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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Sexta, coluna

Por Fábio Seixas
09/03/12 09:37

Seis campeões mundiais. Todos os campeões do século ao mesmo tempo na pista.
A pulverização de títulos entre 2006 e 2010 e o retorno de Raikkonen para a F-1 proporcionaram algo inédito neste ano, artigo a ser festejado num esporte que já vai para sua 63ª temporada.
Nunca, nas 858 corridas disputadas, houve seis campeões mundiais na pista. Em Melbourne, a partir da noite de quinta-feira, haverá.
Schumacher, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Button e Vettel. Cada um no seu papel, cada um ao seu estilo.

A coluna de hoje fala sobre essa reunião inédita de campeões. A F-1 vive um momento especial.

A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, o texto está na pág. D9.

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Comentários

  1. Marcel comentou em 12/03/12 at 17:05

    Fabio,
    viu a palhacada do pietro fittipaldi? merece um post e comentario… com tanta lambanca no automobilismo brasileiro, ainda vamos subsidiar a carreira de quem jah tem $… n entendo…
    Pior que este 1MM poderia ser melhor utilizado ateh mesmo fora do automobilismo…
    abraco

  2. Alex Xavier comentou em 11/03/12 at 1:37

    Gostei da do papagaio. 😀

  3. joel belmonte fialho comentou em 10/03/12 at 10:56

    Ainda aposto em Vettel pelo atual motivo piloto rápido reflexos apurado,sob pressão não se entimida mais ,passou para a torma da eleite, este vem a ser um ingrediente fundamental para um multi-campeão sou brasileiro fã de corrida de F1, desde os tempo de Emerson Piquet Senna ,e outros talentos. Claro que hoje estamos numa carencia de bons pilotos ; apesar de ver Felipe Nars se destacando no mundo das corridas na Europa, Di grassi precisa de uma oportunidade assim como Bruno Senna teve, não esquecer que sobrinho de Ayrton está lá
    por uma opção , que vai trazer uma alegria a mais e fazer com que nós tenhamos orgulo dele , acreditem aposto
    nisto , porque ninguém esta lá para ser figurante , gosto do jeito de Bruno pilotar
    seu estilo é inconfudivel, espero que ele
    dê muitas alegrias, pois nós brasileiros gostamos de ver um piloto Nacional correndo……

    • Nino comentou em 11/03/12 at 13:17

      Eu assisti a algumas corridas do Nars na F3 England, o garoto é incrível mesmo, fato mesmo, incrível! Mas isto não quer dizer nada nesta atual F1.

  4. jujubinha comentou em 10/03/12 at 0:03

    HAT-TRICK NELES, SEBASTIAN!!!

  5. Ao Fernando Kesnault comentou em 09/03/12 at 23:01

    Quem não vive momento especial é o Brasil na F1, duro é aguentar a choradeira dos torcedores. Na Alemanha, Inglaterra e Espanha F1 é só festa, eles tem pilotos fora de série pra brigar pelos títulos!!! Se esta tão chato assim, então porque vc assiste as corridas? Aposto que vc não vai perder uma corrida em 2012, muito menos deixar de acompanhar a F1 em blog.

    Vai entender…

  6. Marcelo ao Vinicius(16:22) comentou em 09/03/12 at 22:32

    Vamos com calma…

    Piquet,3
    Prost,3
    Senna,3

    Com o fim da temporada de 1991 Mansell, Schumacher e Hakkinen ainda não tinham títulos, e Prost ainda não era tetracampeão! No total foram 9 títulos.

    Bom lembrar que, o preparo físico desses pilotos dos anos 80 não chegava nem perto dos pilotos dos anos 2000, com 10 anos de F1 os pilotos dos anos 70/80 já apresentavam certo cansaço físico e psicológico. Com 12 anos de F1 um piloto com 38 anos só tinha forças para competir pelo título se tivesse o melhor carro do grid. Se tivesse em uma equipe considerada terceira força, ele pulava fora da F1. Não tinha mais “gás” para fazer o trabalho de “levantar” a equipe, isso leva tempo cerca de 3,4 anos e acima dos 40, tudo se complica tanto que a maioria arregou pra encarar esse desafio.

    Como Piquet, Prost e Mansell já tinham chegados aos seus objetivos na F1, não valia a pena desafiar a nova geração de pilotos dos anos 90, eles sabiam que não ia ser fácil, mesmo porque as equipes de ponta com o tempo vão preferindo os pilotos mais jovens(basta ver onde foi parar Graham Hill na década de 70).

    Piquet logo sentiu o peso da nova geração, Schumacher ainda novato em 91 sem conhecer carro e pistas deu trabalho nas 5 corridas na Benetton. Prost também passou certo sufoco com o Alesi na Ferrari em algumas corridas também em 91(Alesi já tinha 2 anos de F1). Mansell depois de 12 anos, só conseguiu o título com um carro superior, muito graças ao Newey(não correu em 93), e quando voltou em 94 perto dos 40 anos passou vexame.

    Os 3 já tinham várias temporadas, já tinham concluído a carreira de piloto na F1, era hora de aposentar:

    Piquet: 1978-1991.
    Prost: 1980-1991(voltou 1993).
    Mansell: 1980-1992(voltou 1994).

    Prost, depois do vexame na Ferrari(foi despedido em 91), só voltou em 1993 porque já sabia que ia ser campeão com carro “emprestado” do Mansell(ou seria de Newey?). Prost não teve participação nenhuma no desenvolvimento no carro Williams, Prost só sentou e pilotou, mas o francês tecnicamente não precisava provar mais nada na F1. Depois do título em 93 e sem equipe para correr, Prost decidiu sair da F1, na Ferrari ele foi despedido, Williams ele foi dispensado, na Mclaren ele jurou nunca mais voltar, com idade avançada(38), melhor coisa foi parar.

    Prost já tinha feito tudo na F1, já tinha provado que era um campeão completo, a Mclaren se manteve no topo entre 1985 e 1989 muito graças ao francês, quando ele saiu em 89, a equipe nunca mais foi a mesma. A estratégia da Mclaren a partir de 1990 tinha mudado, tudo era feito apenas para um piloto(Senna), Berger assumiu o papel de capacho declarado! Disputar posição com Senna e tirar pontos do brasileiro já seria motivo de dispensa na equipe. O carro desenvolvido pelo trio Murray-Nichols-Prost era tão fantástico que ainda teve forças para se manter na briga pelo título até 1991. Ferrari em 90 e Williams em 91 ainda não estavam desenvolvidas ao máximo, Senna no geral ainda tinha um ótimo equipamento, o forte do carro era a confiabilidade, em termos de organização de box, a Mclaren dava de “lavada” em cima de Ferrari e Williams.

    Se o Senna foi tricampeão, muito é graças ao Prost, porque era o francês quem desenvolvia tudo no carro Mclaren, em 87 a equipe ficou sem motor, a Porsche decidiu sair da F1 em 88, e não fez maiores esforços em 87. Quando a Mclaren conseguiu o motor Honda em 88, o carro virou um “foguete”, departamento de chassi e motor eram separados, Senna ficava do lado dos japoneses da Honda(fazendo o que…não sei, porque o motor Honda já tinha sido desenvolvido ao máximo). Primeiro por Satoro Nakajima na fábrica, o japonês foi uma espécie de pai do fantástico motor Honda.

    Nelson Piquet continuou o desenvolvimento na pista entre 86/87 na Williams, mas a Honda ainda queria mais(ela não gostou nada de perder o título para o motor Porsche em 86, por isso decidiu apostar em duas equipes em 87). E para a Lotus ficar com o motor Honda, exigiu Nakajima na equipe(o japonês que sempre foi motivo de piada na boca dos pachecos, deu muitas dicas sobre o motor ao Senna), mesmo assim com o motor Honda a equipe Lotus não melhorou a performance em 87.

    O problema na Lotus na verdade era acertar o chassi, e todos sabem desenvolver chassi/motor/pneus nunca foi o forte de Senna. O brasileiro fez 15 poles em 85/86 muito graças ao fantástico motor Renault de classificação que duravam apenas 15 minutos. Esse motor em treino tinha cerca de 100cv a mais que os rivais, mas em corrida Senna tinha que voltar a usar o motor normal, aí a história era outra Williams e Mclaren iam pra cima. Sem esse fantástico motor de classificação com 100 cv a mais, Senna só fez uma pole em 87, isso com o poderoso motor Honda.

    Uma das formas que Senna usou para se manter na ponta durante as corridas, era jogar o carro em cima do adversário. Esse tipo de manobra foi duramente criticada por vários pilotos do grid, Senna começou a ser taxado de piloto sujo na pista. Pilotos como De Angelis, Lauda, Alboreto, Mansell, Rosberg, Piquet e Prost em algum momento criticaram Senna por “aprontar” na pista. De bonzinho dentro ou fora das pistas, Senna nunca teve nada…

    SENNA TRAPAÇA EM MONACO 85
    http://www.youtube.com/watch?v=FStK3JlFa8w&context=C3f5387cADOEgsToPDskIXxu1p7hIayS6JlER99KQH

    SENNA JOGA SUJO E LEVA TROCO DE KEKE ROSBERG – GP EUR 85.mpg
    http://www.youtube.com/watch?v=a5g27PZt8gI&feature=youtu.be

    Senna joga carro de forma suja em cima de Prost lado a lado GP POR 88
    http://www.youtube.com/watch?v=btCNZ8dfRgA&feature=youtu.be

    SENNA TRAPAÇA, 2º LUGAR COM FREIOS IRREGULARES, DESCLASSIFICADO!!!.mpg
    http://www.youtube.com/watch?v=fzdrpcPE-Tc&feature=youtu.be

    Em um certo treino De Angelis acusou Senna de o atrapalhar de propósito, foi reclamar do companheiro no boxes,tudo acabou em tapas! Mansell tomou duas fechadas de Senna e acabou no guard-rail, na terceia chamou a mídia e jurou vingança. Deu o troco no GP de POR 89, o visionário inglês acabou ajudando Prost no campeonato. Depois de ser atrapalhado por duas vezes em treino, Schumacher resolveu dar o troco em cima de Senna, e quando o fez, o brasileiro foi todo xiliquento conversar com Schumacher. Esse era o Senna, sempre cheio de razão, o mundo sempre estava errado e ele o certo. Senna também arrumou confusão com companheiro Hakkinen, pelo mesmo motivo. Só pra lembrar, no primeiro treino na Mclaren ao lado de Senna, Hakkinen largou a frente, isso deixou Senna tão contrariado que até estragou o jantar do brasileiro. Era a nova geração de pilotos se impondo na F1.

    Bom lembrar que, esses pilotos que correram antes de Senna entrar na F1, não ficavam jogando carro em cima do outro, o risco era muito alto porque o chassi de um F1 ainda era de alumínio, jogar o carro em cima do rival era uma manobra considerada “medonha” e condenada por todos. Senna não respeitou isso, e até atrapalhava pilotos em treinos, por causa disso Senna sempre se envolveu em várias confusões, muitas vezes saindo no tapa como aconteceu com De Angelis, Mansell, Irvine e até com fiscais de pista. Ao contrário do que muitos acham, Senna não era um dos mais queridos no circo da F1, o brasileiro chegou até ao absurdo de pegar mecânico da Mclaren pelo “colarinho”, ainda deu soco na cara de um jornalista, um verdadeiro vexame…

    Raikkonen certa vez empurrou um fiscal de pista, Galvão criticou duramente o piloto, nessa hora ele não lembrou das patifarias do Senna no passado. O que Galvão falaria se Schumacher, Alonso ou Hamilton dessem um soco na cara de um jornalista? Com certeza o planeta ia rachar ao meio.

    Mansell assim como Senna, nunca ajudou a desenvolver chassis/motor/pneus até o título, só conseguiu ser campeão graças ao Newey que fez um carro surreal em 92, o inglês não correu na F1 em 1993, e quando voltou em 1994 sequer conseguia acompanhar o ritmo do companheiro D.Hill em treinos ou corridas. E olha que o carro foi feito justamente ao estilo de pilotagem de Mansell, nem assim o “leão” foi bem em 94, venceu a corrida da AUS, porque Hill e Schumacher abandonaram por acidente, geralmente nas corridas o “leão” ficava longe dos líderes. Mansell a essa altura tomava sufoco até do Barrichello na Jordan…

    O inglês não tinha mais “gás” para desafiar a nova geração, era hora de abandonar a F1. Se não morresse em 1994, Senna ainda teria “gás” para mais umas 4 temporadas, mas isso se tivesse carro de ponta até 1997, se fosse para desenvolver chassi/motor/pneus logo ia cair em desespero, como aconteceu na Lotus e depois Mclaren entre 92/93(e até na Williams em 94, Senna chegou a dizer que o carro era uma merda, isso com “mago” Newey na equipe, desesperado Senna telefonou ao….Prost pedindo ajuda). Tecnicamente esse era outro ponto negativo de Senna( ao volante ganhou o apelido de piloto-afobado), para disputar títulos Senna teve que pegar carro pronto já ajustado pra ser campeão, conseguiu isso pegando carro emprestado do Prost.

    Se o brasileiro ficasse na Lotus entre 88 e 91, e Mclaren entre 92 até aposentadoria, dificilmente seria campeão! Pra chegar ao título, teria que contar com um “Newey” da vida, curioso que ao lado do mesmo chamou o carro de porcaria. Senna foi um grande piloto, mas era de estilo “velocista” só sentava e pilotava, nunca foi um piloto completíssimo como Lauda, Prost, Piquet e Schumacher e até Alonso, esses cincos pilotos pelo menos, nunca dependeram de carro emprestado para chegar aos títulos.

  7. pedro comentou em 09/03/12 at 21:41

    Seri muito fera se sobrasse um carro pro villeneuve , podia ser ate na Morussia kkk ,

  8. Vinicius comentou em 09/03/12 at 16:22

    Fabio no final de 1991 a F-1 teve seu melhor Grid da historia, tambem com 6 campeoes!

    Senna, Prost, Mansell, Piquet, Schumacher e Hakkinen

    20 TITULOS!!

    • Joao Guilherme comentou em 09/03/12 at 18:27

      Caro Vinicius… Voce me fez lembrar de uma celebre frase do Chaves quando ele esta na escola… Bom, na epoca Mansell nao era campeao, Hakkinen tambem nao e nem o Schumi…
      Abraco

    • Mauricio Alves comentou em 09/03/12 at 18:29

      Não creio que em 1991 o Schumacher já tivesse algum título na F-1.
      Vamos conferir?

      • Yannes Zola comentou em 09/03/12 at 23:05

        Nem Schumacher nem Hakkinen

    • Alex Xavier comentou em 11/03/12 at 1:37

      Realmente, foi uma época que ficou na história.

    • kiko prada comentou em 11/03/12 at 8:23

      Em 1991, nem Mansell, nem Schumacher, nem Hakkinem não tinham sido campeões ainda. Portanto sua comparação está meio fora de propósito.

  9. Fernando Kesnault comentou em 09/03/12 at 13:25

    A F-1 não vive um momento especial…vive sim, um momento critico em que ninguem acredita que seja competitiva, apenas a mídia que acredita e os fãs com mais bomssenso (ou bom senso, sempre fico na dúvida) sabem que o buraco tá mais em baixo. Circuitos chatos, corridas fake com o dispositivo de arranque para ultrapassagens fake, enfim…ilusão de ótica que não esconde o sol da verdade atraves da peneira.

  10. F1F4N comentou em 09/03/12 at 12:24

    Especial pelas figuras mas quero ver se vai ser realmente especial na competitividade. E tem gente que não esquece o Barrica né André? hahahahaha.
    Abs

  11. Fábio comentou em 09/03/12 at 11:43

    Xará Seixas,
    Mais alguém com chance de vitórias além do sexteto? Creio que só o Rosberg.
    Abs.

    • Fábio Seixas comentou em 09/03/12 at 12:29

      E o Webbber.
      Abs

  12. fernando julio barbosa comentou em 09/03/12 at 10:21

    Bom dia pessoas, essa e a ordem entre os pilotos.

    1 – Button = Experiente, inteligente consegue conserva os pneus, sabe disputar o gp.
    2 – Alonso = Experinte, inteligente, sabe disputar o gp.
    3 – Hamilton= Talento nato, rapido, mas falta cabeça.
    4 – Vettel = Bom piloto, mas tem muito o que mostra com bom carro e facil um bom piloto vencer.
    5 – Di resta = Futuramente sera um campeão.
    6 – Webber,Massa,Rosberg = estão no mesmo nivel.
    7 – Riccardo e venner = Pilotos da toro roso vamos esperar e ver o que essa dupla pode mostra.
    8 – Senna e maldonado = dupla pagante e so isso.
    9 – Schumacher = retornou mas fracassou.
    10 – Kimi = talento natural, rapido mas se não tiver um carro bom vai ser dificil.

    • Rogério comentou em 10/03/12 at 10:32

      Para mim, todos terão que correr para vencer o vettel

    • joel belmonte fialho comentou em 10/03/12 at 11:25

      minha opinião segue assim: Button teve o melhor carro difusor duplo, foi campeão Brawm . Hamilton é um exelente piloto foi campeão contra Massa , só está com a cabeça noutro eixo. Alonso exepcional piloto foi bi campeão porque não tinha concorrente. Kimi campeão pela ferrari seus concorrentes sucumbiram correu só piloto com Dna altissimo. Scumacher não há contestação melhor carro Ferrari também não tinha rival a altura causa crise financeira mundial afetando circo F1. Vettel teve muitos concorrentes porém o genial Adrian fez
      um foquete que ficava no asfalto ainda mais com um fantastico piloto humano que teve erros mas tornou-se bi campeão
      nos anos 2010 e 2011 , e vai faturar o tri campeonato quebrando o velho tabu , a Red Bull tornou-se o melhor carro com um genio criando fabulas . Os demais são apenas quadijuvante nas corridas basta agora saber quem vai passar para turma de eleite ,pois o nível está igual para todos o melhor vai sugir na base de baixo

      • Nino comentou em 11/03/12 at 13:14

        Que blá blá blá….

  13. ANDRE DE ITU comentou em 09/03/12 at 9:51

    Mas o campeonato sera especial por outro motivo tambem: apos 19 longos e sofridos anos NÃO TEREMOS A PRESENÇA DO ENTREGADOR DE VITORIAS.

    • Mauricio Alves comentou em 09/03/12 at 18:30

      Comentário dispensável e totalmente sem sentido em face do assunto da matéria.

      MALDITA INCLUSÃO DIGITAL!!

      • ANDRE DE ITU comentou em 10/03/12 at 10:15

        o blog é seu Mauricio???? não???? se o DONO do blog achar o comentario sem sentido e bloqueia,simples assim… quanto a voce…fica pianinho na sua.

    • Nino comentou em 11/03/12 at 13:13

      Você quer dizer, “entregador de pizzas”? Mas você esta enganado, pq tem um ainda na pista, e é brasileiro!

  14. ANDRE DE ITU comentou em 09/03/12 at 9:49

    é isso ai Fabião… e no final do ano teremos um novo bi-campeão: HAMILTON!!!

    • Mauricio Alves comentou em 09/03/12 at 18:34

      Você é alguma espécie de adivinho, André?
      Se nem a imprensa especializada arrisca palpites nessa altura do ano, quando os carros são incógnitas e o campeonato nem começou, como você pode afirmar isso com tamanha segurança?

      Novamente um comentário dispensável e totalmente sem sentido em face do assunto da matéria.

      Está ficando especialista, não?

      • ANDRE DE ITU comentou em 10/03/12 at 10:06

        tenho o direiro de torcer,ou não?

        • Regis Br.Rock comentou em 11/03/12 at 17:41

          A temporada de F-1 de 2012 tem tudo para ser uma das melhores temporadas da década.
          Todos juntos somam quatorze títulos mundiais de F-1.
          E não é sempre que surgem tantos campeões mundiais na mesma temporada. E com esses seis pilotos, vai ser muito mais interessante e emocionante vermos as primeiras corridas, que terá início na semana que vem na Austrália.

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