Massa sob ataque
21/03/12 16:39A imprensa italiana começou a fritar Massa. Em fogo bem alto.
A “Autosprint” desta semana dedicou capa, reportagem e editorial para criticar o brasileiro.
Ao ler pesados relatos em inglês, achei que havia erros de tradução. Paguei US$ 1,99 e baixei a revista no iPad.
Não, não havia nenhum “lost in translation”. Está pesado mesmo.
A capa dá mais destaque à má fase do brasileiro do que à vitória de Button: “O caso Massa. Com Alonso, apenas, o Mundial de Construtores já corre risco”.
Depois vem o editorial. Que começa falando sobre um tweet de Alonso, em que o espanhol alude sua situação àquela imagem do copo “meio cheio”.
Foi a deixa para a principal revista de automobilismo da Itália chamar Massa de “copo meio vazio”.
Um trecho: “Alonso está sozinho. A outra metade do copo é simbolizada pelo seu companheiro e está completamente vazia. O brasileiro já é um case: treinos desastrosos e corridas vergonhosas. No ano passado, tinha a desculpa de não conseguir aquecer os pneus corretamente. Neste ano, acontece o contrário: ele os destrói após poucas voltas. Pilotando assim, Felipe é inútil para a equipe e para o campeonato.”
O texto termina citando Pérez e Trulli como eventuais seus substitutos.
A reportagem interna mostra as diferenças de tempos entre Alonso e Massa na Austrália, tanto em treinos como na corrida, e volta a criticar o (mau) trato que o brasileiro deu aos pneus.
A Ferrari saiu em defesa de Massa. Em nota, recordou 2008, quando ele começou o ano muito mal e terminou disputando o título. E anunciou que ele usará um novo chassi em Sepang, deixando de lado o carro da Austrália.
Um apoio importante. Mas até quando?
Aí, vai depender do braço (e da cabeça) de Massa.
Ola Fabio tudo bem…. Uma pergunta a voce … O Massa não esta a altura da Ferrari? Ou a Ferrari não esta a altura do Massa? Aguardo resposta
Hoje, Massa não está à altura da Ferrari.
Abs
O MASSA é um enigma.
Como pode ter piorado tanto de uma hora para outra?
Vamos falar a verdade: Ele é pago para passar pneus para o Alonso. Pronto. É o garçon de luxo do espanhol. Todas mudanças, adaptaçoes, remendos, testes, pneus a adptar, pneus “usados”, vao estar no carro DE QUEM RECEBE PARA ISSO. Foi assim com o Barrica, foi assim com Massa. Infelizmente eles nao tem a bagagem de Senna e Piquet para mandar as favas o contrato e passar por cima do companheiro de equipe. Entao, nao tapemos o sol com peneiras. Ele é pago parar fazer exatamente o que esta fazendo. Nada mais.
Na minha opinião a queda de rendimento do Massa dá-se desde o acidente com a “mola” ejetada do carro do Rubinho. Aí veio e “deixa passar” para o companheiro Alonso. O mesmo problema enfrentado por Rubinho no tempo do “Alemão” na Ferrari. Se o Rubinho voltar para Ferrari, coisa que eu não acredito, nós torcedores vamos ter passar “raiva” novamente com a política que a Ferrari adota a favor dos seus primeiros pilotos, na situação atual, o espanhol Alonso. Então amigos, vamor torcer para surgir um novo “talento brasileiro”, porque do Bruno também não se pode esperar muito.
Comentario feito por outro especialista em velocidade, tomei a liberdade de copiar e postar aqui. Voce acha que procede esta afirmação??
“Enfatizando que o time está a disposição do brasileiro e faz tudo para ajudá-lo. A atitude pode ser analisada de duas formas: 1. Realmente, seguindo esta linha, a Ferrari adora o Felipe e ele tem total consideração da escuderia. 2. Pode se tratar, de certa forma, de “queimação”. Dão um novo carro a ele, sabem que é igual e se tomar pau a culpa é só dele. Jogam toda pressão para o brasileiro.
Às vezes um chassi é diferente sim. É sempre complicado ter dois exatamente iguais. Mas as diferenças, principalmente em começo de ano, são mínimas e por isso acho que querem é ver o circo pegar fogo. Jogam toda responsabilidade para Massa. A vida dele não está fácil na Ferrari e pelo visto só vai piorar.
Abraços
Podemos ficar tranquilos, pelo que disse a Ferrari o Massa esta sendo PRESTIGIADO.
Quem acompanha futebol sabe o que isto significa…
Parece que tem uma eleição rolando na Itália para um possível sucesso!
O mais votado: Rubinho… (verdade)
Rubens seria muito maluco em voltar para Ferrari em detrimento a bons prognósticos na Indy, chega de politicagem dos europeus, voltemos os olhos pra os EUA..
Po..o pessoal nao aprende mesmo..os 2 pilotos Brasileiros..ou melhor os 3 nao estao no nivel de um piloto q tem chances de disputar um mundial, mesmo q sentados em uma Mclaren ou Red Bull. Entao…se o Massa deve ser substituido por alguem..nao seria pelo Barrichello mesmo !! O Barrichello ja provou q e’ um otimo segundo piloto e so’. Ahh..mas ta certo…em se tratando de Ferrari..acho q isto basta. A escuderia de Maranello jamais conseguiria lidar com 2 pilotos de ponta como faz a Mclaren ou ate’ Red Bull.
Portanto..deixem o Rubinho ir tentar a sorte na Indy e rezar pra q nao tenha um acidente serio..pois no passado vimos grandes campeoes de F1 q foram pra la e se deram muito mal.. (ex.Piquet e outros).
E simples….o Alonso e disparado mais piloto que o Massa,e talvez o melhor atualmente e o Massa o que se quer dele e que faça um otimo papel de 2º piloto de uma quipe do porte da Ferrari,visando o mundial de construtores,apenas isso,e esta obvio que esta e a ultima temporada dele na Ferrari,so se acontecer um verdadeiro milagre ele permanecera…infelizmente o Brasil esta muito mal representado na F1
É isso ai J olivarte,tem muita gente nova chegando é só ter oportunidade.Ainda tem gente que quer Barrica.So falta pedir a volta de Prost,,Berger Etc.
Fabio, assisti recentemente uma entrevista do Ricardo Divila, projetista do Copersucar e chefe do então estagiário Adrian Newey, trabalhando na area esportiva da Nissan, comentou que o projeto do carro de F1 deve nascer o mais neutro possivel, para que pilotos com caracteristicas diferentes de pilotagem possam se adaptar ao mesmo. Comentou que quando o carro é projetado em cima de caracteristicas de um único piloto, pode acontecer isto que o Massa está passando. Na época do Schumi, se dava bem pois deviam ter o mesmo estilo de pilotagem. Lembra que o carro da Brawn foi desenvolvido para o Button e o Barrichelo teve de receber algumas alterações até de material dos freios, por estilos diferentes.
Fica a reflexão! Será que o Massa desaprendeu ou o carro está só para o Alonso? Por que estão ” trocando tudo do seu carro”.
Eh torcida itliana da Ferrari, lembrqndo-se de Rubinho, mostra como sua passagem por lá ao lado do melhor piloto do mundo SHUMAK, marcou.
Lembrando que foi RUBINHO QUE PEDIU PARA SAIR.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas os genios internautas fingem nao saber disto
rs
Acredito que após o acidente de 2008 realmente o impeto de Massa se arrefeceu. Porém a outro aspecto técnico a ser considerado: Os bólidos da ferrari foram criados mais pera estilo de pilotar de Alonso.
E atualmente, com as mudanças do regulamento alterando o arrasto aerodinâmico, aqueles pilotos que pilotam agressivos não vão chegar a lugar nenhum com os novos compostos dos pneus, feitos para se deteriorarem em poucas voltas. Em tempo: esse ano de 2012 conta com pilotos realmente bons, como nunca se viu na F-1 , o que falta são carros mais competitivos. abraços a todos
Para a Ferrari é melhor fritar o Felipe para não ter que explicar o péssimo carro que construíram. Péssimo! E entre os equipamentos da equipe o Felipe tem sempre o pior, ai fica fácil detonar com ele não é mesmo? Nós brasileiros, deveríamos lembrar disso na hora de comprar um carro zero dessa gente. Mas como somos muito bem colonizados vamos encher os bolsos da italianada e pedir mais.
Quer dizer então que com ele como segundo piloto o mundial de construtores já está em risco!? Qualé!? Com essa F2012 o Mundial já era!! O Alonso precisou de muito sorte para levar esse carro ao 5º lugar. A verdade é que a Ferrari frustou (de novo) os tifosis e eles precisam de um bode expiatório. Infelizmente, o Massa não tem corrido nada e não tem merecido estar numa equipe de ponta. Só que, detalhe, a Ferrari também não tem sido uma equipe de ponta e a tentativa da imprensa italiana em jogar a responsabilidade nas costas dele é digno de pena. Será que o editor não é amigo do Domenicali? Afinal, ele deve estar feito um louco atrás de um tonto pra levar a culpa!
Carro bom todo mundo pilota, mas carro ruim
é que aparece o bom piloto. Pega o Indiano
e coloca na maclaren verão êle no podium.
Quem é profissional não critica publicamente a empresa para quem trabalha, quebra o pau intenamente e defende a empresa publicamente. Esse rapaz é muito ruim, gostaria de encontra-lo na dutra ou melhor na fernão dias que tem pouco radar, para dar um cacete nele, é muito fraco…
Quanto ao Rubinho, ele tem toda razão quando diz que tem muita velocidade dentro dele, esse é o problema, não vai sair de dentro dele nunca..kkkk…fala sério…abraços,
Não foi o Massa quem aconselhou o Barrica a parar? Pode parecer cedo (apenas uma corrida no ano), mas a julgar pelo histórico dele, o mesmo conselho não caberia ao próprio Massa? Depois daquele rádio “Felipe, Fernando is fasterrrr than you”, o cara parece estar correndo com o freio de mão puxado.
Sinceramente, pior que Barrichelo, aliás, muito pior. Há dois anos que não mostra nem interesse em pilotar uma ferrari. Até que enfim alguém está notando isso.
Rubinho no lugar de Massa, já!!!
Que???!!!!!
Para fazer o que????? Mais um que o contrato nao vai permitir andar? Nao adianta trocar de companheiro. Tem que trocar o contrato.
Fábio… perquisa na itália aponta o rubinho como preferido para substituir o massa… o que acha? reconhecimento e tanto, não?
Não adianta perguntar. Apesar de gostar dos comentários do Fábio, para mim ele se coloca na parte da imprensa que se “diverte” enxovalhando o Rubens.
Aí meu povo, vamo parar de chutar cachorro morto. Vaquinha no brejo e só os chifres de fora, Massa não é burro, sabe que já dançou e só não será ejetado se os interesses da Fiat no Brasil falarem mais alto. Essas disputas mano a mano entre ele e Alonso, realmente, como dizia o Chacrinha, enfraqueceram-no e o rapaz acabou desabando. Na proxima deve tomar outro chocolate e vai jogar a toalha. Uma saida estratégica pela esquerda, como o leão da montanha viria a calhar. Conclusão: A vida é dura e Alonso é marvado.
“Interesses da Fiat no Brasil”? O que vc quer dizer com isso? Acha que se a Ferrari ejetar Massa do cock pit, os brazucas vão parar de comprar carros da Fiat? Acho que não tem nada a ver uma coisa com a outra…
alguém conhece alguma pessoa que comprou um carro da FIAT por causa da ferrari? duvido, besteira isso…
O Brasil precisa acordar para o automobilismo nos EUA. Tem muito brasileiro lá, fazendo sucesso. A F-1 tá chata de mais. Quem é que não percebia a “máscara” deste Felipe Massa?? Tá certo que o carro está ruim, e até chassi velho tá usando, mas então, o Massa que se defenda na imprensa.. o carro tá ruim? fala. Agora ficar vendo ele ser frito assim, e ele ficar quieto é brabo pro Brasil. O dia que o Brasil e a FIA permitirem a F-indy em interlagos, o Brasil acordará para o automobilismo de fórmula novamente. Por que a F-1 tem tanto crédito de minha parte quanto o Felipe Massa.
Acho que ele não tem que se defender na imprensa mas, sim, na pista. Por que os caras não malharam o espanhol? Porque ele tem atitude, arrojo, etc. Simples.
Torcedores ferraristas querem Rubinho no lugar de Massa:
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/03/22/barrichello-lidera-enquete-na-italia-para-ser-o-substituto-de-massa-na-ferrari.htm
Essa eh boa, pesquisa em jornal italiano, onde 90% sao votos de brasileiros, e mais 70% deve ser de uma pessoa so, que ficou votando..votando… Coitado do barrica
Se o Galvão ler estes comentários , vai ter
um ataque . Infelizmente concordo, o seu
grande momento foi 2.008 e a Ferrari lhe
tirou o título . Acho que não emplaca 2012.
So espero que não fique na midia ridicular-
mente como bebe chorão Barrichello.Pilotou o melhor carro do mun-
do varios anos e não conseguiu nada.
Depois um carro campeão, a Brawn, e tambem não conseguiu nada.
Reclama do que ? 1º Shumi foi culpado e
depois ? So ganhou muito dinheiro e aju-
dou o Galvão a manter a transmissão de
F-1.
Aceite que depois de Emerson,Piquet e
Senna não apareceu mais ninguem, somente nos delirios do Galvão.
Shummi é marvado, Button também é marvado.
“não ganhou nada” . Os que assistiram na F1 as corridas com Barrichello devem ser cegos e surdos ……
O que o Segundinho Barrichelo ganhou? Só se estiveres falando dos milhões$$…
Nem cego nem surdo. Vi o Barrichello achar que ganhou algumas corridas, porque na hora que valia mesmo, ele saia da frente pro Schumacher ganhar. E ele ainda sambava no pódio!!! Não sei porque ele foi pra Indy. Ele certamente poderia ir pra Globo no lugar da Globeleza! Pelo menos eu iria rir ao invés de chorar.
Infelizmente hoje em dia não é necessário ser um bom piloto para dirigir na F1. É preciso ser um bom funcionário.
Quantas vezes ele saiu da frente? Uma vez e de forma que todo mundo soubesse que até criaram uma regra contra jogo de equipe que ninguém obedece. Depois vou ver se conto quantas vezes o Berger saiu da frente do Ayrton Senna…
Antonio…desculpa, quem disse que italiano entende de F1? Italiano entende de macarrão, de pintura (renascença), todas vez que a equipe foi campeã foi com a mãos de franceses, ingleses, etc. Segundo: Gosta de R. Barrichello é gostar de lixo, LIXO, em todos os sentidos, SEM TALENTO, SEM CARÁTER, SEM BRILHO…
Se o Galvão ler estes comentários , vai ter
um ataque . Infelizmente concordo, o seu
grande momento foi 2.008 e a Ferrari lhe
tirou o título . Acho que não emplaca 2012.
So espero que não fique na midia ridicular-
mente como bebe chorão Barrichello.Pilotou o melhor carro do mun-
do varios anos e não conseguiu nada.
Depois um carro campeão, a Brawn, e tambem não conseguiu nada.
Reclama do que ? 1º Shumi foi culpado e
depois ? So ganhou muito dinheiro e aju-
dou o Galvão a manter a transmissão de
F-1.
Aceite que depois de Emerson,Piquet e
Senna não apareceu mais ninguem, somente nos sonhos do Galvão.
Engraçado a torcida ferrarista querer de volta um “chorão” ….Não sabem nada de automobilismo nénão ?!?!?!?!?!
…E hoje os italianos em uma pesquisa pedem a volta de Barrichello ao carro nº 6….não volta Barrichello!!!!!!!!! Ganhe a Indy. A Ferrari passará muito tempo sem ganhar nada.
Turma do Senhinha!
Vamos reconher que o tempo passa, o Massa já está mesmo na hora de parar. O Pelé, o Piquet tbem, a vida é assim. Mandemos a velharada embora que tem muito piloto chegando pra pilotar as baratas.
Para os críticos do Rubinho (leia-se Fabio Seixas e Cia), deem uma olhada nisso. Na Itália – e diria na Europa de uma maneira geral – acreditam que ele é o melhor para substituir Massa num eventual corte. torço para que continue na Indy e seja campeão por lá!
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/03/22/barrichello-lidera-enquete-na-italia-para-ser-o-substituto-de-massa-na-ferrari.htm
Claro que é considerado o melhor! Já está acostumado a ser segundo em tudo! Porque os italianos não citam Hamilton, Button, Xumi? Porque viriam pra quebrar o pau da barraca, não pra limpar a busanfa do espanhol. Isso, só o Ruinbinho faz.
Só porque o Rubinho aprendeu a não reclamar e o Massa que é ruim que nem o Rubinho, anda reclamando demais.