Quinta, coluna
17/05/12 09:47Há aqueles que já comprovaram talento excepcional: Raikkonen, Hamilton, Alonso, Vettel. Há Button, que comprova o ditado de que o trabalho compensa. Há o próprio Schumacher, que pode beliscar vitórias neste ano.
Mas a graça de 2012, o frescor, vem de uma moçada em franca ascensão, gente que já está na F-1 há algum tempo e que atingiu junta o ponto de maturidade: Pérez, Rosberg, Kobayashi, Maldonado e Grosjean.
Como acontece nas boas safras do esporte, nem todos se tornarão campeões mundiais, mas são garantias de boas disputas no futuro.
A coluna de hoje tenta explicar os cinco vitoriosos em cinco GPs, a indefinição do Mundial, um campeonato tão… diferente.
Há explicações técnicas, claro. Mas, na opinião deste blogueiro, o principal motivo é mais prosaico. É humano.
A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna estampa a pág. D11.
Acredito que o Pérez é o mais cotado para substituir o Massa. Mas se Perez ir para a Ferrari o seu talento será abafado, como aconteceu com Rubinho e o próprio Felipe. No fim, não sou mexicano, mas na falta de brasileiros na ponta, alguma vitória de Perez aqui e ali, isto faria com que houvesse uma quebra de tabu na Fórmula 1. Mas como segundo piloto? E da Ferrari! É dose meu! Melhor para os pilotos brasileiros? Bem. Prefiro comentar sobre algum tipo de politicagem futuramente e não agora. Também não acredito na possibilidade de Massa sair ainda este ano, mas no ano que vem… É, é isso aí. E gostei da do Alesi. Não sabia dessa dele estar dando uma beliscada na Fórmula Indy. Até vou dar uma pesquisada por aqui. Abs.
Alesi, 47. Essa é boa. 😀
ALONSO is the BEST…
Fabio Seixas, deixo meu recado, até o momento fica escrito que o talento assume o risco de ser essecial, apesar que a experiencia também tem sua parcela de vitoria. Infelizmente não aconteceu com Rubens Barrichello 2 decadas de atividade, assim como não aconteceu com Felipe Massa, Também não aconteceu com:Raidefel,Sutil, Webber,
Jaime,Buemi,Glock, e outros. Uma nova safra de pilotos estão surgindo: Rosberg, Kobayschi, Peres, Maldonado,e com o devido tempo porque não Bruno Senna na F1 . Fora aqui na Gp 2 surgem novos talentos: Felipe Nars, Luiz Razia; pilotos brasileiro nova geração ……
O melhor remédio é esperar este campeonato novo , onde novos acontecimento irão marcar uma tragetória
prefiro aguardar até a metade do campeonato , valeu , abraços
Raidefel eu entendi… Jaime???
Jaime é o Alguersuare, tá fácil. Esse Raidefel aí é que eu tô acreditando de coração que foi graça rs.
As corridas na F1 estão sendo determinadas pelos pneus, não pelo melhor piloto, pois atualmente o melhor é Alonso, e só não ganhou na Espanha por que ficou sem pneu, se fosse só o talento, o Alonso já tinha levado pelo menos 3 das 5 corridas…
Só acho que não dá pra colocar o Rosberg nessa lista. Já tá há muito mais tempo na F1. Os demais que estão mostrando que podem ganhar corrida.
Há aqueles que já comprovaram talento excepcional: Vettel, Raikkonen, Hamilton, Alonso.
Fábio, li sua coluna e discordo quanto a Schumacher. Não acho ele tenha sido tão extra-terrestre assim. Quando na Benneton ok, mas na Ferrari, sempre foram DOIS pilotos trabalhando para o sucesso de apenas UM, definido já no início de cada temporada, sempre! Talvez sem a escolta compulsória de Irvine e Rubens ele tivesse tido menos títulos, talvez com carros iguais e disputa aberta não tivesse sido tão fácil. Não que Irvine ou Rubens fossem vencê-lo durante todo um ano, mas sem suas ajudas poderia ficar mais fácil para os outros concorrentes aos títulos de chegar lá.
É (foi) um ótimo piloto, excelente. Mas não coloco na categoria ET, como é o Pelé para o futebol ou o Jordan para o basquete (este sim, parou 2 anos, jogou baseball, voltou e abocanhou mais 3 títulos numa liga equilibradíssima jogando contra lendas como Malone e Stockton). Se ET fosse, Schummi já teria dado o ar da graça aqui ou ali desde o seu retorno. Até agora nada!
Abraço!
Como diz o Barrichello só sera lembrado das coisas ruins, foi bom piloto foi numa epoca decadente e quem nao se lembra da palhaçada dele em 94 ou 95 que ele fez com Damon Hil?
Não sei se é só bronca por causa do ditador Chavez, mas eu excluo o Maldonado. Acho que foi um ponto fora da curva. Não se destaca de novo tão cedo. Vamos ver. Mas acredito que os verdadeiros fãs da F1 aplaudem essa nova geração e um campeonato tão disputado como este.
Concordo totalmente com o conteúdo da sua coluna… Só lamento que o Felipe Massa esteja tão decadente que não possa ser incluído em nenhum dos dois grupos…
Bom dia Fabio
O talento conta sem duvida,mas setenta por cento da vitória esta no carro, e o resto se divide entre o talento do piloto
e a qualidade da equipe, para quem não se lembra,lambanças de Wllians e Ferrari
ja tiraram titulos de grandes talentos.
Se só bastasse o talento os pilotos não
perderiam tempo correndo atras de equipes de ponta,só fazem isso porque sabem que a chance de ganhar aumenta e muito.
Desta lista pela ordem: Rosberg, Kobayashi, Maldonado, Grosjean e Pérez. Cinco pilotos muito rápidos e talentosos. Acho Rosberg o mais preparado e Kobayashi o mais rápido dos cinco. Mas todos, sem exceção, tem condições de vencer alguma corrida este ano. Pérez perdeu sua grande chance, difícil ter outra novamente.
Dos que oce citou o Vettel, só foi bom pq o carro era bom este ano que esta todos iguais ele nao consegue ser consistente, consistente pra mim é o Alonso que tira milagres daquele carro me lembra o Senna em 93 que ganhou algumas corridas e foi vice campeao com um carro horroroso.Agora só pq o Maldonado ganhou uma corrida ja vem um boato da saida do Bruno aquele idiota do empresario do Vittari sei la se é o nome dele tem que parar de deixar o Bruno fora da primeira seção de treino e deixar ele correr e outra deixar ele dar uma volta só no sabado Q3 foi palhaçada parece que torcida contra
È o vettel é o unico piloto da história que foi bicampeão sem nescessidade de pilotar, o carro fazia tudo sozinho, e um carro de imensa tradição, um carro de passado de ouro.
O único nao. Teve o Shummy em mais de uma temporada…
É, não podemos culpar o Bruno mesmo.
“Há o próprio Schumacher, que pode beliscar vitórias neste ano.” Fábio, isso é pura torcida sua. Nem mesmo você acredita nisso.
Rosberg já venceu. Não acho que Schumacher disputará o título, mas é óbvio que tem chance de vencer corridas. Não torço para Schumacher. Não torço para ninguém, aliás. Você que parece torcer contra…
Não é só o Rafael que tem essa impressão. Torce sim. E se quando ele deu uma melhoradinha, já falou que quem sabe não esquece, agora como ele vai “male male” costuma dizer que é o tempo que ficou afastado, o carro diferente… quando ele fala que o problema é pneu não é desculpa…
assume Fabio…voce serrrr fã de carrrrrteirrinha da alemon.
De fato. E, quando se menciona que o pneu trouxe o nivelamento de forças, em post anterior o Fábio mencionou que Schumacher teria certa razão, unicamente para defender o heptacampeão.
Culpa dos pneus que estão transformando a F1 numa Indy cheia de pit-stops
Destes 5 que vc diz que estão em “franca ascenção”, eu destaco o Kobayashi. Na minha opinião este piloto mostra ter tenacidade e muita velocidade. Gostaria de vê-lo um dia numa grande equipe e que esta não “poda” em consequencia do “status” do primeiro piloto (vide Ferrari) este talento que acredito tende muito a crescer!
Convenhamos. Alonso ser co-líder do campeonato com essa draga de carro ele tem que ser o 1º piloto mesmo.
Fabio, sou leitor assíduo da sua coluna mas não sou assinante nem da UOL e nem da FOLHA. Acho sinceramente que deveria ser repensado a publicação de apenas uma pequena parte da coluna e só dar acesso ao restante quem for assinante. Eu lamento muito, gostaria muito de ler o restante e comentar a respeito
se quer ler a coluna completa, compra (ou assina) o jornal ou assina o portal. Simples, assim !!!!!
Concordo com voce. Sou fã da F-1 desde a época do Emerson e leio o que for possivel sobre a F-1. Pena que agora a coluna esteja vinculada à Folha de São Paulo.
Gente, alguem tem que pagar o salário do Fabio Seixas. Ele não trabalha de graça. Assina o portal! Eu não assino, mas acho que o Fabio está certo (infelizmente) em nos deixar com água na boca.
Exatamente! Quem tem mania de reclamar toda semana dizendo que não entende pq a coluna não pode ser publicada na íntegra aqui no blog, no mesmo dia da publicação, também não deve entender pq não pode entrar em um supermercado e sair com os produtos sem pagar.
Concordo que as colunas deveriam ser abertas, afinal, o que paga as contas não é apenas o dinheiro do assinante, mas sim o anuncio que vemos/clicamos sempre que acessamos o site.
Admiro o trabalho do Fábio e não quero, em hipótese alguma, desmerecê-lo, mas acredito que o acesso dos seus leitores é um dos melhores retorno.
Mas já percebi que isso é uma estratégia da Folha, vide outras colunas.
Mas é questão é justamente que a coluna está vinculada ao jornal impresso, não ao site ou ao blog. Também queria que fosse publicada direto no blog, uai, aí eu poderia ler no trabalho rs.