Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Revisão geral

Por Fábio Seixas
07/03/12 09:44

A coisa na Ferrari é mais feia do que se imaginava.

O campeonato nem começou e a escuderia já iniciou uma ampla revisão no projeto da F2012. A notícia está na “Gazzetta dello Sport” desta quarta-feira.

As modificações estarão concentradas nas laterais. E são tão profundas que exigirão um novo crash-test da FIA.

“Eu queria entender o porquê de termos de fazer essas modificações”, disse Montezemolo, no Salão de Genebra.

Talvez ele descubra a resposta levantando os resultados da equipe desde que Domenicali assumiu.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Ricardo comentou em 07/03/12 at 19:14

    Eu acho que a Ferrari tinha que colar o Fábio Seixas no lugar do Stefano Domenicali. Afinal de contas, o Fabim tem mestrado em administração esportiva…

    má má má oiê
    kkkkkkk

    • christiano comentou em 08/03/12 at 11:28

      um humor fino, um humor inteligente, um humor para poucos rs rs

      melhor comentário !!!!

      apoiado ahahahaha

  2. Anderson comentou em 07/03/12 at 17:41

    Alguém que já frequentou uma empresa italiana sabe o quanto são desorganizados e fanfarrões.
    Eu torço muito pra Ferrari e pro Alonso, torço muito pra eles se ferrarem.
    Depois de todas sujeiras e ordens de equipe o castigo chegou.

  3. Rafael Lunardi comentou em 07/03/12 at 16:52

    Anos de insucessos seguidos, quase fiascos, nao fosse Alonso.
    Pois é, depois de 2008 a Ferrari não acerta mais a mão, o Montezemolo deve ser muito bonzinho ou nao tem ninguém melhor no mercado para substituir.
    abs.

  4. sergio comentou em 07/03/12 at 16:41

    É mesmo um bando de Caras de Pau…. a começar pelo Blogueiro.
    Não passa nem no portão da Ferrari… e faz campanha contra a gestão de Domenicalli. O que é que vocês sabem sobre gestão interna da Ferrari???
    Ahhh tenha santa paciência!

    • Fábio Seixas comentou em 07/03/12 at 17:03

      Você tem direito à sua opinião, claro, mas eu só queria retificar uma informação. Eu já passei algumas vezes pelo portão da Ferrari.
      Abs

      • Williams comentou em 07/03/12 at 17:25

        ahahahahahaha!

      • JR comentou em 07/03/12 at 17:41

        Pow Fábio,

        Comentários como esse do Sérgio, que não traz nada de útil ou informativo, shift + del nele..rs
        Tem vários comentários mais inteligentes que merecem ser respondidos..

        Grande abraço

        • Ricardo comentou em 07/03/12 at 18:52

          Concordo 100% !!!

          Se o blogueiro pudesse responder a comentários mais construtivos, todos seriam beneficiados….

          • Junior comentou em 08/03/12 at 8:54

            Fabio, vc não deveria nem publicar um comentário destes, quer saber f… o direito de expressão, queros falar de F1, tem um bando de despeitado que tinha que estar comentando em algum blog do BBB.

          • Felipe Gomes comentou em 08/03/12 at 14:39

            Fábio, você é uma pessoa inteligente e bem instruída. Não perca seu tempo e paciência respondendo comentários de pessoas que só usam esse espaço para provocações. Muitos usuários aqui fazem colocações oportunas e conscientes e é para esses comentários que suas respostas devem ser dirigidas. Abraço e sucesso sempre que você merece!

  5. Labrie comentou em 07/03/12 at 16:11

    responde à moçada Fábio hehe!

    será q nao é tudo blefe da Ferrari?
    nem começou o campeonato, e os testes não mostraram nada…(pelo menos para nós)…

    o q vc acha Fábio?

    • JR comentou em 07/03/12 at 16:36

      Não deve ser, é muita coisa errada pra blefar…rs
      Mas seria bem legal se fosse, ferrari arregaçando com o resto logo na primeira prova – a briga ia ser boa…. uahuahuaha.

      • Junior comentou em 08/03/12 at 9:04

        O problema da Ferrari vem de tempos atrás, a estratégia Adrian Newey vem adotando é apenas de evoluir o carro e isso não tem nada de novo.
        Se vc olhar bem vai perceber que sempre que ouve uma ruptura com os modelos anteriores o desenvolvimento é muito mais complexo.
        Observe que McLarem, Lotus e Mercedes (sem falar na RBR) apenas evoluiram os carros do ano passado.
        Com a crise financeira esta estratégia tem um grande valor, pois evoluir é bem mais barato do que cirar, tem mais uma coisa, é bem mais fácil evoluir um projeto simples do que um projeto complexo como é este carro.

  6. João Paulo comentou em 07/03/12 at 15:56

    Nada me da mais prazer na fórmula 1 do que ver essa ex-equipe de ponta no pelotão intermediário a uns dois anos. Torci muito para que essa ex-equipe arrogante e anti-desportiva começasse a temporada da pior maneira possível e hoje, vejo que não poderia ter sido melhor: Ferrari pagando pelos males que fez a fórmula 1 nos últimos 10 anos. É o lugar certo para o medíocre Felipe Massa e para o Chorão Fernando ‘mimado’ Alonso.

  7. Thiago Pomkerner comentou em 07/03/12 at 15:37

    Fabio, quando o Montezemolo disse “…how many seconds it takes to recover.” foi com conotação de ultimato ou impressão minha?

  8. Opa comentou em 07/03/12 at 14:45

    Vexame.

  9. Lúcio Dantas comentou em 07/03/12 at 14:22

    Ferrari rejeitou relatos de que eles estão fazendo modificações para o chassi do carro novo que são potencialmente significativo o suficiente para exigir um teste de colisão de novo, essa informação está na bbc, acredito que a ferrari vai chegar na austrália muito melhor do que está aparentando, é como o presidente da ferrari falou quantos segundos eles vão precisar para melhorar
    o carro.

  10. RUBONE comentou em 07/03/12 at 13:54

    Fabio,como é dificil voce responder alguma pergunta nossa.O caso da ferrari é recontratar o Enzo Ferrari e mandar o Dominicali para o espaço.

  11. Felipe Gomes comentou em 07/03/12 at 13:30

    Essa da mudança do carro realmente pegou muita gente de surpresa. Mudança da estrutura do carro após todos os testes de pré-temporada… A Ferrari jogou o ano no lixo!!

  12. Glauber comentou em 07/03/12 at 13:22

    Pois é.. a Ferrari falou tanto que o projeto era ‘agressivo’, ‘inovador’… acho que a agressividade foi demais… rs

  13. pap comentou em 07/03/12 at 13:14

    A ferrari vai pagar caro por ter trazido o
    prepotente e arrogante dom alonso, fruta
    estragada que contamina qualquer ambiente.Onde essa tranqueira passa,entra
    marcha ré. Talvez o jeito seja chamar o bria-
    tore e algum piloto capacho que aceite ser
    mandado pela utilitarista ferrari, o cinico
    briatore e o “tartufonso”. Se felipe massa
    sair, quem será o serviçal da vez?

  14. pap comentou em 07/03/12 at 13:09

    Oi Fabio:

    Está explicado: onde o tratante dom alonso
    passa, tudo passa…

    Provavelmente, a ferrari vai resolver o pro-
    blema do carro de 2012 e quiçá ano que
    vem mandando embora o serviçal de dom alonso felipe massa.
    Nada mais óbvio.
    E injetar um caminhão de dinheiro no
    já então jovem tricampeão de f1 e
    possivelmente entediado Sebastrian
    Vedbull.
    E assim vai seguindo uma F1 tediosa e
    sonolente, onde 1 equipe ganha tudo,
    outra que fica com as sobras e o resto,
    tudo figurante.
    Se bobear, ano que vem a formula indy
    vai ter mais gente da f1 além de rubinho!

  15. Silvio comentou em 07/03/12 at 13:06

    Só vale pra ver o Deus Schummi pilotar! De resto… zizuiz!

  16. c.linhares comentou em 07/03/12 at 12:15

    A Ferrari ja não é a Ferrari e somente foi a Ferrari quando o time tinha schummy e cia no comando, antes e depois não passa de uma equipe mediana. que ainda esta por ae graças a ajuda da fiat.

    • Luciano comentou em 07/03/12 at 14:40

      Quando é que a ferrari foi ferrari? Comecei a assistir formula 1 em meados da década de 80 e não me lembro de nenhum titulo da ferrari até a chegada do Shumi. Ferrari é um nome, uma lenda como alguns times de futebol grandes do Brasil porém passa mais tempo em jejum de títulos do que ganhando os mesmos!

  17. Rogerio comentou em 07/03/12 at 11:45

    Fábio,
    E possível o briatore assumir a Ferrari?

  18. Gerson comentou em 07/03/12 at 11:14

    Fábio,
    Acredito que o maior problema da Ferrari está na base do carro, pois como vimos RBR, Mclaren e até mesmo a Lotus (apesar do erro do sistema de escapamento de 2011) vêm de boas bases evoluindo a cada ano, já a Ferrari desde 2010 vem com uma base não tão boa e agora com esta alteração radical perdeu totalmente a referência, e como vimos históricamente o segredo do sucesso prolongado na F1 é a continuidade dos projetos bem nascidos, sempre surgem excessões como a Brawn 2009 fruto de uma boa “sacada”, mas a Mercedes está ai para provar que o segredo é mesmo a base.

    Abs,

    • christiano comentou em 07/03/12 at 21:02

      problema do carro, venho dizendo desde Jerez, é gravíssimo, ele não tem aderencia mecanica (os pneus não funcionam) e adederência aerodinamica (ar que passa pelo carro e asas não está fluindo, gerando um vortex e turbulencia). Pior disso é que tem hora que o carro funciona, outras horas não, deixando os engenheiros mais perdidos ainda.

      • pc comentou em 09/03/12 at 10:50

        Ou seja, a vaca foi pro brejo.

  19. Gilles comentou em 07/03/12 at 11:09

    O dementecalli ta cavando a propria sepultura ja faz tempo. Eu diria que 2013 vai ser uma faxina geral. Incluindo o zacarias. O choronso eh bom piloto porem eh 100x mais sujo que o shummi ou outro qq. Onde ele vem a sujeira vai atras e no caso da ferrari que ja gosta de uma tramoia.. acho que a dose foi demais… Nos resta torcer para o Bruno fazer alguma coisa ( nao, eu nao sou viuva), porque nao temos muita alternativa. Na indy temos rubelho com boas chances mas ja to vendo que ele vai implantar la o sistema de “me paga que eu faco qq coisa”, deprimente….

    • JR comentou em 07/03/12 at 11:28

      Quanta maldade nesse seu coraçãozinho… kkkk

    • pap comentou em 07/03/12 at 13:17

      Bruno Senna é mais um produto da mídia,
      viúva de Ayrton Senna. Se depender dele,
      vai ter que ralar muito. Se nao tiver resultados expressivos, 2013 vai ter que
      procurar um analista para “dessayrtonizar-se”.

    • william comentou em 07/03/12 at 15:25

      Gilles vc tá certissimo.
      E digo mais 2013 vai ter uma combinação imbatível com os maiores tranbiqueiros jamais reunidos: Ferrari, Alonso e Briatore.

  20. Jose Ronelson comentou em 07/03/12 at 10:48

    Ola tudo bem….
    O problema da Ferrari é bastidor, muita festa e poucos resultados, mais um ano de irritação… pelo jeito sem vitoria de brasileiro tomara que pelo menos cheguei ao podio….

  21. JHOYZINHO comentou em 07/03/12 at 10:39

    Como é admirável ver a Ferrari com toda estrutura e pompas à beira da berlinda….. no mais, Alonso e Domenicali precisam baixar a bola e olhar para o prórpio umbigo porque mais uma vez irão comer pó da Red Bull e Mclaren……kkkkk

  22. Thiago Pomkerner comentou em 07/03/12 at 10:38

    Alonso vai fazer as malas.. ja to falando faz tempo!

    • Williams comentou em 07/03/12 at 17:23

      é, se eu fosse Alonso ou empresário dele já estaria em negociações avançadas com a Mercedes. Pelo menos é uma equipe que tende a crescer com o time que tem, enquanto Ferrari ele tá levando nas costas a porcaria do carro. O Schumacher vai ser a peça chave. Se renovar, tudo fica como está. Senão… abre uma porta muito boa na Mercedes… aí pode ir pra la Hamilton quem sabe… e a porta da McLata é que fica aberta… se for Alonso, na Ferrari… etc. Vai depender do que o Schummi fizer esse ano.

  23. pc comentou em 07/03/12 at 10:30

    Se o chefe não sabe, a coisa já desandou há tempos. Isso reduz o problema do Massa a chegar na frente do Alonso. Que dureza hein?

    • Williams comentou em 07/03/12 at 14:22

      chance? o Massa não tem chance nenhuma de chegar a frente do Alonso… com um carro lixão pelo menos o foco não fica nele e sim no carro. Ele tá dando é sorte!

  24. nino comentou em 07/03/12 at 10:12

    Bateu o pânico na Ferrari, agora eles estão indo em todas as direções possíveis, esta história do Mika Salo testando um F2010 no Japão é inacreditável. Alguém deve ter lembrado de alguma historinha do finlandês na era Schummacher. A que ponto estão!

  25. Alex comentou em 07/03/12 at 10:11

    O que acho engraçado é que consideraa Alonso um “ótimo” acertador de carros. O cara saiu da Renault e no ano seguinte o carro nasceu muito bem sem ele e hoje a Renault novamente é uma das grandes forças. No ano seguinte a saida de Alonso da Mc Laren, Hamilton foi campeão mundial. Em 2008 A Ferrari disputou o mundial, tudo bem que em 2010 a Ferrari também disputou o titulo até a última corrida e Vettel sagrou-se campeão pela Red Bull. Mas como é que Vettel e Webber que não são bons acertadores pilotam carros tão bem acertados. Barrichelo foi para a Williams e a mesma piorou em relação a quando Nico Rosberg pilotava um dos seus bólidos. A Sauber ano passado tinha dois pilotos sem experiência e não foram tão ruins, Force India idem. Dificil essa balela de acertadores de carro…

    • José Augusto comentou em 07/03/12 at 12:16

      Acertar um carro é tirar o melhor de algo bem feito. Quando a coisa é ruim, não há milagre que resolva. Simples de entender para quem manja um pouco de automobilismo.

    • Pereira comentou em 07/03/12 at 14:48

      Não que anule sua linha de raciocínio, mas creio que exista uma diferença entre acertador e desenvolvedor de carro.

  26. silas soares comentou em 07/03/12 at 10:11

    fora dominicali

  27. Renan comentou em 07/03/12 at 10:07

    Não acho que a Ferrari seja muito lenta, como também não acho que ela esteja blefando.
    Mas o carro, quando iniciado do zero, como é o caso da Ferrari, faz com que os ajustes sejam mais imprecisos, pois não se tem informações do carro, então a Ferrari está aprendendo com os próprios erros, ela tentou ser mais agressiva nesse ano, mas creio que acabou sendo agressiva demais.
    Concordo que o problema da Ferrari seja mesmo Domenicalli, um cara que não entende do projeto, da estratégia e muito menos o que a Ferrari significa para o Automobilismo mundial.
    Mas exatamente por esse significado da Ferrari, acho que a partir da terceira ou quarta etapa já deve beliscar o pódio e talvez da 6 ou 7 etapa brigar por vitórias. Um início meio atrasado, mas que se for constante faz com que seus pilotos, principalmente Alonso, brigue pelo título do campeonato.

    • Junior comentou em 08/03/12 at 9:10

      Acho que com o nivel de informação que temos é bem complicado jugar o cara. Ele pode não ser carismático, pra falar a verdade ele parece aqueles CDF puxa saco, mas não creio que as decisões sobre o projeto ou o que projetar saiam exclusivamente dele.

  28. Moy comentou em 07/03/12 at 10:04

    Engraçado … O Presidente da Ferrari lembra um certo presidente que passou pela história recente do país.
    Ouve o galo cantar, mas não sabe onde. Tem erro, mas não é da equipe dele. Trocas na equipe, só se for o faxineiro. Pq nos big dogs ninguém mexe.

    • Rafael comentou em 07/03/12 at 10:59

      É a mesma coisa que o Domenicali, que parece ex-governador paulista: nunca recebe bem as críticas, não tem capacidade nenhuma para administrar bem o “comando principal” embora ache que nasceu para aquilo, além de achar que se dirige os trabalhos como se tudo se resolvesse por mágica. Antes ficasse relegado às sombras, como sempre fez.

      • Jean comentou em 07/03/12 at 12:24

        Boa, Rafael! Hehehe

      • Rodriguera comentou em 07/03/12 at 13:41

        É a mesma coisa que o Domenicali, que parece a presidente(a) ou o ex-ministro candidato a prefeitura de sp…graças a Alonso que consegue o que quer…porque se dependesse dele sozinho, tava perdido!

  29. JR comentou em 07/03/12 at 9:58

    Fábio, é engraçado uma equipe do porte financeiro da Ferrari aparecer com tantos problemas. Uma remodelação geral no carro dessa forma, dá a impressão de que o carro foi projetado ´nas cochas´ e sabemos que a Ferrari de fato investiu $$$ no projeto, e tem uma equipe de engenharia decente para isso.
    Domenicali tem culpa por não ter garra ou não saber montar uma equipe de projetos decente ? Será que um pé na bunda desse cara vai ser de fato a solução de todos os problemas ?
    No fim, uma pena. O piloto espanhol ´é o cara´ e seria ótimo vê-lo brigando na ponta de igual para igual com Hamilton, Vettel e Button…

    • joel belmonte fialho comentou em 07/03/12 at 11:57

      Na vardade o erro está na atuação de Domenicali que não está a altura da Ferrari é uma lastima mas é a verdade quando contartara, Alonso teve uma idéia que seria moleza, porém o Adrian fez uma máquina em 2008 a Red Bull que só é auterada de acordo com as normas da Fia, isto é o trabalho de um genio em cima de um monoposto isto é incrivel! mas é a realidade que Lucas tem que engolir com um bi campeão como Vettel
      o casamento é perfeito rumo ao tri..
      Alonso é muito bom piloto mais Vettel
      Button. Hamilton. Rosberg,

  30. ANDRE DE ITU comentou em 07/03/12 at 9:55

    e mais uma vez o campeonato vai começar da melhor maneira possivel: com Ferrari com problemas hehehe… GO GO GO MCLAREN!!!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).