigada?
Fábio, acho que não ficou nada estranho. Do meu ponto de vista a equipe tava com medo que o Pérez cometesse uma marmelada como o Maldonado no GP da Austrália e por isso disse pra ele ter cuidado, que precisava daquela posição. Acho que isso tirou a vontade que o Pérez tinha e a confiança, pois a equipe não acreditou que ele fosse conseguir… resultando aquele erro. Claro que posso estar enganado. Parabéns ao sortudo Fernando Alonso e ao Bruno Senna pelas ultrapassagens. Ahh e o Vettel furou o pneu quando ultrapassou o Karthikeyan, a Hispania acertou o traseiro dele no final da ultrapassagem.
Ah não, Fábio! Até você com essa de marmelada? Foi claro que a Sauber queria o pódio, e todos sabem que o Alonso é o piloto mais osso duro de ultrapassar, ele não iria dar mole e era capaz de irem os dois pro brejo depois de uma baita corrida. Foi uma recomendação de cautela, nada mais. Garanto que se fosse no meio do bolo as ordens não viriam. Mas como tinha pódio na história…
Não sei dizer se houve marmelada ou não, assim como sei muito bem que a F1 nunca foi um exemplo de desportividade, mas a cada dia que passa fica mais claro pra mim que os bons tempos de Piquet, Senna, Mansell, Prost, Lauda e outros que queriam sempre o primeiro lugar não voltam mais. Hoje, o negócio é não se arriscar, garantir uma boa posição, não ser irresponsável e coisas do tipo. Triste realidade p/ um esporte que já foi tão legal…
Está na cara que o Perez se vendeu.O Alonso não tem nenhum caráter e quando ganha tem alguma sujeira por trás,Vejamos:caso Nelsinho, espionagem da Mac Laren…
acompanhei a corrida e não acho que tenha ocorrido está “ordem”.. acredito que a sauber quis preservar o 2º lugar, pois Perez vinha rápido… e quase que ele saiu da corrida. Apesar do motor Ferrari, acho que não houve intromissão da Ferrari dentro da Sauber. Agora, o Massa a situação ta dificíl. E um viva a Bruno Senna, grande corrida dele!
Você não gosta do Alonso, é claro. Com certeza também não gosta do Schumacher, o melhor de todos os tempos.
A Sauber jamais esperaria chegar em segundo. Para a equipe, isto seria o máximo. A equipe apenas pediu ao piloto para ter calma e não estragar aquele momento de glória.
Mas os brasileiros, em geral, veem maracutaia em tudo. Pensam que todos são iguais a nós.
É. Por isso que eu digo que o Alonso é o melhor piloto da atualidade e que o Schumacher é o maior de todos os tempos. Cada coisa que leio aqui…
Abs
Shummy o maior de todos os tempos? Você acha isso mesmo? Bom…cada um tem sua opnião. Só que você é um ‘especialista’ em fórmula 1, por isso, fico espantado quando você escreve isso. O Alonso é o melhor da atualidade e o Senna é o maior de todos os tempos. Sem bairrismo.
Inclusive, Alonso é melhor que Shumacher.
Ah pessoal, olha o bairrismo. O Prost é tetra…
Concordo com vc, nós brasileiros tendemos a achar que a humanidade toda também é corrupta.
E o Sr blogueiro podia, no minmo ser mais educado e menos grosso nas suas replicas!! Por acaso tens andado com o espanhol???….Abs
Já que a Sauber arriscou a troca de pneus logo no início, porque não trocou antes da Ferrari? “Choronso” se perdesse a posição iria dizer o que?
Recado pro Massa : Se vc não aguenta mais tanta sacanagem, pede pra sair!
Boa tarde a todos !
Quando Alonso acelera e abre ,o faz por
ser o melhor da atualidade ..
Quando Perez acelera e encosta é apenas
arrojado .
Essa imprensa …..
Como comentei aqui dias atras, o Massa sera substituido na Ferrari até o GP da Espanha.
Não sabia dizer por qual piloto, agora já arrisco dizer que o Perez tem chance.
Parabens ao Bruno pela corrida, ele tem lugar na F1.
No meio de tantas teorias conspiratórias que li neste blog, permita-me Fábio dar também a minha opinião. Esse “cheiro estranho” que vc diz sentir, não poderia ser de um “PUM” solto por algum dos narradores da Ban News durante a transmissão?????
Eu não ia publicar seu comentário, mas decidi fazê-lo para que os outros internautas percebam o tipo de coisa que aparece por aqui…
AHAHAHAHHAHAH se você não publica, jamais iria acreditar em algo tão bisonho.
Tudo bem Fábio, mas que foi engraçado, foi…
Fabio, reconheça que pelo menos, foi enraçado…rsrs
Fábio, não fique chateado. Apenas zoei um pouco não só com vc, mas também com muitos dos comentários que se le por aqui, muitos aliás bem ofensivos a você, o que não foi o meu caso, até porque curto seu blog, embora as vezes discorde de suas opiniões. Além disso, desculpe a falta de modéstia, mas que foi engraçado, foi mesmo.
A corrida foi boa sim,mas o que o Alonso e o Perez tiveram foi um pouco de sorte e muito de estratégia (algo não muito comum para a ferrari),a não ser a ultrapassagem do Alonso no próprio Perez,eles não passaram ninguém,ganharam posições mais pelos erros dos outros.Tudo bem não deixa de ter seus merecimentos,mas corrida interessante quem fez foi o Bruno que chegou a ficar em último,ganhou posições com a estratégia,mas a maioria delas foi na pista,no braço.
Achei muito sensacionalista o título do texto…vi o resumo da corrida e o tal do Perez quase saiu da pista…a mensagem do rádio foi consequência disto…não queriam que ele deixasse tudo a perder…só isso. E o Massa está cada vez pior…Meu Deus.
Sempre a mesma coisa…
A ferrari usando de meios estranhos para favorecer o Alonso…
E o pior é ver os comentaristas idolatrando o Dick vigarista!!!!
Alunos espetacular! Gênio! Perez carimbou o passaporte para a Ferrari (acho que muito em breve). Bruno começa a achar o caminho, mas e cedo para falar. O Massa e ridículo, ta nocauteado em pé ,devia sair o quanto antes para nao comprometer a carreira mais ainda…daqui a pouco nem em equipe pequena em 2013! Sobre a mensagem de radio, o Perez continuou atacando, até sair da pista…
É SÓ LEMBRAR O QUE ACONTECEU COM O MALDONADO NA AUSTRÁLIA,IMBUTIU ATRÁS DO ALONSO NAS ÚLTIMAS VOLTAS,ESTAVA MUITO MAIS RÁPIDO E ACABOU JOGANDO A CORRIDA FORA,QUEM SABE SE O ENGENHEIRO DA SAUBER NÃO PENSOU NISSO?MAS O CHEIRO DE MARMELADA NÃO DEIXA DE ESTAR NO AR,MAS NINGUÉM ESPERAVA QUE O PEREZ FOSSE ANDAR TANTO A PONTO DE COMBINAR UMA SUJEIRA DESSA COM A SAUBER….
Meu comentário não foi aprovado porque eu disse que o blogueiro estava sendo sensacionalista ao dizer que teve algo de “marmaleda”. hahaha Cutuquei a ferida bem no ponto.
Ou talvez porque estava na fila pra publicação. Você foi muito apressadinho. Cuidado com esse tipo de julgamento.
Momento potro……