Sexta, coluna
10/02/12 09:37
Para quem gosta de automobilismo, vai ser bacana. Desde Mansell, a Indy não recebe um nome tão importante da F-1.
E as chances do brasileiro serão boas: todos os outros estarão, como ele, conhecendo o novo carro.
Mas Barrichello está certo de aceitar esse desafio, às vésperas dos 40 anos?
Na Indy, ele vai curtir, vai se divertir. Vai, depois de muito tempo, ser feliz atrás de um volante. Vai buscar o que não teve na F-1. Vai, talvez, resolver uma questão consigo mesmo.
Por que não?
A coluna de hoje na Folha fala sobre o que já parece sacramentado: Barrichello na Indy.
A íntegra está aqui, para assinantes do jornal e do UOL. Na Folha Digital, é só clicar e navegar até a pág. D9.
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Esse camarada nao sabe mesmo a hora de parar. Passou anos na formula 1 , nao conquistou nada, colocou a culpa dos seus fracassos em todo mundo menos nele mesmo e ainda por cima vai tentar envergonhar a gente na Indy agora. Tenha santa paciencia.
O tempo dele já passou …
Dá licença Seixas, que eu quero desabafar…rs
Rubinho-global na F1 foi um bom piloto-LIMITADO, esse papo de “grande acertador de carros” e “muito bom de chuva” é papo furado! Pra vencer a primeira corrida na F1 Rubinho teve que pegar o carro “emprestado” do Schumacher, quando Rubens chegou a Ferrari ela já estava no topo disputando vitórias e títulos, se o carro já vencia regularmente era graças ao trabalho do alemão desde 1996. Tanto que, nessa época(96)em Maranello colocaram um quadro de Schumacher escrito embaixo, mais ou menos assim: “Com esse piloto a Ferrari voltou ao topo, e com ele voltará a ser campeã”. Se for pensar bem, entre 1996 e 2000 foi pouco tempo até o título, poderia ser em 99 se não fosse a perna quebrada. A RBR levou 5 anos para vencer a primeira corrida, mesmo tendo o “mago” Newey, lembrando que ela só foi vencer quando teve Vettel ao volante.
Rubinho na minha opinião, sempre foi:
“suposto piloto muito bom de chuva”
“suposto piloto grande acertador de carro”
A realidade mostra justamente o contrário do que narrador Galvão sempre disse.
Quantas corridas Rubens venceu na chuva? Olha o Button, tem 12 vitória e pelo menos 5 ele venceu na chuva de forma espetacular(o recorde é de Schumacher com 25 vitórias em piso molhado). Rubinho que me lembre, só venceu o eterno GP da ALE 2000 e a pista nem estava toda molhada, apenas 30%, parte do miolo, foi uma grande vitória, mas um caso isolado na carreira do brasileiro.
Rubinho nunca foi capaz de fazer um carro inferior chegar a vitória, seja por acerto do carro ou por pilotagem, mas pilotos como: Panis, Frentzen, D.Hill e Fisichella venceram pela Ligier e Jordan. Rubinho ficou 4 anos na Jordan e 3 na Stewart e nunca conseguiu esse feito.
Até D.Hill venceu na chuva com Jordan, mostrando que podia superar as adversidades de uma corrida complicadíssima como foi aquela na BEL 98.E quase Hill vence de Arrows certa vez em 97, o carro “bichou” na liderança nas últimas voltas, foi ultrapassado por Villeneuve na volta final, Hill chegou em segundo! Uma belíssima corrida de D.Hill com a nanica Arrows, e uma grande injustiça do destino com o piloto:
Gp Hungria 1997 – Últimas voltas – Globo
http://www.youtube.com/watch?v=rVr6x7sC7p8
Na Stewart Rubens teve que “engolir” a vitória do companheiro Hebert em 99 no GP da Europa na chuva. Curiosamente o mesmo se repetiu na Honda com Button no GP da Hungria em 2006, o inglês largou em 14º na chuva e venceu de forma espetacular. Onde foi parar o Rubinho muito bom de chuva para bater Hebert e Jenson e vencer essas duas corridas? Rubinho SEMPRE tomou risco no capacete dos companheiros de equipe, essa que é a verdade.
Basta lembrar a pole de “Huck”, justo em Interlagos(quintal dos brazukas), pista que Rubens conhece muito bem, Hukemberg nunca tinha corrido nessa pista, chegou e fez pole.
E esse papo que Schumacher só conseguiu ser campeão na Ferrari graças o Rubens só me faz rir! Quando Rubens chegou na equipe em 2000 depois de alguns meses ele mesmo admitiu que tudo era novo e tinha muito que aprender com o carro e com uma equipe de ponta, portanto os títulos de Schumacher na Ferrari é mérito dele junto a equipe, o carro campeão de 2000 já era evolução dos carros 98/99, se não fosse a perna quebrada em 99 com certeza já seria campeão, a sequência de títulos se deve desde os carros anteriores a 2000.
Se for observar, Rubens APANHOU FEIO 2 anos até pegar a “mão” do carro Ferrari, em 00 e 01 Rubinho foi um fiasco, o mesmo se repetiu nos anos de 03 e 05.
Em 2000 chegou atrás do Coulthard que era capacho do Hakkinen:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2000
Em 2001 novamente chegou atrás do Coulthard, sem vencer uma corrida!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2001
Em 2003 chegou atrás de 2 pilotos com pouca experiência, Raikkonen e Montoya.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2003
Em 2005 fiasco total, chegou atrás de Trulli,Ralf e Fisichella
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2005
Bom que se diga, o carro Ferrari sempre foi complicado de se ajustar ao estilo de pilotar, por isso ficou na fila por anos na busca de títulos. Em Mônaco vencer de Ferrari é coisa raríssíma, o carro nunca se deu bem nessa pista, é nessas horas que se percebe o que um grande piloto é capaz. Na Ferrari apenas 2 pilotos marcaram década, Lauda nos anos 70 e Schumacher década de 2000, vamos ver se Alonso também é capaz, mas ele já pegou a equipe em alta(sem crises), mesmo assim não esta sendo fácil chegar ao título, ele já sentiu que é complicado deixar o carro “afinado”. Ele passa pelo mesmo processo de Schumacher, é a equipe que tem que chegar ao nível do piloto e não o contrário. Alonso com certeza vai chegar ao Tri na Ferrari, questão de tempo!
Schumacher NUNCA dependeu de Rubens para nada! Compare o que conquistou o alemão e o brasileiro até 99, antes de correrem juntos na Ferrari. Schumacher começou por baixo na Benetton, pegou a Ferrari em baixa, e em 99 os “números” do alemão já impressionavam, e nem era época de domínio absoluto como foi nos anos 2000.
Schumacher(diplomado)
127-corridas
2-títulos
35-vitórias
23-poles
39-M.Voltas
71-pódios
Rubinho(no pré primário)
113-orridas
0-títulos
0-vitórias
2-poles
0-M.Voltas
6-pódios
Chega ser hilário Rubinho querer tratamento igual na Ferrari, Schumacher chegou como Bicampeão na Ferrari e exigiu o mesmo que Piquet quando chegou na Williams em 86(ou Alonso na Mclaren em 07). Só a Ferrari cumpriu o acordo, Piquet e Alonso ficaram na mão por culpa da patriotada inglesa, Mansell e Hamilton eram ingleses…
Vamos ser coerentes, para Rubinho ser campeão na F1, tinha que ser meio na base como foi o criticado D.Hill em 96, mas o curioso é que Hill pelo menos fez o BÁSICO, bateu o companheiro e foi campeão, e Villeneuve que era apenas novato, foi vice vencendo 4 corridas. Rubinho com anos de F1 venceu apenas duas corridas em 09 e nem vice foi. Será que é Hill o piloto fraco, ou Rubinho que não teve CAPACIDADE de bater Button?
Massacraram muito D.Hill, mas pra quem veio das motos e disputou apenas 7 temporadas completas, Hill não fez feio, muito pelo contrário:
Largadas-115
Títulos-1
Vitórias-22
Pódios-42
Pontos-360
Pole positions-20
Voltas + rápidas-19
Hill perdeu 2 títulos em 94/95 antes de ser campeão em 96, e foi duramente criticado, mas isso também ocorreu com Prost em 83/84, e em 85 Prost foi campeão com um carro muito superior em cima de Alboreto, um piloto que nunca foi campeão! Prost ao final de 84 era visto como “segundinho”, por pouco não vira fiasco! D.Hill pode não ter sido brilhante, mas bateu o companheiro de equipe e foi campeão, piloto fraco seria Hill se perdesse o campeonato de 96 para o novato Villeneuve.
Eu me lembro muito bem da pachecada esnobar no ínicio de 09:
“Rubinho vai massacrar Button!!!”
Pois é, ocorreu justamente o contrário, paciência!
Quanto ao Rubinho-Band na Indy, vai começar tudo de novo, a pachecada já esta contando com títulos do piloto, pensam que é fácil derrotar Franchitti, Power, Dixon e cia(quantos títulos o Brasil conseguiu na Indy nos últimos 10 anos?). Isso com Kanaan e Castro Neves chegando a pilotar em equipes de ponta por anos. Rubens pra variar, deve cair no oba-oba da nova emissora, ele sempre gostou de uma bajulação, odeia críticas(esses pseudos-jornalistas). O Flávio Gomes já cutucou: DESEMBUCHA, RAPAZ!!!
Pode ter a certeza, se o Rubens não convencer nos primeiros anos na Indy, vai ter pressão da torcida da mesma forma que teve na F1, brasileiro não perdoa…tem pacheco achando que Rubens vai abafar por ser ex-piloto da F1, mas quantos pilotos da F1 sem títulos passaram em branco na Indy? Mansell foi campeão em 93 com o melhor carro da época, além disso o inglês era fera no volante, o mesmo vale para Fittipaldi, naqueles tempos pra vencer na Indy, o piloto tinha que ser fera mesmo. A Indy de hoje esta muito longe do que foi no passado(até o Sato hoje faz pole), Rubens pode ir bem na categoria, mas eu não coloco a mão no fogo por ele, mais fácil apostar nas reclamações…
Pachecada tem que ir com calma, sem fazer festa(antes da hora) como aconteceu na F1, boa sorte ao Rubens na Indy, e fuja do oba-oba da Bandeirantes!!!
Otimo comentario. Voce disse o que todos pensam mas nao tem paciencia de escrever. Parabens. VAI PARA CASA BARRICHELLO PE’ DE CHINELO.
Caramba, meu!
Estou acostumado a fazer este tipo de comentário pela internet a fora, então tenho de parabenizar o amigo.
Ficar só no “eu acho” é muito fácil. “Eu acho o Rubinho bom”, “eu acho ele péssimo”… por quê? Porque todo mundo diz? Porque a imprensa fala que ele é bom/ruim?
Números, esses sim são frios e imparciais. Contra FATOS não há argumentos.
Até acredito no Rubens na Indy sim, mas por causa da queda de qualidade da categoria (infelizmente, porque era uma categoria lendária). Deve fazer boas corridas, andar na frente, como fazem Tony e Castroneves, mas pole, vitória e quanto mais título, aí não dá pra garantir nada. Talvez alguns pódios olhando pelo seu histórico e analisando seus pontos fortes e fracos.
Vamos ver se os problemas hidráulicos, panes elétricas, falta de acerto dos pneus e outros problemas sobrenaturais e bizzaros que só insistem em acontecer com ele dessa vez dão lugar a uma competência mais silenciosa.
Aliás, sabe-se lá se a Silvana não está certa e de repente os ovais não são um perigo grande demais pra alguém que já não tem os reflexos de um garoto e que não tem intimidade com o carro? Sabemos que oval não perdoa um milésimo de distração, e nem mesmo esse estranho “azar” que acomete Rubens. Que o digam as feras Wheldon e Greg Moore, dois pilotos excepcionais que entraram num oval dentro de um cockpit e sairam dentro de um caixão.
Em tempo: só tinha entrado aqui para comentar que o carro deste ano ficou feio pra caramba. Tá certo que o ângulo dessa foto não ajuda, mas tá feinho o bicho, hein? O regulamento pode ter ajudado na competitividade, mas que acabou com a estética, isso sim.
Mas zah Barrichello!!!!! Estou torcendo para que ele se dê bem na Indy. ; )
Fábio, admiro muito o seu trabalho e o português exemplar. Por isso mesmo gostaria de colaborar. Sem querer ser chato, mas já sendo. Quando li “Mas Barrichello está certo de aceitar esse desafio, às vésperas dos 40 anos?” entendi “Barrichello tem certeza que aceitará”. Sugiro o uso de “certo em aceitar”. Poucos jornalistas primam como você pelo melhor uso do vernáculo. Assim como pela retidão da notícia. Belo texto e parabéns. Também anseio por torcer pelo Rubinho na Indy (que nunca assisti até agora)
Será que Rubens terá tanto cacife como comentam de sua experiencia , a idade vai
pesar sim , F Yndi é mais competitiva que F1 , a média horário 250 km , se ele aguentar?
Fabio
sobre sua coluna de hoje, no que diz respeito à Ferrari, se o desempenho ficar de novo aquém do esperado, está mais do que provado que o problema não é a qualidade técnica dos projetistas. A bomba vai agora para o colo de Stefano Domenicali.
Ele vai ter que rezar para o carro andar muito, senão quem vai andar é ele.
Abraços.
Fabio Amparo , a Ferrari virou uma equipe do Banco Santhander Espanhól que pretende fazer Alonso campeão novamente ,só que a fase Ferrari tem um
instante, depois passa , Domenicali é um maionete , que faz avaliações erradas e chuta o balde pra cima do segundo piloto
no casa mais recente a radio falou a massa que Alanso era mais rapido e o mundo caiu de pau lembra, Ferrari é uma
marca historica o que atrapalha são os diretores , tá na hora de Lucas encontrar
um Horner, um Adrian , um projetista de nome ,senão a casa cai.
A Indy é o destino dos incompetentes da F1.
Vai dizer que o Mansell era incompetente?
Sente você em um F1 e faça igual. E daí veja quem é incompetente.
Mansell foi uma exceção, assim como Fittipaldi. Exceções que confirmam a regra.
Não sou piloto de F1, mas na minha atividade não fico para trás. Faço muito bem feito, e acho que não faço nada mais que minha obrigação, pois me pagam para isso.E conheço meu nível de competência: se me derem uma tarefa que não serei capaz de realizar, abro mão do serviço. Melhor do que fazer mal feito e ficar inventando desculpas quando não vierem os resultados esperados.
Cade a opção de “curtir” ??
Um comentário deste precisa!!!
Ué, está bem em cima do post…
Abs
Fabio Cesar onde eu assino?
Concordo plenamente Fábio: acabam as teorias de conspiração, o mimimi de uma herança maldita (e aceita) do legado de Senna, Piquet e Fittipaldi, e até mesmo a disparidade assustadora de equipamento entre uma equipe e outra. O legal da Indy é justamente a probabilidade muito maior de resultados inesperados. Regras novas, carros novos, todo mundo recomeçando, e o cara chega com uma bagagem técnica absurda.
O cara vai se divertir tanto que é capaz que até o esteriótipo de reclamão se perca com o passar do tempo. Eu, pelo menos, aposto nisso. Abraço!
“Vai, depois de muito tempo, ser feliz atrás de um volante.”
Não entendi essa parte do texto, se o próprio Rubinho fala que era feliz na F1 e fazia o que amava…. como vcs podem afirmar algo que vai contra o que a pessoa fala??
as pessoas as vzs mentem, parece mentira mas não é rs rs
Nossa velho, você fala besteira demais. De onde tirou que Rubens não era feliz na F1 ou não se divertiu? Ele lutou por vitórias, por campeonatos, por posições, lutou para acertar carros… Se você acha que felicidade e prazer em competir se resume a ser campeão e ponto final é porque você não entende nada de F1 e esportes a motor ou de qualquer esporte. A não ser que você seja uma espécie de novo Galvão Bueno capaz de ler pensamentos de pilotos, por exemplo elogiando a “concentração” de um piloto dormindo no cockpit cansado de farra (Piquet). http://www.youtube.com/watch?v=XQD8wJG0wMM&feature=player_embedded#!
por quais campeonatos ele lutou na f1???? pelo que eu saiba os dois VICES que ele tem ele ficou anos luz atras do campeão…ele foi VICE sim… mas nunca lutou por um campeonato.
Bom se o Emerson abriu a porta da F-1 da Indy e não colocam comentários de-lê em lugar algum, fica aqui um lembrete busque a opinião de-lê para nós. Fábio se o Piquet Pai, que eu considero nota 10, fazia um comentário no jornal e dava o nome dos pilotos, juntamente com os patrocinadores, porque dava valor aos patrocinadores, porque sem eles não há esporte profissional. Gostaria que você coloca-se pelo menos quem apóia os pilotos do Brasil em suas categorias, gostaria de pelos menos saber a quem dar preferencia na hora de fazer uma compra. Só minha opinião se todos os comentários dos pilotos fossem acompanhados dos patrocinadores de-lês teriam melhor chance de entrar na F-1 ou Indy.
Desde que não comece a choradeira na primeira corrida, acho que vai ser bom pra todos. Agora, na hora de encarar aqueles ovais, onde fi chora e mãe não vê, se começar o discurso de segurança, que o muro é muito perto, e coisa e tar, é melhor ir pra casa e assistir no sofá junto com a patroa. Rubens é um bom piloto que veio ao mundo com um orgão defeituoso, a lingua. Espero ansiosamente que a tenha domado, agora que desceu do olimpo da F1. Veremos.
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.