Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
19/03/12 16:58

Domenicali disse quer Massa “precisa de manter focado em sua pilotagem”. O diagnóstico é correto. O brasileiro claramente sente mais e mais, GP após GP, a pressão de correr ao lado do melhor piloto da atualidade. É um círculo vicioso. Ou uma bola de neve. Ele sente a pressão, anda mal, a pressão aumenta, ele anda pior ainda. Mola? “Fernando is faster than you”? Não. Acho que esta é a verdadeira razão para seus desempenhos tão ruins. Falta de foco por sentir-se pressionado. E o fim desse drama cada vez mais parece ser a saída da equipe;

Para Massa, o toque com Bruno foi normal.”Ele viu a chance de tentar me passar, fez o máximo que pôde, mas acabou passando um pouquinho do ponto. Só que não dá para dizer que foi culpa dele”, afirmou. Tenho opinião diferente. Acho que foi o ferrarista que forçou a barra;

Sobre Bruno: sua estreia pela Williams foi muito fraca. No sábado e no domingo. A permanência em 2012 precisa começar a ser conquistada já. Do meio do campeonato para a frente, a vaca já foi pro brejo;

A ficha já caiu na Red Bull. “Sabemos onde precisamos melhorar, temos várias coisas sendo produzidas na fábrica e tiramos resultados positivos deste final de semana, com um pódio e um quarto lugar”, disse Horner. É pouco para uma equipe bicampeã mundial. Mas, sinal dos tempos, Horner sabe que o buraco, em 2012, é mais embaixo;

Por pouco a McLaren não protagonizou um vexame épico. Segundo Whitmarsh, a equipe errou no cálculo de combustível e os pilotos tiveram de economizar nas últimas voltas para não pararem com pane seca. Essa é mais uma notícia ruim para a Red Bull. Se com o consumo regulado, Button e Hamilton eram tão rápidos, imaginem com o botãozinho apontado para o outro lado;

Raikkonen foi um dos nomes da corrida. “Parece que eu nunca fui embora”, disse. E parece mesmo. Não, ele não vai lutar pelo campeonato, mas acho que tem boas chances de vencer um GP ou outro. E lutar por poles. Se Grosjean foi terceiro no grid…;

Para Maldonado, a Williams está perto de McLaren e Red Bull. Calma, meu filho, calma.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Carlos comentou em 20/03/12 at 8:28

    Ainda bem que a Williams esta andando bem, pois você disse que ela iria disputar com Caterham e por posições la no fundão. Que bom que seu informante é desinformado.

  2. Josafá comentou em 20/03/12 at 7:36

    Fábio Nelsinho Piquet ganhou uma corrida inedita para os brasilleiros, será que ele não merece um espaço aqui no seu blog????

  3. Josafá comentou em 20/03/12 at 7:34

    O Nelsinho Piquet mesmo sendo boicotado na esquipe Renault nunca foi tão massacrado nos tempos como Massa está sendo, fico triste por Massa, mas fico alegre em saber o q eu já desconfiava, o Piquet Jr. era fera, só precisava de um pouco mais de tempo e correr numa equipe de ponta e ter o apoio da mesma.

    • douglas comentou em 20/03/12 at 8:16

      Caro amigo você disse tudo, o Nelsinho Piquet tinha um equipamento inferior ao do Alonso e ainda a diferença entre os dois não era tanta assim. Vi em uma entrevista para o Reginaldo Leme que na época todas as atualizações do caroo e que realmente traziam resultado iam para o Alonso.

  4. Renato comentou em 20/03/12 at 7:19

    Um país que não investe na educação, porá investir nos atletas?? Brasil 2016 está chegando, e precisamos de investimento nos atletas de base. Um trabalho bem feito, sem corrupção. Foco nos nossos adolecentes. Temos muita criança boa por ai pronto para ser um novo Vettel.

  5. Pedro comentou em 20/03/12 at 7:16

    O Bruno foi tocado no ínicio da 1ª volta após uma boa largada, depois foi tocado pelo Massa quando poderia ter chegado aos pontos, e mesmo assim já estão querendo fritar o rapaz! Calma pessoal, ainda tem muita água para passar debaixo da ponte!

  6. Valter comentou em 20/03/12 at 7:06

    Massa é o “piloto” que o Galvão Bueno inventou. A molada na moleira só trouxe a tona o que na realidade já existia. Um campeão não ganha corridas somente na pista, ganha na cabeça. É por isso que Alonso, com o mesmo carro que o Massa está sempre melhor colocado. Sabe acertar carro, sabe focar no que é necessário. Massa é só um bunda mole chorão.

  7. Andre Neto comentou em 20/03/12 at 6:49

    É uma pena o que está acontecendo com Massa ele nunca foi um piloto de destaque, foi prejudicado em vários momentos pela equipe, e não é fácil despontar num mundo onde o dinheiro fala alto. Talvez se ele tivesse sido campeão a história seria outra. Mas o que falta para ele é o que sobrava para o Senna, determinação. Senna atingiu seus objetivos passando por cima de todos como um trator, não interessava se era Proust ou qualquer outro. Schumacher também foi um cara muito determinado, e fez tudo o que podia para atingir seus objetivos. Vamos lá Massa ainda dá para tentar uma virada na sua vida, seja determinado e foque tudo na vitória, esqueça Alonso.

  8. Celso SP comentou em 20/03/12 at 6:01

    Como lamento o fato do Nelsinho ter aceito fazer aquela M….

    • Rondinelle comentou em 20/03/12 at 7:28

      Pois é amigo, o Nelsinho andava muito mais próximo do Alonso.

  9. ricardo comentou em 20/03/12 at 5:46

    O Massa já esta preparando a sua mudança de equipe, é aquela que sempre sonhou entregar quentinha.

  10. Tcherno comentou em 20/03/12 at 5:30

    Tá cedo para condenar Bruno.Agora,com Massa já chega!Ninguém mais acredita nas suas desculpas.Quanto ao Buton,não o vejo como um piloto capaz de desbancar Hamilton,porque este é simplesmente muito mais rápido do que ele.A gente fica tirando parâmetros no Vice do ano passado,mas está claro que foi por Hamilton ter se envolvido em acidentes (punições e abandonos) que o cara chegou aonde chegou.Nesta F1 corrida burocrática não dá titulo para piloto nenhum.Tem de ser rápido,como Vettel e Hamilton,e desbravador com Alonso.E outro piloto rápido tá ai,Kimi.Se tiver um bom carro,podem esquecer os pilotos medianos como Button.Mas, em contrapartida é aí que vamos assitir a verdadeira corida de F1, e não de poupar pneus e combustível.

  11. zil comentou em 20/03/12 at 4:43

    QUANDO MASSA CORRER PENSANDO APENAS NÊLE ENTÃO, SERÁ CAMPEÃO!.

  12. Fábio comentou em 20/03/12 at 4:41

    Fábio,
    Acho que aos poucos você está virando de fato um comentarista, o que torna seus textos mais gostosos e interessantes de ler.
    Concordo com o diagnóstico sobre o Massa: acho que faz tempo que ele se tornou apenas uma referência no discurso de uma parte da midia que lucra com ele…
    Parabéns pelo trabalho e continue com o Blog!
    Fábio

  13. Wagner Sousa comentou em 20/03/12 at 4:21

    Fábio só para corrigir a informação prestada por si, os carros da mclaren entratam em modo de poupança de combustivél apartir da 6 volta e não nas últimas voltas.

  14. CarlosSP comentou em 20/03/12 at 1:38

    Ahh e puxa Fabio. Muito obrigado.
    Pelo menos no seu texto e blog num tem mais vestigio algum da bomba da willians do ano passado.

    • josé comentou em 20/03/12 at 1:54

      Claro Fabio Seixas conhece tanto de automobilismo qaunto você, então claro que ele não reparou a falta que o Rubinho faz pra Willians

      • CarlosSP comentou em 20/03/12 at 10:34

        Pra willians e milhoes de brasileiros nao faz falta nenhuma. Pelo contrario, é muito bom nao ve-lo ali. Vc tem alternativas pro seu perdedor, va ver indy.

        • christiano comentou em 20/03/12 at 15:47

          fale por sí só, milhões de brasileiros, é o seu delírio lunático e frustração pessoal, vá se tratar…….

  15. CarlosSP comentou em 20/03/12 at 1:35

    Concordo com absolutamente tudo que escreveu. Kimi ta inteiraço tb.

  16. Eduardo comentou em 20/03/12 at 1:34

    O Bruno Senna quase sempre se meteu em complicações na largada. Desta vez nao foi diferente. Quando sera que ele vai aprender a fazer largadas?

    • Moura comentou em 20/03/12 at 10:56

      Assista o video,o cara foi atingido.

  17. Alexandre Salomão comentou em 20/03/12 at 1:04

    Quem vai assistir à Fórmula Indy por causa de Barrichello?

    Eu vou.

    • christiano comentou em 20/03/12 at 15:44

      2

    • Adilson comentou em 20/03/12 at 19:04

      Yes, we can. 3

  18. Wagner comentou em 20/03/12 at 0:47

    O massa é um traíra ! ficava amolando pro rubinho sair, quem tem que sair é ele !!

    • christiano comentou em 20/03/12 at 15:44

      todos ali são amigos e o agregador disso era exatamente o rubens

      unicos desafetos é o chorão do massa, com o piquetzinho

  19. Victor comentou em 20/03/12 at 0:23

    A Globo teve 6 pontos de Ibope na hora da corrida. Seis. Sinal amarelo por lá?

    • Marcus Alves comentou em 20/03/12 at 0:32

      6 pontos às 4, 4 horas da manhã é até um bom resultado..

    • christiano comentou em 20/03/12 at 15:33

      aposto que todas as outras estavam dando traço

      • christiano comentou em 20/03/12 at 15:38

        essa hora tem de ver o SHARE e não os pontos

        share = quantidade de TVs ligadas e quantas estavam no canal X

        1 ponto = 58300 Tvs na cidade de sp

        se por exemplo haviam apenas 583000 mil Tvs ligadas, o maximo de audiencia seria 10 pontos, se 6 pontos estavam na globo, da share de 60%

  20. vicente comentou em 20/03/12 at 0:19

    Outra coisa, acho q as corridas pagas, isto é, as 3 ou 4 primeiras nestas horários malucos estão acabando com o q era a F1, afinal, todos sabíamos q poderíamos acordar cedo e ver corrida agora é só 3, 4 5 da madrugada, vai pro inferno, nem eu mereço !

  21. Marcos comentou em 20/03/12 at 0:17

    Seixas…estou cansado de seus comentários do tipo “enxuga gelo”. Pare de admirar seu idolo Alonso e estude um pouco de F1 para variar. Voce é realmente um analfabeto no assunto.

    • christiano comentou em 20/03/12 at 15:32

      verdade, verdade…….. por isso que ele faz isso a 20 anos e tem gente que vem aqui critica-lo =)

  22. vicente comentou em 20/03/12 at 0:14

    cansei de F1, de boa, acho q não vale a pena mais perder sono por conta de algo q só valeu a pena nas décadas de 70, 80 e no começo de 90, acabou, será q nossa inimiga GLOBO não ode mudar e retirar isso da grade !????? Até é claro q outro piloto saiba dirigir, acho q até o tolo aki, tem mais garra nas ruas do que qq destes q hj, pagam pra correr !!! Basta dirigir no trânsito de SP todo dia e saberá o q e perigo !

  23. Thiago Basilio comentou em 20/03/12 at 0:13

    Tenho a mesma opinião que Flávio Briatore.Red Bull 0,2s mais rápida que Mclaren.A Austrália não serve de parâmetro.Com certeza na Malásia a Red Bull confirmará ser o carro mais rápido.Todavia 0,2s de diferença podem ser tirados pelo braço de Button e Hamilton.

  24. Massa comentou em 20/03/12 at 0:01

    F.Seixas, o problema do Massa foi a mola. Depois que ele levou aquela molada na moleira, nunca mais correu bem. rsrsrsrs. Eu tbém achei que quem errou foi o Massa e jogou o Senna pra fora da pista. Fico imaginando a corrida se Grojean e Shummi não tivessem abandonado. Ia ser faísca pra todo lado. Kobayashi merece estar numa equipe de ponta, o japa é fera. Decepção pra mim foi a Force India. Esperava melhor resultado deles.

    • Luciano Henriques comentou em 20/03/12 at 8:34

      é meu… a molada fez ele pensar que os milhões e milhões que ele tem na conta para usufruir o resto da vida, e diga-se, deu um passo muito bom ao criar a fórmula futuro. Deve ter pensando no Filipinho.

      O meu medo é ele assumir daqui uns anos que a molada fez ele perder a confiança, senso de profundidade como o piquet pai ( réu confesso ) .
      Se ele assumir isso, como fica quem torce por ele hoje ??

      abs
      Luciano Henriques

  25. André comentou em 19/03/12 at 23:42

    Meus caros amigos que curtem F1, abrem se novamente as cortinas e inicia-se o espetáculo, não há mais motivo para ilusão pois ai vem mais um ano de resultados ruins principalmente de Massa, pois Senna apesar de praticamente novato já demonstra que não produz o esperado. É triste e melancólico ter que aceitar a superioridade de Alonso com aquela vontade de vencer e sem falar da pegada que demonstrou ter em 2011. Alguém muito sabiamente disse: Alonso tirou leite de pedra em 2011, feliz frase. Lá no fundo, apesar da paixão tupininquim, não dá mais pra negar a inferioridade de nosso representante na F1 em 2012. Estava muito frustante corrida após corrida ouvir as desculpar de Rubinho, quando não éra o carro , éra a pista mas pra nós a contragosto sabiámos que éra e sempre foi o motora que nunca se impos… oxalá aconteça alguma coisa de diferente nas pespectivas futuras, pois o ibope não esta caindo e sim despencando, o desinteresse é tamanho que nem nas rodas do cafezinho ou do lanche alguém toca no assunto F1. Para nós fica o ronco dos carros, as ultrapassagens, as “figuras figurinhas” como “Raikkonen” e a torcida bem disfarçada (pra ninguem perceber) entre os pilotos da Mac , da Williams e da Red. Agora bem baixinho aqui entre nós pra ninguem ouvir… torcer para o Alonso é quase um ato de traição, mas no fundo até que aquele jeito de pilotar parece ser brasileiro, com garra, com sede no pote opsss, vou parar por aqui e esperando um bom resultado tupiniquin na próxima corrida, do contrário a maioria absoluta vai virar fâ apenas do espetáculo, admirar apenas os gringos e vamos todos vivermos de grandes e maravilhosas emoções vividas nun passado que cada vez fica mais ao longe. Grande abraço a todos.

  26. Ricardo H comentou em 19/03/12 at 23:42

    Alguém já perguntou ao F. Massa se os carros que a Ferrari coloca nas pistas são idênticos? A resposta esclareceria muita coisa…

    • christiano comentou em 20/03/12 at 15:29

      sim, são.

  27. china comentou em 19/03/12 at 23:40

    Sou fã de Kimmi Raikonnen e torço pelo seu sucesso,assim como de todos os pilotos que forem capazes de incendiar esse campeona- to com boas atuações.acho que Button tem tudo para ser tricampeão,sua técnica e sua frieza podem dar-lhe esse título.Mais umas duas corridas já dá para saber se a Mclaren está num nível suficiente para bater a Red Bull e as demais…

  28. João comentou em 19/03/12 at 23:38

    Desculpe Fabio, mas o correto é “ciclo vicioso” e não “círculo vicioso”.

  29. debora comentou em 19/03/12 at 23:32

    Fabio , voce não acha que Hamilton foi prejudicado na troca de pneus! Pois o button informou que seus pneus estava bom. Agora os do Hamilton não ,ele por fim teve que dar mais uma volta , pois o button parou primeiro. acho que por isso que ele estava descontente!Sei lá

    • Carlos Alberto comentou em 20/03/12 at 1:06

      Estava descontente, pois seu concorrente direto chegou na sua Frente.
      O duro pra ele que nem tem como arrumar encrenca pois seu concorrente e COMPATRIOTA SEU.

  30. Flavio Costa comentou em 19/03/12 at 23:24

    O grande problema do limitado Massa, foi a mola na cabeça…depois da cacetada, nunca mais foi o mesmo…

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).