Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Hamilton pole, e esperanças adiante

Por Fábio Seixas
17/03/12 04:26

Em Melbourne, um treino que confimou pistas deixadas na pré-temporada e que deixou uma enorme esperança no ar.

A pole foi de Hamilton, a 20ª da carreira, o que o iguala a Alonso e Hill, o Damon. Ao seu lado, Button. Dobradinha da McLaren.

Mas uma dobradinha sem ares de domínio, de hegemonia, de tédio .

Por tudo o que aconteceu na uma hora de treino oficial, ficou uma sensação de que o campeonato vai ser interessante.

Já pela manhã, na última sessão livre, a McLaren mostrou que estava realmente forte. Hamilton foi o mais rápido, com 1min25s681, 0s077 melhor que Grosjean. Na sequência vieram Webber, Button e Rosberg.

As Red Bull ficaram lá para trás. Num sábado? É… Começou ali o cheiro de batata (austríaca) assada.

O treino classificatório começou com outro cheiro. De chatice, com a notícia de que Lotus e Red Bull devem protestar contra a asa traseira da Mercedes.

(Ok, é direito delas. Mas a FIA já vistoriou e já considerou legal. Difícil voltar atrás.)

No Q1,Kobayashi ficou com o melhor tempo, 1min26s182, seguido por Vergne, Grosjean, Schumacher, Pérez, Alonso, Rosberg, Vettel, Hamilton e Maldonado.

Foram cortados Raikkonen (errou na última tentativa!), Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, De la Rosa e Karthikeyan.

E se o 3º treino livre acendeu o alerta sobre a Red Bull, o Q2 serviu para tirar qualquer dúvida sobre a Ferrari.

Por incrível que pareça, tinha gente achando que os italianos ainda estavam escondendo o jogo. Não, não estavam.

Brigando com o carro, buscando o limite, Alonso escapou, atolou, abandonou.

Quer mais? Ok. Massa foi o 16º, a 2s028 do melhor tempo.

Como tornou-se jargão no Twitter, “parabéns aos envolvidos”.

Lá na frente, dobradinha da Mercedes. Rosberg foi o mais veloz, com 1min25s469, seguido por Schumacher. Depois Hamilton e Button. 

Completaram o top 10, Grosjean, Vettel, Maldonado, Webber, Hulkenberg e Ricciardo.

Além de Massa e Alonso, dançaram Vergne, Kobayashi, Bruno, Di Resta e Pérez.

“A gente não teve um dia bom. Eu sofri muito para achar o grip do carro, Mesmo com pneu novo, o grip não vem. Era muito difícil, pelo balanço que eu tinha, fazer uma volta certa. Estava sempre brigando com o carro”, explicou Massa, à TV Globo. É…

Já Bruno admitiu que poderia ter sido mais agressivo. “Fui cauteloso demais hoje. O importante é que tenho bons pneus para amanhã. A gente pode ter uma corrida melhor que o qualifying.”

E veio o Q3.

McLaren ou Mercedes?

Hamilton não deixou a dúvida persistir por muito tempo. Cravou 1min24s922 logo na primeira saída e não foi superado por mais ninguém.

Button até chegou perto, a 0s152. Grosjean sai em terceiro, comprovando que o carro da Lotus é mesmo bom. Schumacher sai em quarto.

A terceira fila tem Webber e Vettel. Na quarta, Rosberg e Maldonado _é, ficou feio para Bruno. Hulkenberg sai em nono. Ricciardo é o décimo.

McLaren na pole? Mercedes forte? Lotus saindo em terceiro? Red Bull mais ou menos?

Hamilton e Button, com um bico sem o horroroso degrau, são os favoritíssimos à vitória amanhã, mas isso é quase um detalhe.

O que importa, o que realmente importa, é que temos um campeonato, senhoras e senhores!

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Marcelo comentou em 17/03/12 at 23:39

    Imperdível!!!

    Piquet “elogiando” Galvão Bueno nas transmissões das corridas:

    http://www.youtube.com/watch?v=5oNOyj6KgU0&feature=related

    O Piquet tinha que fazer carreira no humorismo, ele é um caso perdido, sensacional!!!

  2. Marcelo comentou em 17/03/12 at 23:38

    Bruno disse que usou de cautela no treino…sei

    Oras, cautela era no tempo da Renault época que não tinha contrato fixo, agora ele pode se arriscar sem medo, tem vaga garantida em 2012.

    O que aconteceu é que ele “tomou pau” do Maldonado, essa que é a verdade:

    Q1:
    Maldonado:1:26.803
    B.Senna :1:27.004

    Q2
    Maldonado:1:26.206
    B.Senna :1:26.663

    Se no Q1 Bruno viu que ficou atrás de Maldonado, porque ele iria ser cauteloso no Q2? Papo-furado de cautela, ele é que não conseguiu ser mais rápido que o companheiro, foi assim se não me engano em todos os treinos desde sexta.

    Maldonado merece os parabéns, desde que entrou na F1 com carro sofrível vem fazendo sua parte(e muito bem), logo no primeiro ano deu muito trabalho ao Rubens que tinha 19 anos de F1.

    É a quarta vez que Maldonado entra no Q3! Quando Bruno fizer bem seu papel também vai receber elogios, mas vai ser muito complicado bater o companheiro esse ano. Bruno tem que parar com papo-furado de ano de aprendizagem, é hora de acelerar!

    Ou faz isso ou toma uma “butinada” do terceiro piloto, o Bottas…

    Pagante por pagante, Maldonado vem fazendo bonito! Ninguém esperava uma Williams no top 10, muito menos largando em oitavo, só atrás de Mclaren, RBR, Mercedes e uma Lotus. Se Kimi errou na sua volta, paciência…Maldonado não, e vamos reconhecer foi uma bela volta, o venezuelano é muito bom de classificação. Com um péssimo carro em 2011 foi ao Q3 por 3 vezes, Rubinho não conseguiu esse feito nenhuma vez. E Maldonado era só um novato, não conhecia nem o carro e as pista! Maldonado “o terrível” colecionador de Q3 com carros ruins(2011) e outro bem mediano, como essa Williams 2012.

  3. Antonio M comentou em 17/03/12 at 23:08

    O grande acertador JÁ É na Indy. A F1 que bobear já era se continuar com tantos “pagantes” …..

  4. eduardo comentou em 17/03/12 at 23:02

    sera que poderiam já esta boicotando o massa na ferrari, a propia escuderia, porque ele falou que qualquer pneu que ele colocasse nos testes ele conseguia pilotar de boa, e depois de alguns dias aqui na australia ja nao e bem assim.

  5. Opsilva comentou em 17/03/12 at 22:53

    Tô achando que o Rubinho vai deixar saudades. Pelo menos ele andava na frente do Hulkenberg, junto c/ o Maldonado e próximo ao Buton e Shumacher.

  6. Rubens Pinho comentou em 17/03/12 at 20:34

    Bruno tenha essa cautela que o Bottas está ai,vá se danar e manda bala no carro e mostre serviço,voce viu o Grojean,o Boullier tinha razão.

    • c.linhares comentou em 17/03/12 at 20:45

      o que vamos fazer se os dois brasileiros que sobraram na F1 não tem a menor chance de emplogar a ninguem…bom que os ufanistas brazucas formados pela rede globo puxem o carro!

  7. Eksley Pereira Sales comentou em 17/03/12 at 20:05

    Vamos fazer uma campanha contra a Ferrari e a Globo, assistiremos o Rubinho na Indy, e a ferrari vamos ver se ela aguenta ser cobrada…

  8. Eksley Pereira Sales comentou em 17/03/12 at 19:57

    Eu acho que o Massa vai voltar a entregar pizza!!!!

  9. Alexandre comentou em 17/03/12 at 19:46

    Sabe o que eu penso disso tudo? Que o Bruno Senna é o mais azarado de todos… Fez o teste na Brawn e foi o carro do ano… Andou na Renaut ano passado e o carro está voando… Ano que vem deve ser a williams o carro do ano…rs Sempre chegando atrasado…rs

  10. CarlosSP comentou em 17/03/12 at 19:31

    É muito estranha essa declaração do Bruno né, fui cauteloso demais, medo de errar. Pois eh, vettel e alonso tb rodaram e dai? Garanto que Jamais passou pela cabeça do seu tio isso “fui cauteloso demais”.. Ridiculo.
    Estamos torcendo e muito por voce Bruno. Agora com esse tipo de papo, e na primeira corrida é de brochar qualquer um. Vai pra cima meu. Dane-se a cautela..

    • joel belmonte fialho comentou em 18/03/12 at 0:03

      A verdade é que Bruno não testou pneu macio na Espanha, não teve contato
      com a carro e na Australia a dificuldade foi visivel 1 volta no Q2 fez um tempo ruim 1.32 s só isso

  11. helio1974 comentou em 17/03/12 at 18:43

    massa tomou mais de um segundo do alonso e a globo nao falou absolutamente nada, vergonha massa, o mesmo se aplica ao bruno em face ao maldonado(bom piloto).
    palpite para a corrida, schumacher vai vencer amanhã, o velho shumi tá de volta, ele é aguia, schumi vence seguido buton e rosberg.

  12. alexandre turcato comentou em 17/03/12 at 18:42

    vai ter aquele bolão esse ano?!?!?!

    minhas apostas são:

    hamilton
    schumacher
    vettel

  13. helio1974 comentou em 17/03/12 at 18:42

    massa tomou mais de um segundo do alonso e a globo nao faou absolutamente nada, vergonha massa, o mesmo se aplica ao bruno em face ao maldonado(bom piloto).
    palpite para a corrida, schumacher vai vencer amanhã, o velho shumi tá de volta, ele é aguia, schumi vence seguido buton e rosberg.

  14. Lucas comentou em 17/03/12 at 18:24

    enfim, esse será o último ano de Felipe Massa na Ferrari. VAZA da Ferrari Massa, vc teve varias voltas rapidas e ficou mais de 1 segundo atrás do alonso, é muito devagar…

  15. Luiz comentou em 17/03/12 at 18:15

    Caro Seixas,
    Acho bom a Ferrari comprar binóculos para esta temporada pra que seus pilotos possam ver o sinal na hora da largada.

  16. Claudio comentou em 17/03/12 at 16:55

    Atenção, atenção!!! Aos desavisados; Rubens Barrichello está na indy, esqueçam o cara. Vocês tanto queriam que ele se foi, agora chorem pelo que ficou, e parem de falar do cara, ele tá pouco se lixando para esses comentarios toscos.

  17. claudinei comentou em 17/03/12 at 16:54

    Fabio Seixas na pré temporada vc falava que a red bull seria a primeira equipe da formula 1 quero saber vc ainda continua com a sua opinião de que a red bull é a favorita ou ja mudou de ideia.

  18. Emerson Neves comentou em 17/03/12 at 16:52

    Pior que carro da ferrari deste ano..
    É seu segundo piloto Felipe Massa,vai ser lento, e tomar pau o ano inteiro..
    Alonso, deu uma volta rapida e cossequio
    ser mais rapido….
    Ou seja felipe teve varias e varias voltas p/ser mais rapido que alonso e nao consequio.
    Por mais que o carro seja ruin a briga dele é com alonso…é obrigaçao dele andar na frente do combanheiro…
    Massa vai ser a maior decepiçao este ano,
    corre serio risco de ser subistuido anton ai..

    • Marcelo Richter comentou em 17/03/12 at 17:48

      ‘consequio’? ‘ruin’?? ‘decepiçao’??? ‘subistuido’???? ‘anton’?????

      Como um JEGUE desses tem coragem de opinar sobre qualquer coisa??

      Se cair de quatro no gramado, não levanta até comer tudo…

    • ronaldo comentou em 17/03/12 at 19:39

      Conseguiu , ruim, companheiro , decepção , substituido , “anton ai”??
      A Ferrari de 2012 é mesmo péssima.

    • Pereira comentou em 17/03/12 at 19:56

      Português Descomplicado – Conforme a Nova Ortografia – 6ª Ed.
      Autor: Pimentel, Carlos
      Editora: Saraiva

      • Marcelo comentou em 17/03/12 at 22:29

        Sensacional!!Humor fino e irônico…..
        Estou impressionado com a qtde de erros na internet.

    • José comentou em 17/03/12 at 20:37

      Pelo amor de Deus!!!!! em primeiro lugar, antes de se dedicar a comentar sobre algum assunto, saiba sobre o que está falando, em segundo lugar, volte para escola, por favor!!!

  19. strazemburg comentou em 17/03/12 at 16:16

    Detalhe, desde que o BRAZIL, começou a ser visto como BRASIL, é que não surgem mais pilotos, e não PPE’s ( papai pagou entrou). Antigamente os caras tinham que mostrar braço, PIQUET, por exemplo. Hoje em dia um bando de frouxos, subordindos à merda de equipe. Quanto a Ferrari, é merecida sua ida ao brejo, primeiro por ter um espanhol de merda como Alonso, segundo por ter um banco como Santander, como patrocinador, só merda atrás de merda. Aposto na Lotus, Mclaren, Mercedes e Red Bull.

  20. RRP comentou em 17/03/12 at 16:14

    O Rubinho deveria ser mecanico e não piloto de carros, ja que tanta gente defende o grande acertador de carros que ele é para tentar salvar a sua fama de pessimo piloto…

  21. Romulo comentou em 17/03/12 at 16:08

    O pessoal aqui faz seus comentarios como se o primeiro treino oficial ja dessem argumentos para tantas conclusões sobre o final do campeonato. Lembro aos senhores que a primeira corrida do ano ainda nem começou, falar tanta baboseira disso ou daquilo é muito prematuro, ate mesmo a ferrari ainda pode ressuscitar. Agora uma coisa é certa, com o Barrica de fora acabaram as desculpas esfarrapadas na F1, o grande perdedor e acertador de carros ja era…

  22. Roberto comentou em 17/03/12 at 16:06

    Sempre tem as pessoas que comparam aqui o Schumacher e o Senna…acompanhei a carreira dos dois, desde o início…o Senna era espetáculo, o Schumacher é resultado…prefiro o resultado…com relação a caráter, nenhum dos dois era santo.

  23. Marcos comentou em 17/03/12 at 16:01

    Eu não assisti o treino mas, então é isso?
    Massa levou um segundo do companheiro de equipe?
    Ele esta na Ferrari desde de sempre e, aparentemente, sua maior habilidade esta na escolha do empresário…

  24. Luis Pereira comentou em 17/03/12 at 15:45

    Assino embaixo do comentário do Carlos, que a retirada dos difusores soprados prejudicou em muito a Red Bull do que as outras. Gostaria de colocar uma questão aos leitores do blog:
    Se todos soubessem que no ano seguinte os difusores seriam banidos teriam refeito seus projetos e não haveria degrau (como a McLaren) ok? Como a McLaren do Sr Ron Denis já em 2011 veio desenvolvendo um carro muito próximo do regulamento atual? Será que a pressão política para retirada dos difusores veio de onde?

  25. JCSJ comentou em 17/03/12 at 14:48

    Infelesmente vai ser sempre assim, o bruno sena lá atras do maldonado, afinal o que e que ele tem alem de nome, antes tivessem dado a vaga para o rubinho

  26. Ronaldo comentou em 17/03/12 at 14:41

    Fabio,
    O que me parecia obvio em 2010, a absoluta incompetencia do Domenicali para dirigir uma equipe F1, parece que está mais do que comprovado. Nenhuma pessoa poderia ser chamado de lider atuando da maneira que esse individuo atua. Que lider iria humilhar seus colaboradores come esse homen humilhou o Massa?
    Acredito que agora está patente a incapacidade do Pat Fry de criar um carro competitivo, apesar do dinheiro da Ferrari, e do Domenicali de levar a sua equipe a isso.
    O Alonso poderá ser melhor do que o Massa, mas o Felipe é um bom piloto e não um moleque que se contenta com chegar ao Q2.

  27. Rafael Lunardi comentou em 17/03/12 at 14:40

    E’ piada ou é verdade mesmo que o Bruno disse que foi cauteloso no Q2?
    Nada como uma vaga comprada né, compromisso zero. Varzeano, esse é o tal do Bruno e, apenas Bruno.

    • heberthy comentou em 17/03/12 at 15:19

      Tira o Santander da Ferrari e ve se o Alonso mantem essa vaga. Tira a PDVSA da Williams e ve se o Maldonado mantem essa vaga. Tira a participacao da Renault na Genii ve se o Grosjean tava correndo. Tira a Lada das costas do Petrov e veja se o trulli ainda estava na Caterham. F1 eh comercio. F1 eh negocio. F1 eh dinheiro. E por fim, lah no fim mesmo… F1 eh esporte. Falar que um eh mais ou menos compromissado do que o outro eh muita pretensao.

  28. Jose Ronelson de Camargo comentou em 17/03/12 at 14:25

    Ola Tudo bem…. Pelo jeito vai ter fachina no corpo tecnico da Ferrari a pergunta é quem fica

  29. GILMAR comentou em 17/03/12 at 14:11

    Amigos, quando o besta do Alonso comete o mesmo erro do Massa, ninguém que conhece bem F1, como o Fabio Seixas, que gosta de menosprezar o Massa, comenta sobre a besteira. Parece que todos torçem pelo insucesso dos nossos pilotos da atualidade. A Ferrari por sua vez, continua tendo a postura (mas é so isto) de equipe grande, exigindo algo de seus pilotos que não tem para ofereçer na máquina que pilotam! Façam o favor se serem inteligentes!

  30. Gilberto Romano comentou em 17/03/12 at 13:57

    Pelo andar da carruagem, esse ano teremos competições acirradas. è muito bom ver equipes com novos pilotos lá na frente do grid. Não esqueçam esse nome, Grosjean da Lotus. E viva a Mclaren!!!! Gyll

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).