Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Jerez, dia 4

Por Fábio Seixas
10/02/12 14:53

E terminou a primeira bateria de testes da pré-temporada.

Alonso, em Jerez (Julio Muñoz/Efe)

Sem mais delongas, aos tempos:

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min18s877 (39 voltas)
2º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso, a 0s720 (80)
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 0s729 (50)
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 0s763 (86)
5º. Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 0s852 (95)
6º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 0s957 (76)
7º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 1s100 (90)
8º. Bruno Senna (BRA/Williams), a 1s255 (125)
9º. Jarno Trulli (ITA/Caterham), a 3s337 (117)

Algumas considerações…

O primeiro tempo de Alonso é digno de atenção. Principalmente porque a Ferrari já começava a espinafrar o carro. Não significa uma ressurreição, claro. Não sabemos o que o espanhol estava testando, o estado dos seus pneus, nem a quantidade de gasolina no seu tanque. Mas talvez seja o caso de esperar um pouco mais antes de condenar a F2012.

Outra: os tempos pararam de cair. A marca de Alonso, hoje, seria apenas a terceira de ontem. É um bom referencial para que os ferraristas empolgados com o item anterior não saírem por aí comemorando.

Mais uma: até agora, dos 23 pilotos que testaram, quem mais andou foi Bruno. Em dois dias, ele acumulou 249 voltas, ou 1103 km. Repito o que escrevi ontem: o plano está certíssimo.

Agora é hora de todo mundo voltar para sua sede e analisar dados, refletir, estudar modificações. A segunda bateria de testes acontece em Barcelona, mas só começa no dia 21.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Regis Br.Rock comentou em 11/02/12 at 15:51

    ” Treino é treino e corrida é corrida. E nesse ano vai dar RBR novamente”. Espero que nessa temporada não haja apenas uma equipe ou duas prevalecendo, e que dessa vez nessa temporada tenham muitas brigas e disputas entre as seis forças da F-1. RBR X Ferrari X McLaren X Mercedes X Lotus Renalt X Williams.

  2. Regis Br.Rock comentou em 11/02/12 at 15:25

    Não é exagero dizer que Fernando Alonso é o melhor piloto da atualidade pois, mesmo pilotando uma Ferrari aquém das expectativas, o piloto espanhol demonstra o quanto tem talento de sobra para guiar um carro aparentemente limitado, e o cara tem moral dentro e fora da equipe, e claro, cala até os seus mais animosos críticos. Mas vale resaltar que os testes de pré – temporada são só apenas algumas prévias de como os carros e pilotos vão se comportar na primeira corrida. Além do próprio Alonso, não se pode esquecer de que Vettel ainda é um excepcional piloto e bi campeão, e nessa temporada, o cara vai ter que demonstrar todo o seu potencial. Hamilton no final da temporada passada demonstrou o quanto ainda é um piloto arrojado e, se continuar assim sem repetir aqueles absurdos erros e acidentes, com certeza, é favorito ao título de 2012. Kimi Raikonen sem dúvida nenhuma é muito rápido, o cara depois de passar algumas temporadas ausente na F-1, está pilotando uma Lotus Renalt e mostra o quanto ainda esta em forma para disputar corridas. Se o finlandês conseguir ser um dos candidatos ao título, esse será o melhor retorno de um campeão na F-1, melhor do que o retorno de Michael Schumacher. E por falar em Schumacher, finalmente o alemão nesse ano tem tudo pra voltar a velha forma de sempre. Finalmente os carros da Mercedes evoluíram e nesse ano podem até vencer algumas corridas. E dizem que, treino é treino, e corrida é corrida, portanto e por enquanto é tudo especulação. E vale lembrar que, muitas equipes dessa temporada ainda não mostraram todas as suas armas e que cada equipe tem muitas cartas nas mangas.

  3. Arawak Deserter comentou em 11/02/12 at 12:10

    Bem, amigos do Fábio Seixas: antes de sair babando ovo por causa dos resultados da primeira bateria de testes da pré-temporada, vale a pena ler e/ou reler o lembrete do próprio Fábio no Dia 1… http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2012-02-05_2012-02-11.html#2012_02-07_16_18_15-11074102-0 e-braços a todos!! Ou seja, esses números, por mais significativos que sejam, são apenas a primeira bateria de testes da pré-temporada, não é a classificação final da temporada 2012, ok? Em bom Português: o Afonso não vai pulverizar os recordes do Schumacher (pelo menos, não neste ano), o Vettel não desaprendeu a pilotar e o Bruno não virou “o novo Rubinho” só porque não faturou o título no fim da primeira volta, ok? É Fórmula-1, mas avança devagar, um dia por vez, ok? :O)

  4. RealBR comentou em 11/02/12 at 10:30

    Podem acreditar: Se o carro fosse fantástico, Alonso estaria dando saltos de alegria – se ele mesmo ao final do terceiro dia já declarou que vai ser necessário aproveitar ao máximo os treinos de barcelona, então já considero como grande evidência que esse carro da ferrari ainda não deve estar tão perto do fantástico desenvolvimento que a RBR vem trazendo nesses 3 últimos anos como equipe.

  5. joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 9:32

    Fabio o Bruno Senna mostrou em dois dias que a Williams não viu em dois anos, a determinação de um piloto novato com um DNA indiscutivel, Ayrton em vida disse que o moloque tem grande potencial ok!
    Realizou 250 voltas em 2 dias , ficou sem
    combustivel , mas testou mais de 1.100km
    cuisas que Ayrton fazia nos aures tempos,
    pois bem , em resumo ficou 12º tempo ,e
    mostrou fibra e velocidade , p/ apreensão
    geral , porque a media de volta de outros
    pilotos era 100 . Obvio Carro novo ,equipe
    e piloto novatos , há uma diferença para as grandes de 2 segundos que é muito , mas o trabalho recem começou o caminho
    é longo mas será bem proveitoso , ao contrario de Maldonado que ficou 18º colocação observaram? A mercedes foi de
    carro 2011 , com a velha artimanha de Ross Brawm , o duto de ar frontal , para
    posiciona melhor o fluxo de ar no dawforce,deve ser verificado , pois eles não testaram sexta feira , observou pulo
    do tigre Brawm, lembram do difusor traseiro que Button Campeão 2009 ,fica
    ligado , a marca é forte esta sim tem uma
    diferença de 1 segundo para as outras equipes . Seja como for somo brasileiros e queremos na F! também Felipe Nars , e Di grassi …… Sorte

    • Elson comentou em 11/02/12 at 16:34

      Ok, então vamos aguardar. Garanto que em Jerez o cara não vai chegar no Q3. Não esqueça que o propulsor que tá empurrando a Willians agora é Renault = ao dos RBR, já o Rubens corria com aquela porcaria que era o Croswort.

  6. Felipe Barbosa Prado comentou em 11/02/12 at 7:54

    Acho a maior injustiça tentarem formar uma opiniao em relaçao ao Senna, pois os pilotos que ficaram a frente dele tem uma quilometragem de F1 muito maior, com exeçao do Grosjean que realmente surpriendeu, acho que o teste esta na media e tenho certeza que o Senna desempenhara um bom trabalho em materia de pontos.

  7. Bruz comentou em 11/02/12 at 0:05

    Provando/ Provando/…. Provando este novo Blog coments… Provando/

    • Bruz comentou em 11/02/12 at 0:06

      Ca%@#o!!! É bem melhor que o outro!

  8. Mario Costa comentou em 10/02/12 at 22:20

    Vi aqueles tempos, faz tempos, anos 60, em que a Ferrari -sempre com muita garra, fibra, brio, honra de equipe – era sozinha contra todas as equipes inglesas – e dirigentes ingleses- que davam as cartas na F1. Me reverencio à Ferrari ! – quem sabe, sabe. Dá-lhe Ferrari. Não é à toa que é a equipe mais cativante em todo o mundo e em toda a história do automobilismo.

  9. fernando julio barbosa comentou em 10/02/12 at 21:58

    Boa noite Fabio, a traseira da Mclaren esta arisca e por falta do difulsor soprado ou não.

  10. Rogerio comentou em 10/02/12 at 21:48

    Fabio, o alonso colocou quase 2s no tempo do massa… não é muito…é normal?

    • Do povo comentou em 10/02/12 at 22:29

      Não quer dizer nada, cada dia se testa um componente diferente, e uma configuração diferente.

      Mas se te alegra alguma coisa… o Senna colocou quase 2s no Maldonado.

    • christiano comentou em 11/02/12 at 10:52

      não, bruno enfiou 2 segundos no maldonado e teve duas panes secas na pista. Tempos em testes como esse, são muito relativos, eles podem ter usado pneus com pressão fora do regulamento, altura do carro mais baixa, giro do motor acima do permitido e etc, são tantas coisas que podem melhorar muito a performance.

  11. Luiz Felipe comentou em 10/02/12 at 21:28

    Sinceramente, somente começaremos a ver quem é quem no campeonato a partir do GP da Espanha, ou seja, o primeiro da Europa, antes disso, Austrália, Malásia, China e Bahrein (se tiver) com excessão da Malásia devem ser corridas burocráticas e previsíveis com brigas entre RBR e Mclaren, sendo a Ferrari coadjuvante novamente (salvo as preferencias para o carro do Alonso).

    • joel belmonte fialho comentou em 12/02/12 at 10:19

      Luiz não deves esquecer da Mercedes que utilizou carro 2011 , sabe porque p/ duto frontal que num carro maqueado vai
      server de base para 2012 , então porque não treinaram sexta feira, a revista viu o
      teste onde foram os dois primeiros no teste de Jeres percebeu ? O alanso é o piloto nº um da Ferrari e a Santhander quer o tricampeonato só que desta não . fique ligado no teste 21 fevereiro ok

  12. Ronan Barbosa comentou em 10/02/12 at 20:27

    Acho q o buno Senna vai melhorar muito neste ano e se tornará um grande campeão como o tio.

  13. Fernando Ceará-man comentou em 10/02/12 at 20:09

    Ah, seu blogo não saiu do UOL não. Da onde foi q eu tirei isso? Heheh

  14. Thiago Pomkerner comentou em 10/02/12 at 19:20

    Fábio, pelo site oficial diz que o Alonso foi o quarto no acumulado.. não acompanhei os tempos, lá tb diz que não é oficial e também não faz tanta diferença, só achei conveniente informar.

    Unofficial aggregate test times from Jerez:
    1. Nico Rosberg, Mercedes*, 1:17.613, 174 Laps
    2. Romain Grosjean, Lotus, 1:18.419, 212 Laps
    3. Michael Schumacher, Mercedes*, 1:18.561, 173 Laps
    4. Fernando Alonso, Ferrari, 1:18.877, 106 Laps
    5. Mark Webber, Red Bull, 1:19.184, 150 Laps
    6. Sebastian Vettel, Red Bull, 1:19.297, 146 Laps
    7. Lewis Hamilton, McLaren, 1:19.464, 166 Laps
    8. Daniel Ricciardo, Toro Rosso, 1:19.587, 157 Laps
    9. Jean-Eric Vergne, Toro Rosso, 1:19.597, 159 Laps
    10. Kimi Raikkonen, Lotus, 1:19.670, 190 Laps

    *em tempo: postando os tempos percebi que vc escreveu “ontem” então desconsidere… fica os tempos aí pra não perder o trabalho.

  15. joel belmonte fialho comentou em 10/02/12 at 19:18

    Caro Fabio Seixas , estes teste em Jeres estavam 22pilotos , Bruno Senna ficou na 12º colocação , superando Kimi, Massa,Button, Peres, Maldonado, Di resta. Só registrar sua fã Bruno Senna e ele mostrou que tem muito caldo , para apresentar na Williams , teve a determinação de da 249 voltas num total de 1.103 km , isto sim relembra em muito seu tio Ayrton , e o muleque venceu em MonaCO NA gp 2 EM 2008 , deem a ele espaço , e não cobrem muito a nalise meu comentaria e manda um e.mail ok

  16. CarlosSP comentou em 10/02/12 at 19:08

    Achei um abuso a chamada da UOL, “senna é o penultimo em jerez”.. pra que isso? primeiro que os testes acabaram hoje, e ele nao foi o penultimo. Porque a chamada nao foi, “Senna poe mais de um segundo em seu companheiro de equipe Maldonado”, ou “Senna é mais rapido que button e massa em jerez” ?
    tudo isso é verdade, agora quando o jornalista está mal intencionado como é o caso dá nisso. Não sei quem foi que escreveu Fabio, mas que preguiça desse jornalistas afeee.

    • joel belmonte fialho comentou em 12/02/12 at 9:43

      Carlos o sobre nome será sempre uma referencia , ninguem conhece Edson e sim PELÈ, ninguem conhece Bruno só SENNA ,
      agora o reporter falou da colocação dele
      no dia do teste só que esquecer de avisar
      que le treinou com Feras Vettel,Alonso, o Hamilton, Rosberg, e outros só podia ser o penuultimo, veja só Red Bull,Mac Laren
      Ferrari,Mercedes , voce queria o que ? um
      milagre não força a idéia a segundo parte
      sim é correta , Senna fez 1.20.132 , superou , Raikneen , Button , Massa, Peres, Di Resta Maldonado,…. o moleque fez chover em dois dias .

  17. Galba Cunha comentou em 10/02/12 at 18:42

    Já vai começar a briga MASSA CORRIDAXCHORONSO EL FODON!

    • Diogo Cunha comentou em 11/02/12 at 14:23

      kkkkk

  18. André Giordano comentou em 10/02/12 at 17:58

    Creio que a predominância nas primeiras corridas continuará sendo da Red Bull, McLaren e Ferrari, nesta ordem.

    E como explicar o retorno de Kimi Raikkonen? Por que ele se adaptou tão bem, diferentemente de Michael Schumacher? É para pensar….

    http://analisedotelespectador.wordpress.com
    (acesse, critique!)

    • joel belmonte fialho comentou em 12/02/12 at 9:53

      No tempo de Kimi a formula 1 tinha abastecimento e troca de pneus , hoje não tem abatecimento e o pneu é italiano a Pirelli que meia boca tá ficando a desejar, Kimi é piloto de Rally no Gelo aí esta a explicação para tua indagação ? quem pilota no gelo anda com qualquer pneu basta aplicar a regra de ficar na pista . Para ajudar a Mercedes tem Ross Brawm um magico em difusor e fluxo de ar por isso treinou com carro 2011 ,olho nele ok

  19. Luiz Henrique comentou em 10/02/12 at 17:38

    4º ano ruim seguido para a Ferrari e o terceiro ano que falam que vão dar a volta por cima com um carro meia-boca… Massa com discurso de ‘ano decisivo’ tb mais uma vez… O Barrica fez escola, mesmo…

    • Pereira comentou em 11/02/12 at 13:56

      Ué, e não é decisivo não? Se for tão mal como nos dois últimos anos, ele não somente sai da Ferrari, como não deve conseguir emprego em equipe de ponta em 2013.
      E digo mais: dependendo da capacidade de atrair investidores, pode até mesmo ficar fora da F1.

    • joel belmonte fialho comentou em 12/02/12 at 9:20

      Luiz infelizmente a ferrari só tem segundo piloto , um foi Barrichelo e Massa , é a realidade a Marca Ferrari precisa disso para vender a marca e não se preocupa em quem será a vitima ,ah foi assim com Kimi campeão 2007 lembra.
      A venda da Ferrari é para uma elite muito exigente. Multi milionarios o resto é balela. compreendeu?

  20. Luciano comentou em 10/02/12 at 16:44

    Ei Fábio, um dado. O Bruno falou que a Williams foi a única fazer saídas longas. Será que o carro nasceu bem?

  21. wagner campos comentou em 10/02/12 at 16:32

    É claro q é só o início e tal, q n dá pra fazer grandes avaliações pq cada equipe tem seu programa pra testar, etc. Mas acho os tempos da Williams bem ruins, considerando o número de voltas q deram e todos os itens q puderam testar e as configurações, pelo jeito nd foi suficiente pra fazer tempos regulares.

    • joel belmonte fialho comentou em 12/02/12 at 9:14

      Equipe está recomeçando , e os resultados são zero até… não deve haver relação entre o passado e o presente,aqui
      esteve Barrichelo experiente preparador de Kart , e não conseguiu muita coisa,hoje
      com motor Renault que equipa a Red Bull ai sim pode haver muita mudança! os tempos são pra inicio de conversa apenas
      para saber aonde encontra-se a equipe , e se voce pegar os quatro dias de teste vai perceber que esta entre os doze primeiros no universo de 24 pilotos é uma forma de ver as coisas . Bruno rodou em dois dias uma distancia de 1.100 km ,distancia do Sul Pais até São Paulo na media de 250 km/h , em momento algum um piloto testou tanto quanto ele, isso fez Lembrar seu Tio Ayrton testando
      motores na Mac Laren , portanto muleque
      tem DNA sim , e quer mostrar serviço. Pare para analisar um todo e não Único piloto em si , este ano vai valer apena ver as corridas F1 , apesar de que as fichas já serão as mesmas ,como patriota somos
      eternos apreciadores de corrida…….

  22. Ghandi Mineiro comentou em 10/02/12 at 16:22

    O Barrichello deu uma entrevista hoje afirmando que em algumas situações a Ferrari fazia o carro andar mais, para motivar funcionários e patrocinadores. Pela experiência que teve na equipe, acredito que ele tenha razão, ainda mais observando os tempos da equipe nos três dias anteriores, ou seja, tanque vazio hoje.

    Sobre o Bruno, acredito que rodar essa KM toda será benéfica pra entender o carro com pouco ou bastante gasolina, mas a pane seca alegada nas bandeiras vermelhas me deixaram com a pulga atrás da orelha, se for esse o desempenho com pouco gasolina o Ayrton vai chacoalhar aquele caixão esse ano, espero que seja problema de transmissão de combustível para o motor.

    A Lotus está consistente mas até quanto? A RBR está escondendo o jogo, rodando com bastante gasolina. A Mercedez está testando e desenvolvendo o novo carro simultaneamente, acredito que o bico novo poderá fazer a diferença, vamos ver se as outras equipes copiarem.

    O resto é difícil dizer.

    Um abraço.

    • joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 22:10

      A opinião esta sendo compartilhada por mim pois também acho que Ross Brawm esta testado em carro de 2011 a forma ideal de compensar difusor soprano cria dele em 2009 , o tempo foi os melhores no teste Jeres , acredito que achou a formula de crescer no campeonato, Red Bull com o mago Adrian esta escondendo a chave magica , para o tri campeonato. Sobre a Ferrari Dominicali é um pé saco ,tentando fazer o trabalho de Jean Tod, só que Felipe Massa , ficou com a cruz de segundo piloto , e o carro é para
      campeão Alonso , tanto que no geral ficou 3º colocação , Já o Bruno Senna piloto da William andou 250 voltas praticamente 4 provas em dois dias , ficou pane seca só que era necessario ter um contato maior com o novo carro da William , nada mais do normal , vejamos l.loo km , a media de 250 km por hora da mais ou menos , ou motor resistente o qual ele conheceu na Renault , para quem sabe é uma vantagem muito grande, também acho mesmo que vc.

  23. pablo comentou em 10/02/12 at 16:11

    o bruno colocou 323 milesimos no massa (na soma geral)da lhe bruno, a muleke kkkkk e mais uma coisa fikem d olho em eric vergne o kara vai dar trabalho este ano (pros grandoes) e vai assumir ano k vem a vaga d webber na RBR.

    • joel belmonte fialho comentou em 12/02/12 at 19:40

      Pablo , a Toro rosso vem embalada 2012 ,
      Bruno andou muito nestes testes de Jeres , tanto que o bolibo ficou na oficina nunca recebeu tanta pauleira, eles achava que seria moleza se enganaram, de longe me lembra Ayrton detonando os motores da Honda, era feitos p/aguentar o ritmo. Saudades aparte fica o registro
      Vergne tem muito a aprender , F1 é # da gp2 formula 3, ainda mais que levará 2 nos para assimilar a filosofia Red Bull , Buemo e Alguensuari que diga. a corrida começa 18 março e são 20 provas até o fim . O que esta sendo esperado é a Mercedes que testou carro 2011 e o duto frontal deu certo equilibrio não acha.

  24. Rodrigo comentou em 10/02/12 at 16:06

    e começou o calvário do Masa!!!!!!!

    • joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 11:52

      Eterno segundo piloto na Ferrari quem não passar pelas graças de Lucas tá ferrado , foi assim com Rubens , Kimi

  25. Ricardo comentou em 10/02/12 at 15:45

    Os tempos ainda não são consistentes e não podem apontar muita coisa ainda, né? Mas é como vc disse no final do post, agora é hora de todo mundo levar os carros pra casa e os notebooks cheio de informação pra novos desdobramentos.
    Os testes de Barcelona – após analisadas e transformadas em melhorias as informações coletas agora – é que darão uma ideia melhor de onde cada time está.

    Abs

  26. David Santos comentou em 10/02/12 at 15:43

    Putz! descupem ae pessoal! Ao invés de “RDB” (retardado/delirando/bossal), entendam RBS.

    • @jwillmesquita comentou em 11/02/12 at 11:17

      RBS…???

  27. Lúcio Dantas comentou em 10/02/12 at 15:42

    A ferrari é uma lenda na formula 1, sempre foi o carro a ser batido, quando ficou sem ganhar naquele intervalo de 20 anos ainda era considerada grande ou seja a ferrari sempre incomoda, esse ano vai ganhar os dois campeonatos de construtores e de pilotos o campeão vai ser Felipe massa, quem viver verá…. kkkkkkkk

    • paulo comentou em 10/02/12 at 17:44

      Ferrari é carro a ser batido? Só ser for para ser batido no guard rail! Faz tempo que ninguém se preocupa com Ferrari, equipezinha de m.

    • fernando julio barbosa comentou em 10/02/12 at 18:30

      Sonho meu, Sonho meu , esse ano ainda não.

    • joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 11:58

      O delirio faz com que as pessoas sonhem acordado ,se liga o piloto da Ferrari é o Alonso , a equipe esta sem
      diretor tecnico competente é só trocar……

    • joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 21:54

      A equipe a ser batida continua a Red Bull, a Ferrari está sem um diretor o Dominicali é fantoche, e \alonso é o primeiro piloto Massa é esquecido como sempre a Ferrari escolhe um para ser campeão e este não é o Felipe Massa , pare de delirar , e acompanhe mais as
      provas este ano . Mac Laren vem fortissima asim como a Mercedes .acorde

  28. ANDRE DE ITU comentou em 10/02/12 at 15:32

    Fabio como funciona esses testes pre temporada em relação a quantidade de pneus??? são liberados? ABS.

    • christiano comentou em 11/02/12 at 11:01

      Número total de jogos levados para Jerez: 294 conjuntos, ou 1176 pneus
      -Pneus macios: 71 conjuntos
      -Pneus médios: 105 conjuntos
      -Pneus duros: 43 conjuntos
      -Pneus intermédios: 38 conjuntos
      -Pneus de chuva: 37 conjuntos

      Total de conjuntos utilizados: 181
      -Pneus macios: 57 conjuntos
      -Pneus médios: 91 conjuntos
      -Pneus duros: 33 conjuntos
      -Pneus intermédios: 0 conjuntos
      -Pneus de chuva: 0 conjuntos
      -Série mais longa: 26 voltas com o composto duro
      27 voltas com o composto médio
      20 voltas com o composto macio

      • Josafá comentou em 12/02/12 at 20:17

        Interessante seu comentarios sobre os pneus…estou comovido.

  29. Vilton Martins comentou em 10/02/12 at 15:31

    Acho que todos os carros ficaram mais feios com esse bico novo, mas de longe o mais feio, é o da Ferrari, mto grotesco …, mais pelo menos é o carro que melhor da pra visualizar o numero, mas nada disso importa, o q importa e ser um carro vencedor…

    • joel belmonte fialho comentou em 12/02/12 at 9:00

      Caro vilton a Ferrari está novamente em uma encruxilhada, pois alem do formato do bico dianteiro , tem e estabilkidade na parte traseira que, com o banimento do difusor ficou muito irregular o dawforce, o sistema de arrasto , não combinou com o desing do carro . Veja a Mac larem foi a unica equipe que fez degrau no bico e esta perto do acerto. a Mercedesvem com entrada de ar frontal,para distribuição do fluxo de ar , por isso o carro 2011 , Ross
      Brawm já fez um campeão com o difuor duplo o BUTTON, olho nele é maroto. Para resumir o teste de 4 dias fica um registro
      Bruno Senna fez tempo 1.20.132 volta passo , Kimi , Button, Massa , di resta , e
      Peres todos no mesmo ritmo, será que a
      Williams só faltava motor vamos ver. Por
      ordem os melhores serão : Red Bull, Mac Laren,Mercedes, Ferrari, Toro rosso , a
      Sauber, Lotus,Williams……. o resto e intermediario….

  30. David Santos comentou em 10/02/12 at 15:28

    Bom, este “temporal” do Alonso seviu para: 1º Acalmar os torcedores e a imprensa italiana porque, já estava a começar um burburinho na Itália; e 2º Para dar mais paz e tranquildade para a Ferrari trabalhar neste intervalo entre este teste e o de Barcelona. Porque para recuperar o terreno perdido e colocar a casa em ordem, é preciso que a scuderia tenha a imprensa ao seu lado. Eu acredito que a Ferrari até a Australia, vá encurtar a distância que tem para a RDB e Mclaren. Ah, não se esquecendo da Lotus e Mercedes é claro.

    • Jorge comentou em 10/02/12 at 20:53

      Não esquecer que deu outro banho no Massa..

      • joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 11:49

        Massa é o segundo piloto da Ferrari e não passa disso, o dinheiro aindá é bom por isso a condição é fica quieto ali , a Mercedes com modelo 2011 , colocou 1 s , em todas as outras equipes isto é de preocupação. Bruno Senna foi mais rapido que Massa, Button, Kimi é só ver os teste finais , este sim vai trabalhar muito fez 250 voltas lembrando;

      • Pereira comentou em 11/02/12 at 17:26

        Rentabilidade passada (2010 e 2011) não garantem rendimentos futuros. No primeiro dia Alonso virou muito próximo de Massa. Embora duvide de uma reação de Massa este ano, não é o caso de condenar o rapaz agora.

    • Bruz comentou em 11/02/12 at 0:10

      Nop!, Achar teu. Procura na imprensa internacional e na italiana e vai ver que o pessoal da Ferrari ficou mesmo com as maos na cabeça. O tempo do Choronso foi outro desses que tira da cartola.

    • @jwillmesquita comentou em 11/02/12 at 11:16

      O que é RDB?

    • Leco comentou em 12/02/12 at 18:15

      Perspectivas para 2012:
      1 – Vettel tri;
      2 – Último ano de Massa na Ferrari (se não, na F1);
      3 – Último ano de Webber na RBR (se não, na F1);
      3 – Fiascos do ano: Raikonnen e Schumacher (de novo);
      4 – Surpresa do ano: Vergne;
      5 – Bruno Senna: ano de muito trabalho e paciência por resultados; mas deve andar na frente do Maldonado. Para 2013, se mantiver o combustível financeiro, pode almejar a vaga de Schumacher na Mercedez.
      6 – Barrichello não voltará à F1 em 2013, nem correrá em 2012.

      Escreva e verás!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).