A primeira novela do ano
13/02/12 08:31Ainda falta mais de um mês para o início do Mundial, mas não é difícil descobrir qual vai ser a primeira polêmica técnica do ano. A regra dos escapamentos.
Com a proibição dos difusores soprados, os projetistas passaram os últimos meses tentando criar saídas de ar quente que possam exercer alguma função aerodinâmica.
Não por coincidência, Charlie Whiting, faz-tudo da FIA, esteve em Jerez, na semana passada, olhando com atenção para a traseira dos carros.
Não por coincidência, também, já começa um diz-que-disse no paddock.
“Há equipes que, claramente, estão abusando da interpretação do regulamento. Mas cabe à FIA fiscalizar isso”, disse Mark Gillan, engenheiro da Williams, por exemplo.
“Todo mundo sabe que escapamentos sempre vão gerar algum ganho aerodinâmico. Não há como impedir isso”, falou Paddy Lowe, da McLaren, equipe que, nos bastidores, vai despertando suspeitas.
Aguardem cenas dos próximos capítulos…
Acho que a F1 deveria voltar ao que era antes. Menos tecnologia e aerodinâmica e mais motor e piloto. Tinha que acabar com as duzias de botões no volante e deixar o piloto controlar 100% a maquina. Controle de tração, botão de largada, botão de controle da velocidade de pit stop, difusor e por ae vai. Deixar somente o que se refere a segurança. Liberar varias trocas de pneus e paradas de reabastecimento. E por fim baixar o limite do valor de investimento por carro. Com essas mudanças queria ver se esses pilotos considerados novos e talentosos se dariam conta de pilotar tão bem um F1, quanto o Piquet, Nigel Mansell, Fitipaldi e nosso eterno Senna.
Tô nem aí, a FIA (nao confundir com a safada da FIFA) deveria fiscalizar e com imenso rigor o aspecto segurança, o resto fica por conta de cada equipe, faça la seus carros como bem quiserem, desde que seguros. Ora, ora ora!
Essa fia já deu no saco, inventora regras ….. Automobilismo é piloto e carro independente de piloto 1 ou 2… infelizmente a f1 vai dar espaço para outras categorias ! … estão assim…. isso não pode pq o carro y vai correr mais que o carro x!…aquela gasolina não pode e por ai vai…basta!… segurança sim, mandar nos carros é jogo marcado!…. turbina essa hostia!
Onde está o escapamento???? rhararará.
Tem que ter um pouco de tudo, regulamento, brechas, criatividade para aproveitar as brechas e só assim há evolução.
Isso é necessário porque foi desta forma que surgiram o controle de tração, o freio ABS e EBD, suspensão inteligente, pneus especiais e um mundo de coisas que equipam nossos carros.
Se não aceitarmos essa “guerrinha” a Fórmula 1estaria usando a lotus preta e dourada do Emerson Fittipaldi até hoje. Seria o regulamento mais rígido e mais eficiente, porém não traria o benefício da evolução.
Viva as brechas e criatividade!!!
Na minho opnião o belo da categoria está em tirar o máximo possível do equipamento, mas dentro de alguns parâmetros.
Todos os carros teêm escapamentos, logo quem puder explorar mais esse recurso, é o mais competente, não um trapaceiro.
Quem usa esse recurso apenas pensou em algo que os outros não pensaram. Parabéns para eles.
Fazer sair os gazes do escapamento pelo bordo de fuga da asa
me parece,em tese, um bom caminho. O Chapman teria tentado. Aumenta a não sustentação da asa, diminui o arrasto
e concentraría o empuxo numa região ótima. Será que a regra permite?Invenção? Não . Algumas aeronaves já estudaram o
recurso com sucesso…
Os carros mais bonitos sempre foram as Ferraris e Mc Larem, mas este ano… só mesmo a Meca vai poder tirar o prémio da Miss-Caraga 2012 da McLaren.
Melhor ter ganhos aerodinâmicos no escapamento do que precisar de reabastecimento durante a corrida com os conhecidos riscos.
A Fórmula 1 deixou de ser competição de pilotos há muito tempo. Infelizmente, o que se vê hoje é uma guerra de tecnologia… e por incrível que pareça, não vou apedrejr o RafaelRS, mas sim, apoiá-lo no que tange desenvolvimento sustentável. Só tem uma coisa Rafael, isso não é para os 8 anos como vc mencionou. Vai demorar bem mais para isso acontecer.
Abs a todos.
Absolutamente normal!
Todas as equipes, ou pelo menos as equipes grandes, tem um departamento incumbido de ler o regulamento e interpretar de forma que ele possa ser transpassado para se adquirir alguma vantagem.
Olha, a F1 não é a mais avançada categoria do automobilismo? Então deveria ter liberdade total e irrestrita e ponto. A única regra deveria ser inerente à segurança do piloto, o resto, quem pode mais chora menos.Essas regras enojam…
Basta pedir pra alguem aqui da receita federal, que fez a arrecadação dos impostos que faça o regulamento. kkkkk
certeza que nao acharão nenhuma brecha!!
É por essas e outras que a formula 1 esta cada vez mais chata e sem competitividade.
Fácil. Nova regra: os escapamentos da F-1 deverão fazer um ângulo exato de 90 graus com o assoalho e emitir os gases exclusivamente para cima, a partir dois canos de 3 polegadas de diâmetro cada, com 80 centímetros de comprimento.
Em resumo, um escapamento igual aos dos nossos queridos ônibus.
Afinal o que a FIA quer? Transformar a F1 numa categoria onde os 20 carros dos grids são identicos e o que muda é o piloto? Pra isso já existe o kart. Sempre tivemos equipes grandes e pequenas. F1 é tecnologia e desenvolvimento. Daqui a pouco teremos carros sem motores movidos a pedaladas…
Rafael voçe esta certo…deixem voar a imaginação dos projetistas na f1…logo logo estaremos voando e sem rodas
APOIADO, COM CERTEZA ATÉ PORQUE COMO TODO MUNDO SABE O MOTOR ELETRICO .E SUPERIOR AO COMBUSTAO, EM MEDIA UM MOTOR ELETRICO VAI A 60.OOO/RPM, É MUITA POTENCIA PARA SER DESPEJADA E TECNOLOGIA A SER CRIADA EM FUNÇAO DA EVOLUÇÃO………..
Escapamento baseado..
Concordo com o rafael RS, muito bom era liberarem tudo, vamo ver oque q os cara iam fazer…
Quero ver eles adaptarem um escape de Opala 6 em 1.
Eu tenho uma ideia meio maluca… libera tudo!!!
ë uma caixa, de X de altura, Y de largura, e Z de profundidade… de deixa a imaginação dos projetistas voarem…
Lógico, põe regras pra célula de sobrevivência do piloto, um limitador de potência no motor, e deixa os caras inventarem: partes móveis, e por aí vai…
E digo mais: ainda acho que bacana mesmo era acabar com o motor de combustão… Já bota os projetistas pra pensarem agora: em 8 anos, só motor elétrico!! Formula 1 também é campo de prova, desenvolvimento tecnológico… Sei que serei apedrejado aqui, mas acho que Fórmula 1 mais do que uma competição de pilotos é uma competição de equipamentos, de máquinas!
ixi rapaz, a idéia até que é boa, mas imagina se as grandes cias de petróleoo permitiriam isso…hehehe…quem sabe num futuro distante? hehehe
motor elétrico? tá de sacanagem, né?
E porque não começar a falar nos famosos motores de hidrogenio??? eu sou meio adepto desta ideia tambem… deveriam bolar a formula criativa…meio corrida maluca…. assim tenho certeza que muita coisa nova apareceria nas industrias automobilisticas. Tudo com regras de segurança, claro. Mas testar novos combustiveis seria a prioridade.
Eu compartilho de sua idéia meu amigo, também acho q deveria ter menos limitações… exatamente como vc disse, F-1 é voltada para a mais alta tecnologia, com esse monte de limitações, tão limitando as possibilidades de invenções pois pra q cara vai gastar tempo pensando em algo q ñ poderá ser usado devido alguma regra… e acho tb q nem limitação de motor deveria ter, os pilotos q deveriam dosar até qdo é seu limite, assim como era antigamente (morriam mtos, sim morriam mtos, mas todos sabiam até onde deveriam ir)… quanto a sua idéia de motores, na verdade eu acho q deveria ser criada uma categoria específica fora da F-1 com motores diversos não poluentes (elétrico, celula de hidrogenio, eólico rsrsrs ou seja lá a novidade), importante é estimular a capacidade de criação… abs
Pois é Rafael, na realidade já estão pensando nisso pro futuro, e como a F1 é um laboratório de testes, a idéia é ótima. Abç
Rafael, concordo 100%! Porque não liberar a imaginação de todos? Rodas cobertas, porque não?
No mais, a preocupação por equilibrar as finanças das equipes certamente diminuiria já que surgiriam soluçções mais baratas para os mais diversos problemas.
Fórmula 1 com motor elétrico nunca!!!!!!
Já imaginou como seria uma corrida sem o barulho dos motores?
A F1 tem que ser a primeira a voar na pista, tipo aquele trem MagLev.
RAFAEL NÃO VI SUA POSTAGEM, ANTES DE POSTAR A MINHA… É MEU PENSAMENTO TBM!
Deixe-me começar o apedrejamento… rsrsrs…
. “Liberar geral” ampliaria violentamente a diferença de rendimento entre as equipes “ricas” e as “pobres”
. Também poderia causar situações perigosíssimas para os pilotos, o que não é a idéia;
. Impor motor elétrico arrasaria com o espetáculo, pois não tem como ter nem perto do mesmo desempenho, as baterias são pesadas para pouca autonomia. Isso é função das montadoras, não da F1. E mesmo as montadoras estão tendo resultados decepcionantes com os elétricos (poucas vendas/falta de mercado).
Esqueceu o detalhe mais fatal do motor eletrico… para os amantes do automobilismo… não faz barulho…
Lembro de ter visto um video no Japão, deve fazer mais de 10 anos… Formulas movidas a bateria num oval… era como ver uma corrida com o mute…
Bem lembrado, não havia pensado nisso!
Concordo com vc, mas acho que F1 hoje é competição de equipamentos e maquina..
Tirando as grandes, Piloto tem que pagar pra correr, na Era Senna a coisa era resolvida no braço, hoje é o diretor de prova regras etc….A F1 esta um lixo…
procurem no google por redbull x1… e vejam o que aconteceria com um f1 sem limites de regulamento
Concordo com vc
O espirito da Formula 1 era esse no passado,
criatividade, desenvolvimento de novas tecnologias, quebra de paradigmas, desafios…
ai sim volta a ser emocionante e não tão previsível
O ideal seria a formula 1 adotar um unico escapamento e direcionamento, assim seria uma regra ou lei e acabaria com esta polemica, simples assim. abrs
boa…o ideal seria todos os carros serem idênticos e a coisa teria que ser decidida nos braços dos pilotos…aí sim iríamos ver quem realmente tem peito pra tirar o melhor proveito do sistema…
todos jogam o ar ou no aerofolio traseiro ou nos difusores, ano passado que fizeram o tal soprado que no fim jogava o resto em ambos
fala, fabs.!
mano…deveriam obrigar um escapamento estilo SNORKEL, bem feioso.
quem sabe, assim, a interpretação do regulamento, neste ponto, ficaria claro.
🙂
abrax.
Tem tbém aquel tal do “pinto louco” que colocavam nos fuscão.
chamava cruzadão…………
Talvez haja polêmica mesmo, mas é de se esperar. Afinal de contas, a aerodinâmica é o principal diferencial entre as equipes, infelismente. Eu tenho uma opinião bem clara a respeito disso: sou a favor da total rigidez do regulamento, o que ainda não aconteceu. As equipes e principalmente os responsáveis pela aerodinâmica ainda têm uma margem de liberdade para encontrar brechas no regulamento. Enquanto for assim, essa novela não acaba nunca, e a RBR será a grande beneficiária.
Amigo, só é proibido o que a lei proíbe, se não está no texto da lei é legal. Isso é para qualquer lei. Existe isso porque prever tudo que possa ser criado ou feito pelo homem é impossível.
Quando o regulamento for extremamente rídigo, dificilmente as brechas serão encontradas. Abs.
Amigo, pondere se a ” total rigidez do regulamento” poderá inibir o desenvolvimento de novos conceitos técnicos advindos de pesquisas para colocar a equipe um pequeno passo a frente de outras, mas que resultarão em soluções técnicas importantes, como por exemplo o sistema abs
A resposta do Junior abaixo é um ótimo ponto, se o regulamento for extremamente rígido, termina a F-1 e põe todos a correr no mesmo modelo de carro… mas isso não é F-1, ela representa desenvolvimento, buscar o máximo que se pode fazer… no projeto e na pista…
se o regulamento for extremamente rígido, a F1 deixa de ser F1 e passa sr algo análogo à Indy. As pessoas parece que fantasiam um passado onde o campeonato de fórmula 1 era determinado simplesmente pela habilidade do piloto. Qualquer pessoa que conheça minimamente o esporte sabe que praticamente nunca houve um campeão com um equipamento inferior. FORMULA 1 É, SEMPRE FOI e SEMPRE SERÁ um esporte de pilotos e engenheiros. Esse é o espirito e é isso que torna a f1 especial: os melhores pilotos utilizando aplicações inovadoras do que existe de mais avançado na tecnologia.
E TENHO DITO!
AH! deem uma olhada na minha homenagem ao grande Stewart e se possível, comentem! Obrigado
Eu tenho uma opinião bem clara a respeito disso: ïnfelizmente” é uma palavra escrita com Z!
http://www.flickr.com/photos/egustavoabe/5538396886/in/photostream/lightbox/
Quando o regulamento for extremamente rigido (mais?) a F vai ficar tão emocionante quanto uma partida de Bocha
Amigos, concordo com os dois, ocorre que precisamos pensar no seguinte. O que deve se levar em consideração: Deixar todas as maquinas iguais para ver quem é o melhor piloto, ou deixar os prejetistas com liberdade pensando em avanços tecnológicos a serem usados na industrita automobilistica.
Agradeço a correção da palavra “infelismente”.
Mas voltando ao assunto, quero que pensem bem: os carros que dirigimos utilizam algum conceito aerodinâmico desenvolvido no passado por equipes como a Brown GP e agora a RBR? Será que tão cedo guiaremos carros com difusores soprados? Se o regulamento fosse mais rígido, estaríamos entregando o espetáculo nas mãos e talento dos pilotos. Desta forma ninguém sairia duvidando se este ou aquele piloto é ou não é bom. É o que acredito. Um abraço!
Concordo com o David. Creio que tudo isso é para haver a competição que todo torcedor espera na F-1. É muito chato assistir a um GP, onde apenas um carro dispara na frente e alí permanece até o final do GP, isso não traz nenhuma emoção. Até o GP de Mônaco que se esperava tal competição, com as tecnologias empregadas na aerodinâmico dos carros, faz com que uns e outros disperem na frente, sem proporcional a competição e os pegas que tando esperamos na F-1.
Eu já sou de opinião contraria, se é pra ser F1, não existe F0, então tem que ser o primeiro, não deveria haver tantos limites, tem que haver a liberdade de encontrar os limites que a tecnologia permite.
Como era no passado, cada um achava uma solução, hj estão tentando pasteurizar a categoria.
Hoje???
A questão principal não é a liberdade, mas a própria sobrevivência da categoria. Se não houvesse regras restritivas a F1 teria no máximo 4 equipes, tal o aumento explosivo em investimento das equipes.
Nem as montadoras aguentaram…
Concordo e vou além, só deveria haver limitação referente a ganhos ecológicos; consumo de combustível tamanho dos motores, etc…, o resto deveria ser livre ! Corre quem quer e quem pode ! E viva o desenvolvimento tecnológico !
“Como era no passado, cada um achava uma solução”… e morriam 2 ou 3 pilotos por temporada…
Apoiadíssimo!
infelizmente é com z
Como em todos os anos, vão fazer um bafafá, ai vai para julgamento, vão liberar, e todas as demais copiam…
Olá Jayme, é mais ou menos por aí. Os caras querem mesmo é vender imagem da F-1. Outros fatos passados já ficou comprovado que tudo acaba do jeito que querem os pilotos e os engenheiros. Afinal de contas, se não for para voar nas pistas dos GPs, é melhor criar uma nova modalidade; quem sabe de carroças. Aí não terão mais esses tipos de problemas e nem polêmicas.
JÁ VÃO COPIAR ANTES!
O Charlie Whiting olhou os escapamentos de Ferrari e Mclarem e não viu nada de errado. É quase certo que serão aprovados. Então, em Barcelona, todo mundo vai aparecer com seu escapamento modificado.
A Mclaren tem de ser esperta! É so não marcar os chamados “temporais” principalmente nas tomadas de tempo na Austrália pra não levantar polemica com as adversárias. No resto, TODAS as equipes tem buscado algo para ter ganhos aerodinamicos no limite do regulamento.
A Mclaren tem de ser esperta! Mesmo que os seus carros tenham tido um significativo ganho com o novo posicionamento dos escapamentos, é só não faser os chamados “temporais” muito além da concorrência para não despertar polemica no início do campeonato. Mesmo que os seus carros venham a estar nas primeiras posições, é importante a equipe “dosar” a diferença de tempo para os adversários. No resto, garanto que TODAS as equipes no setor de aerodinamica irão buscar algo no limite do regulamento.
faSer…. é assim que vamos fazer…hehehe
David Santos….
Faser com “S” ? Nunca vi!!!!! Acredito que se eles não fizerem (fazer com “Z”) ficaria melhor ao seu comentário.
faser se escreve: fazer e aerodinamica: aerodinâmica. agora “dosar” está certo! rs abraços
faser ?
“faser” ai não da né amigão… assassinou a nossa escrita!
fazer é com Z e não com S.