Button, e um horizonte bacana para o Mundial
18/03/12 04:48Os dois melhores pilotos de 2011 começaram 2012 na ponta. Em ordem inversa, o que é bacana, o que abre um horizonte de esperanças para esta temporada.
Vitória de Button em Melbourne, a 13ª da carreira, a terceira no Albert Park. Vettel foi o segundo colocado, num dos seus trabalhos mais sólidos. Hamilton foi o terceiro.
A largada foi limpinha lá na ponta, sem espalhadas, sem totós. Mais pra trás, alguma confusão.
Button foi agressivo e tomou a ponta logo após a primeira curva. Os dois foram seguidos por Schumacher, Rosberg, Vettel, Grosjean e Maldonado.
Massa foi bem, muito bem: pulou de 15º para 10º. Bruno foi mal, muito mal: envolvido nas confusões lá do fundão, caiu para último e precisou ir para os boxes.
Na segunda volta, Maldonado aprontou das suas. Em disputa de posição com Grosjean, deu um chega pra lá que quase mandou o francês para Sydney. Com a suspensão quebrada, o piloto da Lotus abandonou.
Na quinta, Button já tinha 5s1 sobre Hamilton. Schumacher era o terceiro, seguido por Vettel, Rosberg, Alonso, Webber, Massa, Maldonado e Pérez. Bruno era o 19º.
Na décima, Maldonado passou Massa. Pelo rádio, o brasileiro reclamou dos pneus traseiros. Na 11ª, entrou nos boxes para outro jogo de pneus macios.
Quem também enfrentava problemas era Schumacher. De repente, apareceu arrastando-se pela pista. Problema de câmbio. Foi mais um a abandonar.
Na 13ª, Rosberg foi para os boxes, o primeiro pit stop “normal” entre os pilotos lá da frente. Colocou os macios. Alonso, que disputava posição com o alemão, parou na volta seguinte. E colocou os pneus duros.
Webber parou na 15ª. Kovalainen, Button e Vettel, na seguinte. Na 17ª, foi a vez de Maldonado e Hamilton.
Lá na frente, de repente apareceu Raikkonen em segundo. Ok, ele ainda não tinha trocado pneus, mas foi bacana ver o finlandês de volta. (Ah, sim: quando parou, na 20ª, despencou para 11º).
O resultado mais visível da primeira rodada de pits foi passado via rádio, pela McLaren, para Button. “Você tem 11 segundos de vantagem para Lewis”. Sim, uma folga tão grande ainda na 21ª volta.
Quem começou a pisar fundo, então, foi Raikkonen. Agora, sem o ilusionismo anterior. Na 25ª, passou Kobayashi, numa belíssima manobra, ousada, mas leal. Na 27ª, deixou Massa para trás. Logo na sequência, o japonês também passou o brasileiro.
Duas voltas depois, Massa parou nos boxes. Bruno (lembram dele?) parou logo depois. Era o 16º àquela altura.
Na 35º, Alonso, quarto, abriu a segunda janela de pits para a turma da ponta. Button e Hamilton pararam na 36ª _um show de trabalho da McLaren.
Líder momentâneo, Vettel ouviu a seguinte resposta quando perguntou à equipe sobre a melhor estratégia naquele momento: “Acelere, acelere, acelere”.
Deu certo. Ele parou na 37ª e, quando voltou à pista, estava em segundo, à frente de Hamilton. É um baita piloto.
E veio então outra boa notícia para o alemão: o safety-car resolveu fazer sua estreia na temporada, já que Petrov parou o carro em plena reta de chegada. A vantagem de Button foi para o espaço, o pelotão ficou juntinho de novo.
A relargada veio na 42ª. Button manteve a ponta e abriu 2s5 em uma volta. A atração ficou por conta de mais um lance do duelo Kobayashi x Raikkonen, desta vez com vantagem para o japonês.
Poucas emoções, até a 47ª volta, num lance que resumiu bem o domingo de Massa e Bruno. Os dois bateram (!!) na disputa pelo 14º lugar (!!).
Para este blogueiro, o ferrarista exagerou na dose, mas isso talvez não venha ao caso. Fato é que os dois brasileiros viveram um final de semana horroroso em Melbourne, do início ao fim. Horroroso.
Só para registro: Massa abandonou, Senna passou nos boxes e voltou em 15º.
“Foi um acidente de corrida. Eu não sei se o Ricciardo empurrou ele ou não, mas a gente se enroscou e ali já não tinha o que fazer”, tentou explicar o piloto da Williams.
Tudo caminhava para um final monótono de prova até que Maldonado estampou o muro na última volta. Um acidente estranho. Perdeu, ali, a sexta colocação.
Na linha de chegada, Button colocou 2s1 para Vettel. Hamilton precisou se conformar com o terceiro lugar. Completando o top 10, Webber, Alonso, Kobayashi, Raikkonen, Pérez, Ricciardo e Di Resta.
“Que maneira de começar o ano. O carro é bonito e é veloz”, gritou Button, pelo rádio.
Sim, o carro é bonito. Não tem aquele degrau bizarro. E é veloz.
O problema, para ele, é que Vettel é ótimo piloto. E também tem um carro rápido. E Hamilton, claro, também está no páreo.
Problema? Para todos nós que gostamos de esporte, de disputa, de competição, essa é uma excelente solução.
Fábio vc não vai falar da vitória do Nelsinho na truck Series????
af!
Pra falar a verdade esse caras são pilotos de carroça de mão. Bruno Senna tem razão de não querer ser comparado com Ayrton Senna é muito ruim mesmo perder pra Pastor Moldonado, já massa esse já deveria ter pedido pra sair. Vamos analisar Massa corre na mesma equipe de Alonso que largou um pouca a frente dele e logo foi para as primeiras posições e continuou ate o fim da corrida e o Bruno esse era melhor ter ficado na Lotus Roman Grojean que o diga largou na terceira posição. é melhor Massa e Bruno correr de jegue.
Putz, o entregador de marmitex deu um show de como encerrar a carreira. A dupla brasileira na F1 chama-se Patati e Patatá. Torci pelo Button desde a classificação e achei muito boa a vitória dele, para o bem do campeonato. A cara do Hamilton pelo 3º lugar foi show. Legal comentar que foram inflexíveis quanto a não permitir a participação da Hispania. Tá na hora de acordarem e decidirem se querem ou não ser uma equipe de F1 ou apenas uma empresa de vender cadeira pra piloto. Acho também que deveria ter uma norma que banisse a equipe do campeonato daquele ano caso não participassem de 3/4 das corridas da 1ª metade do campeonato. Assim teriam tempo de pensar no carro do próximo ano ou baixar de vez as portas.
boa. Tem q ser assim, apenas ser mais um no grid, adianta pra que? Doce ilusao? Só se for.
Nem a minardi era tao ruim.
Fábio Especialista Seixas:
Red Bull: “começa o ano como a grande força a ser batida.” (Qual ano?)
McLaren: “Ainda há muito trabalho a ser feito.” (sim, vencer mais 19).
Ferrari: “deve jogar mais um ano no lixo.” (ok, acertado. Nada muito difícil de prever convenhamos).
Williams: “Em voltas lançadas o carro é de médio para ruim. Em “long runs” é ruim mesmo.” (Bela análise dos tempos dos testes).
Lotus: “Com Grosjean na frente [1º tempo em Barcelona] e a Lotus jurando que resolveu os problemas de chassi. Obviamente, mandou o francês à pista com nada de gasolina para fazer esse tempo e sossegar os patrocinadores mais preocupados.” (Obviamente).
Quem sabe no próximo ano, com menos empafia, mais atenção aos comentários dos leitores e uma mente mais aberta aos pitacos dos “não-especialistas”, nós.
Fábio me corrija se estiver errado, mas as forças na formula 1 me parece assim,
McLaren, Redbull, Williams, Mercedes e Lotus.
O povo odeia o Alonso pq ele é melhor que o Massa.. agora vão odiar o Maldonado pq ele é melhor que o Senna.. lamentável.
Errado. Não gosto do Alonso porque ele é mau carater! Foi assim na Maclaren, foi assim na Renault e é assim na Ferrari. Alonso é muito mau carater! E chora demais! O cara não conseguiu passar o Felipe e reclamou no Rádio. Cara, como é bom ver a Ferrari no buraco!
O mínimo que o Massa deve fazer é sair da frente mesmo. Ficar trancando o cara quase 2s mais lento não é coisa de segundo piloto designado por contrato.
Falou tudo meu caro, só olham defeitos nos outros pilotos e nada nas lesmas do massa, barichello e senna lamentável.
Sempre nao gostei do alonso mto antes dele chegar na ferrari. Pelo incrivel q pareça, hj gosto dele, porque ele eh a prova de q qdo se é piloto de verdade o carro da ferrari anda mais do q na mao de um ‘piloto normal’. É a prova q precisavamos pra ver q o massa era outra enganaçao e jamais será campeao.
Ambos seguem a mesma escola , tanto Alonso quanto Maldonado , foi um absurdo a espremida que ele deu em gorjean na segunda volta na Australia, e destruiu a Williams no muro não observou?
Massa e Senna deu vontade de chorar e para piorar eles batem a acaba a corrida deles!! Saudades do Barrica!
Volta Rubinho
Ta loco né?
Bom Dia fanáticos!
Concordo com todos, a estréia da F1 foi muito legal para ver as inovações, e para nós, bom, vamos ver a Indy né?
McLaren: Nota 9
Carro limpo, rápido, estável, com a melhor dupal de pilotos da atualidade, na minha opinião. Se eu pudesse escolher um campeão este ano, gostaria que fosse o Button.
Red Bull: Nota 8
Só o tempo dirá, mas Adrian Newey não se deu bem com esses bicos. Não me espantaria se Vettel chegar em 3º neste mundial. Quanto ao Webber, é o mesmo que o Felipe: ex-piloto em atividade.
Mercedes: Nota 7
Eterna promessa, mas agora com um carro melhor que em 2011. Schumacher já não tem pique para fazer frente ao Nico, aliás, quando teve?
Lotus: Nota 6
Depois de um ano decepcionante sem Kubica, a Lotus mostra que pode fazer frente e ser a 4ª força da F1. Não me espanto em dizer que pode superar a Ferrari em todas as corridas até Barcelona. Depois, quem sabe?
Sauber: Nota 6
Acertaram melhor este ano. Carro bom e mais rápido com motor Ferrari do que a própria Ferrari. Mas, ainda falta-lhes piloto. Massa se encaixaria bem aqui no ano que vem. Campanha “Volta Massa” na área.
Ferrari: Nota 5
Uma equipe com a segurança financeira que tem, erra muito no design dos carros desde 2009. São 3 anos insistindo em engenharia falha, onde parece que tem 1 piloto querendo muito, e outro querendo pouco. Ao que me parece, haverá uma troca entre Rosberg e Massa para o ano que vem. Será???
Toro Rosso: Nota 5
Esse Ricciardo é rápido, mas também afobado. Quanto ao companheiro dele, até esqueci o nome.
Williams: Nota 4
Muito alarde para uma equipe que não tem pilotos de ponta. Bom carro, mas nas mãos erradas. Tem vaga pro Kubica ou Sutil no ano que vem, com certeza.
Force India: Nota 3
Cadê a FI? Sem o Sutil, parece que a equipe desandou. Não sei, mas algo ruim está para acontecer pelas bandas de lá.
Cartenham: Nota 2
Ainda fraca. Não sei porque mereceu o 2 ainda, mas, dentre as nanicas, pelo menos se preocupou em fazer parceirias tecnológicas. Mostra pequeno avanço em relação ao ano passado. Mas só!
HRT e Marussia: Nota 0
Não há o que me faça ver corridas com esses carros. Estão gastando dinheiro (o pouco que tem), paciência e atrapalhando a F1. Coloca carro da GP2 que anda mais que esses mal-nascidos.
Cadê as pílulas do dia seguinte?
Bom dia a todos
Inico de temporada muitas coisas ainda vão acontecer, mas uma coisa não vai ter concerto, o carro da Ferrari é muito ruin, e o Massa vai encerrar a carreira na formula 1 de forma melancólica,claro que o que interessa é dinheiro e isso o Massa ta ganhando,agora se quizesse algo positivo em sua carreira deveria ter saido da Ferrari, e podem escrever a Ferrari vai ficar na fila por muito tempo se não trocar toda a equipe técnica, não basta ter bons pilotos.
Nenhum comentário sobre a vitória do Nelsinho na Nascar? Afinal o título do seu blog é: Automobilismo e pitacos sobre o tudo mais”. Entendi. Nascar não é automoblismo. então vai uma sugestão. Mude o título para “Fórmula e pitacos sobre tudo mais”. Abraços.
O post está lá na página, li ontem…
A Fórmula 1 ‘brasileira’ pede em alto e bom som (e olha que é somente a 1ª prova):
– S O C O R R O ! ! ! ! S O C O R R O ! ! ! !
Já comentei anteriormente e acho que mais um final de semana positivo da McLaren e todas as equipes com o degrau no bico do carro vão rever esse conceito duvidoso de ganho aerodinâmico. Não acredito que aquele ressalto contribua para que se ganhe alguns milésimos de segundos a mais, muito pelo contrário, acho aquilo um impedimento, uma barreira contra o ar. Nesse mundo onde até a posição dos espelhos retrovisores serve como suporte de arrasto, aquela depressão não contribui em nada.
Para um começo na Australia ate que foram poucos abandonos gostaria de fazer algumas colocações 1-O abismo que existe entre Alonso e Massa(sempre existiu)um merecia um carro melhor o outro nem carro deveria ter é impressionante a diferença depois do acidente e ainda mais apos o gp da Alemanha 2010 ele sumiu a Ferrari nem conta com os pontos dele 2-Vettel é fantástico e ta com sorte de campeao(isso deve acompanha-lo até o meio da temporada)escapou uma vez e depois ainda ficou na frente do hamilton 3-Koba é bom mesmo merecia também um carro melhor mas por enquanto fica na boa sauber 4-Galvao ja deu ele se acha o adrian newel o pior e que ele comenta narra e depois ainda atrapalha o Burti e o Reginaldo 5-Bruno e as largadas horríveis dele o ja vimos que maldonado é melhor que ele nos treinos então tem que larga bem,fora tudo isso McLarens e Vettel prometem so acho que ia ser legal ter mais um na briga o que ta meio difícil abrass
A verdade é que como já ouvi outras vezes, “Fórmula Um agora é só CARROS e EQUIPES”, esqueçam os PILOTOS. Eles são apenas MEROS FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS das EQUIPES!!! Se pelo menos EXISTISSE alguma EQUIPE BRASILEIRA disputando o CAMPEONATO MUNDIAL de FÓRMULA UM mas, NEM ISSO EXISTE quanto mais ALGUM PILOTO BRASILEIRO estilo AYRTON SENNA!!! Quem quiser ver DISPUTA de PILOTOS vá ASSISTIR à FORMULA INDY ou às CORRIDAS de MOTOCICLISMO (cadê a GLOBO que NÃO PENSA em TRANSMITIR as CORRIDAS de MOTOGP e SUPERBIKE aos domingos HEIN?!?!?! Deixava a AUDIÊNCIA de FÓRMULA UM para quem GOSTA das EQUIPES e SEUS CARROS!!!
Vi o Massinha correr e cada vez mais ele se parece com o Rubinho; até fisicamente eles já estão parecidos. A competencia também está pau a pau: dificil saber quem é o pior! O comercial que o Massinha fez vai lança-lo na fórmula Fiorino.
O Bruno leva uma batida por tráz e foi mal, muito mal? Que culpa teve ele? Que besteira. Quem bateu nele é que foi mal, muito mal. O carro pode ter sido prejudicado depois disso, não dá ainda pra afirmar que o Bruno é ruim, cuidado para não morderem a língua mais tarde, que nem o Galvão que falou que o Shumi não tinha futuro no início de sua carreira, rsrsrs.
Devo dizer que fiquei surpreendido com a largada dos pilotos do lado “sujo” da pista. Principalmente em Melbourne é raro ver quem larga daquele lado manter a posição, que dirá passar alguem.
Mais surpreendido fiquei (e contente tbm) em ver que o carro “normal” do grid ganha corridas, e nao aquelas aberrações que inventaram para este ano. É admirável ver que com a quantidade de engenheiros que existe na F1 para desenvolver um carro consiga se fazer coisas como aquelas. Arrisco dizer que alguém com “Telecurso 2º grau” seria capaz de fazer algo melhor.
Uma desempenho notável foi o de Haikonnen. “Sinto que nunca sai daqui” foram as palavras dele, e que assino embaixo.
Quanto aos pilotos brasileiros… tudo na normalidade, Massa levando 1 seg. do companheiro na qualificação, e Senna brincando de carrinho de “bate bate”.
Quanto ao Massa gostaria de fazer um apelo:
Massa, mano, amigo… essa de reclamar dos pneus… ja é velha!
gostei muito da corrida do ko-ba-ya-shi e também do Maldonado e atenção a Lotus vem aí com raikonnen e grosjean.A temporada parece que vai ser muito legal,assim espero….
Se gravou a corrida, assite dnovo, o Vettel teve muita sorte…
Para de chupar o ovo de cara…!!!
Bruno tomou uma “biaba” como dizia o velho Edgar Mello, mas nem cogitaram investigar. Será pq era australiano o piloto que bateu nele? Mas quem deveria apanhar mesmo era o Felipe. Pilotoons pra ele…
E a batida foi feio quase capotou o carro , alem de novato é autraliano que
ruim , basta agora ficar de olho no muleke.
Ricciardo é o nome dele….
Concordo que tenha causado o acidente da largada, mas daí a dizer que ele é ruim… Não sei não, esperaria mais alguns GP’s pra falar com mais propriedade.
Saiu o rubinho e entrou o Massa marmitinha!!!
Já por esta corrida deu pra sentir algumas coisas. Teve pouquissimas ultrapassagens.
Massa vai levar outro show de Alonso e vai dançar da Ferrari.
Senna pode evoluir, mas vai demorar.
Acho sinceramente q Button, Vettel e Hamilton vão brigar o ano todo. Mas a Mercedes e Lotus podem surpreender.
Concordo plenamente com vc Fábio, é brincadeira o “pau” que o felipe leva do Alonso, é vergonhosa a diferença entre eles.
Alonso tira leite de pedra, enquanto massa precisa ser apresentado a pedra.
MASSA DE QUE? BRUNO USANDO O NOME, DIGO SUJANDO O SOBRENOME SENNA
Deveríamos, todos, chamá-lo apenas como Bruno.
É incrível como o Bruno Senna não acerta uma largada, desde o ano passado. No simulador só se pode correr sozinho? Acha que o que falta a ele é isso, esse negócio de disputa de corrida, largada!!!
Fabio, no site do the guardian (http://www.guardian.co.uk/sport/blog/2012/mar/18/australian-f1-grand-prix-melbourne) o comentarista fala de uma volta da williams, com o maldonado ameaçando o alonso até. Voce concorda??
abs
O Fabio não vai responder porque ele só fala bosta do Maldonado. Agora Frederico, vc por acaso viu a corrida? Porque o Comentarista Ingles viu o que eu vi.
Bruz seu palpite está certo pois o maldonado tirou gorjean na 2º volta mais um dick chavista na F1 , ficou mal e o catigo venho logo na penultima volta bateu a Williams no muro .
Depois da corrida Maldonado disse que só deu uma encostadinha de leve no Grosjean, que talvez nem teria sido por isso que o francês foi para brita… E a suspensão do francês, quebrou sozinha???
Pilotos e Apelidos..
Butonn-o gerdeman. fino e elegante.
vetell-o cara. não sai de moda.
hemilton-o show. na astralia foi cançelado.
weber-o sonbra.tambem conhecido n-2.
alonso-o santo.faz milagre de ferroça.
koba-o japamem.escorregadio.
peres-o passa tudo.largou em ultimo.
shumi- o azarado. zica da mulher.
massa-o mediocre.as quentinhas chegão geladinhas.
senna-o fake.emganador do arake..
pra fechar..
galvão-o sem voz.roco e chato..
barrichello-o chorão opss hiiiiii ele parou
nossa,nossa e dificil de acostumar…
faltou
maldonado-o cagão só faz merda merda..
De verdade não entendo estes que falam merda. O Maldonado fez lambança sim, mas morreu atacando a 5ta colocação do Alonso. Prefiro ver isso a aqueles pilotos que se acochambran quando faltam poucas voltas pro fim.
Bruz, Maldonado jogou Gorjean para fora da pista , não vale como referencia pois foi desleal até o fim e bateu no muro, legal né …..
Maldita inclusão digital.
O nome do cara é Button, com 2 “t” e 1 “n”.
e acho que você quiz dizer: GENTLEMAN.
Hamilton e não Hemilton. Austrália e não Astralia. Cancelado com “çe” é de dor. Ah, chega, volta pro mobral mané!
Concordo plenamente! Comentários desse tipo eu começo e paro de ler em seguida, tamanha é a dor nos olhos.
MAS, é de bom tom escrever corretamente ao fazer o que você fez. É “quis” e não “quiz” na sua frase.
Abs!
kkkkkkkkk!!! ri muito com seu comentário, vc tá certo!
Fábio, quando é que os comentaristas e jornalistas que cobrem automobilismo no Brasil vão ter culhões e falar da performance desastrosa do Massa? Criticam qualquer erro do Hamilton/Pastor mas ninguém fala do Massa.
A batida no final não foi p/ sair e evitar fechar a prova em antepenultimo? Tudo bem que o Massa é brasileiro, mas enquanto não formos específicos sobre a performance do cara não teremos uma visão honesta da F1.
Qd que a imprensa brasileira e os menos entendidos, vao aceitar de torcer por um bom piloto, independente da nacionalidade…Abaixo o bairrismo….