Hamilton pole, e esperanças adiante
17/03/12 04:26Em Melbourne, um treino que confimou pistas deixadas na pré-temporada e que deixou uma enorme esperança no ar.
A pole foi de Hamilton, a 20ª da carreira, o que o iguala a Alonso e Hill, o Damon. Ao seu lado, Button. Dobradinha da McLaren.
Mas uma dobradinha sem ares de domínio, de hegemonia, de tédio .
Por tudo o que aconteceu na uma hora de treino oficial, ficou uma sensação de que o campeonato vai ser interessante.
Já pela manhã, na última sessão livre, a McLaren mostrou que estava realmente forte. Hamilton foi o mais rápido, com 1min25s681, 0s077 melhor que Grosjean. Na sequência vieram Webber, Button e Rosberg.
As Red Bull ficaram lá para trás. Num sábado? É… Começou ali o cheiro de batata (austríaca) assada.
O treino classificatório começou com outro cheiro. De chatice, com a notícia de que Lotus e Red Bull devem protestar contra a asa traseira da Mercedes.
(Ok, é direito delas. Mas a FIA já vistoriou e já considerou legal. Difícil voltar atrás.)
No Q1,Kobayashi ficou com o melhor tempo, 1min26s182, seguido por Vergne, Grosjean, Schumacher, Pérez, Alonso, Rosberg, Vettel, Hamilton e Maldonado.
Foram cortados Raikkonen (errou na última tentativa!), Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, De la Rosa e Karthikeyan.
E se o 3º treino livre acendeu o alerta sobre a Red Bull, o Q2 serviu para tirar qualquer dúvida sobre a Ferrari.
Por incrível que pareça, tinha gente achando que os italianos ainda estavam escondendo o jogo. Não, não estavam.
Brigando com o carro, buscando o limite, Alonso escapou, atolou, abandonou.
Quer mais? Ok. Massa foi o 16º, a 2s028 do melhor tempo.
Como tornou-se jargão no Twitter, “parabéns aos envolvidos”.
Lá na frente, dobradinha da Mercedes. Rosberg foi o mais veloz, com 1min25s469, seguido por Schumacher. Depois Hamilton e Button.
Completaram o top 10, Grosjean, Vettel, Maldonado, Webber, Hulkenberg e Ricciardo.
Além de Massa e Alonso, dançaram Vergne, Kobayashi, Bruno, Di Resta e Pérez.
“A gente não teve um dia bom. Eu sofri muito para achar o grip do carro, Mesmo com pneu novo, o grip não vem. Era muito difícil, pelo balanço que eu tinha, fazer uma volta certa. Estava sempre brigando com o carro”, explicou Massa, à TV Globo. É…
Já Bruno admitiu que poderia ter sido mais agressivo. “Fui cauteloso demais hoje. O importante é que tenho bons pneus para amanhã. A gente pode ter uma corrida melhor que o qualifying.”
E veio o Q3.
McLaren ou Mercedes?
Hamilton não deixou a dúvida persistir por muito tempo. Cravou 1min24s922 logo na primeira saída e não foi superado por mais ninguém.
Button até chegou perto, a 0s152. Grosjean sai em terceiro, comprovando que o carro da Lotus é mesmo bom. Schumacher sai em quarto.
A terceira fila tem Webber e Vettel. Na quarta, Rosberg e Maldonado _é, ficou feio para Bruno. Hulkenberg sai em nono. Ricciardo é o décimo.
McLaren na pole? Mercedes forte? Lotus saindo em terceiro? Red Bull mais ou menos?
Hamilton e Button, com um bico sem o horroroso degrau, são os favoritíssimos à vitória amanhã, mas isso é quase um detalhe.
O que importa, o que realmente importa, é que temos um campeonato, senhoras e senhores!
faltam 55 minutos Fabio,cade o post dos PALPITES???
Sobre a Ferrari: Acho que agora a cúpula cai como um castelinho feito por cartas de baralho. Isso deve ser certo. A grande surpresa foi a Lotus. E parece que a Red Bull não vai ser tão suprema assim este ano. Mas, ainda é cedo para se afirmar com precisão. Já à Mercedes, parabéns, pena que não tem piloto nosso lá.
Felipe. Largue de bike, pode ser melhor.
De acordo com o grid de largada, acredito que durante o ano não vai ser bem assim, até como manda a tradição.
A título de curiosidade, já houve sim casos em que a FIA “voltou atrás”. O mais célebre foi com os amortecedores de massa da Renault – quando foram desenvolvidos, ainda no final da temporada de 2005, a FIA foi consultada e deu o ok. Em seguida Charles Whiting também disse que não havia nada de errado no sistema, e finalmente foi a vez dos fiscais, que vistoriaram o carro da Renault e falaram que ele estava ok em relação ao regulamento. Aí subitamente a FIA decidiu que o sistema era ilegal, o que mudou completamente a cara do campeonato de 2006, botando a Ferrari artificialmente na briga. Ah, os tempos de Max Mosley… 🙂
Nelsinho ganhou na Nascar! Histórico!!!!!
Quem que apoiou Piquet pra correr de F1? Ele mesmo!!!! e Emerson? a família que já tinha vocação… Olha, em minha opinião, nem Piquet nem Emerson tem obrigação com isso….