Para os sherlocks
22/02/12 09:47O Wanderley Augusto, aplicado aluno do bacana curso de F-1 da Casa do Saber, mandou um mistério a ser solucionado por vocês nesta Quarta de Cinzas…
“Recebi algumas fotos do meu irmão, que também é jornalista, que ele tirou em Interlagos no final dos anos 60, começo dos 70. Ela achava que podiam ser da F1, mas não consegui reconhecer e acho que não são. Ele tem aproximadamente 40 negativos e me mandou três para ver se reconheço. Você consegue me ajudar ?”
Alguém?
Numero 8 Ronnie Peterson, com certeza!
Detalhe para o marketing da época funcionando: patrocínio da Vick no “nariz” do carro!
Esses carros pelo jeito “não são” de Fórmula 1. Por causa daquelas entradas de ar na lateral (acho que são entradas de ar, humildemente, ou algum tipo de suspiro), no lado do motor, na parte traseira. Aquele detalhe é típico de carros de Fórmula 3 ou Fórmula Ford.
Remendando: Fórmula Ford não é.
Eu assisti essa corrida, tem um link com fotos http://www.obvio.ind.br/Emerson%20Fittipaldi.htm
Eu assisti esta corrida em Interlagos. É da corrida de F-2 realizada no final dos anos 60 ou começo dos 70, não me lembro. A primeira e/ou a terceira foto é do Peterson, a segunda não lembro. Valeu pelas fotos, boas lembranças. Abs ao fotografo e ao blogueiro.
Como disse o Fábio, no diua 22.o2, foi um Torneio com provas em Interlagos e Tarumã. Eu era fiscal de pista nessa provaq(Bandeirinha), e estava antes da entrada da curva um(01) em Tarumã, Salvatti errou a tomada e foidireto no guardraid, passando por baixo(estava fora da norma,alto), e foi degolado. Foi a primeira morte neste autodromo. Correram Emerson, Wilson, Luizinho Bueno, Pace, Petersonj, Gran Hill(tenho uma nota de $50 cruzeiros assinada por ele num boteco em Viamão após a prova), Na quela epoca todas corriam na F2 entre as corridas de F1, abraços
Pessoal, alguém tem, ou sabe de algum site com o registro desta corrida. Alguma coisa como os nomes dos pilotos e os números dos carros, assim quando recuperar os outros negativos fica mais fácil de identificar.
Prometo compartilhar com o Fabio as melhores fotos.
temporada 71/72 F2 no brasil. aperitivo para a corrida de F1 que viria no mesmo ano, mesmo sem contar pontos naquele ano. parabens a dono das fotos, presenciou a historia do brasil diante dos olhos.
Por acaso ele teria tb fotos dos 500 kms de 72?
Egidio, meu irmão comentou de ter ido assistir algumas 500 em Interlagos e provavelmente deve ter fotos.
O duro é que ele tem um arquivo enorme, mas se achar alguma coisa peço para o Fabio colocar no blog.
É o Torneio Brasileiro de F2 de 1971; o #10 é o March de Mike Beuttler, o #3 é o Brabham de Bob Wollek e o #8 é o March de Ronnie Peterson. O torneio teve duas etapas em Interlagos e uma em Tarumã, em que morreu o piloto Giovanni Salvatti.
Não tenho certeza, mas acho que o Salvatti (uma maluco, diga-se) morreu em um F3 e não em um F2.
Hardy, na boa. http://it.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Salvati
FS, no dia que o Fritz Jordan deu uma voadora no David Walker na temporada de F3, que o Scavone havia trazido no início de 71, o Luizinho, junto com o Fritz em um churrasco nos contou: Ah, eu perdi a calma e ia pegar o italiano, jogavam pesado os europeus. Mas depois que o Fritz nos vingou, deixei prá la. Imagina que, depois ele bateu e morreu no fim do ano na nossa frente querendo passar o Wilsinho….
Eu disse que não tinha certeza.
Obrigado pela correção.
Prezado Fábio,
Em uma F1 com pesados investimentos em tecnologia e recursos abundantes, você tem alguma explicação técnica para a opção pelo “degrau” que deixou 99% dos carros do grid horríveis? Esta é a melhor opção aerodinâmica?
Tem uma explicação aqui: http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2012-02-05_2012-02-11.html#2012_02-06_19_33_58-11074102-0
Abs
Final de Outubro e 1º de novembro 71. F2 trazida pelo Antonio Carlos Scavone, O CARA que trouxe a F1 para o Brasil. Esta etapa serviu para confirmar a F1 em março de 72.
10- Mark Beuttler March, 3- Bob Wollek Brabham e Peterson de March.
Wanderley, se nos negativos tiver o nº11 Luizinho, avisa ai!
Dú, estou louco para dar uma olhada nos outros 37 negativos !
Vou procurar e se achar vejo um jeito de avisar.
Fábio vc tem que colocar um “post anteriror” e “post posterior” pois vim à procura do pitstop que vc tinha postado na terça e tive que ir pelo endereço da url do site e procurá-lo.
Caro felipe, é só voce clicar na faixa laranja na parte superior do blog no nome do Fabio, que irão aparecer todos os últimos posts. Abs
No lado direito tem as últimas postagens.
O Pitstop ainda tá lá.
Pelas minhas pesquisas, todas as fotos são do GP do Brasil de Fórmula 2 de 1971. A primeira imagem não tenho certeza, mas parece ser Ronald Rossi. A segunda é de Bob Wolleck. E a última, de Ronnie Peterson.
Espero ter ajudado.
Abs.
Gabriel.
Só para completar, segue um vídeo desta prova, com narração de Alberto Cury. A Globo passou em um “Baú do Esporte” de uma transmissão da F-1: http://www.youtube.com/watch?v=mP-Bf1QoCDM
São carros de F2 o primeiro e o terceiro March BMW e o do meio um Brabham Ford
Nesta época me parece que estes March usavam, em sua maioria, motores Novamotor-Ford, inclusive o de Peterson.
Sim são 3 F2…O 1o e 3o são March, o 3o é o Ronnie Peterson. O 2o carro é uma Brabham. Aliás eu também estava lá…..foram corridas muito legais e no ano anterior teve F3 e no anterior ainda teve FFord……….assisti todas.
Sim, eu também estava lá.
Aliás o Emerson venceu quando somente conseguiu superar Peterson, após trapalhada de um retardatário( Ronald Rossi). Abriu uma grande vantagem e venceu a segunda bateria e a prova.
(Peterson tinha vencido a primeira por uma margem menor)
Foi demais.
F2 em 70/71. Evento que trouxe ao Brasil diversos pilotos da F1 (Emerson, Wilsinho, Pace, Hill, Ronny Peterson e muitos outros). Uma especie de festival que durou dois ou três finais de semana. Isso se a minha memória não me trair…
Que eram carros de F1 isso eram. Agora quais equipes aí deixo para o papa deste blog.
Imaginar que eram os tops de tecnologia…. Fantástica Old F1
São F2 e na terceira foto é o Ronnie Peterson.
Mistério? Interessante. Vejo que as fotos 1 e 3 mostram esses carros com um designer bem arrojado para a época e com certeza serviram de modelos para os carros da temporada de 2012, se repararem na parte frontal dos carros, dá pra entender a coincidência, ou não?
Só uma dúvida, esses carros eram da geração MOTOR TURBO?