Alonso, Pérez e um cheiro estranho no ar
25/03/12 08:04Em Sepang, exibição de gala de dois pilotos. E um estranho cheiro de marmelada no ar.
Alonso e Pérez brilharam. Foram sensacionais, vibrantes, magnânimos: o espanhol venceu, o mexicano ficou em segundo.
E só não duelaram pela ponta porque, a seis voltas do fim, uma esquisita comunicação via rádio pediu para Pérez manter a posição. Abdicar da vitória. É esse o tal cheiro que ficou.
O domingo malaio foi bem agitado…
Na largada, Button até tentou, se esforçou, mas não conseguiu. Hamilton, desta vez, contornou a primeira curva na ponta.
Os destaques positivos foram Grosjean, que pulou de sexto para quarto, e Kobayashi, 17º grid e nono ao final da primeira volta. SIm, Schumacher rodou, mas não foi exatamente um destaque negativo: levou um toque do francês da Renault.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Button, Webber, Vettel, Alonso, Rosberg, Maldonado, Raikkonen, Kobayashi e Massa.
E a chuva, que se insinuava minutos antes, caiu forte já na segunda volta.
Pérez e Bruno foram para os boxes, tiraram os intermediários e colocaram os pneus de chuva. Massa e Di Resta fizeram o mesmo na volta seguinte.
Deu certo. E todo mundo começou a fazer o mesmo. Corre-corre nos boxes. E a chuva apertava e apertava e apertava…
Até que ficou inviável.
Na sétima volta, o safety car foi para a pista. O top 10 tinha Hamilton, Button, Pérez (graças ao pit precoce), Webber, Alonso, Vettel, Vergne, Massa, Rosberg e Karthikeyan (a Hispania foi a única a largar já com os pneus de chuva).
Foram duas voltas assim até que, na nona volta, veio a bandeira vermelha. Corrida suspensa.
Ok, pode acontecer. Mas, ao decidir transferir o GP para o fim de tarde malaia para agradar as TVs europeias, Ecclestone também aumentou as chances de provas molhadas, tumultuadas, suspensas e canceladas.
Até os coqueiros de Kuala Lumpur sabem que as chances de temporais são maiores nos finais de tarde.
Não por coincidência, a última corrida cancelada e com distribuição de apenas metade dos pontos na F-1 foi Sepang-2009.
Sim, negócios são negócios, e a F-1 cada vez mais se confunde com eles. Mas, ao deixar o esporte de lado, fica sujeita a coisas assim.
Foram 51 minutos de interrupção até a relargada com safety car. E demorou três voltas até que a disputa fosse retomada, finalmente.
Começou, também, a correria pros boxes: todo mundo colocando pneus intermediários.
E Alonso se deu bem. Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.
A coisa melhorou ainda mais para o espanhol quando Button perdeu o bico ao tocar em Karthikeyan. Um raro erro do inglês, mas que custou bastante: sua corrida acabou ali.
Pérez até chegou a liderar, mas durou pouco. Alonso superou o mexicano na 16ª volta, e a corrida ganhou então sua nova cara.
O top 10 na 16ª volta tinha Alonso, Pérez, Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Webber, Massa, Di Resta e Vergne.
Alonso, então, começou a mostrar porque é o melhor da atualidade. Com um carro que não é dos melhores, passou a virar voltas de 1s a 1s5 melhores do que todo mundo.
Na 22ª, tinha 5s sobre Pérez. Na 24ª volta, 5s6. Na 25ª. a vantagem chegou aos 6s.
Na 27ª, Massa errou feio. Ao tentar se aproximar de Rosberg, deu uma escapadinha da pista e perdeu terreno. Na 28ª, pressionado por Bruno, entrou nos boxes para um novo jogo de intermediários.
Na metade da prova, o top 10 era Alonso, Pérez, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Webber, Di Resta, Vergne, Bruno e Hulkenberg.
Pérez começou então a dar o troco. O mexicano passou a cravar voltas mais rápidas sucessivas, diminuindo a vantagem para Alonso e mostrando que é mesmo aquele tipo de piloto com um quê especial. Na 37ª volta, a folga do espanhol já tinha caído para 3s2.
Como escrevi lá na abertura do post, uma exibição de gala dos dois.
Na 40ª volta, Alonso foi para os boxes e colocou slicks.
Pérez entrou na 42ª e, por ter ficado duas voltas a mais com os intermediários, perdeu um pouco de contato. Mas não se abalou. Voltou a acelerar forte e, quatro voltas depois, já estava de novo a 2s3 do líder, no visual.
Mais atrás, outro que fazia uma excelente corrida era Bruno. Com uma pilotagem precisa e ousada, ultrapassou quem apareceu pelo seu caminho.
Vettel, lembram dele? Pois é. Na 48ª, seu pneu traseiro esquerdo foi pro espaço, explodiu. É, um começo de ano difícil para o bicampeão…
Pérez partiu então para o ataque. Na 49ª, a sete voltas do fim, ele embutiu em Alonso.
Tudo indicava um belo duelo à frente. Uma luta pela liderança entre dois pilotos num domingo exuberante. Emoções à flor da pele.
Mas veio o rádio. Na 50ª volta, o engenheiro da Sauber passou uma comunicação estranha para Pérez: “Checo, tome cuidado. Precisamos dessa posição”.
Em outras palavras, a Sauber pediu para ele não atacar, para não tentar, para abdicar da vitória. Estranho, muito estranho, estranhíssimo.
É bom lembrar que a Sauber usa motores Ferrari e é parceira de todas as horas da equipe italiana.
Seria feio, seria horrível, seria um escândalo? Sim. Mas o histórico da Ferrari nos permite cogitar essa possibilidade.
Sem a graça do duelo, Alonso cruzou a linha de chegada com 2s2 sobre Pérez. Hamilton foi o terceiro.
Entre os brasileiros, destaque total para Bruno. De novo, vale repetir: fez uma corrida de gente grande. Provou que tem lugar ali. Já Massa ficou apenas em 15º.
Completando o top 10, Webber, Raikkonen, Bruno, Di Resta, Vergne, Hulkenberg e Schumacher.
Com o resultado, Alonso lidera o Mundial de Pilotos, com 35 pontos. Hamilton é o vice-líder, com 30. Button tem 25.
No Mundial de Construtores, a McLaren tem 55 pontos, contra 42 da Red Bull e 35 da Ferrari.
O que Ferrari e Sauber vão dizer? Talvez nada, como de hábito. Mas que ficou estranho, ficou…
Como Fabio Seixas falou Williams no 2 pelotão.. se enganou! apostei na Williams desde dos teste em Jerez dela Frontera com esse motor Renault não tem pra ninguem,e mais, me atrevo a dizer que Williams vai briga pela 3 ,ou 4 posição junto com Lotus, ou quem sabe ate o vice, o carro da Williams é muito bom, é estável ,bem rapido,a Renault sempre fez bem a Williams é só pega ai quantos titulos a Williams tem com motor Renault …no total 5 titulos
Isso é sério? Só pode ser piada o que ‘colunista’ está falando. Você acha mesmo que o Perez, estreante, tem a chance de ficar em segundo lugar na segunda corrida dele na F1 e vai arriscar um toque e abandonar corrida?
Pelo amor de Odin, pare de comentar F1 enquanto é tempo!! Sério mesmo!!
Fabio acho que vc delirou, rs. Não tem nada de manipulação na jogada. Perez errou e pronto.
Nossa Fabio, até hoje eu tinha muito respeito por vc. Que coluna jornalisticamente vazia.
Ele quase foi parar na brita!
Se ele fez de propósito naquele ponto da pista molhada, arriscou demais!
Pensem nisso.
Sobre Vettel… quando o carro não é bom é que aparecem os bons pilotos, cadê Vettel? Que tal aprender com Alonso, nas duas corridas, bons resultados com um carro ruim, enquanto isso, Massa… kkkkkkkkkkkkk
Alonso vence corrida conturbada na Malásia.
A vitória ameniza a crise da Ferrari, que tem sofrido com o carro ruim. Felipe Massa terminou apenas em 15º. Já Bruno Senna fez uma corrida de recuperação e chegou em sexto, seu melhor resultado da carreira na F-1.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. E-mail: pinheirinhosb@gmail.com
Domingo, 25/ 03/ 12, Hora, 11: 35, 42
Só assisti a corrida à partir da volta 45. E estranhei o fato do Alonso estar liderando o GP da Malásia com Sergio Pérez em segundo atacando o espanhol na luta por uma vitória.
Achei emocionante e, ontem domingo, após a vitória do espanhol Fernando Alonso e do inédito segundo lugar de Sérgio Pérez, escreveria um extenso comentário sobre a excepcional vitória do espanhol e do aspirante a futuro campeão mexicano. Mas. Havia mesmo alguma coisa muito estranha no ar?
Ferrari. Sauber. Comunicação de rádio?
É. Com certeza havia alguma coisa muito estranha e suspeita no ar…
O que comentaria?
Escrever um comentário sobre uma corrida espetacular?
Ou então, seria mais sensato esperar o desenrolar dos acontecimentos dos fatos?
Segunda- feira, 26/03/12, Hora, 02: 45, 50
Espero e acredito que não seja mais uma modalidade de trapaças e falcatruas na F- 1. Principalmente quando entre os personagens principais figuram como protagonistas, a Ferrari e Companhia.
Se for desse jeito, do que adianta uma corrida ser tão emocionante e que num dado momento tão crucial da prova, ocorrer esses incidentes tão infames?
segunda- feira, 26/03/12 Hora, 04: 45, 00
Por enquanto, na minha opinião, a corrida foi emocionante, e que F. Alonso realmente é o melhor piloto da Atualidade.
Quanto ao mexicano Sérgio Pérez, com toda a certeza esse cara vai longe.
Mais um futuro e promissor campeão de F-1 à vista.
Por enquanto, só daqui a três semanas na próxima corrida.
Pelo amor de Deus, que sensacionalismo é esse, a equipe pediu para ele ter cuidado, ele com certeza iria atacar o Alonso e fatalmente o passaria, mas galera o cara simplesmente ERROU!!!!!, deu uma escapada e perdeu contato, já tão querendo achar chifre em cabeça de cavalo, sem mais.
Posso ser ingênuo, mas acho mais lógico creditar o erro de Perez à sua inexperiência do que a qualquer outra conspiração. Um abraço Fábio!!
Hehe, Alonso foi ajudado? Uma pergunta básica: Alonso terminou quantos segundos na frente da “poderosa Mclaren”? Houve ordem de equipe para todas as equipes então, pois Alonso terminou a frente de “todos”! Uauuuuu, a maior farsa do automobilismo mundial, ganhar uma corrida não pelo carro, mas pelo “braço”!!! Como disse nosso colega, “na chuva os carros se igualam, os pilotos não”
Cade o Vettel, Fabio Seixas? Voce que sempre disse que ele era o melhor, o maior e cheio de bla bla bla, aonde está todo seu conhecimento de automobilismo???
Agora que o carro dele nao é o melhor, vemos que ele é um piloto apenas ‘bom’, onde na Toro Rosso deu sorte e por uma serie de combinaçoes, venceu o gp de Monza, e nos ultimos anos pela RedBull teve sorte de ter o melhor carro e nao ter concorrencia, aí ele fez o feijao com arroz. Agora, na dificuldade, ele nao é sombra dos 2 ultimos anos, e isso é a prova mais clara que ele é um farçante, um piloto apenas bom, e nada mais que isso. Quero ver você admitir que estava errado em respeito dele. Será que a humildade faz parte deste blog também???
Ache um post em que eu disse que o Vettel “era o melhor, o maior e cheio de bla bla bla”. É muito fácil entrar aqui e colocar um comentário sem base, não?
Amigo, o problema do blogueiro não é o vettel e sim o HAMILTON olha só como ele se referiu ao mesmo “Nos boxes, ganhou as posições das duas McLaren _Hamilton se lascou no tráfego.”
Parece até pessoal e com satisfação que ele fala do HAMILTON quando tem problemas, mas não diz que o problema foi culpa da equipe mas se fosse do piloto….e se fosse o HAMILTON que tivesse atropelado um outro carro como fez vettel e buttton coitado do HAMILTON a essa altura já estaria sendo crucificado e gente falando um monte de balela do cara.
vettel e button são muito bons e não quase não erram mas somente quando estão sem ninguém à frente.
HAMILTON erra mais pois arrisca mais.
Alonso erra pouco mesmo arriscando.
por isso os dois são melhores do grid, a velocidade e capacidade de ultrapassar que o HAMILTON tem a mai, o ALONSO compensa com genialidade em controlar uma corrida com inteligencia, estratégia e tranquilidade (o que ainda o HAMILTON não aprendeu).
Abs!
“vettel e button são muito bons e não quase não erram mas somente quando estão sem ninguém à frente.”
quis dizer QUASE NÃO ERRAM.
Cheiro de marmelada???
Alguém mais viu a corrida???
O cara forçou, depois da “suposta orden” tirou meio segundo… e foi passear na grama – arriscando o segundo lugar – para deixar o Alonso ganhar???
É hora de admitir que ele pode nao ser o piloto mais simpático do grid… mas que tem muito braço para conseguir levar uma Ferrari deficiente a ganhar uma corrida no começo da temporada.
Enquanto isso… na Sala de Justiça… Massa como chassis novo nao foi capaz de entrar los pontos. Tá na hora de pedir o boné…
Pneu do Vettel não explodiu, foi decepado por uma Hispania. Culpa do Vettel também.
Lamentável erro do Button, quando ví a cena ao vivo gritei pro meu pai -Olha a caga** do Hamilton.
Bahh, não era o Hamilton, era o Button.
Ja leram o livro: Triste fim de Massa na Quaresma? pois é.. Best Seller trágico.
Triste foi ficar 4 horas acordado de madrugada até o sol raiar e ver o Alonso ganhar com ordem entre equipes. Até imagino como foi a conversa:
Ring… Ring… Ring..
Sauber: Alô?
Montezemolo: Alô o caralh* Se ele passar o Alonso o preço do motor será triplicado, a ajuda técnica e financeira será cortada.. e vcs farão um inimigo muito poderoso.
Sauber: Senhor, sim senhor.
Que comentário mais bizarro esse, sinceramente, quem acompanha automobilismo sabe muito bem que não houve marmelada coisa nenhuma! Perez após o erro ainda tirou um caminhão de tempo do Alonso, casa houvesse marmelada ele teria diminuído o ritmo, o que não aconteceu mesmo após o erro! Outro ponto, o erro foi muito forte, quase jogou o mexicano para brita… sinceramente tenho certeza que o Fábio sabe disso tudo e comentou de forma proposital para criar um discussão sem sentido!
É a v4lha Ferrari num casamento perfeito com Fernando Alonso, os dois se merecem.
Eu só não entendo Massa nesse negócio, a principio me parecia que Massa não queria ajudar Alonsito a ganhar titulo, mas e agora? Para mim é o fim do Massa na F1 a não ser que vá para uma nanica, tanto é que é até o chefe da Maclarem já deu opinião na performer de Massa, o cara tá se queimando prova após prova.
Sempre falam que o Hamilton é o Dick Vigarista (Invenção do Gavião despeitado) e as dúvidas sempre pairam é sobre as “ajudas” dadas ao Alonso, se o acontecido ontem fosse com o inglês, na situação do aviso do radio para o Perez, a imprensa e os comissários da F1 estariam desclassificando o sujeito e tudo mais.
Ontem foi vergonhoso ouvir os caras mandarem escandalosamente o piloto parar de atacar, se o motor da Sauber não fosse Ferrari será que o aviso viria?
Quanto mais vejo F1, menos acredito que os resultados finais são realmente fruto do trabalho e da competência dos pilotos.
fábio, ótimo post como sempre. mas o pneu do vettel nao explodiu por que quis. ele tocou o bico do carro do Karthikeyan numa falha do alemao. o indiano abriu espaco e ficou quieto.
esqueceu de falar do erro cometido pelo Perez logo após o rádio. e nao acho que foi marmelada. uma equipe que nunca ganhou e vê uma vitória tao próxima nao agiria assim. mesmo que tenha os motores ferrari. o engenheiro é que desconcentrou o piloto levando-o ao erro, na minha opiniao.
quanto ao massa, já era. nao dura até o meio da temporada. ontem vimos o abismo entre ele e o alonso.
abracao
É muito ingênuo um piloto q entra na Ferrari sabendo q será segundo piloto, almejando qdo o primeiro sair ele assumir o posto, claro q isso não ocorre, será q ninguém vê isso. A Ferrari vale a pena para o segundo piloto ganhar muito dinheiro, mas se o desejo é ser campeão, esqueça, pq lá o piloto é destruído, sua autoestima é esfacelada. Imaginemos Perez sendo segundo de Alonso, vai receber muitas dessas ordens, depois q o Alonso sair, virá um outro campeão, um Vettel por exemplo, este vai querer ser segundo, ou vai impor no contrato ser o primeiro? Ora, qta ingenuidade um piloto q não foi ainda campeão querer sê-lo pela Ferrari. Massa foi destruído, massacrado, assim como o são todos os segundos para q não esqueçam seu lugar. Não creio na permanência do Massa até o meio da temporada. Pena, pq após a mola, ele foi engolido pelos acontecimentos e qdo retornou não tiveram um pingo de consideração, nem mesmo qdo tava fazendo um ano do acidente, a equipe mandou ele abrir pro Alonso.
Olá Fabio,
Gostaria de lhe lembrar do seu comentário sobre o Perez no ano passado. Você se lembra?
Disse que o piloto não tinha experiência suficiente para a F1 (apesar dos seus resultados nas categorias de acesso) e que não esperava muito dele. Muitos leitores (eu inclusive) lhe criticaram por isso, pois pilotos como Bruno Senna tinham ainda menos experiência.
E agora Fabio, o que você tem a dizer sobre o Perez?
Bom, não tenho sua paciência de ler 567 comentários, então, se estou sendo repetitivo, mal aí!
O fato é que Sauber e Ferrari sempre tiveram um relacionamento estreito (lembremos que Massa, inclusive, “amadureceu” na Sauber por conta de acertos contratuais com a Ferrari). Mas, ainda assim, acho que beira o absurdo o rapaz ser obrigado a entregar o ouro: aquele rádio não é transmitido em tempo real, o engenheiro pode ter falado aquilo havia umas 2 voltas (e é compreensível porque, bem, semana passada teve um tal de Maldonado que… enfim). Enfim, a Sauber parecia a Brawn, com o macacão limpinho de patrocínio… já pensou se o mexicano põe tudo a perder por pura inexperiência??? Sauber é uma grande pessoa, mas, também, um exímio homem de negócios.
hahaha o Fábio com essa teoria de cheiro estranho no ar ta tentando desviar o foco das Williams, se liguem galera, ele disse na pré temporada que a Williams seria fundo de grid
Fabio seixas postei ontem um relato que menciona o fato de Bruno Senna ter feito um belo trabalho na Malasia, digno de profundo conceito , peço desculpa escreve ensinou com “c” errei feio. Uma visão sobre este acontecimento deve ser levado em consideração , primeiro ele fez mais pontos do que a Williams o fez em 2011 por ser brazuca merece um espaço considerável,assim como Luiz Razia e Felipe Nars na gp2 feras promissoras para
aprontar pelo mundo a fora , será muito bom para o EGO. abraços
Tanto o erro do estrategista da Sauber, quanto a ordem para não atacar quanto a consequente “saida de pista” lembram muito o que ocorreu com o Nelsinho Piquet e que acabou dando uma vitória para o mesmo ALONSO.
Tanto o errro do estrategista da Sauber, quanto a ordem para não atacar quanto a consequente “saida de pista” lembram muito o que ocorreu com o Nelsinho Piquet e que acabou dando uma vitória para o mesmo ALONSO.
Esse comunicado ao Perez foi a nova versão para o “felipe alonso está mais rápido” , dá para acreditar que o Perez já assumiu suas funções de 2o. piloto da Ferrari, falta só vertir o uniforme e sentar no carro vermelho .
Em tempo: O galvão chamou o Naldonado de bruno, disse que confundiu o capacete!, como pode confundir o número dezoito com dezenove? A rodela com o número na Williams fica bem no meio do bico e é facilmente identificavel na camera de bordo. Mais um Gaga precisando de descanço. Como diria o Mauricio Roberto “prefiro o Kleber”
Ok. Está certo que houve muitos impasses na corrida. Talvez se fosse uma corrida normal, os resultados não seriam os mesmos, pendendo mais para o tradicional. Mas, o que vale é a corrida em si, “pois se minha vó (*#@;P) tijolo eu teria uma olaria”. O fato de Perez ter ficado em segundo, para mim, foi uma questão de justiça. Desde quando ele surgiu na F1, eu já havia notado que ele era um piloto digno de destaque: pilotos estreantes aparecem nas posições intermediárias em uma corrida? Aparecem, inclusive enquanto os primeiros pilotos que decidem parar nos boxes param. Isso é normal. Mas com a mesma frequência que Perez? Acho que não. Sempre quis colocar Perez como destaque aqui, assim como coloquei Vettel quando ainda ele estava lá… na Toro Roso e abandonou uma corrida em segundo lugar. E na questão do rádio. É normal que uma equipe mediana, que não sabe quando vai ter um segundo lugar novamente, mantenha a defensiva e assim, é melhor ficar em segundo do que tentar um primeiro e ter que abandonar a prova por uma rodada na pista ou outro incidente. Moral da história: não acredito desta vez em jogadas pelo rádio, pois se eu fosse um piloto de uma Force India por exemplo, um terceiro lugar para mim seria uma vitória. Então entendo a estratégia da Sauber. Como nos velhos ditados: “mais vale isso do que aquilo”. Então é mais fácil tirar um segundo trazendo o carro para casa do que arriscar um primeiro e escapar em uma curva, como aconteceu mas sem consequências, do que arriscar todas as fichas no jogo e perder toda a oportunidade.
…e previsões por previsões… como também já disse aqui antes… cadê a Red Bull desta vez??? kkkkkk
Gente, o Perez, quando errou, passou em cima de uma grama molhada, a uns duzentos quilômetros por br, como alguém pode combinar isso…. fórmula um tem política, mas está não foi não. Grande corrida do Bruno, creio que estará mais confiante… o massa se continuar assim, corre riscos… tá muito ruim
Coisa de idiota pensar que a equipe não estava feliz com a 2ª posição – nunca alcançada na história. Acreditar em marmelada é coisa de imbecil. Jogar essa conversa fiada em um blog especializado, como formador de opinião, com todo respeito, é uma vergonha.
–
Lembrando que a Ferrari só tem esse histórico de falcatrua por conta de vcs, desinformantes da “mídia especializada” nacional. Quem assiste F1 e é fã, sabe que ocorre em todas as equipes, com frequência. A Mclaren roubou documentos da Ferrari e foi pego. A Renault forjou resultados com Briatore, que é outro… e vcs só falam de Ferrari.
–
Não. Não houve “marmelada” alguma. O que houve foi um simples toque do engenheiro pedindo para ele TOMAR CUIDADO. Não tem código algum, nem ordem.
–
Vcs não viram ele quase saindo da corrida não?? Estão cegos?? Não precisaria de tudo isso… se fosse essa histórinha de marmelada que vcs defendem, ele limitaria-se a reduzir o próprio ritmo, ao invés de jogar o carro na área de escape…
–
Vergonha.
Concordo em gênero, número e grau. Se fosse o Bruno Senna saindo da pista naquela hora a imprensa estaria sustentando e suportando o garoto como “inexperiente, que não suportou a pressão e derrapou na curva”… porque o pobre do Perez não poderia ter se “empolgado” e passado do ponto quando viu que tinha chances reais de vencer? Ser tendencioso é fogo, a gente só vê o que quer ver…
Porque desta vez ninguém falou para o Alonso: “Perez is faster than you” ? rsrsrrs
A polemica esta grande.
Gostaria de um link para ver a 50*volta, se a ordem foi antes ou depois do erro. alguem sabe de um??