O primeiro balanço
05/03/12 10:03Antes de tudo, passando a régua, os resultados dos dois últimos testes da pré-temporada…
sábado
1º. Sergio Pérez (MEX/Sauber), 1min22s094 (114 voltas)
2º. Jenson Button (ING/McLaren), a 0s009 (44)
3º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 0s061 (131)
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s352 (122)
5º. Paul di Resta (ESC/Force India), a 0s352 (108)
6º. Bruno Senna (BRA/Williams), a 0s386 (111)
7º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham), a 0s536 (64)
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s568 (70)
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s838 (129)
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 3s285 (43)
domingo
1º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 1min22s030 (121 voltas)
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s220 (115)
3º. Bruno Senna (BRA/Williams), a 0s266 (53)
4º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 0s282 (101)
5º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 0s356 (72)
6º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 0s400 (115)
7º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham), a 0s765 (101)
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s909 (100)
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1s317 (48)
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 1s363 (100)
11º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 1s578 (23)
A marca de Raikkonen, no domingo, foi a melhor da pré-temporada.
Entre Jerez e Barcelona, foram 12 dias de carros na pista. O piloto mais assíduo foi Maldonado, que testou 7 dias. Rosberg, com 2.996 km, foi o que mais andou.
Entre as equipes, a Mercedes foi a que mais acumulou quilometragem: 5.428 km. Entre os motores, claro, a liderança foi da Renault, parceira de Lotus, Williams, Caterham e Red Bull: 17.663 km.
Meus pitacos, equipe por equipe:
Red Bull
Não brilhou, não provocou suspiros, mas arrancou, sim, desconfianças de que escondeu o jogo em alguns momentos. Enfrentou problemas no final de semana, e isso talvez atrapalhe na preparação para Melbourne. Mas começa o ano como a grande força a ser batida.
McLaren
Única equipe de ponta a não aderir ao degrau no bico, andou bem, mas talvez não seja tudo aquilo o que se fala. Testes não mostram muita coisa, já dissemos isso aqui, mas causa estranhamento o fato de nem Hamilton nem Button terem liderado uma sessão. Ainda há muito trabalho a ser feito.
Ferrari
Quando Todt e companhia deixaram a Ferrari, e Domenicali assumiu, escrevi uma coluna na Folha intitulada “O Aprendiz”. Não, não sou um gênio. É o contrário: até eu percebi que não daria certo, que ele não tinha estofo para comandar a equipe. O resultado está aí, de novo. A Ferrari deve jogar mais um ano no lixo.
Mercedes
Melhorou. Deu um passo à frente, como disse Brawn. Tanto Schumacher como Rosberg lideraram sessões. E o alemãozinho acumulou muita quilometragem, como citado ali acima. Deve lutar eventualmente por primeira fila no grid. E, talvez, numa corrida ou outra, por vitória.
Lotus
No primeiro dia de testes, 7 de fevereiro, Raikkonen foi o mais rápido. No último, também. E Grosjean liderou duas sessões na semana passada. O carro, que teve problemas estruturais em Jerez, parece ser rápido. Caso se mostre confiável, pode dar algum trabalho. Talento, o finlandês tem de sobra.
Force India
Caso Sutil estivesse pilotando, eu cravaria que vai manter a curva ascendente das últimas temporadas. Com pilotos menos experientes, Hulkenberg e Di Resta, é uma incógnita. Mas não vai fazer feio.
Sauber
Kobayashi e Pérez lideraram sessões. É uma dupla jovem e forte. Se o dinheiro para desenvolvimento do carro não acabar no meio da temporada, deve fazer bom papel no pelotão intermediário
Toro Rosso
Em 2011, seu rugido na pré-temporada virou um miado fraco quando as corridas começaram. Vergne parece talentoso, e Ricciardo tem a pressão de entregar resultados. Deveria, em tese, brigar com a Lotus. A ver.
Williams
Alerta aos velhos e novos sennistas: não esperem nada de 2012. Em voltas lançadas o carro é de médio para ruim. Em “long runs” é ruim mesmo.
Caterham
Até pelo DNA automobilístico de quem a comanda, é um pouco melhor do que as duas abaixo. Mas é só isso.
Hispania e Marussia
Duas dragas. Vão fazer número, infelizmente. Sem mais comentários.
Agora é embalar tudo e embarcar para a Austrália. Sim, amigos, está chegando a hora. Daqui a dois domingos tem GP.
Apesar de ser fã incondicional , sempre gostei de formula 1 onde vi Emerson ser Campeão , Piquet tri campeão , Ayrton Senna genio dos genios
mostrar ao mundo que talento e garra nasce com DNA , foi com certeza o melhor de todos . Agora Bruno Senna , que está lá re´presentando o Brasil merece consederação e apoio nesta trajetória pq um piloto não se faz da noite para o dia : porém nós reconhecemos quando a emoção e a razão conbinam com talento e pode acreditar Bruno está aí para mostrar ao que se propoe força Senna….
Discordo de sua analise. Vamos ver, mas Ferrari, Mercedes, Lotus, Williams, F. India, STR e Sauber vão brigar no pelotão intermediário.
RBR e McLaren na frente.
Vamos ver quem tem razão!!!
Como dizem na velha maxima das pistas de corridas. Corridas são corridas, treino é treino. Acredito que ninguem estava mostrando toda a sua força, principalmente as equipes mais fortes, redbull, maclaren, ferrari e mercedes, a redbull então, estava so brincado nos treinos, e para mim a mercedes tambem, quero ver nas proximas corridas. O pessoal do pelotão medio são os unicos que estavam andando mais, lotus,force india, sauber e talves williams e toro rosso vão brigar pelo decimo lugar. O restante esta muito fificil dizer algo.
O vidente Fabio Seixas, já descartou a Ferrari como possivel concorrente ao titulo de 2012. vamos ver qual será a proxima visão de mãe Dinah.
Procure-me em novembro. Ou antes.
Abs
como é lindo viver de ilusões, pena que não tenho mais 5 anos de idade.
O Fábio, não leve a mal, mas acho que vc não está sendo justo com a tabela de tempos. Achei que era só impressão minha, mas andei lendo em outros sites la da Europa um bando de gente também achando que estão muito equilibrados os tempos dos treinos (voltas lançadas). Pelo tempo que visito seu blog eu imagino que se vc está sético é porque viu alguma coisa nesses tempos que a gente não ta vendo. Se for isso, conta pra nós! Particularmente estou achando que o Q2 e o Q3 serão especialmente disputados este ano.
Dois fatos históricos podem vir a tona nesta temporada, primeiro:
Nunca houve um tri-campeão que tenha ganhos três titulos consecutivos, é a maldição do bi-campeão, todos ganharam seu 3º titulo após no minimo um ano de espera, Vettel pode ser o primeiro.
Segundo, a cada 10 anos a equipe que hoje é Lotus (mas já foi Renault, Benetton, Brabahan…) ganha dois titulos consecutivos, Kimi pode ser o cara da vez.
Tomara que o Kimi consiga ! O Regi vai copiar esses fatos históricos, viu !
Pois é este ano pode haver uma quebra das regras históricas , Vettel tem 80% de ser tri campeão este ano , aposto nisso.
O alonso está bem confiante independente do que a imprensa e os trocedores estão falando ele confirma que o carro tem realmente alguns problemas em virtude do que se esperava, no entanto ocarro da ferrari segundo alonso está bem e vai está brigando pelp campeonato, ele citou 2010 quando a ferrari ficou em quinto na pre-temporada e fez dobradinha na primeira corrida não vai me surpreender se a ferrari ganha a primeira prova. a minha torcida é pela maclaren e mercedes apesar de gostar muito do vettel eu gostaria de ver outro piloto sendo campeão esse ano especialmente o Hamilton.
Todos nos falamos de equipes mas com novas regras os pilotos realmente bons vão se destacar
Fábio,
a Williams pior não vai ficar. Acredito que ela irá melhorar com relação aos dos últimos anos e que esse ano surpreenderá. Não pelo fato de ter um piloto brasileiro e de sobrenome. É porque é uma equipe que tem vários anos de experiência e tem estofo pra isso.
Minha humilde opinião, “a Williams surpreenderá esse ano”.
Concordo, Franck Williams não é tão bobo que não viu isto, ele é um apostador que
tem motivos para perceber isto com certeza. O resto é o resto aguardem…
Fabim Seixas, vamos torcer que para esse ano, a Lotus consiga desenvolver o carro ao longo de toda a temporada e não deixe acontecer o que houve na última.
A ferrari não é só o Massa que deve sair.O Stéfano e o projetista.Vai ficar no mesmo nível de 2011.
A Red visivelmente escondendo o jogo.Vai para a ponta.
A última entrevista de Hamilton, escondeu tanto o jogo que ficou gaguejando.
A Willians ocupará a mesma posição no campeonato que 2011( é ruim mesma).Só o motor novo não resolveu.Provavelmente o projetista cometeu o mesmo erro de conceito básico.Como ficará ela em 2013.Implodirá?
Tamires , a Ferrari patrocinada pelo banco Santhander decidiu que Alonso será o futuro campeão , e não tem pra ninguém . A Red Bull estará dominando o campeonato 2012 concerteza. Mac Laren tem 2 pilotos de ponta e não vai decidir por nenhum deles . Williams não irá ficar na mesma posição 2011, porque ao refazer uma estrutura atualizada ,corre o risco de dar tudo certo, sem os velhos vicios do passado, caso contraria ai sim
seria um fato estupido. Se não acreditar no talento de pilotos novos , a graça das corridas serão voltadas para o passado e não haveria razão para assistir!
Fábio, seria bacana guardar este post pra poder comparar no final da temporada. Daí dá pra ver o que surpreendeu pelo lado positivo e o que decepcionou.
Com certeza vai ter gente pegando no meu pé no fim do ano…
Abs
Com certeza rsrsrs, mas parabens por ter opiniao pelo menos, mesmo que eu discorde de 70%. Os outros jornalistas tao tudo encima do muro. Medo de ter uns corneteiros no fim do ano… mas nao dá nada.. parabens.
A primeira corneta ai vai..
Com shummy nao se adaptou rapidamente, Raikkonen foi levado pelo mesmo caminho, pela opiniao jornalistica mundial. Pelos testes um meia/calaboca já veio. Kimi é meu piloto predileto e vou torcer muuuuuito por ele esse ano. Já estamos na contagem regressiva pra melbourne.
Valeu Fábio, tivemos uma visão do que nos espera para esta temporada!!!
Por favor alguém me dê uma ajuda:
Estarei viajando no dia do GP, pela primeira vez em muitos anos, nos Estados Unidos, e não tenho a mínima idéia se eles transmitem F-1, provavelmente não.
Algum viajante louco por F-1 tem uma dica ?
Obrigado
creio que a FOX transmita a F-1 la na gringolandia.
Obrigado! Vou ligar na Fox!
abs
Duro é ver o Alonso (o mais talentoso dos pilotos dessa geração), com os anos que passam, ir jogando fora a oportunidade de conquistar mais títulos por escolhas profissionais ruins.
Concordo plenamente ! A culpa é dele próprio qd fez aquela calhanice na Maclaren,foram três títulos embora… Se perdeu na sua desonestidade,ainda bem para o esporte,se não era mais um pilantra com títulos ,mesmo sendo excelente piloto.
Massa-“Zacharias” sempre foi ruim,tá pagando a língua qd disse que o dia mais feliz da vida dele foi ver o Corinthians na 2divisao,o Corinthians voltou… Já ele nunca saiu de lá !
1-Red Bull
Disparado fazendo apenas acertos para frente,podem apostar,via dar dó
2- Maclaren mais 2,3,corridas tá no ponto
3-Renault – Certeza pelo motor e carro vai ser a surpresa ,vamos ver os pilotos…
4-Mercedes -Evoluindo
5-Ferrari-mandar todos embora,fracasso total
6-Motores Renault realmente são os melhores da F1
Sou fã fanática do Raikkonen e por isso muitas vezes suspeita pra elogiar sua pilotagem. Mas tô totalmente surpresa com o trabalho dele nas pistas, e tenho certeza que tem muita gente se roendo de inveja do talento natural do cara. Ele é totalmente movido pelos seus desejos e não se deixa levar mesmo pelo glamour da Formula 1. Fabio a que vc atribui o bom desempenho nesse retorno dele a formula 1, além do talento?
abç.
Por uma questão de justiça, se o Massa rodar toda a direção da Ferrari deveria rodar junto. O fato do Alonso ser o melhor piloto hoje não significa que o Massa seja ruim. Abs
Interessante essa lógica, gostei !
Massa chega quarenta segundos atras do Alonso e é bão?
Sim, é bom!
O Alonso é que não é bom, é um monstro das pistas, não dá pra comparar.
Bom Fábio acho q deveria ser dada um pouco de atenção às declarações de alguns pilotos principalmente qdo essas declarações são compartilhadas por vários pilotos como por exemplo:
1 – As equipes estão mais próximas umas das outras em tempo de volta;
2 – A Lotus tem um bom carro;
3 – A Ferrari pisou na bola(Massa, Alonso e companhia já admitiram;
Outro ponto importante, no ano passado a Maclaren estava na mesma situação que a Ferrari está hoje e os pilotos detonaram com a equipe.
Se nesse ano eles estão calados é pq tem coelho nesse mato então tô achando q a Maclaren pode tá escondendo mais o jogo até do q a RBR.
Qto a William’s acho q tá melhor do q no ano passado mas como vc disse só saberemos a realidade em Melbourne.
Abço.
willian, se vc viu ou tem alguem que viu os treinos ao vivo, por exemplo pelo autosport.com, tem mais noção da realidade, pois eles comentam cada saída de carro, com que pneu, quantas voltas deu e os tempos online, eles ainda comentam cada volta de cada piloto. Eles ficam na pista comentando, tanto que vc ri de algumas coisas, como o chef de cozinha da ferrari chamando eles pra comer uma pasta.
Eu trabalho com a possibilidade de deixar uma tela na página deles, e vi quase que todos os treinos online, posso te garantir, o Fabio, além de ter visto, foi mais longe, com informações de dentro de algumas equipes, pode ter certeza.
Minha opinião é quase cravada com a do Fábio, Willians tá horrível, péssima, eles não conseguem fazer long runs, os tempos são instáveis, idem FERRARI, uma volta Alonso fazia 1:28, na outra 1:27 e na outra 1:26, depois 1:28 oscilando absurdos. Uma vez o Bruno fez 2 de 3 voltas no mesmo centésimo, o cara ficou surpreso e comentou, pois foi a 1º vez que ele conseguiu.
Eu acompanhei toda a cronometragem, volta a volta em jerez toda e tres dias de barcelona. Voce e fabio viram coisas diferentes e em outro lugar. Willians fez diversos long runs, com um ou dois segundos mais lentos que os outros, mas uma coisa que me impressionou foi justamente a regularidade das voltas do senna, chegou a dar 15 no mesmo segundo. So vi o ricciardo com a mesma performance. No ultimo dia todos estavam de pneus super macios e macios, tanque vazio, maldonado nao passou do 1:23 neste dia, senna fez o terceiro tempo. Sem essa de pilantragem que o Fabio falou quando maldonado fez o melhor tempo. Engraçado, que a willians, a equipe pilantra aqui no brasil, no exterior esta bem cotada. Nao se fala um ai sobre ela disputar com hrt e marussia ou caterham. Galera, chega dessa babaquice pelo barrichelo. VIREM A PAGINA, pelo amor de Deus…
Eu tambem vi a mesma coisa carlos, pode ate ser que a williams estaja blefando mais que ela passou uma confiança isso mostrou e principalmente o bruno em relação ao maldonado, nos 2 dias que eles treinaram juntos o senna foi mais rapido, tanto no periodo pela manhã como a tarde. será que o tempo só fica melhor quando o bruno esta na pista??? ou ele foi melhor que o maldonado, fico com a segunda opção.
Cristiano, q site vc viu os treinos online?
http://www.autosport.com/ abre um banner no meio da página, pro treino live
Não da para dizer nada, tem muitas equipes escondendo o jogo. No ano passado lembro-me quando a Willians parecia ser uma grata surpresa, com os pilotos animados, e deu no que deu. Não acredito na renault, é pura balela, acredito sim nas forças das equipes que vinham bem o ano passado, a redbull e a maclaren, o resto nada podemos afirmar, talvez uma surpresa da mercedes e ferrari que estão escondendo muito o jogo, principalmente a mercedes. O resto continuara no bloco intermediario, Renault,Force india, toro rosso e willians, brigando para entrar no Q1.
Kimi Show está de volta !!! É isso ai, quero ver o Galvão falar esse ano dele, dizer que não tem comprometimento com nada…Depois que o pai dele morreu, grande incentivador da sua carreira…(deixou de fazer um banheiro para comprar um kart pro cara) espero que conquiste outro titulo !
não dá para falar nada da pré temporada, o certo é que as nanicas alia continuarão, o é mera especulação e falta de matéria
em minha opinião, Red Bull e Mclaren estão na frente. Lotus e Mercedes logo atrás. Ferrari um pouquinho mais atrás. Toro Rosso, Force India e Williams emboladas, mas nessa ordem. o retso é oresto…
Será que a Williams tá tão mal assim? Não creio. Acredito em evolução em relação aos anos anteriores. Piorar não vai, até porque não tem jeito. Lotus e Mercedes vão dar trabalho em algumas provas
Estou com um palpite igual ao seu, o fator experiencia tem muito a ver como
analisar formação base ex: GP2 , conta ou
não conta?
Atenção: Fabio seixas vc esta totalmente equivocado o Button liderou uma das manhã com pneus duros, isso mostra a força da Mclaren e foi superado pela lotus comtanque mais vazio.
Também não entendi o motivo dessa descrença. O McLaren parece equilibrado, e confiável, a equipe confiante, e os tempos indicam um ritmo de corrida muito forte. Em suma, já tem muito mais que nesso momento do ano passado! E ainda assim, o carro estava empatado com o Red Bull até o meio/final da temporada. Para mim até o final das primeiras 4 corridas: McLaren, Red Bull, Mercedes, Ferrari-Alonso, Lotus, Force India, Ferrari-Massa, nessa ordem.
fábio, vc parou de puxar o saco do massa? nem toca no nome dele…qual e o seu novo eleito pra prefeiridinho?!
A afirmação: “Não esperem nada de 2012” com relação a Williams, é no mínimo precipitada! Exceto as 3 nanicas, nenhuma outra equipe mostrou ser tão ruim para merecer este comentário, aliás, não creio que houve comentário em relação a equipe em questão!
Concordo, mas creio que o dono do blog assim o fez para não ter que aguentar aquela onda de comentários com excesso de confiança, típicos da pachecada!
Creio que a Williams vai brigar para ficar entre o 12º a 16º lugares, ou seja, vai pontuar apenas quando os carros lá da frente quebrarem.
Mas isso não é o fim do mundo, afinal temos 10 carros extremamente competitivos à frente das equipes menores (Red Bull, McLaren, Ferrari, Mercedes e Lotus).
A zona dos pontos vai ser permeada naturalmente por estes bólidos…
No meu modo de ver Hulkenberg é infinitamente melhor que Sutil, ao longo das temporadas se tornará o melhor alemão depois de Schumy e Vettel.
A minha opinião leiga, espero que Bruno Senna tenha um bom desempenho
apesar que Maldonado está forçando a parte que ele é o maior investidor na equipe,e está exigindo da Williams maior desempenho a favor dele, só que uma coisa deve ficar claro: depende muito do braço do piloto , e ao meu ver ele também
é um piloto que esta no mesmo nível de Bruno. Nada de espetacular portanto não
a vontagem para ele ser destaque , quanto ao carro há muita coisa para fazer
não será facil achar ao contrario , este ano temos: Force Indian, Toro Roso, Lotus Mercedes, bem desenvolvida , Fabio gosto da maneira como vc coloca sua experiencia acima do patritismo respeito isto e sou fã seu, acompanho sempre a sua noticia abraços.
Errado Joel, a equipe é que está pendurando o desenvolvimento do carro em um piloto com alguns KM de experiencia, o Senninha não tem experiencia…..infelizmente a Williams errou ao dispensar o Rubens.
poisé fabio…então mediga: oque a tal“experiencia´´ do barriquello trouxe para a Williams em 2010/2011??? voce ainda esta nessa de bom acertador de carros?
André exatamente o que eu penso, se a
Williams queria um veterano, porque Barrichello não desenvolveu monoposto, o que raios faltou?
Money
Se fosse fácil assim Schumacher devia ter colocado a Mercedes nas vitórias, Trulli colocado a Caterham nos pontos, sem contar de la rosa na sauber, heidfeld na lotus.. etc, só a experiência obviamente, não é o bastante.
Rubens na Williams… ruim com ele, pior sem ele.
Simplesmente a equipe se apequenou e não dá sinais de que voltará aos patamares que tinha. Vi um comentário e não me lembro de quem falando o seguinte: a equipe entrou em um ciclo vicioso de que sem patrocínio não gera resultado, mas sem resultado não gera patrocínio, sem patrocínio não tem desenvolvimento, mas desenvolvimento não vem só de patrocínio.
Torço muito para que o Bruno dê o resultado que, aparentemente, não é compatível com o talento demonstrado até agora, mas está difícil de acreditar…
O que faltou foi projetarem um carro bom! Barrichello não é projetista, é um acertador mas se o carro não permite que o feedback do piloto possa ser transformado em melhorias, pouco importa quem pilota e foi isso que aconteceu em 2001, os pilotos pilotos foram nivelados por baixo por causa do carro.
Quero ver RB provar a fama de “acertador de carros” agora na Indy, se todos os carros são iguais então o bom piloto vai fazer o carro ser rápido. E os RBsistas não venham dizer que ele é novato pois isso não cola!!!!
Pra mim as equipes estão mais equilibradas, logo abaixo da RBR é claro. Os austríacos vão passear de novo em 2012.
A pergunta Seixas, será uma nao mais disputado?? Nos treinos teve um monte de gente dentro do mesmo segundo. Parece.
UM ANO*
Thiago, também observei isso. Se os tempos dos últimos treinos em Barcelona forem uma realidade, teremos um campeonato mais disputado.
A FIA devia regulamentar os testes, para que ninguem ande fora do regulamento e no último dia oferecer alguma vantagem para a equipe que marcasser o melhor tempo, dentro do regulamento.. tipo: 5 pontos de construtores.