Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Para os sherlocks

Por Fábio Seixas
22/02/12 09:47

O Wanderley Augusto, aplicado aluno do bacana curso de F-1 da Casa do Saber, mandou um mistério a ser solucionado por vocês nesta Quarta de Cinzas…

“Recebi algumas fotos do meu irmão, que também é jornalista, que ele tirou em Interlagos no final dos anos 60, começo dos 70. Ela achava que podiam ser da F1, mas não consegui reconhecer e acho que não são. Ele tem aproximadamente 40 negativos e me mandou três para ver se reconheço. Você consegue me ajudar ?”

Alguém?

 


 


 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. eduardo comentou em 29/02/12 at 15:04

    Numero 8 Ronnie Peterson, com certeza!

  2. Thiago Hyppolito comentou em 23/02/12 at 14:33

    Detalhe para o marketing da época funcionando: patrocínio da Vick no “nariz” do carro!

  3. Alex Xavier comentou em 23/02/12 at 0:28

    Esses carros pelo jeito “não são” de Fórmula 1. Por causa daquelas entradas de ar na lateral (acho que são entradas de ar, humildemente, ou algum tipo de suspiro), no lado do motor, na parte traseira. Aquele detalhe é típico de carros de Fórmula 3 ou Fórmula Ford.

    • Alex Xavier comentou em 23/02/12 at 0:56

      Remendando: Fórmula Ford não é.

  4. Sergio comentou em 22/02/12 at 21:18

    Eu assisti essa corrida, tem um link com fotos http://www.obvio.ind.br/Emerson%20Fittipaldi.htm

  5. Ioannis comentou em 22/02/12 at 20:52

    Eu assisti esta corrida em Interlagos. É da corrida de F-2 realizada no final dos anos 60 ou começo dos 70, não me lembro. A primeira e/ou a terceira foto é do Peterson, a segunda não lembro. Valeu pelas fotos, boas lembranças. Abs ao fotografo e ao blogueiro.

  6. Jose Antero Lopes comentou em 22/02/12 at 20:10

    Como disse o Fábio, no diua 22.o2, foi um Torneio com provas em Interlagos e Tarumã. Eu era fiscal de pista nessa provaq(Bandeirinha), e estava antes da entrada da curva um(01) em Tarumã, Salvatti errou a tomada e foidireto no guardraid, passando por baixo(estava fora da norma,alto), e foi degolado. Foi a primeira morte neste autodromo. Correram Emerson, Wilson, Luizinho Bueno, Pace, Petersonj, Gran Hill(tenho uma nota de $50 cruzeiros assinada por ele num boteco em Viamão após a prova), Na quela epoca todas corriam na F2 entre as corridas de F1, abraços

  7. Wanderley Augusto comentou em 22/02/12 at 16:17

    Pessoal, alguém tem, ou sabe de algum site com o registro desta corrida. Alguma coisa como os nomes dos pilotos e os números dos carros, assim quando recuperar os outros negativos fica mais fácil de identificar.

    Prometo compartilhar com o Fabio as melhores fotos.

  8. egidio manoel comentou em 22/02/12 at 13:38

    temporada 71/72 F2 no brasil. aperitivo para a corrida de F1 que viria no mesmo ano, mesmo sem contar pontos naquele ano. parabens a dono das fotos, presenciou a historia do brasil diante dos olhos.
    Por acaso ele teria tb fotos dos 500 kms de 72?

    • Wanderley Augusto comentou em 22/02/12 at 16:15

      Egidio, meu irmão comentou de ter ido assistir algumas 500 em Interlagos e provavelmente deve ter fotos.

      O duro é que ele tem um arquivo enorme, mas se achar alguma coisa peço para o Fabio colocar no blog.

  9. Fabio comentou em 22/02/12 at 13:18

    É o Torneio Brasileiro de F2 de 1971; o #10 é o March de Mike Beuttler, o #3 é o Brabham de Bob Wollek e o #8 é o March de Ronnie Peterson. O torneio teve duas etapas em Interlagos e uma em Tarumã, em que morreu o piloto Giovanni Salvatti.

    • Hardy comentou em 22/02/12 at 15:27

      Não tenho certeza, mas acho que o Salvatti (uma maluco, diga-se) morreu em um F3 e não em um F2.

      • Dú comentou em 22/02/12 at 15:44

        Hardy, na boa. http://it.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Salvati

        FS, no dia que o Fritz Jordan deu uma voadora no David Walker na temporada de F3, que o Scavone havia trazido no início de 71, o Luizinho, junto com o Fritz em um churrasco nos contou: Ah, eu perdi a calma e ia pegar o italiano, jogavam pesado os europeus. Mas depois que o Fritz nos vingou, deixei prá la. Imagina que, depois ele bateu e morreu no fim do ano na nossa frente querendo passar o Wilsinho….

        • Hardy comentou em 23/02/12 at 9:10

          Eu disse que não tinha certeza.
          Obrigado pela correção.

  10. Gilson comentou em 22/02/12 at 12:16

    Prezado Fábio,
    Em uma F1 com pesados investimentos em tecnologia e recursos abundantes, você tem alguma explicação técnica para a opção pelo “degrau” que deixou 99% dos carros do grid horríveis? Esta é a melhor opção aerodinâmica?

    • Fábio Seixas comentou em 22/02/12 at 14:22

      Tem uma explicação aqui: http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2012-02-05_2012-02-11.html#2012_02-06_19_33_58-11074102-0
      Abs

  11. Dú comentou em 22/02/12 at 11:20

    Final de Outubro e 1º de novembro 71. F2 trazida pelo Antonio Carlos Scavone, O CARA que trouxe a F1 para o Brasil. Esta etapa serviu para confirmar a F1 em março de 72.
    10- Mark Beuttler March, 3- Bob Wollek Brabham e Peterson de March.
    Wanderley, se nos negativos tiver o nº11 Luizinho, avisa ai!

    • Wanderley Augusto comentou em 22/02/12 at 16:14

      Dú, estou louco para dar uma olhada nos outros 37 negativos !

      Vou procurar e se achar vejo um jeito de avisar.

  12. Feliep comentou em 22/02/12 at 10:47

    Fábio vc tem que colocar um “post anteriror” e “post posterior” pois vim à procura do pitstop que vc tinha postado na terça e tive que ir pelo endereço da url do site e procurá-lo.

    • Marcelo comentou em 22/02/12 at 11:52

      Caro felipe, é só voce clicar na faixa laranja na parte superior do blog no nome do Fabio, que irão aparecer todos os últimos posts. Abs

    • Raphael comentou em 22/02/12 at 12:09

      No lado direito tem as últimas postagens.
      O Pitstop ainda tá lá.

  13. Gabriel Araújo comentou em 22/02/12 at 10:47

    Pelas minhas pesquisas, todas as fotos são do GP do Brasil de Fórmula 2 de 1971. A primeira imagem não tenho certeza, mas parece ser Ronald Rossi. A segunda é de Bob Wolleck. E a última, de Ronnie Peterson.

    Espero ter ajudado.

    Abs.
    Gabriel.

    • Gabriel Araújo comentou em 22/02/12 at 10:50

      Só para completar, segue um vídeo desta prova, com narração de Alberto Cury. A Globo passou em um “Baú do Esporte” de uma transmissão da F-1: http://www.youtube.com/watch?v=mP-Bf1QoCDM

  14. Ronald comentou em 22/02/12 at 10:44

    São carros de F2 o primeiro e o terceiro March BMW e o do meio um Brabham Ford

    • Leduard comentou em 23/02/12 at 11:04

      Nesta época me parece que estes March usavam, em sua maioria, motores Novamotor-Ford, inclusive o de Peterson.

  15. Ricardo Tolosa comentou em 22/02/12 at 10:35

    Sim são 3 F2…O 1o e 3o são March, o 3o é o Ronnie Peterson. O 2o carro é uma Brabham. Aliás eu também estava lá…..foram corridas muito legais e no ano anterior teve F3 e no anterior ainda teve FFord……….assisti todas.

    • Hardy comentou em 22/02/12 at 11:42

      Sim, eu também estava lá.
      Aliás o Emerson venceu quando somente conseguiu superar Peterson, após trapalhada de um retardatário( Ronald Rossi). Abriu uma grande vantagem e venceu a segunda bateria e a prova.
      (Peterson tinha vencido a primeira por uma margem menor)
      Foi demais.

  16. Silvio comentou em 22/02/12 at 10:20

    F2 em 70/71. Evento que trouxe ao Brasil diversos pilotos da F1 (Emerson, Wilsinho, Pace, Hill, Ronny Peterson e muitos outros). Uma especie de festival que durou dois ou três finais de semana. Isso se a minha memória não me trair…

  17. cristiano comentou em 22/02/12 at 10:08

    Que eram carros de F1 isso eram. Agora quais equipes aí deixo para o papa deste blog.
    Imaginar que eram os tops de tecnologia…. Fantástica Old F1

  18. Gerson comentou em 22/02/12 at 10:02

    São F2 e na terceira foto é o Ronnie Peterson.

    • Regis Br.Rock comentou em 26/02/12 at 14:28

      Mistério? Interessante. Vejo que as fotos 1 e 3 mostram esses carros com um designer bem arrojado para a época e com certeza serviram de modelos para os carros da temporada de 2012, se repararem na parte frontal dos carros, dá pra entender a coincidência, ou não?

      • Regis Br.Rock comentou em 26/02/12 at 14:31

        Só uma dúvida, esses carros eram da geração MOTOR TURBO?

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).