A primeira novela do ano
13/02/12 08:31Ainda falta mais de um mês para o início do Mundial, mas não é difícil descobrir qual vai ser a primeira polêmica técnica do ano. A regra dos escapamentos.
Com a proibição dos difusores soprados, os projetistas passaram os últimos meses tentando criar saídas de ar quente que possam exercer alguma função aerodinâmica.
Não por coincidência, Charlie Whiting, faz-tudo da FIA, esteve em Jerez, na semana passada, olhando com atenção para a traseira dos carros.
Não por coincidência, também, já começa um diz-que-disse no paddock.
“Há equipes que, claramente, estão abusando da interpretação do regulamento. Mas cabe à FIA fiscalizar isso”, disse Mark Gillan, engenheiro da Williams, por exemplo.
“Todo mundo sabe que escapamentos sempre vão gerar algum ganho aerodinâmico. Não há como impedir isso”, falou Paddy Lowe, da McLaren, equipe que, nos bastidores, vai despertando suspeitas.
Aguardem cenas dos próximos capítulos…
Gente, acorda, metade das evoluções tecnológicas dos últimos anos foram criadas justamente para compensar as restrições da FIA. Como não há evolução tecnológica? E se qualquer coisa fosse liberada aí viriam falar que “a formula 1 não é mais aquela pq tem um computador dirigindo o carro”. Contentem-se com a realidade, se a formula 1 está chata, vai assistir corrida de Kart que quase não tem regras restritivas.
Se for esse o caso, eles só vão proibir estes escapamentos no ano que vem, criando mais um artigo, no regulamento.
Todos esses regulamentos que estão sendo impostos na F-1 estão gerando uma complicação séria dentro da categoria. É uma modificação ali, outra acolá, etc,… Daqui à pouco não nos surpreenderia se os carros de F-1 possuíssem até função anfíbia caso as corridas fossem realizadas em dias de chuva. Já imaginaram se fosse permitida uma função do tipo: KERS Aero-Ultrassagens, cujo carros impulsionados por função motor aerodinâmico levantariam vôos de curta distância ativados por esses novos sistemas tecnológicos relizariam ultrapassagens por cima dos outros carros? A F-1 se transformaria numa verdadeira Corrida Maluca! E Michael Schumacher Dick Vigarista ganharia mais sete títulos mundiais! Seria cômico se a F-1 chegasse à esse estágio… Ou chegou?
Está na hora da FIA parar de tolher a evolução tecnológica dos carros de Formula 1.
A essencia dessa categoria é descobrir e desenvolver novas tecnologias que favoreçam as melhores performances e seguranças dos carros, pois tempos depois essas tecnologias chegam aos nossos carros.
Assim sendo quem não tem competencia que não se envolva na maior categoria do automobilismo
É isso que faz a Fórmula 1 ter graça – engenheiros dando um jeitinho de burlar as regras – Piquet era bom nisso por isso que foi campeão 3x.
O fundamental é assistir cada vez a evolução de um carro de F1 , dispotando com segundo nas pistas mundo a fora. O ideal é ver um projetista como Adrian lançar a cada ano uma gama de desenhos onde o surreal , torna-se uma fabrica de informações , colocar este desafio na prancheta aguçando o talento genial de um engenheiro , a regra é simples está aqui é desta maneira e pronto . O grande segredo este será a entrada de ar frontal , com distibuição deste na parte aerodinamica do carro, e o quebra cabeça do escapamento . vai ser divertido acompanhar este ano até aqui a diferença o,5 decimos de segundo.
Realmente minha gente, a F 1 é pródiga em polemicas, vive de especulações, adora sensacionalismos, faz um regulamento tão pernóstico que nem ela mesmo sabe os limites do que é certo ou errado, e por ai vaaai…….
Já se foi a verdadeira formula 1,onde as equipes desputavam para ver quem tinha a melhor tecnologia,melhor engenharia,melhor qualidade enfim melhor em tudo
Agora quer que tudo seje padrão,tudo é proibido
Qual é a graça ? queremos a F1 de verdade de volta
Eu concordo a Fia sempre terá um protejido,quem? O mais fantatisco nesse momento é ver os projetitas como Adrian
da Red Bul , fazer uma máquina que cabe nas neuerose da FIA, realmente é um mago e não tem para ninguém . Para compensar a perda difusor soprado , ele criou um bico dianteiro que divide o ar frontal, em duas partes : um distribui p/ assoalho e o outro diretamente p/piloto , olha o dawforce estabiliza a bolipo , e de
quebra joga ar direto para suspensão traseira, isto foi dito pela revista ontem , e mostra muito bem que é o melhor projetista da atualidade. Porque razão a mac laren não fez um bico em degrau , talvez haja um difusor de ar quente do escapamento direcionada para as rodas , assim como o da Ferrari! não é preciso quebrar a cabeça . Os carros que tem captação ar frantal São: Sauber,Red Bull, Toro Roso , Williams, mercedes .,eu não percebi nenhum outro , posso até estar errado , mas concerteza é um recurso para ser estudado. Mercedes l.l18 s Red Bull l.l9 s, toro roso 1.19 s ,sauber 1.20s , William l.20 s. todos com ar frontal e sistema cambio e kers direcionado é só ler a revistas especializadas , não sou eu
que comenta . Ao observar 1 º dias de teste dá para notar que a diferença será de décimos de segundo , o melhor braço e piloto com sangue frio vai arrepiar . a bola da vez começa março , é só curtir abr.
Corrigi erros desculpem
Escapamento é como “pum”,cada um solta do jeito que bem entender, sem regras!
Eu concordo a Fia sempre terá um protegido,quem? O mais fantaisco nesse momento é ver os projetitas como Adrian
da Red Bul , fazer uma máquina que cabe nas neueose da FIA, realmente é um mago e não tem para ninguém . Para compensar a peda difusor soprado , ele criou um bico dianteiro que divide o ar frontal, em duas partes : um distribui p/ assoalho e o outro diretamente p/piloto , olha o dawforce estabiliza a bolipo , e de
quebra joga direto para suspensão traseira, isto foi dito pela revista ontem , e motra muito bem que é o melhor projetista da atualidade. Porque razão a mac laren não fez um bico em degrau , talvez haja um difusor de ar quente do escapamento direcionada para as rodas , assim como o da Ferrari! não é preciso quebrar a cabeça . Os carros que tem captação ar frantal São Sauber,Red Bull, Toro Roso , Williams, mercedes .,eu não percebi nenhum outro , posso até estar errado , mas concerteza é um recurso para ser estudado. Mercedes l.l18 s Red Bull l.l9 s, toro roso 1.19 s ,sauber 1.20s , William l.20 s. todos com ar frontal e sistema cambio e kers direcionado é só ler a rtevistas especializadas , não sou eu
que comentou . Ao observar 1 º dias de teste dá para notar que a diferença será de décimos de segundo , o melhor braço e piloto com sangue frio vai arrepiar . a bola da vez começa março , é só curtir abr.
DA-LHE CURINGÃO AGORA NA F1 COM ANDRES SANCHES NO COMANDO
AXO QUE ESTÃO PASSANDO DOS LIMITES. VUMU PRA INDY MOÇADA, E MANDA A F1 SO PRO GALVÃO BUEIRO QUE ELE RESOLVE TUDO.
A FIA E SEUS DIRIGENTES QUEREM APARECER + QUE OS PILOTOS E EQUIPES.
PQ NA INDY NÃO TEM ESTAS FRESCURAS?
LA TEM REGULAMENTO MUITO CLARO E DEFINIDO. PONTO E BASTA.
Nunca, vi, tanta, virgula, em um, só, arquivo!
Como são chatos esses ‘caras’ que ficam corrigindo erros de português…a vida de vocês deve ser um porre…
Esses caras só podem ser um florsinha! Aff.
A polêmica já começou antes mesmo de começar a temporada… essas soluções só não vai agrada a Ferrari, pois essa se julga a “dona” da F1. RBR embora tenha um excelente carro, corre sempre o risco de sua casa cair a qualquer hora dessas, basta apenas Hamilton colocar a cabeça nas pistas e não nas baladas. A McLaren encontrou uma solução incrível no escapamento que pode sim dar alguma vantagem, mas dentro do regulamento, ou seja, dentro da interpretação dele… os osutro que encontrem algo que tambem lhes possa dar alguma vantagem… é só isso!
A verdade é que o Hamilton , tem um estilo Kamicase, enfrenta as corridas com se fosse a ultima, ano passado não controlou sua reação e psicologicamente ficou afetado pela separação com noiva . A mac Laren venho com um modelo taltamente diferente da outras equipes não rebaixou o bico dianteiro , e o escapamento esta direcionado a um angulo 20º cfe Fia , não podemos deixar de observar a evolução , dia 21 o bixo pega.