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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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O primeiro balanço

Por Fábio Seixas
05/03/12 10:03

Antes de tudo, passando a régua, os resultados dos dois últimos testes da pré-temporada…

sábado
1º. Sergio Pérez (MEX/Sauber), 1min22s094 (114 voltas)
2º. Jenson Button (ING/McLaren), a 0s009 (44)
3º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 0s061 (131)
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s352 (122)
5º. Paul di Resta (ESC/Force India), a 0s352 (108)
6º. Bruno Senna (BRA/Williams), a 0s386 (111)
7º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham), a 0s536 (64)
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s568 (70)
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s838 (129)
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 3s285 (43)

domingo
1º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 1min22s030 (121 voltas)
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s220 (115)
3º. Bruno Senna (BRA/Williams), a 0s266 (53)
4º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 0s282 (101)
5º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 0s356 (72)
6º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 0s400 (115)
7º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham), a 0s765 (101)
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s909 (100)
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1s317 (48)
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 1s363 (100)
11º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 1s578 (23)

A marca de Raikkonen, no domingo, foi a melhor da pré-temporada.

Raikkonen, em Barcelona (Albert Gea/Reuters)

 

Entre Jerez e Barcelona, foram 12 dias de carros na pista. O piloto mais assíduo foi Maldonado, que testou 7 dias. Rosberg, com 2.996 km, foi o que mais andou.

Entre as equipes, a Mercedes foi a que mais acumulou quilometragem: 5.428 km. Entre os motores, claro, a liderança foi da Renault, parceira de Lotus, Williams, Caterham e Red Bull: 17.663 km.

Meus pitacos, equipe por equipe:

Red Bull
Não brilhou, não provocou suspiros, mas arrancou, sim, desconfianças de que escondeu o jogo em alguns momentos. Enfrentou problemas no final de semana, e isso talvez atrapalhe na preparação para Melbourne. Mas começa o ano como a grande força a ser batida.

McLaren
Única equipe de ponta a não aderir ao degrau no bico, andou bem, mas talvez não seja tudo aquilo o que se fala. Testes não mostram muita coisa, já dissemos isso aqui, mas causa estranhamento o fato de nem Hamilton nem Button terem liderado uma sessão. Ainda há muito trabalho a ser feito.

Ferrari
Quando Todt e companhia deixaram a Ferrari, e Domenicali assumiu, escrevi uma coluna na Folha intitulada “O Aprendiz”. Não, não sou um gênio. É o contrário: até eu percebi que não daria certo, que ele não tinha estofo para comandar a equipe. O resultado está aí, de novo. A Ferrari deve jogar mais um ano no lixo.

Mercedes
Melhorou. Deu um passo à frente, como disse Brawn. Tanto Schumacher como Rosberg lideraram sessões. E o alemãozinho acumulou muita quilometragem, como citado ali acima. Deve lutar eventualmente por primeira fila no grid. E, talvez, numa corrida ou outra, por vitória.

Lotus
No primeiro dia de testes, 7 de fevereiro, Raikkonen foi o mais rápido. No último, também. E Grosjean liderou duas sessões na semana passada. O carro, que teve problemas estruturais em Jerez, parece ser rápido. Caso se mostre confiável, pode dar algum trabalho. Talento, o finlandês tem de sobra.

Force India
Caso Sutil estivesse pilotando, eu cravaria que vai manter a curva ascendente das últimas temporadas. Com pilotos menos experientes, Hulkenberg e Di Resta, é uma incógnita. Mas não vai fazer feio.

Sauber
Kobayashi e Pérez lideraram sessões. É uma dupla jovem e forte. Se o dinheiro para desenvolvimento do carro não acabar no meio da temporada, deve fazer bom papel no pelotão intermediário

Toro Rosso
Em 2011, seu rugido na pré-temporada virou um miado fraco quando as corridas começaram. Vergne parece talentoso, e Ricciardo tem a pressão de entregar resultados. Deveria, em tese, brigar com a Lotus. A ver.

Williams
Alerta aos velhos e novos sennistas: não esperem nada de 2012. Em voltas lançadas o carro é de médio para ruim. Em “long runs” é ruim mesmo.

Caterham
Até pelo DNA automobilístico de quem a comanda, é um pouco melhor do que as duas abaixo. Mas é só isso.

Hispania e Marussia
Duas dragas. Vão fazer número, infelizmente. Sem mais comentários.

Agora é embalar tudo e embarcar para a Austrália. Sim, amigos, está chegando a hora. Daqui a dois domingos tem GP.

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Comentários

  1. Isaac comentou em 23/03/12 at 18:32

    Pois é né, a willians, de médio para ruim…nunca confiei muito nas suas opiniões, perdam pela sinceridade, mas se tem um blog na qual você deveria olha para aprender um pouco é do livio orichio!aqui vai o linkhttp://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/
    Lembrando, não tenho nadaa contra você, até porque não lhe conheço só acho que voce deveria mudar muitooo seus conceitos. abraço.

  2. Douglas comentou em 12/03/12 at 16:00

    Meu palpite é que a Lotus vai sim supreender. De resto, achei os comentários bem pertinentes.

  3. Carlos comentou em 07/03/12 at 11:07

    Certeza que essa foto é desse treino de Barcelona? Pq a lotus não está com o bico novo?!?

    • Fábio Seixas comentou em 07/03/12 at 15:06

      Certeza.
      Abs

  4. Joãozinho comentou em 07/03/12 at 9:19

    Eu acho que este ano vai ser “mais do mesmo”. Ou seja, RedBull andando na frente, Mclaren incomodando, Ferrari decepcionando com Alonso em algumas poucas boas corridas, a Lotus (Renault) crescendo mas sem assustar ninguém… Nada novo no mundinho da F1….

  5. 50 cent comentou em 06/03/12 at 13:31

    Eu acho q a mclaren tá escondendo o jogo, por q hamilton não andou em ritmo de classificação.
    Aguardem!

    • Thiago Pomkerner comentou em 06/03/12 at 13:56

      Ando desconfiado.. esse pessoal anda muito quietinho.. nunca confie em quem é muito quieto!

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