Pit Stop #217
28/02/12 12:39O programa desta semana faz um balanço da segunda bateria de testes da F-1, em Barcelona, e tenta projetar o que vai ser a última sessão, a partir de quinta-feira.
No quadro Naftalina, uma homenagem a um aniversariante ilustre de hoje: Mario Andretti completa 72 anos.
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F1 é que nem MMA, só presta comentar depois que acontece a corrida/luta, a prática; nas entressafas não há o que falar, há 3 anos que fica nessa de “red bull ainda é a melhor, ferrari e mclaren podem surpreender”. É uma naftalina instantânea e inútil.
O player nao funciona!!!
Não sei se os comentários são lidos pelo Fábio ou pela equipe do UOL, mas quase 50% deles nesse pit stop e a mesma média no anterior são de reclamações quanto à qualidade do vídeo…
acredito que ninguém gosta de perder tempo…
por isso a indignação…
*** ESPERAMOS PROVIDÊNCIAS!!!!!!!
*** ASSIM NÃO DÁ!!!!
PS.: o programa é bom, mas o blog ta pisando na bola faz tempo quanto ao vídeo!!!!
Não é possivel que entra ano e sai ano, e estes videos publicados na Uol continuam travando.
Fábio, assim não da para acompanhar seu blog, ve se voce cobra da uol uma melhor forma de postar esses videos, pois da forma que está, está de matar o ouvinte de raiva.
Haja paciencia com a Uol.
O player do vídeo ta dando erro direto.
Estamos no ano de 2012, qualquer pré-adolescente grava vlog, e o Pit Stop continua parado. Promissor.
Ademais, comentar sessões de teste é pra dar vômitos, um monte de especulações óbvias, aquela lenga-lenga de sempre, a não-notícia virando praga no jornalismo.
Estamos no ano de 2012, qualquer zé-mané sai falando merda pros quatro cantos, mas não tem competência pra montar um blog melhor que aquele do qual reclama. Promissor.
Ademais, esperar que se fale mais do que testes na temporada de testes da principal categoria do automobilismo mundial (e essencialmente a única que dá ibope que preste no Brasil) é de cair as barbas do profeta.
A formação de piloto que começa a correr no USA é diferente da Europa, pra sair do USA e conseguir sucesso relevante na F1, só se o piloto chegar como fora de série, como foi o caso de Mario Andretti e J.Villeneuve.
Não precisa de formula pra isso, basta ver qualquer grande campeão da F1, ele já começa se destacando logo no começo em equipe mediana, mas às vezes leva mais tempo, no final se ele tiver a chance e for bom o suficiente, ele consegue o título.
Olha o caso do Button, ele chegou na F1 na mesma posição que Kimi muito jovem com grande talento e questionado se podia receber aval para correr na F1. Mas Button foi terceiro no mundial em 04 com a mediana Honda, somente atrás das imbatíveis Ferrari. Em 2006 ainda na Honda, venceu o GP da HUN de forma fantástica largando em 14º, e venceu na chuva, ultrapassando vários pilotos em uma pista que já era muito ruim de ultrapassar desde os anos 80, isso em pista seca.
Curiosamente Button venceu na chuva novamente nessa pista em 2011. E quando o inglês teve uma única chance com carro de ponta, foi campeão de forma convincente, Button não correu no USA, mas é um caso de talento que não tinha carro para vencer e disputar títulos.
Outro detalhe, os americanos sempre foram um povo bem “particular”, sempre se acharam o máximo em tudo. Não seria diferente no automobilismo, e eles sempre ignoraram toda a F1, inclusive todos os campeões. Por isso, é muito raro ver americano correndo na F1, e não tenho dúvidas, se fizer carreira no USA pra depois correr na F1, só vai ter sucesso se o americano for fora de série.
O caso de J.Villeneuve foi raríssimo(Andretti ainda correu muitos anos na F1 antes de ser campeão em 78), Villeneuve não fez escola na Europa, foi campeão da Indy, mas em uma época que F.Indy era muito forte, ainda por cima venceu as 500 Indy. Chamou tanta atenção que conseguiu um teste com a Williams que era de ponta na época, foi contratado logo de cara, ele tinha sobrenome famoso, mas na época era a grande sensação no automobilismo.
Hoje, para um piloto americano que só correu no USA convencer uma equipe de ponta na F1…olha, muito complicado! Pra bater pilotos como Alonso, Lewis, Vettel e porque não Button(esta pilotando uma barbaridade), esse americano tem que ser fenomenal.
Vamos ser coerentes, a F.Indy de hoje é uma grande categoria, mas esta longe daquela Indy dos anos 80, até 1995! Em 96 ela foi “rachada” ao meio e nunca mais foi a mesma. Pode notar, antigamente ninguém dominava a Indy como fizeram Bordais e Franchitti, o nível esta baixo, e quando aparece um cara muito bom, toma conta.
Por isso estão fazendo maior oba-oba em cima de Rubens, mas pelo menos no primeiro ano ele vai ter problemas, os pilotos da Indy já estão “afiados”, Rubens não conhece o carro em ritmo de corrida, a dinâmica das provas da Indy é completamente diferente da F1, chamo as corridas da Indy de “loteria”, tem muita bandeira amarela, muitos acidentes, muitos erros de boxes. E outra, Rubens nunca correu no USA, não connhece as pistas.
Melhor não ficar muito nesse oba-oba, a KV não é equipe de ponta(Rubens nunca foi fenomenal), mas ele pode com o tempo ir melhorando e brigar por vitórias e talvez título, lembre-se Rubens saiu da F1 como bom piloto-limitado. E na Indy, pelo menos tem 3 pilotos no topo no momento: Franchitti, Power e Dixon…portanto, vamos com calma.
Não vai ser fácil, quantos títulos o Brasil conseguiu na Indy nos últimos 10 anos?
Essas divergências entre americanos e europeus tem muito a ver com as guerra mundiais do passado, o égo entre eles é muito forte. Americanos, ingleses, franceses sempre foram aliados(não é o caso da Alemanha), mesmo assim quando o assunto é quem pode mais, aí o égo e o patriotismo entra no meio.
Quando foi a última vez que um alemão correu na Indy? Juro que não me lembro(nem sei se teve um que correu lá).
Quando perguntaram ao Schumacher se um dia ele correria na Indy 500, o alemão disse que a Indy estava um degrau abaixo da F1 e por isso não tinha interesse. Schumacher falou isso não porque era arrogante, era para não ficar lambendo os americanos.
Eles sempre ignoraram a F1, se vc for perguntar a um americano quem é o melhor de todos no automobilismo, Senna ou Schumacher…eles vão te questionar até com espanto:
“Porque vc esta me perguntando isso?”
Pra eles os grandes pilotos estão no USA e não na F1, o Senna mesmo nunca teve destaque na boca dos americanos, pra eles Senna e Schumacher foram apenas bons pilotos, e olha lá.
O problema é que, a Formula 1 forma campeão mundial, isso nem vencendo 10 títulos na Indy vc vai ser.
Phil Hill também foi campeão na F1 em 1961, ele era americano
Boa noite Fábio, cara toda semana assisto o seu programa,muito bacana. Agora to sentindo falta da parte em que os internautas te mandavam fotos de miniaturas. Abraco!!!
Deixa ver se eu entendi uma coisa, o Rubinho meteu o pau nos pilotos pagantes da F1, mas vai ter que levar patrocinador pra conseguir vaga na equipe KV na Indy.
Não é a mesma coisa? Não é tudo pagante?
Ou vão querer me convencer que Rubens vai fazer isso para ajudar o amigo Kanaan?
Santa hipocrisía Batman…
Marcelo realmente está é a verdade o vovô na formula 1 Barrichello, meteu pau nos pilotos pagantes só que para a F.Indy vai ter que levar patrocinadores sim , é o efeito de talião olho por olho e dente por dente, fica muito estranho mas a verdade é que o barrica só deu prejuizo quando pilotava a Williams, era veterano de carro com marcha no chão, quando venho a tecnologia eletronica onde o sujeito precisava de muito reflexo e força fisica a casa caiu , o dono da Williams já não aguentava mais o Rubenschorão tudo
era para reclamar e como tinha contrato aguentaram ele até o fim . Para variar começou a meter pau nos pilotos que pagavam para a equipe sobreviver a crise economica, enfim o piloto tem que trazer resultados , como ele não trouxe em 2 anos a casa desabou. Outros pilotos que mteram pau nos pagantes foram:Nick , Trulli , Jaime , Sutil . Por incrivel que pareça
não temos Italianos atrapalhando a F1 . A bem da verdade a crise economica afetou as equipes de formila 1 ,é necessário entorno de U$ 250 Milhões para cada temporada, e se o piloto não tiver desempenho aí sim a buraco é maior
não deve ser julgado quem paga ou quem não paga e sim o talento de cada um , o fato é que o pagante vai empenhar-se bem mais para mostrar serviço ao seu patrocinador não é mesmo ?
alonso leva pra equipe ferrari, 60 milhões em patrocinadores.
rubens tem uns 10 milhões de patrocinadores dele que vão para as equipes, simples assim, não é pagar para correr, mas são parceiros que estão ao lado do piloto e querem suas marcas divulgadas onde quer que eles estejam.
Ainda bem que rubens vai correr longe do Brasil, e enfrentar uma vaga como pagante e parar de criticar pilotos novos , castigo sempre vem a galope , a
bem da verdade todos os patrocinadores levam dinheiro por causa deste ou de outro piloto , é o caso de Alonso onde a Santander levou U$ l6 milhões , e agora o
espanhol vem dizer que , não pagaria para correr , o que não é bem a verdade, problema da Ferrari , Alboreto falou que o
Massa continua na Ferrari porque é um segundo piloto bem barato , que esteve
na crise economica só que gasta milhões com o espanhól, agora saiu na revista que
alonso não pagaria para correr, logico a Ferrari está bancando uma fortuna pelo caro . O fato é que os pilotos foram trocados porque não estavam trazendo retorno ao time é caso Sutil, Trulli, Nick , jaime,. A troca se faz necessario para testar novos pilotos e dar chance de desenvolver novas tecnologias na Fia , a cada ano a evolução vai para o mercado mundial em termos segurança .
Só pra lembrar, Andretti em 78 e Scheckter em 79, foram campeões graças as ordens de equipe! Onde estão os fãns da F1 para meter o pau na ética da F1 nessa época? Lembrando que, a Williams em 81 favoreceu Jones na cara dura, mesmo Reutemann sendo sempre melhor na tabela.
No GP de IMO foi vez da Ferrari sinalizar com placa para Pironi deixar Villeneuve vencer. O mesmo ocorreu em 82 no GP da França, Arnoux liderava, mas através de placas recebeu ordens para deixar Prost vencer. Como podem ver, sempre existiu ordens de equipe ou favorecimentos. O problema é que Pironi e Arnoux não acataram as ordens, mas elas foram dadas, logo havia favorecimento a certos pilotos.
Peterson foi impedido por contrato de disputar o título com Mario(isso com Peterson levando patrocinador para a equipe, a Polar), mas em algumas corridas era comum ver o sueco na “cola” de Andretti, mostrando que tinha condições de ultrapassar e vencer a prova. Na tabela Peterson sempre estava próximo a Mario, dava para o sueco ser campeão em 78. Depois da morte do companheiro, “diplomaticamente” Andretti comentou pra amenizar a situação:
“Peterson foi um cavalheiro em aceitar as condições do contrato”
Pois é, mas Andretti não foi cavalheiro com Peterson e dizer a Chapman:
“Não quero favorecimento, Peterson é um piloto muito forte, mas posso e quero bater ele na pista”
Andretti não fez isso por um simples motivo, foi ele quem desenvolveu aquele carro “asa” desde 1977, graças ao seu trabalho junto com Chapman o time estava de volta na brigar pelo título. O fantástico carro “asa” campeão de 78 era evolução do carro anterior. Andretti sabia do potencial do carro para 78, no ano anterior ele venceu mais corridas que o próprio campeão Lauda, mas o carro ainda não estava 100% pronto. Quando ficou…muito antes, Andretti se garantiu no contrato, Peterson não podia brigar com ele pelo título.
Por merecimento, Andretti tinha que liderar o time e ser a “aposta” da equipe. Podem ter certeza, isso fica estipulado em contratos até nos dias de hoje!!!
“Eu faço todo desenvolvimento do carro, coloco o carro na briga por vitórias e título, mas meu companheiro se vira pra acertar o carro dele. Se eu descobrir um acerto que faz a diferença, fica no meu carro nada vai ser dividido”.
Não foi o que aconteceu com Piquet na Williams e Alonso na Mclaren, eles fora traídos pelas equipes porque Mansell e Hamilton era ingleses, houve patriotada e a equipe igualava ao máximo os carros.
E os fãns ainda elogiam essas equipes, oras, elas estavam vendo o LADO dos pilotos INGLESES, por isso deixava a coisa o máximo possível igual. Não tinha nada de ÉTICA ou MORAL aos bons modos, foi pura patriotada. Se a Williams fosse correta com Piquet hoje ele ia ser tetracampeão(ela foi correta com Jones, porque não fez o mesmo com Piquet?). Oras, Reutemann não era inglês…
E quem viu sabe, Piquet ficava puto da equipe passar todo acerto do seu carro para o Mansell, tanto que Piquet “rachou” a equipe e começou esconder informações valiosas sobre o carro, as reuniões passaram a ser separadas. Mesmo caso de Alonso em 07(ele sempre questionou os milésimos a mais que trouxe para a equipe), quando “rachou” a equipe, Lewis não dominava mais como antes, tinha que acertar o carro sozinho, aí veio a pressão e o título perdido. Lewis fazia pódios seguidos, depois que a equipe rachou nas últimas 6 corridas ele só fez dois pódios. É fácil correr com acerto do companheiro, eu vi isso com Mansell na Williams em 86/87,e com Senna em 88/89.
O inglês em 88/89/90 se perdeu nos carros que pilotou, só voltou a andar bem quando pegou o carro de Newey em 91, mas ele ainda não estava 100% acertado. Em 92 deu um passeio na pista, o carro era tão bom que andada sobre os “trilhos” na chuva. Prost não conseguiu isso no molhado, porque o francês era muito ruim de chuva, bater Prost na chuva nunca foi bicho de 7 cabeças. E quando a Mclaren sem Prost caiu de nível técnico, o que Senna fez? Deu um pé na Mclaren em baixa e foi correr na melhor equipe da época, a Williams, já tinha feito o mesmo quando saiu da Lotus parar correr de Mclaren.
Insatisfeitos na equipe acusando de quebra de contrato e favorecimento ao companheiro, Piquet e Alonso abandonaram a equipe. Isso também ocorreu com Prost na Mclaren, ao final de 89, ele deu um pé na bunda da equipe. Prost até deixava a coisa “rolar”, mas depois da sacanagem de Senna no GP de IMO 89, o francês declarou guerra e rachou a equipe, também acusando R.Dennis e Honda de favorecer o brasileiro.
Com a saída de Prost, a Mclaren nunca mais foi a mesma…a partir de 90 ela teve que investir tudo em um único piloto, Senna…Berger mesmo, era um baita capacho. E se for comparar com Rubens, o brasileiro conquistou até muito mais que o austríaco ao lado de Senna. E se Rubinho aguardasse sua vez na Ferrari, ficaria no lugar do Massa e disputaria os títulos de 07/08. E com grandes chances de ser Bicampeão, porque Schumacher deixou o carro PRONTO(venceu 7 corridas em 06), para Kimi ser campeão em 07. Rubens ficando na equipe, poderia bater Alonso e Lewis em 07 e bater Lewis em 08.
Estranho foi o caso de Scheckter, ele chegou na equipe em 79, não desenvolveu nada e pegou o carro pronto. Villeneuve já estava na equipe desde 77, mas pelo jeito não se manifestou, e até começou melhor a temporada que Scheckter.
No GP de Monza, Enzo Ferrari em pessoa deu ordens para Villeneuve não atacar o compaheiro na corrida. Scheckter foi campeão na pista italiana, esse campeonato pelo menos tinha que se no mano a mano, não deixaram Villeneuve disputar o título.
Na época, ninguém apareceu para satanizar Lotus e Ferrari, muito menos suecos e canadenses ficaram na choradeira.
Boa tarde Fábio seixas, hoje foi brincadeira não consegui assistir o Pit stop o video sempre volta ao inicio
Eu não assisti até o fim. E não insisti, para não passar raiva.
É um projeto bacana, o PitStop. Mas o tocador usado pela UOL, como sempre, jogando contra.
Fábio, gostaria que o pessoal da folha resolvesse o problema do video que volta ao inicio com pouco mais de um minuto. (coloca html5 em vez de flash)
Isso mesmo html5, quero poder ver o video em meu iPad
A qualidade do vídeo do pit stop é risível…
Não é possível que ainda trave no meio!!!!
Nós, expectadores, e você, apresentador, merecemos mais que isso!!!
Não tive problema algum, qualidade excelente. Talvez risível seja sua concessionária de internet ou sua banda.
empresa que fabrica escavadeiras vai patrocinar barriquello!!! agora que a carreira dele vai literalmente PRO BURACO..HSAUHSUAHSUAHSUHASUHAUHS
Assisti o Mário Andretti correr, na época do Fittipaldi, também junto com Michael Andretti, tanto que quando Michael foi para a Fórmula 1, achei que seria uma ameaça a Senna. Mas depois que ele apagou na largada na primeira corrida, isso por ele não ser acostumado a largar parado, eu vi que poderia não ser bem assim. Mas Michael foi bem naquele único ano em que ele correu na F1. E sobre o Rubinho, quero ver Rubinho correr esse ano na Indy. Se eu não acompanho a Indy a muito tempo, esse ano vou voltar a acompanhar. E pelo jeito não sou só eu que estou pensando assim, parece que todos os fãs de automobilismo vão querer fazer o mesmo.
E não é cola da internet. Tá na lembrança. Abs.
Então, o Mário Andretti foi o melhor piloto dos Eua que disputou na F-1, não é mesmo? E talvez o último piloto norte-americano campeão da F-1, certo? Mas então, atualmente, por que será que os pilotos dos Eua nunca ou quase não se dão bem correndo na F-1? Alguém aí pode explicar o por que?
Ola
Boa noite Regis
O mario Andretti nao foi o unico Americano campeao de F1 em 1961 teve o Phill Hill Americano correndo com a Ferrari, foi campeao do mundo, ele e Mario Andretti sao os unicos Americanos campeoes do mundo de Formula 1
A cultura norte americana é andar nos seu carros de rua com câmbio automático. Bem se dizer lá todos os carros são automáticos com exceção aos esportivos. Isso quer dizer que eles (os americanos) podem possuir um lado atrofiado também por causa disso. Entre reduzir marchas para fazer uma curva de média a baixa velocidade entre outras habilidades nescessárias contam para que eles não sejam muito bons nisso, interferindo isso inclusive nos câmbios borboleta. Ou seja, americano não sabe cambiar, e lá vc tira a CNH com carro de câmbio automático. Nos carros de rua, usar a embreagem então se torna algo de se fazer um “curso” para eles.
Porque ele é Italiano. Nao é americano.
Ahahahahahaha!
Boa pergunta. Um dos motivos pode ser a cultura americana em andar em pistas ovais e largar em movimento. Isso faz com que eles sejam “facões” em circuitos mistos e etc. Eles também priorizam muito o que é deles, como baiseball e futebol americano, tanto que em muitos esportes, os campeonatos são denominados “mundias” (mundiais disso, daquilo, beiseball e etc.), e no fim são campeonatos disputados entre eles mesmos, dentro do país. Mas acredito, que eles não costumam ser muito bons mesmo em modalidades do aultomobilismo onde se exige habilidades de andar em circuitos retrancados, largarem parados. Na verdade eles são bons em linha reta como nos dragsters. E ovais com curvas inclinadas, são as maiores simulações de uma reta contínua. Pois pelo fato das curvas seren inclinadas, isso possibilita que o piloto faça a curva com o pé em baixo, compensando a “força centrífuga” que faria os carros saírem rodando para o lado de fora da pista. Mas no fim é pq eu acho que eles não são tão bons mesmo. É um que outro só que se destaca. Abs.
Sim, mas eu estava falando do Michael, filho do Mário. Mário não é do meu tempo. Abs.