Pit Stop #215
14/02/12 13:55O Pit Stop desta semana fala bastante dos testes da semana passada. Com uma constatação: Alonso mostrou, mais uma vez, porque é melhor da atualidade.
É só clicar…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva
Perfil completoO Pit Stop desta semana fala bastante dos testes da semana passada. Com uma constatação: Alonso mostrou, mais uma vez, porque é melhor da atualidade.
É só clicar…
Casa nova, problemas antigos. O programa PitStop
Não dá suporte pra quem tem ipad, iPod, iPhone.
Muito bem, continuem assim. 😉
Concordo quando elegem Alonso como sendo o piloto mais completo da atualidade! O Vettel é um pilotaço más, não esta ainda no nivel de um Senna, Prost, Lauda, Clark e Schumacher. Gostaria de ver a performance do Vettel sobre preção ou seja, tendo adversários com carro no mesmo nivel de dirigibilidade dos RBRs. Quanto ao Button, ele é um piloto rápido, que sabe preservar o carro, sabe faser a leitura de uma corrida e que quase não erra! Porém, é um piloto que só cresce em cima dos erros dos outros e, não tem a mesma velocidade de Vettel, Hamilton e Alonso. Já o Hamilton é um piloto que alterna muito! Ele numa mesma temporada é extremamente rápido, arrojado, espetacular! Más, não tem um psicológico forte… é afoito e desesperado. Este ano acredito que vai ser decisivo para carreira dele! Se conseguir dominar os seus “surtos” psicológicos, será um sério candidato ao titulo.
Fabio, segundo o site grandprix.com, o Alonso fez esse tempo com os pneus mais macios disponíveis, ao passo que o melhor tempo dos modelos 2012, feito pelo Grosjean, foi com pneus médios…..o que vale dizer que a Ferrari jogou para a galera e que esse carro vai precisar de muito trabalho. o Alonso é o melhor mas não pelo que fez nesses treinos……
O Kimi lidera seu primeiro treino depois de 2 anos fora da F1 e nao é nada. Alonso lidera um dia, com tempo mais alto do que Grosjean, e é genio?
Garanto que Lewis já foi dar uma olhadinha onde estão Vettel e Alonso na lista oficial da FIA, ele mesmo admitiu que sair da F1 com apenas um título, seria um desastre!!!
A revista Quatro Rodas instituiu em 1989 o Ranking de todos os tempos(semelhante ao Ranking Oficial da FIA). Os 6 primeiros de cada campeonato recebem pontos(9,6,4,3,2 e 1). A soma é multiplicada pelo resultado da divisão do número de vitórias pelo total de GPs disputados. Este critério valoriza os títulos, a regularidade e a média de vitórias. Esse critério vale apenas para quem venceu um vez na F1.
EX: M.Schumacher 91 / 287 X 92 = 29,17(média)
Fonte para dados: http://www.statsf1.com/
Atualizado até o GP de BRA 2011, somente os Campeões!!!
No Pódio:
1) M.Schumacher-29,17
2) J.M.Fangio-26,82
3) A.Prost-17,93
Tricampeões
4) A.Senna-13,24
5) J.Stewart-12,27
6) N.Lauda-5,99
7) N.Piquet-5,07
8) J.Brabham-3,86
Bicampeões
9) J.Clark-11,45
10) A.Ascari-10,56
11) S.Vettel-6,22
12) F.Alonso-5,64
13) M.Hakkinen-3,97
14) G.Hill-3,04
15) E.Fittipaldi-3,01
Campeões
16) N.Mansell-5,47
17) D.Hill-4,97
18) L.Hamilton-4,15
19) G.Farina-3,63
20) K.Raikkonen-3,34
21) J.Scheckter-2,05
22) D.Hulme-1,78
23) A.Jones-1,75
24) J.Rindt-1,60
25) J.Hunt-1,52
26) J.Surtees-1,40
27) M.Hawthorn-1,39
28) M.Andretti-1,31
29) J.Button-1,26
30) J.Villeneuve-1,14
31) P.Hill-0,95
32) K.Rosberg-0,70
Abaixo, os pilotos sem títulos com pelo menos 1 vitória na F1! Pra quem acha que título(ou números de títulos), não vale nada observe que, S.Moss tem uma média alta de aproveitamento de resultados(8.72), mas se não conseguiu o título, paciência! Fica fora da galeria dos campeões, mesmo caso entre Clark e Piquet, se o brasileiro tem um título a mais, fica a frente. Moss sem dúvidas foi o melhor piloto sem títulos, foi 4 vezes vice campeão entre 55 e 58, com 16 vitórias em 66 corridas! É uma tabela que não pode ser ignorada, pois, foi feita por uma revista especializada brasileira, e seguiu os mesmos passos da lista oficial da FIA. Por motivos evidentes, a revista parou de fazer essa contagem ano a ano(até 1995 ela existiu). Outra forma de analizar os grandes pilotos é separar pelo menos os 3 melhores de cada geração ou década! Seria até mais justo. Schumacher já admitiu que listas é uma motivação a mais, mas que o objetivo de um piloto que briga por vários títulos é estar entre os grandes da história, seria até arrogância eleger um e deixar o resto atrás, as épocas são diferentes não tem como comparar décadas!
Essas listas que aparecem sempre na mídia se esquecem de pilotos lendários como: Bernd Rosemeyer, Rudolf Carracciola e Tázio Nuvolari, o que eu acho um absurdo, pois contam os melhores de todos os tempos!
Observe como eram o calendário das corridas na década de 30 e 40.
VI Grand Prix de Monaco 1933 – 100 voltas, a duração da corrida foi de 3horas e 27 minutos, várias corridas passavam de 3 horas, chegando até 4 horas, uma verdadeira prova de resistência algumas corridas.
http://www.teamdan.com/archive/gen/1933.html#pau
http://www.teamdan.com/archive/gen/1934/1934.html
Impossível ignorar esses campeões, na minha opinião, essas corrida antigas deixam as da F1 no chinelo, tudo era mais desafiador!!!
Voltando a lista, os pilotos sem títulos com pelo menos 1 vitória na F1!
No pódio:
01) S.Moss-8,72
02) T.Brooks-1,89
03) C.Reutemann-1,80
04) R.Peterson-1,46
05) J.Ickx-1,44
06) D.Coulthard-1,42
07) F.Massa-1,08
08) G.Berger-1,04
09) J.P.Montoya-1,04
10) R.Barrichello-0,91
11) F.González-0,84
12) B.McLaren-0,73
13) C.Regazzoni-0,60
14) Luigi Fagioli-0,57
15) P.Collins-0,56
16) J.Alesi-0,54
17) G.Villeneuve-0,53
18) D.Gurney-0,51
19) W.V.Trips-0,44
20) M.Webber-0,43
21) R.Schumacher-0,40
22) B.Vulkovich-0,40
23) R.Patrese-0,37
24) D.Pironi-0,34
25) P.Flaherty-0,33
26) Piero Taruffi-0,33
27) R.Arnoux-0,32
28) J.Laffite-0,30
29) M.Alboreto-0,28
30) P.Revson-0,26
31) E.Irvin-0,24
32) J.Watson-0,23
33) H.H.Frentzen-0,19
34) M.Trintignant-0,19
35) F.Cevert-0,17
36) L.Musso-0,16
37) R.Ginther-0,16
38) P.Depailler-0,12
39) T.Boutsen-0,11
40) E.de Angelis-0,11
41) J.Parson-0,11
42) l.Bandini-0,09
43) I.Ireland-0,08
44) G.Fisichella-0,07
45) P.Rodriguez-0,07
46) J.Hebert-0,05
47) P.Tambay-0,05
48) R.kubica-0,05
49) J.Siffert-0,04
50) J.P.Beltoise-0,02
51) J.C.Pace-0,01
52) A.Nannini-0,01
53) J.P.Jabouille-0,00
54) Lee Wallard-0,00
55) Troy Ruttma-0,00
56) Bob Sweikert-0,00
57) Sam Hanks-0,00
58) Jimmy Bryan-0,00
59) L.Scarfiotti-0,00
60) Rodger Ward-0,00
61) J.Rathmann-0,00
62) G.Baguetti-0,00
63) Peter Gethin-0,00
64) Gunnar Nilsson-0,00
65) V.Brambilla-0,00
66) H.Kovalainen-0,00
67) Jo.Bonnier-0,00
68) Jochen Mass-0,00
69) O.Panis-0,00
70) J.Trulli-0,00
Rubinho pelo menos é o primeiro “zero a esquerda” da fila…
Ops…”tomou no Massa, mas sem danos”, o certo é tocou no Massa, mas sem danos.
Das últimas 3 gerações de pilotos ninguém chegou perto do Schumacher, ninguém foi tão completo na pista e no trabalho pra acertar carro, fora organizar e dar estabilidade a uma equipe, ao lado de Brawn e Byrne conseguiu isso em duas equipes que raramente venciam na F1, Benetton e Ferrari, em ambas chegou ao domínio em 94/95, depois entre 00/04. Quando o carro era inferior o alemão descontava no braço pra vencer uma corrida ou várias corridas, caso de:92/93/96/97/98. Em condições de igualdade de equipamento tirava no braço: 94/95/99/00/03/06, tecnicamente e esportivamente ninguém chegou perto do alemão. Alonso desenvolveu a Renault começando por baixo como fez Schummy na Benetton(isso lá dentro da F1, entre os engenheiros tem muito valor), mas na Ferrari Alonso já pegou a equipe em alta(sem crises), aí o trabalho é mais facilitado, mas o espanhol sem dúvidas carregou o carro nas costa várias vezes desde que começou na Ferrari.
Na época que Alonso foi bicampeão ele e Schumacher eram os melhores do grid, seguido por Raikkonen, com a aposentadoria de Schummy, então Alonso ficou na condição de melhor piloto do grid até…2010! Atualmente Alonso é mais completo por ter mais experiência, só que Vettel é o piloto do MOMENTO, esta ofuscando os rivais. Alonso não é campeão a 5 anos, Lewis só conseguiu um título em 5 anos, Button vem muito bem, desde que teve carro decente em 2009, só vem evoluindo de forma incrível!!!
Alonso e Vettel portanto, no momento são os melhores do grid, são velozes e erram pouco, oportunistas!!! Vettel atingiu essa condição rapidamente depois daquele GP da BEL 2010, onde errou feio batendo em Button. Depois se superou mostrando ser mentalmente forte, o jovem alemão não deu mais pixotadas jogando a corrida fora, e graças a Vettel Alonso não foi tricampeão, o que seria um total vexame para a RBR.
Em 2011 Vettel mostrou ser exepcional em volta lançada, e também durante as corridas(o carro é ótimo, mas muitas vezes era Vettel quem fazia a diferença, pois a RBR também errou nos boxes com Vettel, fora o GP da BEL onde os pneus estavam com bolhas no começo, Webber não aguentou e parou antes do alemão, esse ainda conseguiu se manter na pista algumas voltas). O campeonato fala por sím, Vettel quase chegou a perfeição sendo veloz, preciso e cerebral! Chegou ao nível de Clark(63/65), Prost(88/89) e Schumacher nos anos 2000. Falam muito daquelas Williams de 92 e 93, mas se for comparar Mansell e Prost não tiveram rivais no campeonato e podiam tirar mais do carro, nas últimas 6 corridas em 92, Mansell só venceu uma corrida, e Prost nenhuma!!!
Button no momento como piloto esta a frente do companheiro porque é mais cerebral. Hamilton estrapola no arrojo, quer vencer em 10 voltas isso não existe em corrida, não é a toa que(no geral) tomou surra do Button. Largar a frente no grid às vezes não quer dizer muito(basta ver o Senna em 89, fez 13 poles, mas nas corridas também fez um monte de besteiras, Prost foi pela regularidade e mereceu o título, foi melhor porque não jogou corrida fora). Lewis por ser “a aposta” da Mclaren foi um fiasco em 2011, Button chegou a frente de Alonso e Webber na pontuação, Hamilton nem isso conseguiu, o 5º lugar no mundial foi até um vexame!!! E Button mostrou ser muito bom de chuva, das 12 vitórias que possui, pelo menos 5 venceu em piso molhado de forma espetacular!!! Enquanto Lewis fazia besteiras, Button ia ao pódio várias vezes.
Hamilton fez besteira no GP da MAL, Button, 2º lugar!
Hamilton fez besteira no GP de MON, Button, 3º lugar!
Hamilton fez besteira no GP do CAN, Button, 1º lugar!
Hamilton fez besteira no GP da HUN, Button, 1º lugar!
Hamilton fez besteira no GP da BEL, Button, 3º lugar!
Hamilton fez besteira no GP de CIN, Button, 2º lugar!
Vitórias
Button, 3
Hamilton,3
Pódios:
Button,11
Hamilton,6
M.Voltas:
Button ,3
Hamilton,3
Poles
Button,0
Hamilton,1
O que manda é o conjunto, muito arrojo atrapalha! Em Monza Hamilton ficou 26 voltas tomando bengaladas do “vovô” Schumacher, Button ultrapassou os dois e foi ao pódio, 2º lugar!
Desequilibrado psicológicamente, no GP do Japão Lewis fez uma corrida apática(tomou no Massa, mas sem danos), Button foi ao pódio, 1º lugar! No GP da IND novamente se Lewis e Massa se tocaram, dessa vez escolheram o brasileiro como culpado(punir Lewis ia ficar muito feio né FIA), mas Felipe não bateu sozinho, Lewis tinha que levar 50% da culpa.
Hamilton deve estar com muita saudade de Kovaleinen como companheiro de equipe, Button esta pilotando uma barbaridade, no seco e muito mais no molhado. Se o piloto não tiver cuca fresca pra pilotar, adeus talento. Se não dá pra vencer, tente o pódio, era no mínimo obrigação de Lewis pelo carro que tinha.
Hamilton esta muito longe da performance da temporada de 07,e em 08 teve muitos altos e baixos, foi campeão raspando em Interlagos, batendo um piloto que nunca foi campeão(Vettel bateu 4 fortes concorrente em 2010, 3 eram campeões e Webber foi osso o ano todo). Em 09 a equipe estava em baixa tecnicamente por causa da mudança de regulamento, Lewis na segunda parte da temporada fez a diferença em algumas corridas, mas em 2010 e principalmente 2011 tem errado muito, assim fica complicado a torcida defender o piloto.
Lewis desde de 07 vem se alternando muito do sucesso ao vexame(já jogou um título fora justamente por ser arrojado, GP da CHI 2010), falta constância nas temporadas, seu estilo agrada dos fãns, mas estilos não se comparam(Prost em 80% da carreira não foi arrojado, e sim cerebral, como foi Piquet e Lauda, foram campeões mais pela inteligência). No momento Lewis esta devendo, já são 5 temporadas em equipe de ponta e apenas 1 título. Button só teve equipe de ponta a partir de 09, e só vem evoluindo ano a ano, mostra segurança a equipe.
O avassalador sucesso de Vettel, e Button pilotando barbaridade(sem esquecer da fera Alonso), tem muito a ver com isso, Hamilton ficou realmente incomodado, e só ele pode mudar essa situação…
Pra finalizar, quantas besteiras Button fez em 2011? Jenson deu de goleada no quesito velocidade-constância-precisão. Lewis é um baita piloto, mas se não mudar a maneira de pensar nas corridas…adeus!
Não estamos mais na época da “molesinha” dos 5 descartes, não adianta Lewis ver as corridas dos anos 80, sem os descartes se o piloto jogar 5 resultado fora, bye bye campeonato! A dinâmica das corridas mudaram muito, hoje o piloto tem que ser veloz e erra o menos possível, os carros raramente quebram, então piloto em equipe de ponta tem mais responsabilidade em pontuar bem, por isso, Alonso se destaca!
Webber e Massa vem depois, mas muito por causa do carro!!! O canguru ainda pode tem salvação fazendo uma boa temporada em 2012, Massa é a grande dúvida, ainda mais que admitiu que não gostou do carro no primeiro teste!
Rosberg é muito eficiente e erra pouco, Schumacher foi bem em 2011, se melhorar na classificação, pode virar ameaça, se colocar os dois no lugar de Webber e Massa fazem muito mais, falta carro bom para os dois, a Mercedes deixou muito a desejar desde que voltou a F1. O restante são novatos, uns com grande potencial, outros nem tanto…
Veio monta um blog de F1 que vou lá todo dia.
Abraços e parabens
Uai? não foi você mesmo que disse que tempos de pré temporada não podem ser levados muito a sério? Porque o alonso é o melhor da atualidade quando os tempos não significam muita coisa? Realmente não entendi.
Na minha humilde opiniao,acho o kimi o piloto mais talentoso do grid,o cara e muito veloz!!Em 2009 ele tirou leite de pedra com o f60 cinco podios com uma vitoria em spa mesmo a ferrari tendo parado o desenvolvimento do carro no meio do ano!!ah em 2007 lewis e fernando terminaram empatados,ambos com 109 pontos e raikkonen o campeao com 110!!!
Não amigo, alguém que perde espaço na equipe para massa, não pode ser chamado de talentoso!
Ola Fabio, tenho uma pergunta complicada. O que é mais dificil nesse ano: O Massa ganhar o campeonato ou o Senna vencer uma corrida?
O Massa ganhar o campeonato.
Abs
Alonso deu pouquissimas voltas, acho que o carro esta muito ruim, mas pra tentar dar uma enganada na galera, colocaram pouca gasolina e pneus novos, mesmo pq o tempo do Alonso foi 1/2 seg. pior que o do Gorsjeam.
Isso com pneus super macios e sem gasolina, grosjean estava com os macios, pelo jeito o cavalinho rampante vai levar chifradas de touro red bull de novo rsrsrs
Legal que quando um piloto não-chamado Fernando Alonso faz o melhor tempo, os testes não valem nada. Mas quando é o espanhol mimado, ai o cara já é chamado de melhor da atualidade. Pelo amor de deus, um pouco de coerência e menos hipocrisia não faz mal a ninguém.
Caro Fábio,
Acredito que você esteja equivocado quanto a sua opinião quanto ao Fernando Alonso, ele não é o melhor da F1 e nem o melhor dos testes de 2012, pois somente fatos concretos podem comprovar tal opinião, caso contrário é somente PURA especulação, pois como você mesmo disse sem saber as condições não há como definir “o melhor” carro. Mesma coisa para os melhor pilotos, o que pode ser dito é que o Alonso com o carro da Ferrari de 2011 foi brilhante em algumas provas, mas não é o melhor. Para mim, ser o melhor é vencer a corrida sem se importar com as condições, o Alonso fez isso 1 vez na temporada enquanto o Vettel fez isso várias vezes. Agora, ESPERAMOS que em 2012 seja diferente e que realmente a Ferrari, assim como a Mclaren e RBR estejam no mesmo nível para que assim possamos definir o MELHOR PILOTO.
ficou encima do muro, quem é o melhor pra vc então?
alonso já andou em todo tipo de carroça, se tem alguem que sabe tirar leite de pedra, é esse cara.
Minha resposta se encontra no meu post, caso não tenha interpretado: Vettel melhor que Alonso.
No entanto vale ressaltar o que eu disse: “ESPERAMOS que em 2012 seja diferente e que realmente a Ferrari, assim como a Mclaren e RBR estejam no mesmo nível para que assim possamos definir o MELHOR PILOTO.”
Ou seja, caso estejam estas equipes e mais alguma outra(surpresa) não citada, estejam equilibradas, assim será possível realmente QUEM é o melhor piloto, mas como F1 é F1, será dificil que isso ocorra.
“Vettel melhor que Alonso” Isso mostra como você não entende nada de F-1! Nada mesmo!
Com toda certeza Fernando Alonso é o melhor piloto da atualidade devido ao seu talento de guiar um carro limitado e se adaptar em condições adversas dos treinos e corridas. Mas, o que fica em dúvida ainda é uma seguinte questão: Se os demais pilotos da F-1 que também são talentosos e rápidos, que são estes: Vettel, Hamilton e Button. E se todos tivessem o mesmo carro e nas mesmas condições técnicas de equipamento, ou seja, aconteceria uma disputa de igualdade entre Alonso e esses três pilotos? Ou será que ainda prevaleceria a máxima de que o piloto espanhol realmente é um excepcional piloto da F-1 atual? E vocês? O que acham? Eis a questão.
Talvez esse ano os carros fiquem um mínimo mais lentos, um: pela falta do difusor, dois: pelos degraus “lindos”. E isso faz com que as Mercedes antigas andem bem em relação aos novos carros. Está certo que os novos carros ainda não estão muito bem “afinados”. E a proibição dos difusores, acredito eu, que foram proibidos “também” por razões de segurança de que vem atrás e não estou contrariando sua opinião, Fábio. Só estou tentando complementá-la e não só pelo fato de promover mais ultrapassagens.
Alonso – “o melhor piloto da atualidade” – recebeu seu Certificado de Gênio Iso 9000 das mãos de Vitaly Petrov, em Abu Dhabi, em 2010. E não adianta culpar a equipe, nem a aerodinâmica dos carros e nem a pista. Ali, gênio que é gênio passa. Kobayashi que o diga, e nem é gênio.
Realmente fiquei decepcionado com esse comentario seu sobre o alonso.
Algumas entradas atras no seu blog você levantou que no ano passado o mais rapido foi o barrichelo e neste ano ele não corre mais.
Ai agora com o alonso por ele ter sido o mais rapido ele mostra pq é o melhor?
Dois pesos, duas medidas.
Também concordo que o alonso é o melhor, mas não siginifica nada ele ter feito um bom tempo na pre temporada, você devia saber isso…
Você realmente não entendeu meu comentário sobre o Barrichello…
Abs
Qual o parâmetro para considerar Alonso o melhor? Quando correu com o mesmo carro que o estreante Hamilton, perdeu, e feio.
Você com todo seu conhecimento quer comparar pilotos com carros diferentes? Isso está mais para paixão do que para razão.
carros iguais onde? bebeu?
o cara venceu 4 corridas, fez 12 podiuns aquele ano e fez 109 pontos, EXATAMENTE a mesma pontuação e podiuns, do queridinho do ron Dennis
toda mclaren contra, inclusive o DONO dela, publicamente, faz-me rir o Sr.
fora o escândalo de espionagem
Agora o cara não pode ter opinião?
Parabéns pelo trabalho! Pit-stop cada vez melhor e mais prático. Só gostaria de sugerir que as vinhetas de entrada e transição tenham o volume de som mais baixo. Ouço durante meu trabalho no fone de ouvido e sempre levo sustos. =)
Abraço!
kkkkk, que nada não
Amigo Fabio se voce falar com o Barriquello pede para ele arrumar uma vaga pro massa p/2013 na indy.
Fabio,vou marcar o tempo para a divulgaçao do meu comentário.
O treino nada significa,pois no ano passado como voce mesmo viu o Barrica foi o melhor e deu no que deu.
Vamos aguardar o premio da australia e ai podemos ter uma avaliacao.