Sexta, coluna
30/03/12 13:19Alguns sucumbem. Raikkonen, Hakkinen, Villeneuve, Hill filho, Jones, Hunt foram campeões que sentiram o baque e/ou se desmotivaram ao aterrissarem em carros não tão sensacionais.
Os grandes campeões lutam como podem. Schumacher e Alonso são os dois exemplos mais recentes.
Vettel, dono de enorme talento nato, vai mostrar neste ano que tipo de piloto é.
A coluna desta semana fala sobre o descontrole de Vettel na Malásia e analisa esta novidade na sua carreira : a pressão por resultados na F-1, tendo nas mãos um carro que não é o melhor.
A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna está na pág. D12.
Eu já escrevi aqui antes, existe a maldição do bi-campeão, nenhum piloto conseguiu ainda conquistar os três primeiros titulos consecutivos.
O último a sofrer a maldição foi justamente o Alonso. Vc analisando o que aconteceu com o espanhol fica muito fácil de entender o porque da maldição.
O primeiro titulo sempre é muito batalhado, as vezes a evolução é tão grande que o piloto e equipe conseguem se manter no topo por mais um ano, mas dificilmente conseguem por mais de dois anos.
Quando vai para disputa do 3º titulo consecutivo, o piloto já esta confiante demais, já acha que tem o direito de estar lá na frente só pelo histórico e quando isso não acontece começam os problemas.
Mas F1 é igual a bolsa-de-valores, resultados anteriores não garantem sucesso no futuro.
Achei um pouco injusto o comentário com o Damon Hill, que fez milagre primeiro com um Arrows Yamaha ( quase ganhou na Hungria, perdendo a liderança na última volta), e depois tb triturou o Frentzen, quando companheiros na Jordan. Damon Hill foi um piloto bem consistente.
De fato, é assim que acontece. Dos que eu vi, Hakkinen foi a queda mais drástica de todos. Simplesmente não queria mais pilotar e ficou na sombra de Coulthard.
Percebe-se que Vettel não era tão Vettel quanto se fez parecer no ano passado. Veremos o que acontece.
Colocaria Schumacher ainda acima de Alonso nessa gana, pois Alonso disse que se fosse tricampeão na McLaren se aposentaria, enquanto o velho Shummi já está, com seus 43 anos, colocando o rápido Nico no bolso.
Os maiores campeões são aqueles que são fissurados em vencer: Piquet, Prost, Senna, Schumacher e Alonso são exemplos disso.
Fábio, gostaria que você comentasse sobre o Hamilton. Pouca gente anda falando dele, mas analisando friamente apenas essas duas corridas acho ele o piloto com mais chances de ganhar o título. Primeiramente porque é o mais rápido e tambem porque aparentemente está com a cabeça no lugar, não está arriscando tudo, pelo menos não por enquanto. Austrália e Malásia são famosas por serem pistas onde há muitas confusões e acho que ele entendeu isso e conseguiu dois pódios.
Concorda?
Mas houve exceções de campeões que conseguiram manter a regularidade mesmo depois de se sagrarem campeões mundiais.
São estes:
O argentino Juan manuel Fangio, penta campeão de F-1 na década de 50 (1951, 1954, 1955, 1956, 1957) que manteve uma seqüência de títulos mundiais incontestáveis.
O francês Alain Prost, tetra campeão das décadas de 80 e 90 (1985, 1986, 1989, 1993) favorito absoluto a qualquer título, mesmo enfrentando o melhor de todos os tempos.
O brasileiro Ayrton Senna, tri-campeão mundial das décadas de 80 e 90 (1988, 1990, 1991) considerado o melhor piloto de F-1 de todos os tempos, depois de seu primeiro título mundial manteve regularidade e a seqüência de vitórias até o trágico GP de San Marino em 1994.
Michael Schumacher, o Hepta- campeão mundial de F-1, (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004… ) contemporâneo de Ayrton Senna e veterano correndo desde de 1991. Desde que se sagrou tri- campeão mundial de F-1 de 2000 depois disso, foi um salvem- se quem puder. Durante cinco temporadas pilotando sua Ferrari, não teve pra ninguém. Sendo o maior Hit- Champion Of F-1 da história.
E esses quatro campeões provaram que um título mundial pra eles era muito pouco, muito pouco mesmo.
Acontece que nos dias de hoje na F-1, é praticamente difícil um piloto de ponta manter uma seqüência de títulos mundiais seguidos.
Faltou falar de outro bi- campeão mundial, Fernando Alonso.
O espanhol teve uma trajetória bem semelhante ao alemão Michael Schumacher onde ambos, correram em equipes parecidas.
Primeiro: Schumacher foi piloto da Beneton, sagrando- se bi- campeão nas temporadas de 94- 95.
Segundo: Alonso foi piloto da Renalt, sagrando- se bi- campeão mundial nas temporadas de 05- 06, vencendo o rival daquela temporada Schumacher.
Terceiro: Os dois tinham como chefe de equipe Flávio Briatore.
Até aí as coincidências entre o espanhol e o alemão são curiosas, até quando o espanhol passou à correr para a Ferrari em 2010.
E mesmo Alonso, correndo para o time italiano de Maranello, não conseguiu ainda conquistar um título mundial desde 2006. Ainda chegou à disputar o campeonato de 2010 mas, perdeu para Vettel.
Mas vale lembrar que, quando Schumacher passou à correr para a Ferrari, levou cinco temporadas para acabar com o jejum de títulos da Ferrari, sagrando- se tri- campeão mundial em 2000. E dali em diante, ninguém conseguiu parar o alemão e a Ferrari até 2005, quando surgiram Alonso/ Renalt.
Atualmente, Alonso está na Ferrari desde 2010.
Será que em 2014. Cinco temporadas depois. O espanhol e a Ferrari chegarão ao título mundial de piloto/construtores repetindo a combinação de sucesso do passado quando Schumacher ainda corria para a equipe?
Seria possível?
Ou então, seria coincidência demais?
Discordo um pouco de você!
Para mim, o Hill só se valorizou, em termos de pilotagem, quando guiou carros menos competitivos.
Acho que ele provou que merecia o título de 1996 ao mostrar o que fez pela Arrows e pela Jordan nos dois anos seguintes.
Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.
E qual carro não competitivo o Schumacher fez boa temporada? Ele ou correu em carro sensacional ou não fez nada demais. Nunca o Schumacher fez uma corrida no nível que o Alonso fez na Malásia.
Fernando, não esqueça que Schumacher disputou os titulos de 96 à 99 e ganhou corridas em todos os anos com carros não tão bons.
Mesmo em 99, ano em que quebrou a perna e ficou de fora de 6 corridas, terminou o ano em 5º.
Nunca viu??!! pra quem lembra e teve o prazer de ver: Schumacher em Spa-Francoshamps 95, largando de décimo sexto e vencendo na chuva com pneus slick… Ou, se preferir, na ainda ascendente Ferrari em 96, na Espanha(Barcelona)
Deve ser falta de criatividade (algo que não deveria faltar a um jornalista) que algumas pessoas com espaço na mídia escreve essas asneiras.
Fabio você fala de descontrole do Vettel, acho que não tens acompanhado a F1 no últimos anos, o comportamento do Vettel sempre foi assim ou esqueceu do ataque que ele deu contra o Weber.
Quando cita outros pilotos que na sua opinião “sucumbiram” só porque o cara foi campeão mundial não quer dizer que tenha que ser todos os anos.
Fabio, se o massa sair para o perez entrar, sera que ele ganha a vaga na sauber??
Acho merecido e pode servir para mostrar que uma coisa é ser ruim, outra é andar atrás do alonso.
boa analise em
http://www.corridadeformula1.com/o-que-aconteceu-com-felipe-massa-analise-da-carreira-do-piloto-brasileiro/
Fabio, ta vendo o alemãozinho, com carro bom e facil quero ver agora….
Vettel é um piloto bom, arrojado, (entre os melhores do grid hoje) mas sem dúvida nunca vai estar no nível dos que marcaram décadas, como Prost, Senna e Schumacher. Prova, disto, é esta reportagem.
Se a Red bull não achar uma solução e tornar seu carro de outro mundo vettel só ano que vem. O 1 titulo dele foi uma sabotagem em webber e mt propaganda enganosa de equipe que não favorece piloto. Pq no ano seguinte em momento algum o Wbber não teve as mesmas condições de privilégios e ficou p tras. Agora a equipe na merda é que o tiozão ta fazendo as corridas mais constantes. Webber para redbull é um cara de esperiencia para desenvolver o carro p os pilotos jovens pegarem e ganharem. Achei injusto o que fizeram com ele, mas agora eu estou vendo que o mais injusto foi ele ter sido campeão. Já hamilton que está nessa de má fase também a muito tempo mostra um poder de recuperaçào muito maior a prova são as inumeras lambaças com massa depois ele sempre voltava para zona de pontuaçao e até podium de vez enqd. o bom que com os carros proximos da p ver +- qum é bom quem não é. Triste que depois dessa parada até o próximo gp as equipes de ponta vão botar uma avenida de diferença para as outras o show vaqi ficar por conta de fernando alonso com o carro ruim e faz grnades corridas. No passado não torcia por schumarcher nem por alonso mas esse ano devido a falta de opções brasileiras vão ser esses dois que estão dando show um em classificaçao e outro em corrida. So to torcendo para esse desmpenho do bruno se tornar realidade pq o massa saindo da ferrari n vejo para onde ele irá, já que as vagas que vão aparecer seram pagando.
Pra mim a pergunta já está respondida. Vettel é pilotaço, de ponta, dos melhores. Acho que é dos que tiram leite de pedra sim, daqueles que não se conformam em andar atrás. Claro que uma corrida ou outra vai ter chilique ou algum erro. Mas no ano passdo quando não ganhou, ficou no pódiom sempre sabendo qual era sua posição na corrida. Na Austrália fez uma excelente corrida. Na Malásia ia ser quarto se não furasse o pneu. Ele e Alonso são os melhores. Button tá perto. Hamilton tá um nível abaixo porque não tem regularidade. Se tivesse regularidade estaria no mesmo nível de Alonso e Vettel.
Realmente esse ano parece ser um ano de teste para Vettel, se a Red Bull não conseguir se recuperar (coisa que acho que vai conseguir dentro em breve). Mas seria realmente interessante ver o que ele pode fazer com um carro não tão superior aos outros, é algo pelo qual ele tem que passar na sua carreira, apesar de já ter dado uma prévia quando venceu na Toro Rosso, mas creio que ainda é pouco, dadas as circunstâncias daquela corrida.
Alonso por exemplo já mostrou que consegue se superar com carros inferiores (fez isso 2010), mas não podemos usar a corrida na Malásia como exemplo disso, acho que em Cingapura em 2010 ele deu um bom exemplo, quando segurou o Vettel quase a corrida toda e venceu.
Enfim, é um grande teste pelo qual quase todos os campeões passam um dia, Hamilton por exemplo, não vem reagindo tão bem a isso…
Como o Gilberto comentou às 14,39h de 30/03, o Vettel sem um carro é apenas mais um, diferentemente de Alonso que com um carro de merda vence corridas.
Para os que não entendem, Alonso é o melhor atualmente.
Hakkinen sucumbiu a manguaça e aos pedidos da mulher.
Menos cara,
leve em consideração o carro também.
assim como Michel, maior de todos os tempos, mas dirige um carro mediano.