Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Quinta, coluna

Por Fábio Seixas
17/05/12 09:47

Há aqueles que já comprovaram talento excepcional: Raikkonen, Hamilton, Alonso, Vettel. Há Button, que comprova o ditado de que o trabalho compensa. Há o próprio Schumacher, que pode beliscar vitórias neste ano.
Mas a graça de 2012, o frescor, vem de uma moçada em franca ascensão, gente que já está na F-1 há algum tempo e que atingiu junta o ponto de maturidade: Pérez, Rosberg, Kobayashi, Maldonado e Grosjean.
Como acontece nas boas safras do esporte, nem todos se tornarão campeões mundiais, mas são garantias de boas disputas no futuro.

A coluna de hoje tenta explicar os cinco vitoriosos em cinco GPs, a indefinição do Mundial, um campeonato tão… diferente.

Há explicações técnicas, claro. Mas, na opinião deste blogueiro, o principal motivo é mais prosaico. É humano.

A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna estampa a pág. D11.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Alex Xavier comentou em 20/05/12 at 2:40

    Acredito que o Pérez é o mais cotado para substituir o Massa. Mas se Perez ir para a Ferrari o seu talento será abafado, como aconteceu com Rubinho e o próprio Felipe. No fim, não sou mexicano, mas na falta de brasileiros na ponta, alguma vitória de Perez aqui e ali, isto faria com que houvesse uma quebra de tabu na Fórmula 1. Mas como segundo piloto? E da Ferrari! É dose meu! Melhor para os pilotos brasileiros? Bem. Prefiro comentar sobre algum tipo de politicagem futuramente e não agora. Também não acredito na possibilidade de Massa sair ainda este ano, mas no ano que vem… É, é isso aí. E gostei da do Alesi. Não sabia dessa dele estar dando uma beliscada na Fórmula Indy. Até vou dar uma pesquisada por aqui. Abs.

    • Alex Xavier comentou em 20/05/12 at 2:42

      Alesi, 47. Essa é boa. 😀

  2. Flavio Costa comentou em 18/05/12 at 19:43

    ALONSO is the BEST…

  3. joel belmonte fialho comentou em 18/05/12 at 9:32

    Fabio Seixas, deixo meu recado, até o momento fica escrito que o talento assume o risco de ser essecial, apesar que a experiencia também tem sua parcela de vitoria. Infelizmente não aconteceu com Rubens Barrichello 2 decadas de atividade, assim como não aconteceu com Felipe Massa, Também não aconteceu com:Raidefel,Sutil, Webber,
    Jaime,Buemi,Glock, e outros. Uma nova safra de pilotos estão surgindo: Rosberg, Kobayschi, Peres, Maldonado,e com o devido tempo porque não Bruno Senna na F1 . Fora aqui na Gp 2 surgem novos talentos: Felipe Nars, Luiz Razia; pilotos brasileiro nova geração ……
    O melhor remédio é esperar este campeonato novo , onde novos acontecimento irão marcar uma tragetória
    prefiro aguardar até a metade do campeonato , valeu , abraços

    • N. comentou em 18/05/12 at 14:32

      Raidefel eu entendi… Jaime???

      • Mariana comentou em 21/05/12 at 8:51

        Jaime é o Alguersuare, tá fácil. Esse Raidefel aí é que eu tô acreditando de coração que foi graça rs.

  4. Frank Nepomuceno comentou em 17/05/12 at 20:48

    As corridas na F1 estão sendo determinadas pelos pneus, não pelo melhor piloto, pois atualmente o melhor é Alonso, e só não ganhou na Espanha por que ficou sem pneu, se fosse só o talento, o Alonso já tinha levado pelo menos 3 das 5 corridas…

  5. Lucius comentou em 17/05/12 at 19:15

    Só acho que não dá pra colocar o Rosberg nessa lista. Já tá há muito mais tempo na F1. Os demais que estão mostrando que podem ganhar corrida.

  6. jujubinha comentou em 17/05/12 at 19:04

    Há aqueles que já comprovaram talento excepcional: Vettel, Raikkonen, Hamilton, Alonso.

  7. Juliano comentou em 17/05/12 at 17:26

    Fábio, li sua coluna e discordo quanto a Schumacher. Não acho ele tenha sido tão extra-terrestre assim. Quando na Benneton ok, mas na Ferrari, sempre foram DOIS pilotos trabalhando para o sucesso de apenas UM, definido já no início de cada temporada, sempre! Talvez sem a escolta compulsória de Irvine e Rubens ele tivesse tido menos títulos, talvez com carros iguais e disputa aberta não tivesse sido tão fácil. Não que Irvine ou Rubens fossem vencê-lo durante todo um ano, mas sem suas ajudas poderia ficar mais fácil para os outros concorrentes aos títulos de chegar lá.
    É (foi) um ótimo piloto, excelente. Mas não coloco na categoria ET, como é o Pelé para o futebol ou o Jordan para o basquete (este sim, parou 2 anos, jogou baseball, voltou e abocanhou mais 3 títulos numa liga equilibradíssima jogando contra lendas como Malone e Stockton). Se ET fosse, Schummi já teria dado o ar da graça aqui ou ali desde o seu retorno. Até agora nada!

    Abraço!

    • Eduardo comentou em 18/05/12 at 13:54

      Como diz o Barrichello só sera lembrado das coisas ruins, foi bom piloto foi numa epoca decadente e quem nao se lembra da palhaçada dele em 94 ou 95 que ele fez com Damon Hil?

  8. Sergio comentou em 17/05/12 at 13:27

    Não sei se é só bronca por causa do ditador Chavez, mas eu excluo o Maldonado. Acho que foi um ponto fora da curva. Não se destaca de novo tão cedo. Vamos ver. Mas acredito que os verdadeiros fãs da F1 aplaudem essa nova geração e um campeonato tão disputado como este.

  9. Filipe comentou em 17/05/12 at 12:43

    Concordo totalmente com o conteúdo da sua coluna… Só lamento que o Felipe Massa esteja tão decadente que não possa ser incluído em nenhum dos dois grupos…

  10. Arnaldo M. Silva comentou em 17/05/12 at 11:39

    Bom dia Fabio

    O talento conta sem duvida,mas setenta por cento da vitória esta no carro, e o resto se divide entre o talento do piloto
    e a qualidade da equipe, para quem não se lembra,lambanças de Wllians e Ferrari
    ja tiraram titulos de grandes talentos.
    Se só bastasse o talento os pilotos não
    perderiam tempo correndo atras de equipes de ponta,só fazem isso porque sabem que a chance de ganhar aumenta e muito.

  11. Antônio Luiz Júnior comentou em 17/05/12 at 11:21

    Desta lista pela ordem: Rosberg, Kobayashi, Maldonado, Grosjean e Pérez. Cinco pilotos muito rápidos e talentosos. Acho Rosberg o mais preparado e Kobayashi o mais rápido dos cinco. Mas todos, sem exceção, tem condições de vencer alguma corrida este ano. Pérez perdeu sua grande chance, difícil ter outra novamente.

  12. Eduardo comentou em 17/05/12 at 11:14

    Dos que oce citou o Vettel, só foi bom pq o carro era bom este ano que esta todos iguais ele nao consegue ser consistente, consistente pra mim é o Alonso que tira milagres daquele carro me lembra o Senna em 93 que ganhou algumas corridas e foi vice campeao com um carro horroroso.Agora só pq o Maldonado ganhou uma corrida ja vem um boato da saida do Bruno aquele idiota do empresario do Vittari sei la se é o nome dele tem que parar de deixar o Bruno fora da primeira seção de treino e deixar ele correr e outra deixar ele dar uma volta só no sabado Q3 foi palhaçada parece que torcida contra

    • Franco comentou em 18/05/12 at 9:33

      È o vettel é o unico piloto da história que foi bicampeão sem nescessidade de pilotar, o carro fazia tudo sozinho, e um carro de imensa tradição, um carro de passado de ouro.

      • Marcio comentou em 19/05/12 at 20:16

        O único nao. Teve o Shummy em mais de uma temporada…

    • Alex Xavier comentou em 22/05/12 at 16:14

      É, não podemos culpar o Bruno mesmo.

  13. Rafael comentou em 17/05/12 at 10:42

    “Há o próprio Schumacher, que pode beliscar vitórias neste ano.” Fábio, isso é pura torcida sua. Nem mesmo você acredita nisso.

    • Fábio Seixas comentou em 17/05/12 at 10:44

      Rosberg já venceu. Não acho que Schumacher disputará o título, mas é óbvio que tem chance de vencer corridas. Não torço para Schumacher. Não torço para ninguém, aliás. Você que parece torcer contra…

      • abelardo comentou em 17/05/12 at 10:56

        Não é só o Rafael que tem essa impressão. Torce sim. E se quando ele deu uma melhoradinha, já falou que quem sabe não esquece, agora como ele vai “male male” costuma dizer que é o tempo que ficou afastado, o carro diferente… quando ele fala que o problema é pneu não é desculpa…

        • ANDRE DE ITU comentou em 17/05/12 at 11:54

          assume Fabio…voce serrrr fã de carrrrrteirrinha da alemon.

          • Rafael comentou em 17/05/12 at 13:49

            De fato. E, quando se menciona que o pneu trouxe o nivelamento de forças, em post anterior o Fábio mencionou que Schumacher teria certa razão, unicamente para defender o heptacampeão.

  14. Eduardo Daniel comentou em 17/05/12 at 10:39

    Culpa dos pneus que estão transformando a F1 numa Indy cheia de pit-stops

  15. David Santos comentou em 17/05/12 at 10:27

    Destes 5 que vc diz que estão em “franca ascenção”, eu destaco o Kobayashi. Na minha opinião este piloto mostra ter tenacidade e muita velocidade. Gostaria de vê-lo um dia numa grande equipe e que esta não “poda” em consequencia do “status” do primeiro piloto (vide Ferrari) este talento que acredito tende muito a crescer!

    • Rafael comentou em 17/05/12 at 13:50

      Convenhamos. Alonso ser co-líder do campeonato com essa draga de carro ele tem que ser o 1º piloto mesmo.

  16. Antônio Luiz Júnior comentou em 17/05/12 at 10:05

    Fabio, sou leitor assíduo da sua coluna mas não sou assinante nem da UOL e nem da FOLHA. Acho sinceramente que deveria ser repensado a publicação de apenas uma pequena parte da coluna e só dar acesso ao restante quem for assinante. Eu lamento muito, gostaria muito de ler o restante e comentar a respeito

    • josé comentou em 17/05/12 at 10:44

      se quer ler a coluna completa, compra (ou assina) o jornal ou assina o portal. Simples, assim !!!!!

    • Murilo Rodrigues comentou em 17/05/12 at 11:16

      Concordo com voce. Sou fã da F-1 desde a época do Emerson e leio o que for possivel sobre a F-1. Pena que agora a coluna esteja vinculada à Folha de São Paulo.

      • Coisinha comentou em 17/05/12 at 11:38

        Gente, alguem tem que pagar o salário do Fabio Seixas. Ele não trabalha de graça. Assina o portal! Eu não assino, mas acho que o Fabio está certo (infelizmente) em nos deixar com água na boca.

        • Mariana comentou em 17/05/12 at 14:09

          Exatamente! Quem tem mania de reclamar toda semana dizendo que não entende pq a coluna não pode ser publicada na íntegra aqui no blog, no mesmo dia da publicação, também não deve entender pq não pode entrar em um supermercado e sair com os produtos sem pagar.

    • Francenelson comentou em 17/05/12 at 14:45

      Concordo que as colunas deveriam ser abertas, afinal, o que paga as contas não é apenas o dinheiro do assinante, mas sim o anuncio que vemos/clicamos sempre que acessamos o site.
      Admiro o trabalho do Fábio e não quero, em hipótese alguma, desmerecê-lo, mas acredito que o acesso dos seus leitores é um dos melhores retorno.
      Mas já percebi que isso é uma estratégia da Folha, vide outras colunas.

      • Mariana comentou em 21/05/12 at 8:53

        Mas é questão é justamente que a coluna está vinculada ao jornal impresso, não ao site ou ao blog. Também queria que fosse publicada direto no blog, uai, aí eu poderia ler no trabalho rs.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).