Barcelona, dia 2
22/02/12 14:56
Coube a Hulkenberg, com o carro da Force India, fazer o melhor tempo do dia.
O que não é nada, não é nada, mas é ao menos um indicativo de que a equipe deve manter o bom desempenho do ano passado, duelando ali no pelotão intermediário.
O alemão cravou 1min22s608 no fim da manhã e não foi superado por ninguém à tarde. O único a melhorar bastante entre um treino e outro foi Alonso, que fechou com o quarto tempo, faltando 15 minutos para o fim do treino.
(Fez isso buscando tempo. Está aí outro indício de que, apesar de seu esforço, a Ferrari pode ter dificuldades no começo do Mundial.)
Pérez foi o segundo com a Sauber. Vettel, que passou o dia simulando GPs, terminou em terceiro.
Nenhum brasileiro esteve na pista. Bruno foi substituído por Bottas. Amanhã, Massa assume o carro da Ferrari.
Aos tempos:
1º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 1min22s608 (112 voltas)
2º. Sergio Pérez (MEX/Sauber), a 0s040 (85)
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 0s283 (104)
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s572 (87)
5º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 1s031 (50)
6º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s198 (120)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s947 (82)
8º. Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 3s130 (117)
9º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham), a 3s997 (69)
10º. Charles Pic (FRA/Marussia), a 4s735 (108)
AMADO FABIO, VC ACREDITA QUE O BOM E VELHO SHUMI, DETENTOR DE 300 TITULOS, PENSO QUE APENAS 03 OU 04 SÃO VALIDOS, TEM ALGUMA COISA A FAZER DE CONCRETO NA NOVA F1 ?
Acho que sim. Não dá para desprezar a experiência dele.
Abs
Olá Fabio, eu acredito que Nico Hulkenberg será o grande nome em 2012. Tem feeling, é discreto, conseguiu a vaga sem pagar, tem bons numeros na Williams, além de talento, vejo ele como o melhor piloto dentre os “novatos”.
Hoje 23/fev a noticia é que Valteir Bottas está disposto a ajudar a Williams a desenvolver o projeto, está se achando
a última opção para a equipe , Maldonado
está estampado como 1º nos treina da manhã só que andou 1.22,291, e o Bruno Senna carvou 1.20132 em Jeres e não perceberam , isto é 2s161 a mais no tempode Bottas e de maldonado. Pois bem Bottas e piloto reserva com empresario investidor na Williams, enfim vai testar 15 vezes neste ano no lugar de Senna, dificil aceitar esta situação , e mais contrataram Wurz para conselheiro dos piloto principais, Wurz nunca foi campeão e vai aconselhar o que , pode ser bom para Williams mas que não deixa de ser estranho, se é para ser assim que desse a ele uma vaga não acha , 18 anos
não modifica nada . Ou Frank Williams
esta tentando salvar a equipe ou levando para um possivel Caos. Seja como for o carro não deu resultado até o momento
o motor Renault,precisa de uma estrutura
solida em um chassis , provavelmente por isso a diferença dos 3 segundos, há muito
chão pela frente e o máximo que pode chegar nas equipes intermediárias , não devemos nos iludir! Assim como a Red Bull
com Adrian montou em carro em cima do motor Renault. Estaremos de olho este ano
kkkk OTIMA COMPARAÇÃO kKKKKKKkkkkkkkkkkk
Sabia que as duas pistas são de tamanhos diferentes? ….. Cada uma ……
essa doeu…shuashuahsuahushauhsausau
Vejam o treino da F1, minuto a minuto:
http://f1tests.co.cc/2012.php
Use a barra de rolagem pra ver os tempos abaixo da página!
Fabio, um feedback sobre o novo formato do blog (agora na Folha): ficou mais limpo, mais facil e prazeroso de ler… mas ter que rolar ate o final da pagina, apos os comentarios, pra ver os anteriores…
Abracos,
Sandro
torço p/ sena porque sou bras… mas se nao foce o caminhao de dinhero q/ ele levou nao estaria la.e tem mai dele seder o carro nas sexta eu ja sabia e ja tinha postado.e o contrato nao o garante como titular se os resultados nao virem .
Alguem tem alguma idéia do porque de o Bruno perder um teste em um momento tão importante para sua carreira e para a equipe?
porque um dos acionista da Williams é o empresario Valteri Bottas,Bruno não so teve que ceder o carro ontem como tambem o tera que fazer durante se não me engano 15 sextas-feiras do mundial,mas isso ja estava no cantrato quando Bruno assinou.espero ter te ajudado.abs
*CORRIGINDO: empresario “DO´´ Valteri Bottas.
A ta Ok André, não sabia disto…é o preço que se paga para tentar sobreviver na F1 de hoje em dia, fazer o que né? Obrigado…
Olha,
Despois do que vi a Ferraria fazendo desde a época do Shummy-Enganador, por mim, essa ex-equipe de fórumla 1 pode ficar mais uns 10 anos andando no pelotão intermediário que estarei pouco me lixando.
Tudo como terminou no ano passado.
RBR blefando, fazendo Long Runs já tem o 3º tempo, imagine se fosse tomada de tempo! Vai cair a casa na Ferrari. Williams penando, Lotus atrás e na sequencia HRT e Virgin. McLaren encostando na RBR e talvez as grandes surpresas sejam Nico Hulkenberg com Force India e Daniel Ricciardo com Toro Rosso, afinal, deve ter algo contido nesse projeto que vem da equipe-mãe. Mercedes, Sauber e Lotus ainda são incógnitas. Abç a todos!
Fala Fábio, tudo Bom? Cara, uma pergunta e responda se der… Mas, o que você acha da existência de uma equipe como a Toro Rosso na F1? Pois, entendo que ela é uma equipe satelite, ou seja, serve como “base de teste” para a Red Bull no quesito teste de talentos. Sendo assim, não tem por finalidade chegar ao topo e ser “A” equipe da categoria, fato que, do meu ponto vista, enfraquece a competição e diminui o nível de competitividade…
No mundial de construtores, esse ano eu vou torcer para a Mc Laren “só porque” a equipe não “aderiu” àqueles bicos Horríveis. É horrível com H maiúsculo mesmo, não é erro de português.
Desde que os testes da F1 foram restritos aqueles da pré-temporada, se viu muito disso. De repente, um carro de uma equipe intermediária surge e faz uma volta rápida, deixando para trás vários favoritos.
Estranho? Nem tanto. Talvez para ganhar o noticiário e expor seus patrocinadores. Isso já acontecia anteriormente e continuará acontecendo.
O que não se deve, é levar ao pé da letra os números obtidos nesses treinos. Muito provavelmente o carro foi para a pista com um setup específico para isso.
No mais, devemos observar sim, o trabalho da equipe ao longo dos dias de testes.
Por exemplo, Red Bull e Mclaren se preocuparam em simular corridas. Esse foi o trabalho de Vettel e Hamilton nesses dias. Isso mostra confiança da equipe em seus próprios carros, e que o projeto precisa de pequenos ajustes para a temporada que se inicia. Ao contrário de outras equipes que encontraram problemas dos mais variados tipos. Ainda estão conhecendo seu equipamento e seus limites.
Nas palavras do próprio Vettel, a Mclaren mostrou-se rápida e consistente ao longo da semana. E o piloto alemão também disse que não sabe como está a ferrari, o que confirma o pessimismo do próprio Alonso.
Red Bulll, Mclaren, Ferrari. Provavelmente o campeonato vai começar como terminou o ano passado. A Mercedes talvez, apenas talvez, consiga se intrometer nessa briga. Mas o atraso no desenvolvimento de seu carro terá um custo alto para a equipe, ao longo do campeonato.
No mais, vez ou outra teremos um brilhareco de equipes como Force India, Toro Rosso (lembrando que ano passado a equipe teve uma excelente pré-temporada mas ao longo do ano seu desempemnho foi pífio), Sauber. O resto é o resto.
Não dá pra entender a Willians. Deve estar precisando de muito dinheiro mesmo pois numa fase em que os testes são poucos e está com um piloto novo como é que põe um terceiro piloto que não vai disputar nada pra testar?? Isso é brincadeira!! Vai ter que lutar com as “novatas” e só vai dar vexame. Bruno Senna entrou em outra roubada. Fim de carreira.
Fabio, acompanho a F1 a decadas, e tecnicamente falando, nao entendo pq a Willians pega o Bruno (com pouca experiencia) e coloca outro pra treinar…. o maldito $ falando alto!!!
A Red Bull nem usou super macio no treino de hoje. A equipe tem sobra e pelo jeito só a McLaren para acompanhar. A Williams parece ter feito outro carro ruim com essa performance, nem pontos vai marcar…
Dá pra chamar a Caterham de “nanica porém honesta”?
Acho que dá. Boa definição.
Abs
Olá Fabio, Parabéns pelo seu blog! Tenho uma dúvida. Como são escolhidas as pistas para o período de treinamento? É apenas o circuito de Barcelona que possui autorização da FIA, ou algum outro autódromo (por que não Interlagos), também pode receber as equipes para o período de testes.?
Forte Abraço
Outros circuitos poderiam receber os testes. O Bahrein já recebeu há 2 anos, por exemplo. Na Europa, os circuitos espanhois têm preferência porque lá o inverno é menos rigoroso. Em tese, se as equipes quisessem vir pra Interlagos, poderiam. Abs
Pessoal vamos de mclaren, rbr deixem a ferrari de lado, tomara que a ferrari fique mais 20 anos sem ganhar nada.
Apoio. Escuderiazinha insossa e nojenta. Só teve graça por causa do Schumacher, que é um grande piloto. Torço pelas flechas de prata (as duas equipes) que tem os melhores pilotos do grid na minha opinião (Hamilton e Button), uma vez que Vettel ainda precisa ser testado em condições de igualdade ou revés.
Torço também pela Williams, que cada vez mais se dirige ao fim, infelizmente. Grande equipe, e tomara que o Senninha consiga fazer corridas interessantes para que o automobilismo brasileiro não morra, pq se depender do Massa, já era.
No ano passado a Red Bull escondeu o jogo nos treinos para não chamar atenção sobre o carro. Este ano pode ser a Mercedes.
Amigos da velocidade a ferrari está escondendo o jogo esse carro vai ser o campeão de 2012, quem viver verá. o sonso das astúrias está blefando, amanha o fumassa do brasil vai ser bem veloz vcs vão ver, mas vai continuar com o mesmo discurso não sabemos onde estamos e blablabla.
Considerando a escasses de testes, não faz sentido algum qualquer equipe ficar escondendo o jogo. Quem enfrentar dificuldades na pré temporada certamente carregará tais dificuldades ao longo da temporada. Sem testes as possibilidades de recuperação são muito pequenas. Abração.
tenho informação de dentro da ferrari que o carro funciona no CFD e não funciona na pista, informação séria mesmo, problemas sérios de aderência mecanica, ou seja os pneus não estão correspondendo, e aderência aerodinamica, o ar que passa pelo carro, está gerando um “vortex” e não gera pressão que deveria gerar, para piorar as coisas, o problema aerodinamico é instável, ou seja, tem hora que ele flui e outras gera a turbulência, perdendo eficiência, estão varando noites e noites, contrataram pessoal novo e tão desesperados, pois o carro tem um monte de novidades no chassis, carroceria, peças moveis, compostas, mas não deu certo.
Christiano, vc como ferrenho defensor do alonso, por favor nos diga qual sua fonte de dentro da ferrari…
Não dá para concordar,a Red Bull com Vettel andou com pneu macio e foi 3ª no
teste, botou 0,291 centésimo de segundo na Force Indian, e meteu mais de 1 s em alonso , não vejo Ferrari bem no campeonato, ainda por cima falta a Mac Laren que vem com desaning identico do ano passadoque foi a o,623 centesimo de s , para Alonso , Faltam na briga Webber, Button que virão mascando os freios. Mais Kimi , que se arrumarem a Lotus vem voando baixo espere, por isso não vejo Ferrari na briga também este ano. Quanto a Williams pisou na bola duas vezes , uma contratou Alexandre Wurz para ser conselheiro dos pilotos titulares,B.Senna
e Maldonado, muitas vezes por incrivel que pareça o palpite de um conselheiro não pode surtir tanto efeito e colocar mais
lenha na fogueira, o piloto que estiver no bolipo é que vai decidir, e julgar o melhor
para si e para a equipe, portanto é uma situação inuzitada, nunca em momento algum houve tal atitude , se o piloto for bom só tende a melhorar , não vejo aonde Wurz vai dar palpite, se a equipe estava com dificuldade financeira porque fez este contrato? muito estranha não acham?, fique de olho , afinal 15 anos de F1 nunca foi campeão , agora o investidor da Williams vem com esta idéia esdruxula. E ainda com Valteri Bottas como piloto reserva a ocupar o carro em um treino livre antes da corrida, só porque é empresario do piloto? Sabe como vai terminar isto? simples vai sobrar mais uma vez para Bruno Senna , a estória ainda está mal contada fiquem de olho!
Ironicamente, a Ferrari já fez “cacos”, amigo.
Fazer qqer elogio nesses treinos nao tem como, ganha GP quem erra menos, quem tem faz melhor uso dos pneus e o carro mais equilibrado e ajustado.
Não da pra ter noção de nada nesses treinos, só lembrar q rubinho foi o mais rapido ano passado…..
Minha impressao é (maclaren, redbull, ferrari e “sauber” Oo’ )….rs
O que será que aconteceu com o melhor piloto da F1, o genio, o imcomparável Alonso?
Semana passada ele liderou um dia (mesmo mais lento que Grosjean) e foi destaque no Pit Stop. Será que semana que vem teremos um Pit Stop dedicado ao Hulkenberg, que colocou tempo no Vettel?
Rafael, vá procurar saber a respeito da Ferrari, Alonso tá pilotando um carro com problemas seríssimos de turbulência aerodinamica e pior ainda, de aderência, o carro não funciona, nem pros pneus, nem pro fluxo de ar, tem hora que ele pega grip com a fluidez do ar, tem hora que não, nos casos dos pneus, é pior, ele realmente não tem a performance desejada e os pneus não estão se comportando com regularidade. Procure sites específicos, pra depois vir aqui ser sarcastico, assim só faz papel de bobo.
Para com isso cara, problemas seríssimos tem a Williams. A Ferrari tem é falta de dream team como no inicio da decada passada. A Sauber também tem reclamado do carro de 2012 e o Perez tá ali.
Mas nada disso importa pois o que eu quis dizer é que tempo de treino nao significa nada. Ninguem é genio por liderar um treino desses. Alonso foi tao heroi no treino em Jerez quanto Hulkenberg foi hoje em Barcelona.
Procure entender o que le, para VOCE nao fazer papel de bobo.
Concordo plenamente!!!
como entendindo, vc é um coitado =)
Alonso fez o tempo, num carro péssimo, com turbulência aerodinamica e problemas de aderência mecanica, um carro que uma hora está no chão, outra não, basta vc ter uns 4 neuronios pra entender que o cara entra na curva, sem saber se vai conseguir faze-la, isso tem nome, BRAÇO, é duro adimitir que o cara é bom, mesmo sendo um mala fora das pistas.
Só pra constar, quem afirmou esses problemas, foi o próprio engenheiro da Ferrari, brincando que queria roubar os desenhos da redbull, junto com o engenheiro da mclaren, tal a diferença entre os carros da redbull, para os outros.
Voce esta bem nervosuiho hein, a ultima vez que vi alguem se ofender por outra foi quando uma fã de crepusculo ficou brava pq falei q esses filmes sao um lixo.
Talvez eu nao acredite em papo de engenheiro nem em tempos de treino de pre temporada pois tenho mais de 4 neuronios. Continue ocupando os seus 4 neuronios com essas especulacoes q eu tenho mais o que fazer.
Passar bem, pivete.
Engraçado…eu frequento diversos sites nacionais e estrangeiros, assim como blogs e fóruns, e nunca vi ninguém dizendo que o carro da Ferrari se comporta dessa forma. O que percebe-se é que o carro tem sim algumas dificuldades, mas nada desse exagero todo. Se fosse tudo isso, o carro estaria pior que Marussia e HRT.
Coisa de fanboy mesmo: exagera os defeitos do carro – e às vezes coloca outros que sequer existem – pra dessa forma exagerar na suposta perícia do piloto. Alonso é bom? Sem dúvida. Mas não é mágico.
Vc é louco ou o que? Comparar willians com Ferrari!!! A Willians não existe a muito tempo, quem tem problemas é o Bruno e o Maldonado.
Quando o Cristiano disse que Ferrari tem problemas, e tem, é nivelando com Mclarem, Red Bull e quem sabe Lotus (Renaut) ou Mercedes.
Christiano, vc poderia indicar o endereço de alguns sites sobre fórmula 1.
aprendi que nos dias de hoje, nao se critica um piloto, mas sim o carro. No dia que você ver dois pilotos da mesma equipe, 1 bem e outro mal, ai você pode falar mal do piloto. Mark Webber e seus 5-6 lugares ano passado que o diga…
o espanhol sem braço, sujo desleal ou procure adjetivos que voce goste, queira ou nao, pôs aquela carroça pra passar o vettel em poucas oportunidades coisa que nunca se imaginaria da ferrari fazendo ano passado. A bagunça começou quando o Todt saiu, e a equipe ficou sem rumo de projeto e nao soube se adaptar as novas normas. Agora voce falar que a ferrari nao tem problema seríssimos, convenhamos…pelo que ela ja foi e o que ela é hoje problemas seríssimos é voce nao saber reconhecer isso, por favor!
Eu estou achando estes teste, muito estranhos vamos aguarda o inicio do mundial.
verdade Fernando! esses tempos estão estranhos demais. Dá pra percerber que STR faz tempos melhores do que Ferrari e Mclaren como hj de manhã!
não é possível que a Ferrari tenha usado todo o potencial do carro, pois como ele mesmo falaram a F2012 não é continuação da F150th (2011) logo devem ter muitos ajustes a serem feitos ainda!
Bem, fica a Mclaren e RBR com uma interrogação. Mclaren não usou o bico do carro igual o dos outros e a RBR perdeu o grande fator do difusor aquecido!
por fim, acho q Mclaren esconde o jogo, RBR tá forte mas nem igual a 2011 e Ferrari vai ter domorar umas duas corridas pra se acertar!
Ah, mercedes, mesmo q ano passado!
Ferrari e Maclaren andando no pelotão intermediário enquanto force india e toro rosso disputando as posições de 3º em diante, porque a red bull vai chegar sobrando de novo.
A red bull esta se aproveitando de novo de ter um grupo organizado que começa a produção de seu carro no meio do ano, ficando sempre na frente das outras no inicio da temporada, o que na minha opinião é o correto, na segunda fase do campeonato todo mundo já “alcançou” o limite de grana e desenvolvimento enquanto eles estão com o próximo carro quase pronto para a temporada seguinte.
Só quando a Honda (Ross Brawn) abriu mão de praticamente 3/4 de uma temporada para projetar e testar no tunel de vento um carro totalmente novo para uma temporada seguinte é que eles conseguiram ser campeões, e nem a Honda foi quem aguentou todo esse tempo, apenas o mestre Ross!
Abraços.
Acho que a Ferrari e Willlians iniciaram com o pé esquerdo e esse problema da lotus pode ser estrutural, o que é preocupante!
Vettel, que passou o dia simulando GPs, e usou APENAS pneus macios, terminou em 3º.
Acho que dessa vez a Caterham vai passar a frente da Williams.
ESTOU APOSTANDO QUE A FERRARI VEM PRA VENCER EM 2012 – ALONSO DEVE ESTAR BLEFANDO PARA A FIA NÃO DAR EM CIMA DO CARRO DA FERRARI LOGO DE CARA. ESSE CARRO DA FERRARI TEM ALGUM PULO DO GATO QUE VAI FAZER A RBR CHORAR DE TRISTEZA – NÃO SOU FERRARISTA E, TÃO POUCO TORÇO PELO ALONSO – MAS ESTOU DUVIDANDO QUE A FERRARI VA MAIS UMA ANO SEGUIDO TOMAR PREJUIZO NA F1 – ALONSO CAMPEÃO E MASSA TERCEIRO OU QUARTO NO MUNDIAL
mas vai ser mae dinah assim la longe…quem acha,nao tem certeza de p…nenhuma….que comentario mais sem embasamento é este….
V.T.N.C.O
duvido muito…mas muito msm dessa teoria, pq o alonso nunca foi de discurso de derrotado em dizer que a ferrari “nao é a mais rapida, mas tambem nao é a mais lenta” e a ferrari com ctza em todos esses testes, ao menos 1 vez tentou extrair tudo o que poderia desse chassi novo, e nao chegou a fazer o tempo + rapido do circuito (do dia sim, mas nao do circuito). A expressao no rosto dos caras revelam tudo. To achando que esse chassi “revolucionario” ta empenado viu… realmente vai fazer historia…