Barcelona, dia 4
24/02/12 15:18Parem as máquinas! Kobayashi, o mito, liderou uma sessão de testes.
Aos tempos:
1º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1min22s312 (145 voltas)
2º. Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 0s249 (134)
3º. Paul di Resta (ESC/Force India), a 0s807 (101)
4º. Jenson Button (ING/McLaren), a 0s888 (115)
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s251 (103)
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1s462 (85)
7º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 1s480 (92)
8º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s531 (139)
9º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham), a 4s656 (70)
O japonês cravou seu tempo pela manhã e não foi superado por ninguém pelo resto do dia.
Único brasileiro na pista, Massa se dedicou a testes de pneus e ficou em quinto.
A Sauber vai ganhar corridas? Em situações normais, não. Vale, para Koba, o que comentei ontem sobre Maldonado.
Chamou a atenção, sim, o número de voltas de todo mundo nos dois últimos dias de testes. Tanto ontem como hoje, todos superaram o número de voltas do GP da Espanha, 66.
Até agora, nas duas baterias de testes realizadas, Kobayashi foi o piloto que mais andou, acumulando 1.933 km. Entre as equipes, o recorde é da Williams, com 3.756 km.
Como já destaquei no post logo abaixo, a última sessão de testes acontece na semana que vem, lá mesmo, em Barcelona.
torcendo pro koba san vencer uma!
Galera, um vídeo que vale à pena: o Honda NSX que era do Senna foi testado pelo Estadão.
http://www.youtube.com/watch?v=2PSP0c5dAMk
Legal! Koba na ponta. E para o Massa: Ele precisa mais é que testar pneus mesmo.
Se esse japonês estivesse na MacLaren ou até mesmo na Redbull garanto que seria campeão.
Posso dizer que a Red Bull ainda é a equipe a ser batida, mas a McLaren está agora bem perto. A Ferrari por outro lado caiu bastante, o carro é ruim e acho que pode ficar atrás da Mercedes.A Williams mesmo com o motor Renault e de uma nova equipe técnica vai continuar lá atrás e somente na frente daquele resto, ou seja precisa de tempo e um trabalho bom contínuo para subir novamente. A Renault Lotus que vinha caindo desde o ano passado caiu ainda mais e deve ficar atrás da Force India e Sauber. Falando da Ferrari novamente, não vou ficar surpreso se o Domenicali for demitido, pois o Alonso já não consegue esconder que o carro novo é uma porcaria, uma grande decepção, também deve seguir a Williams e promover uma mudança radical na equipe técnica. Por fim, o título deve ser disputado pelos pilotos da Red Bull e McLaren, mas torço para que a Mercedes consiga pelo menos uma vitória, e o Kobayashi um lugar no pódio.
Nossa Koba 1:22:312
7s + que Fisichella em 2005
Testes são testes
parece que nessa sessão de testes em barcelona as equipes intermediarias como (Williams,Sauber,etc.) lideraram enquanto as grandes como ferrari mclaren so ficaram olhando palhasada tio.
fernando concordo totalmente com voce este garoto e bom realmente chega de ser capacho da ferrari chega,chega.
Pessoal da velocidade, a nossa esperança ainda vai disputar a gp2 Felipe Nasr, torço para que esse piloto seja diferente de Barrichelo, Massa, Piquet jr, quando ele chegar a f1 espero que ele não va para ferrari.
Vamos torcer para os brasileiros so nos resta isto ,todos nos estamos com um nó na garganta afinal sao 19 anos sera que vai ter que ser um senna de novo …
Eu não torço pra ninguém. Eu torco pelo esporte. Que se preserve a F1 e parem com jogos de equipe escancarados e que denigrem a imagem da F1. A começar por aquela joça vermelha que se intitula Ferrari. O comendador Enzo deve estar se remoendo no túmulo de vergonha da palhaçada que esses caras fizeram com F1.
Muito bom ver o Kobayashi voando baixo, mas testes de pré-temporada não são confiáveis. O que acontece lá só interessa mesmo às equipes e pilotos, e se querem mesmo saber como poderá ser esta temporada, saibam avaliar as declarações dos pilotos, ou então esperem começar a temporada na Austrália.
Seria bom que fosse evitado ler o que Fábio não escreveu, bem como interpretar erroneamente o que é dito. Assim como nós, ele também acompanha a Formula 1 e tem seus pilotos preferidos. Qual é o problema? É a opinião dele, não é crime manifestar opinião, desde que ela não ofenda ninguém.
Se a verdade fosse realmente dita: Barrica foi PAGO para passar pneus p/ MSC,
Massa tambem,
que foi mais barato manter o Massa diante da saida do Kimi,
Barica foi contratado pela Brawn por 4 provas,
que diante do fato do Jason ter aberto, ele ficou recebendo por corrida e pontos feitos,
Que o Massa recebe para passar pneus p/ Alonso,
e que o Bruno comprou vaga em 2012,
veriamos que nao ha a menor chance de termos um vencedor, ainda que tenham gabarito e bagagem, porem nao existe coragem para assumir a condicao contratual a que eles se dispuseram a correr.
Basta de Ufanismo…
Deixemos isso para o Galvao…
isso não é esporte de beira de estrada, não se passa pneus, pois é proibido e existe uma fiscalização absurda, deixa de ser bobinho.
a respeito de pilotos pagantes, vamos a lista
alonso, bota 60 milhoes na ferrari (investimento do banco)
petrov
maldonado
Kova
peres
senna
Hulkenberg
Grosjean
pelo menos esses pagam, os outros menos, mas tb pagam, a vida é dura, hj em dia a coisa tá feia e sem pagar não corre.
Esse negócio de torcer contra(estilo Globo-Galvão), é pura imbecilidade!!! Sempre recordo do GP Brasil 2009 onde alguns globais disparavam:
“VAMOS SECAR O BUTTON!!!”
Pra que isso? Rubens largava na pole e Button lá no meio do pelotão, será que precisa jogar praga no rival, estão com tanto medo assim?
Legal é bater o rival na pista sem depender de abandonos! Eu tive minhas torcidas na F1, mas não ficava torcendo para o carro outro piloto quebrar, bater ou pegar fogo.
Desejaram muito isso, para certo alemão no passado(hoje a bola da vez é espanhol), jogar praga não deu certo, a ZICA sempre voltou para os pilotos brasileiros.
O que manda no final é trabalho e talento:
“Eu tive a CAPACIDADE de ser campeão, sem depender dele quebrar, errar ou se machucar”
Isso sim é conquista! Lembre-se, tudo que vc deseja de bem ou mal para os outros, uma hora volta tudo pra vc….pode ser coisa boa ou ruim!
Menos pachecada vamos se bons perdedores, que vença o melhor, se o seu favorito chegou atrás é porque faltou algo, não adianta choramingar arrumando culpados.
Tente outra vez(foda é tentar 19 anos e ficar na “abóbora”), se ocorreu…é porque faltou algo. E não adianta culpar jogo de equipe, ninguém faz nada sozinho, se tem quem aceita, paciência! Em alguns casos isso é inevitável, outros erros da equipe.
Peterson(78) e Villeneuve(79), poderiam ser campeões, mas ordens da equipe não permitiram. Niguém ficou satanizando Lotus ou Ferrari por isso, ambos morreram sem ser campeões. Na sua melhor chance, fora impedidos…
Finalizando, no GP Brasil 09 “secaram” tanto Button, que ele acabou fazendo uma grande corrida, e o pior, chegou a frente de Rubens! Alguém lembra qual deles teve um pneu furado durante a prova corrida?
aH VERDADE!!!
é complicado, pra quem entende um pouco de esporte, isso é a realidade, mas o ufanismo do galvão, chama público leigo, só a boca dele, responde por em torno de 12 pontos do ibope, é duro não deixar o cara narrar.
Estou vendo agora a etapa de gelo de bobslad, skeleton e ludge, os atletas, são todos amigos, todos se ajudam e o comentarista diz que eles são adversários, porém o inimigo é o relógio e não os outros atletas, achei isso o máximo da essência do esporte.
Se você for para o site oficial da F1 (www.f1.com), na materia “Kobayashi leads final day” tem um trecho onde o engenheiro chefe de pista da Sauber Giampaolo Dall’Ara fala “[…] Before lunch Kamui did QUALIFYING RUNS […] Kamui started with the medium [tyre] compound before he used two sets of super soft tyres”
Mistério resolvido: pouco combustível, pneus
propícios (super mácio) e deliberadamente tentando procurar tempos baixos. Com isso a Sauber também abriu o jogo da Williams (o que todos ja suspeitavam).
Muito complexo analisar os tempos, única base que encontrei foi comparar os carros mais rápidos nessa semana com a classificação de grid em 2011 na mesma pista, todos se classificaram com pouca gasolina, e geralmente estavam com pneus moles. Outro dado, quem fez mais voltas é bom sinal, o carro ficou longe de problemas, mais tempo na pista e menos no boxe é sinal de confiabilidade.
O problema é que, nesses treinos alguns carros usaram pneus super-moles, aí é complicado saber quem fez isso e com quanto de gasolina.
Foram multi-configurações a testar(classificação em volta lançada\ tanque cheio, médio e quase vazio simulando corrida\ os vários tipos de pneus\ ritmo de corrida no começo, meio e fim de prova, fora a durabilidade do equipamento). Como podem ver, não tem molesa não existe “almoço pronto”, ninguém fica brincando de vídeo-game.
Agora, imagina fazer tudo isso com carro completamente novo e complexo como é o caso da Ferrari. A mídia italiana fica em cima da Ferrari como o Brasil fica em cima da seleção brasilera de futebol, exigem resultados!!!
Os melhores tempos na semana ficaram assim:
Dia 24: Kobayashi 1m22s312(145 voltas), em 2011 a melhor Sauber largou com o tempo de 1m23s367
Dia 23: Maldonado 1m22s391(106 voltas), em 2011 largou com o tempo de 1m22s952.
Dia 22: Hulkenberg 1m22s608(112 voltas), em 2011 a melhor F.India largou com o tempo de 1m26s126.
Dia 21: Vettel 1m23s.265(79 voltas), em 2011 largou com o tempo de 1m21s181.
Melhor volta da corrida em 2011 foi de Alonso com 1’26”727
Deu para observar que, as equipes de ponta não se preocuparam em fazer tempos rápidos, e sim acertar o carro. As equipes inferiores capricharam nos tempos, com certeza para conseguir mais patrocinadores. De todas, a que mais convenceu na pista foi a F.India.
Os dias vão passando e os tempos vão caindo(o tempo da F.India nessa pista da Catalunha melhorou um absurdo em relação a 2011), e a Lotus precisa da autorização para treinar, sem isso vai ficar em um baita prejuízo. Lembrando que início de março as equipes voltam a testar nessa mesma pista, e os tempos devem cair mais ou não, a FIA já quer mudar a regra em relação aos escapamentos.
http://www.corridadeformula1.com/fim-da-palhacada-fia-vai-acabar-com-buraco-na-regra-dos-escapamentos-afirma-autosport/
Lembrando que o aquecimento e consumo de pneus é fator chave na hora de desenvolver o carro, a Mercedes sofreu muito com isso em 2011 em várias provas.
Fora isso, o piloto tem que dar a sorte de “casa” com o carro, Webber e Massa são bons exemplos, e admitiram que tiveram problemas com os pneus em 2011. Olha o caso do Felipe, tecnicamente enfrentou dificuldades com o carro o ano todo, e durante as corridas sofreu com erros de boxes, quebras, alguns erros ao volante, acidentes na pista(foram 6 toques com Lewis durante o ano).
Lembrando que o fator mental é fundamental, Lewis sofreu com isso o ano todo, por isso, foi superado por Button em várias corridas, isso com Lewis largando a frente na maioria das corridas.
Veja como foi o último treino dessa semana, dia 24, minuto a minuto:
Home:
http://totalf1.com/full_story/view/407637/Live_timing_for_Barcelona_test_Day_1/
Em seguida, clique em: LAUNCH LIVE TIMING
Última etapa, clique em: CLICK HERE
Use a barra de rolagem pra ver os tempos abaixo da página, minuto a minuto!
Outra dica boa é clicar em:
“mostrar o gráfico de voltas em ordem cronológica normal (últimas voltas no fundo)”
Assim as últimas voltas ficam na parte de cima da página, e não lá no final, fica ao gosto de cada um!
Marcelo em analise mais detalhada observe que: Koba andou l45 voltas e melhorou 1s,Maldonado andou 106 voltas
melhorou 0,561 centésimo de s. Vettel que andou 79 voltas melhorou 2s,084 centésimos , portanto a Red Bull está mais
uma vez na ponta não tem para ninguém está é minha opinião .abs
Concordo. Vai ser uma chatice novamente.
Fábio, faz um comparativo com os tempos do ano passado. Qual foi a pole de Barcelona em 2011? Qual o tempo do Koba e do Maldonado ano passado?
A pole foi do Webber, 1min20s981. Maldonado largou em 9º, com 1min22s952. Koba saiu em 14º, com 1min23s702.
Abs
Então quer dizer que aqueles bicos lindos estão fazendo efeito?
Sera porque o bruno não fez op mesmo tempo do kob .
Ronan , em Jeres Bruno marcou tempo 1.20,132 s, Kob marcou 1.19,834 s difer= 0,298 centésimos , já em barcelona Bruno teve dar o volante para pé na bottas ,não pode treinar mais, em virtude disso o Kami
deitou e rolou sem tirar o merito só que não deu para tirar uma base melhor, a pista barcelona é seletiva, tanto que os tempos passaram pa 1.22.312 , enquanto em Jeres o tempo foi 1.17,613 com Nico , neste é o mais próximo da realidade endependente de quem vai pra ponta , cada pista tem um traçado e velocidade totalmente diferente certo? agora que será interessante acompanhar este ano será o trabalho dos projetistas e dos engenheiros carros diferentes, o desenho vai trazer novas aerodinamicas no carro
aguarde para inicio na Australia , não vejo Ferrari na dispota deste ano o carro
nasceu com defeito aerodinamico o Alonso
tá P.da vida e Massa já tá dia contado e só um escudeiro de luxo , piloto muito bom só que e colega de Choroso não dá
relembre caso Piquet, relembre caso Lewis
eu tenho a força eu só invensível He-Man.
Quando a ferrari for campeã os antiferraristas vão chorar muito, Alonso ou felipe ganha o campeonato de pilotos a ferrari campeã de construtores…, amigos todos que cornetaram o grande felipe, piloto dum talento incrível, vao chorar dizendo que foi marmelada da fia etc e tal, mas essa é a realidade esse ano amigos os carcamanos vão ri muito pode crer.
não existe anti ferrari, existe a realidade, ela é muito cruel pro lado da ferrari, na realidade, não cruel da ferrari, mas muito boa pra red bull
adoraria ver felipe massa vencendo gps, ganhando do alonso, mas é sonhar demais
me desculpe christiano,mas existe anti-ferrari sim… COM MUITO ORGULHO EU SOU UM DELES!
Só pode ser orgulho de corno otário !!!!!!!!!!!!!!!
Mario Costa,voce não deve fazer seus comentarios com ofenças…mas se voce quer falar de corno poderiamos chamar um especialista no assunto: O SEU PAI!!!que tal? desse assunto ele entende bem.
Existe. Eu sou um Anti-Ferrai!
Olha só. Eu também sou anti ferrari. No esporte. Pois uma equipe que não respeita o próprio esporte do qual participa, não me passa qualquer credibilidade.
Ferrari? Aquela ex-grande equipe de fórmula 1? Que agora deve ser a 4 ou 5ª força do grid? Cara, a Ferrari esta pagando por tudo que ela fez de ruim a fórmula 1 nos últimos 10 anos. Eu torço muito para que eles continuem assim: capengas, sem rumo e sem chances.
Felpe massa falou que a ferrari ja sabe o que fazer para chegar onde eles querem chegar ou seja o blefe acabou pelo menos da parte de felipe massa vamos ver o que Alonso vai falar nas próximas semanas, então ferraristas a ferrari vai ser a campeã fazendo barba cabelo e bigode.
pronto, felipe disse que tá tudo bem, vamos todos durmir felizes agora =)
santa ingenuidade …..
cravo aos iludidos.
ferrari anda atras da mercedes, red bull e maclaren, so alonso pra se meter no meio em algumas corridas.
massa ja era ser antes mesmo de ter sido.
HAAAA… como é bom olhar a lista de tempos e não ver o nome de um certo piloto nela…
Amém.
GLÓRIA DEUS, SENHOR!!
E AI ANDRÉ…BLZA – TU NÃO TEM NENHUM STAND UP PRONTO PARA O MASSA NÃO? ESSE AI É OUTRO QUE LOGO LOGO VAI PRECISAR DAQUELA TUA ORAÇÃO.
vamos tentar preparar um??? manda algumas ideas ai…abs.
E AI FERA…PO…NO MOMENTO NÃO VEIO NENHUMA INSPIRAÇÃO PARA UM STAND UP PRO MASSA…MAS SEI QUE TU TEM TALENTO E MUITO PRA MANDAR AQUELAS QUE SÓ TU SABE MANDAR – ESSE ANO, TO ACHANDO QUE NÓS VAMOS PRECISAR RIR MUITO PRA NÃO CHORAR – TO ACHANDO QUE VAI SER MAIS UM ANO DE VEXAME PRO BRASIL NA F1 E VAI DAR VETELL OUTRA VEZ DE LAVADA OU ALONSO. SENDO ASSIM, TO APOSTANDO NO TEU TALENTO PRA NOS FAZER RIR…VAMO LÁ…E SE O BRUNO ABRIR PRO MALDONADO PASSAR, NÃO JOGA A TUA TV PELA JANELA NÃO…MANDA ELA PRA MIM QUE EU VO QUERER, VALEU?
Olá Fábio, comentário sobre o blog e não sobre o post, acesso no iphone os blogs de esportes pelo uol e o seu está desatualizado lá, não alteraram o link para o blog novo, então o último post lá é o “Casa Nova”, pede pra verificarem ai!
o link que aparece isso pra mim é:
m.uol.com.br/blogs/esporte/
Luiz, vou pedir para verificarem. Obrigado.
Abs
ANDO MUITO CURIOSO,PORQUE A TODOINSTANTE LEMBRAM O TULIMA E NINGUEM FALA DO MASSACRE DE 4 DE DEZEMBRO,NAO A CHA MUITA PROTECAO A ESSE TIME DO SANTOS FORMADO POR UM JOGADOR SO,SEM ELE MURICY JA TERIA RODADO PARA MAIS UM CLUBE.
Fábio, acredito que possamos justificar os bons tempos do Maldonado, na Williams, em razão do motor Renault que equipa o carro de 2012.
Vamos ver o verdadeiro filme, porém, somente na Austrália, mês que vem.
A caterham também tá de motor renault…
Além do fato do motor , existe o fato da bottas pilotar a carro quarta feira, o que de fato atrapalhou este filhote de F
não é para alarde , mas este piloto de teste vai atrapalhar assim como Wurz mentor psicologica por idade avançada , 15 anos sem ser campeão e a Williams contratou este para ser consultor para
dar palpite aos piloto titular . Não vai dar certo caso este meta-se em palpites nas provas , fazendo com que sua idéia passe para o Investidor da Williams , Franck fica de olho porque a equipe está nascendo
para brilhar e os pilotos são jovens promessas não devem ficar inseguro deixe os caras pilotar .
hehhe poderia ser o Jaspion
Kobayashi, o Jiraya da Fórmula 1!
Não, é o Kobazilla!
Sem dúvida nenhuma, a exemplo de Kubica, piloto da Polônia, mais uma vez a F-1 contemporiza com mais um talento nato nas pistas.
O Kobayashi tem talento de sobra pra pilotar carros de ponta e que pode sim e porque não ser candidato à títulos.
Um raro piloto japonês que de fato pode com toda certeza dar um mundia de pilotos de F-1 para o Japão. Vale lembrar que estes raros talentos, demoram muito tempo para surgirem e o Koba, finalmente, é o piloto que os japoneses sempre sonhavam em representar seu país. Mas, infelizmente na F-1, alguns pilotos talentosos mesmo correndo e disputando corridas na categoria, precisam contar com a sorte para correr numa equipe de ponta e que, há vários desafios e etapas dentro da própria F-1. O que Kobayashi faria se estivesse pilotando uma RBR, uma McLaren, uma Mercedes ou até mesmo com uma Ferrari? Com certeza o Koba seria um piloto de um outro planeta.
A F-1 para os brasileiros apenas para quem gosta do esporte. Não temos mais pilotos de raça, apenas um fantoche na Ferrari, um sonhador a lingo prazo na Willians, não pilotos que briguem por alguma coisa. O lado positivo é um ciclo lamentável que se encerra. Há meu Deus, por que o Senna não correu 20 anos????