Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Barcelona, dia 1

Por Fábio Seixas
01/03/12 18:24

Começou a última bateria de testes da F-1.

Com Grosjean na frente e a Lotus jurando que resolveu os problemas de chassi.

(Obviamente, mandou o francês à pista com nada de gasolina para fazer esse tempo e sossegar os patrocinadores mais preocupados.)

Não houve novidade, não houve surpresa.

Para registro, seguem os tempos:

1º. Romain Grosjean (FRA/Lotus), 1min23s252 (73 voltas)
2º. Jenson Button (ING/McLaren), a 0s258 (64)
3º. Sergio Pérez (MEX/Sauber), a 0s568 (118)
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s578 (102)
5º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s740 (128)
6º. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 0s964 (113)
7º. Paul di Resta (ESC/Force India), a 1s053 (98)
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s066 (105)
9º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham), a 1s624 (123)
10º. Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 2s335 (58)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Vinicius comentou em 02/03/12 at 14:51

    e a Williams sempre láááá embaixo… preocupante para o Senninha.

  2. FLASH comentou em 02/03/12 at 14:48

    FABIO, VC É FÃ DO ALONSO, MAS VEJA BEM O CARA É RUIM MESMO , A FERRARI INTEIRA TA TRABALHANDO PARA ELE SÓ PARA ELE E NADA., O RUBINHO QUE TA BOMBANDO SÓ DA ELE NAS NOTICIAS . DE UM CARRO IGUAL PRO RUBENS QUE VC VERÁ SE O ALONSO É O MELHOR. PARE DE SER PUXA SACO HEHEHEH.

  3. lucio Dantas comentou em 02/03/12 at 14:37

    Amaclaren fez um carro baseado no estilo de button esse ano se o Hamilton não se adaptar rápido a esse carro vai levar a maior surra, O hamilton é mais rápido que buton, só que o button não comete erros conseguiu com aquele jeito de bom moço coisa que não acredito em concorrencia ele quer ganhar, ai vem o hamilton bate nele como no canadá por culpa do button ele se faz de ofendi no rádio depois pede desculpa dizendo que não viu, sabe o bom moiço falso, kkk se cuida Hamilton vc pegou um osso duro de roer não é rubinho…..

  4. claudiomar comentou em 02/03/12 at 14:23

    Como sao os brasileiro a willhiams esta pior que a do ano passado mas como o rubens nao esta la niguem comenta nada ?.o inveja do rubens viu.

  5. Gustavo B Stringari comentou em 02/03/12 at 9:39

    A única certeza dessa pré-temporada é que o carro da Williams tá muito ruim. Afinal junto com a Caterham, é a única equipe que mesmo desesperada por dinheiro (e consequentemente pisando fundo pra chamar atenção dos patrocinadores) não conseguiu fazer nenhum bom tempo até tempo agora… Tô achando que o Rubinho se deu bem e o Bruno se meteu em outra furada!!!

  6. Emerson Neves comentou em 02/03/12 at 7:38

    Neguinho aqui diz que as equipes escondem o jogo blablba, que não se preocupan,em baixar os tempos ser mais rapidos etc e tal..
    Então com este ponto de vista que dizer que a pré temporada não serve para nada..
    Me poupem…..
    A ferrari esta escondendo o jogo, não né todo mundo já sabe que o carro é uma bosta.
    redbul escondendo o jogo(sim esta é a unica equipe que não que ser copiada)
    Agora é aquardar melbore a surpreza ..
    Lotus de kime vencedo a prova é oque vai acontecer tendo em vista a pré temporada.

    • Bisinski comentou em 07/03/12 at 17:27

      A pré-temporada serve para testar os novos bólidos, com o intuito de eliminar erros, testar setups diferentes e dar familiariadade aos pilotos.

      Para fazer isso é necessário rodar muito com as máquinas, pois a Fórmula 1 é um esporte de precisão cujo sucesso depende da eliminção de várias variáveis adversas (não é simplesmente fabricar um carro e esta tudo pronto).

      Levando esses pontos em conta, a pré-temoprada é essencial para a evolução dos carros (seria muito chato ver escuderias de grande porte perderem GPs devido a falta de testes ou a segurança de seus pilotos colocadas em risco devido a fatores de imprevisão).

      As equipes escondendo o jogo, é claro que todas fazem isso (há exceções). A competição acirrada é o que movimenta a Fórmula 1, dar informação corporativa aos seus competidores é pedir para perder.

      Os tempos são cronometrados nas pistas para darem referências comparativas as equipes, cada uma segue o seu plano (seja simulação de corrida, voltas rápidas, etc.). Tentar decifrar o que cada tempo significa com o pouco de informação que nos é dada sempre deixa espaço para espulação, mas não significa que não deixemos de fazer.

      No final, o que vale mesmo é quem vence corridas e para isso é necessário testes exaustivos que a pré-temporada oferece.

  7. Massa comentou em 01/03/12 at 23:35

    Fabio, vc falou uma coisa que comentei hoje. Tudo bem que são testes mas o meu xará Massa não podia fazer pelo menos dar uma volta lançada pra aparecer um pouco e satisfazer seus patrocinadores e tirar essa má impressão que fica dele andando sempre lá atrás@ Será que é só ele que faz esses testes e deixa para o Alonso fazer volta rápida ou será que o problema é ele mesmo@ Como sou fã do Rubinhbo e já não estava mais interessado em assistira F1, vou acompanhar mais assiduamente a FIndy que é mais interessante.

    • Emerson Neves comentou em 02/03/12 at 7:29

      è verdade porque massa não faz um temporal, puxa o cara anda de ferrari,e tem
      só o oitavo tempo,ano passado sua zona de comforto era a sexta posiçaõ e este ano vai p/ mais atraz ainda….
      A emguanto na Findy rubinho vai ser o mesmo da f1 ,com muitas desculpas e blablba..

  8. 50 cent comentou em 01/03/12 at 21:43

    Esse ano n tem pra ninguém é hamilton bi campeão.
    Dessa vez parece q a maclaren acertou.
    GO LEWIS

  9. Marcelo comentou em 01/03/12 at 21:33

    Pré-temporada geralmente é uma chatísse, é legal quando uma equipe mediana faz um temporal quebrando recorde de pista, como aconteceu com a Benetton em 94 e Brawn-GP em 09. Aí todo mundo fica de olhos arregalados! Webber fez a pole em 2010 com tempo 1:19.995, até agora ninguém chegou perto.

    Nessa mesma pista em 2011 a melhor Renault(hoje Lotus) no Grid foi Petrov 6º lugar com o tempo: 1m22s471. O Pole pra corrida foi Webber, 1m20s981, o melhor tempo nessa pista na pré-temporada 2012 foi com Kobayashi, dia 24/01 semana passada com 1m22s312.

    Romain Grosjean fez apenas 1min23s252, todos estão escondendo o jogo, ninguém esta preocupado em baixar tempo, pra Lotus ficar a frente faz sentido como Seixas já observou.

    Queria que a Mercedes fizesse 1:18.500 com pneus duros e tanque cheio, aí ia ter um zum-zum-zum na pré-temporada!

    Curioso a diferença das poles nos últimos anos:

    2010-Webber 1:19.995
    2011-Webber 1m20s981

    A RBR ficou bem mais lenta em 2011, deve ser por causa dos pneus Pirelli.

    • Ricardo comentou em 02/03/12 at 14:33

      Acho que a análise é válida, mas temos que esperar todos os dias da última sessão de testes…
      A pista vai melhorar um pouco ao longo dos quatro dias e as equipes vão terminando seus programas de teste, restando ao final verificar as condições de máximo desempenho, ou seja, condição de classificação (pouca gasolina e pneus super macios).
      Acredito que até domingo os tempos cairão bastante, aí poderemos analisá-los com relação a 2011 e 2010.
      Mas se Mercedes virasse 1:18 e meio com pneus duros, seria mais do que um zum-zum-zum, seria um pandemônio e muita gente caçando Ross Brauwn nos pits, hahahaha

  10. joel belmonte fialho comentou em 01/03/12 at 21:18

    Logico que com um carro com pouca gasolina vai voar baixo o que detona toda a intenção dos teste , Romain tem que fazer o melhor que puder porque o seu colega é nada menos do que Kimi
    campeão mundial em 2008 . sentiu o bafo
    A lotus tem um motor Renault que foi 2 vez campeão em 2010 e 2011 c?Vettel .
    quer mais este ano a briga com certeza ficará enter Vettel e o resto do grid não tem para niguém , a Mac Laren vem forte a Mercedes também , o resto ficará entre Ferrari , Force Indian , Lotus ,Toro Roso e Williams sauber ….

  11. Rubens Pinho comentou em 01/03/12 at 20:26

    Neste momento de treino é bom o Bruno comecar a mostrar servico senão o Bottas está de butuca esperando.

    • joel belmonte fialho comentou em 01/03/12 at 21:06

      Já foi decretado que Bottas seria a ultima bolachinha do pacote , infelizmente
      Frank perdeu a linha do trem aguarde e verão ainda este ano ……

  12. Williams comentou em 01/03/12 at 19:49

    Acho que a Lotus vem melhor que no ano passado. Acredito e torço para que eles, Mercedes e Ferrari lutem pau a pau, e que McLarem e RedBull idem. O campeonato do ano passado foi muito ruim, principalmente pelas condições dos circuitos que não dão muitas oportunidades para se ultrapassar. Pra 2013 a FIA tá querendo fazer regras pra embelezar os carros… vai entender… esses caras parecem baratas tontas.

  13. marcelo comentou em 01/03/12 at 19:36

    seu fosse a ferrari ja pensava em 2013;pelo jeito o carro e´ muito ruim

  14. Fernando Roriz comentou em 01/03/12 at 18:57

    Fábio,

    Não vejo nenhuma surpresa, assim como você falou. Mas, a Williams andar atrás da Caterham, mesmo com uma possível diferença na quantidade de gasolina, é simplesmente desesperador.
    O que você acha? Caterham vem um pouco melhor nesse ano, ou a Williams está com um carro muito ruim?
    Abraços

  15. Hyung Barreto comentou em 01/03/12 at 18:54

    Nunca tinha prestado atenção como vc puxa o saco do Alonso, se fosse ele hj é pq a ferrari é muito ruin, só andam na frente quem não tem gasol????

    • Fábio Seixas comentou em 02/03/12 at 9:30

      Acho Alonso o melhor piloto da atualidade, ué. É minha opinião. Três perguntas: 1) O que isso tem a ver com “puxar o saco”?; 2) Este é um blog de informação e opinião. Você não busca opinião aqui?; 3) O que te leva a crer que eu puxaria o saco de Alonso? Ele leria meu post e me mandaria uma caixa de vinho espanhol, é isso?
      Abs

      • Wandelcro comentou em 02/03/12 at 10:42

        Fábio,
        me arruma um capacete velho, quero correr de kart, mas pagar 1000 reais em um é mto pro meu orçamento.

    • Hélio comentou em 02/03/12 at 9:50

      Toma!!!

  16. Victor comentou em 01/03/12 at 18:50

    Sim, claro. Mas se fosse Alonso, seria o melhor do mundo tirando leite de pedra, claro. Hipócrita.

    • joel belmonte fialho comentou em 01/03/12 at 21:11

      Alonso sempre foi um bom piloto só que na Ferrari ele manda , este comando não funcionou na Mac Laren pois Ron Dennis é mais proprietário do time e barrou alonso , diferente Franck Williams entenda
      vai usar 3 piloto para agradar quem…..

      • Luís comentou em 02/03/12 at 9:08

        Que equipe é essa “Mac Laren”?

  17. fernando julio barbosa comentou em 01/03/12 at 18:41

    Boa noite colegas, a Mclaren mostrou força pela manhã com pneus duros fazendo melhor tempo.

    • joel belmonte fialho comentou em 01/03/12 at 21:04

      Concordo afinal a Mac Laren vem sem o bico dianteira sem degrau , uma verdadeira revolução se é que entende! os engenheiros da Mac Laren superaram a crise do mais feio , e fizeram monoposto
      altamente revolucionario e Button especialista em pneus mostrou quem vai entrar na briga contra Red Bull , Ferrari não encontro-se ainda vai continuar no pelotão intermediário.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).