O primeiro balanço
05/03/12 10:03Antes de tudo, passando a régua, os resultados dos dois últimos testes da pré-temporada…
sábado
1º. Sergio Pérez (MEX/Sauber), 1min22s094 (114 voltas)
2º. Jenson Button (ING/McLaren), a 0s009 (44)
3º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 0s061 (131)
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s352 (122)
5º. Paul di Resta (ESC/Force India), a 0s352 (108)
6º. Bruno Senna (BRA/Williams), a 0s386 (111)
7º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham), a 0s536 (64)
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s568 (70)
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s838 (129)
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 3s285 (43)
domingo
1º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 1min22s030 (121 voltas)
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s220 (115)
3º. Bruno Senna (BRA/Williams), a 0s266 (53)
4º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 0s282 (101)
5º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 0s356 (72)
6º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 0s400 (115)
7º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham), a 0s765 (101)
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s909 (100)
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1s317 (48)
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 1s363 (100)
11º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 1s578 (23)
A marca de Raikkonen, no domingo, foi a melhor da pré-temporada.
Entre Jerez e Barcelona, foram 12 dias de carros na pista. O piloto mais assíduo foi Maldonado, que testou 7 dias. Rosberg, com 2.996 km, foi o que mais andou.
Entre as equipes, a Mercedes foi a que mais acumulou quilometragem: 5.428 km. Entre os motores, claro, a liderança foi da Renault, parceira de Lotus, Williams, Caterham e Red Bull: 17.663 km.
Meus pitacos, equipe por equipe:
Red Bull
Não brilhou, não provocou suspiros, mas arrancou, sim, desconfianças de que escondeu o jogo em alguns momentos. Enfrentou problemas no final de semana, e isso talvez atrapalhe na preparação para Melbourne. Mas começa o ano como a grande força a ser batida.
McLaren
Única equipe de ponta a não aderir ao degrau no bico, andou bem, mas talvez não seja tudo aquilo o que se fala. Testes não mostram muita coisa, já dissemos isso aqui, mas causa estranhamento o fato de nem Hamilton nem Button terem liderado uma sessão. Ainda há muito trabalho a ser feito.
Ferrari
Quando Todt e companhia deixaram a Ferrari, e Domenicali assumiu, escrevi uma coluna na Folha intitulada “O Aprendiz”. Não, não sou um gênio. É o contrário: até eu percebi que não daria certo, que ele não tinha estofo para comandar a equipe. O resultado está aí, de novo. A Ferrari deve jogar mais um ano no lixo.
Mercedes
Melhorou. Deu um passo à frente, como disse Brawn. Tanto Schumacher como Rosberg lideraram sessões. E o alemãozinho acumulou muita quilometragem, como citado ali acima. Deve lutar eventualmente por primeira fila no grid. E, talvez, numa corrida ou outra, por vitória.
Lotus
No primeiro dia de testes, 7 de fevereiro, Raikkonen foi o mais rápido. No último, também. E Grosjean liderou duas sessões na semana passada. O carro, que teve problemas estruturais em Jerez, parece ser rápido. Caso se mostre confiável, pode dar algum trabalho. Talento, o finlandês tem de sobra.
Force India
Caso Sutil estivesse pilotando, eu cravaria que vai manter a curva ascendente das últimas temporadas. Com pilotos menos experientes, Hulkenberg e Di Resta, é uma incógnita. Mas não vai fazer feio.
Sauber
Kobayashi e Pérez lideraram sessões. É uma dupla jovem e forte. Se o dinheiro para desenvolvimento do carro não acabar no meio da temporada, deve fazer bom papel no pelotão intermediário
Toro Rosso
Em 2011, seu rugido na pré-temporada virou um miado fraco quando as corridas começaram. Vergne parece talentoso, e Ricciardo tem a pressão de entregar resultados. Deveria, em tese, brigar com a Lotus. A ver.
Williams
Alerta aos velhos e novos sennistas: não esperem nada de 2012. Em voltas lançadas o carro é de médio para ruim. Em “long runs” é ruim mesmo.
Caterham
Até pelo DNA automobilístico de quem a comanda, é um pouco melhor do que as duas abaixo. Mas é só isso.
Hispania e Marussia
Duas dragas. Vão fazer número, infelizmente. Sem mais comentários.
Agora é embalar tudo e embarcar para a Austrália. Sim, amigos, está chegando a hora. Daqui a dois domingos tem GP.
Pois é né, a willians, de médio para ruim…nunca confiei muito nas suas opiniões, perdam pela sinceridade, mas se tem um blog na qual você deveria olha para aprender um pouco é do livio orichio!aqui vai o linkhttp://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/
Lembrando, não tenho nadaa contra você, até porque não lhe conheço só acho que voce deveria mudar muitooo seus conceitos. abraço.
Meu palpite é que a Lotus vai sim supreender. De resto, achei os comentários bem pertinentes.
Certeza que essa foto é desse treino de Barcelona? Pq a lotus não está com o bico novo?!?
Certeza.
Abs
Eu acho que este ano vai ser “mais do mesmo”. Ou seja, RedBull andando na frente, Mclaren incomodando, Ferrari decepcionando com Alonso em algumas poucas boas corridas, a Lotus (Renault) crescendo mas sem assustar ninguém… Nada novo no mundinho da F1….
Eu acho q a mclaren tá escondendo o jogo, por q hamilton não andou em ritmo de classificação.
Aguardem!
Ando desconfiado.. esse pessoal anda muito quietinho.. nunca confie em quem é muito quieto!