Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar

Por Fábio Seixas
25/03/12 08:04

Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.

Pérez e Alonso, no pódio (Lai Seng Sin/AP)

 

Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.

E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.

O domingo malaio foi bem agitado…

Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.

Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.

O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.

E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.

Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.

Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…

Até que ficou inviável.

Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).

Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.

Prova paralisada (Diego Azubel/Efe)

Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.

Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.

Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.

Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.

Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.

Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.

E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego. 

A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.

Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.

O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.

Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.

Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.

Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.

Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.

Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.

Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.

Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.

Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.

Bruno, na chuva de Sepang (Franck Robinchon/

Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.

Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…

Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.

Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.

Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.

Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.

É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.

Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.

Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.

Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.

Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.

Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.

No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.

O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. sergio viana comentou em 25/03/12 at 12:39

    o que adianta piloto promissor, e sendo jovem ,se nao tem experiencia e faz merdele. rubinho na cabeça.

  2. Francisco Dantas comentou em 25/03/12 at 12:36

    Ótima corrida!! O Alonso foi brilhante, não acredito nessa ideia de conspiração, acho que foi total mérito do Alonso, que mostrou mais uma vez que é o melhor piloto da F1. Infelizmente para nós o Massa já pode ser considerado carta fora do baralho, com o desempenho do Perez hoje acredito que ele fique com a vaga, pois mostrou ser um grande talento e ainda tem apoio do mexicano Carlos Slim. E o Bruno pilotou muito bem!! E tomara que continue assim, pois apesar de gostar muito do esporte independente de ter um brasileiro, e muito bom ter um piloto brasileiro que se destaque.

  3. Almir comentou em 25/03/12 at 12:36

    A E AKELA PORCARIA DA REDE GLOBO TB MUDOU O HORARIO DA STOCK CAR, RESULTADO TB PERDI A CORRIDA, CARALO MAS QUE AZAR NAO VI A F1 NEM A STOCK QUE ODIO TO .UTO DA CARA”!!!

  4. AlexMamada comentou em 25/03/12 at 12:35

    Amigo, pega um ônibus pra vida real…O Alonso é bi-campeão da F1, ganhando com Renault do Schumy/Ferrari/RossBraun/JeanTodd. E seria TRI consecutivo se o Massa não tivesse entregado a vitória no seu próprio País (2007) pro borracho Kimi. Quem é que não aguenta competição e tem mau cheiro no capacete ??

  5. Almir comentou em 25/03/12 at 12:34

    AKELE PORCARIA DO CANAL SPORTV ANUNCIOU O VT DA CORRIDA PRAS 8HS DA MNHA , QDO LIGEI A TV PRA VE TAVA PASANDO A COLETIVA DOS VENCEDORES DA CORRIDA. PENSEI QUE IRIAM PASAR O VT MAS O QUE PASSARAM FOI O VT DA GP2, RESULTADO NAO VI A CORRIDA, PORCARIA DE CANAAL NUNCA MAIS PERCO MEU TEMPO VENDO UM CANALS EM COMPROMETIMENTO CO O TELESPECTADOR

  6. massi comentou em 25/03/12 at 12:32

    Como sempre voces brasileiros são a patria das teorias de conspiração…

    O Sauber chorou pelo 2 lugar, o Perez é um novato e Alonso nao.

    Para Sauuber este segundo lugar é importantissimo e o risco de um desastre era grande: vj Maldonado na ultima gara atras do Alonso, vejam Button e Hamilton no Canada o ano passado, vejam Vettel e Webber dois anos atras e estes eram ate da mesmo time…

    Sempre tem que achar alguma coisa de estranho ne? Se preocupem com Massa que ja é o suficiente e tirem o chapeu para o Alonso que eh o melhor!

  7. MTMJapan comentou em 25/03/12 at 12:30

    Chegar e uma coisa passar já e bem diferente, ainda mais faltando poucas voltas para o final…. Ninguém e louco de fazer loucura. Arrojo e uma coisa bem diferente de burrice. A equipe agiu certa.

  8. Oduvaldo comentou em 25/03/12 at 12:30

    Há comentários pesados fazendo alusão ao sentimento conspiracionista exagerado e até a suposta astúcia para chamar a atenção com uma manchete maliciosa, enfim vou atribuir mais a uma certa ingenuidade do repórter, como estamos em um pais que teve como única experiência em equipe a aventura da copersucar, temos o reflexo óbvio de torcer unicamente pelo piloto, se tivéssemos uma equipe brasileira certamente, como ufanistas que somos, acharíamos idiotice se dois pilotos disputando entre si prejudicassem a pontuação da equipe, prejudicando o time no campeonato de construtores, que para nós é como se não existisse, simples assim, uma equipe brasileira mudaria toda nossa ótica ….

  9. Renzo comentou em 25/03/12 at 12:29

    Ridículo a manchete. Parece que não viu a corrida toda… Perez ter rodado não mencionou pq??

    Peter Sauber chorando foi a prova que o que foi dito no rádio, é que eles preferiam o 2o lugar a ultimo, pois o risco dos 2 baterem era muito grande.

    Teoria da conspiração tá fora de moda já não??

  10. marcelo comentou em 25/03/12 at 12:29

    100% que foi isso o que ocorreu… essas são as coisas que quase desanimam os que se esforçam para continuar assistindo a F1… Parabéns pela coragem de escrever o que acredita Fábio, aliás parabéns pelo pitstop seu blog e tudo que faz pelo automobilismo…
    Altair Acerbi… vc também acredita em papai noel e está esperando o coelhinho no mês que vem… e deve assistir a F1 desde quando…
    Ah, tudo bem que o massa não está bem, mas os de memória curta lembram como foi o jarno truli na ferrari quando substituiu o massa? não é assim que a banda toca.

  11. william comentou em 25/03/12 at 12:27

    FORA MASSA!

  12. sandro karam comentou em 25/03/12 at 12:22

    1 – O pneu do vettel estorou do nada? Não, ele ERROU, e tocou o traseiro no dianteiro de uma hispania, pq essa proteção e não dizer o que aconteceu?
    2 – Será que o Perez ia respeitar mesmo, ele errou logo em seguida(não comentado no post)
    3 – Para que pneu de chuva intensa, se quando recomeçaram o intermediário já bastava e com mais agua eles não correm

  13. Williams Gonçalves de Farias comentou em 25/03/12 at 12:21

    F1 chegou num nivel que o engenheiro falar pro piloto de equipe intermediaria que precisamos dessa posicao é motivo de especulacoes… achei simplesmente normal o comentario, cheiro estranho nenhum no ar. Quase todos os engenheiros falam isso no final de prova. Só lembrar que o Perez ja havia rodado tentando chegar no Alonso. Entao porque estranho? Deu sorte porque aonde ele errou nao era brita, era asfalto. Eae Flavio, o a Williams? Parece terem um bom carro nao?

  14. Vitório Bahia comentou em 25/03/12 at 12:20

    E aí babaca, vai continuar falando que a Williams não tem potencial para este ano?
    Isso por que se diz ‘especialista’. Asno!

    E levantar suspeitas com relação à vitória do Alonso? Nossa, quanta idiotice dentro de uma pessoa só, Fábio!

    Se o Peréz conseguiu cometer aquele erro de propósito então ele é mais do que um Ás do volante…

    Volta pro MOBRAL cara….

  15. Casoares comentou em 25/03/12 at 12:14

    Eu gostaria de saber se agora irão falar tão mal do Massa como falavam do Rubinho.

  16. Emerson Neves comentou em 25/03/12 at 12:14

    Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
    ?????
    Sem graça ???
    a ferrari com um carro ruim venceu!
    A quase Vence!
    Helminton em terceiro por erro da equipe!
    ??????????
    O que vc Fabio seixas, ve de graça em corridas?
    Redbul dominando maclaren forte ..esta é a graça ?
    Eu gostei e achei muita graça com uma ferrari meia boca com um piloto fora deserie vencendo, e uma equipe intermediaria com um piloto novato em segundo..
    POSTE sensionalista de a sua opinião não vá pela cabeça dos outros(ODINEI EDSON)
    que é um otimo locutor e um pessimo comentarista, siga seus estintos não caia no barulho dos outros..
    Ou vc com muitos anos de F1 acredita que
    A sauber e Pers não querião a Vitoria???????????

  17. Fernando comentou em 25/03/12 at 12:13

    Do jeito que está escrito nem parece que o Perez deu uma escapa qdo perseguia ALonso e quase foi para a caixa de brita.. Deu a entender que depois da fala do engenheiro, ele tirou o pé, o que não ocorreu..

  18. Mario Adriano comentou em 25/03/12 at 12:11

    Apesar dos comentarios contrarios à mudança de horario das provas, para horarios em que pode haver chuva, acho bem melhor assim. Pelo menos não fica parecendo “desfile de carros”, sendo todas as provas com sol aberto. A chuva ´serve também para mostrar quem é bom de verdade. Ayrton Senna era otimo no seco e espetacular na chuva. Ralf era melhor que Michael Schumacher na chuva… Bruno
    Senna terminou melhor hoje, com chuva…

  19. Adelmo comentou em 25/03/12 at 12:11

    Marmelada ou não, tomei uma decisão. Não vou mais perder tempo e acordar cedo… ou não dormir… para ver F 1 mais. Desisto!!!!!

  20. Fernando comentou em 25/03/12 at 12:09

    As vezes o resultado é o mais importante. Para Perez era importantíssimo o 2o lugar, mostra a equipe, mostra o piloto, da dinheiro para a continuidade. Se ele arriscasse poderia perder tudo, assim como Maldonado perdeu na corrida passada. Marmelada nenhuma, foi F1, o esporte X investimento X custo

  21. Murilo Zanco comentou em 25/03/12 at 12:08

    Não entendo por que motivo chamar todos os pilotos por seus respectivos sobrenomes, e Bruno Senna ser chamado apenas de Bruno! Se for por respeito ao Ayrton, creio q seja bem errado. Duvido muito que se o chefe ainda estivesse vivo ele fosse achar ruim ver seu sobrinho sendo tratado como um Senna! Até por muitas entrevistas do mesmo, se percebia o orgulho que ele tinha do sobrinho!

  22. totiy comentou em 25/03/12 at 12:07

    estranho mesmo é essa insinuação estupida,o Perez escapou da pista e perdeu contato com Alonso,pode-se questionar que o engenheiro da Sauber o desconcertou com a alegação de que aquela posição era importante ,mas marmelada não houve .

  23. Paulo Soares comentou em 25/03/12 at 12:07

    Estou informando a quem interessar possa que não tenho mais interesse em ver corridas de formula 1. Onde os resultados são conquistados nos escritórios e informados pelo rádio. Quando a mudança dos resultados era feito dentro da mesma equipe, ainda vai, mas quando ja está entre equipes diferentes. VIROU MARMELADA TOTAL. Ahh. boas lembranças da época dos duelos de senna, piquet, mansell, prost. Quando não tinha jogo de equipe e os ATLETAS, tinham que VENCER. Hoje as vitórias são definidas alem do ESPORTE. Chegou a hora de boicotar totalmente as transmissões da FORMULA1, fiquei de saco cheio disso. ADEUS!!!!

  24. Yglesias comentou em 25/03/12 at 12:05

    Fábio você conseguiu o Ibope fácil, pena que as custas da verdade. O erro do Perez nenhum comentário. Queremos a verdade factual, não a mentira inventada, por péssimo jornalista. Responder aquele que ataca a sua opinião nem pensar. Somente aqueles que concordam com a sua opinião. Mais umponto negativo ao jornalismo esportivo.

  25. Renato comentou em 25/03/12 at 12:03

    Massa, tá entregando marmitex pro Alonso. kkk A maldição do Barrichelo encontrou outra vítima.

  26. Paulo Bala comentou em 25/03/12 at 12:03

    O subtexto da mensagem do engenheiro da Sauber: “Meu filho (Perez), em condições normais de temperatura e pressão jamais chegaremos em segundo lugar novamente. Só em caso de catástrofes essa chance irá se repetir. Estamos no mesmo nível da Williams, Force índia, Toro Rosso e adjacências. Portanto, pelo amor de Deus não faça merda!!!!”

  27. Diogo comentou em 25/03/12 at 11:58

    Sinceramente, não é possível que o Felipe tenha o mesmo equipamento do Alonso… A Ferrari dele tinha velocidade final menor q o carro do Petrov. É claro q tem algo errado…

  28. mendes comentou em 25/03/12 at 11:58

    Fabio, vc nao explicou se o pedido da sauber ao peres foi antes ou depois da escorregada dele?
    Se foi depois faz sentido o pedido , pois ele estava no limite e errou. Se foi antes , aí sim dá para desconfiar.

    • mendes comentou em 25/03/12 at 12:03

      Reli e bateu uma dúvida, vc viu a saida da pista do Peres?

    • Fábio Seixas comentou em 25/03/12 at 14:41

      Foi um pouco antes. Não acredito que a saída de pista tenha sido proposital. Mas acho que foi consequência da perda de foco do Pérez, aliviando o ritmo após tantas voltas no limite.
      Abs

  29. correa comentou em 25/03/12 at 11:57

    Ultrassar,Alonso as vezes e acidente na certa antes10% de tudo que 100% de nada,a equipe acertou em querer os pontos,que fazem toda difereça a eles.

  30. Laranjeira comentou em 25/03/12 at 11:53

    No futebol é muito comum técnico ser contratado e colocar uma multa de 4, 5 milhões se for demitido. Bem, aí é só fazer um monte de besteira, perder jogos ganhos, vem a pressão da torcida, e voilà. Demitido om um prêmio de 4, 5 milhões por mal serviços prestados. Massa parece estar assim. Claramente, apostando os bagos nisso, a Ferrari tem um primeiro piloto que recebe tudo, e um segundo para constar. O que fazer ? Parar no PIT, bater no cinto e ir embora ? Nem pensar. Que tal 14o, 16o, motivação zero e dá minha grana aí e um abraço. Não esquecer que Massa já estava na Ferrari quando Alonso chegou. E era vice campeão do mundo. Após isso a Ferrari desabou. É isso aí Massa. Dá o meu dinheiro aí, e um abraço. Põe outro pateta para ser o segundo desprezado na Ferrari. E é sintomático que só brasileiros estão aceitando essa posição. Síndrome do cachorro.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).