Pit Stop #218
06/03/12 10:41A Ferrari já vislumbra mais uma temporada complicada. E não entendo o que falta para Montezemolo se convencer de que o problema é de gestão.
Esse é um dos temas do Pit Stop desta semana, que está no ar.
(Errata envergonhada deste que vos bloga: os testes da Indy já estão acontecendo desde ontem em Sebring. E a sessão do Texas foi adiada para 7 de maio.)
Caramba, o Marcelo fez da área de comentários, um blog à parte!
The team from Maranello has a poor management philosophy, which really hurt the careers of Rubens, Philip and Kimi. The titles won by Shumi, are due to the same operational structure that it took himself, when he was hired and not the management itself. Change in time, only with the hiring of Adrian Newey, a fact impossible to happen (he would not accept the philosophy Ferrari)
Wow, you are very good. If I had my J-Z, would have caught.
No vídeo abaixo, mostra que Rubinho foi piloto “pagante”, em 93/94 na Jordan ele foi bancado pela ARSICO, ainda na Jordan em 1995 foi bancado pela Pepsi, esse novo patrocinador entrou com cerca de 3,5 milhões de dólares, uma quantia de respeito na época(mostra aos 2 minutos no vídeo). Rubinho na Stewart em 99 teve apoio da DAVENE e outros patrocinadores. Bom lembrar que, nessa época Rubens era um piloto promissor, fazia muita coisa boa na pista com um carro limitado, mas pra se manter na F1 tinha que levar patrocinador, isso é fato. No final o que manda é o talento, o problema maior de Rubens foi outro, falta de ATITUDE!!! Fangio foi bancado na F1 pelo governo da Argentina, da mesma forma que Maldonado e Petrov são atualmente. Se tiver talento fica, se não tiver cai fora até o dinheiro acabar, essa é a lei da F1. Se vai ser campeão, só o tempo vai mostrar, Fangio mostrou…
Assista à íntegra da entrevista de Rubens Barrichello (1995)
http://www.youtube.com/watch?v=2V0vVKYn7HQ
Rubens também falava demais, como mostra o vídeo, achava que a Jordan podia vencer já em 1995(pachecada esperando), poderia vencer na base da “loteria”, a equipe era muito limitada. Como pessoa Rubens foi muuuuito inocente na F1, piloto que quer ser campeão tem que ser “maquiavélico”, segundo o Galvão Button sempre foi um cara SUPER LEGAL!!!
“Olha o Schumacher que egoísta, legal é o Button ele é muito bacana com o Rubinho, e eles se dão muito bem na equipe”.
É eu vi em 2009, Button fez exatamente como Schumacher, bateu no Rubinho sem dó!!! O que poucos sabem é que, Button SEMPRE foi primeiro piloto na equipe desde 2004. Button chegou na F1 como fora de série da mesma forma que Kimi. Na época Williams e Honda disputaram Button pau a pau nos tribunais. No final Button se deu bem, fechou um acordo surreal de 80 milhões por 6 anos na Honda, e tinha a garantia por contrato que seria primeiro piloto(acabou o super legal). O curioso era a tranquilidade do “desempregado” Button ao final de 08. A Honda tinha saído da F1, mas por contrato tinha que dar um carro a Button em 09, senão ela ia ter que pagar uma multa milionária a Button. Apareceu R.Brawn e comprou a equipe por uma mixaria, única restrição no negócio era que tinha que levar Button como primeiro piloto! Brawn era inglês, só tinha inglês na equipe, o carro virou “foguete” na pré-temporada 2009. Na FIA maioria sempre foi de pacheco inglês, jamais iam proibir o difusor na equipe, tava tudo na mão de Button na pista. O inglês como piloto foi espetacular, quando o carro era forte fazia poles e vencia. Quando o carro era ruim ele ficava na marcação do vice líder na tabela…campeão com méritos, erros na pista foi coisa rara!
O maior erro de Rubens nos anos 90 foi dar “ouvidos” ao seu manager que só visava DINHEIRO, se Rubens fecha acordo milionário, ele também leva. A Mclaren tinha um CONTATO com Rubens, mas pelo jeito ao meu ver, Rubens se valorizou demais na época(queria ser líder na equipe, foi seu erro. Tinha que ter humilade e entrar na Mclaren, ela ofereceu um contrato de um ano, na época a equipe estava em baixa,mas Rubens tinha condições de bater Hakkinen e dividir a equipe, pelo menos mostrar que era bom. Hakkinen era o “queridinho”, mas Rubens se destacava bem na pista. O fato de ser “pagante” ao meu ver é irrelevante se o rapaz tem certo talento, e Rubens como os outros trabalhou duro atrás de grana, e se alguém esta bancando é porque vale a pena. Rubens no caso, mostrou nas categorias de base que valia a pena investir nele.
Esse contato com a Mclaren era para ser segundo piloto, mas nesse ano ele podia fazer muita coisa boa na equipe, ele superando Mikka poderia trazer a equipe para seu lado. No final, Rubens ficou esperando a equipe correr atrás dele(ela não foi), Rubens não foi atrás e o assunto morreu, o brasileiro acabou fechando com a Jordan. Oras, a Mclaren estava em baixa, mas sempre foi equipe poderosa na F1, talvez Rubens poderia até fazer o mesmo papel de capacho que Coulthard fez durante anos ao lado de Mikka, mas as chances de Rubens ao lado do finlandês eram maiores que ao lado de Schumacher. O alemão em 99 já tinha toda equipe Ferrari ao seu lado, e ele conseguiu isso através do trabalho, não veio nada de graça(vc acha que é fácil chegar e dividir a equipe exigindo tratamento igual? Schumacher conquistou a Ferrari naquele GP da MAL em 99 ao entregar a vitória a Irvine, naquele momento ela tinha a obrigação de ser honesta com o alemão, ele sempre ia ser o líder na equipe). Schumacher é tão amado na Ferrari que quando anunciou que ia correr na Mercedes, Montezemollo quase teve um “treco”…rs
Paciência, Schummy queria correr pela Ferrari, mas aquele tombo de moto não permitiu! Quando Rubens entrou em Maranello em 2000 ele deve ter visto um quadro de 1996 do alemão com algo escrito embaixo:
“Com esse piloto a Ferrari se ergueu, com esse piloto voltaremos a ser campeões”
Nessa época(entre 95/96) o que a Mclaren mais precisava era de um grande projetista, Rubens e Mikka estavam no mesmo nível no volante, na Ferrari não faltava nada, todos sabiam que o título era questão de tempo, e tinha que ser com Schumacher, a torcida era pra isso.
O maior erro de Rubens não foi ter entrado na Ferrari, e sim ter permanecido na equipe, faltou atitude pra sair. Se era pra ficar, que esperasse sua vez, quando Schumacher se aposentasse ele ia ser o líder na equipe. E com boas chances de ser Bicampeão em 07/08, muito porque ele já conhecia o DNA do carro e toda equipe Ferrari, sem Schumacher na equipe Rubens enfim, teria a grande chance. E ia pegar aquela Ferrari do alemão que venceu 7 corridas em 06!!! Rubens não tenho dúvidas se tivesse outra postura poderia ser bicampeão, ele deu muuuita atenção ao oba-oba da Globo e do Galvão! Começaram os ataques pra limpar a barra(culpa o Schumacher Rubinho, ataca a Ferrari, todos no Brasil vão te apoiar). E a Globo firme com o quadro: “Rubinho pé de chinelo”.
Rubens devia ter acertado com a equipe: “Schumacher saindo eu vou ter a minha chance? Só quero saber disso, senão eu estou fora”
A Ferrari não ia pisar na bola, ela não fez isso com Massa, em 07 ele teve que ajudar Kimi, mas em 08 foi ele quem recebeu apoio total da equipe, e Kimi devolveu a ajuda que recebeu em 07. Quem estiver melhor na tabela sempre vai ter a prioridade da equipe, mas tem que superar todas as adversidades do carros. Em 07 Massa não conseguiu, em 08 foi a vez de Kimi ter problemas com o carro, é assim que as coisas acontecem. Ninguém paga 15 milhões de dólares de salário para sacanear seu piloto, muito menos a equipe Ferrari vai sabotar o próprio carro. Não adianta Rubens atacar ameaçando lançar o tal livro. No dia seguinte a Ferrari pode mostrar o contrado:
“Ele assinou como segundo piloto, esta escrito em contrato, mas ele pediu para deixar isso em segredo”
Não tenho dúvidas, 50% do fracasso de Rubens foi culpa do oba-oba em cima, outros 50% foi causado por ele mesmo que, em vez de ficar em silêncio, começou atacar a equipe e o alemão, isso tira o foco das corridas. Isso aconteceu com Webber em 2010, enquanto ele tava MUDO, estava a frente de Vettel na tabela, quando teve aquele caso da “asa” no GP da ING, deu xilique no Webber, mas na corrida quem se deu mal foi Vettel, Webber venceu e deu seu recado a equipe. Precisava deixar o clima ruim se tudo estava a seu favor?
Uma “asa” emprestada não é nada, Webber tinha o principal um ótimo carro, estava liderando várias vezes a tabela, mas o ciúmes é muito forte na F1. Aconteceu isso com Webber, todo mundo só falava em Vettel, e isso mexeu com o égo do australiano, a partir disso começou a desviar o foco principal que era as corridas, mas ele tinha carro pra ser campeão. Com Rubens aconteceu isso na Ferrari, ele mesmo dizia que os carros eram idênticos, mas que ele não tinha atenção nas reuniões. Oras, faz como o Mansell fez em 87 deixa o Piquet acertar, liderar, se gabar e o raio que parta…o que manda é ter equipamento igual. O resto é na pista, se vc é fora de série vc vai dar trabalho ao companheiro de equipe. Rubens de cabeça quente deve ter perdido pelo menos 10% da sua real capacidade no volante, parece pouco, mas isso faz uma DIFERENÇA!!! Lembra que Montezemollo disse que é nos 30% que um piloto pode fazer toda diferença?
Rubinho tinha que fazer o dele na equipe e esquecer o alemão, ele não tinha nada que ficar se justificando, muito menos atacando:
“Olha, tá foda, mas tenho uma promessa da Ferrari, eu vou esperar! Se o Brasil esta comigo, tem que esperar chegar a minha vez, carro de ponta a Ferrari vai ter quando Schumacher sair, vou esperar”
Rubens não fez isso, só ficou reclamando e atacando na mídia, a Ferrari se afastou, e em 05 não tinha mais clima! Na pista Rubens não rendia tanto que rendeu nos tempos de Jordan e Stewart. É aquela coisa, se não estava satisfeito! Caia fora!!!
Rubens começou na F1 em 93: D.Hill, Villeneuve, Hakkinen, Alonso, Button, Lewis e Vettel não foram campeões pela Ferrari. Ou ele esperava sua chance na equipe, ou tentava ser campeão fora da Ferrari, mas tinha que sair da equipe em 2002.
O altíssimo salário pesou na decisão de ficar por tanto tempo, ele hoje não estaria passeando de jato de 40 milhões se corresse pela Mclaren, muito menos pela Williams,mas que sabe poderia ser campeão no lugar do Villeneuve ou Hakkinen.
Rubens só não reclamava do alto salário, Massa esta indo pelo mesmo caminho! Acho que eles já atingiram o principal objetivo na F1, ficaram muito ricos, se o título vier ótimo, se não vier, paciência.
O mundo é feito de escolhas, sempre foi assim:
“Vcs querem que solte Jesus o rei dos judeus, ou Barrabás o ladrão!!!”
“BARRABÁS, BARRABÁS, BARRABÁS”
Marcelo, seu relatório está muito completo só falta saber se ele guardou
a grana que ganhou porque um segundo piloto na Ferrari ganha muito dineiro , só tem uma coisa não dá para ficar andando de jatinho a U$ acaba e a estória de ser
acertador de carro já foi . Formula Indy o piloto tem que ser muito bom mesmo senão dança .
Rubinho na minha opinião, sempre foi:
“suposto piloto muito bom de chuva”
“suposto piloto grande acertador de carro”
A realidade mostra justamente o contrário do que narrador Galvão sempre disse.
Quantas corridas Rubens venceu na chuva? Olha o Button, tem 12 vitória e pelo menos 5 ele venceu na chuva de forma espetacular(o recorde é de Schumacher com 25 vitórias em piso molhado). Rubinho que me lembre, só venceu o eterno GP da ALE 2000 e a pista nem estava toda molhada, apenas 30%, parte do miolo, foi uma grande vitória, mas um caso isolado na carreira do brasileiro.
Rubinho nunca foi capaz de fazer um carro inferior chegar a vitória, seja por acerto do carro ou por pilotagem, mas pilotos como: Panis, Frentzen, D.Hill e Fisichella venceram pela Ligier e Jordan. Rubinho ficou 4 anos na Jordan e 3 na Stewart(era pagante até 99 tenho prova em vídeo), e nunca conseguiu esse feito.
Até Hill venceu na chuva com Jordan, mostrando que podia superar as adversidades de uma corrida complicadíssima como foi aquela na BEL 98.
Na Stewart Rubens teve que “engolir” a vitória do companheiro Hebert em 99 no GP da Europa na chuva(largou em 14º). Curiosamente o mesmo se repetiu na Honda com Button no GP da Hungria em 2006, o inglês largou em 14º na chuva e venceu de forma espetacular. Onde foi parar o “Rubinho muito bom de chuva” para bater Hebert e Button e vencer essas 2 corridas? Rubinho SEMPRE tomou risco no capacete dos companheiros de equipe, essa que é a verdade.
Basta lembrar a pole de “Huck”, justo em Interlagos(quintal dos brazukas), pista que Rubens conhece muito bem, Hülkenberg nunca tinha corrido nessa pista, chegou e fez pole na chuva.
Duro mesmo foi ver Rubinho jogar a chance de “ouro” no lixo em 09, sequer conseguiu ser vice, sendo ainda superado pelo novato Vettel.
Rubinho tomou surra do companheiro de equipe em: 00/01/02/03/04/05/06/07 e também em 09, muita coisa não?
Rubinho na pista só conseguia impressionar a cada 19, 29, 39 corridas…a pergunta que fica é:
“Porque Rubens nunca foi o Barrichello dos GPs da ALE00/ING03/ITA09?”
Simples, porque ele nunca foi um piloto “diferenciado” como Schumacher, Alonso, Hamilton, Vettel, etc…esses fizeram e fazem diferença até com certa facilidade, mostrando talento de sobra. Vc tem várias chances de mostrar seu talento:
1) Pode dar a sorte de pegar o vento a favor como aconteceu com D.Hill.
2) Pode pegar um carro carro de ponta “emprestado” e ser campeão.
3) Pode desenvolver um equipamento, e chegar ao título.
4) Se vc estiver na alternativa 3, e dominar uma época, vc vai rachar o planeta no meio, metade vai ficar roxo de raiva! Outra metade vai ficar alegre, porque era torcedor do cara, ele apareceu para incomodar…
Vamos ser coerentes, para Rubinho ser campeão, tinha que ser meio na base como foi o criticado D.Hill em 96, mas o curioso é que Hill pelo menos fez o BÁSICO, bateu o companheiro e foi campeão, e Villeneuve que era apenas novato foi vice vencendo 4 corridas. Rubinho com anos de F1 venceu apenas duas corridas em 09 e nem vice foi. Será que é Hill o piloto fraco, ou Rubinho que não teve capacidade de bater Button?
Massacraram muito D.Hill, mas pra quem veio das motos e disputou apenas 7 temporadas completas, Hill não fez feio, muito pelo contrário:
Largadas-115
Títulos-1
Vitórias-22
Pódios-42
Pontos-360
Pole positions-20
Voltas + rápidas-19
Hill perdeu 2 títulos em 94/95 antes de ser campeão em 96 e foi duramente criticado, mas isso também ocorreu com Prost em 83/84, e em 85 Prost foi campeão com um carro muito superior em cima de Alboreto, um piloto que nunca foi campeão! Prost ao final de 84 era visto como “segundinho” por muitos, por pouco não vira fiasco! D.Hill não teve outra chance em equipe de ponta, mas depois venceu de Jordan na chuva em 98, e por pouco não vence de Arrows em 97, no GP da HUN Damon liderava, mas teve problemas nas voltas finais, perdeu a liderança na última volta pra Villeneuve, mas Hill provou que era um bom piloto, não espetacular, mas pelo menos bom o suficiente para ser campeão.
Eu me lembro muito bem da pachecada esculachar no ínicio de 09:
“Rubinho vai massacrar Button!!!”
Pois é, ocorreu justamente o contrário, paciência!
O problema de Rubinho foi fácil de perceber, quando se destacava era tarde demais, ele fez ótima corrida em ABU 2011, mas o novato Maldonado muito antes, fez duas belas corridas em MON e BEL, em Mônaco ele se classificou muito bem(8º),largou bem e fazia uma corrida até espetacular pelo carro que tinha, mas infelizmente Hamilton o tirou da prova, poderia ter chegado em 7º, pois Lewis chegou em 6º. Na Bélgica, Maldonado largou em 21º e chegou em 10º, para um novato foram duas grandes performances. Lembrando que o venezuelano foi 3 vezes ao Q3(Rubens nenhuma), Barrichello em 2011 tomou sufoco de um novato, isso é fato, e como sempre ficava na reclamação!
Schumacher chegou duas vezes atrás de Rosberg no mundial, um piloto já experiênte veloz-eficiente e nem por isso Schummy fez “carnaval” na equipe, o velho alemão mostrou evolução como piloto em 2011, coisa que Rubens não conseguiu diante de um novato pagante.
Rubinho podia ficar mais 10 anos na F1, esse não é o problema, o que ninguém aguentava mais é ele vir com aquele eterno papo-furado:
“Ainda posso vencer corridas e até ser campeão”
Pra Rubens vencer uma corrida com carro superior era um Deus nos acuda, imagina querer vencer com Williams? E ele falou em vitória na pré-temporada em 2011. Como posso acreditar que o cara era bom acertador de carro? Quando falei pra minha mãe que Rubens comentou que podia vencer de Williams…mamãe riu, e eu também!!!
Rubens não foi campeão na época de tinha pilotos como:
Anos 90:
Schumacher/Hill/Villeneuve/Hakkinen
Anos 2000:
Schumacher/Alonso/Kimi/Button
Não ia ser agora que ia ser campeão com feras como:
Vettel/Alonso/Hamilton/Button
Pode colocar Rubens do lado desses pilotos(da nova geração) na mesma equipe, é surra na certa!!!
Os torcedores no Brasil vivem dizendo que Hill, Villeneuve e Button foram campeões fracos, mas eles chegaram ao sonhado título, Rubinho não teve essa capacidade!
Rubens faz jus ao recorde de participações em corridas, ele apenas PARTICIPOU da F1, não foi piloto fora de série em poles, vitórias ou m.voltas. Não venceu vários campeonatos, não venceu várias corridas na chuva, não desenvolveu carros medianos até a vitória(ou conseguiu isso no “braço”), Rubinho foi apenas MAIS UM bom piloto-limitado que passou na F1!!!
Vindo de um país que sempre se lixou para o esporte a motor(digo na parte de investimento, parte de oba-oba, somos campeões), acho que Rubinho, Massa e Bruno Senna nos últimos anos estavam de bom tamanho…
Isso que dá, ficar dependendo sempre de “salvador da pátria”, palmas para a Alemanha, eles não dormiram em berço esplêndido na era de ouro Schumacher, investiram em pilotos de base, e hoje dominam a F1. Nas últimas 18 temporadas a Alemanha conquistou metade dos títulos(9), e já soma:
124 vitórias
109 poles
109 M.Voltas
276 pódios
É a vez dos alemães fazerem a festa na F1! Será que o torcedor alemão acha a F1 dos últimos 20 anos chata?
E o Brasil, o que fez na última década para forma um grande piloto pra chegar a F1? Não fez absolutamente NADA, quem conhece o automobilismo de base(monoposto) no Brasil sabe disso.
“Quem esta chato, a Formula 1 dos últimos anos, ou a pachecada que só sabe reclamar e não enxerga a realidade?”
Não temos um piloto fora de série a anos, esse é o grande problema, Massa estava indo bem, com o vento a favor podia até chegar ao título, mas sofreu o acidente, paciência!
Não se iludam com Bruno Senna, a Williams apenas trocou um “Barrica” por outro, hoje o Brasil só PARTICIPA da F1!
Vitórias se acontecer com Massa, vai ser coisa raríssima, título…pode esquecer!
Cada povo tem o que merece, isso que dá só investir tudo em um determinado esporte, caso do futebol. Esse esporte sim, tinha a OBRIGAÇÃO de vencer sempre, não é o que acontece. Basta ver as últimas Copas, os últimos jogos da seleção, o jogo Santos x Barcelona. Fora esse jogo com a Bósnia…verdadeiro vexame!!!
Seleção Brasileira perder 4 pênaltis, tenha dó, isso só acontece com um bando de CAGÕES DE MERDA!!! Jogador no Brasil só quer saber de dinheiro e virar celebridade na frente da tv.
E mesmo assim, o torcedor continua carregando “caminhões de merda” pelos jogadores, hoje a bola da vez é o Neymar. É outro que virou DEUS no país do futebol…
A sua opinião sobre Rubens deveria ser compartilhada com os seguintes senhores: Jordan, Stewart, Todt, Brawn e Williams. Eles tem muito a aprender sobre F1 com você.
“No ano do octa em 07, Schumacher emprestou o carro para alguém ser campeão, foi ele quem acertou o carro em 06″”
Por isso que eu falo sempre, mudar para uma equipe que esta em alta(sem crises), vencendo várias corridas e títulos já a algum tempo é uma coisa, o piloto só sentar no carro e vira o volante, cortou 50% caminho até o título.
Duro mesmo é pegar uma equipe em baixa passar etapa por etapa desenvolvendo o carro até conquistar com regularidade pódios e vitórias, depois continuar o trabalho ano a ano, até ele ter condições de brigar pelo título. Isso o trio Schumacher-Brawn-Byrne fizeram em duas equipes, na Benetton e depois na Ferrari. Eles fizeram até mais que isso, chegaram ao domínio nunca visto antes na F1, e olha que a Mclaren tinha Newey no início dos anos 2000! Lembrando que, e esse trio começou a trabalhar em igualdade em 91, Brawn e Byrne não eram considerados “gênios” na época, na pista Schumacher era um novato-promissor, com o tempo todos se completaram. Aparecia uma nova força na F1, um trio genial(e começando por baixo), da mesma forma que apareceram outros em outras épocas:
J.Clark-Chapman,em 63/65
G.Hill-Chapman,em 68
Stewart-D.Gardner,em69/71/73
Rindt-Chapman,70
FITTIPALDI-Chapman,72
Lauda-Forghieri em,75/76/77
Andretti-Chapman,78
PIQUET-Murray em,81/83
Lauda-Barnard em,84
Prost-Barnard em,85/86
PIQUET-F.Dernie-P.Head em,87
Prost-Murray-Nichols em,88/89
Lembrando que, Senna não ajudou no desenvolvimento dos carros da Mclaren, pegou carro emprestado do Prost pra disputar títulos. Mesmo caso aconteceu com Prost em 93, que pegou carro de Mansell(ou seria de Newey?). O inglês assim como o Senna, nunca desenvolveram chassi ou motor até o título. Aquelas 15 poles em 85/86 foi muito graças ao espetacular motor especial de classificação que tinha 100 cv a mais que os rivais(motor só durava 15 minutos), sem essa “ajudinha” Senna só fez uma pole em 87.
Quando Senna percebia que o carro não o faria campeão, mudava para equipe que dominava a época, foi assim da Lotus para a Mclaren, e depois que a mesma ficou em baixa, foi para a Williams que vencia tudo em 92/93. Prost também fez isso da Ferrari para Williams, mas esse não precisava provar mais nada tecnicamente, foi ele quem organizou e deu estabilidade a Mclaren de 85 a 89. Quando saiu, a equipe caiu muito de nível técnico!!! Tanto que a Mclaren a partir de 1990 virou equipe de um piloto só! Berger assumia o papel de fiel capacho(Galvão adorava destacar isso nas corridas: “O Berger abandonou a prova, então Senna perde seu fiel escudeiro), geralmente ele não disputava posição com Senna, pois isso, tiraria pontos do brasileiro em 90/91/92. Isso também caracteriza jogo de equipe, alguém esta sendo favorecido, mas isso sempre existiu na F1 desde 1950. Em corridas em duplas Fangio nunca emprestou seu carro aos companheiros de equipe, sempre era ele quem pegava o carro “emprestado” para terminar as provas, isso também é favorecimento!
D.Hill, Villeneuve, Hakkinen contaram com Newey em 96/97/98/99. O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista, mas pelo menos Hakkinen e Vettel começaram por baixo e ajudaram no progresso da equipe, o carro não nasceu dominando da noite para o dia.
Muitos acusaram Alonso de fazer mimimi na Mclaren por não suportar um piloto veloz ao lado, mas isso também aconteceu com Piquet na Williams e Prost na Mclaren. Piquet sempre disparou que, era ele quem desenvolvia o carro e tudo era passado para o carro do inglês. Prost se incomodou com a velocidade de Senna, mas não criava caso por isso. O problema começou quando Senna jogou sujo no GP de IMO 89, aí Prost fez o mesmo que Piquet, “rachou” a equipe e disparou dizendo que era ele quem fazia o trabalho pesado e que R.Dennis e Honda favoreciam Senna. Alonso sempre alertou para os milésimos de segundos que levou para a equipe. Pelo menos os 3 tiveram ATITUDE e sairam da equipe, se não esta bom, simples…caia fora!
Prost ainda esculachou R.Dennis e toda a Mclaren:
“Ele(Senna) vai tirar férias, e eu fico aqui desenvolvendo o carro? Estou indo para a Ferrari, nunca mais pilotarei uma Mclaren, quero ver quem vai desenvolver o carro quando o mesmo não for mais competitivo, S.Nichols vai comigo”
Pois é, Senna pulou fora, e olha que ele venceu 5 corridas em 93, precisava mudar de equipe? A Mclaren era poderosa, porque Senna não ficou e colocou a equipe de volta ao topo? Mclaren tinha o “mago” Murray na época, mesmo que não tivesse a equipe tinha grana pra arrumar outro! Senna preferiu correr no carro do “outro mundo”, e quando sentou no carro, o chamou de merda…pra piorar foi telefonar para o Prost pedindo ajuda, isso com Newey na equipe.
Prost pouco disse, como se estivesse cutucando:
“Vc não é o Senna? Se vira, já dei um carro pra vc ser tricampeão, agora é a vez de acertar o carro e provar que pode fazer isso sozinho com seu projestista!
Curioso é que, nessa época(92/93), Schumacher estava trabalhando em uma equipe menor que a Mclaren, venceu duas corridas nesse período e continuou acreditando no conceito da dulpa Brawn-Byrne, o espetacular carro com bico alto mais os segredos do assoalho. Entre 92/93 foram anos de ajustes, mas quando esse carro ficou pronto em 94, estava pronto pra brigar pelo título. O carro tinha o espetacular “downforce” no assoalho que grudava o carro ao chão, o ritmo de corrida era impressionante, outra vantagem era o baixo consumo de pneus! Quando o carro bateu recordes de pista na pré-temporada, todos na Williams arregalaram os olhos!!! A equipe agora tinha um rival perigoso na pista, curiosamente o carro Brawn-GP também bateu recordes de pista na pré-temporada em 09, seu segredo…o difusor dulplo criado por Brawn no assoalho. E todo mundo atacou a equipe de burlar o regulamento. Como a equipe tinha piloto inglês, e a FIA era(é) inglesa, deixou tudo quieto. Os pachecos ingleses sabiam do potêncial do carro, logo Button teria sua grande chance em 09.
Voltando 1994, com um estrategista fenomenal como R.Brawn(ele se ligou nos detalhes do reabastecimento), a estratégia era Schumacher largar com mais gasolina, aí era só esperar a voltas “voadoras”(se optasse por parar junto com carro da frente, o reabastecimento era mais rápido porque o carro já tinha mais gasolina). O curioso é que ninguém percebeu nada, todos acusaram a equipe de usar controle de tração e largada, quando perceberam que o segredo não estava só no bico alto(estava embaixo do carro), era tarde demais. Schumacher em algumas corrida durante o ano largava mal, isso entregava que o segredo não era os tais “controles de tração e largada” ilegais.
A partir de 1995 todo o grid começou a copiar o conceito do bico alto+assoalho, e é assim até hoje, Newey tem aprimorado algumas coisas, mas Brawn e Byrne é que colocaram o ovo em pé. Pode ser dizer que eles formam o “Chapman” da era moderna, com certeza se inspiraram no carro “asa” de 78!
Duro mesmo é quando a pachecada FORÇA A BARRA querendo pegar carona no sucesso do alemão(caso do Rubinho), quem liderava a Ferrari era o Schumacher, ele quem fazia todo trabalho pesado de desenvolvimento do carro ano a ano(Schummy até parava as férias para treinar, Rubens ia para a Dysneilândia). E o Rubinho certa vez se entregou, disse que nas reuniões ele só palpitava, a equipe era 90% Schumacher:
“Por favor, posso mexer um tiquinho o ângulo dessa asinha Byrne?”
“Olha Rubinho, esse pode porque não vai CAGAR no projeto…continua Schumacher”
Claro que Rubens também ajudava, mas seu trabalho na equipe era apenas contribuir somando pontos para o mundial de construtores, no fundo ele foi um piloto de teste de luxo:
“Ahhhhhhhh mas o R.Brawn disse que Rubens passava alguns acertos para o alemão”
Ué, vc manda dois carros com acertos diferentes na pista pra ganhar tempo, o melhor acerto às vezes passa para o carro do outro, normal troca de informações. Quantas vezes Rubens usou algo testado pelo alemão?”
Vamos ser razoáveis, para Rubens vencer a primeira corrida na F1, teve que pegar o carro(já vencedor), emprestado de Schumacher! O Alonso já pegou a equipe sem crises, mas ele em 2010 fez por ele mesmo, ele quem tirou tudo do carro, e por pouco não foi tricampeão! Vettel fez esse baita favor ao Brasil, e ainda é duramente criticado(Galvão), poucos se lembram que ele quase ajudou Massa a ser campeão em 08.
Agora, esses grandes pilotos quando descobrem alguma coisa a mais…fica em segredo só no carro dele! Se ele descobriu algo importante não tem obrigação de passar para o outro, isso com certeza fica estipulado em contrato, isso não é trapaça, chama-se capacidade.
Quem fazia a diferença mesmo era o trio genial que conhecia o carro na palma da mão desde 1996, essa que é a verdade. Quando Rubens chegou na equipe em 2000 depois de alguns meses ele mesmo admitiu que tudo era novo e tinha muito que aprender com o carro e com uma equipe de ponta, portanto os títulos de Schumacher na Ferrari é mérito dele junto a equipe, o carro campeão de 2000 já era evolução dos carros 98/99, se não fosse a perna quebrada em 99 com certeza seria campeão, a sequência dos outros títulos se deve aos carros anteriores a 2000. Outro detalhe, em 2005 a FIA conseguiu ferrar o alemão mudando o regulamento( os ingleses da FIA foram um duro rival do alemão em 94/03/05), mas Schumacher não abandonou o barco, trabalhou tudo de novo, e já em 06 voltava a disputar o título(e dessa vez sem Rubinho do lado provando que era ele quem fazia a diferença). E se Schummy fica na F1 em 07, era o ano do octa dando o troco em Alonso.
Se for observar bem, Rubens apanhou “que nem gente grande” dois anos pra pegar a “mão” do carro Ferrari, em 00 e 01 Rubinho foi um fiasco, o mesmo se repetiu nos anos de 03 e 05. Os carros de 02/04 até minha mãe faria vice…fera foi o Button de Honda chegar em terceiro no mundial 04. Rubinho chegar em segundo foi pura obrigação!
Em 2000 chegou atrás do Coulthard que era capacho do Hakkinen:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2000
Em 2001 novamente chegou atrás do Coulthard, sem vencer uma corrida!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2001
Em 2003 chegou atrás de 2 pilotos com pouca experiência, Raikkonen e Montoya.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2003
Em 2005 fiasco total, chegou atrás de Trulli,Ralf e Fisichella
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2005
Bom que se diga, o carro Ferrari sempre foi complicado de se ajustar ao estilo de pilotar, por isso ficou anos na fila sem títulos. Em Mônaco vencer de Ferrari é coisa raríssíma, o carro nunca se deu bem nessa pista é coisa relacionada ao conceito italiano(DNA do carro). É nessas horas que se percebe o que um grande piloto é capaz. Na Ferrari apenas 2 pilotos marcaram década, Lauda nos anos 70 e Schumacher década de 2000, eles nunca tiveram problemas em se adaptar ao DNA do carro. Ascari ainda pegou molesa em 52/53, quem conhece o caso dos Formula 2 sabe o que aconteceu.
Vamos ver se Alonso também é capaz, mas ele já pegou a equipe em alta(sem crises), mesmo assim não esta sendo fácil chegar ao título, ele já admitiu que é complicado deixar o carro “afinado”. Ele passa pelo mesmo processo de Schumacher, é a equipe que tem que chegar ao nível do piloto e não o contrário. Alonso com certeza vai chegar ao Tri na Ferrari, questão de tempo, ele lembra muito o alemão leva a coisa na base da MÃO DE FERRO! Se não for assim, pode esquecer títulos…
Schumacher NUNCA dependeu de Rubens para nada, a prova esta aí embaixo! Compare o que conquistou o alemão e o brasileiro até 99, antes de correrem juntos na Ferrari. Schumacher começou por baixo na Benetton, depois pegou a Ferrari em baixa, e em 99 os “números” do alemão já impressionavam, e nem era época de domínio absoluto como foi nos anos 2000.
Schumacher(doutorado)
127-corridas
2-títulos
35-vitórias
23-poles
39-M.Voltas
71-pódios
Rubinho(pré-primário)
113-corridas
0-títulos
0-vitórias
2-poles
0-M.Voltas
6-pódios
Chega ser hilário Rubinho querer tratamento igual na Ferrari, se pelo menos ele fosse fora de série como Mansell ou Lewis, ainda tirava tudo do carro e mostrava algo na pista, botando pressão! Isso se chama superação, isso Rubens não conseguiu fazer nem mesmo em 2009. Olha que esse ano as feras estavam fora da briga; Alonso,Kimi, Lewis e Massa que estava em alta no volante.
Schumacher chegou como Bicampeão na Ferrari e exigiu o mesmo que Piquet quando chegou na Williams em 86 ou Alonso na Mclaren em 07. Só a Ferrari cumpriu o acordo, Piquet e Alonso ficaram na mão por culpa da patriotada inglesa, Mansell e Hamilton eram ingleses… se não fosse traído Piquet poderia terminar a carreira como tetracampeão! O curioso é saber que a Williams tem fãns no Brasil(ela só ferrou sulamericanos), Reutemann em 81, Piquet em 86/87, e o que dizer da CAGADA na barra de direção do carro do Senna? Quando lembraram de contratar Rubens, a equipe estava um lixo. Quando estava em alta, pegaram Hill, Frentzen, Villeneuve, depois Montoya e Ralf Schumacher, não foi o caso de Rubens, ele ainda passou pela humilhação de ser trocado por um piloto pagante em 2012…
Não querendo minimizar os feitos de Raikkonen(pilota muito), ele fez um campeonato fenomenal ao volante em 2007, pegou uma fase “negra” de +-4 corridas, mas superou as adversidades em se adaptar ao DNA do carro italiano, não botou culpa nos freios, no Massa, na equipe, no mundo! A partir do GP da França ele e o carro se “entenderam”, foi campeão de virada puxando o tapete de toda Mclaren. No mesmo estilo Prost em 1986!
Schumacher no sofá em casa com certeza tirou o chapéu para o finlandês voador, o alemão claro torcia para o Massa, mas reconheceu que Kimi não desperdiçou a chance e fez a Ferrari campeã no mundial de pilotos. Oalemão deixou o carro em boas mãos…
A coisa tá feia na ferrari,eles contrataram mika salo para andar no
carro de 2010 em suzuka no japão no fim de semana do gp da austrália com o objetivo de resolver os problemas do carro de 2012.Será q vai dar certo?
kkkkkkkkkkkk . Chupa ferrari!
Nem flo mais nada…
ta pior que a Ferrari…
Só anda pra trás…
Travou no meio mais uma vez…
ANEIM!!!
Eu estou com o pressentimento que a ferrari apesar de todos estarem dizendo que o carro é uma draga, que não é bem assim e a ferrari vai ser como a maclarem o ano passado todos falando mal inclusive os pilotos da equipe e já na primeira corrida foi segundo com o Hamilton, tem mais só não brigou por mais vitórias devido os erros do hamilton um dos pilotos mais rápidos do grid. a ferrari tem alonso outro piloto muito rápido e estrategista, eles vão dar a volta por cima em novembro vou lembrar esse post, se eu estiver enganado falarei em novembro.
Calma gente!!! treino é treino, jogo é jogo, pra isso basta haver vitória nos GPs iniciais pra isso tudo mudar, Ferrari é Ferrari!!! sem esquecer que la tem Alonso.
Só acho que uma equipe tá “vuando” e outra tá se arrastando quando começa o mundial, os testes sempre dão uma enganadinha.Não sei se este ano será diferente.Com exceção de RBR.
Mas o que eu acho muito muito engraçado:
Qdo o Massa for chutado da Ferrari é só esperar que o Hamilton(campeão de 08)decida-se por Mclaren ou Mercedes que é só o Massa de banana(campeão de…??),sentar no carro que ele quiser kkkComo se as equipes estivessem babando,correndo,se estapeando para contrata-lo. Povo acordem:Massa não é o Alonso!!Este sim as equipes correm atrás, e olhem que eu não gosto do choronso,é um otimo piloto e só.
Os testes em pista e mesmo em túnel de vento são disciplinados pelo regulamento esportivo da F1. Basta conferir os artigos 22.1 a 22.10.
Perfeito só que um projetista pode cometer um erro pra lá de estupido se não fizer os calculos certos , causando um prejuizo milionáriom , independente de ser disciplinado pelo Fia , o erro humano pode dar prejuizo si , foi o que aconteceu
na Ferrari o ano passado ……
Pra frente McLaren!!!
A.P.O.I.A.D.O.!!!
A realidade é uma só estrutura da Ferrari insiste no diretor Stefano , é muito fraquinho e toma as decisões erradas e prejudica a equipe , a Ferrari é uma grande equipe e tem muito dinheiro e pode se dar ao luxo de escolher os diretores e demandar ordens dele fazer o trabalho perfeito , é um absurdo haver um erro na calibragem do tunel de vento , a resposabilidade é do diretor da equipe , tem que assumir o trabalho totalmente e corrigir os erros , e não jogar para cima de assistente técnico é assim que vejo. um fato que marcou muito foi a mensagem de rádio para Massa avisando que Alonso estava mais rápido que ele , caso que explodiu na mídia como 1 bomba jogo de equipe absurdo isto é proibido pale FIA . Mas nada aconteceu e ficou por isso mesmo , em 2011 o erro incomum clibragem no tunel de vento e o
ano foi todo para o espaço , mostrou a incompetencia deste diretor , e agora quer que massa dê o maximo depois de tudo isto! Lucas tá na hora de rever este conceito simples é mais barato trocar o diretor por outro ainda é tempo nem começou ainda o campeonato.
Eu aposto uma coca-cola 2 litros com qualquer um, que o Bruno vai tirar leite de pedra e bater as fortíssimas: Marussia e Hispania na tabela!
Tinha colocado a Caterham no rolo, mas depois lembrei que ela vai usar o motor Renault…achei melhor não me jogar no fogo, ainda mais porque a equipe Caterham melhorou como equipe.
Briga feia na pista entre Williams e Caterham!!!
Galvão:
“O Bruno esta pilotando uma barbaridade Reginaldo, acabou de passar uma Caterham”
Leme:
“Esta pilotando com se tivesse na F1 a anos, e já tinha ultrapassado uma Marussia e uma Hispania”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!! Eu não duvido nada que Galvão diga isso mesmo amigo!
O melhor é deixar de dar palpite , pq cada vez que pensar vai resbalar na sua baba, não queime seus neuronios .
Será que o problema é gestão mesmo?
Até acredito que tenha uma parcela, mas o principal não seria um desenhista ruim?
É uma pergunta sincera, não retórica.
Não sei quando o Byrne deixou de desenhar os carros da Ferrari. Mas fiquei com a impressão que a boa fase do time foi com carros dele, e depois nada…
Hoje em dia a F1 parece resumida a projetistas, se o cara é bom o time vence, senão já era.
Vide Newey com Williamse Red Bull. Foi de avião pra carroça e de carroça pra avião.
Corrigindo:
“logo atrás no mundial”
O certo é, logo atrás no campeonato, F.Indy não é mundial.
Vou dar uma colher de chá para o Rubinho, no primeiro ano se ele ficar próximo do Kanaan na pontuação, logo atrás no mundial, esta de bom tamanho. Depois, quando conseguir equipe de ponta, se não for campeão logo no segundo ano(já esperei um), pode voltar pra casa com o rabo entre as pernas, principalmente se o companheiro for o campeão.
E se ficar reclamando muito no USA, nem precisa voltar para o Brasil…
Ô Marcelo, mas o Rubinho num é o exímio acertador de carros e o super experiente e motivado ex-piloto da top F1?
Não precisa de equipe grande. Vai chegar lá e chutar a bunda dos medíocres pilotos da indy.
Me fizeram acreditar nisso, nos últimos dias. Guardei até os posts, pra uma consulta rápida no final da temporada, em caso de dúvida.
Fabio acho que desta vez voce errou ao citar que a Willians não esta competitiva, voce verá isso no grande premio da Australia.Quanto a formula Indy o Rubao pode se tornar campeao assim com o Castroneves,é só uma questao de tempo assim como o Kanaan,por isso devemos sempre torcer por uma brasileiro no podio.
A Ferrari sempre foi mal gerida e, na minha opinião, pelo tempo que está na categoria a quantidade de vitórias e títulos é modesta. O período vitorioso da década passada foi um hiato nessa história que eu atribuo mais à competencia e entrosamento da trinca Schumacher – Brawn – Byrne. Fora isso teve apenas dois grandes momentos na categoria: em meados dos anos 50 com o Ascari e 70 com o Lauda. Talvez não seja surpreendente que, depois do fim dessa trinca, a Ferrari só tenha ganho em 2007 com o Raikonen (mais por sorte e problemas internos da Mclaren).
Ótimo Pit-Stop Fábio, parabéns!!! Nos anos 80 esperava 1 mês para comprar revista pra ler sobre F1, depois virou quinzenal, às vezes tinha o “sinal-verde” pra quebrar o galho, internet hoje é paraíso comparado aos anos 80, antigamente tudo era mais complicado de fazer.
Não vai ser fácil para Barrichello, Fittipaldi que era um fora de série estreiou na Indy aos 37 anos, mas só conseguiu chegar ao título na 5º temporada completa pela ótima equipe Patrick, ficou mais 6 anos na forte equipe Penske, mas nunca foi campeão por essa equipe.
No total foram 13 anos na F.Indy, durante esse período Emerson venceu a 500 Indy duas vezes(89/93), em compensação sua época era mais desafiadora que nos tempos atuais. Fora o valor histórico que Emerson conquistou(tornou-se o primeiro brasileiro a ser campeão em duas categorias top no mundo). Foi bicampeão na F1 na desafiadora década de 70, depois fez sucesso no USA disputando com lendas americanas como: Rick Mears, Al Unser(pai), Al Unser Jr, Bobby Rahal, Mario e Michael Andretti, Danny Sullivan e o Holandês Arie Luyendyk, fora outros grandes pilotos que não me recordo no momento, os citados estavam em alta quando correram com Fittipaldi.
Em termos de valor histórico, Fittipaldi supera de “lavada” as carreiras de Piquet e Senna. O próprio Piquet admitiu que Emerson chegou e permanece na frente de todos, ele quem abriu as portas, o resto veio atrás. Nenhum piloto brasileiro vai conseguir igualar Fittipaldi no Brasil! Torcedor-pacheco não liga pra valor histórico prefere mais, dar valor a pilotos com forte marketing…oba-oba!
Tony Kanaan vai para sua 11º temporada na Indy, foi campeão uma vez em 2004, mas nunca venceu a Indy 500. Castro Neves vai para sua 12º temporada, nunca foi campeão na Indy, mas venceu 3 vezes a 500 milhas. A categoria pode não ser como antigamente, mas “molesa” também nunca ficou…
Resta saber porque Bourdais e Franchitti dominaram a categoria até com certa facilidade, Bourdais foi tetracampeão em 04/05/06/07 e Franchitti em 07/09/10/11. Será que a Indy entre 2004 e 2011 estava em nível técnico baixo de pilotos, ou os dois foram “diferenciados”. Lembre-se que, Castro Neves e Kanaan correram nesse período tiveram bons e ótimos anos, no momento passam por fase ruim, mas podem se recuperar. Pelo que me lembro de Bordais, e vendo Franchitti hoje, eles que fizeram a diferença.
Rubens também já não é tão jovem, mas “teoricamente se não fizer mimimi” até os 46 dá para ser competitivo na Indy(Emerson foi campeão aos 43 anos, até os 47 sem mimimi teve “gás” para vencer sua segunda Indy 500. Os dois últimos anos apareceu o cansaço, em 1996 aos 49 anos encerrou a carreira). O maior problema é que, Rubens nunca foi um piloto fora de série ao volante, saiu da F1 como bom piloto-limitado. E nem dá para comparar com Mansell em 93, o inglês sempre foi fera e quando chegou na categoria, pegou a melhor equipe que tinha o melhor carro a Newman/Haas.
Se tiver algum erro nos “números” acima ou abaixo, paciêcia, não é fácil pesquisar sobre F.Indy na internet cada link diz uma coisa, mas fiz para ter uma base! Estatísticas sobre os pilotos antigos ou atual, coisa muito complicada e confusa de achar:
Mario Andretti:
Títulos,4
Vitórias na 500 Indy,1
GPs disputados,407
Vitórias,52
Pódios,141
Poles,65
M.volta,???
Emerson Fittipaldi:
Títulos,1
Vitórias na 500 Indy,2
GPs disputados:195
Vitórias,22
Pódios,???
Poles,17
M.volta,15
Não menosprezem pilotos como Franchitti e Dixon, os caras estão no topo ao volante, e no momento correm pela melhor equipe, a Ganassi:
Dixon:
Títulos,2
Vitórias na 500 Indy,1
Vitórias,30
Poles,17
Pódios,61
M.Volta,19
Franchitti:
Títulos,4
Vitórias na 500 Indy,2
Vitórias,20
Poles,17
Pódios,50
M.Volta,11
“Será que o Rubinho consegue pelo menos 15 vitórias e 1 título nos próximos 5 anos na Indy, alguém coloca a mão no fogo?”
Não podemos esquecer do embrolho IRL – CART – Onde o Helinho, o Cristiano e o Gil ganharam o titulo. Para mim tecnicamente ate o Emerson ganhou pela CART – a IRL foi dissidente desta.
Espero que se acertem pelo pacto de Concordia e nunca acontece isso na F1.
Vamos ver ate onde o pontencial do Rubinho vai…. gostaria de ve-lo ganhando pelo menos algumas provas.
o campeonato da ferrari em 2007 do “raikonem” é inválido, pois a mclaren NÃO PODIA GANHAR, massa deu 1 tiro no pé (pra variar) e só o ice-man poderia ganhar
Felipe Massa só fez bobagem no tempo que ele podia ser campeão , em 2008 saiu com a mangueira combustivel no carro fez um campeonato muito bom e na ultima curva perdei por um ponto . Nunca mais terá chance , acabou vá para casa treinar novos piloto meu bruxo.
Lembro que lá pro meio de 2007, Niki Lauda disse que dali em diante o barco ia afundar, pois o time voltaria a ficar ”cheio de italianos no comando” e o pessoal caiu em cima do austríaco. Geralmente anglos e germânicos fazem bem esse papel de gereciamento de equipes na F1.
Lucas , hoje na reportagem UOL Niki Laura falou que a Ferrari está sem rumo certo porque a estrutura de comando continua devendo . E para ajudar falou sobre Felipe Massa que não ajuda Alonso e que o esoanhól está sozinho neste barco e comenta que sabe o que a Ferrari
vai fazer este ano? Montezemolo está arrepia e pede que a equipe reaja antes de começar o campeonato , caso contrario
gastarão milhões de Euros aindfa este ano , previsões são´para alertar o fato em si mas , Lucas esta obsecado como sempre e tem uma penca de problemas para resolver , o mais importante seria rever o quadro dos diretores e projetistas
Stefano Dominicali está iludido e fora do foco que sempre foi alvo da Ferrari , vai sobrar novamente para Massa , que já esta na hora de terminar o seu contrato e partir para um novo projeto , tal como
fazer cursos formação de novos pilotos , só isto seria o suficiente .
A Ferrari tava esperando o fim da querentena do Sr Flávio Briatore é só ver essa notícia aqui de 2010:
http://jovempan.uol.com.br/esportes/2010/09/flavio-briatore-pode-voltar-a-f-1-na-ferrari.html
Se analisarmos bem ele tem o perfil perfeito pra trabalhar na Ferrari.
Briatore é realmente a cara da Ferrari. Aliás, ele é quase um estereotipo vivo do homem italiano. O pior é que é bem capaz dele dar certo lá (é um cara de pulso firme e conhece o meio, algo que a Ferrari tem precisado desde a saida do Todt).
Na realidade, o Perez com a Sauber liberou o terceiro dia de testes no Sábado…
Fabio, a March disputou 207 ou 197 gps?
abç
Fabio, o arquivo interrompe a reprodução aos 02:39 min retornando ao início. Isso acontece em mais de um computador aqui em casa …
vc usa o explorer ? experimenta usar o chrome…
Rapaz.. mas um ano na míngua para a Ferrari! Concordo com você em todos os aspectos Fábio. Por se tratar de uma equipe multimilionária, acredito eu que a mais cara da F1, essa falta de competividade só pode ser problema operacional (traduza-se Stefano Dominicali). Sobre o futuro de Massa, com certeza esse será seu último ano na Ferrari e só nos resta torcer que no ano que vem ele consiga um lugarzinho em uma equipe de ponta (diga-se Mclaren ou Mercedes). Essa definição eu acredito que esteja nas mãos de Hamilton, já que existem rumores que ele possa se mudar para a Mercedes, o que abriria uma porta na Mclaren e se ele fica na equipe, abriria uma porta da Mercedes, porque convenhamos que Shumacher está de despedida e ele mesmo pode intermediar a ida de Massa, já que são tão amigos.
Oi Fabio, sempre tive essa impressao desde quando o Domenicalli assumiu o comando da equipe. Ele é um completo incapaz. Otimo engenheiro, otimo técnico mas péssimo gerente. Esta la so porque a Ferrari investe nele desde quando ele tem 14 anos.
So mudando de assunto: Voce viu os preços do GP Brasil?
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/03/06/f-1-inicia-venda-para-gp-do-brasil-ingresso-mais-barato-sai-por-r-630.htm
O VIP de Monaco que da direito de acesso a um apartamento na frente do pit com tudo incluido custa menos que a metade do acesso ao Paddock de Interlagos.
Interlagos è o GP mais caro do mundo, da uma olhada no site da F1.
Fabio, concordo plenamente com vc o problema da ferrari esta na gestão,o time italiano precisa mudar de presidente mudar sua mentalidade, o melhor exemplo a ser seguido e a Mclaren uma equipe que da total liberdade a seus pilotos dentro e fora das pista.
Bom dia,Fabio.me tira uma duvida:o que impede uma equipe como a ferrari que tem um circuito dentro de suas dependencias,ter um outro carro exatamente igual esse que foi testado em Jerez e em Barcelona,a testar a vontade quantas vezes quiser sem que as outras equipes e a FIA fiquem sabendo?abs.
fiscais, imprensa e olheiros, creio.
exclusao do camp de construtores caso alguem descubra.
Tb tenho essa dúvida.
Conforme o Douglas falou, acho que tem “caboetas” de olho.
Se alguém descobrisse seria o fim da equipe de F1 pois isto seria um escândalo, pios eles estão indo contra as regras.
Seria muito fácil descobrir, é extremamente complicado guardar segredo de uma coisa destas.