Button, e um horizonte bacana para o Mundial
18/03/12 04:48Os dois melhores pilotos de 2011 começaram 2012 na ponta. Em ordem inversa, o que é bacana, o que abre um horizonte de esperanças para esta temporada.
Vitória de Button em Melbourne, a 13ª da carreira, a terceira no Albert Park. Vettel foi o segundo colocado, num dos seus trabalhos mais sólidos. Hamilton foi o terceiro.
A largada foi limpinha lá na ponta, sem espalhadas, sem totós. Mais pra trás, alguma confusão.
Button foi agressivo e tomou a ponta logo após a primeira curva. Os dois foram seguidos por Schumacher, Rosberg, Vettel, Grosjean e Maldonado.
Massa foi bem, muito bem: pulou de 15º para 10º. Bruno foi mal, muito mal: envolvido nas confusões lá do fundão, caiu para último e precisou ir para os boxes.
Na segunda volta, Maldonado aprontou das suas. Em disputa de posição com Grosjean, deu um chega pra lá que quase mandou o francês para Sydney. Com a suspensão quebrada, o piloto da Lotus abandonou.
Na quinta, Button já tinha 5s1 sobre Hamilton. Schumacher era o terceiro, seguido por Vettel, Rosberg, Alonso, Webber, Massa, Maldonado e Pérez. Bruno era o 19º.
Na décima, Maldonado passou Massa. Pelo rádio, o brasileiro reclamou dos pneus traseiros. Na 11ª, entrou nos boxes para outro jogo de pneus macios.
Quem também enfrentava problemas era Schumacher. De repente, apareceu arrastando-se pela pista. Problema de câmbio. Foi mais um a abandonar.
Na 13ª, Rosberg foi para os boxes, o primeiro pit stop “normal” entre os pilotos lá da frente. Colocou os macios. Alonso, que disputava posição com o alemão, parou na volta seguinte. E colocou os pneus duros.
Webber parou na 15ª. Kovalainen, Button e Vettel, na seguinte. Na 17ª, foi a vez de Maldonado e Hamilton.
Lá na frente, de repente apareceu Raikkonen em segundo. Ok, ele ainda não tinha trocado pneus, mas foi bacana ver o finlandês de volta. (Ah, sim: quando parou, na 20ª, despencou para 11º).
O resultado mais visível da primeira rodada de pits foi passado via rádio, pela McLaren, para Button. “Você tem 11 segundos de vantagem para Lewis”. Sim, uma folga tão grande ainda na 21ª volta.
Quem começou a pisar fundo, então, foi Raikkonen. Agora, sem o ilusionismo anterior. Na 25ª, passou Kobayashi, numa belíssima manobra, ousada, mas leal. Na 27ª, deixou Massa para trás. Logo na sequência, o japonês também passou o brasileiro.
Duas voltas depois, Massa parou nos boxes. Bruno (lembram dele?) parou logo depois. Era o 16º àquela altura.
Na 35º, Alonso, quarto, abriu a segunda janela de pits para a turma da ponta. Button e Hamilton pararam na 36ª _um show de trabalho da McLaren.
Líder momentâneo, Vettel ouviu a seguinte resposta quando perguntou à equipe sobre a melhor estratégia naquele momento: “Acelere, acelere, acelere”.
Deu certo. Ele parou na 37ª e, quando voltou à pista, estava em segundo, à frente de Hamilton. É um baita piloto.
E veio então outra boa notícia para o alemão: o safety-car resolveu fazer sua estreia na temporada, já que Petrov parou o carro em plena reta de chegada. A vantagem de Button foi para o espaço, o pelotão ficou juntinho de novo.
A relargada veio na 42ª. Button manteve a ponta e abriu 2s5 em uma volta. A atração ficou por conta de mais um lance do duelo Kobayashi x Raikkonen, desta vez com vantagem para o japonês.
Poucas emoções, até a 47ª volta, num lance que resumiu bem o domingo de Massa e Bruno. Os dois bateram (!!) na disputa pelo 14º lugar (!!).
Para este blogueiro, o ferrarista exagerou na dose, mas isso talvez não venha ao caso. Fato é que os dois brasileiros viveram um final de semana horroroso em Melbourne, do início ao fim. Horroroso.
Só para registro: Massa abandonou, Senna passou nos boxes e voltou em 15º.
“Foi um acidente de corrida. Eu não sei se o Ricciardo empurrou ele ou não, mas a gente se enroscou e ali já não tinha o que fazer”, tentou explicar o piloto da Williams.
Tudo caminhava para um final monótono de prova até que Maldonado estampou o muro na última volta. Um acidente estranho. Perdeu, ali, a sexta colocação.
Na linha de chegada, Button colocou 2s1 para Vettel. Hamilton precisou se conformar com o terceiro lugar. Completando o top 10, Webber, Alonso, Kobayashi, Raikkonen, Pérez, Ricciardo e Di Resta.
“Que maneira de começar o ano. O carro é bonito e é veloz”, gritou Button, pelo rádio.
Sim, o carro é bonito. Não tem aquele degrau bizarro. E é veloz.
O problema, para ele, é que Vettel é ótimo piloto. E também tem um carro rápido. E Hamilton, claro, também está no páreo.
Problema? Para todos nós que gostamos de esporte, de disputa, de competição, essa é uma excelente solução.
Pouco me importa se o Massa e o Bruno Senna são medíocres, afinal essas coisas já são sabidas.
Me importa, como aficcionado da F1 desde 1972, se o campeonato será monótono ou emocionante!
Estou cansado de campeonatos ”mono-marca” ou ”mono-piloto’! Já está na hora da FIA perceber que do jeito que está a audiência da F1 vai despencar e os lucros irão junto!
Gostei de ver a primeira prova sendo vencida por um piloto diferente do Vettel e uma equipe diferente da Red Bull! Eu preferia a época em que um piloto vencia o campeonato ganhando três ou quatro provas, no máximo, e que o campeonato chegava ao seu final com pelo menos dois ou três pilotos com chances reais de titulo!!
Com o azarado do Bruno e o louco do Maldonado, o Velho Frank deve estar
com saudades do Barrica, ( carro bom
pilotos abaixo da média )
Seixas, e as pílulas?? Abraço!
O cara esta no Rio! Tem aterro do Flamengo ali pertinho onde ele trabalha. Tem Botafogo praia Shopping com um excelente nhoc lá no terraço. Aliás, a visão da varanda desse lugar à noite é belissíma. Recomendo.
kkkkkkkkkkk
O que aconteceu com as pílulas do dia seguinte? Agora falando sério, o campeonato de F1/2012 começou como terminou o de 2011, ou seja, sem emoção. De nada adiantou “DRS ENABLED”. Asa móvel, não serviu para nada.
Fábio, e a “pílula do dia seguinte”? Tô esperando sua análise sobre Massa e Senna! Abraço!
Eu ja postei isso hoje la em cima, durante a manha. Fabio deve estar trabalhando demais ou, sabe como é…o cara vai pro Rio ai ja viu…rs
Se há uma certeza deixada pelo GP da Austrália, é a de que acabou a hememonia da Red Bull na Fórmula 1. O inglês Jenson Button venceu a prova de abertura da temporada, ontem, e confirmou que a McLaren demonstrara no treino de classificação, com Lewis Haimlton na pole.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. – E-mail: pinheirinhosb@gmail.com
Mesmo com a inesperada vitória de Jenson Button, a corrida foi um pouco monótona a partir da metade da prova.
E claro, vai haver quem discorde, mas, faltou disputas pelas primeiras posições.
E que ainda tem gente que acha emocionante as brigas por posições lá da quinta pra última posição! Fala sério! O único momento de emoção do GP da Austrália foi com a entrada do Safety Car na pista. Ou seja, o Safety Car deu mais emoção na corrida, e que deveria ter vencido a corrida. Corrida chata e sem graça! Dá um tempo.
Cadê as “Pilulas do dia seguinte”?? rsrs
Parabéns Seixas, pela sua participação no SPORTV hoje, você foi na casa do piloto Massa e teve a coragem de comentar sobre péssima performance do piloto global.
O tempo quer deram ao Fabio foi visivelmente encurtado pra ele não entrar em detalhes. Coisa horrorosa, que falta de educação Rysek!
Corrida melhor do que eu esperava, as Mclaren voando, mas nem taaaanto assim… Mas de qualquer forma é o carro à ser batido.
RBR vem forte arrumando o que deu errado.
Mercedes tem um ótimo carro, bem “traseiro”, como gosta o Schumi. Olho no alemão galera!
Lotus também está muito forte, Kimi vai arregaçar esse ano.
Já a Ferrari… bem… melhor pensar em 2013.
e a Williams Hein?dizia se por aqui que a equipe ia brigar com a caterham,e agora ?o que os Sàbios do blog tem a dizer hein????
que a realidade é a seguinte, a ferrari se juntou ao pelotão do fundo, junto das pequenas e médias, simples assim, basta olhar o resultado das voltas dos 4 primeiros e do RESTO.
olhe as melhores voltas dos 4 primeiros e do RESTO: http://www.formula1.com/results/season/2012/864/7173/fastest_laps.html
Fabio,a corrida da Australia para o Bruno foi apenas um aperitivo,ele está escondendo o jogo.Esta testando a paciencia de todos.
Ele bateu para espantar o Barrica de perto.
Corrida fraca!!! parecia que estava vendo corrida de 2009, 2008, 2007, 2006, 2005… corrida do tipo daqual só se passava na largada e na parada dos box, temo ver campeonato assim, ai que saudade de 2010.
Quando a UOL vai se tocar e por novamente o link da Formula 1 da área de esportes? Acho isso uma falta de respeito com quem lê e com quem escreve as matérias de F1. Fica aqui meu protesto em relação ao portal.
Grato.
Dificil enetender o q acontece c/ o Massa. Mas com os problemas da ferrari a impressão que fica é que a equipe volta as atenções para o arrogante do espanhol e o Massa q se vire. Ou depois daquele acidente realmente fica minha conclusão. O homem sobreviveu mas o piloto morreu. Uma pena já que naquele ano do acidente a ferrari não tinha um bom carro e o Massa tirava leite de pedra daquele carro. Nos resta esperar q o Nars se destaque na gp2 e vire cobiça de alguma equipe de f1. Quem não se lembra q a propria ferrari disse q o proximo piolto seria um jovem promissor, entao pq não. O q vc acha Fabio?
Bela resenha da corrida, Fábio! Comecei a acompanhar o blog por indicação de um amigo e estou gostando bastante do que tenho visto e lido. Parabéns! Só não li em nenhum lugar sobre a ultrapassagem que O Vettel fez logo no começo da corrida (segunda ou terceira volta, salvo engano) em cima do Rosberg. Ultrapassagem que eu achei sensacional! Grande abraço
Ótimo retorno do Ice Man. Vamos ver se ele vai aprontar nessa temporada!
Me pergunto se há alguém que acredita em Massa e esse Bruno (até sacanagem chamá-lo de Senna, por tudo que o nome representa).
Um piloto dizer que deveria ser mais agressivo do que foi é o fim pra mim, só falta começar a fazer como o mestre Barrica e seu discípulo Massinha, começar a CHORAR.
Fracos!
Olha, esse andre risek é um chato e achei lamentável o tempo dado a você e a f1 pelo programa, na hora de falar de velocidade foi mais rápido que a mercedes do velho xumi, na hora de futebol é o programa inteiro, aja paciência
A mercedes , apresentou um duto frontal , que leva o ar direto para a parte traseira, foi verificado pelos projetistas que há um buraco que é acionado pelo ´piloto , sendo um artificio ilegal , a RBR e a Lotus estão contestando sobre a legalidade com charles diretor da FIa , ainda mais quando vem do Ross Brawm, um projetista de renome multi campeão assim como Adrian da Red Bull. pela entrevista ficou provado que: se for liberado as equipes terão que investir muito dinheiro e as equipes pequenas não terão condições de acompanhar , se for legal vindo de Ross Brawm a coisa esta ruim , ele e a equipe alemã tão nem ai para os outros concorrentes que pena!
bom dia amigos, sei que nossos pilotos não foram bem, mas vamos analisar a largada.
Senna largou em 14, e na primeira curva estava virando em 10 lugar ( favor ver fotos ou replay), quando a toro-rosso o alavancou para cima e fudeu a sua corrida e deve ter avariado alguma coisa, pois quem viu, pode acompanhar q quase o senninha capota. Dai para frente não podemos dizer oq aconteceria mais arrisco que ele marcaria pontos.
Massa, largou bem até as voltas iniciais estava virando igual ao alonso depois seu desempenho caiu vertiginosamente a ponto do senninha que fez uma volta toda lenta apos a largada + pitstop para trocar bico e etc, o alcançar e o fim conhecemos.
Acredito que a deficiência da ferrari deve ser corrigida até a corrida da Espanha e o massa mostrara mais brio, alonso so consegue o que consegue pq é alonso.
E sobre o senninha espero maior sorte na próxima largada pois ele largou bem, so que poucos perceberam isso.
olhem a foto da largada:
http://tazio.uol.com.br/media/images/large/2012/03/18/img-26186-largada-em-melbourne-button-lidera-o-pelotao.jpg
fernando , concordo com teu comentario
poucos perceberam tal relato! Maldonado tirou da pista Gorjean , jogou a la dick acabou com a corrida do francês. O acidente de Massa com Bruno , se deu quando Ricciardi atacou massa, e Bruno por fora estava ultrapassando Felipe, que não viu e os dois se enrroscaram na curva 3 , e perderam a corrida. só isso Bruto é um especialista em curvas de alta , foi assim contra schumaker ano passado em 2011.
Massa é que é deficiente. O carro é só ruim. Com ele o Alonso chegou em quinto.
Você me desculpe fernando mas o Massa começou 2012 do jeito que terminou 2011: Levando pau do Alonso. O espanhol carrega hoje o time nas costas enquanto Felipe mal consegue se impor. Bruno, que teria sido “cauteloso” no sábado deuu seu primeiro passo na mesma direção de su compatriota rosso.
Fabio Seixas. Você e o Gomes dão cada BOLA FORA. Poots, prestem atenção. Na curva que segundo vc e o Gomes dizem que o maldonado deu um chega pra lá no Grosjean, na verdade o carro do maldonado escapou na curva. Assim como varios outros carros escaparam. Veja a corrida de novo e faça comentarios pertimentes a realidade.