Massa sob ataque
21/03/12 16:39A imprensa italiana começou a fritar Massa. Em fogo bem alto.
A “Autosprint” desta semana dedicou capa, reportagem e editorial para criticar o brasileiro.
Ao ler pesados relatos em inglês, achei que havia erros de tradução. Paguei US$ 1,99 e baixei a revista no iPad.
Não, não havia nenhum “lost in translation”. Está pesado mesmo.
A capa dá mais destaque à má fase do brasileiro do que à vitória de Button: “O caso Massa. Com Alonso, apenas, o Mundial de Construtores já corre risco”.
Depois vem o editorial. Que começa falando sobre um tweet de Alonso, em que o espanhol alude sua situação àquela imagem do copo “meio cheio”.
Foi a deixa para a principal revista de automobilismo da Itália chamar Massa de “copo meio vazio”.
Um trecho: “Alonso está sozinho. A outra metade do copo é simbolizada pelo seu companheiro e está completamente vazia. O brasileiro já é um case: treinos desastrosos e corridas vergonhosas. No ano passado, tinha a desculpa de não conseguir aquecer os pneus corretamente. Neste ano, acontece o contrário: ele os destrói após poucas voltas. Pilotando assim, Felipe é inútil para a equipe e para o campeonato.”
O texto termina citando Pérez e Trulli como eventuais seus substitutos.
A reportagem interna mostra as diferenças de tempos entre Alonso e Massa na Austrália, tanto em treinos como na corrida, e volta a criticar o (mau) trato que o brasileiro deu aos pneus.
A Ferrari saiu em defesa de Massa. Em nota, recordou 2008, quando ele começou o ano muito mal e terminou disputando o título. E anunciou que ele usará um novo chassi em Sepang, deixando de lado o carro da Austrália.
Um apoio importante. Mas até quando?
Aí, vai depender do braço (e da cabeça) de Massa.
Felipe me empogou quando venceu duas
vezes em interlagos chorei de alegria!!
hoje virou uma piada ….
se fizer mais uma ou duas cagadas,não chega no fim do ano…..
Existe muitos pilotos que adorariam andar de ferrari…ou ferroça…..
Creio que pode acontecer algo que alguém por aqui já comentou: com um chassis novo podem estar querendo incinerá-lo de uma vez pois se o desempenho não for convincente, será difícil mantê-lo na equipe e irão “acatar a opinião publica”.
Esses jornalistas italianos parecem estar longe de perceber que a Italia esta numa crise econômica tremenda e que a montadora dona da Ferrari é líder de mercado no Brasil há vários anos. Independente da má fase do Felipe Massa, um dos pilotos da Ferrari será sempre um brasileiro, eu não daria chance pro azar de perder o 1º lugar em vendas no Brasil.
depois daquela molada no chifre, o cara ficou variado e não consegue pilotar, ficou meio ruim do kengo.
Fábio, a estréia de Alonso na Ferrari, também marcou o retorno de Massa após o grave acidente de 2009. Além da presença do Alonso, você acha que esse acidente pode ter mudado de alguma forma o piloto Felipe Massa que agente viu em 2008?
É simples, desde que baniram o controle de tração, o Massa é lento, roda, enfim, não pilota nada.
A ajuda eletrônica era fundamental pra ele.
Com um carro medíocre, ele fica pior ainda.
O Senna tinha uma porcaria de carro que era a Williams em 1994 e mesmo assim conseguiu 3 poles. E olha que o Schumacher tinha controle de tração escondido na estável Benetton.
O Massa nunca foi piloto de ponta.
Até quando a propaganda do Santander com Massa entregando quentinha vai ficar no ar???? Infelizmente,Massa hoje é um piloto 0,3 décimos mais lento,fato ocorrido após o acidente dele.E como o carro não ajuda..Se ele ficar até o final do ano,pilotando mal como está,poderá ser devido à Rede Globo,que ainda detém uma boa audiência na F 1 em comparação com o resto do mundo,apesar de a mesma estar caindo ano a ano.
fala sério pessoal, alguém ainda perde tempo vendo esse bando de roda presa na formula 1, esse massa é mais que não sabe nada de pilotar, o cara tem uma ferrari e anda como se pilotasse um fusca, é muito fraco, depois de senna, deixei de ver corrida de f1, só tem pereba pilotando.
Embora eu não tenha certeza disso, me parece que o Massa já ficou na Ferrari por mais tempo do que o Barrichello. A despeito disso (e de já estar provavelmente indo embora), ainda não disse a que veio.
A VERDADE é que o Massa esta cada vez pior, e a Ferrari não esta respeitando ele, como respeitava na epoca do Schumacher e do Kimi Raikkonem. O Alonso chamou o Felipe de RIDICULO; e nada aconteceu. O Massa esta jogado praticamente as traças !!! ficou claro que ele ainda esta lá porque a Ferrari entende que não tem melhor piloto para ocupar a vaga de segundo piloto. Infelizmente a Ferrari ainda não entendeu que a disputa dentro da equipe é salutar. E QUANTO A TRADIÇÃO DE PAISES NA F1, SEMPRE HÁ MUDANÇA, A ARGENTINA NÃO TEM POR MUITO TEMPO UM PILOTO NA F1; A FRANÇA TAMBEM E DAI VAI. E O BRASIL NÃO TEM UMA REPRESENTAÇÃO SIGNIFICATIVA POR FALTA DE APOIO DE EMPRESARIOS E DO POVO, QUE SÓ CRITICA E NÃO APOIA…. QUANDO O ALONSO CHAMOU O MASSA DE RIDICULO, ME SENTI CHAMADO TAMBEM. NO ENTANDO OS BRASILEIRO ENCHE A BOLA DESSE DICK VIGARISTA.
Fábio.
O problema do Massa é nitidamente emocional. Além de estar sob pressão desde o ano passado, tem que “duelar” com Alonso, um dos melhores pilotos da atualidade. Vamos imaginar que por uma gripe forte ou indisposição momentânea, o espanhol fique fora da corrida em Sepang. Certeza que Massa teria um melhor desempenho, sem a sombra do companheiro. O fase do Massa é exatamente oposta a de Button. Mesmo sendo também um segundo piloto, já que o veloz Hamilton é o queridinho da McLaren, Jenson mostra determinação e confiança, o que ficou mais do que provado na largada do GP da Austrália. O lado psicológico é fundamental para o bom desempenho de um piloto na Fórmula 1. Até mesmo o próprio Hamilton sofreu com isso ano passado, apesar do ótimo carro que tinha.
Vc escreve os tipos de besteira que o blogueiro costuma repetir.
Caro internauta…esse negócio de pressão prá cima do Massa na cola mais…o cara já tem mais de 10 anos de F-1 e sabe como as coisas funcionam, não é nenhum menino começando na categoria. O que está faltando, mesmo, é entrega, comprometimento, raça…quando estava com o Schumacher era mais pressão ainda e ele pilotava. Agora dirige um carro. E mal. Tá na hora dele rever seus conceitos de F-1 ou voltar pro Brasil e pilotar um truck ou stock.
Se o problema dele é psicologico manda ele entregar quentinha, não é este o sonho que ele busca.
eu tambem acreditava na reaçao do massa, mas pelo visto ele tem, assim como o hamilton, um problema emocional ou pessoal. Capacidade ele tem, ele so nao ta encontrando o caminho certo, principalmente tendo um companheiro como o Fernando Alonso.
Ola Fabio
O Massa sempre foi bem meia boca, nunca foi observado dessa forma , porque sempre correu atras de algum piloto fenomenal como o Shumi e o Kimi, ambos campeões, que não viam nele um adversario a altura.
Quando a Ferrari perdeu o rumo sem eles , a responsabilidade recaiu igualmente sobre os dois pilotos atuais Alonso e Felipe, na busca da hegemonia perdida.
O Alonso cumpre bem o seu papel e corresponde a espectativa da equipe, é um super piloto, mas o Massa perdeu sua mascara e teve escancarada sua mediocridade, não pilota porcaria nenhuma ( esta mais pra entregador de Spaghetti ) e mais ainda porque os carros não vem ajudando nada.
Então só resta pro seu proprio bem, sair imediatamente da Ferrari e quem sabe em outra categoria menos competitiva, ele possa terminar sua carreira com alguma paz de espirito.
Acho que demitir o Felipe agora , é menos prejudicial para ele, do que ve-lo fazendo papel de idiota na pista e batendo em todo o mundo
Concordo !
Ele deveria sair agora mesmo, não creio que se recupere e vai tomar pau do Alonso o ano inteiro.
em 2008 kimi raikkonen q vc rasga elogios fez um campeonato ridiculo e massa distruiu ele em quase todas as corridas. Hj, massa é destruido por alonso. Ossos do oficio, um dia a caça, outro o caçador.
Fábio, que bom que finalmente tem um iPad!
Consegue assistir ao PitStop nele?
Hehehe….
Boa…
KKkkkk, quando conseguir posta aqui no blog ensinando! kkkkkk
É só baixar o aplicativo do uol F-1 que vc consegue.
Aff
Boa! rs…
Kkk… Aguardamos a resposta… Passei a assistir o pit stop com menos freqüência… Mas continuo acessando todos os dias o blog…
todo mundo sabe que a formula, quem manda é o patrocinador do piloto, se tiver grana pra bancar não sai e na ferrari alem disso existe a proteção ao primeiro piloto que seria sempre um carro mais equilibrado, lembram do tempo do rubinho na ferrai, o schumaker não conseguia acertar o carro aí ele pegava o do do rubinho por isso que o alonso é sempre o melhor, porque o melhor vai pra ele. e por falar em rubinho depois que ele saiu da ferrari o que eles ganharam, devem ter saudades dos acertos de carro que ele fazia e a braw então nem se fala, por isso que não perco mais meu tempo assistindo formula 1 que é um categoria de cartas marcadas.
A autosprint parece torcedor de futebol culpando o técnico qdo o time perde. o massa tá mal, mas e o carro, tá bom? A ferrari 2012 tá levando pau de williams e querem falar o que? O mundial de construtores não virá e não será culpa de massa, será do carro. Vai ficar atrás da mercedes, anotem aí, vai ficar em 4º ou 5º nos construtores.
A impressão que o Massa passa é a de que ele não quer mais pilotar, mas não tem grana para romper o contrato, logo está esperando o fim do ano ou a quebra de contrato pela Ferrari para pular fora!
Não é que não tenha grana para romper o contrato, é não quer deixar de ganhar a grana que ganha, ele vai ficar assim de leve até o fim do contrato ou até a Ferrari mandar ele embora, de uma forma ou de outra ele salva a grana dele.
Massa sempre andou e sempre andara atrás do espanhol, mas achar que os carros de ambos quase sempre são iguais é delirio, a nota da ferrari comprova isso.
é duro ler as palavras que certas pessoas escrevem: pço com 2 ss (sic) e profecia idem , com 2 ss ..assim nao dá …haja mediocridade!!!!
Falemos francamente; o Felipe teve um 2008 sensacional. Me lembrou os bons tempos do Brasil na F1.
Mas depois da molada o cara ficou pelo menos 0,5 mais lento e após o “Fernando is faster than you.” aí afundou de vez.
Tá milionário, não precisa mais de grana.
A única coisa que tá fazendo é envergonhando todos os brasileiros com aquela pilotagem ridícula.
Além de tudo isso jogou o carro pra cima do Bruno por que tava sendo ultrapassado na Austrália.
Sinceramente espero que a Ferrari tome a decisão após a corrida de Sepang e mande ele pra casa.
A F1 deixou de ser o lugar dele há muito tempo.
Fora Massa, vá dar vexame na Stock Car.
A matéria mostra até foto com destaque ao estrago no pneu dianteiro direito do Massa. Como ele consegue fazer isso?
Se continuar assim, o único jeito dele continuar próximo da F-1 vai ser voltando a entregar quentinhas para as equipes em Interlagos, como na propaganda do Santander…
Lamentável, em 2013, a F-1 corre sérios riscos de não ter nenhum brasileiro no grid.
É Fábio, esses pilotos estão acostumados com pressão mas desta vez acho que a panela tá esquentando demais e vai explodir. Infelizmente o Massa perdeu o bonde e não alcança mais. Agora falam de Perez ou Trulli mas e o Kucica, também já foi fritado@
Vale lembrar que a revista colocou a enquete se o Massa deve continuar ou qual piloto deve substitui-lo, entre os escolhidos o Rubens Barrichello está ganhando:
http://www.auto.it/sondaggi/autosprint/formula_1/risultati-111/Se+foste+al+posto+di+Stefano+Domenicali%2C+a+chi+affidereste+la+Ferrari+n.+6%3F?ok=true
Votem!
Sinceramente, alguem acredita na ressurreição do Massa? Eu ja acreditei uma vez, não mais.
Acho que infelizmente (de verdade) vamos chegar ao fundo do posso com nossos representantes na F1, acredito piamente que uma vergonha nacional está por vir _ a demissão do Massa em meio ao campeonato (Senna corre por fora pro mesmo destino).
Será o maior vexame tupiniquim que ja presenciei na F1.
É lamentável, realmente triste.
Não adianta ficar comparando Massa com Barrichello com Senna com Piquet.. isso não serve de nada. Para o Massa nunca faltou braço, faltou cabeça. Em qualquer esporte confiança em sí mesmo é metade do caminho, o resto é talento e dedicação.
O presidente da Ferrari é pretendente ao alto escalão político italiano, a revista italiana está descascando o Massa, a opnião pública acompanha a mídia e o remédio? fazer assepsia! Para amenizar o vexame, o Massa não deve ser o único a rodar, certamente vai entrar o alto escalão da pista junto e algum pessoal de fábrica.
Agora o momento professia: tudo isso acontece depois da Turquia.
Pra quem acha que o Massa não tem braço veja este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=rOyvnnNzaKs
O problema é mais em cima.
Faz todo sentido Thiago. Belo vídeo. Saudades desses tempos.
bons momentos até Hulkenberg já teve. Muitos criticam a ferrari por 2008, mas esquecem que o Massa rodou sozinho na Austrália e Barein naquele ano. 50 pontos perdidos para os dois lados.
Agora vendo o vídeo ai da pra lembra: não é de hoje que o Massa adora da uma escorregada pra fora ne?
http://www.ferrari.com/English/Formula1/News/Headlines/Pages/120322-f1-malaysian-gp-massa-start-again-from-zero.aspx
A ferrari dando apoio novamente!
Concordo, Marco. E tem mais, em 2008 a Ferrari tinha o melhor carro em toda a temporada. Hamilton foi o que teve que correr atrás, lembro como se fosse hoje. Ele iniciou sua reação no GP da China (se não me engano), com uma grande e corajosa tática de fazer 3 paradas e andar em ritmo de classificação o tempo todo. Assim ele conseguiu terminar aquela prova em 2º, entre as duas Ferraris. Foi sua primeira “vitória” naquele campeonato até então dominado pelos carros de Maranello, que estavam fazendo dobradinha atrás de dobradinha. Disso ninguém aqui lembra, pois é mais fácil pensar que foi “sorte” de Hamilton ou “azar” de Felipe. Mas não foi. O inglês deu um show de talento nato naquela temporada enquanto Felipe perdeu apenas para si mesmo.
Aleluia!!!!! Alguém realmente lembra o que aconteceu na temporada de 2008.
Então chega desse blá blá blá de que a Ferrari é culpada do insucesso de 2008, até o Nelsinho foi culpado pela perda do titulo de 2008.
Convenhamos, o Felipe rodou sozinho nas duas primeiras corridas e na Inglaterra foi o piloto que mais rodou durante a prova, cinco vezes. Somente nessas corridas coloco aí, no mínimo, 15 pontos perdidos.
O ano de 2008 foi ao meu ver, muito mais perdido pelo Felipe do que pela sua equipe.
Morava em Padova na época, fazia pós em design de produto, o Felipe não era bem aceito nem em 2008 pelos italianos, a palavra que usavam era: Desconfiança.
Na última corrida eu estava lá, dentro de um bar, comemorando o título, não vi a ultrapassagem do Hamilton.
Que merda, 2008 lembrou os velhos tempos de bater mais forte o coração na hora da largada, de torcer mesmo, pois a chance de ganhar foi real de novo, depois de anos.
Uma pena o Felipe estar nessa situação, foi a última esperança.
Em 2009 teve o Rubens, mais aí até ele sabia que tudo seria feito para o Button, só nao podia dizer.
Abraço!!
Boatarde
Boa lembrança,porque brasileiro, tem memória curta, e fritam seus idolos rapidamente.
E Barrichello também sobreviveu a um acidente grave e voltou a pilotar e alto nível.
http://www.youtube.com/watch?v=muJoUN-90VI
Também não falta braço nem cabeça ….
esse vídeo me mostra uma coisa, que o Kubica era bom demais, brigou até o fim num carro muito inferior, haja braço!!!
Nesse tempo a ferrari tinha um carro de outro mundo prova. que o campeao foi o kimi e a ferrari foi campea de construtores. competencia p estar na f1 ninguem tem o que discutir. agora o jeito como ele ta pilotando sim, o unico provavel motivo que ninguem levantou foi que ta sentido o peso de sero cara que vai devolver o brasil as vitoria na f1 desde de que ele voltou a ficha caiu e ele n deve ta aguentando a pressao. ate a molada ele tava sendo o melhor piloto da escuderia. talvez o tempo em caso mostrou como era o tamanho da “reponsabilidade”.
Sugiro ou tro Felipe para a ferrari, o Nasr!!! Bem que podiadar certo né? rssrsr
Para mim, esse apoio é apenas para marcar presença.
E pergunto: A revista mente? Massa não foi completamente inútil para a equipe no ano passado?
O único destaque que teve em 2011 foi naquela briga insana com Hamilton, aonde por várias vezes correram riscos de um acidente sério.
Tem quem pense ser patriotada, defendendo um piloto italiano recém aposentado e que, vamos combinar, nunca fez nada que justificasse ter uma chance em uma grande equipe.
Mas a tese cai por terra qdo sugerem o nome de Pérez.
Como não acredito em milagres e para mim, o limite de Massa é esse mesmo que ele nos apresenta, repito o que escrevi em um comentário anterior: Antes da metade do campeonato 2012 eles o substituirão e motivo será o mesmo de quando ele saiu da Sauber.
E ai fabio que me diz da willians queimou a lingua de muita gente andou mais que ferrari coloca alonso no volante da willians que ele chega em primeiro ou segundo carro ta rapido
Realmente, queimou a língua de bastante gente(inclusive do Fábio..rsrs)…vamos torcer para esse desempenho continuar na Malásia.
matou a pau, e o Fábio se deu mal. Concordo, e espero que estejamos certos, o carro da Willians, parece que deu liga. Famos ver.
O MASSA JÁ ESTÁ SEPULTADO!!!
O Massa hoje é pior que o Kobayashi e o Perez, talvez até pior que os dois pilotos da Force India e Toro Rosso com certeza ele será demitido e eu não ficaria surpreso se isso ocorresse já em 2012. Eu não o vejo em outra equipe, no máximo na Sauber por caridade o Peter Sauber pois ele não seria piloto pagante. Acho que nem na Indy ele teria espaço, melhor já conversar com as equipes da Stock Car…
Fabio,na sua opnião foi a “molada´´ ou o “Fernando is faster than you´´?
Caro André, sinceramente acho que nenhum dos dois.. o fato é que o F.A. é muito mais rápido, mais centrado, colocou a equipe ao seu redor. É a mesma situação de shumy e rubens, porém rubens sabia administrar e vez ou outra batia no alemão. O Massa não tá sabendo administrar e em nenhum momento bateu o alonso. Naquela corrida da alemanha, o alonso ia passá-lo a qq momento, a ferrari só quis evitar o pior.
Mas aguardemos a opinião do Fabio, na minha opinião, um dos melhores comentaristas de F1. Abraços;…
Andre, acho que nem um nem outro. A ferrari não tem um carro bom há muito tempo. O Alonso consegue fazer a diferença no braço, o Massa não. Com isso fica muito evidente a diferença da qualidade dos pilotos.
excelente analise, disse tudo amigo. Massa é um bom piloto, e só, já alonso é um bicampeao e excelente piloto, como ele consegue fazer a diferença no braço o Massa fica assim, destruido psicologicamente, já q nao consegue segui-lo.
Agora garanto q se no lugar do alonso existisse um piloto apenas bom, no lugar, a vida do massa seria mto boa hj, talvez, seria até bem vista, pois ele poderia ser mais rapido q o outro piloto. Como as coisas nao sao assim, o Massa tá penando.
Gostaria de ver em qq equipe o Alonso + Vettel, queria ver se o Vettel na mesma equipe q alonso seria tudo isso q falam dele.
As duas coisas juntas!
Eu, particularmente, acho bem difícil o Massa reverter essa situação.
Fábio, quando você acha que começou a má fase do Massa?
Quando o Alonso começou a andar bem pela Ferrari.
Abs
Pra mim o simbolo da derrocada do Massa é a aquela ultrapassagem do alonso na entrada dos boxes em Xangai. Ali Alonso marcou território e Massa não ficou sem reação, se comportou como um segundo piloto e não como alguem que queria vencer. Basta lembrar os espisódios posteriores.
http://www.youtube.com/watch?v=FzFssxIEWbM
Na minha opinião foi naquela ultrapassagem na entrada dos boxes no Gp da China…com aquilo o Alonso desmoralizou o Massa em publico e mostrou quem manda na equipe!!!
A má fase começou naquele dia que Alonso fez a ultrapassagem em cima dele na entrada dos boxs.Ali,o que ele deveria ter feito?Simplesmente,o que passou a fazer depois com Hamilton em 2011.Se tivesse dado um chega pra lá em Alonso,hoje, a história seria outra.