Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Hamilton, e jogo aberto em Sepang

Por Fábio Seixas
24/03/12 06:14

Em Sepang, a confirmação de que a McLaren é a equipe a ser batida neste começo de ano.

Dobradinha no grid. Novamente com Hamilton em primeiro e Button em segundo.

Button e Hamilton, na entrevista pós-treino (Tim Chong/Reuters)

 

É a 21ª pole do inglês, que desempata com Alonso e Damon Hill e se torna, de forma isolada, o 11º melhor na estatística.

Foi o desfecho de um dia que viu um agitado revezamento de pilotos nas primeiras posições.

Começou com Rosberg, o mais rápido no terceiro treino livre, ainda na manhã malaia. O tempo do alemão, 1min36s877, quase 1s5 melhor do que a marca de Hamilton na sexta. A novidade foi a reação da Red Bull, com Vettel em segundo e Webber em terceiro.

O treino oficial aconteceu com calor e umidade, 31ºC no ar e 42ºC na pista.

E com a Red Bull de novo aparecendo bem. Webber fez o melhor tempo, 1min37s172, seguido por Schumacher, Button, Rosberg, Maldonado…

Os brasileiros precisaram se esgoelar para passar. Massa, com uma Ferrari, vejam só, precisou apelar para os pneus médios _os mais macios à disposição lá. Fou o 15º. Bruno ficou no fio da navalha, em 17º.

Os cortados, Vergne, Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, De la Rosa e Karthikeyan.

O Q2 foi mais embaralhado na ponta e, lá atrás, mostrou o quanto a coisa está feia para Massa.

O brasileiro foi só o 12º e não avançou. Ficou a 1s016 de Raikkonen, o mais veloz. Sim, os tempos foram muito próximos, mas isso não justifica. Ainda mais com o tal chassi novo…

A marca de Raikkonen, 1min36s715, a melhor do fim de semana até então. Button ficou a 0s213. Depois vieram Rosberg, Schumacher, Hamilton, Grosjean, Webber, Alonso, Vettel e Pérez.

Massa, em Sepang (Franck Robichon/Efe)

Além de Massa, foram cortados Maldonado, Bruno, Di Resta, Ricciardo, Hulkenbeg e Kobayashi.

(Cadê os entusiastas da Williams, que passaram a semana passada me azucrinando?)

“Hoje não foi o dia que acertei, ainda estou sofrendo um pouco no qualifying, mas tenho um bom carro para a corrida”, disse Bruno à TV Globo.

Veio o Q3, e logo Hamilton se impôs, voltando à forma da sexta-feira. Cravou 1min36s219 e não foi superado.

Schumacher até tentou ficar em segundo, mas, na última volta, Button roubou o lugar, ficando a 0s149 do companheiro.

O hepta larga em terceiro, seguido por Webber. Raikkonen é o quinto, com Vettel em sexto _o alemão usou pneus duros no final do Q3, claramente abrindo mão da briga lá na frente e pensando mais na corrida.

Na quarta fila, Grosjean e Rosberg. Alonso é o nono, com Pérez em 10º.

A McLaren é a favorita, mas é difícil apontar com qual piloto. Se Hamilton é o mais veloz, Button tem a seu favor o dom no bom trato aos pneus, fundamental no calor e no asfalto abrasivo de Sepang.

Schumacher pode aprontar? Claro. E Vettel, lembrem-se, poupou pneus.

Jogo aberto de novo. Tomara que vire rotina.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. fabio moyses comentou em 25/03/12 at 1:13

    vc disse q a Wiliams ia brigar no fundão… não ferra cara!!

  2. Alex Xavier comentou em 24/03/12 at 23:55

    O nome dos treinos para mim foi o Schumacher, e alguns novatos estão mostrando porque estão ali.

  3. JOAO CARLOS comentou em 24/03/12 at 21:52

    NAO ACHEI O RESULTADO DA WILLIAMS RUIM. DEIXOU 2 STR , 2 FORCE INDIAN E 1 SAUBER PRA TRAZ. PARECE TER UM CARRO MELHOR QUE ANO PASSADO. NAO VAI CHEGAR NA LOTUS E NA MERCEDES MAS DA PRA ANDAR BEM CONTRA AS OUTRAS. ACREDITO QUE O BRUNO AINDA POSSA EVOLUIR. MALDONADO É ESTABANADO , DESTRUIDOR DE CARROS.

  4. josé comentou em 24/03/12 at 21:26

    O que sempre eu estranho tanto aqui como nas reportagens do Uol é a falta de profundidade, pois leio em outros lugares e tenho muito mais informações, por exemplo não li em lugar nenhum nem aqui nem nas reportagens do Uol que no primeiro treino do Massa ontem ele estava com uma configuração e na segunda parte do treino ele voltou com a configuração da Austrália e todo o treino foi ruim, porque não usar mais espaço dar mais informações e deixar um pouco o sensacionalismo dos títulos, pois parece que quando leio essa coluna não acrescenta mais nada e geralmente vem faltando informações que vejo em outro lugares, tv e outros sites, portanto gostaria de mais profundidade, parece que existe uma certa preguiça de fazer um texto maior e dar mais informações tanto de tua parte quanto das reportagens do Uol.

  5. gilson blanch comentou em 24/03/12 at 19:37

    Uma pequena diferença, um garoto em início de carreira.
    O que vcs querem, no momneto estamos sem piloto para a próxima temporada.

    Paciência

  6. Pedro comentou em 24/03/12 at 19:25

    Esse é o trabalho da Fia com constantes mudanças no regulamento. Tenho crença que Mclaren está se dando bem por causa do chassi baixo com quem está acostumado.

    Mercedes acertou a mão com o duto da asa, mas “abala” apenas nos treinos, na corrida, a peça só dá vantagem em ultrapassagens.

    Numa matéria inglesa, Vettel afirmou que não é estratégia poupar pneus, afirmou que lidava com problemas com o “prime”.

    No mais, para as demais corridas, não vou descartar os gênios.. Copiarão o duto da Mercedes e, talvez, repita-se como em 2009. O carro da flecha prateada não tenha mais atualizações. Nada de descartar as latas voadoras.!!

  7. william comentou em 24/03/12 at 19:08

    Fábio nos teus posts pós treinos antes do GP da Austrália tu falou que a Williams ia ficar no fundão do grid e definitivamente não é isso que estamos vendo por isso que rolou tanta azucrinação.

  8. Danilo comentou em 24/03/12 at 19:05

    Olho na Lotus, hein? Vem podio dela por aí!
    A force india decepcionou… Estas posições, apesar de empurrada por motor mercedes? Inacreditável.
    A vitoria é da Mclaren, agora se ham ou but, é uma incognita.

  9. Luiz Bassan comentou em 24/03/12 at 19:04

    2,1 milesimos e muita coisa na f1

  10. Mauricio Weiss comentou em 24/03/12 at 18:24

    Uma diferença de 0,3 para o Alonso não tem nada de vergonhoso. E quem disse que esse chassi novo é melhor que o que está com o Alonso. Você é típico brasileiro que só sabe criticar brasileiro.

  11. Érico M. Marques comentou em 24/03/12 at 18:15

    Fábio,
    não havia percebido a questão dos pneus duros para o Vettel. Poderá fazer a diferença num circuito que “come” os pneus e com diferenças tão pequenas entre os carros…afinal, ele poderá ficar mais tempo na pista no início da prova, ganhando algumas posições e reservando os pneus mais macios para o trecho final, com menos combustível e pista mais emborrachada!!! Estratégia muito interessante…
    Veremos na prática…
    Abraços.

  12. marcilio dos santos bandeira comentou em 24/03/12 at 18:10

    olá! fabio;a verdade que o massa não esta a altura de pilotar um carro ferrari,a choradeira é sempre a mesma comparem seu desimpenho com de alonso e ponto final,um conselho a todos tirem o som da televisão no dia de corridaouvir as baboseiras do galvão ta por f ora.um abraço!

  13. Williams Gonçalves de Farias comentou em 24/03/12 at 16:21

    Nao sou entusiasta da Williams e muito menos fico azucrinando ninguem por isso, mas essa classifacacao ai nao quer dizer nada Flávio. O Bruno é muito ruim, e ele mesmo declara isso… o Maldonado foi pra brita. Como ja disseram, vendo so os tempos, a Williams só perde pras quatro maiores equipes. Acho que eles acertaram esse ano. O que falta? Piloto bom de braço.

    • Ulisses Miranda comentou em 24/03/12 at 16:50

      Acho o começo da Williams bom! nem excelente nem ruim… apenas bom… pra tudo na vida deve-se começar por baixo e se tiver consistencia pode melhorar em 2013 e talvez!!!!!!! várias exclamações mesmo_ ser uma equipe de ponta brigando pelo título cobiçado em 2014…

      abs

    • carlos eduardo comentou em 24/03/12 at 19:46

      Perfeito. Só discordo sobre o Bruno. Ele nao é ruim. É fraco. A Willian é melhor que os seus pilotos

  14. junioR - Tubarão SC comentou em 24/03/12 at 15:58

    Correção… mudar (Fou o 15) por (Foi) acho que foi essa a ideia. Se puder abra o topico de palpites mais cedo.
    abs

  15. Rogerio comentou em 24/03/12 at 15:42

    Fábio, se esse chassi novo da Ferrari é a solução para a falta de desempenho, pq o massa é que está testando e não o Alonso que é o primeiro piloto da equipe?

    • Ulisses Miranda comentou em 24/03/12 at 16:13

      Rogerio, num post anterior comentei que essa seria a saída mais interessante para o Massa e a Ferrari. Acho que a Ferrari gosta muito do Massa (posso estar completamente errado) e por isso, na emergência, disponibilizou esse chassis… emergência!!!… precisam do mundial de construtores… mas como disse acima (posso estar completamente errado…)… Fábio, o que acha??? teste ou vamos ajudar o Massa?

  16. Junior comentou em 24/03/12 at 15:32

    Não sei realmente o que pensar sempre li sua conluna com imparcialidade e via um reporter pronto a dizer o que achava mas atualmente você tem tido um perfil extremista que diz que todos são melhores que os brasileiros concordo em parte temos um piloto inexperiente e um piloto que não tem como ser comparado ao seu companheiro mas ambos tem muito a mostrar e devemos como brasileiro apoia-los sendo realistas claro vendo dificuldades deficiencias e tudo mais que deve ser visto mas sempre tentando também visualizar a melhoria gradual que pode ocorrer, sabemos que Massa não passará desse ano na Ferrari já estava escrito desde o ano passado mas não é motivo para trucida-lo como até a nós brasileiros estamos fazendo, Bruno carrega um nome mas ate ai é só isso devemos lembrar que diferente de todos os demais 23 do grid ele passou 10 anos fora do mundo do automobilismo. Devemos ser criticos sim, mas também justos

  17. Carlos Pereira comentou em 24/03/12 at 15:21

    Me desculpe, mas acho que seu comentário foi infeliz dessa vez: Para alguns o MASSA só será bem visto se SEMPRE andar mais rápido que o Melhor piloto da atualidade, ou pelo menos um dos 3 melhores…o cara ficou a menos de 2 décimos e ainda querem que ele ande com a carroça melhor que o dono da equipe? RIDÍCULO.

    • claudio coelho comentou em 24/03/12 at 16:04

      se masssa tivemos feito 2,1 milesimo á menos estaria na frente do alonso acabaria com boatos crise falta desenpenho….2 milesimo pé muito na f1 atual

  18. claudio coelho comentou em 24/03/12 at 15:14

    q tal postar os tempos de volta na corrida do alonso x massa

  19. Luis Pereira comentou em 24/03/12 at 15:09

    Caro Fabio,
    Entendo que na hora de produzir o texto para o blog existam 590 informações diferentes e não dê para você analisar tudo, mas gostaria de saber sua opinião sobre a Mercedes e Schummy, pois esta posição de terceiro é ótima para a equipe e ela a partir da fase Européia pode chegar na McLaren (a Ferrari mostra com Domenicalli toda competência de Ross Brawn). Você disse que Schummy pode surpreender mas gostaria de um comentario mais longo.
    Quanto ao restante, perfeito.
    Abraços!

    • Fábio Seixas comentou em 24/03/12 at 15:29

      É tema para um post mais longo. Mas prefiro esperar mais um pouco…
      Abs

      • Luis Pereira comentou em 24/03/12 at 15:48

        Valeu ! Vira e mexe te mando msgs no twitter pois sou Santista também!

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).