Massa sob ataque
21/03/12 16:39A imprensa italiana começou a fritar Massa. Em fogo bem alto.
A “Autosprint” desta semana dedicou capa, reportagem e editorial para criticar o brasileiro.
Ao ler pesados relatos em inglês, achei que havia erros de tradução. Paguei US$ 1,99 e baixei a revista no iPad.
Não, não havia nenhum “lost in translation”. Está pesado mesmo.
A capa dá mais destaque à má fase do brasileiro do que à vitória de Button: “O caso Massa. Com Alonso, apenas, o Mundial de Construtores já corre risco”.
Depois vem o editorial. Que começa falando sobre um tweet de Alonso, em que o espanhol alude sua situação àquela imagem do copo “meio cheio”.
Foi a deixa para a principal revista de automobilismo da Itália chamar Massa de “copo meio vazio”.
Um trecho: “Alonso está sozinho. A outra metade do copo é simbolizada pelo seu companheiro e está completamente vazia. O brasileiro já é um case: treinos desastrosos e corridas vergonhosas. No ano passado, tinha a desculpa de não conseguir aquecer os pneus corretamente. Neste ano, acontece o contrário: ele os destrói após poucas voltas. Pilotando assim, Felipe é inútil para a equipe e para o campeonato.”
O texto termina citando Pérez e Trulli como eventuais seus substitutos.
A reportagem interna mostra as diferenças de tempos entre Alonso e Massa na Austrália, tanto em treinos como na corrida, e volta a criticar o (mau) trato que o brasileiro deu aos pneus.
A Ferrari saiu em defesa de Massa. Em nota, recordou 2008, quando ele começou o ano muito mal e terminou disputando o título. E anunciou que ele usará um novo chassi em Sepang, deixando de lado o carro da Austrália.
Um apoio importante. Mas até quando?
Aí, vai depender do braço (e da cabeça) de Massa.
Massa acabou qdo foi ultrapassado nos boxes pelo Alonso. Lembro que na corrida seguinte, nao lembro qual, teve a chance de dar o troco, dar um safanão no espanhol. Não deu. Ali, ele assinou sua condição de manso.
Vou arriscar: tá com cheiro de pizza saborosa.
A Ferrari é a equipe campeã em aniquilar psicologicamente o segundo piloto. Basta olhar para o semblante do Massa e ver que perdeu completamente a autoconfiança, perdeu o tesão, está inseguro..Basta que ele consiga um apoio verdadeiro da equipe e um bom resultado, que a coisa mudará radicalmente. Precisa de um psicólogo esportivo, e de um carro à altura. Será que o tal chassi novo já não foi usado por Alonso na Austrália? ALiás, quem traz a grana do Santander para a equipe? Será que vão dar igualdade de condições para os dois? Ainda mais brasileiro? E agora nós compatriotas, ficamos acabadando de detonar o Massa, no momento que ele mais precisa de apoio, ao invés de irmos pra cima da Ferrari?Isso só acaba de aniquilar e a tirar as forças do cara. Coisas de terceiro mundo.de povo atrasado mesmo, sem respeito e sem amor. Depois então de feito este teste, e ao se confirmar cabalmente que a ineficiência é do piloto, aí sim, respeitosamente ele deveria se retirar, se for o caso..
O Massa nunca foi um piloto acima da média. Nunca esperei dele nada além do que está produzindo atualmente. Sempre projetamos nos novos pilotos brasileiros as imagens de pilotos como Emerson, Piquet e Senna. Gente a verdade e nua e crua, há muito que não temos pilotos talentosos. Isso é fato.
Bem, estou aqui neste blog desde 2007, escrevendo da farsa chamada massa. Aquela disputa de titulo em 2008 nao teve merito algum, foi um imenso apoio da ferrari, (permitindo inumeras quebras do kimi) pra fazer jus o alto investimento dos Todd. Parece que só agora a ferrari esta percebendo que o acordo com Nicolas é pessimo pra ferrari. Parece que todos esquecem que o massa já foi expulso da sauber por incompetencia no meio da temporada tambem. Agora querem culpar a mola jogada por Rubens. Tenho pena do grupo itaipava, que parece ter botado algum dinheiro nesse perdedor. Alem de muita gente não comprar mais seus produtos o TNT passa a ser sinonimo de falta de energia. O oposto do que propoe.
Bem, tomara que venha o jules bianchi, ou ate o sutil. Houve no final do ano passado um ruido do sutil na ferrari já. Só pra registrar, a volta mais rapida de massa na corrida da australia foi mais de um segundo mais lenta que a de Bruno Senna. Isso que Bruno pilota a tal “bomba”, que muitos palpiteiros afirmaram – barrichelo se livrou..
Agora seus leitores já sabem que vc tem IPAD e……US$ 1,99 para gastar em dowload
massa é ruim mesmo, não serve nem para piloto de autorama!!!
E assim, melhor para Alonso. Onde se tem um colega em que anda em uma situação tão ruim assim o destaque é dele, mesmo chegando em quinto na maioria das corridas.
As viúvas podem pisar nas calcinhas:
“…Enquete na Itália aponta Barrichello para substituir Massa
Em apuração feita no site da Autosprint, ex-piloto da Ferrari é o mais cotado na preferência dos usuários
A revista italiana Autosprint colocou uma pergunta para os leitores de seu site: “Se você fosse Stefano Domenicali, quem colocaria no carro número 6 da Ferrari?”. As prévias da enquete dão uma resposta no mínimo curiosa para o carro ocupado por Felipe Massa na temporada de 2012.
Para mais de 32% dos usuários do site, Rubens Barrichello seria o nome ideal para fazer dupla com Fernando Alonso nesta temporada. Atrás, e com 21%, o italiano Jarno Trulli também está no gosto da torcida local. O mexicano Sergio Perez da Sauber aparece em terceiro na preferência do povo com 19%. …”
Corram lá e votem no Bruno…..
Ahhhhhh !!!!! não tem o Bruno ……..
gostaria apenas de fazer uma observação essa queda do Massa não se deve ao acidente, veja bem:
em 2010 na primeira prova a ferrari fez uma dobradinha com o problema que vettel teve no seu carro todos deve lembrar que Massa estava na frente de Alonso quando o Rádio disse a massa que economizar-se combustível, ai o alonso passou o massa o acompanhou fizeram dobradinha ali já mostrou pro massa que ele seria escudeiro de alonso, no gp da china alonso deu um chega pra lá no massa e tudo foi muito legal, na alemanha veio a pá de cal num dia muito especial para o massa 1 ano do acidente, tinha a morte de um amigo e Massa estava na frente quando foi chamado de ridículo e todos conhece a história de pois disso nunca mais o massa foi o mesmo, a partir desse dia ele foi destruido pscologicamente pela ferrari, ao invés de le procurar outra equipe assinou contrato de 2 anos para ser escudeiro, gente essa é a mais pura verdade, ele embora aceite ser escudeiro mais perdeu a motivação de um vencedor resultado essa draga de hoje.
A única coisa que eu acho engraçado é alguns comentários dizendo que Massa envergonha os brasileiros etc. Eu não me sinto envergonhado, gosto da F1 pelo esporte e pouco me importa se um brasileiro é o nr. 01 ou nr. 100. Vou continuar assistindo, porque minha paixão é pelo esporte e não pelas pessoas. Quanto ao Massa, o considero um bom segundo piloto.
Olá Fábio.
O Felipe consegue ser pior que o Rubinho, este pelo menos tem jeito de gente boa, é um cara humilde e não vive com essa cara amarrada, que é característica de baixinho.
A imprensa tem muita responsabilidade porque passa a mão na cabeça de ambos, e são absolutamente parciais, patriotada só vale para quem não enxerga, se todos criticassem com firmeza, eles já estariam fora da f1 a muito tempo. Vocês da imprensa ajudaram a promover essa vergonha que se chama Rubinho e Felipe.
Faço questão de ressaltar que a Bandeirantes é sem sombra de dúvida a mais insuportável defensora da dupla, tem desculpa para tudo, me engana que eu gosto,
Um abraço,
Alguem aí se lembra que hoje, 21/03/2012, Ayrton Senna da Silva estaria completando 52 anos?
Parabéns ao nosso eterno campeão.
rapaziada, só quero lembrar, que no ano em que o massa ficou de fora da f1 por causa do acidente c/a mola, ninguém conseguiu tirar farinha com o carro dele, tanto é que dispensaram o piloto de testes e chamaram o piloto da forceindia que havia inclusive lutada pela primeira posição num circuito europeu c/um forceindia, mas também foi uma decepção no cockpit da ferrari.
fabio, vai ser dificil ele completar a temporada, devido a criticas da imprensa(com razao) e desempenho ruim.
realmente. Uma pena, lembro-me do “bem amigos” do Galvão Bueno, quando ele perguntou ao Massa, o que ele sentia e pensava, ao ser colocado como Ídolo nacional, e da possibilidade de bater os records de Senna e Piquet, ja que o Schummy estava se aposentando e o caminho estaria livre! doce engano.
Penso:
– Massa não sai, Jean Todt (pai e filho não deixa)
– A Ferrari é uma m/e/r/d/a, a imprensa italiana quer o pescoço de alguém. (ao invés de falar do carro)
– Luca Cordero di Montezemolo é um Maria vai com a imprensa.(porém a Fiat aqui no Brasil salva a Ferrari lá)
– Deram um pé na bunda de Kimi ele já tava de saco cheio da equipe e a Ferrari lhe pagou 20 milhões de dólares para não correr.(dinheiro não é problema e veja como o Kimi voltou, muito bem)
– Massa tinha amizade forte na Ferrari quando Schumi estava lá, agora não tá mais.
– Até o Rubinho pediu para sair de lá. (Equipe para 1 piloto)
– Massa vai jantar na casa do Eric Clapton sempre, casa em Mônaco, salário bom. (a vaidade já subiu num degrau muito alto)
– Acho que vai ter uma troca entre Perez e Massa, ainda este ano…
– Que comentário mais extrãno o meu…
Ferrari dá novo carro para Felipe Massa no GP da Malásia para acabar com dúvidas
Nem se tiver duas turbinas enfiadas no rabo esse cara vai voltar a fazer alguma coisa.
A mola fudeu de vez c/a carreira dele.
E é verdade que em 2008 o título tinha que ter sido dele. Naquele ano, ele foi o melhor, a fase era boa, e o carro era tb o melhor.
Por conta de algumas fatalidades (Hungria e Cingapura, só p/citar 2) ele não ganhou o campeonato, perdendo p/um carro pior, e p/o Hamilton, que naquele ano brigou cm a cm c/o Alonso, e c/a equipe dando todo o campo p/ele Hamilton. Mas o carro era pior.
Agora, qq um em circunstâncias normais pena c/o Alonso na mesma equipe.
Se estivesse c/o Vettel, tb seria uma guerra duca. C/o Webber o Alonso engoliria. C/o Button seria interessante de ver.
Mais ainda c/um novato meio malukete como o Vergne. Aí ele, se ficasse 1/2 corridas atrás, poderia até se emputecer.
Mas no geral só daria Alonso, p/mim disparado o melhor da turma.
O fato de Massa estar ficando sem pneus também pode ser um fato de os pneus traseiros não estarem devidamente aquecidos, não é? A forma de Alonso dirigir é que favorece esse aquecimento dos pneus traseiros. Sendo assim, como é que esse ano os pneus do espanhol também não acabaram? Será que a diferença é realmente apenas setup? Até porque Massa nunca foi um destruidor de pneus (nem Alonso um salvador da borracha…).
O simbolo da derrocada do Massa é a aquela ultrapassagem do alonso na entrada dos boxes em Xangai. Ali Alonso marcou território e Massa ficou sem reação, se comportou como um segundo piloto e não como alguem que queria vencer. Basta lembrar os espisódios posteriores.
http://www.youtube.com/watch?v=FzFssxIEWbM
Olha, eu estava muito convencido de que o Massa iria fazer a diferença neste ano de 2012. Ainda quero esperar a segunda corrida para ver sua atitude. Nós sabemos, e ele muito mais, que esta proxima corrida será o divisor de aguas para seu futuro como piloto. Se for muito bom, começa limpar sua barra, se for mediano, acabou. A fila vai andar. Torço por ele…
este massa é um cuzão.
Agora que o Massa tá na pressão danada, vamo ver se ele enfrenta igual homem o Alonso! Já que ele vai sair mesmo da Ferrari, que saia de uma forma digna! E não apenas sendo mais um que se deixou vencer e levar…..
amigo fábio e demais intern.o massa na realidade nunca foi grande piloto,apenas e tão somente mediano,sempre foi muito bom para o galvão bueno e nada mais,aliás ás vezes da vontade de torcer contra por causa desse mau profissional da globo
Massa é ruim, mesmo. esse é o problema dele.
Massa vai até o fim do ano , Fiat brasileira
é a mais rentável , sem contar com o novo
patrocínio TNT. Tempo para êle se recuperar
vai ter, é mais fácil rodar o engenheiro
que projetou essa joça . Quem manda
é os negócios não a torcida.
É curioso ver como o povo bate em cachorro morto. Quando alguém está por cima se calam. Agora todos são entendidos no assunto.
Q piada!
Sinceramente Fabio, o Massa não precisa de fritura, se continuar andando o que ele andou na Australia, não chega nem no fim da temporada. Agora uma pergunta se o Massa não fosse brasileiro quais seriam os comentarios da nossa imprensa…
Fabio, permita-me outro comentário: Desde o ano passado utilizo a hastag #MassaBundao. Infelizmente o brasileiro insiste em dizer que é o mesmo piloto de antes do acidente na Hungria/09. Não é isso que venho acompanhando nos GPs. Vejo um piloto abatido, pouco combativo e, que até hoje, ainda não aprendeu como aquecer e lidar com os pneus – Antes eram os Bridgestones. Agora, os Pirelli. É fato que o último carro competitivo que a Ferrari construiu foi o da temporada de 2008, na qual o piloto foi vice campeão – muitos dizem que foi por causa do erro da Ferrari, mas o Massa colaborou para o resultado final, fazendo duas corridas para esquecer: Inglaterra e Hungria. Resumindo: Não vejo no Brasileiro lenha para reaquecer sua história na Ferrari. Essa análise não tem como base apenas o GP de Melbourne/12, mas conforme citei anteriormente, desde sua volta, ele nunca mais foi o mesmo. O Futuro do Brasil na F1 está cada dia mais sombrio. Temos apenas o Nars chegando na GP2. Vamos aguardar por dias melhores em 2013.
Fabio, não essa mesma revista que anos atrás, quando Massa “assinou” com a Ferrari, o chamou de “O Novo Senna”?
Exato. Bem lembrado.
Abs