Sexta, coluna
17/02/12 11:29Você acha que Brawn inventou algo de novo? Pois é. Também acho. Como Newey.
Ótimas notícias para a temporada deste ano.
Pitada estatística: nos últimos 20 anos, 13 títulos de Construtores ficaram entre os dois engenheiros ingleses.
Pitada histórica: em meados da década de 1980, ambos trabalharam juntos no fracassado projeto Haas-Lola. Imaginem o que não teria acontecido se o americano tivesse conseguido patrocínio para continuar na categoria…
*
A coluna de hoje fala sobre uma interessante e divertida “guerra fria” que já acontece nos bastidores da F-1 de 2012: Brawn x Newey, dois gênios.
A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. No papel e na Folha Digital, a coluna orna a pág. D9.
Olá Fabio, tudo bem?
As tres fotos são da antiga F2 e são dois March e um Brabham e a terceira foto quem esta pilotando é Ronnie Peterson.
Acho uma porcaria ficar sem o melhor GP do ano Spa Francochamps.
Querem revesar com o GP da frança uma porcaria, não me importo ficar sem a frança mas sem Bélgica não dá para ficar.
Porque não sacam fora Bahrein, Turquia, Coréia, Índia ou outra asiático ?
São provas mal organizadas sem emoção nenhuma.
E nós que olhamos onde ficamos?
“Salve Oxalá, Ogum, Iemanjá, Oxum, Xangô, Iansã e Oxossi!”
Rubinho e Galvão nessa altura estão entrando em todos os centros de umbanda pra fazer uma macumba bem forte pra alguém sair das equipes medianas e pequenas da F1.
Só que, isso muitas vezes dá errado, Galvão sempre jogou praga no Schumacher e nada aconteceu, a ZICA voltou tudo em cima dos brasileiros!!!
Corpo fechado tem esse alemão…
Que feio jogar praga nos outros, isso é apelação, que papelão!!!
Rubinho não se ligou, a Formula 1 não quer mais ele, e se ficar enrolando muito, Trulli ou outro com grana, pega a vaga na KV…
Vamos esperar a Silvana decidir se Rubens corre ou não em 2012:
Poema para o Rubinho Barrichello:
“Ao romper da madrugada, na capela bate o sino, em casa que mulher brava manda
,até o galo canta fino!”
Vejam tudo sobre as soluções aerodinamicas dos dutos de ar dianteiros
http://www.caranddriverthef1.com/formula1/articulos/2012/02/19/50225-aerodynamic-w-duct-un-triple-f-duct-delantero-automatico
…. y entendam como funciona a ingenhoca.
Link da Auto Motor und Sport que mostra o duto (dianteiro) da Mercedes
http://www.auto-motor-und-sport.de/bilder/mercedes-f-schacht-trick-fuer-2012-4051930.html
O Rubens Barrichello , vem dar um palpite mais uma vez sem sentido , falou no seu miroblog que lamenta a saida de Trulli dez anos de f1 e não foi nada mais do que um piloto mediano assim como Rubens segundo piloto da Ferrrari segundo piloto da Brawm , não teve capacidade de se impor , fala muito mal dos pilotos pagantes, mais ficou rico como segundo piloto , e não apresentou nada de evolução só criticou e hojé é um faz de conta entendido. Se estou errado porque ele não lutou para ser campeão? aceitou submissão de ser eterno segundo piloto .
Hoje é um saco ler as opiniões deste cidadão , pois bem quer mostrar serviço va para F indy e torne-se campeão ai sim terá reconhecimento do povo brasileiro
Então assim como Dominicali vão para casa curtir sua grana , dominicali provou que não é tão bom estratejista na Ferrari vive em função de Alonso , logico bi campeão em 1996 , e mas nada .
Barrichelo faça um favor a si mesmo vai cuidar da sua familia , porque no automobilismo já foi .
Belmonte,
Espero que vc não tenha filhos, pois seu padrão de exigencia acabaria com qualquer criança. Dentre quase mil pilotos da história da F1 barrica está entre os 50 melhores (em alguns rankings até entre os 25) e você o considera mediano. Imagino que bons só os 10 melhores e ótimos só 1 ou 2, né?
Lembro-me quando o Trulli via o Da Matta e valava “banzai” para tomar a vaga dele quando o mesmo corria pela Toyota, aqui se faz aqui se paga. Estou esperando a vez do Webber agora, pagar também o que fez com o Pizzonia. Aguardem…
Concordo com José afonso, so tem puro sangue.
Tentado seguir o recicínio lógico , este ano temos os campeões : Schumi ,Alonso,Vettel,Kimi,Lewis,Button. Agora quanto a realidade devemos salientar que : Mark,Massa,estão com contrato final em 2012 , e terão a missão de tirar leite de pedra, Alonso Ferrari é o preferido,Vetel Red Bull é mais piloto.
Para este ano os candidatos a ter um brilhante periodo nas corridas são: Romain,Rosberg,kamui,Rukengerg,e Bruno Senna que está querendo mostrar
um serviço para levantar a Williams caso contrario terá serias dificuldades.
Nós brasileiros que somos ligados em corrida de carros, admiramos o talento dos projetistas em epecial Adrian e Ross Braw que colocaram no circo F1 máquinas de tirar o folego, porque o talento fala mais alto , mesmo que traga muito desafio
cada vez mais improvavel, fica o quebra cabeça , e nós admiramos tal talento .
Imaginem se a Lotus chegar forte também? Seria um sonho para nós veradeiros torcedores da F1. Falo daqueles que vibram não só da vitória ou evolução de seus compatriotas, mas dos que se emocionam ao ver um jovem Vettel ser bicampeão; um Alonso continuar perserguindo o Título; um Schumacher querendo aumantar seu histórico; um Button ignorado por muitos e ele mesmo acreditar em si e ser campeão não dispresando um cobiçado vice (2011), um Lewis chegar chegando, subir, cair e vir este ano com esperança de melhorar ainda mais sua agressividade (imaginem); o retorno de um campeão Ice (em todos sentidos rsrsrsr); um Rosberg filho de um campeão disputando Campeonato; um Mark com vontade de virar o jogo; um Massa tendo ainda mais uma chance, provando sim seu prestígio dentro de Maranelo (acredito que ele vai dá dor de cabeça ao Fernando); e pra finalizar, avante Bruno Senna.
Se você se encaixa nisso, com certeza é um verdadeiro adimirador de corridas.
Essa Formula 1 que você está falando aconteceu na década de 80…O que manda agora é o $$$. Menos emoção e mais razão. Infelizmente….ps. Não quis puxar o seu tapete voador…
A única coisa que me incomoda na Mercedes (alemã) e na Mclaren (inglesa) é que são equipes onde só têm pilotos de seus países. Limitando minha torcida, mas podem apostar nas duas brigando pelos primeiros lugares. A RedBull não vai levar fácil este ano. E a Ferrari? Forte também e com um Felipe Massa bem motivado, apesar da pressão.
Ou seja, um ano de virada para a F1. Quatro equipes disputando o Título e as outras evoluindo muito, acredito que só a HRT que não vai melhorar.
de onde as pessoas tiram tantas conclusões precipitadas? Felipe Massa motivado… quatro equipes disputando… isso porque fizeram um único teste que não vale nada.
É nisso que estou comentando, se você não acredita na capacidade de virada do Felipe, eu entendo que faz parte do grupo pessimista. Eu sou torcerdor do esporte, mas prefiro ser otimista quanto aos meus compatriotas e na quantidade maior de carros na disputa. Todo início de temporada é assim: ou a gente torce por melhoras (assim consigo me entreter mais) ou torce pra ficar como está (um piloto disparando); eu prefiro a primeira opção. Quero ver o Massa fazer o que fez em 2008 e ter mais sorte, por isso boa sorte a todos pilotos brasileiros.
Só não entendi este “incomodo” de 1 pessoa que diz gostar do esporte.
” Mercedes (alemã) e na Mclaren (inglesa) é que são equipes onde só têm pilotos de seus países. Limitando minha torcida,…”ué gosta do esporte mas se incomoda que uma empresa alemã e outra inglesa contratem pilotos dos seus países.Seguindo esta lógica quem for”patriota” deve assistir só Stock ou então Truck.
Quando citei este comentário foi me referindo que se continuar assim, futuramente o Brasil teria que colocar uma equipe e hoje não vejo as grandes empresas do país se interessar pela f1, e eu prefiro assistir as corridas dos monopostos, não disprezando as outras categorias. Essa é minha lógica.
ah tá..entendi.
Seguindo esta lógica..se o Brasil não colocar uma equipe só com “nativos” vc. não torcerá por nenhuma/nenhum equipe/piloto.
Faz sentido.
Acredito numa Mercedes muito poderosa este ano. Dinheiro tem para investir e vai disputar os dois títulos. Equipe que tem dois pilotos de altíssima qualidade: Schumacher (precisa comentários?) e Rosberg. O Rosberg já enfrentou todo tipo de pressão na categoria, inclusive o de enfrentar o Heptacampeão; só lhe falta a pressão da disputa pelo título, mas acredito ser forte para isso. Então… Mercedes muito forte este ano.
Pra ver a reportagem tem que ser assinante do uol?
Imaginem se vcs cobrissem as corridas!!!!
Eles começaram de baixo, coitadinhos. Mas falando sério é que isso foi uma questão de aprimoramento, aos poucos.
olar jente sabemos que braw e adriam sao os melhores da f1 mas la pra 6 ou 7 corridas saberemos que me o melhor
eu sou fam do michael ele eo melhor
A briga dos genios da F1 faz sentido o Ross Brawm criou uma equipe vinda da
honda e com difusor soprado ganhou o campeonato de 2009. Adrian Newey criou o sistema difusor trazeiro e faturou dois campenatos seguido 2010 e 2011. Hoje com a proibição difusor traseiro os genios estão batendo de frente pois o ceu é o limite , para quem é um projetista de conceito . A mercedes vem com o bico frontal onde o ar destribui na asa dianteira , a Red Bull vem com o ar frontal distribuido na base do chassis , ar duplo um direcionado para o piloto e o outro para distribuição junto ao assoalho do carro indo em direção para parte traseira, bem a verdade é a seguinte quem fez o melhor desenho para aproveitar a aerodinamica fazendo o monoposto ser o mais rápido ? saberemos mes que vem na primeira ou segunda corrida , ambas equipes teem pilotos jovens e dois piloto veterano , um heptacampeão e o outro Bi campeão , vai ser de arrepiar os pegas p/ decidir o melhor projeto há isto sem esq
Até q chegue o ultimo teste ou até mesmo as 2 primeiras corridas, ninguem ta na frente de ninguem… mudaram muito as forças sem os difusores soprados,… num acredito em nada revolucionario pra este ano nao….
Enquanto isso na sala da Justiça. . .
Caro Fábio seixas, estava acompanhando o Uol , li uma noticia que a Williams , teria contratado WURZ para conselheiro de Bruno Senna? o que me deixou cabreiro foi o motivo de contartar um veterano de 18 anos de F1 , que nunca foi Campeão para assumir cargo ? ora bolas um dia antes da segunda bateria de teste , estranho e duvidoso, pq
então contrataram Senna , foi porcausa do dinheiro do rombo financeiro da equipe? seja como for é incabivel tal atitude: porque as corridas ainda não começaram , o polpite de Wurz vai ser bom , então porquer não o contrataram , não tinha grana para a vaga, tem mais o Bottas vai participar de treinos , pela 1ª em anos quie uma equipe toma esta atitude, ao meu ver a Williams não esta certa do seu projeto para 2012. Frank contratou Bruno Senna para tirar um peso da conciencia onde seu carro vitimou
Ayrton Senna , se foi esta intenção errou
muito feio , um consultor pode atrapalhar
a decisão de um piloto , pode por em risco todo um trabalho, eu não acho que a opinião deste piloto vai servir para alguma coisa, porque não dar vaga de piloto teste, a desconfiança que está atitude vai provocar no mundo da F1 é um absurdo, possa ter o impito de torcedor brasileiro, mas a noticia em si remete ao desconforme total, não gostei de ler esta noticia , que no minimo é um
desrespeito a memoria de Senna. tomara que alguém veja este fato como eu estou vendo é um erro muito grande a função de coordenar e orientar seus pilotos é do diretor tecnico engenheiro e projetista e não um consultor comum,não pode dar certo , já começou o 1º erro Frank Williams
Li na reportagem do OUL nesta terça feira 21/02 . Keke Rosberg campeão 82 , fala do Felipe Massa na Ferrari , assunto que eu não havia percebido, porque Massa no lugar de Kimi , facil agora entender por causa de Alonso , queria um escudeiro e Kimi não aceitaria logico campeão 2007, Massa era o mais barato que estava na mão. O fato é que Alonso
manda mais e obedece quem quer, lembram da tragedia Piquet , armação idiota , para salvar quem? Alonso e piquet
se sujeitou e se ferrou.; Bom um contrato até 2015 , quem iria se meter neste embrolio? a Ferrari nunca teve um piloto tão bom quanto Schumacher, e está sorteando a vaga, Lewis quer. Vettel quer
Rosberg quer. Button quer. Peres quer. e assim por diante. Os quatro primeiros estão muito bem nas suas equipes, seria burrice arriscar Ferrari, é um mito uma história uma marca mundial de fato ,mas
os pilotos tem que ter um nível altíssimo o que não é o caso de Massa, ficou na porta de entrada e não saiu dela. ano vem ano vai , ta na hora de Massa partir para uma nova fase , por causa que na
Fedrrari há o glamur mas há o fim da linha
foi assim com Rubens,Kimi,etc… Infelizmente é a pura realidade , para os sul americanos não há esperança, porque temos os melhores pilotos na atualidade e tivemos muitos antes, ó que as equipes veem mais para o povo do 1º mundo como
se fosse os unicos. agrandem em futuro proxima , Di Grasi, Nars, Senna, e outros , não esperem muito . Fica o recado abs
Um duto que leva um fluxo de ar para a asa dianteira. Já foi testado pela Mercedes durante a temporada passada em alguns treinos livres de sexta-feira e que ganhou corpo com o projeto para 2012. Aparentemente para compensar a altura da seção frontal do bico do carro. O princípio é o mesmo que o duto-F criado pela McLaren para a temporada de 2010 e que acabou proibido pela FIA.
É certo que a Mercedez vai chegar com algo inovador em seu bico dianteiro. Até mesmo na 1ª fotografia oficial, tiveram o cuidado de esconder o segredo. A dúvida agora é saber o quanto essa inovação vai fazer o carro ser mais rápido ou não.
Fábio, não seriam 16 títulos os dois.
Newey:92,93,94,97,98,2010 e 2011.
Braw: 94, 95, 2000 até 2004, e 2009.
Abç
Não. Em 97, o Newey já estava na McLaren.
Abs