Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Feiúra

Por Fábio Seixas
24/03/12 15:20

Ok, o degrau nos bicos dos carros são horrendos. Mas já teve coisa pior por aí…

Rolf Stommelen, no Eifelland Typ 21, em 1972

 

Projetado pelo suíço Luigi Colani, sobre um chassi March 721, o Eifelland Typ 21 tinha ambições revolucionárias. Carregava esse espelho retrovisor que mais lembrava um periscópio, esse enorme duto de ar frontal, essa plataforma em volta do piloto…

Foi um grande fiasco. 

Obrigado ao Luiz Fernando Martins, do Guarujá, que mandou a foto.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Leduard comentou em 25/03/12 at 13:22

    Quando este carro apareceu não foi considerado feio por ninguém, muito pelo contrário.

  2. Sandro comentou em 25/03/12 at 4:59

    outro exemplo de “criatividade”: Ligier Matra de 1976 (“bule de café”)…

  3. marcelo comentou em 24/03/12 at 23:13

    Naquela época os projetistas eram mais criativos que os atuais. Os carros eram bem diferentes uns dos outros. Na foto é possível ver, atrás do Stommelen, a March(possivelmente do Lauda) e a Tyrrell ( Stewart ou Cevert?). Isto sem falar na Lotus 72D, Na Ferrari 312, na Mclaren m19, na Brabham BT 34 e por aí vai… Cada carro com uma característica própria.
    Hoje todos usam bico de tubarão, aerofólio estreito e radiadores nas laterais.

  4. Flavio Costa comentou em 24/03/12 at 21:44

    Eu gostei desse carro. O bico lembra a Williams do Moco.

  5. gustavo giroti comentou em 24/03/12 at 20:45

    eu acho esse CLASSICO mais bonito

  6. Mauricio comentou em 24/03/12 at 18:29

    Cara, pois eu achei esse aí lindão!!!

  7. Julio Lima comentou em 24/03/12 at 17:43

    Pelo menos eles tinham um certo charme de “ser diferente”. Hoje em dia a feiura é padronizada. Aí é phodda!

    Dos carros “feios” do passado, o único que não me desce de jeito nenhum é aquele March com uma tábua de passar no lugar do aerofólio. Com todos os outros eu sou condescendente.

  8. Hernández comentou em 24/03/12 at 17:10

    Caro Fábio,
    Concordo que o veículo não é dos mais “charmosos”, porém partindo de uma análise extritamente técnica, as soluções do projeto foram bem concebidas.
    Eliminou a enorme tomada de ar vertical que todos exibiam na época (diminuindo área de atrito e consequentemene, arrasto), o retrovisor vertical centralizado e de maior área, deveria possibilitar melhor campo de visão traseira que os atuais ( e minúsculos) que não servem pra nada, pois o aerofólio traseiro, mais vibração da carenagem limitam o campo de visão ( é só lembra das desculpas de Massa e Hamiton no ano passado) .
    O fato do referido bólido não ter tido exito, não necessariamente esta vinculado ao projeto de sua carenagem, vide FD 01 ( Fittipaldi + Divila) que era lindo, tinha uma aerodinâmica perfeita… porem não andava. Chassi, suspensão e conjunto mecânico, contam muito ( vide Ferrari F 2012).
    Feio ou bonito… é questão de gosto, o que vale em carros de corrida é a eficiência do conjunto.

    • Paulo R. comentou em 25/03/12 at 8:52

      E esse ai além de feio não deu certo! Perdeu tempo hein chefe?

  9. Romeo Nogueira comentou em 24/03/12 at 16:57

    Fábio, não se acentuam mais o “u” tônico nas palavras paroxítonas quando precedidas de ditongo. Feiura.

    • Leduard comentou em 25/03/12 at 13:19

      Feio é corrigir os outros desta forma. A reforma ortográfica que ninguém pediu e alguns idiotas implantaram faz com que o português correto seja privilégio de professores da língua ou de alunos aplicados de cursinhos pré vestibular.

  10. Ulisses Miranda comentou em 24/03/12 at 16:40

    E esse bico com um degrau dos carros de hj??? estamos em 2012… estranho… será que tem algum efeito aerodinamico ou serve apenas para rebaixar o bico do carro (regulamento)>>> abs

  11. alex comentou em 24/03/12 at 16:26

    cruzes! rsrsrsrsrs

  12. Luis Pereira comentou em 24/03/12 at 15:52

    Credo, será que aquela haste com um triângulo acima da cabeça do piloto é uma cãmera ou um acessório para rebocar o carro?

  13. Rita comentou em 24/03/12 at 15:41

    * desculpe “…trabalhava…”

  14. Rita comentou em 24/03/12 at 15:40

    Como dizia um cara que trabalha comigo: Nunca reclame do dia de hoje..amanhã pode ser bem pior”
    Neste caso o passado era pior…muito pior.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).