Hamilton pole, e esperanças adiante
17/03/12 04:26Em Melbourne, um treino que confimou pistas deixadas na pré-temporada e que deixou uma enorme esperança no ar.
A pole foi de Hamilton, a 20ª da carreira, o que o iguala a Alonso e Hill, o Damon. Ao seu lado, Button. Dobradinha da McLaren.
Mas uma dobradinha sem ares de domínio, de hegemonia, de tédio .
Por tudo o que aconteceu na uma hora de treino oficial, ficou uma sensação de que o campeonato vai ser interessante.
Já pela manhã, na última sessão livre, a McLaren mostrou que estava realmente forte. Hamilton foi o mais rápido, com 1min25s681, 0s077 melhor que Grosjean. Na sequência vieram Webber, Button e Rosberg.
As Red Bull ficaram lá para trás. Num sábado? É… Começou ali o cheiro de batata (austríaca) assada.
O treino classificatório começou com outro cheiro. De chatice, com a notícia de que Lotus e Red Bull devem protestar contra a asa traseira da Mercedes.
(Ok, é direito delas. Mas a FIA já vistoriou e já considerou legal. Difícil voltar atrás.)
No Q1,Kobayashi ficou com o melhor tempo, 1min26s182, seguido por Vergne, Grosjean, Schumacher, Pérez, Alonso, Rosberg, Vettel, Hamilton e Maldonado.
Foram cortados Raikkonen (errou na última tentativa!), Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, De la Rosa e Karthikeyan.
E se o 3º treino livre acendeu o alerta sobre a Red Bull, o Q2 serviu para tirar qualquer dúvida sobre a Ferrari.
Por incrível que pareça, tinha gente achando que os italianos ainda estavam escondendo o jogo. Não, não estavam.
Brigando com o carro, buscando o limite, Alonso escapou, atolou, abandonou.
Quer mais? Ok. Massa foi o 16º, a 2s028 do melhor tempo.
Como tornou-se jargão no Twitter, “parabéns aos envolvidos”.
Lá na frente, dobradinha da Mercedes. Rosberg foi o mais veloz, com 1min25s469, seguido por Schumacher. Depois Hamilton e Button.
Completaram o top 10, Grosjean, Vettel, Maldonado, Webber, Hulkenberg e Ricciardo.
Além de Massa e Alonso, dançaram Vergne, Kobayashi, Bruno, Di Resta e Pérez.
“A gente não teve um dia bom. Eu sofri muito para achar o grip do carro, Mesmo com pneu novo, o grip não vem. Era muito difícil, pelo balanço que eu tinha, fazer uma volta certa. Estava sempre brigando com o carro”, explicou Massa, à TV Globo. É…
Já Bruno admitiu que poderia ter sido mais agressivo. “Fui cauteloso demais hoje. O importante é que tenho bons pneus para amanhã. A gente pode ter uma corrida melhor que o qualifying.”
E veio o Q3.
McLaren ou Mercedes?
Hamilton não deixou a dúvida persistir por muito tempo. Cravou 1min24s922 logo na primeira saída e não foi superado por mais ninguém.
Button até chegou perto, a 0s152. Grosjean sai em terceiro, comprovando que o carro da Lotus é mesmo bom. Schumacher sai em quarto.
A terceira fila tem Webber e Vettel. Na quarta, Rosberg e Maldonado _é, ficou feio para Bruno. Hulkenberg sai em nono. Ricciardo é o décimo.
McLaren na pole? Mercedes forte? Lotus saindo em terceiro? Red Bull mais ou menos?
Hamilton e Button, com um bico sem o horroroso degrau, são os favoritíssimos à vitória amanhã, mas isso é quase um detalhe.
O que importa, o que realmente importa, é que temos um campeonato, senhoras e senhores!
Alô pessoal que curte o blog do Fábio Seixas.
Vai começar a temporada 2012 do “Último Palpite”.
Como é de costume, o FS, 30 minutos antes de cada GP, posta o seu (dele) palpite indicando os 3 primeiros colocados ao término de cada GP e costuma perguntar: “E você, o que acha?”
A partir daí a galera lança os seus pitacos.
Com a intenção de trazer um pouco de divertimento para quem responde à pergunta do FS, “inventei”, no ano passado, o “Campeonato dos Palpiteiros”, onde os palpites da galera “postados” no blog até o
horário oficial (de Brasília) marcado para o início do GP, são considerados como válidos para participar desse campeonato.
A pontuação maior é para quem acerta em cheio o 3º colocado e a menor é conferida para o vencedor de cada GP. Esse critério tem o propósito de evitar o favoritismo de algum piloto/equipe (como Vettel no ano passado) e, por consequência, do palpiteiro que sempre crava o nome desse piloto como vencedor de cada GP. Daí a razão de atribuir-se mais pontos para o 3º (35) e 2º (30) colocados do que para o 1º (20), objetivando não ter um campeão com demasiada antecedência.
Afora isso, são distribuídos até 15 pontos para o palpiteiro que acertar os nomes dos pilotos que ele cravou numa determinada colocação mas que (qualquer um deles, ou todos) tenham terminado a corrida no pódio, mesmo que seja em posição diferente da indicada no palpite. Para cada nome de piloto no
pódio que o palpiteiro acertar (independentemente da posição de chegada) ele receberá 5 pontos.
Veja o exemplo:
Palpite: 1) Button; 2) Rosberg; 3) Vettel
Resultado: 1) Rosberg; 2) Vettel; 3) Button
Embora o palpiteiro não tenha acertado a ordem de chegada de nenhum deles, ainda assim receberá 15 pontos no campeonato porque acertou os 3 pilotos do pódio.
Também para evitar dar vantagem para aqueles que palpitarem em todos os GP’s, em detrimento dos que não teem condições de palpitar em todos, a classificação geral do campeonato será apurada pela média dos pontos obtidos em cada um dos GP’s. Claro, que quem der mais palpites terá maiores chances, mas não necessariamente será o vencedor por isso.
Para estar na Classificação Geral, o palpiteiro deverá “palpitar” em, pelo menos, 25% dos GP’s disputados no ano. Obviamente quem deixar de dar o palpite em algum GP não marcará pontos, mas
essa marca será considerada na apuração da média.
Confira o regulamento:
1) A participação será automática para todos aqueles que apontarem os seus palpites nos comentários do “post”, até o horário oficial (de Brasília) marcado para o início do GP;
2) Pontuação para cada GP:
Acertando o 1º colocado: 20 pontos;
Acertando o 2º colocado: 30 pontos;
Acertando o 3º colocado: 35 pontos;
Acertando piloto(s) do pódio: 5 pontos para cada nome acertado, mesmo fora da ordem de classificação final do GP;
3) Para participar da Classificação Geral, o palpiteiro terá de palpitar em, pelo menos, 25% dos GP’s disputados;
4) Para cada GP sem palpite, ao participante será atribuído 0 (zero) ponto, número esse que será considerado para apuração da média da Classificação Geral.
5) No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro;
6) Após cada GP são apresentados os resultados e os vencedores são os que marcarem mais pontos conforme o “regulamento”.
Participe ativamente e, quem sabe, o Fábio consegue um patrocínio legal para distribuir uns prêmios pra nós (rsrsrs) no final do campeonato.
Abraço a todos!
RAMIRO MAROTE
SANTOS/SP
Só pra não perder a oportunidade.
A colocação de Fábio Seixas sobre a Pré-Temporada sobre as equipes de F1. Abaixo sua análise sobre a Williams:
“Williams – Alerta aos velhos e novos sennistas: não esperem nada de 2012. Em voltas lançadas o carro é de médio para ruim. Em “long runs” é ruim mesmo.”
O que falar agora? hahaha.. O Maldonado simplesmente colocou a Williams, na frente de todas as suas concorrentes, as “ditas intermediárias”. Ficou na frente de Force India (em mais de 0,5s), da Toro Rosso, Sauber e Caterham (se é que podemos colocar a caterham nesse bolo)…
Então meu caro Fábio Seixas.. só me restou rir de você e dos demais “especialistas” de plantão.. aqueles que assinam como “jornalistas de F1 e esporte a motor”… hahahahahaha
Não quero nem saber dessa história de sobrenome. O Barrica nunca levou baile de companheiro de time, nem na época do Schumacher dono da equipe. Vou ficar de olho nesse tal de Bruno S, começou mal, muito mal o danado!
EXATAMENTE ISSO FABIO!!! Eu estava esperando chegar nessa situação. Agora todos vão ver que o Vettel só era um excelente piloto porque tinha um grande carro.
Eu pensei que o carro do chucrute era do tamanho dos outros…
Fabio
Acompanho todos os seus pits e posts, mas vamos considerar que tem muito sentido comentário de (João Paulo faz o, por favor, veja sem sarcasmo.
Vetel é um bom piloto com um bom carro, nada mais de excepcional..
Desde 2008 a Ferrari não faz um carro decente.Com a grana que gasta deveria fazer.Esse Domenicali é muito incompetente!!!
Afundou o Massa em 2008, o Alonso em 2010.Esse ano vai pelo mesmo caminho.
Até quando?
O comentário mais sensato, equilibrado e realista foi do Carlos, às 10:14h. Parabéns, Carlos.
a fi 2012 começou??? e quando começa a f indy… essa eu assisto
Gostaria muito de ver onde estaria esse carro da Lotus com um piloto de verdade, se o Grosjean ficou em quinto imagine onde estaria com o Kubica. que pena esse acidente. Ah e o Raikkonen ja era!
Rapa!!Vc continua o MESMO!Anti-Hamilton!Reconheça rapa publicamente que ELE é o melhor do grid!!Filhote de Gavião Bueno….Tão jovem com idéias da Ditadura!!
Uma pena!!
sds
Acho que o Massa não termina o campeonato de 2012 pela Ferrari. É muito blá blá blá, sobre tipo de pilotagem diferente dele para o Alonso, que com ele o pneu aquece menos…. Piloto que está na F1 tem que se adaptar, mudar o estilo de pilotagem, o que for.
Hoje, o Alonso que teve somente a possibilidade de dar uma única volta lançada no Q2, colocou 1s de vantagem sobre o melhor tempo do Massa, que teve todo o tempo para conseguir melhorar seu tempo e não conseguiu.
Com certeza mudanças na Ferrari ocorrerão e também irão alcançar seu segundo piloto.
O Bruno é fraco, não tem jeito, ou falta agressividade ou bate por bobeira. A ferrari tem que refazer o carro em pleno campeonato. Parece time de futebol desentrosado e com falta de peças importantes. Lamentável, principalmente porque é o ano de despedida do Massa, isso se ele ficar até o fim. O último brasileiro, ao sair, por favor apague a luz, pois estou cansado de torcer por nada !!!!
Interessante Fábio, você não foi nenhum pouco imparcial ao criticar o Bruno, falando que ficou feio… Vamos lá:
Alonso com apenas 1 volta no Q2 foi nada mais nada menos que 1s mais rápido que o Massa, que teve muitas tentativas… Ficou muito mais feio para Massa e não para Bruno!
Preste mais atenção.
E eu que pensei que não ia ouvir este ano o Massa novamente culpar a falta de aderência… Bem, pelo menos o Bruno disse que ele mesmo foi o culpado pelo tempo alto. O Massa tem que mudar o discurso e ajeitar mais o traseiro no banco e colocar um pouco mais de peso na sapatilha…
É a suspensão baixa da maclaren se deu
melhor sem o difusor soprado, resultado
o carroa mais bonito e mais rapido
como disse o Hamilton.
E o mais interessante é que a McLaren não fez aquele bico horrível das outras equipes. É o carro mais bonito e pelo visto o mais eficiente. Com relação à Ferrari, é só tirar o Domenicalli. Certeza que melhora bastante, o cara é um incompetente e sempre foi, inclusive é o culpado pela perda do título do Massa.
O MASSA TEM QUE CORRER SEM PNEU..TODO O ANO SÃO OS PNEUS VAI GUIAR LANCHA PO
Vem aí uma temporada vergonhosa pro Felipe Massa.
Com esse carro horrível e o nível de pilotagem ridícula que ele tá, a luta vai ser pra tentar chegar em 10º em todas as corridas.
Prognóstico: 2013 Massa na Indy.
Corrigindo, William (se me permite): 2013 Massa na RBR…da Stock.
Pow Fábio Seixas, o campeonato começou e você só disso isso?
Tudo que narrou todo mundo já estava careca de saber…afff
senna tomo 4 decimos do maldonado, normal para corrida de estreia, maldonado não é um piloto ruim.
o Massa passa toda corrida tomando no minimo meio segundo do alonso….
Agora tem q correr atras do prejuízo, na corrida de domingo.
E o Massa tomou 1s do Alonso… Começou muito bem, novamente!
E barrichelizado não quis deixar dúvida que veio para substituir de vez seu predecessor, ídolo e espelho, Barrica Mor.
Nem alinharam no grid e o cara já tá chorando.
Pra ficar igualzinho ao outro, só falta prometer o título deste ano.
Ficou lindo, muito lindo, para a Mclaren, este começo de temporada. Carro mais rápido e sem aquele bico horroroso! Parabéns aos projetistas da equipe inglesa. E aos ótimos pilotos também.
Alô Fabio,
Foi um bom treino, um treino que há muito a gente não via, desde o final de 2010.
É bom ver que a Red Bull já não tem o domínio do ano passado, e que a McLaren, apesar da dobradinha não está sobrando. E para surpresa a Lotus tem um bom carro, assim como a Sauber, apesar de Kobayashi e Pérez terem ficado para trás.
Decepção mesmo só a Ferrari. E ruim para Massa que nem com Alonso rodando conseguiu ser mais rápido. Aliás, a rodada de Alonso abacou sendo bom para Felipe porque certamente o espanhol largaria entre os 10. E aí ficaria mais ruim para Felipe.
Vai ser um ano muito complicado para a Ferrari e pelo visto um bom campeonato para a F-1.
Um abraço, Fabio e boa temporada.
Gostei do Senna, pena que foi muito cauteloso no Q2,
promete boa temporada. E é ainda umas das razões para mim perder tempo com formula 1.
Não sei sobre o ser “cauteloso” do Senna. Vi a qualificação e vi o momento, pela camera do carro do Senna, quando êle errou na tomada da curva, passando longe do canto interno da curva, e teve que baixar muito a velocidade para não sair da pista, como quase saiu. Está me parecendo um erro de falta de concentração.
não perca seu tempo!
E o Massa em… Ficar atrás do Alonso atolado na brita, foi demais…..Quem diria que eu ia sentir saudades do Rubinho tão cedo. E o Galvão e seu puxa Burti, heim… É preciso gostar muito de F1 para aguentar tudo isso…..
Sei não Fábio, me parece que o domínio apenas vai mudar de lado…achei que tanto o Hamilton quanto o Button ainda tinham de onde tirar se precisassem…e imagina esse carro da Lotus nas mãos do Kubica (de antes do acidente).
O Kimi veio cheio de gracinha, não dura até o meio da temporada vai ser dispensado por baixa performance. Quer apostar? No mais acho que esse ano será bem mais imprevisível.
Cade o “alemãozinho” Fabio, rapaz com um carro superior aos outros fica facil agora vamos ver a coisa real.
A williams queimou a lingua de muita gente aí…
Felipe Massa foi horrivel, 1 seg. atras do Alonso, Bruno mt mal tbm!!
Bom dia a todos
Olha o Pessoal da area técnica da Ferrari são muito ruins,pessimos profissionais,ja falei aqui na pré temporada sem tirar o mérito do schumi que é um grande piloto,mas só fez sucesso na Ferrari,porque foi inteligente,so fechou com a equipe Italiana quanda ela aceitou contratar todo o Staff indicado por ele, então sairam da fila de 20 anos sem titulos, assim que schumi saiu o Staff tambem se mandou, O Sr. Presidente da Ferrari trouxe o Staff de Maranello, que francamente para formula 1 não da, ou trocam toda a area técnica da Ferrari ou vão ficar mais vinte anos na fila, 2012 ja foi para o ralo, o carro foi concebido morto