Sexta, coluna
16/03/12 15:33“Lembro de uma vez… Havia umas 120 crianças tentando se classificar para uma prova de kart organizada pelo Michael. Os 34 melhores participaram e receberam a bandeirada dele. Foi um presente para todos! Um sonho!”
É isso.
Havia uma penca de moleques cheios de amor pelo esporte, loucos para correr para o ídolo, receber a bandeirada do ídolo, ganhar o troféu das mãos do ídolo.
Dali saiu um bicampeão.
Quando você leu algo parecido sobre Emerson ou Piquet? Um multicampeão brasileiro da F-1 “perdendo” um domingo com a molecada? Pode parecer detalhe, mas não é.
A declaração ali no começo é de Vettel.
Não é uma obrigação. Eles já fizeram muito pelo automobilismo brasileiro. Mas Emerson e Piquet poderiam fazer mais, se envolver mais, tentar evitar que a coisa naufrague.
Este é o tema da coluna de hoje na Folha.
A íntegra está aqui, para assinantes do jornal e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna está na pág. D9.
sou seu fã, vc inclusive já jublicou um “no pais da F-1” q mandei para você.
MAs realmente não concordo muito com esse comentário.
Vejamos o exemplo do Guga. Não tivemos nenhum grande Tenista depois do catarinense, mas sabemos do empenho do ex tenista em fazer o esporte que o consagrou ter outros nomes de sucesso como o dele aqui no país.
Automobilismo é um esporte caro. Ainda vivemos em um país predominantemente de classe média. Assim, é muito difícil aparecerem talentos espontâneos. Salvo raríssimas exceções, apenas filhos de pais ricos tem condições de constituir uma carreira no esporte a motor.
Desde os meus 6 anos de idade sou um apaixonado por este esporte. E seria um sonho ser piloto de F-1. Hoje com 33 anos, posso “brincar” de kart uma ou duas vezes por mês. Quantos talentos podemos ter perdido por essa falta de condições em se formar um piloto?
O valor de uma bola de futebol pode ser dividido entre 22 moleques. Já o valor de um kart…
É isso.
Respeito sua opinião, como todos os outros comentários que você brilhantemente faz. Apenas me reservei o direito de discordar neste caso.
Abs!
Eita que a Ferrari tava parecendo uma cadeira elétrica na pista! Q3 loooongeeee!!!!
M.Schumacher possui uma fortuna de mais de 600 milhões de euros, mas poucos sabem do lado social do piloto fora das pistas.
Schuamcher é embaixador da UNESCO, doou US$1,5 milhões para projetos ligados a educação e ao esporte.
Financiou, sozinho, a construção de uma escola para crianças pobres de Senegal, além de contribuir para melhorias da própria cidade de Dakar.
Também sozinho, construiu um hospital especializado em amputados para apoiar as vítimas da guerra de Sarajevo.
Em Lima, no Peru, fez o “Palácio para os pobres”, centro de ajuda para as crianças de rua, com alimentação, educação, cuidados médicos, roupas e abrigo.
Para as vítimas do tsunamique atingiu a Ásia em 2004 Schumacher dodou US$10 milhões, a maior doação individual de um esportista.
Para a Fundação William J. Clinton, em prol de crianças com HIV, malária e pobreza foram mais US$5 milhões.
Para as enchentes que alastraram a costa européia, mais US$1 milhão.
TERREMOTO COSTA RICA Michael Schumacher visitar as pessoas afetadas, e se emociona com as imagens:
http://www.youtube.com/watch?v=yLTw1a4FGck&feature=endscreen&NR=1
Em meados de 90, adotou um cachorro vira-lata que vagava por Interlagos na época do Grande Prêmio do Brasil, isso muito antes de se engajar em campanhas em defesa dos animais.
Schumacher e a viralatinha de Interlagos:
http://www.doggybook.com.br/blog/?p=435
Lendo notícias como esta sobre…Ozzy Osbourne que pagou US$ 10 mil para comprar um Yorkshire de outro casal que nem estava afim de vender o animal, me faz lembrar da cadelinha adulta, que o piloto de fórmula 1, Michael Schumacher adotou em Interlagos, isso prova que para alguns o dinheiro não é tudo e são pequenos os gestos necessários para uma boa ação.
No GP de Interlagos em 1996, o heptacampeão de fórmula 1 Michael Schumacher e sua esposa ficaram encantados com uma cadelinha adulta, sem raça definida que caminhava faminta e suja pelos boxes do circuito e a partir daí a vida dela mudou, ela foi batizada de Flea(Pulga em alemão) a primeira medida tomada pelo casal foi de levá-la para uma consulta em um veterinário, onde foi realizado um checkup e ela pôde tomar um banho.
Apesar da proibição do hotel de hospedar animais, Schumacher conseguiu uma excessão para levar Flea consigo e depois patriá-la na Alemanha, a partir daí a cachorrinha passou a viver uma vida de “princesa” e acompanhar o piloto ao redor do mundo nas corridas em que disputava.
E pelo visto a experiência de adotar Flea foi algo compensador para o piloto, hoje ele e o também piloto Felipe Massa, além de e outros famosos como a Xuxa, fazem parte da campanha da Pedigree, Adotar é tudo de bom.
Pois é, o Schumacher teve que adotar uma cadela vira-lata, para “ABRIR” os olhos das celebridades no Brasil, pelo menos antes desse fato, não era comum celebridades adotarem cães de rua.
Essa cadela que Schumacher adotou não esta mais viva(já faz 15 anos), mas viveu uma vida de luxo, era comum ver Schumacher e sua mulher passeando com a cadela pelo mundo, era o xodó da família!
Schumacher passeia com vira lata na pista.
http://img48.imageshack.us/img48/3512/3070484211cp2xz.jpg
http://www.motorsport-total.com/bilder/2005/gp/0516bel/do/z007.jpg
Mulher do Schumacher(Corina) carrega vira lata no colo.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRM2F9nJvmg8uCi72ucnr7YjJyI8deHzFbwbZX4B-vtZ0iZO1cKDFFVy6Y5Q
Tem muita gente mais rica que o piloto alemão nesse mundo(muitos são políticos), que só querem saber de ROUBAR o povo, muitos deles já passaram suas fortunas dos 2,3,4 bilhões e sequer ajudam os mais pobres, muito menos animais.
Parabéns ao Schumacher e a sua mulher!!!
Concordo! Parece que o que eles pensam é que seus esforços com o automobilismo nacional vão apenas até onde é interessante para os filhos, netos etc. O que não é 100% errado. Como você mesmo disse, não é obrigado. Na minha opinião, seria um pouco de gratidão. Principalmente por olhar em seus narizes, que o automobilismo nacional morre um pouco a cada ano!
CBA é o câncer do automobilismo brasileiro, pouco incentivo para categorias de base, a formula do Massa naufragando e ninguém apoia. CBA e CBF tudo a ver…
Piquet e Emerson não podem fazer milagres e pelo o que sei, Piquezão participa como pode em Brasília.
Não deixa de ser pra lá de bairrismo a atitude de um campeão como fittipaldi,que
tira como incentivo um patrocinio para seu
neto pietro um valor R$ l milhão para incen
tivar a correr na Nascar Americana ,tanto que o muleke não é brasileiro, sem tirar o brilho de Emerson fittipaldi , não foi legal atitude de buscar dinheiro por motivo único e particular , não cabe aqui decidir em favor de um nome famoso , como aconteceu com pietro , a familia fittipaldi tem muito dinheiro, e este caso enfim tornou-se muito desagradavel. O governo brasileiro não deve de modo algum fazer este tipo de investimento individual , e sim coletivos com atletas nacionais onde buscam afirmação no coletivo tais como : natação,judo,volei,atletas que irão representar uma nação e não um individuo unico ,neste caso em especial , o muleke tem cidadania americana , o mais correto é a familia devolver esta grana para não ficar tão ruim assim. O esporte a motor é muito caro , e os verdadeiros campeões já nascem com um dna , de berço , foi assim com Fitti, piquet
Ayrton Senna todos campeões. Se para correr em equipes americanas tem que pagar , então que as familias façam com seu dinheiro e não com moeda nacional R$
é um absurdo tal atitude de Emerson . Nelsinho piquet corre com o dinheiro da familia, Rubens Barrichello com patrocinio de amigos e investidores e não com o dinheiro publico , portanto é um afronte com o povo brasileiro.abs
Cara, até acho válida a coluna, mas acho que deveria ser citado que ninguém hoje em dia faz mais pelo automobilismo brasileiro do que o Massa, que vem segurando a única categoria de base ainda sobrevivente no país, e nem por isso foi citado. Cobrar é fácil, reconhecer quando alguém faz algo talvez nem tanto.
Fabio.
Muito mais brasileiros, bem sucedidos nas diversas áres de atuação, poderiam fazer eventos para incentivar as crianças e também diverti-las. Seria uma forma de agradecer e retribuir o carinho recebido.
Acho que o Oliveira disse tudo. Achei seu comentário infeliz Fábio. Não é pq o Shumi apareceu numa corrida que ele fez tudo pelo automobilismo do seu país e sim pelo que ele fez na pista. Até onde sei Piquet brigou e muito pelo automobilismo nacional. Mas poucos sabem disso. Até porque a imprensa, de uma forma geral, nunca deu apoio a isso em escala necessária. Nunca foi notícia de verdade, so em pequenos ninchos. Teve muito a babação pelo Senna, que antes de ser lembrado por um despostista de alto nível é referenciado como um herói contra um mundo malévolo, e foi a partir daí, curiosamente, que o automobilismo brasileiro começou a sumir. Talvez se os canais fissesem reportagens mais constantes sobre os dois pilotos citados, sem essa de viver do passado, como foi feito no último Gp Brasil, contassem a história e os desafios que esses pilotos passaram em suas épocas, poderia ser que algum moleque fosse vê-los, caso dessem as caras num kartódromo.
O automobilismo perdeu o prestígio no Brasil, Fábio. Os ídolos estão apagados e só ficou os telespectadores que realmente gostam de automobilismo. Você não vê mais aquela euforia que tinha antes. Acredito que a Mercedes vai se dar bem este ano e isso eu já acreditava, que era apenas uma questão de tempo. Não sei se vai ser campeã, acho até que não, mas não me surpreenderei se ela ficar em segundo, no máximo terceiro. Até porque Mercedes é Mercedes nos quatro cantos do mundo, como já havia comentado aqui a uns anos atrás. E a do Rubinho, ele estava fazendo treinos em modo “free practice” no “level easy” e agora ele encarou um treino real, no “level hard”, hehe. É, não é fácil não. Vai ser mais “hard” do que eu pensava, e que ele também. 😀
Qual CBA? A mesma que acabou com o autódromo de Jacarepaguá? É preciso mudar a mentalidade, haver incentivos da CBA, mudar o rumo das coisas aliado ao capital privado. Imagine se fosse possível para crianças de classe média e até baixa poderem testar karts e quem sabe algum ou outro que se destacasse houvesse algum convênio com a iniciativa privada para que tivessemos um investimento em talentos promissores!
Acho extremamente injusto falar do Piquet, ele apoiou a Espron, trouxe os motores BMW, em paralelo apoiou o kart em Brasília e por conta das mazelas da CBA ainda teve a federação descredenciada (se não me engano). O grande Emerson, “pouco” fez, montou a kart mini, uma equipe de F1 com o irmão wilson …. Só isso. Reclamar e bater é fácil, duro mesmo é fazer !!!
Cara o grande problema que o Piket e o Fitti já não são mais ídolos da mulecada. Vejo nos jogos avatares e nomes do Senna, Barrichello, Massa e outros mais recentes mas nada dos citados. Sou fã dos 2 pilotos brasileiros mas a mídia só fala no Senna e imortaliza cada vez mais ele e esqueceu dos 5 títulos que os 2 ainda vivos tem.
Com certeza Fábio o Brasil podia se mexer e tirar de um peneirão desses um futuro campeão. Tá apoiado Fábio
Com o abandono das formulas, certamente aquela gurizada apaixonada por automobilismo, na sua grande maioria, mudaram de esporte e ficaram só na paixão pelas formulas.
Formula Ford, Chevrolet, Renault, campeonatos de kart com 30, 40 pilotos por categoria evaporaram-se e os futuros pilotos também.
Abraço.
Realmente… infelizmente a ultima coisa que lembro do Emerson, é ele tentando Surrupiar UM MILHÃO de reais de dinheiro (PUBLICO), para financiar seu pobre neto. Quantos atletas OLIMPICOS, que fazem das tripa coração para treinar, poderiam ser ajudados com esse dinheiro. Fazer o que????? Brasil :(.
Concordo com você fabio, acredito que mesmo que nao tenha a obrigação, com a forca que esses pilotos tem, poderiam fazer mais pelo automobilismo brasileiro, mas infelizmente preocupam-se mais com a carreira dos familiares.
É sempre tenso sugerir que nós brasileiros reconheçamos a superioridade da conduta de um ídolo estrangeiro em comparação a de um ídolo brasileiro. Mas concordo plenamente, nossos ídolos geralmente mantêm o foco no entretenimento que traga retorno na valorização de suas imagens. EXCETUANDO-SE o Senna, por que o trabalho dele pelo social EM VIDA supera 1000 “rinhas” de kart do Schumi. Acredito que você concorde com isso Seixas. Abraço.
Não concordo. Eles já fizeram seu papel marcando seus respectivos nomes na história do automobilismo. Talvez os reais culpados sejam pilotos sem fibra e sem gana de vencedor tais como Massa e Rubinho que se acovardam e se acomodam com resultados medianos.
O automobilismo é um esporte caro sabemos disso. Agora o que leva o esporte a passar por dificuldades são vários fatores a maioria passar pela falta de gestores nos postos mais elevados da CBA, a palhaçada das emissoras não darem espaço aos patrocinadores dos pilotos(veja na Nascar um piloto ganha ele agradece vários patrocinadores). O lance do neto do Emerson(Pietro que fala português com um pouco de sotaque, mas fala), na boa ele esta certo, se tem o dinheiro que seja gasto com algo que possa dar retorno, nem que este retorno seja apenas a felicidade do povo ao comemorar um bom resultado dele, é melhor do que dar dinheiro para a construção de estádios superfaturados.
Realmente, mas você devia deixar isso mais claro para os políticos e não para os leitores. Aqueles que não acompanham direito o esporte concluirá que Piquet e Fittipaldi fazem pouco caso do esporte. Convide o Schummy a pagar 01 ano de impostos no Brasil e ter nosso políticos. Será que ele irá dar a bandeirada???
Olá Fábio…
Infelizmente não sou assinante Folha ou UOL, mas pelo que eu lí no seu post VOCÊ ESTÁ COBERTO DE RAZÃO. O grande problema é que se você perguntar hoje para qualquer criança de 10 anos, que goste de automobilismo, que vê suas corridinhas na Globo, que sonha um dia correr de Kart e ser o Vettel, quem é o tal sr.Piquet que vai entregar o trofeu para o vencedor da corrida de Kart aquí da minha cidade… ela simplesmente não vai saber ou vai saber bem pouco. E porque disso ? Porque a emissora de TV que transmite as corridas de F1, e a mais vista do Brasil, até hoje endeusa um piloto morto (desculpe-me a expressão) e esquece que o Brasil tem pilotos tão bons quando o que que já faleceu, multicampeões, ainda vivos e que foram os melhores em suas épocas.
Se o Piquet organizar alguma coisa desse tipo, garanto que a maioria dos meninos vão perguntar quem é o cara… e seus pais vão CERTAMENTE falar que ele foi um piloto CHATO que “metia o pau” no Senna. E não que foi/é um carinha chato (como a maioria dos pilotos hj na F1) mas que ganhou 3 títulos mundiais de F1.
Por isso acho que a imprensa brasileira tem uma culpa considerável na DECADÊNCIA do automobilismo brasileiro e não só seus antigos campeões aparentemente passivos. Tenho 26 anos e desde pequeno acompanho f1, sempre sonhei em correr de Kart mas infelizmente faltaram recursos e dedicação da minha parte para que tal sonho se realizasse. Hoje sou Veterinário e tenho uma filha de 2 anos que GOSTARIA MUITO QUE SE TORNASSE PILOTA. Já estou quase conseguindo convencer a sua mãe, meu maior obstáculo nessa empreitada.rs No alto dos meus 26 anos, posso contar nos dedos as vezes que na TV eu ví algo sobre o Piquet ou sobre o Emerson. As vezes acho que a imprensa brasileira não deu/dá o devido valor a essas 2 pessoas e por isso acho errado cobrar algo deles.
Forte abraço !!!
O importante é entrar com projeto no Ministério dos Esportes e levantar US$ 1.000.000,00 para a formação de UM ÚNICO PILOTO (que, pelo que ouvi dizer, nem português fala). Quantas quadras, piscinas, campos de futebol e ginásios seriam construídos com um dinheirão destes? Quantas crianças atendidas? BRASIL: UM PAÍS DE TOLOS!
João, voce está mal informado. O Emerson ganhou apenas o direito de captar esse dinheiro por meio de leis de incentivo. Esse dinheiro é abatido de impostos que empresas pagam. É o mesmo dinheiro que permite aos times de volei usarem a camizeta de seus patrocinadores. Não é dinheiro publico. Funciona da mesma maneira com a cultura também!
Parece que as pessoas não entenderam bem esse caso do Pietro Fittipaldi. O que o Ministério dos Esportes concedeu foi o DIREITO da empresa do Emerson CAPTAR junto a EMPRESAS PRIVADAS até um milhão de dólares através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Por essa lei, quem patrocinar recebe o direito de abater uma parte no imposto de renda.
Foi isso que entendi da comunicação feita pela empresa após os corneteiros terem criado esse clima todo!!
A forma como é dado o dinheiro não importa. Se sai do erário, ou se deixa de entrar, o resultado é o mesmo: R$ 1 milhão a menos.
Fábio,
é impressão minha, ou de 2006 para cá o nível dos comentários caiu absurdamente?
Os poucos que salvam devem ser realmente gratificantes, pois só assim para compensar o tanto de tranqueira que é postado pelos “seguidores”.
Sei lá, por muito menos eu chutaria o balde.
Pois é. Infelizmente o nível caiu. Eu sou um cara democrático e procuro publicar todos, à exceção daqueles com palavrões pesados e ofensas racistas/preconceituosas. Mas o resultado não é dos melhores.
Abs
O povo confunde liberdade com libertinagem neste País, por isso escrevem tanta besteira e ofensas gratuitamente. Fico bobo de ver como este pessoal tem tempo de sobra para isso, ai que vem a pergunta, será que eles não tem algo melhor para fazer?
Vejo sempre seu blog e outros também para poder me informar melhor sobre automobilismo, pouco comento, mas sobre este não tem como não falar, pois concordo com o que você disse, por atitudes citada acima e que fazem com que o AYRTON SENNA seja lembrado e idolatrado por muitos!!!
Fabio concordo com vc. mas a imprensa tambem não ajuda a construir outro cenario, pois só apoiam os que lhe convém.
Nosso problema ainda é cultura…………..
Também acho, mas isso não ocorre só aqui e nem só em blogs sobre F1: virou moda entrar várias vezes ao dia em um site que se diz não gostar para deixar comentários sobre como ele é horrível. É tipo gente que “detesta” BBB mas só sabe falar disso rs.
Pra ter um blog é preciso ter saco de helanca, como dizia minha avó.
Eu concordo, mas penso que eles também não se movem porque o brasileiro não sabe dar valor a uma conquista e não sabe preservar sua história. A maioria que fala sobre automobilismo (na rua) só se refere a Senna. 18 anos depois da sua morte continua-se a se falar basicamente sobre Senna, comparando-o aos demais. São pouquíssimos que lembram de Fittipaldi e Piquet. Aposto que se eles fizessem o mesmo, não iriam tantos garotos assim. Ficaria mais pela tietagem da turma dos 35 pra cima, da qual me incluo. Resumindo: não há cultura automobilística no Brasil. Brasileiro só quer saber de resultado.
A pergunta é:
Será que eles querem mesmo evitar que a “coisa naufrague”?
Consta que nos anos 80 e 90, os jogadores que ganharam o tri em 70 torciam, veladamente, por insucessos da seleção, para permanecerem como os últimos brasileiros campeões do mundo.
Inevitavelmente um novo piloto brazuca levantando o caneco mexeria com o ego dos citados acima… enfim…
Mas como o Fábio disse, ninguém tem obrigação de fazer nada…
não acredito que eles tenham mentes tão pequenas…
Cara se você tivesse lido o comentário de Nelson Piquet sobre o título que o Massa perdeu na ultima curva do gp do Brasil acho que mudaria de opiniao.
Que tal a imprensa cobrar a CBA de maneira organizada??
A CBA, que tem a obrigação de gerir nosso automobilismo está acabando com esse esporte no Brasil.
A grande imprensa deveria sair um pouco do mundinho das credenciais de paddock e investigar o que está sendo feito com nosso automibilismo.
Não há categorias de base. O Massa ainda tentou com a Formula Futuro, mas não há apoio oficial.
realmente Fabio,e acredito que o Schumy nao deve ter cobrado nem um centavo para dar esse incentivo a garotada,infelizmente parece que aqui no Brasil se eles não ganahrem cache não dão nem bom dia pro vizinho…
concordo contigo André, e esse milhão que emerson fitipaldi pediu bra bancar o neto americano, ele não tem dinheiro pra bancar, vende mais suco de laranja e para de mamar nas tetas do governo
Pois é colegas e ainda esquecem que o Schumacher doou 10 milhões U$ para as vítimas do tsunami em 2004, claro tem muita gente que vai dizer que pra ele não foi nada mas pelo menos ele fez! Só pra deixar claro eu nunca torci pro schumacher (sempre contra) mas isso nunca me impediu de ver como o cara pilotava ou quando fazia alguma coisa boa nunca deixei de aplaudir!
Sugiro que seja lembrado que o governo NÃO LIBEROU 1 MILHÃO AOS Fittipaldi, mas, considerando o incentivo deles em programas sociais, RECEBERAM O ABATIMENTO (DESCONTO) de 1 milhão no imposto de renda. Não teve LIBERAÇÃO DIRETA DE VERBA, mas sim INCENTIVO.
Que seja incentivo e não dinheiro que já estava no cofre, tanto faz. É dinheiro que deveria ir para o país e agora vai exclusivamente para o neto do Fittipaldi, que certamente conseguiria levantar verba sem se aproveitar da tal lei.
Esse pensamento é simplista, como se o grande problema do Brasil fosse o incentivo fiscal para um cara que, sem ele, não estaríamos aqui comentando F1. Como se fosse EXATAMENTE o dinheiro dele o responsável pela desigualdade social, pior ainda, como se somados todos os incentivos fiscais estaríamos com nossos problemas resolvidos.
Concordo contigo, Guilherme, não é EXATAMENTE o dinheiro dado ao Fittipaldi que é o responsável pela desigualdade social, como você diz. Claro que não. Como também não é exatemente o dinheiro gasto com o mensalão o responsável, como também não é exatamente o dinheiro gasto com as gratificações aos juízes, como, de fato, também não tem nada a ver o dinheiro gasto com estádio de Brasília. Pra falar a verdade, não sei porque o pessoal sisma em ligar a farra do dinheiro público com a pobreza. O que tem a ver torrar bilhões com a corrupção, clientelismo, populismo com a pobreza. Gente estranha, né Guilherme?
Para não dar mau exemplo: é cisma e não sisma.
Guilherme, tem coisa melhor para fazer com essa verba, Como por exemplo pagar melhores salários a professores, ou já que você é fan da isenção fiscal, que tal conceder o incentivo às construtoras que reformarem escolas públicas de locais de risco?
Enfim, certamente os Fitti, com todo o respeito e admiração que merecem, certamente não são os que mais necessitam dessa isenção, mesmo que bem utilizada. O filho da Lúcia, minha empregadadoméstica, que tem que estudar em escola pública e sonha em ser fisioterapeuta merecem muito mais a ajuda do Governo para ter condições mínimas de realizar seu sonho.
A grama do vizinho sempre e mais verde. Gosto muito de seus comentários, mas este este me pareceu com grande viés.
Pelo que eu sei o Piquet apóia muito a formação de pilotos e a organização do autódromo de Brasília.
viajou na maionese né?
só pq o vettel falou vc achou lindo…
acho que vc deveria cobrar isso da imprensa, dos dirigentes, dos empresários do ramo que só querem lucrar horrores. emerson e piquet fizeram sua parte que é correr bem e levar a bandeira pro pódio.
De que adianta falar isso, mesmo se fosse verdade ou se tivesse sentido se, ao entrevistar um dos pilotos mencionados vc ficar babando ovo.
Eu vi isso com o Massa. Sempre diz coisas duras sobre ele, mesmo em alguns momentos ele merecendo. E quando ele foi aí foi uma babação pura.
Posta uma notícia aí. Faz o que vc estudou pra fazer!
Viajou na Maionese? kkkkk Boa, é mais divertido que dizer que Enloqueceu…
Isto é cultura. No Brasil são se investe em esporte, não se investe nas crianças, por isso que países da Europa bem menores em tamanho e população produzem melhores esportistas em várias modalidades. Era pra sermos uma potência no esporte.
Acho que quem tá viajando na maionese é você e todos o que acharam essa matéria uma coisa absurda. Quando o Senna era vivo ele fazia um monte desses eventos = a esse exposto na matéria. Eles como pessoas públicas tem que fazer a parte deles e ponto. Inclusive o Emerson ta tirando 1000000 de reais do nosso bolso p o neto dele no programa de jovens atletas aprovado. pq ele não reverte isso para crianças carentes que não tem $$ p pagar. Por isso que os dois só são apenas grnades pilotos e o Senna ídolo. Parabéns Fabio a matéria é nota 10!