Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
Faltou voce dizer nesse seu comentário no mínimo tendencioso, que o mexicano vaca louca errou e foi parar fora da pista, motivo pelo qual não pode atacar o alonso, e não nenhuma maracutaia conforme voce, que se diz jornalista e deveria ser mais resposável…
deve ser mais uma vivuva do rubinho o coitadinho….
ps…se um piloto de foruma 1 perde a concentração por causa de uma mensagem pelo rádio, ele deveria fazer outra coisa…..
O IMPRENSA DE M….QUE TEM O BRASIL…
Esqueça por um momento o que o Fábio disse e pense um pouco. O box do Pérez disse para ele segurar a posição sendo que em várias situações, do jeito que a o cenário estava se desenhando, TODOS pedem para o piloto partir pra cima, pois o Pérez estava muito mais rápido que o Alonso, mas, ao invés disso o que acontece? Falam para ele segurar posição. Desculpa mas isso é para se desconfiar.
comentario do Perez na BBC referente ao chei de marmelada…Sergio Perez, who finished second: “[Was the win possible?] I think so. I was catching Fernando towards end of the race. I knew I had to get him soon because in all the high speed corners I was losing my front tyres running behind him. Then I ran wide in the quick left hander. I touched the kerb and I went onto the dirty side of the track. It was completely wet and I lost the win. Today the win was possible. The team have done an incredible job. They called me [into the pits] always at the right time. Unfortunately Fernando pitted one lap earlier than us towards the end and he opened some gap. The pace was fantastic. I have to say many thanks to the team.”
Fabio, você acha que o Massa tem vida longa na Ferrari? Existe a possibilidade de troca ainda no inicio da temporada?
Fábio concordo com você , muito estranho. Já foi estranho ele não ter ido pro boxe junto com o Alonso, qualquer equipe por menos inexperiente que seja teria pedido pra ele ir pro boxe, depois o engenheiro me solta uma daquela … MUITOO ESTRANHO
Que isso, Fábio… isso é um delírio, quase uma leviandade, afirmar que a Ferrari ganhou (ou melhor, evitou perder) a primeira posição da Sauber “no grito”. Mandar nos seus carros é uma coisa, agora querer mandar em outra equipe são outros quinhentos, duas coisas beeeem diferentes — mesmo vindo da Ferrari. Não há “parceria técnica” que justificasse uma coisas dessas.
Não é só parceria técnica, o Pérez é membro da Ferrari Driver Academy. Formado lá. Tem muita política em jogo. Não afirmo mas desconfio vindo da Ferrari. Se fosse outra equipe eu relevava mas a Ferrari nos dá motivo, historicamente, para se levantar desconfianças.
Fabio, exatamente a quanto tempo a Ferrari não faz um carro tão ruim igual ao carro de 2012?
E com esta vitória de Fernando Alonso, mesmo conduzindo um carro ruim levou a Ferrari a vitória sendo assim como fica a situação de Massa que tem um carro equivalente e faz uma corrida questionável e provavelmente um ano tão tão distante de Fernando Alonso.
Demais Alonso e kimi, voltando a f1 na segunda corrida faz de novo a volta mais rapida. Demais tambem o bruno, saiu em ultimo na relargada e chegou em sexto. Fez sozinho os pontos que barrichello e maldonado nao fizeram em 2011 inteiro. Acho q deu um cala boca numa imensa galera aqui no Brasil. Massa tem que sair da ferrari já. Só acho que a Sauber jamais vai liberar o Perez depois de hoje. Poderia ser o Sutil ou o bianchi. A cara de paisagem do hamilton nos podios ta impagavel kkkkk. Abcs, excelente corrida.
Eu já entregaria a chave do carro pro Sobrinho estacionar sem medo.
Fábio,
Confesso que pensei exatamente a mesma coisa que você enquanto assistia a corrida…ficou com cheiro de marmelada no ar essa vitória do cavallino rampante.
“Precisamos dessa posição”…pois precisamos de motores. Na hora, meu raciocínio já completou automaticamente.
Sem contar o erro do Pérez, uma volta depois do rádio. Talvez o mexicano tenha tentado maquiar a mensagem. Ou não, já que no pódio, o mexicano era só sorrisos para Alonso e Domenicali. É, o Massa perdeu o lugar. Com sorte, voltará para a Sauber.
E a propósito, a formula um está cada vez mais “racional”, um porre. O que achou da Red Bull passando rádio, na cara de todo mundo, pedindo para o Vettel não terminar a prova, pois estava em 12º (Já pensando na troca de motor e cambio, sem penalidades)?
Abraços!Seu blog está cada vez mais excelente!
Conspiração claro a Ferrari fez a conspiração com a Sauber para vencer, pois a Ferrari é a Ferrari, na Australia a Ferrari ligou para a Williamns e disse faz o Maldonado bater pois a Ferrari é a Ferrari (estou sendo sarcastico). Quem assistiu viu o Peres errou escorregou no molhado com pneu para seco. Fique bem claro não sou fã nem de Alonso nem de Ferrari mas não houve nada obscuro nessa corrida. O que aconteceu foi uma loucura devido a chuva pilotos competentes que tiveram sorte (Alonso e Perez) e má sorte de outros (Button, Vettel, Hamilton Schumacher, Grosejan – esse não sei escrever o nome correto). Quanto aos brasileiros competência e sorte para o Bruno (não uso o sobrenome para não me chamarem de puxa-saco) e azar completo para o Massa (que será trucidado pela imprensa italiana até a China) principalmente pela colocação do Perez.
Polêmicas a parte, é impressionante a qualidade de Alonso! Sem a RBR na briga, até acredito que o espanhol pode tirar proveito e beliscar mais vitórias. Sobre Massa, nem vou perder meu tempo em comentar. Bruno precisa melhorar muito essas largadas, ele nunca consegue ao menos manter sua posição. Defeito gravíssimo e se não fosse a chuva terminaria lá atrás.
O Hamilton teria ganho, caso a McLaren não tivesse errado DUAS vezes em seus pits. A Mclaren podia ter feito dobradinha fácil. Mas, ok. Gosto da F1 assim, disputada. O Alonso é incrível, realmente o melhor pilotp do Grid. Perez e Sauber fizeram grande corrida. E Massa é PATÉTICO! SEM MAIS.
fábio fala da gp2. talentos promissores e esperança para nós brasileiros?
att.
Algumas coisas a dizer Fabio.
1ºAlonso: Que piloto! Sem duvidas o melhor do grid!
2ºSauber/Ferrari: Espero (e duvido) que a FIA investigue a telemetria do carro do Perez, pq aquela saida de pista foi, na minha opiniao, completamente propositada!
Todos sabemos da relação Sauber/Ferrari, das ordens de equipe, das ordens “entre” estas equipes, e o radio que ouvimos “we need this place” pareceu igual ao “Fernando is fasther than you”. Nao acredito que uma equipe prefira ser 2º do que ganhar uma corrida. Teve marmelada por trás.
3º Perez: Apesar de um instinto “barrichelliano, Massista” ao acatar a tal “ordem”, neste momento me parece o substituto natural de Massa.
4º Massa: Patetico! Ridiculo para ser mais suave. Nao merece comentários. Quem viu sabe.
5º Bruno: Que corrida! Calou a boca de muita gente. Espero que consiga se manter na categoria. Sao com resultados e lutas como a de hoje que se alcança o topo! Parabens.
Fabio, se conseguir, gostaria que alguem me explicasse o que aconteceu com o Vettel!? ” STOP THE CAR, THIS IS A EMERGENCY!” Será que o carro ia explodir? hahaha.
Abraço a todos e bom domingo.
Suas colocacoes foram otimas !!!!! Apenas se esqueceu de mencionar a sorte do espetacular espanhol…..abs
O cara errou e a culpa é da Ferrari? Vai comentar Fórmula Indy!
Ele errou depois do aviso pelo rádio. E você quis desmerecer a Indy, é isso?
realmente, tudo indica para fraude, camaradagem, acertou bem Fabio!!!!
Pelo visto a evolução da Mercedez será paulatina…..esse ano começou a treinar melhor. Acho que ano que vem começam a fazer corridas melhores, quem sabe. Mas que é bom ter um começo de ano tão imprevisível, isso é.
Felipe Massa não tem jeito não o cara so da fora a Ferrari ja esta uma merda e ele ainda barrelando so o Bruno Senna para Salvar o Brasil, o que acha que Felipe pode fazer ????
Sem falar que a Sauber manteve o Perez uma volta a mais na pista com pneus intermediários, quando todos trocaram para slicks.
Eu discordo que houve marmelada. Percebi como medo mesmo. Tinham medo de algum erro de Pérez e ficar sem um segundo lugar tão importante. Com medo da empolgação do garoto. O que acabou tirando a concentração dele. Aliás, eles já tinham errado antes na troca… uma pena, torci muito pelo mexicano.
Mais uma corrida patética do Felipe Massa , Bruno foi bem mais tem que melhorar na largada , e o fim foi muita marmelada , no minimo ameaçarão a sauber com alguma coisa em relação aos motores.
Quem faz a fama deita na cama né? Nada é impossível… a Ferrari empurra a Sauber com seus motores… seria algo no mínimo razoável… mas se for verdade, tira sim o brilho da corrida…
Muito estranho mesmo….
parece Marmelada…… estou com vc FAbio..
Quareeennnnntaaaaaaaaaaa,,,!!!!!
Abraços
Bruno, denovo, errou no inicio da corrida e chegou a ficar em ultimo. Depois disso fez uma excelente corrida!
Quando ele aprender a se virar no inicio de corrida, temos uma promessa para os pilotos brasileiros de formula 1!
Abs.
Incrível a tal desconfiança sua Fabio, talvez o comunicado pelo radio se deu por ser Fernando Alonso a frente de Pérez, uma equipe tamanha Sauber em um acidente ali teria muito a perder, muito mesmo, a Ferrari já não perderia tanto, afinal já tem uma certa tradição e um poder aquisitivo dentro do circulo da F1, Sim, ela Ferrari faz sujeiras, apronta todas visando seu interesse, más vamos ser francos, quem ali imaginou a Sauber de Pérez ameaçando a 1° posição de Alonso, num ano em que muitos acreditariam que a Ferrari não subiria facilmente ao pódio.
Então pelas circunstancias e os envolvidos, acredito que não houve essa baixaria toda, foi mais pela emoção mesmo de um pódio e isso ficou claro com as imagens no final onde Peter Sauber emocionado chegou a chorar.
Também suspeitei de tudo quanto é jeito quando vi essa cena, talvez até por causa disso o Sergio perdeu a concentração por um instante e acabou errando. Mas de qualquer forma, foi uma corridaça!! E um ótimo trabalho do Bruno que depois de um começo totalmente desastrado se recuperou de forma brilhante saindo da última posição para o 6º lugar! Agora uma coisa que ficou escancarada é que não há chassi que dê jeito no Massa. O homem tá muito mal mesmo, e esse pódio do Pérez pra mim é a assinatura do contrato dele com a Ferrari. E quem viu a comemoração toda percebeu como o Domenicali abraçou várias vezes o mexicano. Acho que o Massa já pode começar a procurar uma vaga na Stock Car…
Bem verdade, pois mesmo que não tivesse errado, ele alegaria que passar o Alonso seria muito difícil, por isso que teria ficado atras dele.
Bom dia! Nao tinha cogitado esta possibilidade (marmelada), mas q o eng de Perez tirou a concentracao dele, tirou….e, fora o talento, que sorte tem o espanhol…..abs
Não vi um Perez desconsolado ou visivelmente chateado quando comemorou no pódio, esse é o famoso pêlo em ovo. É mais fácil e cômodo criticar quem conseguiu levar uma carroça até o topo do pódio, do que elogiar.
Fábio, você não viu a saída de pista do Perez? Ele errou e quase foi parar na brita… Você acha que isso foi parte da suposta armação?
Isso foi depois do rádio. E talvez tenha acontecido justamente pela perda de concentração dele.
Abs
Ah, sim. Pelo texto, deu a entender que o “Checo” tirou o pé ao receber a mensagem. Agora ficou mais claro. Abs
Acho que o mexicano toma o lugar do Massa na Ferrari ainda este ano. Mais duas péssimas corridas babau.
Acordar mais uma vez de madrugada e acreditar que essas coisas não voltariam a ocorrer? Pena que poucas radios se deram conta do que ocorreu e vangloriaram a Ferrari…Que pena o esporte não merece isso
O mais engraçado na imprensa brasileira é tentar achar problemas que não existem. A Sauber não é uma equipe grande, e talvez por isto os pontos de um segundo lugar eram tão importantes. Afinal de contas é melhor um segundo lugar do que nada … não estou defedendo o posicionamento medíocre da Sauber, mas colocar tal situação como uma suposta marmelada é um tanto fora de tom. O Felipe Massa fez outra corrida ridícula, provando que não tem (e nunca teve) condições de guiar uma Ferrari. Será que foi alguma armação também?
Se o Fábio estiver correto, se houve marmelada, o Perez saiu da pista de propósito! Não teria justificativa com o carro infinitamente mais rápido na pista, chegar no Alonso e não passar. Considerando a parceria existente entre a Ferrari e a Sauber eu acredito que houve sim conivência da Sauber, para com a vitória de Alonso.
Olha se fosse teoria da conspiração o Perez tirava o pé e ficava na boa, aquela saida dele quase acabou com a corrida dele!
Ele ficou a 1 metro da brita, ninguem escapa de proposito!!
O que falar então de Maldonado? a Ferrari deu a ordem para o Maldonado bater e não atrapalhar o Alonso?
Para vai!
Fábio, você acertou parcialmente. Acertou sobre o cheiro. Conhece o ditado “onde há fumaça há fogo”?; Pois é, onde tem cheiro tem cocô. Errou quando disse que a ordem do boxe o desconcentrou; a saída foi justamente para cumpri-la.
vc é o leoni puxa-saco do perdedor Rubinho , frequentador do blog do Felipe Motta, vc ta no lugar errado meu chapa!!!!
Tambem acho que a mensagem acabou com a concentração dele, mas o erro talvez tenha sido demorar pra trocar os pneus, ele deveria ter entrado junto do alonso.
“Estranho, muito estranh0, estranhíssimo…!!!”
E o erro de mantê-lo uma volta a mais na pista na troca de pneus (para slick)? O céu da Italia vai cair na cabeça do Massa. Alonso em 1º e Perez em 2º…Acho que se fizerem outra pesquisa, semelhante à da Autosprint, que queria a opiniâo dos leitores sobre um eventual substituto, vai dar o mexicano. Vamos lembrar que mesmo com a comunicação do rádio ele continuou andando mais que Dick Alonso.
2 grandes premios e duas morales da historia. Eu prefiro ver o Maldonado se estraçalhando contra o muro atacando Alonso, a ver a porcalhada do Perez deixando ganhar a Choronso. Claro está que a Sauber ganhou todos os motores da Temporada, mas uma corrida bonita terminou em pena alheia. Saco!
sim, ele faz parte sim Paulo… afinal é piloto ferrari e faz parte da escola de pilotos da ferrari….. e ele so saiu depois da ordem da equipe dada por radio “… precisamos DESTA segunda posição….” ele obedeceu
Ou proposital, pra não ficar muito escancarado. Quem sabe? Afinal, ali são negócios e muita grana em jogo. [conspirômetro ON]