Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Jerez, dia 3

Por Fábio Seixas
09/02/12 20:06

Dos 3 dias de testes em Jerez até agora, 2 foram liderados por um carro velho. Quer algo mais anticlímax do que isso?

A Mercedes de 2011, desta vez pilotada por Rosberg, foi a mais veloz da quinta-feira no circuito espanhol. O tempo, 1min17s613, 0s948 melhor do que Schumacher, na quarta, e 2s057 inferior à marca de Raikkonen, na terça.

Grosjean, veja só, foi o segundo colocado do dia. É ainda não dá pra levar nada muito a sério…

Vettel apareceu e foi o terceiro, seguido por Hamilton. Alonso também fez sua estreia na pré-temporada e ficou com o sétimo tempo.

Vettel e o bico-degrau, nesta quinta, em Jerez

Quem mais andou foi outro piloto em ritmo de estreia: Bruno completou 125 voltas. Certíssimo. É isso que ele mais precisa fazer agora: ganhar quilometragem, rodagem, experiência.

Que o diga Bianchi. O novato da Force India arrebentou o carro logo pela manhã e não fechou uma voltinha cronometrada…

Aos tempos:

1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min17s613 (118 voltas)
2º. Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 0s806 (117)
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 1s684 (96)
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s851 (80)
5º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 2s121 (79)
6º. Sergio Pérez (MEX/Sauber), a 2s157 (48)
7º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s799 (67)
8º. Bruno Senna (BRA/Williams), a 3s680 (125)
9º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 5s711 (74)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 10:40

    Fabio Seixas , os meus comentarios são leigos porem seu fã da F1 ,desde o tempo
    de Emerson… hoje estamos com Massa e Bruno Senna , pilotos na atualidade , li os
    comentarios dos testes Jeres , achei que a Mercedes venho com carro de 2011 para
    testar o duto frontal com ar direcionado para o assoalho, que dará estabilidade na Dawforce , já que não pode mais usar
    recuperação de gases na parte traseira ,
    não sendo engenheiro , dá para prever na fisica que o grande pulo do gato será a parte frontal, observa que a mercedes com o carro 2011 , esta a 1segundo mais
    rapida que as demais ,Braw já fez Button campeão 2009 com sistema difusor soprado relembrou. Porque não com uma solução bico dianteira , Red Bull , Toro Roso, Wiliams,possuem entrada de ar frontal , foi o que deu para perceber , fica aqui uma observação minima . Bruno Senna cravou 1.20.132 na melhor volta com um sistema de ar frontal. vamos ver até onde vai a maquina! Abraços

  2. Thiago Pomkerner comentou em 10/02/12 at 19:09

    Olha essa foto… http://www.formula1.com/wi/597×478/sutton/2011/dcd1208fe78.jpg

    Será que a Ferrari trocava o Alonso pelo conteúdo deste caderninho?

  3. Ricardo comentou em 10/02/12 at 14:36

    Fábio, a única coisa que eu não gostei nesse novo formato do blog é o seguinte: no anterior, quando você ia para a parte de comentários, abria aquela janelinha avulsa; agora nesse aqui, você acaba indo para uma outra página. Gostava mais como era antes. Tem como deixar esse detalhe igual antes?

    • fseixas comentou em 10/02/12 at 15:23

      Acho que não… É outra ferramenta. Abs

  4. adriano comentou em 10/02/12 at 13:11

    Caro Fabio,

    Qual é a vantagem de se usar o carro antigo no treino

    • fseixas comentou em 10/02/12 at 13:21

      É melhor do que nada, que seria a outra opção… Abs

    • joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 10:26

      Adriano é simples a mercedes usou o carro 2011 para testar o duto frontal de ar e ver se a adaptação servirá no novo modelo com data para 21/2/ não é minimo
      estramnho? e no teste ficou um segundo mais rápido que todas as outras equipes , não causando protexto de ninguém percebeu. É proibido recuparação de ar quente na traseira ,deu
      para ver a jogada Braw para papar mais um desafio , há falando sério Bruno foi muito eficiente nas 250 voltas e ficando com 12º posiçaõ geral falei….

  5. Lúcio dantas dos santos comentou em 10/02/12 at 12:52

    Amigos da velocidade a equipe numero 1 da formula 1 a ferrari aquela de todos os gps será campeã esse ano com o pé nas costa quem viver verá, esse tempos não dizem nada a ferrari está blefando, Alonso hoje já fez um gracinha. abs a todos.

    • joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 10:19

      Lúcio , observe com atenção a Mercedes esta a 1 segundo na frente de todos num carro de 2011 , o duto frontal vai distribuir o ar na parte assoalho que vai ser uma revolução hoje , pois foi banido o aproveitamento ar quente soprado na traseira , Ros Braw colocou o carro 2011 não foi atoa porque não teste
      na sexta feira , fato descoberto na revista
      acompanhou? A ferrari é uma equipe historica só que a briga de belkeza, vai
      acabar quando Lucas trocar o comando de Dominicali que é muito ruim . só isto !

  6. Junior comentou em 10/02/12 at 10:35

    Acho que mais importante que o tempo de voltas é o número de voltas. Poucas voltas significam que ta com problemas e não consegue rodar muito, não é bom sinal. Muitas voltas siguinifica que estão em busca de confiabilidade, tbém pode não ser bom sinal. Na média, é o ideal, pode significar que cumpriram o programa e estão confiantes.

  7. Murilo comentou em 10/02/12 at 9:26

    Parece que a radicalização da Ferrari no carro 2012 vai trazer uma baita dor de cabeça pro time. Não vou dizer que o carro é ruim. Mas o que dá a entender é que existe muita informação vinda do carro que precisa ser analisada. Resumindo: o time vai perder boa parte da temporada pra fazer essas informações combinarem e assim ter um carro competitivo.
    O carro pode até ser bom mas isso talvez só descubram depois de umas 4/5 corridas.

  8. Julio Cesar Brasileiro comentou em 10/02/12 at 9:11

    Caro Fábio, espero que tú também acompanhe e comente sobre nosso grande piloto Eric Granado na Moto GP.
    Torcemos para que ele também seja um grande piloto como foi o Alex Barros.
    Formula Indy com Rubinho Barrichello?Que tú achas?
    Forte abraço e parabéns pelo novo site.
    Julio-Peruíbe

  9. Leandro comentou em 10/02/12 at 8:44

    Fabio, quantos motor e jogos de de pneu ele poder usar nesses treinos ?

  10. Carlos Barbosa comentou em 10/02/12 at 7:55

    A Ferrari parece que estar com dificuldades. E a Williams já preocupa pela falta de velocidade…

  11. Rogério comentou em 10/02/12 at 7:46

    olá Fabio,
    Está certo que não dá para acreditar muito nesses tempos… mas no caso da Ferrari, não seria bom a equipe andar lá na frente nesse início? Pelo menos para mexer um pouco com o Psicológico dos seus pilotos e principalmente com o dos seus fanáticos torcedores.

  12. Alex comentou em 10/02/12 at 1:40

    É bom para Bruno Senna ganhar quilometragem, mas eu não estou muito confiante com o Bruno, lamento. E sobre o Bianchi: Agora vc já sabe que não é muito fácil mesmo andar em um Fórmula 1, né amigo? 😀

    • joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 10:11

      Alex , observe os quatros dias de teste ok, 22 pilotos Bruno ficou 12º colocação de todos andando 250 voltas 1.100 km na epoca que é proibido treinar certo , pode confiar o carro é novo Bruno e rapido
      e tem jeito para fazer o melhor , foi mais eficiente que: Kimi,Massa,Button,Peres, Di resta, Maldonado , Heikki , é só ver os tempos , de espaço não lamente observe

  13. Frederico comentou em 09/02/12 at 23:21

    Fabio,
    Por favor, explique a este pobre mortal. Porque alguem treina com o carro antigo, que não é mais permitido? qual o beneficio? Me parece meio burro..
    Abr

    • fseixas comentou em 09/02/12 at 23:24

      O carro novo não ficou pronto ainda. E são poucos dias de testes. Então a ideia é experimentar o máximo possível de peças e soluções novas, usando o carro de 2011 como plataforma.
      Abs

      • Frederico comentou em 10/02/12 at 18:08

        Ok, entendido.. Ainda me parece falta de planejamento, e/ou dinheiro.. Mas realmente, como voce tbm respondeu a outro post, é melhor que nada.
        abs, obrigado pela resposta!

    • joel belmonte fialho comentou em 11/02/12 at 10:04

      Frederico , a mercedes isto o Ross Braw,testou o carro de 2011 por um simples motivo a entrada de ar no bico frontal , que faz o floxo de ar passas pelo assoalho equilibrado ou substituindo a difusor traseiro que é proibido , malandro este Ross Braw que fez Button campeão em 2009 lembra, não sou mecanico e nem engenheiro mas a fisica esplica o conduto de ar direcionado para uma parte expecifica da uma estabilidade no conjunto da obra , observa 1 segundo mais rapido que as demais concerrentes, a mercedes vai apavorar este ano dinheiro a montadora tem , por 21/fev, simples para maquiar o teste em Jeres , é
      inteligente demais entendeu agora

  14. Titus Petronius comentou em 09/02/12 at 23:02

    É, ainda é cedo para dizer, mas a Ferrari vem dando pistas de que o novo carro nasceu ruim. Massa só não disse que é uma carroça para não perder o emprego antes da hora. Já Button e Hamilton gostaram do que viram na nova McLaren. Enfim, alguma coisa sempre escapa.

  15. F1F4N comentou em 09/02/12 at 22:59

    Olha, casa nova! Onde é o banheiro? =)

  16. Ricardo Viçosa comentou em 09/02/12 at 22:58

    Voce escreveu que o importante para o Bruno Senna foi ter pego quilometragem, mas voce nao acha que o carro da Williams está muito lento nao? Afinal no fim do ana passado a Willams não esta a quase 3 segundos de Lotus e Force India.
    Eles estão lentos ou apenas testanto mesmo?

    • fseixas comentou em 09/02/12 at 23:11

      Sim, o carro ainda não andou bem, mas ainda não é hora de buscar tempo. Em 2011, Barrichello foi o mais rápido na primeira semana e isso não significou nada quando a temporada começou.
      Abs

  17. Carlos comentou em 09/02/12 at 22:49

    Parabens pelo novo blog, a uol tirou o icone formula um do espaco esportes na capa do site, nao vai voltar? A uol ta de mal com a f1 Fabio? Kkkk
    Quanto aos treinos, de tudo que eu vi, acompanhei as voltas lançadas por um tempo rapido, acho q com pneu mole, a ferrari saia fazia o aquecimento e num passava de 1:20. O kimi foi pra 1:19, grosjean 1:18, webber e vettel 1:19, as mcs 1:19 tb. Ate as toro rosso tavam nesta volta lancada em 1:19. Fizeram stints longos, fizeram, mas essa experiencia, pouca gasolina, e pneu de classificacao pra uma volta rapida todo mundo fez. A ferrari num emplacou na minha opiniao. Alonsito nao deve ta dormindo hj. As willians fizeram muitas voltas, mas o ritmo caiu muito bruno tava com media de 1:23, e sua volta lancada foi 1:21 baixo a do maldonado tb. Logo nao encontraram um acerto rapido. Particularmente gostei da regularidade do ricciardo, um relogio! To botando fe na str e lotus depois desses tres dias, vamu ve a willians amanha, e torcer logico.

  18. Williams comentou em 09/02/12 at 21:26

    cara, teu blog virou uma árvore de natal! rsrsrsrs. meu Deus… nunca vi tanta publicidade por pixel quadrado! Parece aquele site de um milhão de dólares que vendia cada pixel por $1. Sem querer agorar… mas tenho que reduzir o tamanho da tela pra poder ler o texto sem muitas interferencias. Caraca, contei 30 banners no site! Tem mais banner do que site!

    • Bruno comentou em 10/02/12 at 8:43

      Verdade. No post do PitStop anterior eu havia até sugerido “Coloca mais propaganda mas pelo menos consiga autorização com a Folha para colocar o vídeo no YouTube, para seus leitores conseguirem assistir no iPad!”. Acho que me arrependi… rsrs… Vamos ver se pelo menos vai rolar o vídeo no iPad, porque esse do UOL…

      • Bruno comentou em 10/02/12 at 8:44

        Não sei se você usa iPad, mas tem uma função muito boa chamada ‘Leitor’, no Safari, que elimina toda essa poluição de propagandas, deixando só o post mesmo (texto com fotos), sensacional.

        • fseixas comentou em 10/02/12 at 9:15

          Bela dica! Abs

          • Thiago Pomkerner comentou em 10/02/12 at 19:08

            Alguma dica para Android? Falando sério… propaganda é o que paga os sites.. mas 99% das pessoas mal passam os olhos em 99% delas.. então não sei até quando essa ilusão vai durar.

    • Junior comentou em 10/02/12 at 10:31

      Agora sim vai ganhar dinheiro!

  19. Eduardo comentou em 09/02/12 at 20:36

    Para quem usa leitor de Rss, qual o endereço?

    • fseixas comentou em 09/02/12 at 20:42

      Já respondi, mas segue de novo: http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/feed/
      Abs

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).