Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Os desafios de Nasr

Por Fábio Seixas
16/02/12 15:43

Foi notícia no “JN”, embora já divulgada pelo colega Lito Cavalcanti: Felipe Nasr, 19, assinou com a DAMS, equipe campeã da GP2.

O fato de o anúncio ter sido em horário nobre global diz muito. Para a emissora, é bom que exista um brasileiro-promissor-no-caminho-da-F-1. Ajuda a vender um produto meio em baixa, as corridas nas manhãs de domingo.

E foi enorme coincidência que, ontem, eu tenha postado sobre um jovem dinamarquês a caminho da F-1. Para Nasr, claro, vale o mesmo: independentemente de seu sucesso nas categorias de base, o que importa é chegar lá na hora certa, na equipe certa.

Com um desafio extra: saber lidar com uma pressão e uma expectativa que novatos de outros países não precisam enfrentar. Não na mesma magnitude.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Regis Br.Rock comentou em 20/02/12 at 18:27

    As principais equipes de ponta RBR, Mercedes e McLaren vão dar valor a esses jovens talentos e seria muito interessante se Felipe Nars já estivesse sondado para correr em uma dessas equipes de ponta.
    Ano passado houve boatos de que Nars estivesse sendo sondado em correr pela Ferrari, será? Creio que outras equipes de ponta seriam o melhor caminho para o brasileiro.

  2. Sandro comentou em 17/02/12 at 18:05

    O grande problema do automobilismo no Brasil é que só tem “pilotos” filhinhos de papai milionários ou bilionários. No dia que tiver uma categoria mesmo que seja o kart que seja financiada por uma equipe, onde qualquer um possa chegar la dar umas voltas, e suas voltas serem analisadas por engenheiros e profisionais do esporte, ai sim vamos começar a ter realmente revelações, enquanto depender do dinheiro so teremos filhinhos de papai mimados.

  3. David Santos comentou em 17/02/12 at 10:15

    Sendo o objetivo do Nars a F1, poderiam desde já aqueles que gerenciam a sua carreira (digo os patrocinadores), estabelecerem contato com aquelas equipes promissoras (ex.: Force India ou Sauber) para que daqui a 1 ano o Felipe possa ter acesso a uma dessas equipes e ter condições de desenvolver e mostrar o seu talento.

    • joel belmonte fialho comentou em 17/02/12 at 21:24

      O objetivo de Nars obviamente é a f1 só que a equipe é que escolhe o piloto ,
      esta é diferença de hoje , Felipe Nars tem
      um potencial muito grande e se destaca em todas as competições que encara é um
      jeito de lidar com a pressão que faz ele ser notado , porque a equipe que ele vai defender na GP2 , o escolheu , lado bom
      da história só que a ambição dele é ir o mais longe possivel o que o qualifica no grau maximo , sem comparar mas segui o mesmo caminho do genial Ayrton Senna , cuidem bem este garoto , que ele vai dar muito alegria a este País que tem tradição
      automobilistica , temos outros Di grassi ,
      um esportista de alto nivel que ainda não
      recebeu uma oportunidade mas ainda esta na luta . abraços

  4. Douglas Vieira comentou em 17/02/12 at 9:35

    Fábio, existe algum canal aberto ou de TV fechada no Brasil que transmite as corridas da GP2? Abs

    • Fábio Seixas comentou em 17/02/12 at 10:10

      O Sportv.
      Abs

  5. Rodrigo Bezerra comentou em 17/02/12 at 9:33

    Quanto a ir pra Ferrari, acho um erro. A Ferrari já mostrou que só tem um piloto. Qualquer piloto novato que vá pra lá vai fazer sombra pro Alonso. Aí é nascer morto na categoria.

    A Mclaren e a Red Bull seriam boas opções mas o Webber apesar de medíocre parece ser que nem o Barrichello, um excelente escudeiro do piloto principal do time (Vettel).

  6. Rodrigo Bezerra comentou em 17/02/12 at 9:29

    Tá tudo errado na F1. Os circuitos tradicionais foram todos capados e ficaram iguais aos novos, chatos onde vc só vê carros seguindo o da frente.

  7. joel belmonte fialho comentou em 17/02/12 at 9:28

    O piloto felipe Nars tem mostrado que tem potencial muito alem da média vinte anos venceu formula 3 europeia. Vai fazer
    um gp2 com muita garra e mostrar ao mundo do automobilismo que nasceu com DNA de campeão, agora quanta a F1 acredito que a Mac Laren vai apostar nele
    lógico apartir de 2012, Ferrari tem Alonso com contrato muito longo fica fora , O ideal seria Red Bull, já que Marko manda muito bem na escolha dos pilotos , fiquem de olho é uma grande promessa.

  8. Rodrigo Bezerra comentou em 17/02/12 at 9:26

    A F1 hj em dia não tem mais emoção. Equipes tradicionais como Lotus, Williams são coadjuvantes e lutam pra sobreviver enquanto Benetton, Brabham, Ligier, Tyrrel, March e até a Minardi estão mortas.

    É muito dinheiro governando o que os pilotos dizem, até pilotos como o Alonso não falam o que pensam com medo. Parecem todos fantoches de equipes com nome de motor.

    A Globo desesperada, tenta criar um ídolo o mais rápido possível pra conter a sangria de audiência mas mesmo que esse brasileiro seja campeão nada vai mudar.

    As corridas continuarão chatas, com ultrapassagens nos boxes e pilotos mediocres cheios da grana ocupando espaço que poderia ser dado à pilotos com qualidade.

    Tá tudo errado na F1. Um ídolo brasileiro não salva aquilo. Se a F1 estivesse emocionante como em 1980-1994 estaríamos contentes só por ver Alain Prost, Niki Lauda ou Nigel Mansells da vida.

    E claro a Mclaren com cor da Marlboro, a Lotus John Player Special e a Williams de 86, com câmbio manual e motores turbo.

  9. Titus Petronius comentou em 17/02/12 at 1:23

    Troca de Felipes na Ferrari em 2013? Hum… Com Alonso lá, é fria; vira um Barrichello do Schumacher… McLaren? Difícil. A dupla deles é a melhor da atualidade… Red Bull no lugar de Webber? Aí seria bacana, hein?

  10. Titus Petronius comentou em 17/02/12 at 1:22

    Troca de Felipes na Ferrari em 2013? Hum… Com Alonso lá, é fria; vira um Barrichello do Schumacher… McLaren? Difícil. A dupla deles é a melhor da atualidade… Red Bull no lugar de Webber. Aí seria bacana, hein?

  11. Ricardo comentou em 17/02/12 at 1:01

    Primeiro passo completado… agora é afundar o da direita, vencer e convencer!

    Em paralelo, trabalhar junto aos times da F1 para estar num bom carro se (ou quando) subir de categoria.

  12. Alex Xavier comentou em 16/02/12 at 23:56

    Como eu já havia dito no post anterior, a Fórmula 1 é uma caixinha de surpresas… Mas indo pelo tradicional, pelo raciocínio lógico, Felipe Nasr tem um bom currículo, vários títulos de kart, entre Fórmula BMW e tals… Mas se ele “também” não emplacar na Fórmula 1. Quem será o outro ou o próximo brasileiro depois dele a ser um piloto de ponta? Um primeiro piloto e de uma equipe que se considere? Quem vai ser o próximo piloto de destaque, que realmente ganhe títulos ou que pelo menos obtenha vitórias consecutivas???? Já sei. Talvez alguém que vais surgir daqui a cinco gerações depois da nossa.

  13. Giulia Morelli comentou em 16/02/12 at 23:10

    Está provado na F1 que não adianta ser rápido, tem que ter bons patrocinadores e viver num país onde o mercado para a F1 seja promissor….essa é a sorte do Felipe Nasr…em relação a Rede Globo, eles são patéticos, já não basta a pressão que colocaram sobre o Barrichelo, agora fazem com um menino que mal chegou na GP2…triste. 🙁

  14. Michel comentou em 16/02/12 at 23:04

    Agora é esperar pra ver! Gp2 é um grande passo, se fizer bonito, chega a F1, mas que chegue a F1 por uma equipe séria!

  15. Danilo GP comentou em 16/02/12 at 22:39

    Fábio, às vezes tenho pena de vc.
    Fico imaginando o tamanho da paciência que vc tem que ter pra conseguir ler tanto comentário-abobrinha!

  16. leopoldo dos santos comentou em 16/02/12 at 21:44

    Mas uma,vez o brasil ,vai ter um piloto na gp2 categoria escola,da formula 1 ultimo degrau para chegar, a principal,mas o pais vive um sagra de fracos dsempenhos ao longo do ano,o brasil que ja foi uma potencia para revelar pilotos,de formula hoje se contenta,com dois ou um,muito pouco essa nova,safra de pilotos.nao se sabe o porque desse ultimos anos,na otenha-mos pilotos fortes competindo,sera falta de patrocinio,talento,ou sorte deve investimento nas categorias de base.

  17. Tarso comentou em 16/02/12 at 21:16

    Mil perdões por sair do seu tópico (aliás, nem é necessário publicar meu comentário).

    Mas só achei aqui para parabenizá-lo por sua resposta totalmente correta e equilibrada a respeito do caso Barcos.

    Abaixo a ditadura da “pauta engraçadinha”.

  18. Antonio Carlos comentou em 16/02/12 at 18:15

    E Brasilia vai com dose dupla pra F1, com Felipe e Lucas.

  19. João Paulo comentou em 16/02/12 at 18:09

    Eu falei desse garoto em um post da folha, quando algumas pessoas diziam que não existia mais nenhum talento brasileiro para estourar na fórmula 1. Esse Felipe Nasr não é um piloto qualquer. Esta muito acima da média. Venho acompanhando ele por algum tempo e o cara é muito rápido e inteligente. Se alguem viu a entrevista dele ontem no JN, pode perceber um comportamento diferente, típico dos campeões. Inteligência é que constrói um campeão. Esse cara tem isso. Aguardem, com paciência, que este por enquanto, é a nossa última esperança de um brasileiro verdadeiramente campeão na fórmula 1.

    • Eron comentou em 24/02/12 at 8:54

      Esse ano ele participou das 24 horas de Daytona sem ter pilotado anteriormente na classe turismo, ele pilotou no último stint da prova, tendo como companheiros de equipe Jorge Gonzalez, Michael McDowell e Gustavo Yacaman ficando em terceiro lugar, um feito para quem está correndo pela 1ª vez, resumindo: O rapaz é bom mesmo, tem futuro.

      • João Paulo comentou em 24/02/12 at 10:35

        Não sabia dessa Eron! Veja que o cara é realmente bom! Acompanho a fórmula 1 a muitos anos e ja não aguentava mais a falta de talento brasileiro no grid, apesar que sempre considerei o Rubens talentoso (apenas administrou mal a carreira em um momento decisivo). Considero o Brasil o país que mais produziu gênios para a pista. Em matéria de pilotos, tivemos o maior da história do esporte a motor. Vamos torcer para que o Nasr continue trilhando esse bom caminho e que não faça escolhas erradas, como por exemplo, aceitar ir para um Ferrari sendo companheiro do Alonso.

  20. Mauricio Alves comentou em 16/02/12 at 17:43

    Desde o tempo em que o tal do Ayrton Senna corria na F3 britânica que a Globo “elege” um piloto para alavancar audiência. Ela tentou fazer com o Piquet, mas ele, além de de ser um grande piloto, tem, ao contrário do outro, uma grande personalidade, e não entrou nessa! Agora já está fazendo como esse Bruno que não tem talento à altura do parentesco, mas que por conta da idolatria que a própria Globo forjou para o tio, quer fazer do sobrinho um foco para audiência!
    No caso do Felipe Nasr, acredito que a coisa possa ser diferente. O rapaz vem de uma família que desde sempre esteve ligada ao automobilismo e que saberá dar a cobertura devida para ele não cair nesse tipo de armadilha.
    E eu discordo quando você diz, Fábio, que o sucesso na F1 independe do sucesso nas categorias de base. Acredito que o sucesso nas categorias de base é essencial, somado, é claro a estar no lugar certo na hora certa, como o que eu concordo com você.

  21. Gustavo comentou em 16/02/12 at 17:13

    Ufa!Numa dessas ganhamos um bom piloto.

  22. Labrie comentou em 16/02/12 at 16:56

    O Felipe Nasr me parece bem centrado, já ouvi varias entrevistas dele. Acho que teremos uma boa surpresa na F1, mas é bom que fique uns 2 anos na GP2 para ganhar experiencia e nao se queimar logo ao chegar na F1.
    Fábio, esse espaço novo ficou muito melhor! Parabéns e abraço.

  23. Ricardo comentou em 16/02/12 at 16:43

    O moleque tem que chegar com vontade de vencer, se preocupar em ser piloto, ser o melhor atleta da categoria. Não dá pra entender os babaquinhas que chegam lá querendo ser ídolos, aparecer na globo e etc.

  24. Ricardo comentou em 16/02/12 at 16:42

    O moleque tem que chegar com vontade de vencer, se preocupar em ser piloto, se o melhor atleta da categoria. Não dá pra entender os babaquinhas que chegam lá querendo ser ídolos, aparecer na globo e etc.

    • Marcelo Gilberto comentou em 17/02/12 at 1:52

      Piquet tinha vaticinado isso ha dez anos atraz. Todo mundo chiou…

      • Nene comentou em 24/02/12 at 20:40

        O Piquet devia ter cuidado melhor do filho dele, isso sim.

  25. Hernando Costa comentou em 16/02/12 at 16:25

    Nars Ganhou campeonatos pilotando para as melhores equipes, siceramente não vejo nada especial nesse piloto. Assim como o Bruno não tem nada especial além do nome, infelismente o descaso da CBA com o automobilismo brasileiro deu seus frutos. No Brasil o automobismo perdeu espaço, o publico desistiu do esporte a motor no nosso país. Acabou.

    • Alex comentou em 18/02/12 at 17:21

      Deixa de ser negativista, nenhum piloto na história das duas ou quatro rodas ganhou campeonato nenhum pilotando pelas piores equipes. Nem o Senhinha, ídolo global.

  26. Rafael Lunardi comentou em 16/02/12 at 16:14

    E aí Fabio,
    se ele souber defender-se da idolatria que a Globo faz logo que surge um possível talento…

    abs

  27. Allan comentou em 16/02/12 at 16:10

    Assinar com a equipe campeã é um belo passo, só depende dele…porta de entrada é a GP2 não tem essa de World Series etc…

  28. ricardo bahmed comentou em 16/02/12 at 16:02

    se ta mais preocupado c/o magnussen?

  29. Rodrigo Rechden comentou em 16/02/12 at 15:55

    Acho que ele não cai nesse oba-oba.
    A família que é do automobilismo, tenho certeza, vai blindar o rapaz desse tipo de ‘pressão’.
    A carreira do Felipe vem sendo muito bem conduzida pela família Nasr.
    Acelera Felipe!

  30. Bruno Ribeiro comentou em 16/02/12 at 15:47

    Ele parece ser bem centrado e de cabeça no lugar.

    Agora é torcer pra que ele não entre no oba-oba global e faça o que sabe!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).