Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
19/03/12 16:58

Domenicali disse quer Massa “precisa de manter focado em sua pilotagem”. O diagnóstico é correto. O brasileiro claramente sente mais e mais, GP após GP, a pressão de correr ao lado do melhor piloto da atualidade. É um círculo vicioso. Ou uma bola de neve. Ele sente a pressão, anda mal, a pressão aumenta, ele anda pior ainda. Mola? “Fernando is faster than you”? Não. Acho que esta é a verdadeira razão para seus desempenhos tão ruins. Falta de foco por sentir-se pressionado. E o fim desse drama cada vez mais parece ser a saída da equipe;

Para Massa, o toque com Bruno foi normal.”Ele viu a chance de tentar me passar, fez o máximo que pôde, mas acabou passando um pouquinho do ponto. Só que não dá para dizer que foi culpa dele”, afirmou. Tenho opinião diferente. Acho que foi o ferrarista que forçou a barra;

Sobre Bruno: sua estreia pela Williams foi muito fraca. No sábado e no domingo. A permanência em 2012 precisa começar a ser conquistada já. Do meio do campeonato para a frente, a vaca já foi pro brejo;

A ficha já caiu na Red Bull. “Sabemos onde precisamos melhorar, temos várias coisas sendo produzidas na fábrica e tiramos resultados positivos deste final de semana, com um pódio e um quarto lugar”, disse Horner. É pouco para uma equipe bicampeã mundial. Mas, sinal dos tempos, Horner sabe que o buraco, em 2012, é mais embaixo;

Por pouco a McLaren não protagonizou um vexame épico. Segundo Whitmarsh, a equipe errou no cálculo de combustível e os pilotos tiveram de economizar nas últimas voltas para não pararem com pane seca. Essa é mais uma notícia ruim para a Red Bull. Se com o consumo regulado, Button e Hamilton eram tão rápidos, imaginem com o botãozinho apontado para o outro lado;

Raikkonen foi um dos nomes da corrida. “Parece que eu nunca fui embora”, disse. E parece mesmo. Não, ele não vai lutar pelo campeonato, mas acho que tem boas chances de vencer um GP ou outro. E lutar por poles. Se Grosjean foi terceiro no grid…;

Para Maldonado, a Williams está perto de McLaren e Red Bull. Calma, meu filho, calma.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. VILSON LUIZ comentou em 19/03/12 at 23:23

    O Massa este ano não vai ter problema com o Hamilton, pois a distancia entre eles é muito grande, só se for quando o Hamilton estiver dando uma volta em cima dele.

  2. César comentou em 19/03/12 at 23:23

    Concordo com Fábio.O Massa era um piloto competitivo,mas depois da sombra do Alonso e da molada do Rubinho,o cara desaprendeu,está muito ruim.
    O problema é que diferente do Shumi,Alonso é agressivo e por essência pressionador e se o companheiro é fraco emocionalmente,aí a coisa pega.O Massa está pior a cada corrida e será assim enquanto estiver na Ferrari,porque Alonso é que não sai.

  3. Felipe Gonçalves comentou em 19/03/12 at 23:20

    Foi só o Bruno mudar de time que a equipe anterior dele melhorou…

    Os brasileiros, já há muitos anos, são o oposto do Rei Midas: tudo que eles tocam vira m…

  4. edu comentou em 19/03/12 at 23:19

    Concordo com o Fábio Seixas quanto ao círculo vicioso, mas também vejo que a Ferrari é a equipe campeã em desmotivar, anular, e tirar a auto-confiança de um piloto em detrimento de outro, de preferência que traga a grana!

  5. Alexandre Salomão comentou em 19/03/12 at 23:10

    Felipe Massa é de uma mediocridade vergonhosa!

    Basta olhar para a última temporada: entre os 6 pilotos das 3 equipes de “ponta”, foi o último colocado (muito distante do 5o.).

    Um piloto lento, instável e que comete muitos erros.

    Este rapaz não tem capacidade, sequer, para ser 2o. piloto.

    Envergonha a escuderia Ferrari e, sobretudo, o automobilismo brasileiro.

    Pq a Ferrari ainda o mantém diante das sucessivas batidas e ausência de resultados? Ora, a equipe sempre deixou clara a sua satisfação em ter um 2o. piloto, subalterno, subserviente, um capacho (vide Barrichelo e Irvine).

    E não venham me dizer sobre a vitória dele no GP do Brasil. Este fato (isoladíssimo) não serve pra contestar outro fato: ele não tem potencial para guiar um Fórmula 1. É uma vergonha!

  6. Edmar comentou em 19/03/12 at 23:08

    Cara a formula 1 esse ano vai ser demais, corridaça essa da Australia e as próximas também serão o máximo.
    Para os amantes de corridas SENSACIONAL

  7. Renato comentou em 19/03/12 at 23:07

    Olha a luz amarela piscando!!
    F1 em 2013 sem pilotos brasileiros??

    • gustavo comentou em 20/03/12 at 0:26

      Calma, tem um Brazuca na GP2 pintando por aí……..e tá numa equipe boa se não a melhor.

    • Luciano Henriques comentou em 20/03/12 at 8:30

      Entre assentos pagos e nos melhores carros.. pagar é para poucos, os que estao ai…. só bruno comprou um lugar. Bons pilotos não têm chance vide Lucas di Grassi e este pode ser o caminho triste para novos e raros talentos brasileiros

      Como alertado pelo Fabio.. a CBA é uma piada na gestão do automobilismo nacional.

      abs e boa sorte
      Luciano

  8. José Alencastro comentou em 19/03/12 at 22:59

    Ta na hora do Bruno arriscar mais nos treinos, pois quanto mais atras se larga maior é a chance de ser abalroado pelos Ricciardos e Petroves da vida. Quero ver aquele Bruno do Gp da Belgica voando na chuva e não o piloto burocrático do treino do Gp da Australia.

  9. Argeu Amaral comentou em 19/03/12 at 22:55

    É frustrante ver como os nosso pilotos estão indo mal. O Massa vinha bem até aquela molada na cabeça. Deve ser mesmo muito dificil trabalhar em uma equipe que de maneira sutil e hipocrita te ignora. Nãom podemos esquecer que devido aos erros da ferrari o massa deixou de se campeão, mas por outro lado não dá para esquecer que, apesar de não gostar do Alonso é inegavel sua superioridade.

  10. Flavio comentou em 19/03/12 at 22:54

    Considerando que o Bruno tave um toque na primeira curva que o obrigou a parar nos boxes ainda na primeira volta e, depois ele buscou o Massa e estava ultrapassando, acredito que o Bruno tinha de tudo para pontuar.
    Quanto ao Massa, mais uma atitude como as do ano passado que se envolvia em acidentes com o Hamilton. Ele vem se tornando um piloto que só defende… atacar que bom, nada!

  11. joaoIII comentou em 19/03/12 at 22:49

    como espetaculo esta muito ruim,como esporte é uma piada,senna, piquet, tiraram leite de pedra e deram emoção a corridas de automovel pra dabastados. o video game e mais emocionante.

  12. Thiago comentou em 19/03/12 at 22:42

    Vamos fazer um exercicio de imaginação. Se no lugar do Bruno fosse o Massa e no lugar do Massa fosse o Hamilton. Qual seria a reação do Massa, ele diria com calma “eu viu a chance de tentar passar, fiz o máximo que pude, mas acabei passando um pouquinho do ponto” ou ele ficaria irritado dizendo coisas como “Ele está louco” ou “alguem tem que fazer alguma coisa com ele”.

  13. Fabio Oliveira comentou em 19/03/12 at 22:36

    Alonso melhor piloto da atualidade ? han? nossa, acho q estive em coma por alguns anos, pois quando me lembro Alonso era claramente o sucessor de schumacher, pilantra, trapaceito, mal educado, metido, arrogante e claro um bom piloto, mas para melhor da atualidade, fala serio ne, devemos apoiar o Massa, ele motrou q tem garra, a grande verdade dessa hostoria para mim, e que a ferrari ja era, alem de quebrados financeiramente, ainda vivem de passado, para mim quem manda ainda e a red bull assim como vettel, fantastico, esse sim vai fazer historia, Buton no meu ponto de vista e o piloto mais competente da atualidade, hamilton o mais sonhador, ta muito mais empenhado em nao perder a gata rebelde dele do que ser campeao.

    • christiano comentou em 20/03/12 at 16:05

      a melhor volta do massa foi 1,6 segundos mais lenta que a do alonso, vou desenhar

      alonso passa pela linha de chegada ———————————————————————————————————————————————————————————————————————— passou o massa

      Se 1663 milésimos de diferença na melhor volta dos dois, em plena corrida, em condições iguais, não lhe convencem………………………

    • christiano comentou em 20/03/12 at 16:06

      tem mais, a melhor volta do massa foi na volta 46, um pouco antes de bater, a do alonso foi na 52, apenas 6 voltas depois =)

  14. henrique comentou em 19/03/12 at 22:35

    Concordo com o conlunista e todo mundo. O Felipe ta ainda meio zumbi desde q levou uma molada e o Bruno, paciencia, tem indy, stock…

  15. estevam comentou em 19/03/12 at 22:33

    arabens Fabio!Acompanho voce a varias temporads por uma emissoara de radio evoce era o unico que defendia o Massa.Parece que agora a ficha caiu e percebeu que o Massa fala mais do que faz,como o Rubens e agora o Bruno.É na pista que se mostra o que se é capas e não em entrevistas cheias de justificativas.

  16. Alexandre Werner comentou em 19/03/12 at 22:26

    Sigo apostando na mola. Nem mesmo na Turquia e no Brasil Massa correu bem depois da mola. E nessas duas corridas ele se garantia na fase pré-mola. Ele não é mais o mesmo. Assim como Piquet não foi o mesmo depois da Tamburello. Berger, Panis, a lista de pilotos com queda de rendimento após acidentes graves é longa. Saudações.

  17. Robson Sousa comentou em 19/03/12 at 22:23

    Podemos definir assim a hierarquia na Ferrari:O carro é muito ruim,mas é muito para o Massa,e pequeno,muito pequenom para Fernando Alonso.

  18. José Luis Nogueira comentou em 19/03/12 at 22:23

    Essa da McLaren em dizer que errou no cálculo do combustível é jogar pra torcida. Os caras diminuiram por outros motivos. Não caio nessa não. Esse “domínio” da Mclaren dura pouco, logo a Red Bull volta a seu devido lugar, andar na frente (com o Vettel claro).

  19. Fábio comentou em 19/03/12 at 22:22

    Coloca o Leão para dirigir a Ferrari! Ele disse que já aprendeu. Se ele tiver com fome de resultados ele como o Fernando Alonso. No bom sentido. kkkkkkk

  20. Rafael Lunardi comentou em 19/03/12 at 22:17

    Que fiasco tchê, o Brasil nunca esteve tão mal representado, querendo ou não o Rubens foi o melhor brasileiro depois da morte do Ayrton, todos os outros foram uma vergonha.(Salvo 2008).
    O Bruno será este ano, sem dúvida, a revelação das entrevistas da F1, ano que vem estreia como novo parceiro do Galvão Bueno.
    O Jeson Button pilota de uma forma lisa, ele é um piloto slim, vai derrotar o Hamilton do pior jeito possível, devagarinho, com tranquilidade, como um planador, plainando…
    Abs…

    • Oliveira comentou em 19/03/12 at 22:38

      Concordo em gênero, número e grau! Nunca estivemos tão mal representados, e para completar não é só no automobilismo não, no futebol, tênis e por aí vai…. Nunca se investiu tão mal no esporte nesse país!

    • Roberto comentou em 19/03/12 at 23:04

      Lírico e certeiro!

    • Weder comentou em 20/03/12 at 5:47

      Concordo com você no ponto em que o Brasil está sendo mal representado, agora que o Rubens foi o melhor piloto, não, porque os brasileiros estão passando pela formula e nada de títulos, o que acontece? sou piloto de kart, e te falo uma coisa, corrida você tem que limpar a mente e focar na pista e no adversário, é um jogo onde a gente estuda cada adversário que está a sua frente durante uma ou duas voltas e parte pra cima na próxima, com os brasileiros na F1 falta garra, atitude, persistência, acho que é porque já estão todos com a vida ganha rsrsrsrs, más vamos ver com o Senna, quem sabe né. abs.

  21. André Batucada comentou em 19/03/12 at 22:10

    Quanto ao Alonso, pra mim não resta dúvida, o cara não precisa nem do famoso “período de adaptação”, que serve de desculpa pra muito piloto mediano. Ele senta no carro e já começa a fazer andar e muito! Quem sabe não seja um grande acertador, mas é um grande corredor, e no caso da Ferrari atualmente, tira leite de pedra. Concordo com o Seixas, o espanhol é o melhor piloto da atualidade. Rápido, inteligente e agressivo quando tem que ser. E só não está na McLaren até hoje, e só não é mais vezes campeão do mundo, por causa do caráter duvidoso.

  22. Elizandro comentou em 19/03/12 at 22:02

    Só discordo do Fabio, sobre achar pouco um segundo e um quarto lugar. Uma equipe que foi bi campeã, tem que perder uma hora, mas não foi pouco não, estar no encalço da Mclaren é importante, vai que o Adrian descobre uma parafuseta da rebinbeta, ai a coisa fica melhor

  23. odai comentou em 19/03/12 at 22:02

    infelizmente vamos esperar talvez mais alguns anos para termos outro Campeão, os que temos hoje estão sem chance alguma até com carro bom, ser campeão em qualquer esporte requer talento lealdade e o principal atitude isso e meio que espiritual a pessoa já nasce desta forma e os adversarios percebem isso e baixam a bola, Shumaker nas esta incluido neste patamar pois e desonesto e andou anos sem adversario a altura, tomara breve achemos outro pois e legal demais ganhar no esporte.

  24. Alemão comentou em 19/03/12 at 21:59

    O Hamilton vai ser o campeão este ano, me desculpem os que torcem para o Button e Vettel. O cara é muito mais rápido, mas acaba com os pneus logo, mas logo mais ele se acerta! Alonso, tb, assim que o carro melhorar, vai disputar as vitórias, coisa que o Massa nunca mais vai fazer! rezem para o Massa chegar no podio pelo menos uma vez este ano!
    Antes do massa chegar ao pódio, ele tem que bater o Alonso, dupla da RedBull, dupla Mclaren, Raikonen, Shumy e Rosberg…ou seja, impossivel. Senna que se cuide com p Maldonado, pois o cara é rápido!!

  25. Maxwell B. Medeiros comentou em 19/03/12 at 21:57

    Acho cedo para dizer que a Williams tem um carro excelente, mas todos têm que concordar que, a performance do carro e de Maldonado foi uma injeção de ânimo tão grande para a equipe, que nem um caminhão lotado de latinhas da Red Bull irá igualar.

  26. Mauricio comentou em 19/03/12 at 21:55

    O Massa só nao foi substituído esse ano porque não havia nenhum ótimo piloto disponível no mercado que valesse a pena pagar a recisão do Felipe.
    Já 2012-2013 vai ter muitas janelas de contrato, incluindo pilotos de equipes grandes, como Hamilton, Massa e Webber.
    A movimentação vai ser grande e dessa o Zaca não passa.

  27. Eduardo Carlos comentou em 19/03/12 at 21:52

    Bem, como assíduo telespectador das corridas de fórmula 1, desde os anos 80, pelo andar da carruagem, começo a crer que o Filipe Massa será demitido no meio da temporada, independente dos carros ruins produzidos pela Ferrari nas últimas temporadas e este de 2012, pois como sabemos alguém tem que pagar pelos problemas e o bode expiatório da vez quem é, se não for o Massa….

  28. Clayton comentou em 19/03/12 at 21:52

    http://intelligentf1.wordpress.com/2012/03/19/australian-grand-prix-story-from-the-data/
    Fabio de uma olhada nesta pagina com certeza vai ajudar na analise das corridas!

  29. Daniel Camargo comentou em 19/03/12 at 21:44

    Olhando os comentários sobre o masa, reforço meu discurso de ser mais o Rubinho! Pode também nunca ter sido piloto pra ser campeão, mas ainda acho que a condição dele na Ferrari foi ainda pior que a do Massa, e mesmo assim ele entregou mais. Ganhar correndo com Schumacher é uma coisa, com Raikonnen é outra completamente diferente. Se olharmos a garra e o amor pelo que fazia então… Só sei que foi estranho ver uma corrida sem ele depois de 19 anos…

    • Daniel Camargo comentou em 19/03/12 at 21:45

      masa não, rs… Massa…

  30. leo osborne comentou em 19/03/12 at 21:39

    Massa é fraquinho .

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).