Direto e reto
12/03/12 10:04Ecclestone, sempre sem papas na língua, ao site oficial da F-1: “Uma coisa está clara: Felipe não é abençoado pela sorte, mas é rápido. É uma questão de opções para a Ferrari: dos pilotos disponíveis, há algum mais veloz do que ele? Eu não vejo nenhum. Mas tenho certeza de que Kubica estaria sentado agora no seu carro se não tivesse sofrido aquele terrível acidente de rali”.
Vindo dele, com esse certeza toda, é mais que opinião. É informação interna.
Massa não deve ter gostado.
O inglês disse ainda que acorda todos os dias às 7h para trabalhar, que não há motivos para duvidar do GP do Bahrein, que acredita no tri de Vettell, que Raikkonen é um piloto raro e que Schumacher ainda é rápido.
A íntegra está aqui.
Tivemos 2 campeões de verdade, um ainda vivo e outro foi chamado antes do tempo.
Ok, esqueçam os que vieram depois, os brasileiros tem a sindrome do comparativo, o cara joga mais ou menos..ah o novo pelé…o cara ganha umas corridinhas oh o novo senna, para com isso, vai demorar muitos anos para nascer um grande piloto, isso que temos hj, até o genérico do senna não vai dar em nada, são figurantes dos europeus e só. O Veio Berne não é gagá, ele quer o cara se estourando nos muros para provar o que n~]ao da ser provado, que ele é um bom piloto. O cara é fraco, mole, e meia boca, olha o sobrenome dele… poderia completar.. F M mole
Ate o episodio ¨Alonso is fater than you¨ Massa era um piloto rapido, confiante, com prestigio e inclusive com mercado fora da Ferrari, pelo menos era essa a opinião da maioria. Mas a partir dali, ao aceitar aquela ordem da Ferrari assumiu uma postura de inferioridade a la Barrichello e para piorar tem sido constantemente mais lento que Alonso.
Se não tivesse aceitado aquela ordem criaria uma boa briga dentro de Ferrari mas provavelmente manteria seu prestigio como piloto.
O Massa é um bom piloto e pronto, é rápido, competente, porém, nunca será um campeão.
Tinha que mandar uma mensagem destas era para o Piquet pai na epoca que ele corria,voçes iriam ver para onde ele ia mandar este velho.
Olha cara. Eu acho que o Véio tah com labirintite. Pelo menos ele falou certo sobre o Kubica.
nada disso, ele quer ver sangue, isso da audiência, provocar os piltotos de segunda categoria tem um efeito espetáculo, eles vão acelerar até se arrebentar nas curvas, porque ele não fala isso do shumi que não ganahou nada na volta, porque le não fala isso do alonso que tb não ganhou quase nada, ele é veio mas não é louco, é um mercador, mesmo que tenha que levar estes tontos feito felipe que pensam que são do ramo a loucura em busca de audiencia
Massa não é um piloto exemplar, mas gosta de pilotar e tem força de vontade.
Kubica é mais piloto. Vettel, Button e Webber, os melhores da atualidade.
Antis nóis tinha uma tartaruga, agora nóis tem duas.
Massa é rápido? Comparem os tempos dele com os do Alonso. Ambos tem o mesmo equipamento. Ponto final.
Sim concordo só que a ferrari este ano fez um carro que no limite extremo é uma
caixa de surpresa, vendo os testes em Jeres e Barcelona , sim o Massa foi tão eficiente qual Alonso ,somente relembrar que Santhander meteu U$ 60 milhões na Ferrari para tornar Fernando num multi-campeão , e Felipe eterno escudeiro qto,
a verdade é que os carros são os iguais,
apenas o Alonso tem a chance de ser campeão e ninguem mais.
Este assunto de dinheiro público para financiar o Pietro Fittipaldi é nogento! Como se a família Fittipaldi não tivesse um milhão de dólares sobrando, piada. Aliás eu tenho nojo da cara deste moleque Pietro. Que mundo injusto, enquanto nossas crianças pobre pedem dinheiro em sinais de trânsito, o governo de 1milhão para um moleque rico que nem no Brasil nasceu.
Falou tudo e mais um pouco a nacionalidade deste muleque é??? portanto não é justo meter grana lá fora
Fittipaldi sou fã seu mesmo, agora Nascar é americana e Pietro não é brasileiro. abs
Não é abençoado pela sorte? Eu o acho um baita sortudo.
Vejamos:
Em 2008 pegou uma baba na Ferrari ao ter como companheiro um Raikkonen desestimulado e com a cabeça fora da F1. No mesmo ano, Alonso estava fora de combate andando no meio do pelotão com a Renault, e a Hamilton não estava pronto para ser o piloto 1 da McLaren e fez tudo para perder o título. Sem essas condições favoráveis, Massa não é piloto para disputar título.
É dificil ter que aguentar tantas bordoadas de todos os lados,vamos esperar primeiro as primeiras corridas para depois julgar os pilotos. Nós brasileiro vamos torcer para o Senna que conforme disse a Vivian pode ter alguma coisa pois o Airton deixou a Willians tragicamente e agora vem o Bruno.
Dinheiro público financiando carreira de piloto norte americano. Será que a família Fittipaldi necessita disso? No mínimo, simplesmente vergonhoso. Incentivo ao esporte. E o esporte em nossas escolas vai bem obrigado. Mas vamos deixar isso para outra ocasião. Que venha a F 1 e a Indy. Desde novembro sem corrida. Finalmente os domingos voltam à normalidade. Um forte abraço e muita torcida.
“Por desempenho Massa era para estar ganhando 1/5 do que ganhar, nem estaria em equipe de ponta, financeiramente ele esta no lucro”
Vamos ser coerentes, pra um piloto de equipe de ponta fazer duas péssimas temporadas como Massa fez em 2010/11 com regulamentos, carros e pneus diferentes, algo esta muito errado, e cada vez mais a supeita do acidente em 09 tem algo com isso. Não adianta botar a culpa na Ferrari, no Alonso, no jodo de equipe na ALE, na suposta depressão de Felipe, ou no banco Santander. O problema é muito mais grave, Felipe parece que perdeu a “mão” do carro italiano, basta observar abaixo. Lembrando que, a Ferrari nunca vai exigir que Massa supere Alonso, mas que ele pelo menos não fique muito longe na pontuação em relação ao espanhol.
Em 2006 Massa logo pegou a mão do carro vencendo duas corridas com 7 pódios(3° no mundial), sua briga não era com Alonso ou Schumacher, e sim, chegar a frente dos outros pilotos, missão cumprida!
Em 2007 depois de um bom começo foi superado por Kimi, mas venceu 3 corridas ficando perto do campeão na pontuação(94×110), foi 4°lugar no mundial, parece ruim, mas a pontuação mostra que Massa se mantinha entre as feras do grid.
Em 2008 é a vez de Kimi ter problemas para superar as adversidades do carro, ninguém observa esses detalhes preferindo jogar a culpa sempre (Galvão)na equipe, mas isso existe. Felipe disputou brilhantemente o título vencendo 6 belas corridas, uma a mais até que o campeão Lewis. Até aqui, o brasileiro prometia na F1, como piloto era só evolução(só faltava a famosa sorte de campeão), entre 06 e 08 foram 11 vitórias, uma média muito boa na F1.
Em 09 com a mudança radical no regulamento, equipes como Ferrari, Mclaren e Renault apostam no KERS e quebram a cara, já equipes que apostaram mais no assoalho-difusor se deram bem, caso da Brawn-GP e RBR.
Novamente Kimi teve problemas com o carro(mas fez uma bela corrida na BEL, mostrando boa reação no final do campeonato), até o acidente na Hungria Massa se destacava na equipe, se mantinha a frente do companheiro na pontuação, era 5° no mundial, mas aí aconteceu o grave acidente e tudo mudou. Bom lembrar que, esse ano de 2009 pode ser descartado, tanto Kimi como Massa não puderam mostrar mais por causa do carro muito limitado, mas Felipe merece crédito por se manter a frente do companheiro. Até o GP da ALE 09 Massa era só evolução dentro da Ferrari, o problema é que a Ferrari queria mais e foi buscar Alonso para 2010.
Chega o ano de 2010, nas primeiras corridas Alonso e Massa estavam com performance semelhantes, mas o carro sofria com os pneus. O espanhol supera melhor os problemas do carro e dispara na pontuação. Quando Massa mostra uma pequena reação vem a ordem no GP da ALE, mas isso não é motivo para satanizar a Ferrari, Massa não tinha menor chance de disputar o título, ele já vinha de várias provas ruins. Não ia ser com a vitória na ALE que tudo ia mudar! A prioridade da Ferrari sempre foi brigar pelo título, isso ela conseguiu em 2010. Montezemollo todo ano alerta, quer a Ferrari brigando pelo menos por um dos títulos, ou de pilotos ou de construtores, a Ferrari foi buscar aquele que tinha mais chance.
Desde 07 Massa sabia que o piloto que estivesse mais a frente na pontuação levaria vantagem, como aconteceu com o próprio Massa em 08. Podem meter o pau no GP da ALE, mas a Ferrari estava certa Alonso por pouco não foi campeão na última corrida. O fracasso se deve mais a equipe que não deu carro bom para o espanhol, fora o erro de estratégia em antecipar a parada nos boxes. Como podem ver, não foi só com Felipe em 08 que a Ferrari errou, aconteceu com Alonso também em 2010, mas isso não interessa aqui no Brasil, então pra que lembrar…
E não tem essa história de Massa ter ficado “depremidinho” por causa do jogo de equipe na ALE, quem ganha 15 milhões por ano não passa por esse tipo de problema, basta ver Rubinho em 02, ele venceu 4 corridas depois do GP da AUT(naquele GP sim a Ferrari errou feio, Schumacher estava disparado a frente na pontuação, chegar em segundo atrás de Rubens seria um ótimo resultado para o campeonato, em vez de ajudar a Ferrari na verdade arranhou a imagem de Schumacher, a culpa foi 100% da equipe e não dos pilotos, a ordem veio de cima).
Acredito que Massa em 2010/11 se intimidou com a superioridade técnica do espanhol em cima do carro(ou aconteceu isso, ou realmente o acidente na HUN “minou suas forças”), pode ter acontecido também as duas coisas.
Em 2011 Massa faz sua pior temporada na Ferrari, e dessa vez ninguém pode culpar a Ferrari ou o Alonso, nesse ano não houve jogo de equipe favorecendo o espanhol(Felipe desde 2010 admitiu que tinha problemas com os pneus). Com um carro completamente diferente de 2010, Massa não conseguiu sequer chegar em 4° nas 19 provas em 2011.
Em uma comparação de performance, até Schumacher se destacou mais que o brasileiro em 2011, e o carro Mercedes sempre demonstrou ser inferior comparado ao carro Ferrari, mesmo assim Schumacher fez grandes provas no GP do CAN/BEL/ITA/IND. Rosberg se mostrou mais eficiente na tabela(o problema é que ele não dá muito show nas corridas), já Felipe com um carro bem melhor que as duas Mercedes não se destacou positivamente em nenhuma prova, já Alonso com o mesmo equipamento venceu uma corrida e fez 10 pódios.
Muitos metem o pau na Ferrari, mas dessa vez a equipe esta fazendo um grande favor em manter Felipe na equipe, por desempenho ele não estaria em nenhuma equipe de ponta(basta lembrar de Kovalainen na Mclaren em 08). Esse vai ser o grande problema em 2012, se Felipe for mau pelo terceiro ano seguido com carros-pneus diferentes, quem vai querer ele como piloto? Seu destino em 2013 é correr em equipe mediana como Mercedes ou Lotus(isso se tiver sorte), pelo que vem demonstrando na pista o mais provável é Felipe cair para uma Force Índia, ou outra equipe do meio do pelotão…
O Marcelo disse tudo:
SINTETIZOU todos os PONTOS do Massa na Ferrari. NÃO PODEMOS esquecer q EXISTE UM CONTRATO e q o Massa tem q CUMPRIR, q gostemos ou não!!!! Ele É 2º PILOTO e ñ pode passar o piloto nº 1, seja quem for, assim como o Rubinho tb tinha q cumprir e PONTO FINAL. Temos q ser RACIONAIS e ñ EMOCIONAIS, como a REDE BOBO e seu pateta de plantão qr empurrar goela abaixo.
Por isso q revejo a F1 no SPORTV, com o LITO CAVALCANTE, q tem outra visão da F1.
Voces reclamam da globo…realmente o galvão é chato, sou mil vezes mais também os narradores (principais) da SporTV e os comentários do Lito, até gosto dos comentários do Reginaldo Leme, o cara é uma Barsa de F1, mas o galvão estraga….mas a globo não é o pior galerinha….que gosta do Rubens, vai sofrer este ano na mão da pior de todas, a BAND!!!!! To vendo que além do SporTV vou ter que assinar o SPEED pra poder aproveitar melhor NASCAR (que não passa por aqui mesmo) e Indy.
Gosto dos comentários do Burti, que trata tecnicamente os assuntos sem afetações emocionais… e na corrida que o Di Grassi fez, também foi ótima a análise sobre pneus e traçado da prova.
Também acho muito bons os comentários do Luciano Burti. Engraçado é que, às vezes, ele precisa se espremer entre seus próprios conhecimentos e as bobagens do GBueno. Parece que o cara faz um esforço danado pra não sair da linha ouvindo tanta asneira.
quanta besteira ufanista
MArcelo,
concordo amplamente com todos teus pontos.
MAs acho que o fator acidente tem muito a ver com a queda do desempenho de felipe.
Ha uma entrevista do Nelson Piquet em que ele sugere que o Barrichelo perdeu velocidade em corrida (nao em classificacao) depois de seu acendete de Imola, e afirma que ele mesmo perdeu velocidade depois de seu acidente na Indy. Porrada deixa piloto traumatizado (afeta algo alem do consciente). Enfim, parabens pelo seu ensaio critico! bom ver arguemtnos bem encadeados e lucidos!
Análise sem reparação, excelente. Marcelo, crie um blog que você terá uma enxurrada de leitores.
“Felipe não é abençoado pela sorte, mas é rápido”
Vamos traduzir o risco do francisco:
Felipe não é abençoado nos “pit stops” , mas é rápido.
Quantas vezes o Pit Stop da Ferrari ferrou com as corridas do Massa??
A história de Felipe Massa já passou do primeiro capitulo e não evoluiu , quando em 2008 perdeu o campeonato por erro no pit stop, e pela falcatrua de nelsinho , o Massa sucumbiu, e para piorar aquela mola do carro de Barrichello , o deixou vivo por um milagre que acontece uma vez na vida. Que Felipe foi rápido uma vez , tudo bem mas com os acontecimentos com o passar dos anos fica uma pergunta ? vai ser bom para ele ficar na sombra de Alonso? vai ser bom arriscar-se mais com este carro do ano 2012? o desaning deixa muita coisa duvidosa, apesar de ser uma Ferrari
o proprio Fry , comentou que o carro não está a altura para disputar pódios , sinal que haverá um coelho para forçar o dawforce , este desenho com bico dianteiro rebaixado. olho esperto;abs
Fabio,oque voce acha da historia do Fittipaldi conseguir um projeto de captação de verbas para a carreira de seu neto Pietro(1 milhao de raeis).voce Fabio,acha certo uma empresa BRASILEIRA deixar de pagar impostos para beneficiar UM esportista NORTE-AMERICANO?
Acho que o problema nao ‘e que o garoto seja americano (e eu aposto que ele deve ter dupla cidadania, portanto tao brasileiro quanto qualquer outro escrvende nesse blog). MEsmo que fosse estrangeiro…acho que o problema desse financiamento ‘e que esta financiando um piloto que comeca sua carreira fora do brasil… ou seja, nao esta formando base no brasil, mas ajudando a formacao da base americana. Ainda mais, questiono o porque de destinar verba para familias de famosos e ricos que possuem nome e marca para financiar seus pimpolhos com seus proprios recursos. Emerson e cia. possuem recursos de sobra, e seu nome ;e uma marca…a questao ‘e: ha uma politica para o investimento publico para alavancar o automobilismo? Vemos que verba existe….mas fica concentrada nos ja ricos e famosos, e nao vao para a criacao de uma base mais ampla… o governo usa o financiamento esportivo como marketing, e nao como investimento na formacao de uma nova geracao de pilotos nacionais.
talento ele tem e já demonstrou. a quastão tá no contrato em vigor. ele é segundo piloto quando assinou e sabemos disso desde qu na chinaando foi ultrapassado na entrada dos boxes. se aceitou ser segundo, decisão dele. é obtrigatório deixar o alonso passar não é obrigatório guiar bem. que continue a guiar no nivel do irmão dudu, já que é seu ultimo ano na ferrari mesmo e vamos ver se o cara tem uma nova chance de lutar por um campeonato mais na frente. torço que vá para a maclaren
O Felipe é muito bom, só que aceitou ser o segundo da Ferrari. Depois que abriu passagem para Alonso, acabou. Vai ser muito difícil reverter a situação. Quem tem medo de perder não ganha nada. E o Felipe tem medo de perder o lugar na Ferrari. Se no inicio desta temporada perder para o Alonso, não recuperará mais.
O erro do Felipe foi não ter assinado com a McLaren um pouco antes do seu retorno após o acidente. Mas ninguém tem bola de cristal! Já o Barrica errou em ter ido para a Ferrari e não para a Mclaren.
A proposta do Mclaren foi antes do acidente, não antes do retorno. Abs
Humm, valeu, então não tinha como sair mesmo!
O “coitado do Massa” tem mais vitórias e poles que Jean Alesi, Montoya, Half Schummacher juntos….
ok, o Massa não é tão fraco como gostam de maldizer por aí…
mas comparar um primeiro piloto da Ferrari com Montoya e Ralf Schumacher numa Williams horrível e a topeira do Alesi como eterno 2º piloto já é forçar a barra também.
Você esqueceu-se que o Montoya sentou-se em uma McLaren? Alesi guiou por três anos para a Ferrari com apenas uma, eu disse, uma vitória. No ano seguinte o Prost levou aquele carro até a última corrida em Suzuka pelo título com o Senna (1a. curva).
Não sou anti-Felipe, que fique claro. Gosto dele até. Mas observe:
1 – Montoya só chegou a 2º piloto da Mclaren, com resultados pouco expressivos.
2 – Ralf Schumacher não merece nem menção.
3 – Alesi conseguiu 1 vitória em 3 anos estando numa Ferrari de qualidade.
Um pouco de sensacionalismo, claro, mas estando na mesma condição de 2º piloto o Felipe nem mesmo subiu ao pódio no ano passado.
O que eu quis dizer é que Felipe não é lá grandes coisas, mas é bem melhor que esses 3 figurantes do grid, o que não torna válida a comparação no meu ponto de vista.
Convenhamos, quando você começa a comparar um piloto com Ralf Schumacher ou Jean Alesi, é porque a situação tá braba. Mediano por medíocre dá na mesma.
O Alesi correu 5 anos na Ferrari, de 91 ateh 95. Os unicos anos q ele teve carro capaz de ganhar corridas foi em 94 e 95. Ele chegou perto milhares de vezes mas por azar acabou conquistando apenas uma. Mas teve 2 quebras na lideranca com menos de 10 voltas e mais varios segundo lugares brigando pela vitoria.
Em 91 no seu primeiro ano na Ferrari o seu desempenho em treinos e corridas estava melhor do q o de Alain Prost, sendo esse um dos milhares motivos q pressionaram na demissao dele.
Enfim, naum fala mal de qm naum conhece soh isso.
E Pra terminar, tanto Massa quanto Montoya e Ralf foram grandes pilotos na Formula 1. Os dois ultimos jah naum estaum mais lah, o Primeiro nunca foi e nunca serah o mesmo depois da mola.
E tenho certeza q esses quatro pilotos teriam ganho um campeonato se tivessem tido o carro certo na hora certa e um pouquinho mais de sorte.
Claro, atualmente o Massa esta sem fermento, e não acho que ele encontrar nenhum mais!
Alesits você deve ser o Nelson Piquet disfarçado rsss. Na época o piloto francês era uma grande promessa, tinha até padrinho brasileiro, adivinha quem?
E ainda vou dizer mais, se sair a Ferrari vai coloca-lo na Sauber, isto que seu amigo Schummacher não lhe entregar outro cockpit, adivinha onde?
Fábio, gostaria de ler sua opinião sobre isto: http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2012/03/verba-publica-financia-carreira-de-neto-de-fittipaldi-nos-eua/
Não vejo problema nenhum, não há nada fora da lei.
Abs
Legal mas imoral.
não ha nada fora da lei um projeto do governo do brasil incentivar a carreira de um norte americano(pietro não é brasileiro)
isso é certo,fabio???
Não querendo bancar o advogado do diabo, mas já o fazendo…
Não sei qual é o caso do Pietro, mas antes de dizer que ele não é brasileiro e iniciar um ufanismo baseado em premissas incorretas eu diria que vale uma checagem. A nacionalidade não depende apenas do local de nascimento, mas também da opção dos pais. Tenho um filho nascido na Bélgica e optamos por manter a nacionalidade brasileira em detrimento da nacionalidade belga, portanto ele é brasileiro por descendência.
Ressalto que não estou discutindo a validade da verba liberada, mas apenas a questão de brasileiro vs norte americano citado pelo andré de itu. O fato de nascer/morar nos EUA não faz de alguém americano, da mesma forma que o fato de nascer/morar no Brasil não faz de ninguém brasileiro.
Quanto ao auxílio propriamente dito, não acredito que fittipaldi ou galvão bueno precisariam disso, mas se existe a possibilidade e eles cumpriram os pré-requisitos, não vejo porque não acatar o pedido. Acho que pela condição financeira que (imagino/imaginamos) possuem, eles deveriam auxiliar um ilustre desconhecido a trilhar tais caminhos ao invés de legislar em causa própria. Assim teríamos 2 brasileiros com possibilidade de atuar na nascar, por exemplo, que foi o caso citado.
Eu tb. gostaria de saber sua opiniao, nao julamento sobre a legalidade. Tu falas muito da necessidade de uma politica para formar pilotos no Brasil, esse blog esta falando justamente de que ha recursos e que h’a uma politica, como tu disseste, nada ilegal, ao contrario. Minha pergunta, qual tua opiniao sobre o investimento dos recursos nos automobilismo brasileiro? Porque verba, estamos vendo, existe.
Me desculpe Fábio, mais vossa excelência que é formador de opnião afirmar publicamente que não vê problema, é simplesmente lamentável! Imagino se esse mihão de reais fosse investido em um programa de desenvolvimento de pilotos, no kart, para reformar circuitos decrépitos pelo interior do Brasil, a lista não para! Será que os Fitipalidi já não tem já nome e poder de barganha com a iniciativa privada para financiar a carreira do Pedro?
E por que um programa de desenvolvimento de kart não prepara um projeto e não manda pro Ministério do Esporte? Há uma série de pilotos e de equipes usufruindo de isenção fiscal. O Pietro, por ser neto de quem é, não pode ser diferente de ninguém _para o bem e para o mal.
Abs
Concordo que não é ilegal, mas não deixa de ser bizarro patrocinar um corredor não nativo. A verba deveria ir para o esporte amador que é mais carente, e não patrocinar quem já tem muita grana.
Artur,o problema não é se o dinheiro vai para automobilismo,polo,treno de neve ou esqui-aquatico,rico ou pobre a lei é para todos,e cada um escolhe o esporte que quer praticar…o problema é : O PIRRALHO NÃO É BRASILEIRO!!! ESTAMOS BANCANDO UM ESPORTISTA GRINGO!!!!!!!!
Concordo com você.
E quem te disse que ele não é brasileiro? Por que nasceu no território norte-americano? Convém uma lida na Constituição do seu país (Brasil?) para sair jogando pedra. O “pirralho”, que pelo jeito tem braço, pode ser sim brasileiro NATO (não estou falando de naturalizado), mesmo tendo nascido lá nos EUA.
Não há problema nenhum?
Ah… certo, bom, pelo menos assim você evita não haver problema nenhum entre você e o todo poderoso semi-deus do automobilismo nacional Emerson Fittipaldi. É, se queimar com suas fontes é uma péssima estratégia comercial.
Bem-vindo ao blog. Porque, pelo visto, você não conhece minha história e minha conduta.
Abs
Sou frequentador antigo desse blog, mas não adianta entrar nesse ponto.
Sempre te respeitei, porém, dizer que “não há nada errado”, bom, não há nada errado sob o aspecto frio da lei, mas gostaria de saber se lá no fundo da sua consciência, como brasileiro, você não enxerga nada errado mesmo.
Deixando o aspecto friamente legal, vale lembrar que com o sobrenome Fittipaldi não precisa apelar pra verba pública. O esporte brasileiro tem muito mais urgências e prioridades. Acho que o Emerson e família estão se queimando por muito pouco. E quem o defende também.
Coitado do Massa? Veja bem:
– O cara recebe uma 2a. chance na F1, coisa rara na F1.
– O cara recebe um cockpit de um carro vencedor (na época) de presente de Michael Schummacher.
– O cara tem como empresário Nikolas Told.
– O cara foi vice em uma temporada incrível.
– O cara vai para o 6o. ano como piloto titular oficial Ferrari.
– O cara já era rico e esta cada vez mais rico.
Coitado é de nós que somos meros mortais.
O cara apenas substituiu o Barrichello , que foi bi-vice campeão só isso , lógico uma fortuna nestes 6 anos só isto é o suficiente para vida toda.
Ambos fracassaram em ser campeões, mas uma coisa é certa, o vice do Massa foi lutando pelo título, os dois do Barrica não.
Francamente acho que você não acompanhou o campeonato de 2008. o Massa não merece nenhum merito, foi fraco o tempo todo, mesmo tendo um carro excelente.
Discordo. No campeonato de 2008 o Massa foi fantástico, ganharia o campeonato com no mínimo tres corridas antecipadas, mas foi detonado pela própria Ferrari. Nunca vi uma equipe fazer tanta cagada num ano só. A ferrari deu o título para o Hamilton.
o massa sempre foi fraco igual ao barrichello nao tem garra de vencedor se curva facilmente nao luta !!!!! piloto q quer ser campeao tem q bater, fechar, ir pra cima, fazer de td p vencer como faziam Senna, Prost,Shumacher e como ainda faz Fernando Alonso o melhor da atualidade.
Pô velho, não fala isto! O Massa dominou categoricamente algumas provas com autoridade desde a classificação naquele ano. Lembra do GP da Turquia de 2009 quando o motor Ferrari estou nas últimas voltas?
Kubica, até que se prove o contrário, não volta para a F1. Uma pena mesmo! Era um dos pilotos que eu queria ver campeão do mundo. Mas Bernie esqueceu do Adrian Sutil. Ele é bom o bastante para correr na Ferrari.
Concordo porém Kubica, se ferrou na corrida de Rali, e pelo acidente que teve , levou uma grande sorte daquelas que marcam para sempre. Uma perda muito grande . Quanto ao Sutil não tem cabeça no lugar, brigou numa boate , e levou processo na cola, mesmo que volte 2013 , vai ser muito dificil apagar esta cruz…..
Talvez o Massa estivesse na Red Bull no lugar do Webber.. “se” não enche barriga. Suposições, suposições e supositórios..
Agora, não acho que alguém que entregava pizza em São Paulo vai pra Europa, vire piloto de F1, more em Monaco, tenha 2 ferraris na garagem, vice campeão da categoria… seja um cara sem sorte.
O macaco tá certo, Kubica é muito mais mão que o Massa. Duvido que o Kubica ia abrir para o Alonso na entrada do box, bom, apenas especulação. Mas que o
Massa é apenas um piloto regular para médio é.
Acho que corre na Ferrari, porque a Fiat e Santander
ganham horrores neste nosso Brasil.
O macaco tá certo, Kubica é muito mais mão que o Massa. Duvido que o Kubica ia abrir para o Alonso na entrada do box, bom, apenas especulação. Mas que o
Massa é apenas um pilotoregular para médio é.
Acho que corre na Ferrari, porque a Fiat e Santander
ganham horrores neste nosso Brasil.
Por que “coitado do Massa”? O “berne” disse que não tem outro piloto mais rápido do que ele disponível. E deixou claro que esse plioto seria naturalmente o Kubica, se o polonês não estivesse se esborrachado todo. Conclusão: trata-se de um elogio e de uma grande motivação para o Felipe Massa. Ou o post foi escrito em grego arcaico, ou tem neguinho precisando de umas aulas de redação, daquelas de cursinho pré-vestibular.
Ah é… grande incentivo… chega p/ o cara e fala: “Olha, vc só tá sentado aí pq não temos outra opção” Isso pra mim é falta de apoio e despreso pelo trabalho do cara… uma indicação de que ele é peça descartável dentro da equipe, que ele não atende o que a equipe deseja mas “dá p/ o gasto”. E assim que possível será substituido.
Calma xará. Eu te entendi. E entendi dessa forma também. O gagá falou que o Massa é rápido mas é azarado. Concordo com ele (o véio) também. Pelo menos ele elogiou o Felipe. Pior se ele tivesse dito que Massa é ruim e “ainda” azarado. Mas no fim ele reconheceu, até muito melhor do que eu, que massa tem talento… mas não é abençoado. E até, meio que desconversando o que eu disse acima, Massa não anda tão bem assim. Acho que o véio até elogiou demais.
E vale mais a palavra do Gagá do que a minha na mídia mundial.
A frase “não tem outro piloto mais rápido disponível” tem vírgula e não ponto final. Não tem outro piloto disponível mais rápido ENTRE OS SEGUNDÕES. Não entram nesta lista Schumacher, Raikonen, Alonso, Hamilton, Button, Vettel e até Rosberg. Massa é o mais rápido do segundo escalão, da série B das equipes. Se derem uma RBR na mão do Massa, ele consegue chegar em terceiro no campeontato. Nem vice ele é. Perde para o Alonso, para o Button e para o Vettel com qualquer carro que eles tiverem. Com certeza…
Acho que o Fábio tá coberto de razão, isso aí não é opinião mas sim informação de dentro da equipe. Acho que a única opção pro Felipe continuar na F1 em 2013 é conseguir fechar com a própria Ferrari, mas é claro que haverá uma redução drástica em seu salário.
Fábio, comecei a ler a biografia de Bernie e minhas primeiras impressões são que este homem é capaz de qualquer coisa para sair ganhando financeiramente em qualquer que envolva seus negócios. Com esse pensamento, lhe pergunto: as declarações de Bernie, quando fala de um piloto ou outro, trata-se de opinião verdadeira ou ele busca nas entrelinhas fazer valer seu poder para mudar o assento de algum carro por outro piloto que ele julgue mais valorizado? Abraço!
Não quero tomar o lugar do Fábio Seixas na resposta, mas quero dar minha opinião. O Bernie é gestor de um negócio. Um negócio bilionário. Para as engrenagens continuarem rolando, ele precisa de bons pilotos, bons carros, boas atrações. Massa, assim como Rubens, é um loser. As opiniões de Bernie são verdadeiras porque retratam a coisa como ela é. Kubica é um milhão cento e vinte e nove mil vezes melhor que Massa. Até manco e em recuperação tenho certeza que ele é mais rápido. Vettel, Alonso, Schumacher, Raikonen, Button são os caras. Hamilton poderia ser se não tivesse se tornado um babaca egocêntrico. Perdeu o foco. Deixou de ser piloto para virar super star. Dançou. A Fórmula 1 é para focados e não para estrelas. Massa deixou de ser atrativo comercialmente – não ganha, chora demais, não compete, só sabe bater com o Hamilton. Dá a cadeira para alguém mais interessante, porque de loser chorão eles já estão de saco cheio…
Mas que diferença faz? O Bernie é o mais lúcido e de melhor visão em todo o circo da F-1, sendo como pessoa de negócios ou como torcedor.
Veio abusado! hehe…coitado do massa. Agora é motivo de chacota internacional!
Depois do “faster than you”, a motivação dele foi e não voltou. E acho que dificilmente volta.
Se ele mudar de equipe talvez, isso se conseguir vaga em 2013.
Cara eu tb tenho pena do massa mas foi ele que se pos nessa situação quando aceitou os termos do contrato. Só pra lembrar se a mensagem fosse para o Nelson Piquet pai a resposta seria: fu@# you para o box.
Massa + Fermento Rede Bobo + Vinho Babao Bueno = Pizzas Devoradas por Shumacher e Alonso.
O Massa precisa mudar de equipe. Estão fazendo c/ ele o mesmo que fizeram c/ o Rubinho… no auge da carreira, no momento de colher os frutos, puxam o tapete p/ beneficiar outro piloto. E o torcedor brasileiro… burro como uma porta… vai começar a fazer chacota c/ o Massa assim como fazem c/ o Rubinho.
Vai começar não, já o faz.
Ta de sacanagem né? Qual a dificuldade de entender. Massa não sob lidar com o maior talento natural de alonso e sucumbiu. Ninguem tem culpa disso.
Mandou bem, até quando o Massa tá com o título na mão a ferrari estraga tudo (2008)
não adianta…ja era
e não é o caso de se fazer chacota de um profissional que aceita ser submisso e aceita regras da equipe que o prejudicam?
Não seria o caso dele mandar a equipe pra PQP e mostrar personalidade de vencedor?
Airton Senna aceitaria ordem do boxe pra deixar o outro passar?
Senhores, para nossos pilotos possam andar junto com Alonso, Hamilton e cia, é preciso ter patrocinadores com o mesmo poder que os deles. Sem patrocinadores, sem grana, muita grana, nossos pilotos sempre serão coadjuvantes. Ainda não perceberam isto?
Realmente, concordo, tem gente “burra como uma porta”. “Puxam o tapete para beneficiar outro piloto” Por quê? Porque o Alonso é mais bonito que o Massa? Porque o Alonso tem os olhos mais azuis? Pelo amor de Deus, vamos abrir os olhos para a realidade. Massa é um piloto de segundo escalão. Veloz mas sem consistência. Rápido, mas sem o estofo necessário para ser campeão. Fórmula 1 não se resume a velocidade somente. Um campeão é feito de uma série de fatores – velocidade, talento, persistência, disciplina, garra, faro, sorte, determinação, técnica. O Massa peca em um monte deles. Alonso, em porcentagem, é um piloto 99%. Massa, se muito, é um piloto 75%. E já está de bom tamanho. Ninguém sacaneia ninguém na Fórmula 1. Apenas seguem a máxima – “A César o que é de César”. Aos bons tudo, aos medíocres, contratos de segundo piloto. Uns correm por glórias e vitórias, outros correm por dinheiro. Massa escolheu a segunda opção. Está pagando o preço disso. Aos mercenários só resta a humilhação…
Concordo, MASSA precisa mudar de equipe. O problema é arrumar uma boa equipe… Não custa nada lembrar que o Massa perdeu o título de 2008 pro Hamilton por causa das trapalhadas da equipe (e da administração Domenicalli). Motor quebrando do nada, mangueira de abastecimento não retirada, pirulito eletrônico mal sinalizado e por aí vai… Se ele tivesse sido campeão em 2008 o tratamento seria outro…
Ele está certíssimo.
Depois de ter obedecido à órdem da equipe ele se rebaixou. Agora já era! Não tem volta. Tem que tentar reconstruir a carreira em outra equipe.
Se ele fosse realmente melhor que Alonsito, seria o espanhol quem teria recebido a mensagem.
Sem essa de conspiração. Ele só tem que ser mais rápido que o colega de equipe. E não foi. Agora já era!
Vamos deixar de ser bobos ou pelo menos ingênuos. O Brasil perdeu toda a competitividade com a morte do Ayrton. Depois dele só tivemos pilotos bons, mas que com muita razão pensaram no próprio bolso. Barrichello e Massa ganham muito bem, tem milhões de dolares, para que criar caso? O torcedor, bem este já ouve o Galvão e não se queixa, então para que suar a camisa e perder o emprego só para deixar feliz um bando de bobos?
rsrs…o veio é abusado mesmo!!!…mas não deixa de ser verdade…provavelmente o Massa estará frito para arrumar um assento ano que vem!!!…