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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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O segredo da Mercedes

Por Fábio Seixas
09/03/12 10:04

Lembram das suspeitas de Newey de que a Mercedes traria alguma grande novidade técnica para este ano?

E já repararam naquela fenda no bico do W03?

Schumacher, em Barcelona (Alejandro García/Efe)

 

Pois é, surge agora uma explicação…

A Mercedes começou a testar, no final do ano passado, um sistema similar ao do “duto F” ou “snorkel”, a sensação técnica de 2010, proibida no fim daquele ano pela FIA.

Com duas diferenças. A ação, agora, se dá na asa dianteira. E não há partes móveis envolvidas _daí sua legalidade.

A McLaren já teria tentado sua versão na última sessão de testes de Barcelona.

E há rumores de que as duas, mais McLaren e Lotus, estariam implatando algo semelhante para as asas traseiras.

O Diego Cano Zuriguel, da “Car and Driver” espanhola, um maluco pela parte técnica da F-1, preparou um belo artigo sobre o assunto e o vídeo abaixo. Se você se interessa pelo assunto, vale ler e ver.


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  1. Romeo Nogueira comentou em 12/03/12 at 14:08

    “A Mercedes começou a testar… A McLaren já teria tentado… E há rumores de que as duas, mais McLaren e Lotus, estariam implatando algo semelhante para as asas traseiras.” Fábio, já que você citou a McLaren, uma dessas duas outras não seria a Ferrari? Pergunto isto pois no video aparece um aerofólio da Ferrari. E porque seria uma esperança de ver os italianos brigando por alguma coisa…
    Abs. Boa temporada!

  2. Will comentou em 11/03/12 at 17:20

    Discordo da maioria dos comentários postados aqui. A tecnologia não é o problema, muito pelo contrário. O que era a RBR há 5 anos ? Uma equipezinha. A causa esse desequilíbrio é simples. Dois pilotos alemães geniais, Schumacher e Vettel. Simples assim.

  3. sergio comentou em 11/03/12 at 16:31

    Se prevalecer a estatistica Vettel não será campeão este ano a Renault so faz bicampeão como foi com Michael e Alonso, se Vettel quizer ser5 campeão tera que mudar de fabricante de motor

  4. Nelson-USA comentou em 11/03/12 at 12:13

    So’ nao entendi porque o criador do video utilizou a Ferrari na animacao, o “segredo” nao e’ da Mercedes??

  5. Bruno comentou em 10/03/12 at 23:09

    Essa “fenda” tem em praticamente todos os bicos das escuderias. Desculpe estragar a brincadeira de vocês, inventem outra coisa.

    • Fábio Seixas comentou em 12/03/12 at 9:18

      Com outras funções. Desculpe estragar sua brincadeira.
      Abs

  6. fabio paz comentou em 10/03/12 at 19:57

    formula 1 ta no sangue na veia tecnologia velocidade se nao gosta vai comentar do big brother etc… formula 1 e top

  7. Maria Paula Adelaide M.Becato comentou em 10/03/12 at 16:27

    Penso que a tecnologia é muito importante e legal na F1. Para as corridas voltarem a ser mais disputadas – porquanto o “manuseio” dos carros a partir dos boxes via telemetria já é proibida – bastaria proibir a comunicação via rádio entre pilotos e seus boxes. Deixem apenas as antigas e boas placas das retas dos boxes: posição, nome e tempo de quem está a frente e atrás. O resto? O resto é com a peça mais importante; a que fica entre o volante e o assento. O piloto que cuide e decida o que vai fazer sozinho, sem os chatos dos engenheiros, chefes e donos de equipe dando palpites e ordens. É simples assim.

  8. Mario comentou em 10/03/12 at 13:12

    Então podemos dizer que quando Fernandinho enfia 0,6 ou 0,7s em nosso Zacarias a culpa é do engenheiro? O engenheiro de Felipe não era o que trabalhou com Shumi? Ou quando Vetel enfia no Webber? Tudo é culpa e mérito dos engenheiros… Que o equipamento conta muito, conta, mas dizer que é ciorrida de engenheiros, me parece um pouco exagerado. Afinal vai ver quem está dominando na Indy que tem carros “iguais”!!? Penske e Ganassi, como sempre foi… Vai ver quem domina a Nascar? São sempre as melhores equipes, que mesmos com carros “iguais” consguem desenvolver melhor seus equipamentos, como e desde sempre. A diferença lá e que em 300 voltas tem batidas e somem 10 carros da pista de uma vez, isso as equipes grandes nao consguem evitar. Mas entao podemos concluir que fora as batidas a Nascar e uma competicao de engenheiros tb, nao?

  9. Carlos Henrique comentou em 10/03/12 at 7:22

    Acompanho F1 há 40 anos. As inovações sempre existirão. Antigamente, havia a Tyrrel com um carro de seis rodas, a asa do Colin Chapman em 1976 e por aí vai. Que venham então as novas soluções. Afinal, carro de corrida é uma fórmula que evolui incessantemente, inclusive dentro da própria corrida pela mudança de peso, desgaste de pneus, mudança de clima etc. Assim, além de braço, o piloto tem de ter estratégia, equipe, cérebro, carro, relações públicas, conhecimento, trabalho árduo, enfim, um monte de habilidades que somadas dão um bom caldo. Ah, e um patrocínio bem generoso também não faz mal a ninguém. É preciso enfiar de vez na cabeça que é a equipe – e não um homem só – que constrói a vitória.

  10. Alex Xavier comentou em 10/03/12 at 1:12

    Sobre as nanicas: Cara! A HRT parece estar pior do que nunca. E a Marussia se continuar como está, ela nunca chegará ao nível de uma Force India pelo menos, sem querer desconsiderar a Force India, claro.

  11. Alex Xavier comentou em 09/03/12 at 22:10

    Cara! Incrível o quanto os “caras” são ligeiros! Pelo o que deu a entender, esse sistema serve para dar uma melhor aderência, assim uma estabilidade melhor nas curvas e uma melhor aderência nas retas conforme a direção do fluxo de ar e a direção em que o carro toma. Acho que funciona cara, mas não sei se faz grandes milagres. Certamente irá interferir um pouco na dirigibilidade do carro, mas nada de que um piloto não se adapte. Mas o impressionante é até aonde os projetistas chegam e o que inventam. Ao ponto de não ter limites para algumas aberrações. Neste caso é uma aberração? Não, até que não, mas só quero ver qual será a próxima novidade.

    • Alex Xavier comentou em 11/03/12 at 1:40

      Mas não sei se compensa.

  12. ALBERTO comentou em 09/03/12 at 17:36

    EXCELENTE MATERIA SOBRE DUTOS E AIR FLOW. PARABENS

  13. ALBERTO comentou em 09/03/12 at 17:25

    NA RESPOSTA AO FABIO BRETT TEMOS UM SITADO COM S! IMPERDOAVEL PARA UM JORNALISTA. NÃO HÁ REVISÃO PARA SUAS RESPOSTAS? CITAÇÕES GERALMENTE SÃO CULTURAIS! aBS

  14. J Gulinelli comentou em 09/03/12 at 17:08

    Não sei como tem gente que ainda se engana achando a F1 a categoria Top do automobilismo. Isso foi há muito tempo atras quando os desenvolvimentos na categoria traziam inovações para a engenharia dos automoveis. Hoje o que acontece é apenas um duelo de quem é o projetista mais esperto em driblar esse pessimo regulamento, que tenta barrar de todas as formas se conseguir o downforce necessário para que o carro seja rápido. Assim toda essa “tecnologia” não traz nada de útil para o desenvolvimento dos carros futuros. Categoria top é o Endurance/24h Le Mans, onde um carro pode ser movido por diversos tipo de motor: Otto, Diesel e Hibridos, pode ser fechado ou aberto , pode usar diferentes pneus, rodas e freios, etc.
    Liberdade no regulamento com equilibrio técnico, isto sim é corrida de carros. Não esse produto de MKT manipulado que se tornou essa porcaria que é a F1 atual. Uma 24h de Le Mans vale mais que um campeonato todo desse evento que foi destruído pela incompetencia técnica da FIA ao longo dos anos.

    • Nino comentou em 09/03/12 at 17:44

      Eh isto ai J Gulinelli, a F1 atual é uma corrida de engenheiros…

  15. joel belmonte fialho comentou em 09/03/12 at 16:33

    Eu vejo que em meio das noticias existem um ponto de verdade: Red Bull possui uma entrada de ar frontal na altura do piloto dividido em 2 partes , uma direta para o piloto e a outra segue por duto no assoalho com direção para a parte traseira , Vettel tornou-se piloto muito rápido e com conciencia para dominar mais uma o campeonato e torna-se Tri campeão , isto informado pelas revistas especializadas, quanto a Mercedes Ross Brawm criou uma entrada de ar no bico frontal direcionada para a asa dianteira, fato diferenciado que provou uma estabilidade e dawforce que chamou atenção dos especialistas, a Lotus acertou a mão e apresenta um monoposto com uma distribuição nos testes de inverno, o piloto Kimi tem um talento refinado candidato a campeão , a Mac Laren não modifico o bico e vem com um desenho unico onde os engenheiros e projetista acharam uma solução moderada
    para a competição deste ano, Button é um piloto especialista em pneus , cria sempre um Q a mais economizando o composto da Pirelli , também forte candidato ao titulo. A grande sensação está entre : Sauber, Toro Roso ,Williams que concerteza vai bricar no pelotão intermediário , apesar de terem pilotos novatos estarão mais na midia e decidir se eles serão ou não destaques este ano.
    A preocupação sempre estará quanto ao desenvolvimentos destes pilotos e a cobrança dos investidores será muito grande , porque o retorno é mínimo mas o destaque neste ano irá reflitir com certeza na empresa investitora, e os seticos de plantão poderão comprovar suas teorias. Aguardem e a primeira corrida vai ser interessante. abraços

  16. ric manero comentou em 09/03/12 at 16:30

    Fantastico!!! eu Adoro Este Mundo!!!!!!!.Parabens Fábio Seixas e ao Companheiro Diego Cano Zuriguel.

  17. Leonardo comentou em 09/03/12 at 15:56

    Nossa Fábio, essa história do W-duct da Mercedes é velha cara

    • Ricardo comentou em 09/03/12 at 18:35

      O bico da Williams no carro do Barrichello também tinha uma abertura, já era para o mesmo fim?

    • Carlos comentou em 09/03/12 at 21:23

      De fato, a primeira versão desse novo duto-F foi utilizada e testada em um treino livre (sexta-feira) que antecedia o GP do Japão da temporada passada. A intenção da Mercedes com esse artifício era tornar o fluxo de ar que era direcionado para o difusor traseiro menos turbulento. O fato novo é que, além de Red Bull e Mclaren terem seu próprio projeto, ambas as equipes estariam testanto um duto desse tipo para as asas traseiras. A revista Auto und Motorsport levantou essa hipótese, o que pode ser visto no link:
      http://www.auto-motor-und-sport.de/formel-1/f1-technik-f-schacht-im-red-bull-4467937.html

  18. Nino comentou em 09/03/12 at 15:55

    Bom, o pessoal se dividiu bem aqui, o 1o. grupo é dos que querem ver corridas de verdade na F1, com carros com downforce mecânico, motores e pilotos fazendo a diferença. O 2o. grupo prefere ver uma corrida de engenheiros!

  19. Mario comentou em 09/03/12 at 14:35

    Tecnologia sempre foi e sempre sera a base da F1, memso desde os anos 50. Nao confundam tecnologia com eletronica. Essa asa da Mercedes e tecnologia, como foi o duto frontal, o carro asa (anos 70 e 80), ou o chassis monocoque la do final dos anos 60, creio eu. A lotus nos anos 60 ja usava cambio sequencial adaptado do motociclismo. Senna, Piquet, Prost e Mansell … todos eles correram com suspensão ativa. Senna inaugurou o acelerador eletronico na Maclaren. Portanto aqueles que defendem carros iguais, isso não e F1, nunca foi. F1 e ter duas abordagens de carros diferentes, com pilotos diferente e tres fazerem exatamente o mesmo tempo na classificação, como ja ocorreu. Desde os anos 50 a F1 tem equipes dominantes, pilotos dominantes. Vao olhar os resultados dos campeonatos. E isso que faz a F1 diferente de tudo. Carro igual fica pro resto, como a Indy que corria com o mesmo carro a 10 anos, nada contra, mas nao da pra comparar.

    • Ricardo comentou em 09/03/12 at 15:33

      Excelente comentário! De fato, a F1 sempre foi palco de grandes inovações. Mesmo o F-duct da McLaren não deveria ter sido banido, todavia a FIA justificou dizendo que colocava os pilotos em risco… bastava somente definir salvaguardas que impedissem o duto de abrir em curvas, mas como a equipe sexagenária não tinha o seu dispositivo pronto, foi mais fácil tirar o dos outros, se é que vcs me entendem…

    • Jorge comentou em 11/03/12 at 10:17

      …concordo plenamente…nao sejamos hipócritas…isso e que torna (e sempre tornou) a F1…TOP!!!

  20. 50 cent comentou em 09/03/12 at 13:44

    Esse ano vai ser melhor q 2011 pois a competitividade vai ser maior entre as equipes.

  21. Vinicius Barbosa Lima comentou em 09/03/12 at 12:30

    Não sei se a Mercedes estará com essa bola toda em 2012. As duas vezes que seus pilotos lideraram sessões foi com o carro de 2011. Já com o W03 sempre ficaram lá pela 7ª ou 8ª posições.
    Espero estar engando, pois sou fã do “veinho” Schumacher, mas realmente não estou botando muita fé.

  22. Fernando comentou em 09/03/12 at 12:17

    Realmente uma sacada genial. Uma das poucas vezes que fiquei realmente impressionado com a solução adotada.
    Só espero que a vantagem deles não seja muito grande. Pois senão começa o chororo das outras equipes e a FIA já bani como tantas outras soluções incriveis que ja foram inventada.

  23. Alves comentou em 09/03/12 at 12:10

    Com as limitações no regulamento, a aerodinâmica tornou-se tão primordial que outros elementos tecnológicos – motor, transmissão etc. – tornaram-se meros coadjuvantes.

    • ANDRE DE ITU comentou em 10/03/12 at 10:17

      vejam só…temos um engenheiro aqui!!!

  24. andre comentou em 09/03/12 at 11:01

    O que mais me impressiona é a falta de criatividade dos engenheiros, apesar de um regulamento limitador, acho que é possível inovar mais e fazer um carro não tão caro andar mais na frente.

    • Marco comentou em 09/03/12 at 12:03

      O loco hein. Vai lá então e faz um! Ta achando que é igual montar carrinho de rolemã!

    • Juninn comentou em 09/03/12 at 14:28

      eu acho que não.
      acho que a falta de recursos limita demais as equipes medio/pequenas

  25. andre comentou em 09/03/12 at 10:59

    Não sei não, mas to muito ansioso para a primeira corrida, estou achando que tem muita gente escondendo o jogo e tem carro bom vindo de trás, o que está estranho é a ferrari, será que o carro é tão ruim ou estão escondendo o jogo???

  26. fernando henrique comentou em 09/03/12 at 10:39

    Estabelece comprimento e largura maximos, cilindrada do motor e peso minimo do carro sem partes moveis e só.

  27. fernando julio barbosa comentou em 09/03/12 at 10:37

    Bom dia colegas, tenho saúdades da f1 atinga, era tudo no braço mesmo mas agora e isso, mas continua sendo meu esporte favorito.

    • VOIGT comentou em 11/03/12 at 15:58

      Voce se refere aos tempos de Fangio certamente, e ainda assim eles tinham seus truques……tudo no braço..rsrsrsrrs !!!

    • bernardo comentou em 12/03/12 at 11:56

      De que epoca voce ta falando? F1 SEMPRE foi tecnologica, só ganha se tiver o carro bom e não venha dizer que o senna vencia sem ter carro bom, porque a mclaren dele era o melhor carro disparado da época, do mesmo jeito que a rbr é hoje.

      Essas pessoas que reclamam da tecnologia da F1 não devia assistir a F1, ficam ai falando merda só.

  28. Massa comentou em 09/03/12 at 10:36

    FAbio, parece que a Mercedes está realmente bem pelo que mostrou nos testes. Vc. acha que o Shummi têm condições de voltar ao topo ou a idade vai atrapalhar??

  29. fernando comentou em 09/03/12 at 10:35

    concordo nino, chega de aerodinamica, nao queremos ver corrida de avioes, e sim de carro, e corrida de carro eh todos ter equipamentos similares, 4 rodas e vencer quem tem mais braço. Ponto. Parece dificil a FIA enxergar isto.

    • ANDRE DE ITU comentou em 09/03/12 at 11:31

      equipamentos similares e 4 rodas??? desculpe Fernando,voce esta assistindo a categoria errada.vai assistir Indy…

      • Moy comentou em 09/03/12 at 14:20

        Seguindo esta linha de pensamento, o bom, então, seriam os pegas entre Ferrari/Mclaren/Red Bull vs Marussia/HRT/Caterham?

      • Gustavo comentou em 09/03/12 at 18:00

        Quanto maior a tecnologia empregada, menor a necessidade de um bom piloto. É por isso que hoje me interesso muito mais pela Indy do que pela F1 – há uns 4 anos não assisto corridas desta última. Daqui a pouco, o pulo do gato de alguma equipe da F1 será instalar um GPS escondido em algum canto do carro para que faça um traçado melhor do que faria o piloto que o guia.

      • Arawn comentou em 12/03/12 at 7:48

        com equipamentos distintos não há lealdade e nem equiparidade.. deste modo sempre vao existir ferraris vs “minardis”. F1 já morreu, só falta enterrar

  30. nino comentou em 09/03/12 at 10:20

    Fábio, é muita artimanha aerodinâmica, estamos todos fartos disto. Dá uma olha na terceira corrida da F3 Inglesa no circuito de Monza, um duelo fantástico entre dois brasileiros, isto sim que é automobilismo.

    • Fabio Brett comentou em 09/03/12 at 10:44

      Fale por voce nino, eu adoro essa tecnologia toda, é isso que faz a F1 ser a F1, idéia genial.

      Fabio, lembra do freio maravilha da Maclaren em 2000 creio eu ! Tinha alguma similaridade pois atuava um lado mais do que o outro nas curvas mudando o balanço do carro, acho que foi usado na primeira corrida na Australia apenas…..

      • David comentou em 09/03/12 at 11:37

        Concordo com vc Fabio Brett, essas soluções encontradas pelas equipes são a essência da F1, foi o que a tornou a categoria de maior respeito no automobilismo! O freio sitado por vc foi em 1998 e a fia tratou de banir a partir da 3ª corrida pois a diferença da Mclaren pras outras (ferrari) era muito grande, se me lembro bem chegou a superar 1 seg. Abraço.

      • Juninn comentou em 09/03/12 at 14:26

        sim, foi na mclaren de Hakkinen e Coulthard, em 98 ou 99, se não me engano…
        mas mesmo a fia banindo , aquele carro ainda foi campeão, tendo nos freios o grande segredo do carro

        • Allan comentou em 09/03/12 at 15:34

          Sim inclusive tinha 2 peadis um pra cada lado, na primeira corrida o Hakkinen ganhou mas foi jogo de equipe porque o Coulthard tava na frente e a Mclaren pediu pra ele ceder a posição porque ele tinha ganho do Hakkinen em um erro grotesco nos boxes. Esse foi o unico jogo de equipe da Mclaren e na primeira corrida rsss
          E o sistema dava tanta vantagem que nessa corrida ambos os carros venceram e deram 1 volta em todos os outros…

      • Nino comentou em 10/03/12 at 11:14

        O problema Fabio, é que a F1 atual é totalmente um anti-climax. Muita expectativa e pouco espetáculo!

        • Julio comentou em 10/03/12 at 20:44

          Amigo, então você não assistiu a ultima temporada. Apesar do título fácil de Vettel, as corridas foram emocionantes, cheias de ultrapassagens e grandes momentos.

          Se você prefere ficar se lembrando desse ou daquele piloto do passado, então vc não gosta de automobilismo de verdade.

        • arno comentou em 10/03/12 at 21:54

          cara, vai andar de fusca e fiat 147,tá parecemdo o Itamar

        • Carlos Alberto comentou em 11/03/12 at 14:37

          Sr. Nino. Sugiro que você passe a acompanhar corridas de cavalo no Jóquei Clube. Se não consegue enxergar o espetáculo da tecnologia na F1, esse é o caminho a seguir. Fábio, continue a nos brindar com essas informações, nos preparando para o campeonato que vem aí.

        • Marcos comentou em 11/03/12 at 15:36

          Caro Nino, quer ver só ultrapassagem? Vai ver a Nascar.
          Eu valorizo um cara andar durante uma hora e meia no mesmo ritmo, sem errar, com carro impecável. Hoje os pilotos chegam muito mais preparados à F1 e a diferença está nos detalhes. Tenho a oportunidade de trabalhar de fiscal de pista na F1 e é incrível a regularidade de todos os pilotos no miolo de Interlagos.

          Corrida não é ultrapassagem apenas. #ficaadica

      • Regis Br.Rock comentou em 11/03/12 at 18:29

        A cada temporada, a F-1 está cada vez mais sofisticada.
        É a última palavra em tecnologia usada para a melhora e desempenho dos carros.
        A aerodinâmica dos carros é um fator decisivo na disputa por milésimos de segundo e que decidem nos treinos e corridas.
        E claro, a Mercedes poderá sem dúvida nenhuma, ser uma entre as três melhores equipes do ano e que finalmente, Michael Schumacher pilotará um carro à sua altura desde que pilotava e vencia nos tempos áureos da Ferrari.
        Portanto, não é a toa que Ross Brawn, Schumacher e Companhia formam um time de primeira responsáveis pelos grandes conquistas da Ferrari e recordes insuperáveis do passado.
        Então, que venha a corrida da Austrália na semana que vem.

    • Alex Xavier comentou em 11/03/12 at 1:17

      E pensando melhor, não sei se vai ser muito eficiente esta tecnologia implantada. O percurso dos “caninhos” talves deveriam ter uma trajetória mais harmoniosa, com as curvas mais arredondadas como em um sistema de escapamento escapamento e não com curvas ou dobras de 90 graus. Acho que o fluxo do ar não vai funcionar muito bem, hehe.

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