Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

O comentarista

Por Fábio Seixas
14/03/12 11:29

Na semana passada, Alguersuari, recém-convertido em comentarista de F-1, “informou” que o estado de Kubica era tão ruim, mas tão ruim, que o polonês não conseguia segurar um copo d’água.

“Ele não consegue pegar um copo e beber”, disse em seu novo emprego, a BBC.

Pois bem…

No fim de semana, Kubica pilotou um Skoda Fabia, de rali, na Itália. E, hoje, a “Gazzetta dello Sport” publica que ele deu várias voltas de kart no circuito de Montecatini Terme, na Toscana. Tem até foto…

É uma pequena história de como não basta ser ex-atleta para ser comentarista. 

É preciso um pouco mais.

Cérebro, ética e conhecimento de alguns princípios jornalísticos básicos, como checar informações, são qualidades desejáveis para que vai falar ao público.

Pena, enorme pena, que nem sempre seja assim.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. marcos torres comentou em 15/03/12 at 10:07

    Acho que isso ai que esta´é uma estratégia de marketing,pois o Polonês realmente está (ainda) sem condições de pilotar um carro de corrida,e para não cair no esquecimento deve ter feito o seguinte (opinião minha): foi a uma pista de kart,com capacete e tudo e pediu para tirarem umas fotos,para ele “parecer“ que não está descartado….só o tempo vai dizer que ele vai ter condições de pilotar como antes..tomara que sim,pois é um ótimo piloto.

  2. Nino comentou em 15/03/12 at 10:00

    Mudando de assunto, eu amo o Massa e reconheço o grandíssimo piloto que ele foi no seu auge (vice-campeonato), entretanto acho que o “fermento dele acabou”. Sua permanência na Ferrari é um pura amostra de o quanto fisiológica é a equipe de Maranello. É o mesmo fisiologismo que sustenta a atual direção técnica da equipe (sim pq a equipe técnica da aerodinâmica já caiu).

    • joel belmonte fialho comentou em 15/03/12 at 10:34

      Existe coisa muito mais importante para desvendar , Alboreto comentou que a permanencia de Massa for por causa da crise economica , que duvido pois a Ferrari
      é uma equipe milionária por isso não dá para levar em conta esta noticia , porém qual motivo de a Ferrari não colocar outro piloto no lugar de Massa, será porque são
      pilotos muito caro ou Felipe e peso de graça quem sabe?

      • Nino comentou em 15/03/12 at 10:44

        Joel, primeiramente o Michelle Alboreto deveria lavar a boca para falar de Felipe Massa, os números entre os dois é absolutamente acachapante contra o italiano! O motivo da não saída do Massa da Ferrari é simples: É a falta de segurança e moral do Steffano Dominicalli (que não pode abrir uma outra frente de crise com um novo segundo piloto, Massa é um segundo piloto estável), o fisiologismo somente corrobora. Dominicalli pensa em Button, Kubica, Rosberg, Hammilton!

        • MTMJapan comentou em 15/03/12 at 16:53

          Aboretto morreu em 2001!!!!

        • Mutley, o cachorro do Dick Vigarista comentou em 15/03/12 at 17:53

          Desculpem, mas Alboreto morreu há 11 anos!

          • Mutley, o cachorro do Dick Vigarista comentou em 15/03/12 at 18:41

            Para ser preciso: 25.04.2001 (11 anos, arredondamente).

          • Mutley, o cachorro do Dick Vigarista comentou em 15/03/12 at 18:43

            Ops! arredondaDAmente, há,há,há!!!

        • LucianoCWB comentou em 15/03/12 at 18:11

          Como é que é? Michelle Alboreto? Só se ele mandou uma mensagem psicografada né… O CARA TÁ MORTO FAZ 11 ANOS!!!!!

    • Puto comentou em 15/03/12 at 15:19

      Massa ainda está na Ferrari apenas como pagamento/gratidão pelo campeonato que ele deu ao Kimmi. Por que nenhum iluminado da portentosa imprensa consegue enxergar isso?
      São todos muito fracos!

  3. Nino comentou em 15/03/12 at 9:56

    Bem Fábio Seixas, vamos adotar o fator ponderador nesta questão. Obviamente se ele tivesse recuperado, teria sentado facilmente em uma Renault Lotus ou até mesmo em uma Ferrari. Acho que não é uma coisa e nem outra.

  4. Fabio Brett comentou em 15/03/12 at 9:55

    Voce leu a matéria pelo menos ? Kubica completou três voltas no kart !! 3 VOLTAS EM UM KART INDOOR !!!….voce é realmente muito despreparado para ser colunista de Formula 1.

    • christiano comentou em 15/03/12 at 10:44

      já andou num kart? mesmo esses indoor? mesmo devagar?

      esses karts são eletricos, com celulas de litio e andam muito bem, bem melhores que os comuns indoor que vc conhece, podem andar até perto de karts de pista, vc nem tem noção

      despreparado é aquele que comenta sem ter noção, coisa que vc faz muito bem

      • Fabio Brett comentou em 15/03/12 at 17:47

        Já andei sim e é uma porcaria, voce já andou nos Parilla a alcool com M50 no kartodromo da Skin em Itu ? e no de campinas com aquelas curvas fechadas ? eu já andei em todos eles com o meu Kart….pneu vermelho para durar 2 dias e traseirando o kart 2 tempos….delicia de época….fique com os seus indoors, são uma baita emoção mesmo….poupe-me !!

  5. Arthur comentou em 15/03/12 at 9:28

    E que momento o estado do Kubica era ruim? Em que data? Faltou a referência citada para dar base ao comentário do Alguersuari. E o “Corriere”diz que ele deu várias voltas no circuito, mas não cita qual foi o desempenho do mesmo. Então, é preciso um pouco mais no se texto para uma melhor análise do lado de cá. Espero que o Kubica se recupere bem e que volte logo. Faz falta.

    • Peter Losch comentou em 15/03/12 at 9:32

      Confio mais na opinião do Alguersuari… Mas uma coisa é óbvia: Sorte ao Kubica e que se recupere plenamente de todos os ferimentos. É uma grande pena a Fórmula 1 não dispor mais de seu grande talento.

  6. Peter Losch comentou em 15/03/12 at 9:25

    Fábio, acho que você deu uma bola fora. Baseado em quê você desmente o Alguersuari? Usando a lógica, acredito realmente que ele não consiga segurar um copo d’água… Foto dele em um kart? Grande coisa… Está mais do que óbvio que é uma espécie de kart indoor. Pura brincadeira que até meu filho de 10 anos faz.

    Gosto do seu trabalho, mas cheque suas fontes antes.

  7. FABIO CESAR comentou em 15/03/12 at 9:16

    Eu não imaginava que pudesse existir algo pior que Galvão Bueno…

  8. Ferandj comentou em 15/03/12 at 9:00

    Realmente, é uma lástima esses pseudocomentaristas de F1.. inclusive uns brasileiros que já soltaram alguns “furos” de contratações de pilotos brasileiros na F1 e erraram feio… E no fim do ano passado, a história se repetiu… coube a um jornalista (e não pseudo) que não é comentarista de f1, chamado Ricardo Boechat soltar o furo (contratação de Bruno Senna) bem antes de todo mundo, inclusive dos “entendidos”no assunto… é, me parece que alguém não tem espelho em casa.

  9. Alex Martins (@cardista) comentou em 15/03/12 at 8:43

    Arguessurari será o Neto da F-1…

  10. Rogério comentou em 15/03/12 at 8:26

    “O Comentarista”
    Todos esses que postaram, inclusive eu!

  11. joel belmonte fialho comentou em 15/03/12 at 6:52

    Aqui não cabe dar ouvidos ao DJ alquansuari, pois ele achou que ser piloto era a mesma coisa do que tocar Picape, só que o mundo da velocidade é para poucos e em 2 anos ele não provou ser
    tão rápido tranto que MARKO, da Red Bull mandou este tocador de CD, porocurar outra atividade, por causa de um simples motivo é muito alto o custo de carro F1 , e quando não dá retorno é pior ainda. os comentarios deste muleke , não deve ser levado tanto a serio pois como todo metido a bom quer uma vaginha ,detona a imagem de quem estiver na frente tipico de austuriano , faça um fazer não dê palpite fique calado observando os acontecimentos tenho dito……

  12. Molero comentou em 14/03/12 at 23:23

    Poxa, Fabio! Falando assim, você magoa seus coleguinhas aí da redação…

  13. Layla comentou em 14/03/12 at 21:59

    Bom, antes de tudo, jornalista não se confunde com comentarista. O jornalista deve ter foco na isenção. Suas opiniões não devem fazer parte do contexto da notícia. O jornalista, na busca incessante pela isenção, não deve comentar, opinar, valorar um acontecimento. Para isto, há uma série de princípios que norteiam a atividade do jornalista. O comentarista, por seu turno, é pago para opinar. Para dar a sua visão sobre o fato. Sim, ele deve checar a veracidade do que ele relata, mas tudo ali, é claro, faz parte da forma de pensamento daquela pessoa, daquele comentarista. O Alguersuari pode simplesmente ter avaliado que o Kubica perdeu, sensivelmente sua capacidade motora o que, de fato, o inabilita a pilotar um F-1. Daí a referência ao copo de água. O fato dele ter pilotado um kart ou outro veiculo não nega a afirmação anterior. Talvez, com o tempo, o Alguersuari aprenda a ser mais objetivo e preciso, até para ser melhor compreendido. Mas, a rigor, acho que você atribuiu uma responsabilidade de jornalista a quem, como comentarista, não tem

  14. Hamilton Tavares comentou em 14/03/12 at 21:55

    Fábio burro!

  15. Sergio Magalhães comentou em 14/03/12 at 20:54

    Alô Fabio,

    É por essas e outras que o mundo anda cheio de notícias desencontradas.

    Pior quando uma má informação cai no colo de um menos informado e aí o sujeito faz daquela notícia uma grande verdade.

    Realmente é uma pena.

  16. reislander comentou em 14/03/12 at 20:09

    fala..fabs.!
    heheheh
    acho que foi mais uma brincadeira entre conhecidos do que propriamente um despautério.

  17. Antonio comentou em 14/03/12 at 18:35

    Cara o Fabio Seixas é muito emocional, ele deixa isso falar muito alto na sua vida profissional; acredito que isso não seja prerrogativa saudavel para um jornalista, pois é de conhecimento publico que ele tem grande admiração pelo Kubica, dai esse comentario infeliz

  18. Leopoldo Novaes comentou em 14/03/12 at 18:13

    Bom pro Kubica. Que volte logo.

  19. Fabio comentou em 14/03/12 at 17:12

    e parece que voce que ainda não aprendeu, desde o caso do Bruno Senna na Brawn GP…..desde quando uma fotinho dessa prova algo ? tem vídeo dele pilotando ?

    • Mauricio comentou em 15/03/12 at 7:57

      Ainda mais uma foto na qual a mão direita do piloto está meio “boba”…

    • Peter Losch comentou em 15/03/12 at 9:28

      Ainda mais em uma pista de kart indoor…

  20. joel belmonte fialho comentou em 14/03/12 at 16:51

    Um comentario totalmente invertido no que se trata de Robert Kubika , o acidente dele afetou a parte mais importante para um piloto de F1, tendões
    da mão direita afetados e reconstruidos , não permite que tenhamos uma versão real do acidentado, porém quanto ao palpite de Alguensuari é totalmente irrelevante, porque não é médico, e não tem pericia em fisioterapia, não vale como
    opnião técnica, e mais a mais não tem tanta velocidade , porque a Toro Roso dispensou o muleke, por incompetencia , e
    o colega Sebastian Buemi, ficou como terceiro piloto da Red Bull, a arrogancia de Jaime não caube no seu mundo ,ficou muito ruim para a Toro Roso , e Marko e todo poderoso da Red Bull , mandou ele
    pro espaço devido a confusão em 2010 , onde Vettel ,teve problema no teste da corrida , olha Anguensuari não tem tanta
    bala na agulha, tanto que Ricciardo foi mais rápido com o monoposto deste ano ,
    provando que este piloto estava com um
    ar de star , e não passou de coadjuvante.
    Deve procurar outra coisa para fazer pq , como comentarista é um fracasso , e não vai ajuda-lo a ir a lugar nenhum , por isso seja mais humilde e refaça novamente seu trajeto e esqueça que um dia teve chance na Toro Roso já foi ,.

    • Peter Losch comentou em 15/03/12 at 9:28

      Não ter opinião própria é uma merda…

  21. Massa comentou em 14/03/12 at 16:42

    FS, confesso que depois que vc mudou pra este blog da F.SP parece que ficou pior e mais preguiçoso pois as postagens são bem mais espaçadas entre elas. Agora vc pisou na bola mesmo pois achei tremenda falta de assunto e de ética falar de um colega de imprensa ainda mais numa semana em que vai haver prova da F1. Vc deveria falar de automobilismo ao invés de meter a boca em alguém que está começando . E vc quando iniciou a carreira já começou pronto???????

  22. Fabio Amparo comentou em 14/03/12 at 16:24

    Depois dizem que para ser jornalista não precisa de diploma.

    Hoje em dia, qualquer um vira comentarista. Alguns esportistas se revelam bons comentaristas, apresentadores, etc (um bom exemplo é o Tande, ex-jogador de vôlei).

    Se bobear, até ex-BBB estará sendo colocado nas bancadas por aí.

    Abraço

    • Bruno comentou em 14/03/12 at 17:40

      Claro que não precisa ter diploma! Por que haveria de precisar?!

      • Fabio Amparo comentou em 15/03/12 at 10:24

        O fato de não necessitar de diploma só empobrece o nível do jornalismo.

        Imagine se, para outras profissões, o diploma também não fosse necessário? Será que alguém confiaria em um médico não diplomado?

        • Bruno comentou em 15/03/12 at 11:51

          Fabio,

          É absolutamente ridículo você querer nivelar o jornalismo com outras áreas como medicina, engenharia ou direito. Nessa sua linha, para manter sua coerência você deve defender que ‘chef de cozinha’ também deve ser obrigado a ter curso superior em gastronomia.

          Engenharia/medicina são cursos que têm uma carga pesada de conhecimentos técnicos específicos, sem os quais não se pode exercer a profissão. Jornalismo não, se a pessoa escreve bem, pode ser um ótimo jornalista sem ter o diploma de tal. Temos centenas de ótimos exemplos nesse sentido. O mais comum inclusive é o contrário: jornalista formado escrevendo bobagens sobre assuntos que não dominam. Isso vemos todo dia.

          William Bonner, que é reconhecidamente um bom profissional, não tem diploma de jornalismo. Seria o caso de demiti-lo, então?

          Em suma, quem defende que o diploma é necessário, geralmente são os jornalistas fracos, que querem melhorar a chance de ser empregado usando a formalidade do diploma. Quem é jornalista competente e portanto não tem medo da concorrência, está tranqüilo.

          • Fabio Amparo comentou em 15/03/12 at 15:52

            Considero válido seu comentário, porém continuo discordando.

            Eu defendo sim que, para exercer uma carreira, deve ser diplomado nela ou no mínimo algo relacionado. Por conta disso, temos uma adminstração pública feita por parlamentares ignorantes (inclusive nosso ex-presidente Lula, que só fez milagres na economia por ter Guido Mântega na sua equipe).

            Se o William Bonner é o que é hoje é porque contou com o suporte de muita gente diplomada em jornalismo, rádio e TV, etc. De uma forma ou de outra, o sucesso profissional estará sempre ligado à uma pessoa diplomada naquela carreira, seja ela qual for.

            Seguindo o seu raciocínio, não precisamos ter professores diplomados, já que não tem “carga pesada de conhecimento técnico específico”. Se a educação neste país com pessoas diplomadas já é um crime, imagine como seria se qualquer um que tenha apenas o conhecimento pudesse ensinar?

            Faculdade de jornalismo, rádio e TV, etc não servem apenas para aprender a escrever bem. Inclua também poder de argumentação, apresentação, dicção e mais uma série de outras matérias técnicas que contribuem para a formação do profissional. Além disso ensina a checar toda e qualquer fonte de informação, para que casos como este do post não aconteçam.

          • Bruno comentou em 15/03/12 at 17:20

            Fabio,

            Não se deve confundir “ter diploma” e “ser treinado”. Ninguém precisa de diploma para saber checar informação, isso que estou falando. Em 2 dias no jornal o cara aprende isso, nunca que precisa de 4 anos de faculdade.

            Dá um Google em ‘Bonner diploma’ e veja o texto de uma professora da UNB falando de uma palestra do Bonner, que diz exatamente isso. E veja que quem está escrevendo é uma professora, que tem interesse em defender o diploma, lógico.

            Há 30 anos, diploma era bem mais importante do que é hoje. E vai ficar cada vez menos. Eu trabalho com engenharia. Sem desmerecer o cara, mas tem carpinteiro meu que está fazendo curso de direito em uma faculdade péssima. Com certeza ele não vai conseguir passar na OAB. Vai ter o diploma. E daí? Vai continuar ganhando mais sendo carpinteiro. Um milhão de pessoas hoje cursam Administração no Brasil, a maioria em faculdade péssima. E então? Acha que serão diferenciados por terem diploma? Chegarão a conclusão, ao final do curso, que diploma não garante nada. Se foram bons profissionais, serão bem sucedidos, senão, não. Ou tentarão um concurso público.

      • christiano comentou em 15/03/12 at 10:31

        para saber falar e escrever, que tal?????

        o dom da palavra se dá com o treino, treino em falar e escrever, porque em um curso de jornalismo e direito, vc precisa lêr e escrever tanto?

        Acho alguns poucos ex-esportistas, capazes de falar de verdade, esses poucos, seguramente fizeram alguma faculdade, estudaram pra valer

        Romário mesmo que não é lá essas coisas, terminou o segundo grau e cursou faculdade, por isso tem certo destaque no meio. Já em alguns casos, somos obrigados ouvir Netos, Mullers, Denilsons, Alguersuaris e etc.

        • Fabio Amparo comentou em 15/03/12 at 15:54

          Christiano

          Concordo plenamente. É exatamente isso a que me refiro.

    • Vrummm comentou em 15/03/12 at 9:32

      Pra ser comentarista não precisa ser jornalista e vice-versa. Aliás, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Veja: Comentarista = fofoqueiro, corneteiro, palpiteiro, analista dos fatos. Jornalista = profissional que transmite as notícias, narra os fatos, diga-se de passagem, que deveriam ser imparciais também.

  23. Alcides Neto comentou em 14/03/12 at 16:19

    Se no copo tivesse água benta o Kubica teria mais jeito para segurá-lo.

  24. LUIS FERNANDO comentou em 14/03/12 at 15:54

    OLA BOA TARDE FABIO ME DIGA UMA COISA, SE O RUBINHO FOR BEM NA INDY ELE CONSGUIRIA UM EVENTUAL LUGAR NA FORMULA 1 DE NOVO OU SAIU DE LÁ JA ERA ?

    • Fábio Seixas comentou em 16/03/12 at 9:47

      Não descarto uma volta dele.
      Abs

  25. renatohk comentou em 14/03/12 at 15:53

    poxa Fábio, não deu pra entender aonde as tuas afirmações e fotos, conseguem desmentir às infos do comentarista espanhol.
    Sinceramente, acho que como recente ex-piloto de F1 ele tem muito mais acesso à infos sobre a real situação do polonês.
    Uma coisa é fato, acabou a F1 pro polaco (kart, wtcc, até o Zanardi pilota…, mas F1, acabou).

    • Bruno comentou em 14/03/12 at 17:39

      Concordo 100%, pensei a mesma coisa.

      Ele pode muito bem ter corrido neste kart e mesmo assim não estar conseguindo “segurar um copo e beber”. Eu quando forcei a barra uma vez no primeiro dia de musculação, no dia seguinte não conseguia lavar a cabeça, mal conseguia levar o copo à boca, mas pilotaria tranqüilo um kart (como trabalhei sossegado no PC), com o braço no nível do tronco.

      O engraçado é o jornalista dar uma lição de moral que se deve ter “Cérebro, ética e conhecimento de alguns princípios jornalísticos básicos, como checar informações”, e provar que o espanhol está errado só com essa foto e um relato de que Kubica deu umas voltas de kart. Na minha humilde opinião, faltou ao jornalista alguns dos itens citados.

      . Fato: não dá para saber nem uma coisa nem outra, só por uma foto.

      . Indício: Se ele realmente estivesse bem, divulgaria muito mais do que essa foto. Não temos quase nada de informação dele desde o acidente.

      • Antonio comentou em 14/03/12 at 18:26

        Ai Bruno, eu acho que o cerebro do jonalista desligou.

      • Leonardo comentou em 15/03/12 at 8:53

        Concordo plenamente com vocês amigos! Fábio é excelente jornalista, mas acho que foi muito precipitado ao analisar o Alguersuari. Essa foto foi tirada por amigos que levaram o Polaka de surpresa pra correr nessa pistinha de kart indor e ele só deu 3 voltas. Treinando de Skoda ele sentiu muito desconforto. Logo, vale analisar várias informações antes de sair julgando.
        Abraço Fábio e Amigos

      • Williams comentou em 15/03/12 at 9:03

        pra complementar : o kubica deu 3 (três) voltas e obviamente não divulgaram seus tempos em comparação aos demais pilotos. Certamente essas voltas foram só ele na pista. Essa foto e o fato dele ter andado de kart não quer dizer absolutamente nada. Deu 3 voltas! Em que rítimo ele deu essas voltas? dá pra andar de kart com um braço só… eu já fiz isso no aquecimento de uma bateria. Agora, eu torço pra que vocês estejam todos errados e ele volte a pilotar um F1, nem que seja para uma avaliação. O cara é um guerreiro de primeira e não me surpreenderia se ano que vem isso acontecesse na pré-temporada.

        • Bruno comentou em 15/03/12 at 9:35

          Williams, é isso aí!

          E eu fiquei ainda mais triste com o Fábio quando vi que foram só 3 voltas. No meu comentário eu tinha colocado que tinha faltado ao Fábio “alguns dos itens” que ele citou, aliviando naturalmente a questão da ética, que eu achei que ainda estava lá. Porém, quando vi que as 3 voltinhas sozinho foram omitidas e, pior, transformadas em “várias voltas” (!?!) no texto do blogueiro, concluí que a ética também tinha ido para o balaio…

          Realmente fiquei sem entender a motivação desse post. Não entendi a necessidade de falar que “sou um jornalista muito melhor que o Alguersuari”… Tiro no pé…

          • Gustavo Guber comentou em 16/03/12 at 8:39

            Triste, concordo com todos os textos acima, O Fabio Seixas perdeu uma ótima oportunidade de ficar sem escrever nada, repetiu informações que qualquer fã de automobilismo já havia lido e, o único fato novo no post foi sua opnião, que, na minha humilde avaliação foi bem equivocada e tosca. Parece até ciúmes… fique tranquilo Fábio o ex-piloto não vai roubar seu emprego…ainda.

    • Vander comentou em 15/03/12 at 16:43

      Também não é muito ético falar assim de um colega de profissão.

      Mesmo sendo um colega que não estudou pra isso.

      Na minha opinião, qualquer piloto ou ex-piloto, tem mais crédito do que um jornalista quando fala algo. Esse post sem fundamento não vai mudar isso.

  26. Opa comentou em 14/03/12 at 15:53

    Se estivesse bem, faria questão de aparecer no padock.

    • Antonio comentou em 14/03/12 at 18:23

      Concordo com você, alem disso o Alguersuari não se referiu a data, portanto não temos como saber se a informação dele não é verdadeira; ademais conheço gente que já teve derrame não consegue segurar um copo mais dirige.

      • Pereira comentou em 14/03/12 at 20:07

        Dirige, mas não pilota.

        • RealBR comentou em 15/03/12 at 10:13

          EXATO – DIRIGIR É UMA COISA; PILOTAR UM CARRO, E UM CARRO DE F1, SÃO MUNDOS TOTALMENTE DIFERENTES. E PELO POUCO QUE SE DA PRA PRCEBER NA FOTO, A MÃO DIREITA DE KUBICA PARECE ESTAR COM ALGUMA SEQUELA CONSIDERÁVEL. PARECE.

  27. Ricardo comentou em 14/03/12 at 15:50

    Acho que é a assessoria de imprensa do Kubica que está tentando levantar a bola p/ ele, porque na verdade ele deu apenas 3 voltas no cart e não foi filmado, foi fotografado. Só isso já deixa a dúvida da recuperação dele. Por que não colocaram um vídeo dele pilotando o cart p/ o público ver a recuperação da mão dele em uso?
    Acho que é mais para ele não cair no ostracismo.

  28. christiano comentou em 14/03/12 at 15:41

    se ele estiver sem patrocinio, ele pode usar oq quiser, na realidade, mesmo se estiver patrocinado, ele pode usar oq quiser, se não tiver em contrato.

  29. Alisson comentou em 14/03/12 at 15:18

    Não sei não. O Kubica é inteligente o suficiente pra saber que não pode usar patrocinios antigos, e pior, esse patrocinio é da Mercedes Agora.

    Meio duvidosa essa foto.

  30. vicente comentou em 14/03/12 at 15:16

    Fábio,
    Suspeito que vc esteja agindo exatamente como acusa Alguersuari de agir!
    Existe registro do desempenho de Kubica? Colocar o pelegar ao redor do volante não é tão difícil. Quam nunca dirigiu com apenas uma mão? Ou até uma perna? (não vale carro hidramático!). Eu não condenaria o jovem comentarista sem saber como ele tirou esta conclusão (seráque viu ao vivo?) ou saber os números dos “testes” do polonês.

    • Pablo comentou em 14/03/12 at 16:21

      Exatamente vicente. acho a mesma coisa.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).