Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Hamilton pole, e esperanças adiante

Por Fábio Seixas
17/03/12 04:26

Em Melbourne, um treino que confimou pistas deixadas na pré-temporada e que deixou uma enorme esperança no ar.

A pole foi de Hamilton, a 20ª da carreira, o que o iguala a Alonso e Hill, o Damon. Ao seu lado, Button. Dobradinha da McLaren.

Mas uma dobradinha sem ares de domínio, de hegemonia, de tédio .

Por tudo o que aconteceu na uma hora de treino oficial, ficou uma sensação de que o campeonato vai ser interessante.

Já pela manhã, na última sessão livre, a McLaren mostrou que estava realmente forte. Hamilton foi o mais rápido, com 1min25s681, 0s077 melhor que Grosjean. Na sequência vieram Webber, Button e Rosberg.

As Red Bull ficaram lá para trás. Num sábado? É… Começou ali o cheiro de batata (austríaca) assada.

O treino classificatório começou com outro cheiro. De chatice, com a notícia de que Lotus e Red Bull devem protestar contra a asa traseira da Mercedes.

(Ok, é direito delas. Mas a FIA já vistoriou e já considerou legal. Difícil voltar atrás.)

No Q1,Kobayashi ficou com o melhor tempo, 1min26s182, seguido por Vergne, Grosjean, Schumacher, Pérez, Alonso, Rosberg, Vettel, Hamilton e Maldonado.

Foram cortados Raikkonen (errou na última tentativa!), Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, De la Rosa e Karthikeyan.

E se o 3º treino livre acendeu o alerta sobre a Red Bull, o Q2 serviu para tirar qualquer dúvida sobre a Ferrari.

Por incrível que pareça, tinha gente achando que os italianos ainda estavam escondendo o jogo. Não, não estavam.

Brigando com o carro, buscando o limite, Alonso escapou, atolou, abandonou.

Quer mais? Ok. Massa foi o 16º, a 2s028 do melhor tempo.

Como tornou-se jargão no Twitter, “parabéns aos envolvidos”.

Lá na frente, dobradinha da Mercedes. Rosberg foi o mais veloz, com 1min25s469, seguido por Schumacher. Depois Hamilton e Button. 

Completaram o top 10, Grosjean, Vettel, Maldonado, Webber, Hulkenberg e Ricciardo.

Além de Massa e Alonso, dançaram Vergne, Kobayashi, Bruno, Di Resta e Pérez.

“A gente não teve um dia bom. Eu sofri muito para achar o grip do carro, Mesmo com pneu novo, o grip não vem. Era muito difícil, pelo balanço que eu tinha, fazer uma volta certa. Estava sempre brigando com o carro”, explicou Massa, à TV Globo. É…

Já Bruno admitiu que poderia ter sido mais agressivo. “Fui cauteloso demais hoje. O importante é que tenho bons pneus para amanhã. A gente pode ter uma corrida melhor que o qualifying.”

E veio o Q3.

McLaren ou Mercedes?

Hamilton não deixou a dúvida persistir por muito tempo. Cravou 1min24s922 logo na primeira saída e não foi superado por mais ninguém.

Button até chegou perto, a 0s152. Grosjean sai em terceiro, comprovando que o carro da Lotus é mesmo bom. Schumacher sai em quarto.

A terceira fila tem Webber e Vettel. Na quarta, Rosberg e Maldonado _é, ficou feio para Bruno. Hulkenberg sai em nono. Ricciardo é o décimo.

McLaren na pole? Mercedes forte? Lotus saindo em terceiro? Red Bull mais ou menos?

Hamilton e Button, com um bico sem o horroroso degrau, são os favoritíssimos à vitória amanhã, mas isso é quase um detalhe.

O que importa, o que realmente importa, é que temos um campeonato, senhoras e senhores!

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. ANDRE DE ITU comentou em 18/03/12 at 2:05

    faltam 55 minutos Fabio,cade o post dos PALPITES???

  2. Alex Xavier comentou em 18/03/12 at 0:43

    Sobre a Ferrari: Acho que agora a cúpula cai como um castelinho feito por cartas de baralho. Isso deve ser certo. A grande surpresa foi a Lotus. E parece que a Red Bull não vai ser tão suprema assim este ano. Mas, ainda é cedo para se afirmar com precisão. Já à Mercedes, parabéns, pena que não tem piloto nosso lá.

    • Alex Xavier comentou em 18/03/12 at 0:45

      Felipe. Largue de bike, pode ser melhor.

    • Alex Xavier comentou em 18/03/12 at 1:03

      De acordo com o grid de largada, acredito que durante o ano não vai ser bem assim, até como manda a tradição.

  3. Lucas comentou em 18/03/12 at 0:25

    A título de curiosidade, já houve sim casos em que a FIA “voltou atrás”. O mais célebre foi com os amortecedores de massa da Renault – quando foram desenvolvidos, ainda no final da temporada de 2005, a FIA foi consultada e deu o ok. Em seguida Charles Whiting também disse que não havia nada de errado no sistema, e finalmente foi a vez dos fiscais, que vistoriaram o carro da Renault e falaram que ele estava ok em relação ao regulamento. Aí subitamente a FIA decidiu que o sistema era ilegal, o que mudou completamente a cara do campeonato de 2006, botando a Ferrari artificialmente na briga. Ah, os tempos de Max Mosley… 🙂

  4. Rafael Wuthrich comentou em 18/03/12 at 0:12

    Nelsinho ganhou na Nascar! Histórico!!!!!

  5. valter comentou em 18/03/12 at 0:02

    Quem que apoiou Piquet pra correr de F1? Ele mesmo!!!! e Emerson? a família que já tinha vocação… Olha, em minha opinião, nem Piquet nem Emerson tem obrigação com isso….

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).