Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Programe-se

Por Fábio Seixas
21/03/12 10:38

E tem GP de novo no final de semana.

Sepang, Malásia, quente, úmida e sempre sujeita a tempestades tropicais.

A Pirelli que prepare a estreia dos pneus para pista molhada. A meteorologia diz que há chances de chuva nos três dias de F-1 por lá.

Segue a programação…

quinta-feira
23h: 1º treino livre

sexta-feira
3h: 2º treino livre

sábado
2h: 3º treino livre
5h: Treino classificatório

domingo
5h: GP da Malásia, 56 voltas

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Victor comentou em 22/03/12 at 17:31

    Ouvi boatos, de fontes seguras, que o Räikkönen já encomendou um freezer cheio de Magnums e Coca-Colas. A confirmar.

  2. Thiago Pomkerner comentou em 22/03/12 at 16:33

    Se tiver alguem aí tão viciado que até a hora da chuva quer saber em Sepang, acompanha nesse link:

    http://www.ulfp.com/ulfp/mod_page/view.asp?ID=39

    O circuito fica no terço inferior, um dedo pra baixo daquele quadradinho estilo Distrito Federal da Malásia.

  3. Vinicius Martinez comentou em 21/03/12 at 17:28

    Nada pode ser pior que ler comentarios de gente que talvez goste sim de F1 mas torce como se fosse a seleção brasileira ou seu time preferido, achando que os brasileiros sempre tem que estar na ponta, lembrando que nem no futebol dominamos mais. Gente, a F1 é um grande laboratório com investimentos de bilhões, com tecnologia de ponta, com alto interesse de retorno financeiro, comandada por um homem poderoso que faz as coisas acontecerem como ele determina, por outro lado as equipes fazem o mesmo visando seus interesses, são dois pilotos por equipe, então um sempre vai ter vantagem, sabe quem? o que trouxer mais dinheiro, bobagem quem anda falando em piloto pagante, todos são, tazem patrocinio ( recurso para as equipes se manterem), se um dia tivermos um Bradesco ou Itaú jogando dinheiro em um piloto como fez o Banco Nacional com o Senna, o Santander com Alonso a Petrolifera com Maldonado, etc etc etc, as coisas podem mudar de figura, quem pode questionar a capacidade do Rubinho que esteve por lá 19 anos e ainda ganhando muito bem para isso,por quantas vezes esteve a frente do Shumi na Ferrari, classificação e corrida, tendo que tirar o pé ou trocar de posição nos pits top, cansamos de ver isso, sentou na F indy e desbancou muita gente logo no primeiro treino, da mesma forma o Massa, isso esta escancarado, cansamos de ver, entrar p/ trocar pneus e sair atras, o Bruno Senna começou tarde e já esta na F1, deixa ele crescer, talento não falta, nem para ele nem para ninguem que esta lá, não tem bobo não, todos eles estão acima do limite do carro, melhoram o carro e eles abaixam o tempo, so vai ser campeão quem estiver na hora certa no lugar certo e com o patrocinio certo $$$, sem carro Shumi 6 vezes campeão não faz nada, e ainda é abatido 90% das vezes pelo Rosberg, o Alonso Bi campeão, considerado por alguns como o melhor piloto da atualidade, alem de não conseguir resultados, alguns com sorte, precisaram jogar o Nelsinho contra o muro para ele subir no podium com uma Renalt (Kid vigarista), o Botton que estava proximo de abandonar a carreira, concordou em baixar o salario para permanecer em uma equipe nova que vinha no lugar da Honda, por conta de um difusor se tornou campeão e hoje é a maior ameaça ao queridinho de Ron Denis, Hamilton, estava desacreditado, surgiu das cinzas da equipe HONDA, então é assim que funciona, hora certa no lugar certo, se formos considerar que do primeiro ao ultimo do pelotão existe uma diferença em segundos menor que qualquer um de vocês que criticam sem conhecimento, demoraria para digitar o seu propio nome em seu PC, a F1 é para poucos mesmo, e cada um tenta fazer o melhor que pode com que tem na mão e não pensem que é possivel fazer dois carros exatamente iguais, sempre um carro, pneu, cambio, motor etc é, mesmo que um pentelhezimo, é melhor que o outro,os dinamometros, tunel de vento, balanceamento mostram isso e a união de tudo melhor vai para o que tras mais dinheiro e faz a diferença, pq será que o chassi com defeito esta na mão do Massa e não do Alonso, não dava tempo de fazer mais nada, o carro é um fiasco, não perseguiu ningeum, foi perceguido por um novato que tinha carro para passar por cima, nem Vettel, nem Botton, nem Kimi, nem Shumi, nem Hamilton, muito menos Alonso vai colher algum resultado no braço, quem manda é o melhor carro se andar no trilho, se sair do trilho o carro não funciona, não tem braço que segure.
    Assistam a F1 de manhã, de tarde ou a noite sabendo que quem vai vencer é o melhor carro e não quem supostamente se julga o melhor.

    • Rosana comentou em 22/03/12 at 20:14

      olha vinicios…concordo contigo mto bm colocado sua opiniao…o problema dos brasileiros é q nao sabemos perder….se ganha é um deus se perde é um zé ninguem…eu assisto a F1 pelo esporte q eu gosto mto…nao sou do tipo q torço só p/ os brasileiros…pena q outros nao pensam assim…

    • Josafá comentou em 23/03/12 at 19:15

      Concordo com vc sobre a tese de que a f1 é o melhor carro, mas discordo que vc ainda ache que Barrichello é melhor do que Schumacher, o alemão é acima da média, como foi Senna e Piquet, mas tb acho q aos 43 anos ele não precisa provar mais nada pra ninguém, no entanto tá com um carro melhor do que o ano passado e vc vai ver como ele vai andar bem, se é braço ou carro não sei, só sei te dizer que ele sempre foi atras de vencer e não atras de ganhar dinheiro como fez bvarrichello, segundo nelson piquet ele deixou de correr pela mclaren indicado pelo proprio Piquet pq o contato não era o q ele esperava, ao passo que Nelson piquet correu uma temportada inteira sem ganhar nada na equipe de bernie apenas pelo fato de mostrar seu talento. Pense nisso, antes de defender o Rubens.

  4. Fernando comentou em 21/03/12 at 17:17

    Vale lembrar que a revista colocou a enquete se o Massa deve continuar ou qual piloto deve substitui-lo, entre os escolhidos o Rubens Barrichello está ganhando:

    http://www.auto.it/sondaggi/autosprint/formula_1/risultati-111/Se+foste+al+posto+di+Stefano+Domenicali%2C+a+chi+affidereste+la+Ferrari+n.+6%3F?ok=true

    Votem!

  5. RUBONE comentou em 21/03/12 at 16:34

    é isso ai Joel Belmonte,quem sabe de automobilismo está sempre por dentro,vamos dar credito ao Massa ,como voce disse ele é rápido.agora alguem comparar que o Barrica é melhor que ele me desculpem,pois o mesmo tem duzentos anos de formula1.

    • Antonio M comentou em 22/03/12 at 8:11

      É justamente por ter “duzentos anos” que o cara é bom, ninguém mantém um incompetente por “duzentos anos” e ainda pagando para ele.

  6. Sumaré comentou em 21/03/12 at 16:30

    Essa história de chassi novo está confusa para mim. Eles vão dar para o Massa o mesmo chassi do Alonso? Ou bateu desespero e a Ferrari vai estrear um novo chassi? Se for o primeiro caso, o chassi não é tão novo e o pessoal da Ferrari tem é que calar a boca. Fica dando prioridade pro espanhol e depois acha ruim que o brasileiro não consegue acompanhar. Funcionário não-motivado não corresponde, será que eles não sabem o óbvio? Já se for o segundo caso, então vai começar a fritura do Massa. Pq se a Ferrari tivesse certeza que esse novo chassi é rápido teria dado ele para o Alonso primeiro.

  7. Fabio Amparo comentou em 21/03/12 at 16:13

    Fábio, tudo bem?

    Recebeu do seu agente especial alguma atualização com as fotos da construção do circuito de Austin?

    Dei uma pesquisada no tio Google, mas não encontrei nada relevante.

    Abs

  8. Moisés comentou em 21/03/12 at 15:49

    Se o Massa der muita sorte, consegue lugar em alguma equipe mediana em 2013, se der muita sorte, uma williams no lugar do Bruno….

  9. ANDRE comentou em 21/03/12 at 15:46

    fabio, vc poderia colocar um programe-se da f-indy pra gente tambem…. com o rubinho por la , muita gente vai querer saber o horario das corridas de la….inclusive eu, e claro…

  10. Felipe Gomes comentou em 21/03/12 at 15:41

    Fábio, você acredita na possibilidade da Ferrari rescindir o contrato de Massa antes do fim da temporada?

  11. Arnaldo M. Silva comentou em 21/03/12 at 15:15

    Boa tarde a todos
    Pessoal eu respeito a opinião de todos,mas concordo,vejam a Ferrai ta mal mas se trata de uma grande equipe com o mair orçamento da temporada,se vão trocar o chassi, podem ter certeza,que ja vão começar a testar novos sistemas,porque o que ta ai ja foi pro ralo, e como os resultados do Massa não tem sido consistentes, ele vai servir de cobaia,fazendo testes durante a temporada,podem ter certeza esse carro da Ferrari não vai, pode arrumar a casa.

  12. Ricardo comentou em 21/03/12 at 14:50

    Essa corrida da Malásia, depois que mudaram o horário dela, ficou totalmente avacalhada. Sempre cai aquela chuva torrencial, enfim, uma forçação de barra.

  13. Luiz Fernando comentou em 21/03/12 at 14:46

    Chuva???? vettel e schumi além claro do button….Flávio, e a coluna f1 sem mimimi…esqueçeu???

  14. Peter Zero comentou em 21/03/12 at 14:37

    O Felipe Massa não deveria tentar superar o Fernando Alonso, e sim crer na sua própria capacidade, que deve ter sido perdida naquela pancada que levou. Fernando Alonso é imbatível quando comparado a um piloto com o mesmo equipamento, se o Felipe voltar a confiar na sua pilotagem, pode chegar a duelar com Fernando. Últimos aviso e chance da Ferrari para ele.

  15. Antonio comentou em 21/03/12 at 14:20

    Estreia? Mas não choveu na sexta na Austrália?

    • Miranda comentou em 21/03/12 at 14:42

      Em treino e corrida para valer, ele quis dizer

  16. Rogério comentou em 21/03/12 at 14:09

    Olá Fábio,

    A Ferrari anunciou que o massa terá chassi novo para a próxima corrida. Se ele for mal novamente, você acha que pode ser a ultima corrida dele?

  17. Marcos comentou em 21/03/12 at 13:57

    O “Massinha de modelar” deveria voltar a dirigir a Fiorino.

  18. Rafael comentou em 21/03/12 at 12:42

    Jamais vou esquecer o dia do dilúvio. Enquanto Webber (presidente da GPDA) corria os paddocks de cima a baixo no meio da chuva, colhendo as opiniões dos pilotos, em especial Alonso e Rubens (que eram os líderes dos pilotos), e todos de macacão ensopado e encharcado aguardavam o reinício ou o cancelamento da prova, a câmera corta para os boxes e surge Raikkonen de óculos escuros, chinelo, bermudinha e chupando picolé, dando de ombros para a prova. Sem igual.

    • Sergio Paulo comentou em 21/03/12 at 16:59

      Esta cena foi antológica. Morro de rir até hoje quando lembro dela

  19. fernando julio barbosa comentou em 21/03/12 at 12:17

    Bao tarde colegas, e isso mesmo carro novo o Massa vai ter que mostra desenpenho caso contrario ra, re, ri, ruaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  20. Lauro aidar comentou em 21/03/12 at 12:17

    Caro Fabio. Por rasões comerciais, parece que a verdade é sempre encoberta. A Ferrari sempre priorizou demais o 1º piloto em detrimento do 2º. Barrichello era “obrigado” a dar passagem ao Schumi, Massa é obrigado a dar passagem ao Alonso. Massa perdeu o título em 2008 porque, até 2 corridas antes do final a Ferrari tentou fazer o Kymmi campeão e travou o Massa nos boxes em várias corridas, e fizeram outras barberagens que só acontecem no carro do Massa. Veja os tempos de Pit, sempre. Não é à toa que o Santander, que é espanhol, patrocina a equipe Ferrari e o espanhol Alonso. Como todos sabem, na F1 o dinheiro não tem importancia nenhuma…Haha.

  21. fernando julio barbosa comentou em 21/03/12 at 12:14

    B

  22. José Carlos comentou em 21/03/12 at 12:03

    Bicho, não sei se aqui é o lugar, mas gostaria de comentar sobra a situação do Felipe Massa: Acho que o gato subiu no telhado; A Ferrari decidiu lhe dar um novo chassi para Sepang…Acho que agora, se ele não mostrar serviço, o gato vai cair do telhado e não sobreviverá à queda…

    • Ricardo comentou em 21/03/12 at 12:21

      Acho que, para bom entendedor, foi um ultimato público… quer algo mais potencialmente desmoralizador do que isso, caso na prova de Sepang o Massa tome o mesmo chocolate do Alonso?
      Fabio, fazendo apenas um exercício hipotético, SE a Ferrari dispensasse o Felipe antes do fim da temporada, qual piloto sentaria no cockpit pra completar o ano de 2012 na sua opinião?

      • Felipe Gomes comentou em 21/03/12 at 14:50

        Eu apostaria em Trulli. Italiano, experiente e sem emprego. Um ótimo “tapa buraco” para 2012.

        • Janderson comentou em 21/03/12 at 15:39

          É…Talvez o Trulli seja um bom nome, mas de repente pode ser outro tiro no pé…vide o Fisichella que substituiu o Massa e mal conseguia dirigir o carro… acho que o Massa fica pelo menos em 2012…

  23. Sylvia comentou em 21/03/12 at 12:02

    Vou torcer para a Ferrari ter um melhor rendimento durante os treinos e na corrida. Tomara que o Massa dê a volta por cima e o Bruno melhore para quem sabe, termos vitórias brasileiras nessa temporada. Não custa torcer!

    • sergio comentou em 21/03/12 at 15:00

      Adoro as mulheres, porque são sensíveis ,
      românticas, amorosas, sonhadoras , etc etc ,
      mas não entendem nada de automobilismo …
      O Felipe realmente não é mais o mesmo, depois da ” mola ” do Rubinho… erra bem mais ( vide Hamilton, Bruno , e e outros )…
      E o Bruno precisa se desvincular da sombra do Airton, porque a pressão é muito massacrante …
      Mas, sonhar não custa nada … então sonhemos !

    • joel belmonte fialho comentou em 21/03/12 at 15:07

      Sylvia sou solidario com tua atitude , Felipe Massa não precisa provar nada a ninguém e contratado pela Ferrari e é um piloto muito rápido , infelizmente sentiu a pressão ,porque correr com Alonso é um grande desafio, a F2012 foi construida num laboratório e a aerodinamica , e dawforce ficou comprometido pois este bico frontal rebaixado tirou muito a estabilidade, daí criaram aletas para compensar a perda de velocidade, mais combinado com os pneus pirelli aí a coisa ficor ruim , tanto que alonso na Australia andou com pneus duro, porque os moles não resistiram e deterioraram rapidamente o que forçou Felipe ir para os boxes ok. Bruno Senna tera muito chance para brilhar este ano torço por ele também. abs

  24. Leonardo comentou em 21/03/12 at 11:58

    Fabio e essa decisão da Ferrari em trocar o chassi p/ o Barrichello? Opsss, quis dizer, Massa?

    Me parece algo do tipo, vamos ver se o problema pelo seu rendimento é você mesmo ou o carro!

    O que acha?

    • Jean comentou em 21/03/12 at 12:46

      É crueldade comparar o Massa com o Barrichello….O Massa não chega aos pés do Rubens, infelizmente.

    • Bruno comentou em 21/03/12 at 13:17

      Vcs jogam Xadrez??
      Isso foi simplesmente um “Check”.
      Se ele não sair bem desse “Check” (e acho sinceramente que não sai, infelizmente) em mais poucas jogadas (corridas) ele vai tomar um “Check-Mate”…
      Pra mim, a grande questão não é se o Massa renova com a Ferrari (isso está fora de questão), mas sim se ele conseguirá um carro bom pra 2013…. Receio que não…

      • Ricardo comentou em 21/03/12 at 14:31

        Bruno, eu já penso além. Pra mim, a questão é se ele consegue algum lugar no Grid para 2013, por quê quem vai querer ele?

        • Ricardo comentou em 21/03/12 at 14:35

          porquê*

  25. André comentou em 21/03/12 at 11:42

    Mas umas noites sem dormir !!!

  26. Diogo Pessoa comentou em 21/03/12 at 11:14

    Se de fato chover, não há candidato mais forte do que novamente o JENSON BUTTON. Pra quem acompanhou os últimos 2 anos de Fórmula 1, sabe muito bem como ele corre nesse tipo de clima e da capacidade que tem de correr sob o asfalto molhado / úmido. Além do que, há duas temporadas, pelo menos, que a Mclaren tem o melhor carro na chuva. Abs.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).