Feiúra
24/03/12 15:20Ok, o degrau nos bicos dos carros são horrendos. Mas já teve coisa pior por aí…
Projetado pelo suíço Luigi Colani, sobre um chassi March 721, o Eifelland Typ 21 tinha ambições revolucionárias. Carregava esse espelho retrovisor que mais lembrava um periscópio, esse enorme duto de ar frontal, essa plataforma em volta do piloto…
Foi um grande fiasco.
Obrigado ao Luiz Fernando Martins, do Guarujá, que mandou a foto.
Quando este carro apareceu não foi considerado feio por ninguém, muito pelo contrário.
outro exemplo de “criatividade”: Ligier Matra de 1976 (“bule de café”)…
Naquela época os projetistas eram mais criativos que os atuais. Os carros eram bem diferentes uns dos outros. Na foto é possível ver, atrás do Stommelen, a March(possivelmente do Lauda) e a Tyrrell ( Stewart ou Cevert?). Isto sem falar na Lotus 72D, Na Ferrari 312, na Mclaren m19, na Brabham BT 34 e por aí vai… Cada carro com uma característica própria.
Hoje todos usam bico de tubarão, aerofólio estreito e radiadores nas laterais.
Eu gostei desse carro. O bico lembra a Williams do Moco.
eu acho esse CLASSICO mais bonito
Cara, pois eu achei esse aí lindão!!!
Pelo menos eles tinham um certo charme de “ser diferente”. Hoje em dia a feiura é padronizada. Aí é phodda!
Dos carros “feios” do passado, o único que não me desce de jeito nenhum é aquele March com uma tábua de passar no lugar do aerofólio. Com todos os outros eu sou condescendente.
Caro Fábio,
Concordo que o veículo não é dos mais “charmosos”, porém partindo de uma análise extritamente técnica, as soluções do projeto foram bem concebidas.
Eliminou a enorme tomada de ar vertical que todos exibiam na época (diminuindo área de atrito e consequentemene, arrasto), o retrovisor vertical centralizado e de maior área, deveria possibilitar melhor campo de visão traseira que os atuais ( e minúsculos) que não servem pra nada, pois o aerofólio traseiro, mais vibração da carenagem limitam o campo de visão ( é só lembra das desculpas de Massa e Hamiton no ano passado) .
O fato do referido bólido não ter tido exito, não necessariamente esta vinculado ao projeto de sua carenagem, vide FD 01 ( Fittipaldi + Divila) que era lindo, tinha uma aerodinâmica perfeita… porem não andava. Chassi, suspensão e conjunto mecânico, contam muito ( vide Ferrari F 2012).
Feio ou bonito… é questão de gosto, o que vale em carros de corrida é a eficiência do conjunto.
E esse ai além de feio não deu certo! Perdeu tempo hein chefe?
Fábio, não se acentuam mais o “u” tônico nas palavras paroxítonas quando precedidas de ditongo. Feiura.
Feio é corrigir os outros desta forma. A reforma ortográfica que ninguém pediu e alguns idiotas implantaram faz com que o português correto seja privilégio de professores da língua ou de alunos aplicados de cursinhos pré vestibular.
E esse bico com um degrau dos carros de hj??? estamos em 2012… estranho… será que tem algum efeito aerodinamico ou serve apenas para rebaixar o bico do carro (regulamento)>>> abs
cruzes! rsrsrsrsrs
Credo, será que aquela haste com um triângulo acima da cabeça do piloto é uma cãmera ou um acessório para rebocar o carro?
* desculpe “…trabalhava…”
Como dizia um cara que trabalha comigo: Nunca reclame do dia de hoje..amanhã pode ser bem pior”
Neste caso o passado era pior…muito pior.