Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
19/03/12 16:58

Domenicali disse quer Massa “precisa de manter focado em sua pilotagem”. O diagnóstico é correto. O brasileiro claramente sente mais e mais, GP após GP, a pressão de correr ao lado do melhor piloto da atualidade. É um círculo vicioso. Ou uma bola de neve. Ele sente a pressão, anda mal, a pressão aumenta, ele anda pior ainda. Mola? “Fernando is faster than you”? Não. Acho que esta é a verdadeira razão para seus desempenhos tão ruins. Falta de foco por sentir-se pressionado. E o fim desse drama cada vez mais parece ser a saída da equipe;

Para Massa, o toque com Bruno foi normal.”Ele viu a chance de tentar me passar, fez o máximo que pôde, mas acabou passando um pouquinho do ponto. Só que não dá para dizer que foi culpa dele”, afirmou. Tenho opinião diferente. Acho que foi o ferrarista que forçou a barra;

Sobre Bruno: sua estreia pela Williams foi muito fraca. No sábado e no domingo. A permanência em 2012 precisa começar a ser conquistada já. Do meio do campeonato para a frente, a vaca já foi pro brejo;

A ficha já caiu na Red Bull. “Sabemos onde precisamos melhorar, temos várias coisas sendo produzidas na fábrica e tiramos resultados positivos deste final de semana, com um pódio e um quarto lugar”, disse Horner. É pouco para uma equipe bicampeã mundial. Mas, sinal dos tempos, Horner sabe que o buraco, em 2012, é mais embaixo;

Por pouco a McLaren não protagonizou um vexame épico. Segundo Whitmarsh, a equipe errou no cálculo de combustível e os pilotos tiveram de economizar nas últimas voltas para não pararem com pane seca. Essa é mais uma notícia ruim para a Red Bull. Se com o consumo regulado, Button e Hamilton eram tão rápidos, imaginem com o botãozinho apontado para o outro lado;

Raikkonen foi um dos nomes da corrida. “Parece que eu nunca fui embora”, disse. E parece mesmo. Não, ele não vai lutar pelo campeonato, mas acho que tem boas chances de vencer um GP ou outro. E lutar por poles. Se Grosjean foi terceiro no grid…;

Para Maldonado, a Williams está perto de McLaren e Red Bull. Calma, meu filho, calma.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. wellington comentou em 19/03/12 at 20:04

    vettel = carro bom, anda na frente
    hamilton = carro bom ganha ou faz loucura
    massa = se ninguem ajudar, num vai a lugar algum
    alonso= carro bom ou pessimo, quer ganhar o campeonato

    o melhor da f1 é o alonso

  2. Emerson Oliveira comentou em 19/03/12 at 20:03

    Pessoal e simples esse ano quem manter a regularidade vai papar o titulo, quem souber poupar nao hora certa e acelarar fundo na hora certa , vai se esbaldar com o titulo de 2012, e regularidade esse ano tem um nome….. Button.

  3. Emerson Neves comentou em 19/03/12 at 20:00

    Seixas Quando foi extinto o
    Controle de tração?
    Sera que isso pode explicar o grande problema de felipe massa com os pneus?
    e shumacher se tivesse o controle de traçao
    estaria melhor..
    E pra fechar cade a foto do final de semana??????

  4. Rafa comentou em 19/03/12 at 19:56

    Só resta saber se “Mal Danado” está no nível dos pilotos de cima.
    Cada uma, bicho…

  5. FERNANDO comentou em 19/03/12 at 19:53

    SERA Q GANHAR E BOM?
    VAMOS NOS LEMBRAR DE ALGO.
    A FORMULA1 E DOS EUROPEUS
    E SEMPRE SERA. A NAO SER Q OS NOSSOS PILOTOS TENHAO AS BOLAS NO LUGAR Q DEVEM SER.
    LEMBRA DO / EMERSON,NELSO E DE UM TAL DE AIRTON.

  6. Rafael comentou em 19/03/12 at 19:46

    Fábio, o que achou da atuação de Alonso ontem? Dá pra se falar em um “quase-milagre” pela posição em que chegou com aquela porcaria?

  7. Junior Gomes comentou em 19/03/12 at 19:45

    Meu Deus!!! Como esse Felipe eh ruim, depois tem gente que tem coragem de criticar o Rubinho,,, Meu Deus

  8. Hermann comentou em 19/03/12 at 19:44

    Que bobagem é esta da asa da Ferrari, o piloto só abre no treino quando da vantagem, portanto só se fosse muito burro para abrir na curva e perder aderência.

    Esta ficando humilhante ser brasileiro nas corridas:
    O gordo e o magro se batendo na deceapecionésimo terceiro lugar;
    O Piquesinho cantando de galo no jardim de infancia, Poh vai pegar alguém do teu tamanho.

  9. FABIO CESAR comentou em 19/03/12 at 19:44

    É engraçado como que, com o passar do tempo, nosso ponto de vista muda. Achei uma pena Massa não ter sido campeão , ter perdido aquele título para o Hamilton. Hoje vejo que, se ele fosse campeão, seria uma injustiça com a F1. Algo como aconteceu com Damon Hill, ou seja, um piloto apenas mediano ganhando um campeonato por causa do carro. Já Hamilton, mesmo com todas as trapalhadas que já fez até agora, provou que é PILOTO, e não coadjuvante.

    • Rafael comentou em 19/03/12 at 19:48

      Damon era acima da média. Veja corridas dele já com a Arrows e com a Jordan. O fato dele ter corrido anos no melhor carro ofuscou (e inibiu) seu verdadeiro talento.

  10. Emerson Neves comentou em 19/03/12 at 19:43

    O grande problema de felipe massa..
    Não é Alonso não é os peneus e não foi o acidente de 2009.
    Onproplema de massa é o
    Controle de tração foi extinto em 2008 segundo minha pesquisa.
    Por comicidencia foi o ano que massa quase foi campeão, depois do controle de tração ser extinto massa nunca mais foi o mesmo, sofre com os pneus desde entaõ
    como funcionava.
    controle de tração
    Ele compara a rotação das rodas traseiras com as rodas dianteiras, se houver uma diferença é sinal que há falta de aderência na roda traseira. Automaticamente o controle diminui a aceleração do motor para o ponto onde não há essa “patinação”; continua buscando este ponto enquanto o piloto mantiver o pé no acelerador; em outras palavras o veiculo continua acelerando sempre no limite da tração total.
    Interessante é o funcionamento em curvas, pois uma roda gira mais que outra e o controle tem de tirar a media e evitar que uma roda “patine” havendo tração na outra. Neste caso entra o sistema de freio, freiando a roda que estiver derrapando.
    Com certeza Felipe massa foi um dos pilotos que mais setirão falta..
    E tambem da p/ explicar por que Sumacher nao é mais o mesmo ele tambem sente falta……..

    • emilio jeronymo comentou em 19/03/12 at 19:59

      controle de tração e a ferrari tinha um dos melhores. e pronto!

    • Jean comentou em 19/03/12 at 21:06

      Que viagem essa tua teoria.

  11. joel belmonte fialho comentou em 19/03/12 at 19:42

    Fabio, analisando friamente , a Mac Laren está muito bem estruturada , os engenheiros não fizem o bico rebaixado , o que trouxe uma evolução neste ano . Forte cadidato para ao titulo. A mercedes de Ross Brawm criou um sistema de ar frontal que esta incomodante o pessoal da Red Bull e Lotus, este sistema distribui
    o ar frontal em seis canais é isso ai? li no site ainda para ajudar há um orifício na parte traseira que é acionado pelo piloto na abertura drs ? vazou no site eles estão questionando Charles da Fia quanto a interpretação das regras deste ano, vamos ver . A ferrari está muito arisca, pois os engenheiros criaram um artificio para compensar o desenho do bico frantal rebaixado, Massa já havia dito
    que é muito dificil conciliar velocidade e aerodinamica , tem muitas aletas para tentar equilibrar o monoposto , na autralia
    Alonso andou com pneus duros , e Felipe não conseguiu andar com pneus macios , um tanto estranho porem a realidade é que Massa está sob pressão tendo a obrigação de mostrar serviço por causa do contrato? Bruno Senna teve um acidente logo no inicio da corrida, Ricciardi
    bateu em bruno quase causando uma capotamento, teve que ir para o Box , não deu para tirar uma conclusão justa. Maldonado ,tirou gorjean da pista e não deu para ele ,parou na brita.Apos forçou pra cima de Alonso , errou feio e bateu no muro , como se fosse uma ultima corrida . Alonso é malandro deixou se aproximar e o venezuelano esburrachou na ultima curva, prejuizo para Williams e para julgar sobrou concerteza pro Bruno, que teve um enrrosco com Massa fim de prova.
    Parece repetitivo mas aconteceu , não dá para mudar , apenas torcer para o Felipe Massa cumprir o contrato e vir para casa, com Alonso não há para ninguém ,
    assim como Bruno Senna , mostrar que ele pode sim , ser um bom piloto . Abraços

  12. Fernando comentou em 19/03/12 at 19:41

    Seguinte, o Massa nao tem mais nada a oferecer nessa categoria, piloto limitado, mesmo com carro bom (2008), nao ganhou um titulo, estava no colo dele. Respondendo ao Nino, o Alonso terminou em quinto, com o mesmo carro.
    Sobre o Bruno, nao merece ser chamado de Senna, andou o tempo todo atrás do Maldonado, piloto que demorou anos para ganhar titulo na GP2.
    Parabens ao Button, Vettel e Lewis, boa corrida, mas na opiniao esse ano vai ser Button e Vettel. Os melhores da atualidade, considerando habilidade e carro.

  13. 300 km/h comentou em 19/03/12 at 19:39

    O problema do Massa é o mesmo do Barrichello. Ele nunca vai ser campeão porque sempre terá, pelo menos, 5 ou 6 pilotos mais rápidos que eles.

  14. Evaldo comentou em 19/03/12 at 19:35

    Desde o ano passado, o Massa se tornou uma bomba ambulante, um verdadeiro perigo na pista, a sua dor de cotovelo é tão grande, que se tornou incontrolavel. Agora ele se vinga de todos que tentam passa-lo na pista. Penso que a FIA deveria interdita-lo sob a otica de segurança aos demais pilotos. Esse rapaz esta com serios problemas psiquicos.

  15. Renato comentou em 19/03/12 at 19:34

    falar mal dos brasileiros quando se trata da atual F1, não falta, eh facil dizer que os estrangeiros são os caras, eh facil dizer q os bons são os melhores, só n concordo e muitos aqui repudiarem nossos pilotos, rotulando-os de maus pilotos, acho q temos eh q torcer para eles pq somos brasileiros, e paresse q muitos n sabem q o Santander banca 25% do orçamento anual da Ferrari, acho q n preciso dizer quem eh o preferido da equipe

  16. irineu g. filho comentou em 19/03/12 at 19:34

    o massa é outro rubinho, segundo piloto de carteirinha, falta “raça”, vontade de vencer, só sabe culpar o carro o pneu a pista etc. ve se acelera caraaaaaaaa.

    pô nao dá pra torcer é muito bundão.

  17. josé adilson da rocha comentou em 19/03/12 at 19:33

    Adilson: Hã Hã não tenho super habilitação
    para dirigir mas nossos pilotos são muito /
    fracos vamos cair na real, chegaram abater um no outro. absurdo.

  18. Marcelo A F da Silva comentou em 19/03/12 at 19:28

    Não acho Alonso o melhor piloto da atualidade , mas sim Jenson “Botão”!

    • Jailson comentou em 19/03/12 at 20:27

      Concordo plenamente! O Alonso é um piloto excepcional, mas Button que sempre foi muito regular, vem aumentando cada vez mais sua eficiência em pilotagem.

  19. Emerson Neves comentou em 19/03/12 at 19:28

    foto do final de semana?
    bom dou tres dicas..
    1-fotos dos pilotos 2012.
    2-foto da vitoria de nelsinho
    3-foto dos pilotos brasileiros grudados com
    as bandeira brasileira em destaque..
    ???????????

  20. Marco Aurélio comentou em 19/03/12 at 19:25

    Respeito a opinião de todos, porém, o que eu vi foi o Massa jogando seu carro, propositalmente, contra o do Bruno que fatalmente o ultrapassaria e já o estava conseguindo. Ele correr abaixo de suas possibilidades devido à superioridade flagrante do seu companheiro de scuderia é uma coisa, agora, não aceitar que seu compatriota o ultrapasse é outra muito diferente.

  21. Joca Souza comentou em 19/03/12 at 19:23

    SO TEM UM JEITO DO MASSA MELHORAR:- E´ LEVANDO UMA “MOLADA” NO OUTRO LADO DA CABEÇA, NA HUNGRIA EM 2012!!!

  22. Wagner comentou em 19/03/12 at 19:20

    Massa se sente precionado? Ah, fala sério!

    Que desculpinha mais esfarrapada! A verdade é que Alonso é muito mais piloto. Mesmo com a Ferrari em crise e com um carro não muito bom o cara conseguiu estar entre os primeiros.

    Não tem desculpa Massa. Vc precisa trocar de categoria, assim como o Rubinho fez.

  23. Ivan comentou em 19/03/12 at 19:18

    A verdade é que nosso querido Massa é fraquinho. Carrega nas costas uma certa “inferioridade” de segundo piloto, coisa que não acontecia com o mestre Ayrton Senna, que além de talentoso como piloto tinha a alma e a estrutura de um vencedor por natureza.

  24. bottos comentou em 19/03/12 at 19:14

    Ver Massa e Senna se arrastando nos últimos lugares enquanto seus companheiros lutavam pelo quinto lugar foi deprimente viu, mas a nossa sorte é que ainda temos o Kobayashi, tudo bem q ele nao seja brasileiro, mas não custa nada fingir…

  25. claudio comentou em 19/03/12 at 19:12

    Cara! como tem especialista de F1, Aqui kkkkkk, é brincadeira meu cada pitaco, e o pior é que muitos se acham com a razão! kkkkkk BRINCADEIRA!

  26. leo comentou em 19/03/12 at 19:08

    Ola me diga uma coisa eu já li em algum lugar que o piloto após um acidente grave ele se torna um segundo mais lento não seria esse o caso do Massa ?

  27. Ederval comentou em 19/03/12 at 19:06

    A verdade esta escancarada. Estamos longe de termos um vencedor na F1. Massa já era. Foi massacrado por Alonso. Senna corre pelo nome. A tendência é a F1 perder público no Brasil. Sempre torci pro Nelsinho, acredito na sua volta, a F1 é um lixo, ele não fez nada de mais. O Massa aproveitou pra arrumar uma desculpa pela perda do título. Talvez Nelsinho seja a melhor chance de um título nos próximos 4 anos. Fora isso, esqueçam….

  28. CLAUDINEI comentou em 19/03/12 at 19:03

    O Massa, infelizmente, continua sendo piloto de testes do Alonso.
    Colocam peças em desenvolvimento no carro do Massa. O que funciona vai pro Alonso, o que não funciona fica no carro do Massa pra outros teste.
    O dinheiro do Santander é que manda….

  29. Waldemar Monteiro Junior comentou em 19/03/12 at 19:02

    Boa noite.Eu gostaria de perguntar ao Fabio Seixas, como é que uma equipe que gasta os tubos em desenvolvimento como a Ferrari, consegue produzir um carro tão ruim?E olha que os caras tem pista de provas, tunel de vento,e tudo mais de nivel A+.Será que o pessoal esta dormindo demais?Abraços.

  30. Nino comentou em 19/03/12 at 19:02

    Olha sobre Alonso Vz Massa é necessário observar a Mercedez. Este ano a Mercedez fez um carro ao molde do Schummacher, e os resultados estão afetando o desempenho tanto do Schummacher quanto o do Rosberg. A mesma coisa acontece com a Ferrari, pois o Massa não vai andar bem em um carro que escorrega nas curvas, é a lei!

    • Bruz comentou em 19/03/12 at 20:43

      O ano passado era que o pneu não esquentaba, aghora é que acaba logo. Que foda com o massa, não vai dar nem pra macarrão.
      E sim!! A Willians esta de VOLTA.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).