Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Jerez, dia 4

Por Fábio Seixas
10/02/12 14:53

E terminou a primeira bateria de testes da pré-temporada.

Alonso, em Jerez (Julio Muñoz/Efe)

Sem mais delongas, aos tempos:

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min18s877 (39 voltas)
2º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso, a 0s720 (80)
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 0s729 (50)
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 0s763 (86)
5º. Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 0s852 (95)
6º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 0s957 (76)
7º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 1s100 (90)
8º. Bruno Senna (BRA/Williams), a 1s255 (125)
9º. Jarno Trulli (ITA/Caterham), a 3s337 (117)

Algumas considerações…

O primeiro tempo de Alonso é digno de atenção. Principalmente porque a Ferrari já começava a espinafrar o carro. Não significa uma ressurreição, claro. Não sabemos o que o espanhol estava testando, o estado dos seus pneus, nem a quantidade de gasolina no seu tanque. Mas talvez seja o caso de esperar um pouco mais antes de condenar a F2012.

Outra: os tempos pararam de cair. A marca de Alonso, hoje, seria apenas a terceira de ontem. É um bom referencial para que os ferraristas empolgados com o item anterior não saírem por aí comemorando.

Mais uma: até agora, dos 23 pilotos que testaram, quem mais andou foi Bruno. Em dois dias, ele acumulou 249 voltas, ou 1103 km. Repito o que escrevi ontem: o plano está certíssimo.

Agora é hora de todo mundo voltar para sua sede e analisar dados, refletir, estudar modificações. A segunda bateria de testes acontece em Barcelona, mas só começa no dia 21.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Junior comentou em 13/02/12 at 18:09

    Acho que a Ferrari quiz fazer a volta mais rápida só pra disfarçar, pelo número de voltas que o Alonso deu acho que a coisa ta feia.

    • joel belmonte fialho comentou em 14/02/12 at 15:07

      Concordo que, a Ferrari está perdida em termos de projeto, não conseguiram fazer um carro vencedor ainda mais com os pneus Perelli Italiano , que é uma tranqueira . Se com o rebaixamento do dico frontal perderam a aerodinamica e
      com o fim difusor soprado aí sim a casa desabou. Alonso deu a volta mais ráida com pouco combustivel, ironia ou fato , não tem entrada de ar frontal e a vento
      segura o carro e não distribui o equilibrio
      como a Red Bull, Toro Roso, Sauber e William,Mercedes. Adrian fez projeto para o ar circular inernamente pelo assoalho e ter mais aerodinamica ,dito pelas revistas especializadas . Vettel,Button,Hamilton são sério candidatos ao título. Mercedes vem mastigando depois vem as outras…
      Não dá para adivinhar mas estará de novo repetindo 2011.

  2. Eder Franco comentou em 13/02/12 at 17:37

    A ferrari vai ficar mais 20 anos sem ganhar um título… a regra do reabastecimento foi criada para recolocar a ferrari na Briga… pois os motores Ferrari consomem DEMAIS… observem…desde que a regra do reabastecimento foi banida… a ferrari não consegue mais brigar… o motor Renault ( que é um mágico no consumo) somado à genialidade do Adrian N. quanto à aerodinâmica… torna o carro osso duro de roer… a brawn GP em 2009 ganhou graças ao difusor duplo… que dava um ganho aerodinâmico muito grande…depois veio o difusor soprado da Red Bull… agora a festa acabou com a sua proibição… a Ferrari está com um abacaxi… não tem projetistas bons para a aerodinâmica e tem um motor que consome demais… talvez qdo os motores virarem 1.6 Turbo a coisa mude de figura… mas com os V8… esqueçam, a tempo, Alonso foi para a Ferrari com um contrato milionário… e tem um SANTANDER BEM GRANDE no aérofólio traseiro… não estou dizendo que isso impede o Massa de ganhar do Alonso… mas acredito que isso pese bastante na hora do projeto do carro…. quem traz mais dinheiro pode deixar o carro mais ao seu gosto…

  3. evaldo tinoco eringer comentou em 13/02/12 at 10:14

    TÔ OUVINDO CADA COISA QUE VOU DIZER O QUE VAI ACONTECER DE SURPRESA EM 2012:

    HÁ RBR PERDERÁ P CAMPEONATO.- RUBINHO VOLTA A CORRER ESSE ANOS POR MOTIVO DE PILOTO ACIDENTADO. MASSA BATE ALONSO. B. SENNA ALÉM DE FAZER PÓDIO, GANHA UMA CORRIDA NA CHUVA. A MERCEDES SERÁ A EQUIPE CAMPEÃ. GALVÃO BOENO PASSA MAU GRITANDO COM A VITORIA DE BRUNO SENNA. A EQUIPE CATERHAN MARCA SEUS PRIMEIROS PONTOS COM KAVALAINEN. TÔ ACEITANDO APOSTA ACERTO MAIS DE 50%

  4. Josafá comentou em 12/02/12 at 20:14

    acho que esse ano a mercedes pode surpreender com Michael Schumacher

  5. Regis Br.Rock comentou em 12/02/12 at 17:31

    Alonso sozinho consegue levar a equipe Ferrari no braço e com certeza se o carro melhorar, será candidato ao título de 2012.

  6. Bruno Brito comentou em 12/02/12 at 12:17

    Adelaide não, Melburne…rsrs

  7. Bruno Brito comentou em 12/02/12 at 12:16

    Bem, creio que não haverá muitas mudanças em relação a 2011, apenas o fato da Willians e Mercedes darem um pequeno salto de qualidade, mas nada demais… Creio que Red Bull ainda dará as cartas, mas as flechas de pratas seguirao de perto e depois Ferrari (Alonso melhor que Massa) e Mc Laren… depois Williams, Force India, Renault e um Bruno Senna superior a Maldonado, mas nada espetacular… Verdade mesmo, só em Adelaide…

    • joel belmonte fialho comentou em 14/02/12 at 14:39

      O mais interessante para nós é saber
      o quanto Bruno Senna pode apresentar e
      mostrar se realmente é um bom piloto pq
      para 2013 só haverá um brasileiro F1. O Massa tem contrato até fim 2012. Mercedes vem com modelo 2011, Mac Laren modelo sem degrau no bico frontal e está apresentando um bom rendimento
      fica a dúvida de quem vai para ponta esperamos março/2012 , e que a estrela
      brilhe para Bruno Senna

  8. Lucio Dantas comentou em 11/02/12 at 16:51

    Galera da velocidade o melhor carro de ano é o f2012 um carro fantástico, o melhor piloto Felipe Massa do Brasil. todos vão aplaudir o grande Felipe Massa. Alonso está apaixonado vai ser o segundo piloto da ferrari.kkkkkkkk

  9. Lucio Dantas comentou em 11/02/12 at 16:50

    Galera da velocidade o melhor carro de ano é o f2012 um carro fantástico, o melhor piloto Felipe Massa do Brasil. todos vão aplaudir o grande Felipe Massa. Alonso está apaixonado vai ser o segundo piloto da ferrari.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).