Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Sexta, coluna

Por Fábio Seixas
23/03/12 10:10

Doze. Fiz as contas aqui. Brasileiros. Chegaram à F-1 com algo em comum. Uma espécie de desconto, uma pressão a menos, um espírito café com leite.
Um anteparo, enfim.
De nome Rubens Gonçalves Barrichello.
Tinham suas mil preocupações, mas essas, não.
Sabiam que não seriam pressionados, criticados. Que não se tornariam alvo de piadas, musiquinhas de escárnio, personagens de programas humorísticos. Até porque, afinal, não carregavam toda a expectativa de um país _e o ufanismo de uma emissora.

Massa e Bruno estão órfãos. Perderam um anteparo, um escudo. A vida será mais difícil. O acidente em Melbourne foi, de certa forma, emblemático.

A íntegra da coluna de hoje está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna está na pág. D9.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Douglas Ricardo comentou em 23/03/12 at 16:04

    Será que ambos não possuem assessoria? Será que ambos não ficam com vergonha do pouco que fizeram (!) quando despertam na segunda-feira?
    Que zica danada! Acordem Felipe Massa e Bruno Senna… Basta de desculpas… Queremos corridas CONSISTENTES!!!!

    • RealBR comentou em 24/03/12 at 10:21

      Pra pilotar um carro de F1 que nasce aleijado e ainda assim chegar entre os 7 primeiros do grid c/ propriedade, precisa ser um “fucking crazy” no volante como: alonso, lewis, raikonnen, kobayashi e kubica. Na minha opinião. Aquela escapada de traseira do alonso na última curva de melbourne, se é um piloto como o massa, ja era; ia ser batidão no paredão e hospital. O alonso trouxe o carro de volta pelo chifre a quase 200km; isso não é pra qualquer um.

  2. Ivan comentou em 23/03/12 at 15:57

    Seu texto é perfeito.

    E nunca neguei que Barrichello foi (e ainda é) o melhor piloto Brasileiro na F1 desde Senna.

    Porém Barrichello merece sim todas as piadinhas que fizeram com ele. Pois ele sempre foi mais conservador que agressivo (na carreira e nas pistas), e PRINCIPALMENTE, porque ele foi uma das pessoas mais parecidas com Don Quixote que já vi na vida. Quem planta, colhe.

  3. Gilles comentou em 23/03/12 at 15:47

    Enqunto isso o Rubinho ficou em vigesimo quarto lugar (dentro de 26). sera que mais uma vez ele fez oq ue sempre faz, anda no cheiro na pre temporada pra dizer que ta rapido…. nao para nao rubinho, nao nao temos o que falar sem voce nas pistas.

    • vicente comentou em 23/03/12 at 18:14

      é cedo villeneuve, na F1 RB sempre gostou de treinar 6a. com tanque cheio, não que 24o. seja legal… mas é cedo para criticar

    • CarlosSP comentou em 23/03/12 at 19:21

      Impressionante a melhora de Rubens na indy, fez o 24 tempo pela manha. Mas conseguiu uma estupenda recuperaçao para 23 a tarde.

  4. Lucas comentou em 23/03/12 at 15:46

    Sinal de que o mundo acaba mesmo em 2012: Fabio Seixas falando bem do Rubinho!
    Mas brincadeiras a parte, achei muito bom o texto! O cara sempre desempenhou um papel super importante e todo mundo quase que sempre o esculachava! Vamos ver do que esses pilotos são feitos de verdade… se são capazes de aguentar com dignidade a pressão que o Rubinho aguentou quase que heroicamente por 10 anos.

  5. Beto comentou em 23/03/12 at 15:34

    Fabio,
    Mandou bem nessa! É difícil vc comentar algo legal sobre o Rubinho, vc só o esculachava. Agora deve perceber a falta que ele vai fazer e a tendência é que o público passe a acompanhar a Indy, pois seu amigo Massa é ruim demais.

    • Fábio Seixas comentou em 23/03/12 at 15:35

      Aí que está. Você está errado ao dizer que eu só o esculachava. Já elogiei muito o Barrichello, quando foi o caso. Mas muitos internautas só lembram das críticas.
      Abs

      • Guilherme Pinheiro comentou em 23/03/12 at 16:08

        É verdade… eu já fui esdrúxulo com o Fábio Seixas em certa ocasião, mas em razão de um certo ufanismo bobo. Me recordo que nas palavras do Fábio, em resposta ao meu comentário infeliz: “o Barrichello é ótimo dentro do carro, e atrapalhado fora dele”. Não tem como não concordar.

      • Antonio M comentou em 24/03/12 at 12:14

        Tem razão. E o texto foi ótimo.

    • christiano comentou em 23/03/12 at 15:50

      ele dá a opinião dele e muitos que comentam aqui, tem paixão ou carinho por algum piloto, daí a coisa se torna parcial e acham que o fabio é assim

      acho ele imparcial, nunca achei que o fabio puxou a sardinha pra um ou outro piloto, ele acha alonso o melhor atualmente, tem gente que disrcoda, mas isso não significa parcialidade, é apenas opinião dele baseada nos critérios dele.

  6. Carlos Castanheira comentou em 23/03/12 at 15:15

    Rs pobre mortais os que criticam o Rubens! Ser campeão não depende de si próprio na F-1, ainda mais em um período escuro dominado pela politica e dinheiro. Ser campeão atualmente vem de muitos fatores. O Rubens é o melhor “2º piloto” da história da F-1, um gênio do trabalho em equipe. Ou existe alguem que acredita que o Schumacher, quando tinha o Rubens de companheiro, sempre projetou o carro sozinho? E o Button em 2009? Ele é um grande profissional sim! Uma Lenda da F-1 e uma pessoa incrivel. Como ja foi citado ele errou em não se impor, em ser passivo e leal demais aos ideais de suas equipes. Mas isto não o tira do status de ser um “piloto Top”. Abraço a todos.

    • Ivan comentou em 23/03/12 at 16:50

      Carlos, fiz meu comentario um pouco após o seu, e como vc pode ver, reconheço que Rubens é um piloto muito bom.

      Mas sobre seu comentário, todos falam que Barrichello é um grande acertador de carro e etc. Mentira não deve ser, porém acho pouco provável que ele tenha sido realmente relevante para o desenvolvimento da Ferrari. Pois, por exemplo, ele esteve na Willians e na Honda para “desenvolver” o carro e em ambos os casos as equipes não evoluiram nada com o passar dos anos…

      • Antonio M comentou em 24/03/12 at 10:45

        Do prpoprio Fraknk Williams

        01/07/2011 08:32:00 – Felipe Motta

        “… O que o senhor diz do trabalho de Rubens Barrichello na Williams?

        FRANK WILLIAMS: Meu primeiro comentário sobre Rubens seria instantaneamente que sua chegada foi uma experiência valiosa. Ele salvou o time de, não diria erros, mas às vezes foram erros, de gastar tempo em determinado desenvolvimento quando ele em apenas uma volta nos diz que estamos perdendo tempo nesta direção. Ele economiza tempo e dinheiro do time. E ele sempre sabe o que não é para fazer. Ninguém é esperto o bastante para saber o que fazer sempre, mas o homem sábio tem de saber o que não é para ser feito. Ele é um piloto de corrida muito sábio e maduro. Ele é o que precisamos agora.

        : E o futuro?

        FRANK WILLIAMS: É uma pergunta em aberto. Depende do que podemos ou não podemos. Se tiver um bilionário que me diga ‘contrate quem você quiser’, talvez não fosse o Rubens. Lewis e Vettel estou sonhando em esquecê-los. Estou apenas tentando ser bem aberto contigo. Para nós agora ele é perfeito. E não me surpreenderia se ele ficasse conosco por um bom tempo. É algo provável, mas não certo, porque ele é um membro valioso da equipe. Vamos ver. ..”

        E o vamos ver ficou na opção mais marketeira e que trazia mais dinheiro.

        E Rubens sabe acertar um carro, e não projetá-lo, reprojetá-lo ou construí-lo.

  7. Fabio paz comentou em 23/03/12 at 14:07

    Bruno senna queria tanto uma oportunidade agora fica dormindo parece que so fica prizando no carro. massa e bruno parece que tem um imâ que puxa o carro para tras que vergonha .Parabens fabio seixas hoje voce mandou bem…..

    • Ricardo comentou em 23/03/12 at 15:41

      quem projeta carro é o ENGENHEIRO , vc é mais 1 dos q acreditam na lenda “Rubinho acertador e desenvolvedor de carros de F1”

  8. Francisco comentou em 23/03/12 at 13:53

    Sempre gostei do Rubinho, o acho um grande piloto. Não conseguiu títulos em razão da gula do Schumacher. Na Brawn ele perdeu uma grande chance, mas tinha um contrato de risco, e não foi bem na primeira metade do campeonato de 2009. E o Button é um grande piloto também, até melhor que o Rubinho, eu diria. Gosto do Massa, mas o Rubinho tem mais carisma, acho eu. torço para o Button ganhar. Foi um grande companheiro do Rubinho na Brawn, com disputa limpa. O futuro do Brasil na F1 é incerto. Uma pena.

    • vicente comentou em 23/03/12 at 18:32

      bem lembrado Francisco. em 2009 eu tentei torcer contra o Button mas o cara era (e é) um cavalheiro. Pena que RB não soube se impor e trocar os freios mais cedo (timidez? desconhecimento técnico?!? )

    • Antonio M comentou em 24/03/12 at 11:44

      Barrichello teve que esperar 5 corridas para acertarem seu freio, teve largadas prejudicadas por contaminações por óleo em sua embreagem, fazia boa corrida e quando voltava do pit stop o carro caia de rendimento inexplicavelmente, a corrida que mudaram a estratégia e só avisaram o Button tirando a vitória de Barrichelllo com o mecânico “titubeando” e usa mangueira errada e possibilitando Button ficar à sua frente, a corrido no Brasil onde Barrichello faz a pole embaixo da chuva e mostram Ross nos boxs com a cara amarrada ao invés de feliz e comemorando e não deu outra, depois de uma parada nos boxes os pneus de Barrichello murcham mais uma vez. Mas nada mal para Barrichello que estava em uma equipe inglesa, com diretor inglês acostumado ao jogo de equipe na Ferrari, com patrocinador inglês. E Button é claro, pelo jeito uma cara muito sedutor não ?!?!?!?

      • Antonio M comentou em 24/03/12 at 12:01

        Pena que não mostra a cara do Ross Brown

        Rubens Barrichello será pole no GP do Brasil de 2009 http://www.youtube.com/watch?v=rBRrrtcZWmY

        Rubens se classifica em primeiro e Button em 14º ! E graças à “murchada” que “curiosamente” não ocorria com Button em nenhuma ocasião, chegou em 8º e Button em 5º sepultando alguma chance como o vice, Button como campeao bem como a Brown como contrutor ….

  9. Peter Zero comentou em 23/03/12 at 13:45

    Quem gosta de fórmula um torce mesmo para ver corridas boas, independente da existência de brasileiros ou não nos grids. Claro que fica melhor se houver compatriotas disputando. mas não dá para se iludir, atualmente estamos em baixa nesse quesito, espero que o o Felipe e o Bruno me contrariem. Abraços

    • Vinicius comentou em 23/03/12 at 14:03

      perfeito comentário! Quem gosta de corrida não fica torcendo pra um se lascar só pq é inglês ou alemão! O que eu quero ver são corridaças, e que se dane se o primeiro colocado for inglês, alemão, togolês ou o que quer que seja!

    • Junior comentou em 23/03/12 at 14:16

      Concordo com você quem gosta realmente de automobilismo assiste pelo prazer de assistir de ver uma disputa entre carros velozes e pilotos bons, uns mais rapidos outros nem tanto, claro sempre torcerei para que os Brasileiros, afinal sou um, tenha um bom resultado, mas faz parte de qualquer esporte, ganha quem é o melhor quem tem o melhor equipamento quem tem o MELHOR (grifo) talento.

    • RealBR comentou em 23/03/12 at 14:24

      Boa a todos. Apostei c/ um amigo e quero muito estar certo para ganhar a aposta: um jogo original de simulador da F1 2011 na caixa fechadinho, que custa por volta de mais ou menos R$ 100,00 na livraria. Apostei que até julho mais ou menos, felipe baby não será mais piloto titular da ferrari. Tem alguma coisa estranha, obscura, lá pelos lados da ferrari com relação ao felipe. To achando mesmo é que independente de felipe fazer até uma pole, ou até mesmo vencer 3 corridas seguidas no campeonato, a ferrari não quer felipe massa mais por lá de modo algum. Essa do novo chassis, para mim é balela; para mim, até o felipe massa já está sabendo que a ferrari não quer mais ele. E tmbém apostei que Lewis hamilton está percebendo que a mclaren está querendo sair vencendo o máximo de corridas possível com Jenson como fez a brawn em 2009, e dando desculpas esfarrapadas a lewis que eles querem de auxiliar do jenson para tentar vencer os dois campeonatos em 2012. Resultado: vai dar briga feia logo logo, se jenson vencer com folga na malasia e lewis apenas somar pontos para os construtores. Acho que a cara feia de lewis na australia já demonstrou que ele está percebendo a jogada da mclaren. Vai dar merda, porque hamilton vai começar a fazer com button o que fez com alonso em 2007 e, vai acabar a mclaren mesmo tendo o melhor carro de todos, perdendo o campeonato para vettel e a RBR.

  10. Murilo comentou em 23/03/12 at 13:42

    A grande oportunidade que o Barrichello teve na sua carreira foi na Ferrari.
    O problema é que ele não foi convidado pela equipe pra correr lá, ele mesmo se ofereceu pra Ferrari.
    Então, cavalo dado não se olha os dentes.
    Schumacher era o rei dentro do time naquela epoca. Não injustamente. Foi Schumacher que ergueu a equipe que vinha mal das pernas. Foi ele que levou um time de engenheiros que trabalhavam na Benneton, entre eles o Ross Brawn e Rory Byrne.
    Grande parte do merito pelo time forte nos anos 2000 é de Schumacher.
    Barrichello tentou cavar o espaço dele no time mas era uma missão impossivel.
    Schumacher sempre teria a vez na Ferrari.

  11. RUBONE comentou em 23/03/12 at 13:39

    Fábio,como tem torcedores querendo queimar os brasileiros.Só dão azar.Que assistam BBB ou Novelas que ficarão contentes.Formula 1 é para machos.

  12. MAU MELLO comentou em 23/03/12 at 13:39

    O MQUE MAIS INCOMODOUos oseudos entendidos internauts brasileiros foi:

    A torcida da Ferrari fanatica como so ela
    pedir a volta de RUBINHO <<<

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eh será que os fanaticos torcedores
    Ferraristas estão ERRADOS, e os
    pseudos internautas brasileiros certos !!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Eduardo comentou em 23/03/12 at 15:06

      Sim, pois o SEGUNDO piloto não está marcando pontos para a EQUIPE ganhar o mundial de CONSTRUTORES… Ou seja, querem o assalariado Rubinho, eterno funcionário do mês… E o uqe eu gostaria de ver seria ele lutando por vitórias e títulos, não para ajudar o companheiro e pontos pra equipe. Prefiro não ver nenhum brasileiro na F1 do que ver brasileiros abrindo pra outros passarem!

      • Antonio M comentou em 24/03/12 at 12:10

        É igual ao futebol no brasil, torcem pelo time e não por um piloto exatamente, que nem por isso deixa de ser admiridao e respeitado posteriormente. Lembro de um GP na Itália, na década de 70 que um piloto italiano dirigia o carro de outra escudeira e se acindentou possbilitandoa Ferrari ficar à frente e a torcida vibrou. O próprio piloto disse ter ficado magoado mas, seria a mesma coisa de um time nrasileiro jogando aqui contra um time do exterior onde stivesse jogando Pelé, Romário ou qualque outro ídolo nacional mas a torcida manter sua preferência pelo time local. Normal a visão dos italianos …..

  13. Felipe Fugazi comentou em 23/03/12 at 13:31

    Parabéns pelo texto, sem dúvidas o Barrichello servia de anteparo para gente com muito menos talento, e que mereceria muito mais criticas.
    O Pedro Paulo Diniz é emblemático, nunca ganhou nenhuma corrida em categorias de base (como pode???), e passou ileso aos olhos da imprensa e publico na F1.

  14. alexsander comentou em 23/03/12 at 13:27

    ai que delicia! viva hamilton

  15. DURVAL JORGE comentou em 23/03/12 at 13:08

    Pode ser até uma absurdo o que eu vou falar(digitar), mas acho que as equipes que tem um brasileiro só os fazem por causa da aldiência. Mas não sempre prejudica os brasileiro de uma forma ou de outra. Senna sempre foi vitima das armações de terceiro envolvido n a F1, Rubnes foi outro agora é a vez de Massa.
    É muita concidência que deixa a desejar.

    • ,MENGAL,COUTINHO,PELÉ E PEPE comentou em 23/03/12 at 13:25

      Espero que esse seu post não tenha aLdiência… Para o povo não esqueer que aLdiência… não se escreve aLdiência.

  16. Evaldo comentou em 23/03/12 at 12:59

    O que se pode esperar de dois patetas!!!! um sempre andou na sombra de grandes pilotos, costuma baixar a cabeça quando tem que disputar a hierarquia na equipe, é a derrota em pessoa, esta mais pra entregador de spaguetti. O outro , o eterno iniciante, não sei como mas essa é a terceira vez que inicia na F1, não pode ser grandes coisas. O cara que tem talento, não precisa do carro de ponta pra mostra-lo. Se der a lata velha pra ele, incomoda todo mundo.

  17. Ygor Vasconcellos comentou em 23/03/12 at 12:57

    Rosberg, Hamilton ou Perez?

  18. Ygor Vasconcellos comentou em 23/03/12 at 12:56

    Fabio na sua opiniao, quem vc acha que poderia realmente substituir o massa?

  19. Arthur comentou em 23/03/12 at 12:37

    Seu artigo da Folha é bom. Apenas um ponto eu discordo. O ufanismo de uma emissora. O ufanismo de toda imprensa brasileira seria o mais correto. Abraços.

  20. Adyr Mario Quaglio comentou em 23/03/12 at 12:00

    Vc foi perfeito, agora sem o Rubens, que ver quem os programas de “humorismo” vão usar, o Bruno Lalli ou o Massa, isto já não importa, pois minha torcida apenas mudou de endereço, agora esta na Indy. Eu não esqueci o que estes mesmos humoristas fizeram a nossa equipe Fittipaldi e jamais vou perder a oportunidade de lembrar a todos do que ajudou a destruir a única equipe brasileira na F.1

  21. Luciano comentou em 23/03/12 at 11:59

    Fábio, parabéns. Acompanho o blog há anos, assim como outros sobre automobilismo – uma paixão – e devo dizer que que a coluna de hoje é das melhores que já li. Em cima da pinta. Absolutamente precisa. Me perdoe a linguagem, espero que seja publicável: a puta da verdade.
    Uma merecida – e devida – homenagem ao Rubens, que fez muito, mas muito mesmo, embora alguns insistam em dizer que ele é um péssimo piloto. Não é não. Ele é bom pra caramba, e conviveu 17 anos com um peso e uma cobrança indevidos: substituir o Airton, que, como o Pelé, não tem outro.

  22. Thiago comentou em 23/03/12 at 11:35

    Muito pertinente a matéria Fábio. E pelo que andam mostrando ambos os pilotos, na pior das hipoteses pode ser que nenhum dos dois resista até o fim de 2012.

  23. Oliveira comentou em 23/03/12 at 11:25

    Quem deve estar adorando é o Hamilton, agora o Massa achou um outro amiguinho para brincar de bate bate…

  24. Luis comentou em 23/03/12 at 11:17

    Muito boa coluna. Reflete claramente o porquê de Rubens ser muito mais considerado no exterior do que no Brasil.

    Ainda no mesmo tema, o mais pitoresco é ver o Rubens disparado na pesquisa da Autosprint.it sobre quem deveria assumir a Ferrari No. 6

  25. Felipe Gomes comentou em 23/03/12 at 11:14

    Brilhante seu comentário Fábio! Ainda não tinha me dado conta como Barrichelo era importante para que os outros pilotos brasileiros fizessem suas temporadas pífias, uma vez que a imprensa sempre tinha Barrichelo como alvo principal. Sobre Massa, cada vez mais me sinto desacreditado no pultimo fio de esperança de vê-lo dar a volta por cima este ano. Sobre Bruno, depois que soube que ele não andará em nenhum treino de sexta-feira do ano também perdi qualquer esperança de enxergá-lo como concorrente direto de Maldonado. Ele já largou muito atrás do companheiro de equipe por conta desse contrato. O que vai acontecer é que o Brasil vai ficar uns dois ou três anos (2013, 2014 e 2015) sem um representante na F1, até porque Felipe Nasr e Luiz Razia estão iniciando suas carreiras na GP2 e, até conseguirem experiência na modalidade e ascenderem à F1 em uma equipe mediana, terá muito mar para remar!

  26. fernando julio barbosa comentou em 23/03/12 at 10:47

    Bom dia colegas, eu acompanho a f1, desde 1970 vi o nascedouro brasileiro da f1, garndes pilotos brasileiros assiti grandes duelos de nossos pilotos contra os pilotos da europa, estou com 62 anos não sei se vou viver para ver outro brasileiro campão na f1.

  27. Jeff Olegário comentou em 23/03/12 at 10:27

    concordo. Barrichello, será provavelmente reconhecido como o nosso último piloto TOP da categoria, até um um REAL talento surja. a História sempre fará justiça!

    • ANDRE DE ITU comentou em 23/03/12 at 11:14

      pilotos TOPs e de TALENTOS ganham TITULOS…

      • Opa comentou em 23/03/12 at 11:34

        Nem sempre.

      • Nando comentou em 23/03/12 at 11:48

        O Rubens é um piloto TOP, o que lhe faltou foi a habilidade política. O A. Senna e o Piquet, por exemplo, souberam marcar seu território, como fez o Schumacher e faz o Alonso – vendo que na McLaren não ia rolar, se antecipou em vez de ficar 6 anos na equipe.

        • Nando comentou em 23/03/12 at 11:58

          Em suma, não adianta ter talento TOP se não agir como “macho alfa”.

          • Antonio M comentou em 23/03/12 at 12:13

            Giles Vileneuve, Carlos Reutman, Stirling Moss não eram TOP, não eram “machos alfa” ?!?!?!?!?! Cada analista que aparece ….Duvido que o próprioo seja assim no próprio emprego … A coluna acaba de mostrar algo tão pertinente mas, parece que não leu ou se recusa a aprender …

          • Hardy comentou em 23/03/12 at 14:20

            O Rubinho é um piloto TOP não pelos titulos mas pelo conjunto da obra.

      • Paulo Roberto Moura comentou em 23/03/12 at 11:50

        Talentoso sim. Top não.

        • Antonio M comentou em 23/03/12 at 12:15

          Barrihcelo = TOP

          Felipe Massa (se não abrir o olho) e Bruno Sena = top, top, top …..

          • Roberto comentou em 24/03/12 at 0:26

            Olha o defensor do lixo humano…só para sua informação o “gênio” ficou em 24º…rsrs ….ele acha que está bom…o Rubinho é isso…pra quem gosta de bosta é um prato cheio.

          • Antonio M comentou em 24/03/12 at 11:55

            A corrida já foi? Não é amanhã ?!!?!? ahhh bom …

      • Antonio M comentou em 23/03/12 at 12:19

        E ganhou nas categorias anteriores a chegar na F1 , o que aliás lhe permitiu chegar a essa categoria, sem comprar vaga!!!

      • CarlosSP comentou em 23/03/12 at 13:33

        Essa discussão parece piada. Obvio que barrichello nao é e nunca foi piloto top na f1. Os top tem titulos, zilhoes de vitorias, voltas mais rapidas, poles e tudo mais que caracteriza um CAMPEAO! devem tar locos né? Se barrichello é tao bom, porque não está na mclaren, na redbull, na lotus no lugar do Kimi? Porque um piloto tao bom é dispensado, mesmo querendo desesperadamente continuar correndo? Essa insistente defesa desse cara já ta parecendo coisa de retardado mental.

        • vicente comentou em 24/03/12 at 6:29

          idade.

        • Antonio M comentou em 24/03/12 at 11:54

          Coisa de retardade é avacalhar com a carreira de um piloto, por quem nem mesmo pilotou um dia ….

    • Eduardo comentou em 23/03/12 at 12:23

      Alguém pode citar um piloto TOP que não ganhou títulos? Mas contemporâneo, por favor…

      • christiano comentou em 23/03/12 at 16:01

        robert kubica, pizzonia (esse venceu TUDO onde correu, menos na f1), Carlos Reutemann, Piquetzinho

      • vicente comentou em 23/03/12 at 19:02

        Montoya, o próprio Raikonen, que só foi campeão 1 vez e meio que por sorte… mas do passado são muitos, os já citados Moss, Reutemann, Villeneuve, Cevert, Petterson, Regazzoni, Rindt, Depallier, Pironi, Ickx…
        a maioria deles com desempenho abaixo de barrica!

  28. Maximo comentou em 23/03/12 at 10:23

    Fabio, de forma mais folclorica e menos competente eu avisei isso pra turma do blog onde escrevo logo que Bruno foi confirmado no lugar de Rubens… http://ultrapassagem.org/2012/01/17/nao-se-iludam/

  29. Bruno Ribeiro comentou em 23/03/12 at 10:21

    Bruno e Felipe caminham a passos largos e abraçados pra o fim de carreira na Fórmula 1.

    Felipe levando sova de Alonso todo treino e corrida.

    Bruno levando couro até do piloto reserva…

    Eu to tranquilo, só assistindo no sofá e torcendo por uma bela briga entre rbr, mclaren e mercedes durante todo ano.

  30. Bruno Santos comentou em 23/03/12 at 10:21

    É Fábio, é nessas horas que os grandes campeões se sobressaem, na postura diante das adversidades.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).