Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
O histórico da Ferrari nos permite pensar isso, e o de Alonso (cingapura 2008) também.
Detalhes que o comentarista fã de Felipe Massa não viu: Hamilton não ficou preso no tráfego e sim teve problema no pit-stop (o macaco traseiro não encaixou); Vettel só teve um pneu estourado por causa de um toque da Hispania.
Ah, e o Massa foi muito mal (de novo), mas acho que o comentarista não viu isso também…
Eu sei pq todos vcs estao aqui dizendo q o alonso foi favorecido na corrida ,e pq o felipe nao anda mais nada na f1 faz tempo,assim como na epoca em q o barrichello corria ao lado do shummacher todos tentevam pintar o alemao de dick vigarista ,agora vcs estao fazendo isso com o alonso tbm e muito triste ver q um jornalista tentando influenciar a opniao dos leitores de seu blog desta maneira ,lamentavel,Alonso e o melhor piloto atualmente e vc sabe muito bem disso sr fabio seixas ,e qto a vcs meus amigos brasileiros patriotas ufanistas aceitem q o massa ja foi………..
(Cadê os entusiastas da Williams, que passaram a semana passada me azucrinando?) disse fabio seixas em seu blog..
“Hoje não foi o dia que acertei, ainda estou sofrendo um pouco no qualifying, mas tenho um bom carro para a corrida”, disse Bruno à TV Globo.
Quem acertou??
Não achei conspiração. Como já foi dito, o Alonso não ia deixar passar. Ia brigar muito pela posição. O Galvão Bueno disse “Ele vai jogar pesado com o Perez no fim da reta”. O Perez é ousado, jovem, inexperiente e já bateu muitas vezes. A chance de um toque era muito grande. A chande de Perez não pontuar era gigantesca pela sede com que ele estava indo ao pote. Ele não é o Button – e olha que hoje até o Button errou tentando passar. É um dos erros mais comuns, como disse o Burti, o Perez ia “escorregar na baba”. Tanto é que ele errou e quase não completou a corrida, em uma tentativa de embutir atrás do Alonso, ou todos não viram que quando colou, o Perez deu uma passeada fora da pista? Deu a impressão que depois do erro, ele pensou nas palavras do engenheiro e preferiu garantir o segundo lugar. Não foi por causa das palavras do engenheiro que ele diminuiu o ritmo; foi por causa do seu próprio erro, penso eu.
Fábio, e oq foi aqueles abraços do Perez nos mecânicos da Ferrari, e a liberdade para dar o primeiro banho de champagne no Dominicalli?? Pode ser algum acerto?
Respeito muito seu trabalho, Fábio, mas acho uma viagem essa história…Perez errou por afobação…Ele quase foi parar na brita e ainda correu risco de ficar fora da corrida…Se fosse pra não “ameaçar” a Ferrari, eles teriam achado uma maneira mais simples, do tipo, virar alto por uma ou duas voltas e não, sair da pista e correr o risco de ficar fora dos pontos…..
Cheiro estranho no ar é a sensação que o Massa vai terminar seus dias de F-1 na Sauber, onde começou. Quem sabe como entregador de “quentinhas”. Só espero que o pessoal lá se acostume com quentinhas meio “mornas”, pois com a velocidade dele…..
Fábio, sempre gostei de seus comentários, mas desta vez, ouso discordar de seu “parecer”. Li a entrevista do mexicano após a corrida, e ele me parecia muito feliz para alguém que podia ter ganho e teve a vitória “surrupiada”. Além disse, ele confessou que errou ao tentar ultrapassar o Alinso, após a mensagem de rádio. Seria chamar o mexicano de burro, se para disfarçar uma ordem de equipe ele tivesse que forjar uma saída da pista, correndo o risco de ficar fora. Por último, as ordens de equipe são permitidas desde 2011 e assim, a ordem poderia ser dada sem necessidade de “códigos”.
Cheiro de Massa queimada… Massa vai fritar tanto que vai se queimar de vez. Perez ja era cotado para o lugar do brasileiro na Ferrari, depois da confirmacao que Kubica nao voltaria. Agora…
Bom..longe de mim querer ver conspiração onde não existe, mas…
1- A Ferrari vive uma crise e cabeças estão pra rolar a qualquer momento.
2- Em condições normais não venceriam uma corrida, Alonso faz uma corrida brilhante e está em primeiro
3- Perez está mais rápido que o espanhol e tem reais chances de ganhar a prova
4- Perez erra a poucos voltas do final
5- Perez é piloto da Ferrari….
Cada um que tire suas conclusões !!
Schumacher largou mal, foi tocado , rodou , voltou e chegou quase 30 segundos a frente do Rosberg. Qual será o problema do Nico ????
Se houve ou não uma “amaciada” da Sauber tanto faz… Como ferrarista tenho apenas a dizer o seguinte: finalmente a temporada começou!!!!!!!!!!!!!!! AVANTI FERRARI! Agora, é muito engraçado que os arautos da decantada “competitividade” simplesmente silenciaram quando em 1998, a maravilhosa McLaren deu ordem para que, no final da primeira prova do ano, o Coulthard que liderou quase a corrida inteira, abrisse caminho para Hakkinen ganhar, se lembram? Provavelmente não, pois não é conveniente com os mitos em torno do “ético” Ron Dennis.
ainda bem q a corrida foi uma bagunça, pq eu perdi a hora de fazer a aposta no blog. com esses resultados, ctz que ninguém fez ponto, e eu vou vencer a disputa sem ter dado palpites em 2 provas… bem, a chuva, a corrida como foi, não disse nada, só o q td mundo já sabe= 1) ALONSO É O MELHOR PILOTO, 2) RÉMILTON É MELHOR QUE BUTÃO, 3) MASSA É UM LIXO, 4) ATÉ UM SENNA PODE TER SORTE, 5) AS FLECHAS DE PRATA SÃO ÓTIMAS DE CLASSIFICAÇÃO, E UM LIXO NAS CORRIDAS, 6) O GALVÃO TÁ CADA DIA MAIS CHATO E MAIS GAGÁ (DISSE Q A STOCK CAR BRASIL SÓ PERDE EM NÍVEL TÉCNICO PRA F1, HAHAHAHHAHAHAHHAHA).
Normal mesmo é pensar que o aviso por radio para amenizar o ritmo é produto da marmelada, antes de que a equipe, conhecendo o efeito explisivo de um coquetel de ímpeto, juventude e sangue latino pudesse estragar um magnífico posto na classsificação. Fácil resolver uma equação com aq premissa “fornecedor de motor igual a submissão”.
tomara que tenha sido só coincidência, mas que é legal ver mais gente pontuando na frente é, a pena é que o schumacher não estava na ponta.
Fala massa!
“Estou feliz por ele e pela sua equipe, mas se isso me deixa preocupado? Zero. Estou mais interessado em mim mesmo, na minha pilotagem, no meu trabalho”, despistou Massa sobre a pressão gerada pelo bom resultado de Perez.
Esta feliz? quanto ele vai ganhar se for mandado enbora?
“Nunca fico olhando para os outros pilotos e para o quanto a boa forma deles é um problema para mim ou vice versa. Não sou assim. Estou feliz por ele porque ele fez um grande trabalho”, completou o brasileiro.
Não olha os outros pilotos porque estão muiiiiiiiiito a sua frente
“Precisamos lutar contra os problemas e tudo o mais que acontecer, para melhorar a situação. Este é o trabalho que precisamos fazer, e é isso o que vou fazer”, rebateu Massa após ser questionado pela revista Autosport sobre seus maus resultados nos últimos 12 meses.
Precisamos? ou ele precisa?
Podiam bem que fazer o Grosjean perder umas posições na próxima corrida. o Schumacher andando na dele e vem esse “piloto” e da uma porrada na bunda dele, num lugar super aberto que caberia uns 3 carros lado a lado.
Essa é uma das maiores besteiras que eu já li. A Sauber vai entregar uma vitória que seria histórica por que usa motores Ferrari?! E daí!? O relacionamento Sauber/Ferrari não é Red Bull/Toro Rosso. O alerta do engenheiro foi justamente para o Perez tomar cuidado com o que quase aconteceu algumas voltas depois: ele sair da pista e acabar com a própria corrida.
Se o alerta foi útil ou não, é outra história. Sugerir que foi marmelada não é diminuir a vitória do Alonso e a Ferrari, mas sim diminuir a Sauber.
18 pontos garantidos é praticamente o mesmo que um cheque de 10mi de euros para uma equipe que precisa muito. Assegurar isso ao invés de Maldonadear contra o Alonso é marmelada? Comentário muito infeliz o seu.
Buenas, “um cheiro estranho no ar”? Sei não… Quantos pontos a Sauber conquistou em 2011 mesmo? E agora com esse segundão?! Parece que a coisa foi “mais vale um 2º lugar na mão que…”, ou seja, coisa de pé-no-chão mesmo, depois sim, o choro do Sr. Peter: aí foi emoção.
Eu já acho que estão procurando chifre na cabeça de galinha. Essa frase do pessoal da Sauber por mim poderia ser traduzida assim: “Perez nunca vamos conseguir outro 2º lugar, não confiamos em vc, não vai para cima do Alonso pq ele não é de deixar barato, e é capaz dos dois saírem da pista”
o massa é uma piada,massa é uma piada ,o massa é uma piada ,repito o massa é uma piada , e a globo tambem
Fabio, o carro do Massa é diferente do do Alonso???????????? Uma equipe como a Ferrari nao faz 2 carros iguais??
Bruno Senna saiu na ultima posicao na relargada, passou de la rosa, petrov, kovalein, ricciardo ( levou o troco e passou de novo), hulk, massa, shummy, rosberg, di resta, verge e kobaiashi NA PISTA. Foi uma corrida excepcional, muito mais pelas muitas ultrapassagens, do que pelo resultado do sexto lugar. Duvido que rubinho teria feito isso. Exatamente por isso, mandaram rubinho pra casa.
Estou me referindo ao senhor: Fábio Seixas.
Concordo plenamente que mandaram o Perez tirar o pé, incrivel não dá mais pra assistir essas corridas, o cara iria passar de passagem e o engenheiro vem com uma conversa para manter a posição, marmelada pura. Massa = “piloto?????” a ser esquecido.
é o massa, depois da mola ficou mole!!!
Depois da vitoria de Alonso, acho que o Massa já era. Massa deveria pedir desculpa aos “tifosi”, a Ferrari e ao publico brasileiro, nao e nenhuma vergonha admitir o fracasso, a derrota . E quem sabe ter a honra de pedir demissão, e feio ganhar dinheiro sem merecer. Veja Raikonnen, dois anos sem pilotar F1!!!!! Massa tenha dignidade para sair agora, de qualquer desculpa, todos entenderão.
lamentável ein Fábio… q post sensacionalista… eu até gostava do que vc escrevia.. mas agora, acho q nem vou acessar mais seu blog… achei de uma falta de tato escrever sobre algo que vc naum tem a menor noção se aconteceu ou não…. parece amigo da Sonia Abrãao… afff… vc acha mesmo que o Perez obedeceu ordens? só vc naum viu q ele tirava 1 seg por volta e que ERROU em uma curva e perdeu quase 5 segundos… conspiração é coisa de quem tem imaginação fértil… fora q a sauber nao tem um podio há muitos anos… imagine o quanto eles estavam com medo do perez bater no alonso… se liga, muitas outras equipes ordenam para seus pilotos TRAZEREM O CARRO PRA QUASE, para conseguir os pontos… isso é coisa de equipe… o perez não vai disputar o campeonato esse ano, então pra que ver ele se arrebentar com o Alonso?
Ae, Fabio, bom dia !
Acho que a Redbull sumiu, PRINCIPALMENTE O VETTEL, seu grande piloto.